Faça chuva ou faça sol. Foi com esta disposição que dezenas de milhares de fiéis – provenientes de todas as dioceses do Estado de Pernambuco – tomaram a Avenida Boa Viagem para engrossar as fileiras do 6º “Sim à vida!” que aconteceu na manhã deste domingo.
Éramos uma multidão (“pelo menos 100 mil pessoas”, segundo o Jornal do Commercio; “mais de 100 mil pessoas”, diz a Folha de Pernambuco). O dia estava nublado, ameaçando chuva; no entanto, só veio a chover bem depois, já próximo ao final do percurso. O clima ameno ajudou-nos a caminhar; do Castelinho ao Terceiro Jardim são bons 2,5km (provavelmente chegando a 3km se contarmos da Pracinha de Boa Viagem, onde estava o final da concentração), que levaram umas três horas e meia para serem percorridos pelos sete trios elétricos que estavam na avenida.
O senhor Arcebispo estava presente desde o início da caminhada, nas mensagens de abertura e de encerramento e também no meio do povo, saudando as pessoas. Com ele, também estavam presentes outros bispos das outras dioceses que fazem parte desta Província Eclesiástica, além de muitos religiosos e sacerdotes. Em uníssono, queríamos deixar a nossa mensagem: a vida humana merece respeito em todas as suas fases, desde a concepção até a morte natural, não sendo admissível nenhuma forma de violência em razão de alguma eventual fragilidade na qual o ser humano se encontre. Só Deus é Senhor da Vida: nós temos o dever de lutar em defesa da Sua Criação.
Os diversos trios elétricos animavam o percurso com músicas católicas; entre uma e outra, ecoava uma Ave-Maria e o brado de “Recife diz sim à vida!” que nós – jovens e adultos, velhos e crianças – saímos de casa hoje para fazer ressoar por toda a cidade. Da praia as pessoas olhavam para esta multidão que passava; das janelas dos prédios que ficam na avenida muitos moradores manifestavam o seu apoio ao nosso evento. Caminhávamos com alegria, encontrando pelo caminho diversos amigos de todos os lugares da cidade; como nós, eles também tinham ido à praia no domingo não para tomar banho de sol e água de coco, mas para caminhar junto com toda a Arquidiocese em defesa da vida.
Ao final do evento, por volta da uma da tarde, cansados mas felizes, chegamos ao ponto final da caminhada. Os trios liberavam a avenida; um deles ainda estava ligado, passando mensagens pró-vida das lideranças religiosas que se fizeram, enquanto as pessoas – eu inclusive – se preparavam para voltar às suas casas. No peito, a sensação do dever cumprido.
Nós fomos às ruas. Unidos, passamos a nossa mensagem; em multidão, deixamos claro que somos contra o aborto e todas as outras formas de violência à vida humana indefesa. Esta é a nossa voz, esta é a voz da população brasileira que, como mostram todas as pesquisas, é majoritariamente contrária ao genocídio de seres humanos nos estados iniciais da sua existência que os nossos Poderes Públicos – em vil subserviência a interesses estrangeiros – querem impôr ao Brasil à revelia dos brasileiros. Contra a Cultura da Morte, Recife hoje – e mais uma vez – disse Sim à Vida! Que este grito encontre eco na alma de cada brasileiro de bem. Que ele possa frutificar em nossa sociedade, garantindo assim a proteção radical e intransigente à vida humana à qual os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, têm direito inalienável. Que a Virgem da Conceição Aparecida, por Sua poderosa intercessão, livre o Brasil da maldição do aborto.
Que Deus lhes auxilie neste bom combate!
Abraços,
Tiago
Sr. Ferraz, poderia indicar uma paróquia realmente católica, tradicional e conservadora, para que mais um afastado da religião verdadeira e cansado dos enganos deste mundo possa dar os seus primeiros passos em direção ao ponto de retorno? Grato.
Sr. João Marcelo, o senhor procura uma paróquia em que cidade?
Abraços,
Jorge
Na região metropolitana do Recife já estava bom. Obrigado.
João Marcelo, em Recife a gente tem Missa Tridentina na Conceição dos Militares:
https://www.deuslovult.org//2011/04/17/aviso-missa-na-forma-extraordinaria-em-recife/
Abraços,
Jorge