[Publico um trecho de uma palestra do pe. Paulo Ricardo do ano passado, que um amigo teve a gentileza de transcrever. O áudio original se encontra aqui; de acordo com outro amigo que escutou a palestra – eu ainda não tive tempo -, é só a partir dos 44min. que o assunto entra na parte que nos interessa.
Devo dizer que concordo integralmente com a posição do padre, referente à perseguição; o martírio é sem dúvidas uma virtude heróica, não exigida de ninguém para se salvar; no entanto, quando se quer fazer grandes obras, e se tem diante de si ou o martírio ou o conluio promíscuo, a última opção não é digna de um cristão.]
Vou dizer aqui: a renovação carismática, se ela é de Deus, e eu creio que ela é de Deus…chegará o momento em que a renovação carismática será colocada a prova. 40 dias de Jesus no deserto, 40 anos de renovação carismática. Satanás veio visitar Jesus, e virá também visitar a renovação carismática. Satanás virá visitar a renovação carismática e irá dizer…quem sabe Satanás irá se disfarçar…vai se disfarçar em POLÍTICO…quem sabe Satanás vai se disfarçar de bispo…quem sabe Satanás vai se disfarçar de sei-lá-o-que…e irá dizer: “Seu Marcos Volcan, o senhor pare de pregar essas coisas, o senhor entre nas nossas linhas, porque senão nós vamos perseguí-lo, o senhor vai perder número, a renovação vai diminuir, nós vamos fazer o inferno pra acabar com vocês!”
E a renovação deverá escolher: ou ela salva a própria pele e trai o seu Senhor, ou ele vai para a cruz e abraça o seu Senhor. Meus irmãos, saibamos que o verdadeiro carismático é aquele que põe o carisma de Deus, o dom de Deus, a missão de Deus, a vontade de Deus acima de usa própria pessoa, acima de seu próprio eu. E se a renovação carismática é carismática, Deus está acima da renovação carismática: a fidelidade a Deus, é mais importante que a instituição, o número, que as pessoas, que congregar milhares e milhares, porque a renovação carismática pode se resumir a duas ou três pessoas: desde que ela seja fiel até o fim, ela ser carismática, ela será aquilo que foi criado por Deus, ela será aquilo que começou a 40 anos atrás. Mas se a renovação carismática quiser prostituir, se a renovação carismática quiser vender sua alma ao diabo para salvar a instituição, ela terá o lugar q ela mercê no inferno.
É importante nós compreendermos isso, e isso vale pra todos nós. Isso vale não só pra renovação, isso vale pro meu seminário, isso vale pra Canção Nova, isso vale pra quem quiser. Seremos colocados a prova. Porque não vai faltar, por exemplo, raça de COMUNISTA nesse nosso Brasil, não vai faltar esse povo da heresia da libertação, que vai querer forçar a renovação carismática a se adaptar à sua agenda socialista. Não vai faltar bispos e padres, e isso eu digo com clareza, eu sei que isso está sendo gravado, eu isso está sendo transmitido, e não tenho medo não! Se quiserem me destituir agora, façam!
Não vai faltar bispo e padre traidor, servo de Satanás, que vai querer fazer com que a renovação deixe de servir ao seu Senhor. Porque satanás é esperto, ele sabe que não pode acabar com a Igreja por fora, ele já tentou isso uma vez. Ele já tentou lá no Império Romano, quando colocou todo o poder político contra a Igreja e a Igreja não cedeu. Agora ele é esperto, está tentando de outro jeito. Ele tenta acabar por dentro. Tenta acabar por dentro. Já existem teólogos da heresia da libertação, conclamando, conclamando gente da sua heresia a entrar nos grupos de oração para acabar com a renovação por dentro. Já existe gente mandando, já existe gente querendo, que agentes da heresia entrem dentro da renovação! Fica esperto, mané! Fica esperto! Não caia nessa não.
Se a renovação carismática tiver que ser perseguida, que seja! Que seja! Este é o termômetro de nossa fidelidade. (…) Não se assuste se depois de 40 anos da renovação satanás vier visitar a Renovação como visitou Jesus depois de 40 anos nos deserto.
Sidnei
Li, há muito tempo, da origem dessa música “ anjos no altar”
O autor dela é um pastor protestante.
Ele fez um LP gospel que foi um fracasso em vendagens.
A gravadora tinha o direito das músicas e das letras ( poderia disponibilizá-las a outros cantores)
Nos anos 90, quando o Pe. Marcelo foi gravar seu primeiro CD, algum produtor se lembrou dessa música e a mostrou para o Pe.
Mudaram a melodia e o Pe a gravou.
O Compositor ficou “fulo”, pois não aceitava que sua criação estivesse com um Padre Católico, e processou a gravadora.
Aí o CD “estourou” (esse CD parece que vendeu mais de 3 milhões de cópias).
Então a gravadora, fez um acordo com o pastor, e ele receberia os direitos autorais.
O compositor ganhou muito dinheiro, abafaram o caso, e a paz reinou.
Quero fazer um adendo, que conheço pelo menos duas entidades católicas, que foram beneficiadas com os lucros dos CD’s do Padre Marcelo.
Se voce fizer uma busca, “músicas católicas” no vagalume ou no emule, “anjos no altar” aparece entre elas.
É a força do Católicos.
Deus escreve direito por linhas tortas… rsrsrsrsrsrsrs
( me desculpem a piada )
Tudo bem Sandra, mas pelo menos o Pe. Marcelo poderia ter dito naquele programa que a letra como a melodia tinha sido daqueles pastores evangélicos, por isso ficou parecendo uma atitude pouco correta do Pe. Marcelo, o qual respeito como sacerdote mas não concordo com sua atitude que ao meu ver pareceu um pouco dúbia, mas pelo menos o dinheiro com a venda destes CD´s foram bem aplicados, pelo menos isso.
Vá lá Sidnei
É evidente que nosso Sumo Pontífice tem os dons do Espírito Santo, isto é inegável, resta nos lembrar que, não são somente os Dons visíveis que são dons do Espírito Santo, e como São Paulo mesmo diz em Cor. 12, estes dons são inumeráveis, mas todos são momentâneos e passageiros, por isso ele nos exorta a buscar o Dom Supremo, “A Caridade”, porque ela jamais acabará. Existe uma preocupação exagerada em discutir os dons do Espírito Santo, principalmente o menor deles “O Dom de Línguas”, já na época de Paulo existia isto e não é hoje que não iriamos ter, mas nossas preocupações não devem se concentrar neste fato passageiro e sim na construção do reino de Deus que será eterno.
Me lembro quando iniciei na RCC, quase todas as musicas diziam que eram protestantes e “velhas traduzidas do inglês”, como se nós não soubessemos compor músicas de louvor, as músicas de missas são liturgicas e não de louvor a maioria delas não tem como ser utilizada em um grupo de oração. Por outro lado quando iniciamos o nosso grupo de musica para animar nosso grupo, depois encontros grandes da RCC, fomos radicalmente censurados por cantar novas musicas que se diziam protestantes, mas como diriamos “então qual iremos cantar ?”, para respondermos esta pergunta e arrumar-mos mais opções de musicas Católicas, dveriamos nós, em primeiro lugar compôr nossas músicas e neste mesmo tempo surgiu vários outros grupos com o mesmo objetivo, muitos dos quais se tornaram famosos. A Canção Nova pegou a frente e gravou inúmeros discos e CD’s, hoje podemos dizer que temos muito mais músicas que nossos concorrentes diretos e olha que eles também cantam nossas músicas em seus cultos até mesmo as que falam o nome de “MARIA”. Quanto à Igreja Católica, ela não faz restrição a músicas desde que elas atendam as prescrições litúrgicas de cada momento da Santa Missa, pode parecer que precisariamos nos preocupar muito com isto, mas se você soubesse quantas são as músicas de origem protestante que já estamos acostumados a cantar a muito tempo, você ficaria imprecionado! Por outro lado muitos autores se perdem no tempo “desconhecidos” e todos acabam gravando, mas não se sabe sua origem, muitas destas que Pe. Marcelo gravou estão classificadas como “DR”, autoria desconhecida, como podemos afirmar com certeza quem as compôs, e porque não deveriamos cantá-la se em sua letra não exite nada de incorreto?
Discernimento Litúrgico tem que ser usado em todas as músicas do repertório para que se cante cada uma em seu instante correto, e como é difícil ter uma equipe de músicos que tenham este discernimento bem afinadinho, na maioria das vezes querem cantar por cantar, sem saber porque não se deveria cantar esta ou aquela musica em determinado momento. É uma questão de ensinamento e treinamento e creio eu que ainda não podemos exigir tanto assim de nossos músicos porque ainda nos falta muitas pessoas para animação tanto dos grupos de oração como das Santas Missas que muitas vezes não tem ninguém que tire um cântico, mesmo que incorreto, no momento litúrgico de se cantar.
Num dia de Domingo em nossa Igreja, a equipe de música furou o compromisso, e não havia ninguém que tirasse o Cântico, o Padre então conhecendo um guarda da policia militar que fazia a segurança o chamou para que cantasse na Missa, e foi muito bom, mas isto jamais poderia ter acontecido não é mesmo.
Isto é só para ver que neste Corpo Místico de Cristo ainta tem lugar para muita gente, que queira se dedicar a Jesus, tanto na música como em outros compromissos na Igreja.
Criticar é muito bom, mas assumir é melhor ainda…
Isto não é uma Crítica é só uma verdade que eu conheço muito bem, quantas vezes vi uma única pessoa executar o serviço de dez pessoas sem reclamar, isto por amor a Jesus é claro. Falta muitas pessoas que realmente assumam os trabalhos na Igreja e os poucos que realmente pegam no pesado, ficam ouvindo comentários paralelos que não ajudam em nada no seu trabalho.
Você também faz parte do Corpo de Cristo.
Jesus te ama.
A gente fica falando do Pe. Marcelo Rossi como se ele fosse o único cantor católico do Brasil, enquanto existem muitos outros, como Pe. Zezinho, Dunga, Eliana Ribeiro, Monsenhor Jonas Abib, Salette Ferreira, Celina Borges, Adriana, Eros Biondini, Diac. Nelsinho Corrêa etc.
Eu fico o dia inteiro ouvindo a música ‘Transfiguração’ do Dunga, a música ‘Sonda-me’, da Eliana Ribeiro e ‘Chuva de Graça’, do Eros Biondini… É muito melhor do que qualquer música evangélica…
Graça e paz,
Everth.
Everth
Sonda-me, Noites traiçoeiras, vocação, utopia, um certo galileu, oração pela familia, a barca, etc.
Dá para ouvir dias, sem repetir
Eu sou suspeita, pois ADMIRO e acompanho o Pe. Zezinho há uns 35 anos!
“vocação, utopia, um certo galileu, oração pela familia,”
Essas eu também ouço dias sem repetir pois são 100% católicas, porém as outras são protestantes, tenho receio de cantá-las pois poderão alguns protestantes exigirem direitos autorais para nós católicos cantarmos, e quanto ao Pe. Zezinho, eu também sempre adorei as músicas dele.
Ao Sr. Presenteparavoce, que ao final disse: “Criticar é muito bom, mas assumir é melhor ainda”, eu nunca assumi nenhuma função na Igreja, principalmente no canto pois sempre tive voz de taquara rachada, por isto seria horrível de minha parte puxar o canto na Igreja, portanto, só que me resta e dar minha opinião de como poderiam ser os cantos na Igreja, e é claro que quem tem que dar a palavra final sobre os cantos nas Igrejas são os padres, e me lembro que certa vez o Pe. Zezinho, falou de como deve ser os cantos na liturgia, e fique muito impressionado de como na Igreja se canta de forma errada, mas quem tem que ver isto são os padre, posso dar até meu palpite, mas a palavra final e dos padres e ponto final.
Sonda-me e noites traiçoeiras, são protestantes?
Nossa, são lindas!
O Movimento Católico Pentecostal começou em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, na Universidade de Duquesne, dirigida pela fundação “Padres do Espírito Santo”. Em 1966, dois professores leigos de teologia, de Duquesne, Ralph Kefer e Bill Storey, começaram uma busca espiritual que os levou a ler os livros “A Cruz e o Punhal”, de David Wílkerson, e “Eles Falam em Outras Línguas”, de John Sherrill. Depois de ler esses livros, os dois homens começaram a procurar alguém na região de Pittsburgh, que tivessem recebido o batismo no Espírito Santo, com acompanhamento de línguas. Com o tempo e com a ajuda de um sacerdote da Igreja Episcopal entraram em contato com um grupo de oração liderado por presbiterianos. Neste grupo de oração pentecostal Kiefer e Storey foram batizados no Espírito Santo e falaram em línguas que nunca tinham aprendido.
Esses dois professores planejaram então um retiro de fim-de-semana para vários amigos, a fim de buscarem o derramamento do Espírito Santo na Igreja Católica. Cerca de vinte professores, estudantes formados e suas esposas reuniram-se durante o fim de semana, de 17 a 19 de fevereiro de 1967, em Pittsburgh, para a primeira reunião católica de oração em busca do Espírito Santo. Os participantes foram solicitados a ler os primeiros quatro capítulos de Atos e o livro “A Cruz e o Punhal”. As reuniões se realizaram numa grande casa de retiro conhecida como “A Arca e a Pomba”. Com o passar do tempo, esse encontro foi apelidado de “o fim-de-semana de Duquesne”.
Naquele final de semana, depois de um estudo intensivo do livro de Atos e de um dia devotado à oração e estudo, muitos dos participantes estavam ansiosos por buscar o batismo no Espírito Santo, mas uma festa de aniversário de um dos padres estava programada para o sábado à noite. À medida que a festa começava, um senso de convicção e expectativa permeou o ambiente; logo, um estudante após outro escapuliu da festa e subiu as escadas da capela para orar.
Coisas estranhas começaram a acontecer àqueles jovens, à medida que começaram a buscar do Senhor a plenitude pentecostal. Um estudante chamado David Mangan entrou na sala e foi de repente lançado por terra pelo Espírito Santo. Ele relatou a seguinte experiência:
“Gritei o mais forte que já gritara em minha vida, mas não derramei uma lágrima. De repente, Jesus Cristo era tão real e tão presente que eu podia senti-lo ao redor. Fui dominado por tal sentimento de amor que não posso descrevê-lo.”
Mais tarde todo o grupo abandonou a festa lá embaixo e reuniu-se na capela para a primeira reunião de oração católica buscando o batismo no Espírito Santo. Patrícia Gallagher descreveu a reunião deste novo “cenáculo”, assim: “Naquela noite o Senhor levou todo o grupo para a capela. Orações emanavam de mim para que outros viessem conhecê-lo também. Minha antiga timidez para orar em voz alta foi-se completamente, à medida que o Espírito Santo falava através de mim. Os professores então impuseram as mãos sobre alguns dos estudantes, mas a maioria de nós recebeu o “Batismo no Espírito” enquanto estávamos ajoelhados diante do discernimento, profecia e sabedoria, mas o dom mais importante foi o fruto do amor que uniu toda a comunidade. No Espírito do Senhor nós achamos uma unidade pela qual tentáramos há muito tempo alcançar por nossa força.”
À medida que esses buscadores católicos oravam até alcançar o Pentecostes, muitas coisas semelhantes às dos pentecostais clássicos começaram a ocorrer. Alguns riam incontrolavelmente “no Espírito”, enquanto um jovem rolava pelo chão em êxtase. Gritar louvores ao Senhor, chorar e falar em línguas caracterizaram este início do movimento na Igreja Católica. Não é à toa que foram chamados de “Católicos Pentecostais” pelo público e imprensa, quando as notícias sobre os estranhos eventos em Pittsburgh se espalharam.
Da Universidade de Duquesne o movi-espalhou para a Universidade de Notre Dame, em Soth Bend, Indiana. Este acontecimento veio depois da carta de Ralph Kiefer, que incitou o interesse de vários líderes entre os estudantes e professores que também estavam interessados na renovação espiritual da igreja. Depois de alguma investigação e cepticismo inicial, mais ou menos nove estudantes se reuniram no apartamento de Bert Ghezzi e foram batizados no Espírito Santo.
Eles, porém, não manifestaram nenhum dom espiritual evidente. Para solicitar ajuda, contataram Ray Bullard, um membro das Assembléias de Deus e presidente da Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno de South Bend. Ghezzi descreve como este grupo de intelectuais católicos recebeu o dom de línguas.
“Fomos a casa de Ray na semana seguinte e nos reunimos em seu porão com onze ministros pentecostais de toda a Indiana, acompanhados de suas esposas. Eles passaram a noite tentando persuadir-nos de que se tivéssemos sido batizados no Espírito teríamos falado em línguas. Nós os deixamos cientes de que estávamos abertos para falar em línguas, mas ficamos firmes em nossa convicção de que já fôramos batizados no Espírito, porque podíamos ver isto em nossas vidas. O problema ficou resolvido porque nós estávamos querendo falar em outras línguas desde que isto não fosse visto como uma necessidade teológica para ser batizado no Espírito. A certa altura, dissemos que estávamos dispostos a fazer uma experiência, e um homem explicou-nos as implicações disto. Bem tarde naquela noite, passando da meia-noite, lá embaixo, naquele porão, os irmãos nos alinharam em um lado do cômodo e os ministros se colocaram do outro lado. Então começaram a orar em línguas e a caminhar em nossa direção com as mãos estendidas. Antes de eles nos alcançarem, muitos de nós começaram a falar e cantar em línguas”.
Depois de ficarem um tempo orando em Línguas, Ghezzi diz que os amigos pentecostais perguntaram a eles quando deixariam a Igreja Católica e se juntariam a uma igreja pentecostal.
“Realmente a pergunta nos deixou um pouco chocados. Nossa resposta foi que não deixaríamos a Igreja Católica, pois o fato de sermos batizados no Espírito estava totalmente compatível com nossa crença na Igreja Católica. Asseguramos aos nossos amigos que tínhamos grande respeito por eles e que teríamos comunhão com eles, mas que permaneceríamos na Igreja Católica”.
“Penso que é significativo o fato de que aqueles entre nós, que foram batizados no Espírito Santo naquela época, nunca pensaram em abandonar a Igreja Católica Romana.”
“Nossos amigos pentecostais tinham visto católicos se juntarem a igrejas pentecostais quando foram batizados no Espírito, mas porque não fizemos isto, a renovação carismática católica se tornou possível.”
Os eventos de Duquesne foram agora repetidos em Notre Dame – a capital intelectual do catolicismo americano. Os jornais dos campings logo começaram a publicar as inacreditáveis notícias do que estava acontecendo ali. Apesar de serem considerados por alguns como “fanáticos” e “extremistas”, os novos pentecostais de Notre Dame incluíam vários respeitáveis professores de teologia e destacados estudantes que se tornaram líderes nacionais do movimento. A maioria deles estava na faixa dos vinte anos. Sob sua hábil e inspirada orientação, o movimento alastrou-se como fogo entre católicos nos Estados Unidos e posteriormente ao redor do mundo. Por volta de 1974, o movimento abandonou o termo “pentecostal” por outro mais neutro:
“carismático”, para não ser confundido com os pentecostais mais antigos. Durante aquele ano, calcu1a-se que o número de grupos de oração na América tenha sido de 1.800 e no mundo todo de 2.400. O número de participantes ao redor do mundo foi estimado em 350.000. Entre esses calcula-se que 2.000 sacerdotes se juntaram ao movimento.
Uma característica bem peculiar da Igreja Católica é sua flexibilidade para assimilar novas tendências, sem dividir. Isto aconteceu com o Movimento Carismático Católico que alcançou seu ápice na década de 70, mas, com o tempo, a hierarquia católica começou a dar algumas diretrizes ao movimento para que se tornasse mais católico. Entre essas diretrizes estava uma ênfase maior na participação da missa, eucaristia e na veneração a Maria. Apesar de não repudiarem explicitamente essas coisas, os católicos carismáticos tendiam a centralizar a pessoa de Jesus em detrimento do culto a Maria e aos santos. Quando começaram a ser pressionados sobre isto, muitos que já tinham contato com grupos pentecostais ou protestantes carismáticos deixaram a Igreja Católica e se vincularam a esses grupos. A maioria, porém, aceitou docilmente as posições defendidas pelo papa e pela hierarquia, e assim o movimento esfriou-se e se tornou mais um departamento dentro da Igreja Católica.
Brasil
No Brasil, o movimento carismático chegou em 1974, no Estado de São Paulo, através dos padres jesuítas, entre eles o padre HaroldJ. Rahm, e a cidade escolhida foi Campinas. A estratégia de começar o movimento carismático nessa cidade do interior do Estado de São Paulo se prende ao fato de lá se concentrarem muitos missionários evangélicos norte-americanos, oferecendo assim ameaça às tradições católicas campineiras. De Campinas a RCC se espalhou para todo o Brasil. O crescimento do movimento se deu rapidamente entre os católicos, apesar das restrições impostas pelo clero brasileiro que nunca simpatizou com a RCC. Na clandestinidade o movimento praticamente tornou-se de leigos, e poucos padres apoiavam. Mesmo assim, após 25 anos, os carismáticos dizem ser hoje oito milhões no país e cinqüenta milhões em todo o mundo.
Objetivo da RCC
O atual objetivo desse movimento é o ECUMENISMO, e para que esse objetivo fosse alcançado teve-se em mente atingir de modo específico os evangélicos pentecostais, e isto por duas razões:
1) Dentre os evangélicos, os pentecostais se demonstravam os mais arredios contra a pretensão de promover o ecumenismo, proposto pelo Concílio Vaticano II;
2) O interesse evangelístico do povo pentecostal afastando muitos católicos da sua grei. O crescimento fenomenal do povo pentecostal no Brasil causava terrível preocupação à liderança católica.
A RCC tem pois como objetivo segurar o católico dentro da sua própria Igreja e restaurar suas práticas e crendices. Assim, a RCC não está interessada em trazer o povo a uma vida nova em Cristo, mas em torná-lo católico praticante, ter orgulho de ser católico.
O que traz a renovação bíblica?
Na Bíblia encontramos alguns exemplos de busca da renovação ou avivamento espiritual. No livros dos Reis (II Reis 22) temos o exemplo do rei Josias, foi o último dos reis justos do Reino do Sul, Judá. Aos dezesseis anos começou a invocar ao Senhor com toda a sinceridade (II Cr 34.3) e, como prova de seu amor e obediência a Deus, começoua destruir a idolatria do meio do povo (o culto a imagens e deuses) (II Cr 34.3-4). Restaurando o templo, foi encontrado o Livro da Lei, escrito por Moisés (II Cr 34.15). Surge uma nova postura do rei e do povo diante da Palavra de Deus, e todo o país experimentou uma renovação espiritual (II Cr 23.1-21).
Os resultados que encontramos na renovação espiritual do rei Josias são:
o “E fez o que era reto aos olhos do Senhor…” (II Rs 22.2);
o Ordenou que reparassem “… as fendas da casa do Senhor…” (II Rs 22.5);
o Provou crer na Palavra de Deus e aceitou sua mensagem (II Rs 22.11);
o Consultou a Deus (II Rs 22.13). Josias queda saber se os pecados do povo de Judá tinham chegado a um ponto em que o juízo era inevitável;
o …. .fez o concerto perante o Senhor, para andarem com o Senhor e guardar os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma…” (II Rs 23.3);
o Destruiu a idolatria (II Rs 23.4-20), “…semelhantemente quebrou as estátuas e cortou os bosques, e encheu o seu lugar de ossos de homens…” (II Rs 23.24);
o Celebrou a “festa bíblica da Páscoa” (II Rs 21.21);
o “…e antes dele não… (II Rs 23.21-22).
Assim a renovação espiritual do rei Josias observa princípios bíblicos, e não a tradição idólatra em que o povo e o reino se encontravam, não obstante o reino ser uma instituição estabelecida e ungida por Deus, e o princípio bíblico essencial para um verdadeiro avivamento é o arrependimento sincero de pecados. Sempre que há arrependimento verdadeiro, pecados específicos são reconhecidos, falsos mestres e irmãos são devidamente disciplinados, práticas pagãs e mundanas são abandonadas e os padrões de santidade são restaurados. Falar de renovação ou avivamento espiritual, sem incluir mudança de atitude, ou sem arrependimento, significa que não há propósito sadio e real de mudança no coração e na maneira de viver do povo.
Neste aspecto a RCC está mais parecida com uma imitação do que venha a ser o avivamento bíblico. Na RCC não existe arrependimento de pecados, mas, sim, a tentativa de um “orgulho católico”, “sou feliz por ser católico” etc. Em declaração de Kevin e Dorothy Ranaghan, no livro “Católicos Pentecostais”, li edição, de 1972 – Pindamonhangaba, SP, diz: “as orações continuavam, porém, em meio de um alegre bate-papo. Um jovem casal permanecia de mãos dada.s. Uma moça bebia Coca-Cola. Um homem oferecia um cigarro a alguém. Quando eles, em seguida iniciaram um cântico… “pág. 61 e 62. Desse breve relato, pode-se perceber que as reuniões daqueles católicos não possuíam nenhum elemento visível de uma busca por um avivamento real, mas permanecem na indiferença e com seus antigos vícios e práticas. Isso é visível na maioria dos adeptos da RCC. Não há arrependimento, mudança de vida, libertação dos vícios, com raríssimas exceções. Trata-se de uma renovação de práticas e crendices do catolicismo popular, e não de renovação bíblica. Imagine o leitor o rei Josias e o povo de Judá: se ao invés do arrependimento real tivessem revigorado as práticas e crendices de sua época! O movimento de Josias seda tão pagão quanto a RCC.
Na época de Esdras ocorreu algo de menor vulto ocorreu, mas que levou o povo a se separar das mulheres pagãs para evitar a idolatria e fazer o povo a observar os mandamentos do Senhor (Ed 9 e 10).
Já, o derramamento do Espírito Santo na vida dos 120 discípulos que esperavam a promessa de Jesus, após receberem o poder, fez que se tornassem testemunhas de Jesus, e suas mensagens estão registradas na Bíblia, mensagens cristocêntricas. (At 1.8; 2.22-36; 3.13-26; 4.8-22 e 32-33 etc).
Podemos observar isso com os primeiros católicos que receberam o batismo com o Espírito Santo. Muitos deles deixaram o catolicismo, quando foram proibidos de permanecer glorificando só a Cristo, que é uma das funções do Espírito Santo. (Jo 16.14) Interessante é analisarmos o depoimento dos primeiros católicos que receberam o batismo no Espírito Santo. No livro “Católicos Pentecostais” de Kevin e Doroth Ranaghan diz: (grifo nosso)
Cristo No Centro:
o “Todos ali professavam a crença de que Jesus Cristo estava presente na sala, e que o Espírito Santo também estava lá”. p. 10;
o “A um lado, certa moça contou como um amigo conduziu-a a Jesus” p.10.
o “Em toda a parte constatávamos sinais do povo de Deus ansiando por uma renovação pessoal em Cristo, por ser a comunidade que Cristo queria para apresentar, doravante, a maneira eficaz,Jesus Cristo, ao mundo moderno” p.11.
o “Essencialmente é um movimento de fé e oração;fé em Jesus Cristo e ora do confiante a ele…” P.11.
o “Alguns católicos de nome, mas que tinham abandonado completamente a Cristo, voltaram verdadeiramente para ele…”p.14
o “… Jesus caminha e fala conosco, que ele cumpre realmente suas promessas, que ele é realmente Emanuel -Deus conosco” p. 14;
o “Esses homens eram homens de oração, cujas vidas foram centralizadas na adoração de nosso Pai, em e através de Jesus Cristo”p.16;
o “…sua fonte de poder deveria ser o amor redentor de Cristo ressurreto”p.16;
o “…cada palavra era um grito para todos ouvirem ‘jesus Cristo é o Senhor’..” p.18;
o ‘jesus tornou-se familiar para eles de uma maneira nova..” p. 29;
o “Muitos se converteram de uma vida de pecado, outros de dúvidas intelectuais, passando a aceitar o Senhor Jesus através de maduros atos de fé.” p.35.
O retorno ao cristocentrismo que aconteceu com a RCC alcançou seu ápice na década de 70.
Maria No Centro
Infelizmente, com o tempo, a hierarquia católica conservadora e extremamente devotada a Maria, começou a dar novas diretrizes ao movimento, para que se tornasse mais católico. Entre essas diretrizes estava uma ênfase maior na participação da missa e eucaristia e na veneração de Maria.
Apesar de não repudiarem explicitamente essas coisas, os primeiros católicos carismáticos tendiam a centralizar tudo a pessoa de Jesus uma vez que o Espírito Santo os levava a isso, em detrimento do culto a Maria, aos santos e a outras práticas específicas do catolicismo. Quando começaram a ser pressionados sobre isto, muitos que realmente tinham experimentado o batismo com o Espírito Santo e conhecendo a sua função, deixaram a Igreja Católica e se vincularam a igrejas pentecostais. A maioria, porém, aceitou docilmente, tentando adaptar, suas crenças, as posições defendidas pelo papa e pela velha hierarquia, e assim o movimento esfriou-se espiritualmente e se tomou mero departamento da Igreja Católica. Muitos carismáticos hoje não adoram Maria, nem aos santos, não aceitam muitas práticas e crendices da Igreja Romana; outros acreditam que as práticas estranhas às Escrituras, que existem na Igreja Católica, paulatinamente poderão desaparecer, e outros ainda admitem os erros do catolicismo, mas por temerem um cisma procuram conviver com a idolatria e esses erros.
O pior é que a RCC do Brasil está trazendo para os católicos as idéias mais conservadoras e as terríveis crenças do catolicismo popular, a ponto de não ser mais Jesus que batiza com o Espírito Santo, mas a Virgem Maria, e assim vai.
O Que Muda Com a RCC
A velha e cansativa liturgia na Igreja Católica Romana é substituída pela RCC, como se fosse um alegre culto evangélico pentecostal: muita música, corinhos, orações, gestos, palmas etc. A liturgia é com muita participação popular. Existe dentro desse assunto “nova liturgia” ou “uma nova forma de cultuar”, alguns aspectos positivos, já que a imitação ou o plágio, feito pela RCC, das igrejas evangélicas pentecostais, faz que a “liturgia barulhenta e alegre” das igrejas pentecostais, deixe de ser marginalizada e repudiada e torna-se legitimada. Os cultos evangélicos pentecostais agora já não são motivo de chacota ou, como diziam: “seitas do mal” ou “manipulação coletiva”, agora copiadas ou “clonadas” pela RCC, tomam-se a vedete da mídia. Os jargões evangélicos tais como: “Deus é dez”, “Amém, Jesus” e os corinhos, hinos, como “Anjos de Deus”, “Senhor, põe um anjo”, “A alegria está no coração”, tornaram-se sucessos repentinos; já não são músicas caretas dos crentes. No livro Missa de Libertação, do padre Marcelo Rossi – Editora Vozes, páginas 36 a 124, encontram-se aproximadamente 40 cânticos evangélicos. Muitos desses corinhos já em desuso nas igrejas evangélicas pentecostais tornaram-se verdadeiro sucesso na RCC, posto que alguns deles sejam adaptados à concepção católica.
Entre os aproximadamente 88 cânticos copiados e usados (das igrejas evangélicas) pela RCC, registrados no livro Missa de Libertação, do padre Marcelo Rossi, quase todos são cristocêntricos. Assim, nesse sentido, a manolatria é derrotada em dois aspectos:
1. a Igreja Romana começa a falar mais sobre o Senhor Jesus, o Filho de Deus, o Deus do templo (Maria) e “menos do templo (Maria)”;
2. os adeptos da RCC começam a dirigir-se mais a Jesus.
O uso da Bíblia pela RCC passa a ser algo mais precioso. Não se envergonham de carrega-la, o que outrora era costume exclusivo dos evangélicos, agora torna-se um objeto de grande valor para os carismáticos. Também ainda cambaleante começa a “incentivar” a leitura e o estudo da Bíblia. Graças a isso muito adeptos da RCC tiveram a experiência do novo nascimento e a libertação dos dogmas de Roma.
A oração é outra prática ainda mal direcionada na RCC, mas um grande avanço para o catolicismo romano. Assim, muitos adeptos da RCC, estão orando corretamente ao Pai, em nome do Senhor Jesus, (Jo 14.13-14) buscando a inspiração do Espírito Santo, foram libertos do romanismo e da escravidão dos vícios.
Há outro aspecto interessante da RCC, que é a luta contra a imoralidade, contra as drogas e coisas semelhantes. Sem dúvida, nesses aspectos rapidamente analisados podemos ver grande mudança na forma de “cultuar” na Igreja Romana.
A difícil palavra ministrada pelos “cultos sacerdotes romanos” agora é substituída pela RCC por uma linguagem mais coloquial, fácil e prática. Ex.: “Deus é dez.
Os eruditos cânticos sacros são substituídos por corinhos populares de fácil memorização e com muita alegoria. Ex.: “Louvai a Deus” ou “Anjos de Deus”.
A linguagem direta e o uso da mídia, especialmente a TV, dão condições de uma rápida expansão.
Padres jovens e de boa aparência, trabalhando com a idéia de “orgulho católico”, “sou católico, graças a Deus ou “sou feliz por ser católico” etc. Padres que são atletas, halterofilistas, surfistas, jogadores de futebol, cantores, muitos artistas, empresários etc, fazem parte da nova aparência, fruto da RCC.
A RCC É CRISTOCÊNTRICA OU MARIOCÊNTRICA?
A) QUE É CRISTOCÊNTRISMO? É ter Jesus Cristo como centro da fé, como a Bíblia Sagrada nos ensina; é ter a Jesus como único e suficiente Salvador, Mediador, Consolador (Jo 14.6; 1 Tm 2.5; Hb 7.25; 9.14-15).
B) QUE É MARIOCENTRISMO? É ter Maria como centro da fé, como mediadora, consoladora, intercessora.
C) EXISTE CRISTÃO CRISTOCÊNTRIC0 E MARIOCÊNTRICO? Não, ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6.24); há um só Senhor (1 Co 8.5-6); há um só Salvador (At 4.12); há um só Mediador (1 Tm 2.5).
Na análise histórica da RCC fica claro que no início do movimento há um grande retorno ao cristocêntrismo bíblico, ao passo que, com a ingerência dos bispos e autoridades católicas conservadoras, a RCC muda o rumo que o Espírito Santo quer dar a todo o cristão que recebe sua presença, que é “glorificar a Jesus Cristo” e voltar para os dogmas romanos, especialmente o culto e devoção a Maria e às crendices do catolicismo popular.
Mariocentrismo e a Mariolatria na RCC
No livro do padre Marcelo, intitulado “Aprendendo a dizer sim com Maria”, Editora Vozes, Petrópolis, 1998, se diz: (grifo nosso)
“Maria… Em sua humildade, fidelidade e capacidade de amar, tornou-se divina'(pág. 7).
“Aqui veremos o que fazer para ter contato maior com a nossa Mãe que, em todos os momentos, por sua intercessão. nos guarda em seu coração e nos conduz à santidade. (pág.7).
“Maria é o refugio para nós pecadores”. (pág. 10).
Finalmente, na conclusão, padre Marcelo declara: “Maria ë medianeira de toda as graças”…”Se ela é um canal que leva até seu Filho. É um meio também de se chegar a Deus(Pág. 30).
Nas missas de libertação no Santuário do Terço Bizantino, a estrela da RCC, pelo menos segundo a imprensa, padre Marcelo Mendonça Rossi, mostra como é seu culto, na procissão entre os fiéis. Carrega-se a imagem da Senhora Aparecida do Brasil na frente, depois um grande cruz com a imagem do Cristo, e o padre Marcelo vem logo atrás benzendo as pessoas com o sinal da cruz usando o ostensório.
Em declaração na TV Bandeirantes, no dia 20 de dezembro de 1998, intitulado “Padre Marcelo – uma história de sucesso”, a mãe do padre Marcelo deu esta absurda declaração acerca de Maria: “os católicos não são órfãos, porque possuem uma mãe”. Certamente ela referia-se a Maria, mãe de Jesus. Porém a Bíblia Sagrada, no Evangelho de João diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixareis órfãos, voltarei para vós outros”. “…mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em seu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. (Jo 14.16-18 e 26). Portanto, o cristão não é órfão, não pelo fato de ter Maria por mãe, mas sim, por ter o Espírito Santo de Deus, como Consolador conforme dizem as Escrituras Sagradas.
É comum também observar que os adeptos da RCC usam em seus automóveis não a figura de Cristo, mas o colante da imagem de Maria, além de muitas frases de conteúdo mariano. “Tudo por Jesus. Nada sem Maria.”
Pode o Espírito Santo glorificar Maria ou os santos?
Jesus disse.sobre o Espírito Santo: “Ele me glorificará, porque receberá do que é meu…” (Jo 16.14). A Bíblia diz que a glória é devida só a Deus: “… a minha glória, pois, a outrem não darei…” (Is 42.8). Assim o Espírito Santo glorifica somente a Jesus Cristo, mas o “espírito” da RCC glorifica Maria, mãe de Jesus.
Vejamos o que a RCC. diz nos seus testemunhos:
“O Espírito Santo tem preenchido cada parte da minha experiência religiosa… Descobri uma profunda devoção a Maria…” (Católicos Pentecostais, p 92)
“Como muitos dos nossos amigos já descobriram, o Espírito Santo renovou nosso amor pela Igreja… As devoções naturais, como a de Maria, por exemplo, tornaram-se mais significativas (e eu era um dos que colocavam Maria completamente fora de cena, anos atrás) ” (Católicos Pentecostais, p. 114).
“Sem nenhuma emoção que acompanhasse o acontecimento, mas com grande calor no corpo e uma grande segurança, convidei todos os presentes para me acompanharem no Magnificat (cântico de Maria)” (Católicos Pentecostais, p. 121)
“Naquela reunião houve um duplo dom de Deus. A reunião tomou daquele momento em diante, um sabor nitidamente mariano. A oração, as discussões e as reflexões centralizavam-se em Maria como tipo de todos os cristãos, que cobertos e fortalecidos pelo Espírito de Deus, trazem Cristo ao mundo. Alguns de nós, que não somos chegados à devoção Mariana excessiva, ficamos um pouco perturbados após aquela reunião. Ficávamos um pouco apreensivos pensando que o Espírito de Deus não ficaria muito satisfeito em ver o centro de nossas atenções passava de Jesus Cristo para Maria. Ficamos confundidos e alegres ao mesmo tempo, ao descobrirmos que o dia seguinte era uma das maiores festas marianas do ano, no calendário litúrgico.., foi uma preparação dirigida pelo Espírito para a festa que se seguia…” (Católicos Pentecostais, p. 226).
Após analisarmos esses testemunhos de membros da RCC, perguntamos corno pode o Espírito Santo de Deus induzir a uma forma errada de orar, quando a Bíblia inspirada por Ele nos diz que o Espírito de Deus nos ensina a orar como convém (Rm. 8.26,27)?
Harold J. Rahn é um jesuíta, veio dos E.U.A. para o Brasil investido da incumbência de estimular aqui o desenvolvimento carismático católico. No seu livro “Sereis Batizados No Espírito”, Rahn reconhece as “vantagens da renovação carismática” na “Nova apreciação da igreja, da liturgia, da eucaristia, de Maria’. (p. 38). O jesuíta diz que a única devoção de Jesus na terra foi a sua devoção a Maria e essa “continua sendo a devoção de Jesus no Céu.” (p. 41). No cúmulo da idolatria, Rahn diz: “Aleluia a Maria…” (p. 196). Ora, ALELUIA, que quer dizer “Louvai a Deus”, por seu próprio sentido, só pode ser atribuída a Deus.
Vejamos outras citações:
“Após o meu batismo no Espírito Santo, senti uma necessidade muito clara de recitar o rosário… Nunca antes eu tivera tal sentimento do papel de Maria conduzindo-me à plenitude de Cristo e do Espírito… Eu oro realmente pelo Papa na missa agora, e embora possa parecer ridículo, começo a orar a ‘AveMaria’quando dirijo meu carro e paro em um sinal de trânsito…” (A Renovação Carismática e a Experiência Irlandesa, de autoria de Thomas Flyunn, p. 92 e 93).
Não é Maria que nos conduz à plenitude de Cristo e do Espírito Santo. Jesus nos conduz à plenitude do Espírito, pois é ele quem batiza no Espírito, segundo João Batista. (Mt 3.11) Quem conduz à plenitude de Cristo, por sua vez, é o Espírito Santo, acerca do qual Jesus disse: “Receberá do que é meu”.
A devoção a Maria tem sido reforçada pelo movimento carismático” (O MOVIMENTO PENTECOSTAL NA IGREJA CATÓLICA, Frei E. D. O’Conner, p. 167). No livro de O’Gonner se diz:
“Certas pessoas, que sempre foram devotadas a ela (Maria), se regozijaram por verificar que o Espírito Santo a faz cada vez mais venerável. Muitos, cuja devoção tem sido branda, tornaram-se mais fervorosos, e em alguns casos até ardorosos fiéis. Um casal conta como o seu grupo de oração foi se reduzindo aos poucos até ficar apenas com mais um casal. Por último, em um dos cultos, os quatro se sentaram em silêncio durante uma hora, apenas ouvindo o que Deus poderia desejar falar. Depois resolveram cultivar a devoção à Maria” (A CONFUSÃO CARISMÁTICA, apostila 17, da “Voz dos Mártires”, Stanley Mawhínney, pág 4).
Os católicos carismáticos costumam citar um versículo fora do contexto e distorcido para dizer que o Espírito Santo glorifica Maria.
Vejamos o versículo e analisemos a sua inconsistência:
e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em voz alta: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre”. (Lc 1.41,42)
Ora, neste versículo, quando Isabel estava cheia do Espírito e fez a exclamação a Maria, não a estava glorificando, mas estava profetizando ou revelando. O Espírito Santo revelou a Isabel quem estava no ventre de Maria. Então Isabel disse que Maria era uma mulher feliz ou bendita, por trazer Jesus em seu ventre. Anos antes disso, a profetiza Débora, cheia do Espírito profetizou a Jael:
“Bendita entre todas as mulheres será Jael” (Juízes 5.24). Ora, nesse caso, como no outro, houve apenas uma revelação de que aquelas pessoas seriam felizes por determinada realização de Deus.
Zacarias, cheio do Espírito Santo, profetizou para seu filho João Batista:
“Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: “…E tu menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos” (Lc 1.76) Aliás, sobre Maria ser bendita, vejamos o que Jesus disse: “Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bendito o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas Ele respondeu: Antes, benditos os que ouvem a palavra de Deus, e a observam” (Lc 11.27-28)
Jesus, na terra, rejeitou toda parceria a Maria. Da mesma forma o outro Consolador, o Espírito Santo, o seu substituto, rejeitará.
Vejamos ainda o que diz a RCC:
“Era normal que a mãe (Maria) presidisse, fosse madrinha desse batismo no Espírito Santo à igreja que no dia de Pentecostes iniciava a sua vida oficial sobre a terra… é ela a esposa do Espírito que melhor que ninguém nos pode obter as suas graças e a renovação incessante do Pentecostes para todos os membros do seu filho. Por isso, a justo título, é chamada Mãe da Igreja”. (SEREIS BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO, Harold Rahn, p. 70)
Vemos aqui os seguintes erros:
o Maria não é mãe da igreja. Quando Jesus falou que João era filho de Maria, e Maria era mãe de João, não se referia a uma maternidade universal, mas, sim, ao fato de que após a morte de Jesus, João cuidaria de Maria, já que José estava morto, e seus irmãos eram incrédulos. A prova disto é que a Bíblia diz: “E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19.27).
o Maria não é madrinha da Igreja no Batismo do Espírito Santo. Primeiro, porque não existe “madrinha” de batismo na Bíblia; segundo, porque a Bíblia não fala que Maria foi a madrinha; terceiro, porque Maria foi batizada com o Espírito Santo no mesmo instante em que os outros o foram (At 1.14; 2.1-4): Como poderia ser batizada e ser madrinha ao mesmo tempo?
o Não é Maria que nos obtém a renovação do Pentecostes, mas Jesus Cristo: “E Eu (Jesus) rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16). “Se Eu (Jesus) for, vo-lo enviarei (Jo 16.7).
Maria não é a esposa do Espírito, já que no reino espiritual não há isso: “Não se casam nem se dão em casamento” (Mt 22.30).
A RCC começou com a leitura do livro protestante “A Cruz e o Punhal”, de David Wilkerson, que aceitou que se citasse seu livro no livro “Católicos Pentecostais”, no início da RCC. Vejamos agora o que diz David Wilkerson sobre isso tudo:
“Saí fora da Igreja Católica Romana, adoradora de ídolos. Ela idolatra inclusive a santa mãe de Jesus, Maria, a qual na Bíblia nunca vemos sendo adorada e muito menos sendo igualada a Deus” (Toca a trombeta em Sião, David Wilkerson, CPAD, p. 144)
O Espírito Santo veio para nos santificar
O Espírito Santo é santo. Ele é o responsável pelo afastamento do pecado e do mundanismo pelos cristãos (1 Pd 1.2). Ele nos transforma à imagem de Cristo (II Co 3.18). Liberta do jugo do pecado (Rm 6.14-18) e de toda a obra da carne (Gl 5.19-23). Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Infelizmente não é isso que acontece com a RCC. Observe alguns testemunhos escritos por adeptos da RCC:
“As orações continuaram, porém, em meio a um alegre bate-papo. Um jovem casal permanecia de mãos dadas. Uma moça bebia Coca-Cola. Um homem oferecia cigarros a alguém.
Quando eles, em seguida, iniciaram um cântico que dizia… Senti-me, eu mesma, sendo absorvida por aquilo” – Católicos Pentecostais (p. 61 e 62).
Observemos:
“alegre batepapo”…jovem casal de mão dadas… ; ” . . moça bebendo Coca-Cola…”; “…oferecendo cigarros…. Tudo numa cordial reunião de oração! Isso porventura inspira? Ajuda a comunhão com Deus? Ainda bem que a RCC nada tem que ver com o movimento carismático evangélico, pois seria escândalo um crente ser encontrado fumando, muito mais numa reunião em que se busca o Espírito Santo: estar sendo realizada com pessoas presentes oferecendo cigarros aos demais (Is 6.3; Ap 4.8; 1 Pe 1.16, Jo 16.8; II Tm 2.19).
“Com os avivamentos (protestantes), veio também uma ética individualista e simplista. A vida limpa é caracterizada por um ‘modo limpo’ de viver, portanto, não fumando, não bebendo, não fazendo maquiagem, não indo ao teatro ou outro divertimento.., esse estilo de vida religiosa é belo, significativo e relevante. Mas não é essencial, nem desejável para o batismo com o Espírito Santo, especialmente entre pessoas de diferentes contextos espirituais (no caso, os católicos)” – Fonte: Católicos Pentecostais.
Em outras palavras, na RCC as pessoas não precisam viver vidas “limpas”, santas, porém.a Bíblia diz “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1.16), “e o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, em toda a vossa maneira de viver, e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis…” (1 Ts 5.21), o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1 Co 6.17-20)
Jorge,
O (ta)Dinho aí de cima conseguiu a proeza de misturar num único comentário o salgado, o doce, o amargo e o azedo…
Numa frase: que lambança! Realmente, o ano “novo” começou…
O Dinho ali em cima deu um grande testemunho sobre a ignorância quanto ao conhecimento da Igreja Católica, como disse em uma resposta logo atrás a Igreja Católica sempre colocou JESUS no centro de tudo pois sempre acreditou que JESUS é verdadeiro DEUS e verdadeiro homem e só ELE como o PAI e o ESPIRITO SANTO é passível de adoração, portanto que o Sr., Dinho não venha aqui querer ensinar o padre a rezar missa porque nós católicos já sabemos isso de cor é salteado, e outra grande bobagem é dizer que não devemos honrar Maria e os Anjos e os Santos, se com Maria foi o próprio Anjo Gabriel e Santa Izabel os primeiros a honrá-la, há mais vem você e diz: “e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em voz alta: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre”. (Lc 1.41,42)
Ora, neste versículo, quando Isabel estava cheia do Espírito e fez a exclamação a Maria, não a estava glorificando, mas estava profetizando ou revelando. O Espírito Santo revelou a Isabel quem estava no ventre de Maria. Então Isabel disse que Maria era uma mulher feliz ou bendita, por trazer Jesus em seu ventre. Anos antes disso, a profetiza Débora, cheia do Espírito profetizou a Jael:
“Bendita entre todas as mulheres será Jael” (Juízes 5.24). Ora, nesse caso, como no outro, houve apenas uma revelação de que aquelas pessoas seriam felizes por determinada realização de Deus.
Pura interpretação sua para rebaixar a Maria, o qual não foi a intenção do ESPIRITO SANTO de apenas declarar que Maria seria feliz por realizar o que DEUS quis, mas seria sim, bem aventurada por todas as gerações como ela mesma disse: “De agora em diante todas a gerações me chamarão de bem aventurada” e outra palhaçada que o Dinho venho a dizer: “Aliás, sobre Maria ser bendita, vejamos o que Jesus disse: “Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bendito o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas Ele respondeu: Antes, benditos os que ouvem a palavra de Deus, e a observam” (Lc 11.27-28) Jesus, na terra, rejeitou toda parceria a Maria. Da mesma forma o outro Consolador, o Espírito Santo, o seu substituto, rejeitará.” Quer dizer que DEUS usa alguém como uma laranja que depois de comer joga o bagaço fora, que JESUS rejeitou sua mãe, belo exemplo de filho se JESUS fizesse isso, novamente o Dinho interpreta por sua própria conta esta passagem, JESUS aí não rejeitou sua mãe, simplesmente alegou que de nada adiantaria alguém ser seu fiel sem crer NELE, até mesmo sua mãe, e será que sua mãe não acreditaria NELE, se não acreditasse, então porque DEUS a escolhera para ter a honra de ser seu filho Unigênito? , nesta passagem JESUS não está de forma alguma desmerecendo sua mãe ou rejeitando sua parceria mas sim está a exaltando pois mais ninguém que Maria foi a que mais acreditou em seu filho JESUS CRISTO.
Vamos a outra bobagem que o Sr. Dinho venho aqui dizer para desmerecer a Maria: “o Maria não é mãe da igreja. Quando Jesus falou que João era filho de Maria, e Maria era mãe de João, não se referia a uma maternidade universal, mas, sim, ao fato de que após a morte de Jesus, João cuidaria de Maria, já que José estava morto, e seus irmãos eram incrédulos. A prova disto é que a Bíblia diz: “E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19.27).
Há, então JESUS em seus últimos momento na cruz, em que cada palavras suas eram como um testamento que alguém escrevia para passar aos seus entes queridos, e seu maior bem que ELE nos deixou foi sua mãe que não pessoa do discípulo que ELE amava, representante de todos os discípulos que JESUS amará por todos os séculos afora fora agora reduzido a uma simples solução de um problema domestico?!, neste caso não está só reduzindo a mãe de JESUS CRISTO mas ao próprio SENHOR JESUS que com seu sacrifício na cruz nos trouxe a salvação e nos deus sua mãe para termos sempre consigo, pois mais que ela nos pode a apontar a JESUS e dizer “façam o que ELE foz disser”.
E das outras palhaçadas que o Sr. Dinho venho aqui dizer nem vou comentar para não perder mais tempos, pois soa absurdo querer desmerecer sempre a Mãe de JESUS verdadeiro DEUS e verdadeiro homem e portanto mãe também de DEUS, numa clara demonstração de má fé com relação a nós católicos pois sempre colocamos JESUS nos centro de tudo e não foi apenas a partir do movimento da RCC que isto começou.
Caríssimos,
É isso mesmo; fiquei impressionado como o herege teve capacidade de escrever tanto para falar tanta besteira. As Escrituras dizem que o número dos estultos é infinito; olhando para o “Dinho”, poder-se-ia muito apropriadamente dizer que eles também são capazes de multiplicar besteiras ao infinito. Tenha Deus misericórdia.
Abraços, em XC,
Jorge Ferraz
A Igreja Católica Apostólica romana tributa à Maria , mãe de Jesus , vários títulos e honrarias que pertencem exclusivamente a Jesus Cristo . Com isso não concordam os evangélicos e isto tem gerado uma animosidade entre católicos e evangélicos, julgando os católicos que os evangélicos desrespeitam Maria, mãe de Jesus. É uma situação que logo vem à baila quando falamos com os católicos sobre Maria. Os evangélicos se esforçam para respeitar Maria dentro do que diz a Bíblia sobre ela, enquanto o ensino católico no Brasil sobre Maria é tão fora da Bíblia que o culto que se presta a Maria pode ser encarado como simplesmente Mariolatria . Essa nossa colocação é encarada como imprópria pelos católicos.
Dentro desse clima bem conhecido do povo em geral , agora , porém , vem a público o padre católico André Carbonera em artigo PASCOLADAS e declara algo que vai mais além do que uma crítica aos evangélicos em decorrência da nossa posição bíblica com relação aos títulos e honrarias que os católicos tributam a Maria .
Diz o padre Carbonera : “Muitos afirmam crer em Jesus , mas , têm ódio da Mãe do mesmo Jesus .
Ah , eu adoro Jesus ! Tenho Jesus no meu coração. Jesus é meu tudo. Entretanto, desconhecem, negam , rejeitam e insultam a Mãe de Jesus .”
É isso verdade que temos ódio, negamos , rejeitamos e insultamos Maria ? Que eu saiba, não! Prossegue o padre André Carbonera , “em nosso peregrinar terráqueo , quanto mais pistolões houver , melhor ! Por que jogar fora , então , aqueles que pedem e rezam por nós , bem pertinho de Deus e de Jesus , como Maria e os Santos ? Seria uma inútil auto-suficiência e uma enorme burrice ! …”
Repetimos : Não odiamos Maria , mãe de Jesus . Só queremos vê-la no seu próprio lugar indicado na Bíblia . como poderíamos odiar Maria ? É uma acusação ,sem fundamento . Em toda a literatura evangélica sobre a identidade de Maria não pode ser encontrado algo que possa justificar essa acusação tão absurda . Amamos Maria como a mãe de Jesus como apresenta a Bíblia .
Para desfazer esse equívoco , nada melhor do que apresentar o que a Bíblia realmente fala de Maria e depois confrontar com a posição católica sobre Maria .
Para esse confronto vamos examinar o livro “Glórias de Maria” de S. Afonso de Ligório , doutor da Igreja e Fundador da congregação do Santíssimo Redentor . O nome da editora é Editora Santuário , de Aparecida , onde se situa o Santuário de Maria Aparecida . Os editores informam que o livro é “uma das obras mais conhecidas do santo doutor . Um livro que , em 237 anos , teve 800 edições , ainda que marcado pelo tempo , não precisa de justificativas para ser reeditado .” Abordando o valor do livro o tradutor assim se pronuncia: “Com as ‘Glórias de Maria’ ergueu Afonso um perene monumento de seu terno e vivíssimo amor a Mãe de Deus .” (pagina 13)
Diz ainda o tradutor : “São freqüentes no presente livro as referências a Revelações . Que pensar sobre tais Revelações ? Tais Revelações feitas por Deus mesmo , ou por meio de anjos e santos , são possíveis , são reais , e sempre existiram na Igreja . Pertencem à categoria das graças extraordinárias de Deus .” (pagina 15)
Não pode ser alegado , pois , que se trata de obra não reconhecida pela Igreja Católica Romana .
Nesse confronto verificamos que os títulos e honrarias prestados a Jesus na Bíblia são transferidos a Maria , colocando-a , em diversas oportunidades , como alguém que se deve recorrer , de preferência , á pessoa augusta e soberana de nosso Senhor Jesus Cristo . Pedro recomenda , “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador , Jesus Cristo . A ele seja dada glória , assim agoira , como no dia da eternidade.” Quando conhecemos melhor o Jesus da Bíblia não podemos concordar com os títulos e honrarias que se prestam a Maria , pois acreditamos que nem mesmo Maria aceitaria a transferência para ela das honras que são exclusivas ao seu Filho – nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo .POSIÇÃO DE MARIA NA BÍBLIA
Maria procurou interferir na obra salvítica de Jesus por três vezes durante o seu ministério . A primeira vez que Maria assim o fez foi quando Jesus visitou o templo , na idade de doze anos . “E quando o viram , maravilharam-se , e disse-lhe sua mãe : Filho , por que fizeste assim para conosco ? Eis que teu pai e eu , ansiosos , te procurávamos . E ele lhes disse : Por que é que me procuráveis ? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.48,49)
Na segunda vez foi na festa de casamento , em Caná da Galiléia . “E , faltando o vinho , a mãe de Jesus lhe disse : Não têm vinho . Disse-lhe Jesus : Mulher , que tenho contigo ? Ainda não é chegada a minha hora .” (João 2.3,4)
E a terceira vez foi em Cafarnaum , quando Jesus estava pregando . “Chegaram , então , seus irmãos e sua mãe ; e , estando de fora , mandaram-no chamar . E a multidão assentada ao redor dele , e disseram-lhe : Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram e estão lá fora . E ale lhes respondeu , dizendo : Quem é minha mãe e meus irmãos ? E , olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse : Eis aqui minha mãe e meus irmãos . Portanto qualquer que fizer a vontade de Deus , esse é meu irmão , e minha mãe.” (Marcos 3.31-33)
Mesmo quando Jesus foi interrompido no seu discurso por uma mulher que elogiava Maria por lhe ter amamentado e lhe dado à luz , Jesus não elogiou a mulher que assim dissera . Disse a mulher : “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste ! Mas ele disse : “Antes , bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam .” (Lucas 11.27,28) Jesus assim falando , afirmou que existe mais bem-aventurança em ouvir a palavra de Deus e guardá-la do que ter sido filho de Maria .
Em outras ocasiões mencionadas na Bíblia onde Maria aparece , notamos o seguinte :
1. 1. 1. Maria , ao receber a notícia que seria mãe do Salvador , se pronunciou como necessitada de um Salvador . “Disse , então , Maria : A minha alma engrandece ao Senhor , e o meu espírito se alegra em Deus , meu Salvador .” (Lucas 1.46,47)
2. 2. 2. Quando os magos visitaram Jesus , na sua infância , dirigiram-se a Jesus e não à Maria . É o que lemos de Mateus 2.11 : “E , entrando na casa , acharam o menino com Maria , sua mãe , e , prostrando-se , o adoraram .” Como se vê , os magos não adoraram Maria , mas adoraram Jesus .
3. 3. 3. A última referência bíblica de Maria que se vê em Atos 1.14 quando ela se encontrava em oração com os demais seguidores de Jesus , “Todos estes perseveravam unanimentemente em oração e súplicas , com as mulheres , e Maria , mãe de Jesus , e com seus irmãos .” Fora isso , nada mais se lê no livro de Atos sobre Maria , assim como em todo o restante do Novo Testamento .
TÍTULOS E HONRARIAS ATRIBUÍDAS A JESUS
Existem cerca de cento e cinqüenta títulos dados a Jesus Cristo na Bíblia e que os cristãos precisam conhecer . Se não todos , pelo menos alguns deles devem ser conhecidos . Certamente isso evitará que aceitemos que os títulos atribuídos a Jesus sejam passados para Maria , sua mãe , que podem ser observados no confronto entre Maria e Jesus:
MARIA CATÓLICA X MARIA BÍBLICA
Diz a Igreja Católica:
1. 1. 1. Maria âncora da salvação
“Feliz aquele que se abraça amorosa e confiadamente a essas duas âncoras de salvação : Jesus e Maria ! Não perecerá eternamente .” (pagina 31)
Diz a Bíblia :
O título de âncora da salvação é exclusivo de Jesus
“Paulo , apóstolo de Jesus Cristo … esperança nossa .” 1 Timóteo 1.1
Diz a Igreja Católica :
2. 2. 2. confiança em Maria
“Por conseguinte estão sujeitos ao domínio de Maria os anjos , os homens e todas as coisas do céu e da terra .” (pagina 35)
Diz a Bíblia
“E sujeitou todas as coisas a seus pés (de Jesus ) e , sobre todas as coisas , o constituiu como cabeça da igreja , que é o seu corpo , a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” (Efésios 1.21-23)
Diz a Igreja Católica :
3. 3. 3. Maria é a Rainha da Misericórdia
“Constituindo o reino de Deus na justiça e na misericórdia , o Senhor dividiu : o reinado da justiça reservou para si , e o reinado da misericórdia o cedeu a Maria .” “O Eterno Pai deu ao Filho o ofício de julgar e punir , e a Mãe o ofício de socorrer e aliviar os miseráveis .” (pagina 36,37)
Diz a Bíblia :
O título “Rainha da Misericórdia” não é bíblico . Jesus é o sumo sacerdote de quem recebemos misericórdia
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas ; porém um que , como nós , em tudo foi tentado , mas sem pecado .
Cheguemo-nos , pois , confiadamente ao trono da graça , para que recebamos misericórdia e achemos graça , a fim de sermos socorridos no momento oportuno .” (Hebreus 4.15,16)
Diz a Igreja Católica :
4. 4. 4. Maria protetora dos pecadores
“Pelo que não há pecador , nem o maior de todos , que se perca , se Maria o protege.” (pagina 39)
“Recorramos , pois , e recorramos sempre á proteção desta dulcíssima Rainha , se queremos seguramente salvar-nos .” (pagina 41)
“Eis aqui como em todas as batalhas com o inferno seremos sempre vencedores seguramente , se recorrermos à Mãe de Deus , e nossa , dizendo e repetindo : Sob a tua proteção nos refugiamos , ó santa Mãe de Deus ! Oh ! Quantas vitórias têm os fiéis alcançado do inferno com o recorrerem a Maria …” (pagina 49)
Diz a Bíblia :
Maria não apaga pecados , não dá salvação , não livra do inferno . Jesus o faz seguramente
“Portanto , pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a deus , porquanto vive sempre para interceder por eles .” (Hebreus 7.25)
“Tudo que o Pai me dá virá a mim ; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora .” (João 6.37)
Diz a Igreja Católica :
5. 5. 5. Maria sofreu por nós
“Maria , para salvar as nossas almas , sacrificou com amor a vida de seu Filho .” … “Imolou a sua alma para a salvação de muitas almas .” … “Verdade é que Jesus quis ser o único a morrer pela redenção do gênero humano . Mas viu como Maria desejava ardentemente tomar parte na salvação dos homens . Decidiu então que ela , com o sacrifício e a oferta da vida do seu mesmo Jesus , cooperasse para a nossa salvação , e deste modo viesse a ser a Mãe das nossas almas .” (pagina 47)
Diz a Bíblia: Maria não salva , não sofreu pela salvação das almas e não cooperou para a nossa salvação . Jesus o fez exclusivamente .
“Mas este , havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados , assentou-se para sempre à direita de Deus ,daí por diante esperando , até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés . Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados .” (Hebreus 10.12-14)Diz a Igreja Católica :
6. 6. 6. Maria não pode deixar de amar-nos
“Se , pois , Maria é nossa Mãe , consideremos quanto ela nos ama .” … “E se em algum tempo , continua a virgem , por impossível se desse o caso de uma mãe se esquecer de um filho , não é possível que eu cesse de amar uma alma , de quem sou Mãe .” (pagina 53)
Diz a Bíblia:
“Ninguém tem maior amor do que este : de dar alguém a sua vida pelos seus amigos .” (João 15.13)
Diz a Igreja Católica:
7. 7. 7. Maria deu sua vida por nós
8. 8. 8. “Ao mesmo tempo que o Filho agonizava na cruz … a Mãe se oferecia aos algozes para dar a vida por nós” (Pagina 53) “Do Eterno Pai diz o Evangelho que amou os homens a ponto de por eles entregar à morte seu Filho Unigênito (João 3.16) . O mesmo também … se pode dizer de Maria : Tanto amou os homens , que por eles entregou seu Filho Unigênito .” … “E quando foi que a nós o entregou ? Deu-o …quando lhe concedeu licença para entregar-se à morte . Deu-o , quando não defendeu a vida de seu Filho perante os juizes , deixando os outros de a defender ou por ódio ou por temor . Pois com certeza as palavras de tão sábia e desvelada mãe teriam causado grande impressão , pelo menos sobre o espírito de Pilátos . E ele não ousaria condenar à morte um homem , do qual ele próprio reconhecera e declarara inocência . Mas , não ; Maria não quis dizer uma só palavra em favor do Filho , por não impedir a sua morte , da qual dependia a nossa salvação .” …”Então com suma dor e com intenso amor para conosco , estava sacrificando por nós a vida de seu Filho .” (pagina 56) “Não vemos como ela nos amou mais do que todas as criaturas , como entregou por nós seu Filho único , a quem amava mais do que a si mesma ?” (pagina 57)
“fiéis servos e amantes desta Mãe amantíssima ! Sim , porque esta gratíssima Rainha não admite que em amor a vençam os seus devotos servidores .” (pagina 62)
Diz a Bíblia:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós , sendo nós ainda pecadores .” (Romanos 5.8)
“Nisto conhecemos o amor : que Cristo deu a sua vida por nós ; e nós devemos dar a vida pelos irmãos .” (1 João 3.16)
Diz a Igreja Católica:
9. 9. 9. Maria portadora de graça
“Deus não destruiu o homem logo após o pecado , devido ao singular amor para com esta sua futura filha . Não lhe resta a menor dúvida de que todas as misericórdias e mercês , em favor dos pecadores na Antiga lei , só lhes tinham sido feitas por Deus em consideração desta abençoada Virgem .” … “Procuremos a graça , mas procuremo-la por meio de Maria . Se formos tão infelizes , que perdemos a divina graça , procuremos recuperá-la por meio de Maria ; porque se a perdemos ela a achou .” … “Corram , pois , a Maria os pecados que perderam a graça , porque em seu poder a acharão certamente … e digam-lhe : Senhora , a coisa achada deve-se restituir a quem perdeu ; aquela graça , que vós achastes , não é vossa , porque nunca a perdestes ; é nossa , porque a perdemos , por isso no-la deveis restituir .” (pagina 75)
Diz a Bíblia:
Jesus é portador exclusivo da graça e não Maria
“Porque a lei foi dada por meio de Moisés ; a graça e a verdade vieram por Jesus cristo >” João 1.17 ;
“Porque a graça de Deus se há manifestado , trazendo salvação a todos os homens .” (Tito 2.11)
Diz a Igreja Católica:
10. 10. 10. Perdão de pecados por Intercessão de Maria
11. 11. 11. “Os pecadores só por intercessão de Maria recebem o perdão .” (pagina 76) … “Ó Mãe de Deus , vossa proteção traz a imortalidade : vossa intercessão , a vida .” … “Todos os vossos servos alcançam por vossa intercessão a vida da graça e a glória eterna. Em vós acham os pecadores o perdão , e os justos a perseverança e depois a vida eterna.” “… Não desconfieis , ó pecadores … ainda que tenhais cometido todos os pecados , recorrei com sinceridade à Mãe de Deus, pois sempre a encontrareis com as mãos cheias de misericórdia” …”Deus promete garantido perdão aos pecadores, quando recorrerem a Maria para que os reconcilie com o Senhor , e como garantia disso lhe dá um penhor . Este penhor é , sem dúvida , Maria Santíssima , que nos foi dada como intercessora .” (pagina 77)
Diz a Bíblia:
Perdão de pecados é uma obra exclusiva de Jesus
“ Mas , se andarmos na luz , como ele na luz está , temos comunhão unas com os outros , e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado .” 91 João 1.7) “Filhinhos , escrevo-vos porque pelo seu nome , vos são perdoados os pecados .” (1 João 2.12)
Diz a Igreja Católica :
11. 11. 11. Maria é o sol
“Que seria do mundo , se não nascesse mais o sol ? Nada mais do que um caos de trevas e terror … Retira o sol e que será do dia ? Perca uma alma a devoção para com Maria , e que será senão trevas ?” … “Ai daqueles …que desprezam a luz deste sol , isto é , a devoção a Maria .” … “Sob o manto de Maria acham os homens refugio contra o ardor das paixões e a fúria das tentações .” (pagina 82)
Diz a Bíblia :
“Porque o Senhor Deus é um sol e escudo .” (Salmos 84.11)
Diz a Igreja Católica :
12. 12. 12. Maria fez falta na Parábola do Filho Pródigo
“Se ainda lhe vivesse a mãe , não o deixara o filho pródigo a casa paterna , ou para ela regressara mais depressa do que voltou . Quer com isso dizer que um filho de Maria , ou nunca se aparta de Deus , ou se por desgraça o faz , logo para ele torna por meio de Maria.” … “Oh ! se todos os homens amassem essa tão benigna e amorosa Senhora , e se nas tentações sempre e sem demora recorressem a seu patrocínio , quem cairia jamais ? Quem se perderia jamais ? Cai e perece só quem não recorre a Maria .” (pagina 84)
Diz a Bíblia :
“Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria , que se não compadeça dele , do filho do seu ventre ? Mas , ainda que esta se esquecesse , eu , todavia , me não esquecerei de ti .” (Isaías 49.15)
“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco , pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores .” (Romanos 5.8)
Diz a Igreja Católica :
13. 13. 13. Maria acolhe os pintinhos sob suas asas
“Quando nos vem tentar o demônio , não deixemos de fazer como os pintinhos , que , mal enxergam o gavião , correm logo a refugiar-se sob as asas da mãe . Logo que nos assaltam tentações , sem discorrer com elas , refugiemo-nos depressa sob o manto de Maria . E vós , Senhora , deveis defender-nos … Depois de Deus outro refúgio não temos senão vós , que sois a nossa única esperança protetora , em quem confiamos .” (pagina 85)
Diz a Bíblia :
“Jerusalém , Jerusalém , que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados ! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos , como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas , e tu quiseste !” (Mateus 23.37)Diz a Igreja Católica:
14. 14. 14. Maria caminho da salvação
“Seguindo a Maria , não errarás o caminho da salvação .” … “Protegendo-te ela , não temas perder-te ; sendo tua guia , sem fadiga te salvarás . Em suma , a pretendendo Maria defender-te , certamente chegarás ao reino dos bem-aventurados .” (pagina 85)
Diz a Bíblia :
Disse-lhe Jesus : Eu sou o caminho ,a verdade e a vida . Ninguém vem ao pai senão por mim .” (João 14.6) “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo , tu e a tua casa .” (Atos 16.30)
Diz a Igreja Católica :
15. 15. 15. Maria é nosso conforto na morte
“Ah ! Como fogem os demônios à presença de Nossa Senhora ! Se na hora da morte tivemos Maria a nosso favor , que poderemos recear de todo o inferno ?” “Se Maria é por nós , quem será contra nós ?” (pagina 90)
Diz a Bíblia :
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem : em meu nome expelirão demônios …” (Marcos 16.17)
Diz a Igreja Católica :
16. 16. 16. Maria é nosso auxílio no tribunal divino
“Em se tratando de uma alma patrocinada por Maria , não terão atrevimento , nem ainda para acusá-la . Pois sabem muito bem que o Juiz nunca condenou , nem condenará jamais uma alma patrocinada por sua grande Mãe .” (pagina 91)
“Nossa amorosa Rainha acolhe sob seu manto as almas dos seus servos , apresenta-as ao Filho que as deve julgar e obtém-lhes a salvação .” … “Feliz de ti , meu irmão , se na hora da morte te achares preso pelas doces cadeias do amor à Mãe de Deus .” (pagina 92)
Diz a Bíblia :
“Paulo , apóstolo de Jesus Cristo , segundo o mandado de Deus , nosso Salvador , e do Senhor Jesus Cristo , esperança nossa .” (1 Timóteo 1.1)
“Mas , por isso , alcancei misericórdia , para que em mim , que sou o principal , Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade , para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna .” (1 Timóteo 1.15)
Diz a Igreja Católica
17. 17. 17. Maria é a esperança de todos os homens
“Quer a Santa Igreja que cada dia todos os eclesiásticos e todos os religiosos em voz alta , e em nome de todos os fiéis , invoquem e chamem a Maria com este nome de esperança nossa.” (pagina 97) …
“Salve esperança de minha alma … salve , ó segura salvação dos cristãos , auxílio dos pecadores , defesa dos fiéis , salvação do mundo .” … “Depois de Deus , outra esperança não temos senão em Maria …” (pagina 98)
“Perde-se quem a Maria não recorre , mas quem jamais se perdeu , depois de implorá-la ?” (pagina 110)
“Em vós , Senhora , tendo colocado ,toda a minha esperança e de vós espero minha salvação .” … “Acolhei-nos sob a vossa proteção se salvos nos quereis ver ; pois só por vosso intermédio esperamos a salvação .” (pagina 147)
Diz a Bíblia :
“ E em nenhum outro há salvação , porque também debaixo do céu nenhum do céu nenhum outro nome há , dado entre os homens , pelo qual devamos ser salvos .” (Atos 4.12)
Diz a Igreja Católica :
18. 18. 18. Maria , nossa advogada
“Maria é advogada poderosa para a todos salvar” – “Maria é toda poderosa junto a deus “ (pagina 151)
“Ó Maria , querida advogada nossa , na rica piedade de vosso coração não podeis ver infelizes sem que deles tenhais compaixão .” (pagina 153)
“Pobres pecadores ! Que seria de nós , se não tivéramos esta grande advogada .” (pagina 162)
“Ó minha Rainha , sede-me advogada junto a vosso Filho , a quem não tenho coragem de recorrer .” (pagina 120) “Vós sois a única advogada dos pecadores e daqueles que precisam de todo o socorro . Eu vos saúdo como asilo e refúgio no qual ainda podem os pecadores achar salvação e acolhimento .” (pagina 105)” …
“louvada seja , pois , e bendita a imensa bondade de nosso Deus , que nos concedeu esta excelsa Mãe e advogada , Maria !” (pagina 102)
Diz a Bíblia :
“Meus Filhinhos , estas coisas vos escrevo para que não pequeis ; e , se alguém pecar , temos um Advogado para com o Pai , Jesus Cristo , o justo .” (1 João 2.1)
Diz a Igreja Católica :
19. 19. 19. Maria nossa redentora
“Querendo ele remir o gênero humano , depositou o preço inteiro da redenção nas mãos de Maria para que o reparta à sua vontade .” (pagina 99)
“Se o meu Redentor , por causa de minhas culpas , me lançar fora dos seus pés , eu me prostrarei aos pés de Maria , sua Mãe , e deles não me afastarei enquanto ela não me alcançar o perdão .” (pagina 102)
“Deus , antes de no mundo existir Maria , se queixava de não haver quem o impedisse de punir os pecadores ; mas agoira é Maria quem o aplaca .” (pagina 108)
Diz a Bíblia :
“Todo aquele que o Pai me dá , esse virá a mim ; e o que vem a mim , de modo nenhum o lançarei fora .” (João 6.37)
“o qual (Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos , para servir de testemunho a seu tempo .” (1 Timóteo 2.6)
Diz a Igreja Católica :
20. 20. 20. Maria é onipotente
“Sois onipotente , ó Maria , visto que vosso Filho quer vos honrar , fazendo sem demora tudo quanto vós quereis .” … “Ouvi as minhas orações , e tende compaixão dos meus suspiros , ó minha Rainha , que sois meu refúgio , minha vida , meu auxílio , minha esperança , minha fortaleza ! ( pagina 100)
Diz a Bíblia :
“E chegando-se Jesus , falou-lhes , dizendo : É me dado todo o poder no céu e na terra .” (Mateus 28.18)
“Eu sou o Alfa e o Ômega , o Princípio e o Fim , diz o Senhor , que é , e que era , e que há de vir , o Todo-Poderoso .” (Apocalipse 1.8)
“Em verdade vos digo , se pedirdes alguma cousa ao Pai , ele vo-la concederá em meu nome . Até agora nada tendes pedido em meu nome ; pedi , e recebereis , para que a vossa alegria seja completa .” (João 16.23,24)
Diz a Igreja Católica :
21. 21. 21. Maria , refúgio dos pecadores
“Um dos títulos com que a Santa Igreja saúda Maria , e que muito anima os pobres pecadores , é aquela da Ladainha : Refúgio dos pecadores .” Havia na Judéia , outrora , cidades de refúgio , nas quais os culpados podiam abrigar-se a salvo das penas merecidas . Agora já não há tantas cidades de refúgio como antigamente . Só há uma que é Maria Santíssima , da qual foi dito : Coisas gloriosas se tem dito de ti , ó cidade de Deus .” “Existe aqui uma diferença , porém . Nas antigas cidades de refúgio não havia asilo para todos os culpados , nem para sorte de delitos , enquanto que sob o manto d de Maria acham refúgio todos os pecadores e toda espécie de delito . Basta que se recorra a ela , para se estar a salvo .” (pagina 105)
Diz a Bíblia :
“Vinde a mim , todos os que estais cansados e oprimidos , e eu vos aliviarei . Tomai sobre vós o meu jugo , e aprendei de mim , que sou manso e humilde de coração , e encontrareis descanso para a vossa alma .” (Mateus 11.28,29)Diz a Igreja Católica :
22. 22. 22. Maria , figura da arca de Noé :
“Figura foi de Maria a arca de Noé . Pois como nela acharam abrigo todos os animais da terra , igualmente sob o manto de Maria encontraram refúgio todos os pecadores , cujos vícios e pecados sensuais os tornam semelhante aos brutos . Há esta diferença entretanto …na arca entraram os brutos e brutos ficaram . O lobo ficou sendo lobo e o tigre ficou sendo tigre . Mas debaixo do manto de Maria o lobo é mudado em cordeiro e o tigre em pomba .” (pagina 109)
Diz a Bíblia :
Que a arca de Noé é representada por Jesus e não Maria :
“Senhor , para quem iremos ? Tu tens as palavras da vida eterna .” (João 6.68)
“Assim que , se alguém está em Cristo, nova criatura é ; as coisas velhas já passaram ; eis que tudo se fez novo “ (2 Coríntios 5.17)
Diz a Igreja Católica:
23. Maria responde orações
“muitas coisas se pedem a Deus , e não se alcançam . Pedem-se a Maria , e conseguem-se.” (pagina 1180
“No exercício de sua misericórdia , ela imita a Deus , que também voa sem demora em socorro dos que o chamam , porque é fidelíssimo no cumprimento da promessa : Pedi e recebereis (João 16.24) . Do mesmo modo procede Maria . Quando é invocada , logo está pronta para ajudar a quem a chamou em seu auxílio .” (pagina 115) “Se Maria é tão pronta em ajudar , mesmo sem ser rogada , quanto mais o será para consolar quem a invoca e a chama em seu auxílio ?” (pagina 117)
“Quando nos dirigimos a esta divina Mãe , não só devemos ficar certos de seu patrocínio , mas às vezes seremos até mais depressa atendidos e salvos .” “Quem pede e quer alcançar graças , sem a intercessão de Maria , pretende voar sem asas .” (pagina 143)
Diz a Bíblia :
“E tudo quanto pedirdes em meu nome , eu o farei , para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome , eu o farei .” (João 14.13,14)
“A igreja de Deus que está em Corinto ,aos santificados em Cristo Jesus , chamados santos , com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo , Senhor deles e nosso .” (1 Coríntios 1.2)
Diz a Igreja Católica :
24. 24. 24. Maria esmagou a cabeça da serpente
“Maria é , portanto , essa excelsa mulher forte que venceu o demônio e , em lhe abatendo a soberba , lhe esmagou a cabeça , conforme as palavras do Senhor Ela te esmagará a cabeça.” (pagina 122)
“Por isso o recorrer a Maria é um meio seguríssimo para vencer todos os assaltos do inferno . Ela é também Rainha do inferno e senhora dos demônios , pois que os subjuga e doma .” (pagina 123)
“Oh ! quanto tremem de Maria e do seu grande nome os demônios do inferno !” (pagina 124)
Diz a Bíblia :
“Senhor , pelo teu nome , até os demônios se nos sujeitam . Eis que vos dou poder para pisar serpentes , e escorpiões , e toda a força do Inimigo , e nada vos fará dano algum .” (Lucas 10.17,19)
“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés . A graça de nosso /senhor Jesus Cristo seja convosco . Amém ! (Romanos 16.20)
Diz a Igreja Católica :
25. 25. 25. Maria coluna de nuvem e de fogo
“Lemos no Antigo Testamento que o Senhor guiava o seu povo na saída do Egito , de dia por meio de uma coluna de nuvem , e à noite por uma coluna de fogo (Êxodo 13.21) . Esta maravilhosa coluna , ora de nuvem ora de fogo , era , figura de Maria nos dois ofícios que exerce continuamente para nosso bem . Como nuvem protege-nos dos ardores da divina justiça ; como fogo defende-nos contra os demônios .” (pagina 125)
Diz a Bíblia :
“Ali estava a luz verdadeira , que alumia a todo homem que vem ao mundo .” (João 1.9)
“Falou-lhes , pois , Jesus outra vez , dizendo : Eu sou a luz do mundo ; quem me segue não andará em trevas , mas terá a luz da vida .” (João 8.12)
Diz a Igreja Católica :
26. 26. 26. Toda honra deve ser tributada a Maria
“É tributada ao Filho e ao Rei toda a honra que se presta à Mãe e à Rainha .” (pagina 131)
“Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus .” (pagina 134)
“Quero ser servo do Filho : mas ninguém pode servir ao Filho sem servir também a Mãe , esforço-me por conseguinte , em servir a Maria .” (pagina 139)
Diz a Bíblia :
“Para que todos honrem o Filho , como honram o Pai . quem não honra o filho não honra o Pai , que o enviou .” (João 5.23)
“E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono , e dos animais , e dos anciãos ; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares , que com grande voz diziam:
Digno é o Cordeiro que foi morto , de receber o poder , e riquezas , e sabedoria , e força , e honra , e glória , e ações de graças .” (Apocalipse 5.11,12)
Diz a Igreja Católica :
27. 27. 27. Maria , nossa medianeira
“Ide a Maria ! O Senhor decretou não conceder favor algum sem a mediação de Maria . Por isso nas mãos dela está nossa salvação .” … “Quem é protegido por ela se salva : perde-se quem o não é .” (página 144)
“Que seria , pois , de nós que esperança de salvação , se nos abandonásseis ó Maria , vida dos cristãos ?” (página 145)
“Ao mesmo tempo está fora de dúvida que pelos merecimentos de Jesus Cristo foi concedida a Maria a grande autoridade de ser medianeira da nossa salvação …” … “Como não ser toda cheia de graça , aquela que se tornou a escada do paraíso , a porta do céu e a verdadeira medianeira entre Deus e os homens ?” (pagina 131)
“Maria foi dada ao mundo a fim de que por seu intermédio , como por um canal , até nos corresse sem cessar a torrente das graças divinas .” (pagina 135)
“Em vão procura Jesus quem não procura acha-lo com sua Mãe .” (pagina 139)
“Garante-nos Jesus Cristo que ninguém pode vir a ele , a não ser o Pai o traga . O mesmo também , diz Jesus de sua Mãe . Ninguém pode vir a mim , se minha Mãe o não atrair com suas preces . Jesus foi o fruto de Maria . Quem quer o fruto deve também querer a árvore . Quem , pois , quer a Jesus , deve procurar Maria ; e quem acha Maria , certamente acha também Jesus .” (página 142)
Diz a Bíblia :
“Respondeu-lhes Jesus : Eu sou o caminho , a verdade e a vida ; ninguém vem ao Pai senão por mim .” (João 14.6)
“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens , Jesus Cristo , homem.”( Timóteo 2.5)
Diz a Igreja Católica :
28. 28. 28. Maria concebida sem pecado
“Incalculável foi a ruína que o maldito pecado causou a Adão e a todo o gênero humano . Dessa comum desventura quis Deus , entretanto , eximir a Virgem bendita .” (página 235)
Diz a Bíblia :
“Então disse Maria : A minha alma engrandece ao Senhor , e o meu espírito se alegra em Deus , meu Salvador .” (Lucas 1.46)
“Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado .” (Gálatas 3.22)
“Porque nos convinha tal sumo sacerdote , santo , inocente , imaculado , separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus .” (Hebreus 7.26)
Diz a Igreja Católica :
29. 29. 29. Maria , Rainha do céu
“Pelo contrário , os demônios tanto receiam a Rainha do céu que , como do fogo , fogem de quem invoca o seu grande nome . (página 216)
Diz a Bíblia :
“Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha do céu, e oferecem libações a outros deuses, a fim de me provocarem à ira”. (Jr 17.18)
Caríssimo Dinho,
copier-and-paster master,
Este espaço aqui não é lixeira, de modo que tu tens duas opções: ou tu conversas “normal”, falando pouco, com as suas próprias palavras, escutando, argumentando e contra-argumentando, como convém a qualquer coisa que se possa pretender uma conversa; ou então vais despejar os teus detritos doutrinários em outro lugar que não aqui.
Decida-te. E que a Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Inimiga de Todas as Heresias, Medianeira de todas as Graças, possa interceder por ti.
Abraços, em Cristo,
Jorge Ferraz
Repetimos : Não odiamos Maria , mãe de Jesus . Só queremos vê-la no seu próprio lugar indicado na Bíblia
O lugar de Maria é ao lado de seu filho JESUS CRISTO NOSSO SENHOR, que ora e intercede pó nós constantemente, como havia a rainha mãe no A.T. : “Betsabé foi, pois, ter com o rei para falar-lhe em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir-lhe ao encontro, fez-lhe uma profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para a sua mãe, e ela sentou-se à sua direita:” (1º de Reis, 2,19), Maria, mãe do Rei do Universo estará aonde então?, e intercede por nós sim, pois se JESUS é o mesmo, ontem, hoje e sempre (Hb. 13,8) não nos ouviria por meio de sua mãe como nas bodas de Cana?
Quando conhecemos melhor o Jesus da Bíblia não podemos concordar com os títulos e honrarias que se prestam a Maria , pois acreditamos que nem mesmo Maria aceitaria a transferência para ela das honras que são exclusivas ao seu Filho – nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Quando conhecemos melhor JESUS da Bíblia aí se fará sentido os títulos e honrarias que prestamos a Maria, pois toda a honra de Maria provém de seu filho, são os evangélicos que invertem a temática alegando que somo nós os católicos que colocamos Maria a frente de JESUS quando é o contrário.
Maria procurou interferir na obra salvítica de Jesus por três vezes durante o seu ministério . A primeira vez que Maria assim o fez foi quando Jesus visitou o templo , na idade de doze anos . “E quando o viram , maravilharam-se , e disse-lhe sua mãe : Filho , por que fizeste assim para conosco ? Eis que teu pai e eu , ansiosos , te procurávamos . E ele lhes disse : Por que é que me procuráveis ? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.48,49)
Que coisa estúpida, Maria aí agiu como uma Mãe que se preocupou com a “travessura” de seu filho de apenas 12 anos de idade, se por hora ela não se deu conta que JESUS agiu daquela forma porque tinha que fazer a vontade de seu pai, isto não quer dizer que ela queria intervir na obra salvifica de JESUS.
Na segunda vez foi na festa de casamento , em Caná da Galiléia . “E , faltando o vinho , a mãe de Jesus lhe disse : Não têm vinho . Disse-lhe Jesus : Mulher , que tenho contigo ? Ainda não é chegada a minha hora .” (João 2.3,4)
Outra grande estupidez, mais do que querer em ver aí que Maria queria se intrometer na intervenção na obra salvadora de JESUS muitos cristão, até hoje, viram aí a intercessão de Maria por todos nós, e JESUS como filho obediente atende a súplica de sua mãe por aqueles noivos, e assim acontece até hoje nos céus onde JESUS atende prontamente sua mãe quando ora por nós, pois como escrevi logo atrás, se JESUS é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb. 13,8) ELE estará continuamente atendendo nossos pedidos mediante as súplicas de sua mãe.
E a terceira vez foi em Cafarnaum , quando Jesus estava pregando . “Chegaram , então , seus irmãos e sua mãe ; e , estando de fora , mandaram-no chamar . E a multidão assentada ao redor dele , e disseram-lhe : Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram e estão lá fora . E ale lhes respondeu , dizendo : Quem é minha mãe e meus irmãos ? E , olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse : Eis aqui minha mãe e meus irmãos . Portanto qualquer que fizer a vontade de Deus , esse é meu irmão , e minha mãe.” (Marcos 3.31-33)
Mesmo quando Jesus foi interrompido no seu discurso por uma mulher que elogiava Maria por lhe ter amamentado e lhe dado à luz , Jesus não elogiou a mulher que assim dissera . Disse a mulher : “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste ! Mas ele disse : “Antes , bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam .” (Lucas 11.27,28) Jesus assim falando , afirmou que existe mais bem-aventurança em ouvir a palavra de Deus e guardá-la do que ter sido filho de Maria .
Essas baboseira já respondi no último post, e se refere a necessidade da fé em JESUS CRISTO para pertencermos verdadeiramente a família de JESUS, e aí escrevi que foi pela fé que Maria teve em DEUS e no seu filho que ela foi escolhida para ser mãe do filho Unigênito do PAI, aí não há nada que desmereça a Maria, muito pelo contrário, há sim algo que a elava, e muito menos algo de que aí se supõe que Maria queria intervir na missão salvadora de JESUS, isto só parte mesmo da cabeça dos que distorcem a Bíblia para desmerecer a Maria e a Igreja Católica.
Em outras ocasiões mencionadas na Bíblia onde Maria aparece , notamos o seguinte :
1.1. 1. Maria , ao receber a notícia que seria mãe do Salvador , se pronunciou como necessitada de um Salvador . “Disse , então , Maria : A minha alma engrandece ao Senhor , e o meu espírito se alegra em Deus , meu Salvador .” (Lucas 1.46,47)
Ai talvez queiram indagar porque Maria precisava de um salvador ela seria pecadora, pergunta-se, poderia JESUS verdadeiro DEUS e verdadeiro homem, o qual jamais conheceu a corrupção, ter seu corpo formado a partir de uma pecadora? É obvio que não, Maria foi isenta de todos os pecados desde o original pois como diz a Bíblia “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Sua descendência te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”, pois nesta passagem DEUS prevê a vitória da descendência da Mulher sobre a descendência da serpente, aí identificamos a JESUS CRISTO que esmagou a serpente, melhor dizendo, que derrotou o demônio no alto da cruz, porém é interessante notas que tanto a descendência da Mulher (JESUS) como a própria mulher teriam a mesma inimizada para com a serpente (demônio) e quem seria esta mulher que junto com seu descendente seria inimigo do demônio, isto é, que em nenhum momento teria a amizade, subentendido aqui amizade pelo pecado, com o demônio, entre tantas mulheres que já houveram na terra sobra mesmo é a Mãe de JESUS, pois somente ela por um privilegio especial de DEUS antecedendo a ação redentora de JESUS na cruz, de forma antecipada garante a Maria a salvação, portanto, Maria exalta a DEUS como salvador porque Maria fora salva também por DEUS NOSSO SENHOR de forma antecipada pelos méritos de CRISTO na cruz, quem desconhece isto acaba escrevendo besteiras como foram descritas acima.
2. 2. 2. Quando os magos visitaram Jesus , na sua infância , dirigiram-se a Jesus e não à Maria . É o que lemos de Mateus 2.11 : “E , entrando na casa , acharam o menino com Maria , sua mãe , e , prostrando-se , o adoraram .” Como se vê , os magos não adoraram Maria , mas adoraram Jesus .
2. 2. 2. Quando os magos visitaram Jesus , na sua infância , dirigiram-se a Jesus e não à Maria . É o que lemos de Mateus 2.11 : “E , entrando na casa , acharam o menino com Maria , sua mãe , e , prostrando-se , o adoraram .” Como se vê , os magos não adoraram Maria , mas adoraram Jesus .
E desde quando a Igreja Católica descreveu que aí Maria fora adorada, por acaso o autor desta incongruência já verificou a doutrina católica com relação a adoração ao único DEUS UNO E TRINO e a honra que devotamos a Maria por ser mãe de JESUS verdadeiro DEUS e verdadeiro homem?
3. 3. 3. A última referência bíblica de Maria que se vê em Atos 1.14 quando ela se encontrava em oração com os demais seguidores de Jesus , “Todos estes perseveravam unanimentemente em oração e súplicas , com as mulheres , e Maria , mãe de Jesus , e com seus irmãos .” Fora isso , nada mais se lê no livro de Atos sobre Maria , assim como em todo o restante do Novo Testamento .
E por causa disto vamos esquecer de Maria?, as outras passagens em que ela se encontram devem ser ignoradas?
Dinho
O que passa na cabeça de um ser humano de vir a um BLOG CATÓLICO contestar MARIA?
Cara você é um peixe fora d’agua aqui.
Nunca faltei com respeito a nenhuma outra religião ou seita.
Nunca entrei nos blogs delaSs para contestar suas crenças.
Cada um deve ficar entre os “seus”
É no mínimo falta de educação você entrar na “casa” de outra pessoa e debater a fé que ela professa.
MARIA É NOSSA MÃE e como todo filho não admito que fale da minha mãe.
Por favor, seja educado e não venha com suas colocações protestantes em um BLOG CATÓLICO.
O que o Sr. Dinho haja que nós católicos somo um bando de estúpidos e ignorantes, ele acredita que a doutrina que a Igreja Católica está baseada neste livro de Santo Afonso Maria de Ligorio, nada mais absurdo, nossa doutrina está baseada no Catecismo da Igreja Católica, lá está embasado nossa fé, o que a Igreja prega e ensina, estes títulos que Santo Afonso Maria de Ligorio proferiu a Maria, provem única e exclusivamente de sua função de mãe e intercessora diante de seu filho JESUS CRISTO ou diante de DEUS PAI em nome de seu filho, poderia responder uma por uma das indagações do Sr. Dinho com referencia MARIA CATÓLICA X MARIA BÍBLICA, porém iria se tornar jato e cansativo, como por exemplo quando indaga: “Diz a Igreja Católica:
9. 9. 9. Maria portadora de graça
“Deus não destruiu o homem logo após o pecado , devido ao singular amor para com esta sua futura filha . Não lhe resta a menor dúvida de que todas as misericórdias e mercês , em favor dos pecadores na Antiga lei , só lhes tinham sido feitas por Deus em consideração desta abençoada Virgem .” … “Procuremos a graça , mas procuremo-la por meio de Maria . Se formos tão infelizes , que perdemos a divina graça , procuremos recuperá-la por meio de Maria ; porque se a perdemos ela a achou .” … “Corram , pois , a Maria os pecados que perderam a graça , porque em seu poder a acharão certamente … e digam-lhe : Senhora , a coisa achada deve-se restituir a quem perdeu ; aquela graça , que vós achastes , não é vossa , porque nunca a perdestes ; é nossa , porque a perdemos , por isso no-la deveis restituir .” (pagina 75)
Diz a Bíblia:
Jesus é portador exclusivo da graça e não Maria
“Porque a lei foi dada por meio de Moisés ; a graça e a verdade vieram por Jesus cristo >” João 1.17 ;
“Porque a graça de Deus se há manifestado , trazendo salvação a todos os homens .” (Tito 2.11)
Eu respondo: Pergunta-se, quem é a graça?, é próprio JESUS CRISTO, que foi a maior graça que DEUS poderia ter dado a humanidade, foi por meio de JESUS CRISTO a verdadeira graça que nos obteu outra grande graça que foi a salvação eterna, Maria é apenas portadora desta graça enquanto foi por meio dela que JESUS venho a mundo e por meio dela, por sua intercessão que chegamos a JESUS e por meio DELE obtemos a salvação.
Portanto, todas as respostas de cada indagação iria girar em torno da mesma resposta, que Maria recebe tal e tal títulos por ser mãe de JESUS e por sua intercessão diante de seu filho, por isto se o Sr. Dinho quer continuar a tumultuar nossa fé com argumentações anti marianas que continue, mas nós católicos sabemos que Maria é nossa mãe, que está a direita de seu filho como rainha mãe e estará sempre solicita a interceder por nós, e seu filho JESUS CRISTO, se for de sua vontade nos atenderá.
Sandra, não me lembro de alguma vez ter concordado com você em alguma coisa, mas agora concordo com você em gênero, numero e grau, também não sou daqueles que vai a sites e blogs protestantes, espíritas e até de ateus apara contestar a fé e a crença de cada um, acredito que cada um deve ficar em seu canto para se evitar maiores discussões, portanto, não gosto quando vejo algum evangélico ir a algum site u blog católico para ofender os católicos como não gosto de ver católicos ido a sites evangélicos para ofendê-los, mas se eu ver algum evangélico indo há algum site católico para ofender nossa fé, eu entro da discussão para esclarecer ao dito cujo que as coisas não são como ele haja que é se mesmo assim a coisa não funciona, aí eu deixo nas mãos do dono do blog ou do site que não vai mais permitir que tal pessoa participe do blog ou simplesmente se ignore sua presença.
Fiquem mais calmos !
Se vocês podem discutir sobre a RCC, por que eu não posso discutir sobre devoção a Maria ou ao Papa, ou sobre a Igreja Católica. Será que eles são intocaveis? São perfeitos? Será que vocês chegam a ama-los mais do que o próprio Deus e do que a própria Palavra de Deus?
Lembrem-se: Amai a Deus sobre todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo. (JESUS CRISTO)
Se eu viesse aqui como um cristão não romano, e argumentasse alguma coisa contra Deus, Jesus, Bíblia, e a Trindade, provavelmente vocês não se sentiriam tão ofendidos como estão agora. No máximo zombariam de mim. Diriam: Estão vendo, só podia ser um protestante mesmo, para falar isto, eu sabia, não são de Deus. A maioria estariam rindo.
Mas quando se toca na igreja romana, no papa e em “Maria”. Vocês criam ódio no coração, se eu estivesse aí na frente de vocês iria apanhar e muito.
Reflitão: Será que vocês não estão amando e adorando mais aos homesn do que o próprio Deus Trino?
Dinho,
O.k.
Bom, por alguns motivos. Primeiro, tu não estavas discutindo, estavas despejando caminhões de lixo, com um ctrl+c e ctrl+v tosquíssimo. Segundo, este blog é católico. Terceiro, este post é sobre a RCC, e não sobre a devoção mariana ou o Doce Cristo na terra.
A Virgem Santíssima é sim perfeita, tanto quanto é possível a uma criatura. O Papa não é “perfeito”, mas é uma autoridade constituída a quem se deve respeitar, para se obedecer a Cristo.
Sinceramente, é extremamente deselegante que um herege venha aqui vomitar heresias contra a Mãe de Deus e contra o Vigário de Cristo.
Não, não chegamos, nem se preocupe com isso.
Perfeito.
Juízo temerário. Dispenso.
Idem.
Não sabia que você tinha o dom de ver os corações…
De novo, mais juízo temerário.
Não, não estamos.
Abraços, em Cristo,
Jorge Ferraz
Senhor Dinho, se viessem alguém aqui falar contra contra Deus, Jesus, Bíblia, e a Trindade, nós defenderíamos a fé que temos sobre isto da mesma forma que defendemos nossa fé com relação a Maria, a o Papa e a Igreja, pois DEUS, JESUS a Bíblia e a TRINDADE, também fazem partem do deposito da fé que JESUS confiou a sua Igreja para ensinar e guardar a verdade sobre isto tudo, não estamos defendo por ódio, mas para demonstrar o que cremos realmente, e você como todos os demais evangélicos que vem aqui falar bobagens, distorcendo tudo o que cremos, como se o que você diz é o que cremos quando na verdade não é, por acaso você é DEUS para saber o que passa em nossa mente e nossos corações para julgarmos como idolatras?, o juízo não pertence a DEUS?, e é engraçado você dizer: “Se vocês podem discutir sobre a RCC, por que eu não posso discutir sobre devoção a Maria ou ao Papa, ou sobre a Igreja Católica. Será que eles são intocaveis? São perfeitos? Será que vocês chegam a ama-los mais do que o próprio Deus e do que a própria Palavra de Deus?”, podes sim, discutir o quanto quiser, mas dede que venha falar algo de proveito, e não distorções como você vem fazendo, como dizer que nós católico adoramos Maria e a colocamos no centro de tudo, isto é mentira, e o pai da mentira é o diabo, nós colocamos aqui nossos pareceres contra pondo seus argumentos mentirosos e agora te fazes de vitima dizendo que nós temos ódio e que queremos calar sua boca, ou seja, não tendo contra-argumentos para nossas respostas as suas bobagens agora te fazes de vítima.
Dinho ?
É o Dinho dos Mamonas assassinas ?
Deve ser, porque como ele também é doi_dinho da Silva.
Não sei se é Católico, crente, pentecostal, espirita, Tradicionalista, só sei que Carismatico ele não é.
Não entende nada de nada e copiou um monte de textos ridicúlos, escolheu as piores partes dos livros para tentar denegrir a imagem dos Católicos Carismáticos, me parece que em um certo ponto ficou chateado porque os Carismáticos preferem ser Católicos e combatem cada vez mais os desvios dos protestantes que nem sequer conhecem as verdades do evangelho e ficam repetindo igual a um papagaio “LORO” o que seus mestres ensinam pelas metades, já que eles não tem coragem de contestar as mentiras que lá se ensinam, vem jogar cizânia em nossos Blogs.
Lamento que existam pessoas que acham que irão pescar algum Católico com esse papo estranho.
Valeu pessoal.
Ps.
Jorge, sei que não é sua política, mas esse papo aí do Dinho é só SPAM.
Feliz ano novo.
Perdoe me Dinho
Não havia lido seu ultimo comentário…
Você parece gostar muito de debater o assunto, então faça como nós, fale de si mesmo, com suas proprias palavras e seus conhecimentos, usando suas experiências com Deus e com Maria.
Ela por acaso já lhe magoou alguma vez ?
Por que você a combate Com tanta veemência ?
Martinho Lutero nunca disse nenhuma palavra contra nenhum dogma sobre Maria, porque hoje os protestantes a odeiam tanto ?
Você por acaso não tem Mãe ?
Gostaria de ouvir seus vizinhos falando mal dela ?
Nos encontraremos por aí…
Em um texto sobre o assunto…
T. Logo
Jesus te ama
Ps.
Sr. presentepravocê
Q. Q. Q. isso pessoal, sou jovem como vocês, só vivi um pouquinho mais…
Sem cerimônias tá ok, basta Vc., Vc. mesmo.
Sizenando
“Ela por acaso já lhe magoou alguma vez ?”
Não. Maria nunca me magoou, pelo contrário glorifico a Deus pela vida que ela viveu aqui na terra sendo a mãe, na carne, do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. E reconheço que Maria, como diz a bíblia foi a mais feliz entre as mulheres por ter tido a honra de ser a mãe de Jesus. Por isto mesmo que no Evangelho segundo Lucas ela glorifica e adora a Deus confessando que Deus(Pai, Filho e o Espírito Santo) é o seu Salvador (Lucas 1:47). Ou seja confessando que ela necessitava assim como todos os seres humanos de um salvador para salvá-la do inferno através do perdão dos seus pecados.
“Por que você a combate Com tanta veemência ?”
Eu combato toda heresia que nega a verdade única e absoluta de Deus (II Pedro 1:20-21; I Pedro 1:10; Lucas 1:69-70; João 10:35; João 5:39; Jo 2:22; Jo 17:12; Jo 20:9; 2 Tm 3:15; Ap 22:18-19 ) que esta revelada na bíblia, tirando a Glória que é dada unicamente a Deus e dividindo com qualquer outro, homem, ser, instituição, religião imagem, etc.
Eu não combato a Maria que como serva de Deus se estivesse neste momento em meu lugar combateria também estas heresias e idolátrias que foram inventadas por homens sobre a sua própria pessoa.
“Martinho Lutero nunca disse nenhuma palavra contra nenhum dogma sobre Maria, porque hoje os protestantes a odeiam tanto ?”
Eu não sigo Lutero ou qualquer outro homem, mas sim a bíblia que é a Palavra de Deus.
“Você por acaso não tem Mãe ?”
“Gostaria de ouvir seus vizinhos falando mal dela ?”
Sim eu tenho mãe. E não gostaria que ninguem falasse mal dela.
No entanto, se ela estivesse falecido e o meu irmão mais novo pegasse uma foto dela acendesse uma vela para ela, se ajoelhasse diante dela, cantasse hinos de louvor, glória, honra e veneração(adoração) a ela, se ele fizesse pedidos a ela, tentasse se comunicar com ela ( algo que a bíblia condena.Dt 18:11), agradecesse a ela algo que Deus lhe fez, se ele levasse esta foto dela pelas ruas clamando a ela, se ele fizesse tudo isto eu concerteza o alertaria, mostrando na bíblia que ele estaria cometendo uma transgreção grave da Palavra de Deus, desobecendo a Deus, sento infiel a bíblia e a Deus. Pois somente Deus deve e pode ser adorado, venerado, louvado e glorificado, e Ele não divide a glória dele com ninguém.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. (João 5:39)
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.(2 Tm 3:15)
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.(Ap 22:18-19)
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;(Dt 18:11)
O Jorge Ferraz já deixou claro que aqui está se debatendo sobre a RCC e não sobre Maria, a Igreja ou o Papa, são os protestantes que tem a mania de usar o método da metralhadora giratória para tumultuar a conversa em questão para se saírem por cima, se o Dinho quiser debater sobre estes assuntos que procure outro post para despejar as suas bobagens distorcidas sobre Maria, a Igreja, o Papa e outros assunto inerentes a Igreja Católica, mas aqui já está claro que o debate é sobre a RCC.
Prezado Dinho,
Como já foi dito, este post aqui trata sobre a RCC, e não sobre Maria. No entanto, faço uma proposta; o senhor quer debater sobre a Doutrina Católica referente à Virgem Santíssima, respeitando as regras mínimas do debate civilizado (um assunto de cada vez, sem copiar-e-colar)? Caso o queira, avise-me, que providencio a criação de uma página [não aqui] para o mesmo.
Abraços, em Cristo,
Jorge Ferraz
Dinho
É muita incoerência sua, vir a um blog Católico discutir nossa fé em Maria e nosso amor ao Papa.
Se eu for à sua casa e começar a discutir como o senhor trata sua família e querer faze-lo crer que seu modo está errado e que o meu é o certo, também ficaria, no mínimo, irritado.
Ou se estiver conversando com seus “irmãos de fé” sobre pescaria e eu entrar e dizer que o que crêem e que sua religião ou seita está em desacordo com o que Deus disse. Seria taxada de mal educada e louca.
Quanto ao sua opinião que estamos com “ódio” no coração, quanto a mim pode ter certeza que não é verídica.
Eu sinto pena do senhor.
É muito estranho uma pessoa aparecer do nada num assunto totalmente diverso, começar a “pregar” como um tresloucado.
Me lembra aqueles pobres coitados berrando como uns loucos na praça da sé.
Eu simplesmente os ignoro.
Mas o senhor, não pude ignorar pois “atropelou” uma conversa DENTRO da casa de um amigo.
Reitero minha opinião, é muita falta de educação de delicadeza.