Estão excomungados

Louvado seja Deus, porque nós temos um bispo“Arcebispo diz que quem participou do aborto da menina de 9 anos está excomungado”. Enquanto isso, há deputados que não estão gostando da atitude de Sua Excelência: Pedro Eurico (PSDB) classificou como “retrógrada, das trevas e da idade média” a postura do arcebispo de Olinda e Recife. Enquanto isso, os comentários da notícia que falam sobre a excomunhão estão repletos de ódio a Dom José Cardoso. Enquanto isso, eu recebo emails de senhoras ditas católicas – que propagam um respeito seletivo aos sacerdotes – chamando Sua Excelência de “padreco” e dizendo que é por causa de “bispos” (as aspas são dela) como ele que a Igreja perde Seus fiéis. Enquanto isso, o inferno urra e escarnece dos filhos de Deus; mas os católicos fiéis se regozijam, e os Céus estão em festa, porque um Sucessor dos Apóstolos digno da posição que ocupa é perseguido por ódio a Deus, e é atacado por causa de sua fidelidade a Nosso Senhor. “Combati o Bom Combate”, poderá dizer Dom José Cardoso!

Ontem à noite, o arcebispo tentou falar com o governador Eduardo Campos para pedir que nenhum hospital público do estado fizesse o aborto, mas não conseguiu falar com o governador por telefone. Conseguiu, apenas, falar com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jones Figueiredo, e com o diretor do Imip, Antonio Figueira, para pedir a suspensão do aborto.
[Diário de Pernambuco – 04 de março de 2009]

Obrigado, Dom José, por Vossa Excelência ser para nós pastor atento, sentinela fiel!

244 comentários em “Estão excomungados”

  1. D. José já deve ter o céu garantido.
    Louvado seja Deus pelo Bispo, com “B” maiúsculo, que nós temos!

  2. Nossa, fico cada vez mais feliz. Os ataques contra a Igreja estão surgindo aos montes nos últimos tempos, mas a reação firme dos nossos pastores está me surpreendendo. Eu fico maravilhado com a atitude do Bispo e que a Igreja perca sim muitos infiéis por causa da defesa da verdade.

  3. Acabei de ver alguns dos comentários cheios de ódio no site. Engraçado, a excomunhão é uma medida punitiva e educativa aplicada pela Igreja. A excomunhão no caso do aborto é automática. Será que as pessoas não sabiam disso? Provavelmente não, acho que ninguém sabe disso, mas basta conhecer os 10 mandamentos. Simples assim.

  4. \\\\\\\\\\\\\\\\estamos vivendo novamente uma sodoma e gomorra, não sei onde iremos parar! Esta defesa pela vida que a Igreja propaga é a mesma que Jesus anunciou! O aborto é contra a vidaentão não se faz nada contra a vida!

  5. Eu queria saber qual a religião do deputado Pedro Eurico (PSDB) que classificou a Dom José Cardoso como “retrógrada, das trevas e da idade média” a postura do arcebispo, pois se for católico só pode ser daqueles que gostam de aparecer as missas e beijar a mão dos bispos em época das eleições, pois passando estas, quando já ocupou o cargo não vai mais a missa e quando aparece um fato desses desdém a pessoa dos Bispos e até do Papa e de toda a Igreja, belo exemplo de político este senhor nos demonstra, os católicos fieis deveriam lembrar dele nas próximas eleições, mas um individuo deste há mais seguidores que o próprio bispo e daí sempre teremos um sujeito deste a desdenhar nossa Igreja e todo e qualquer cristão que prefere entrar pela porta estreita que a larga como disse JESUS, e quanto as palavras cheias de ódio a Dom José Cardoso e que também se direcionam de uma forma e de outra a Igreja me lembro da passagem de Apocalipse 20, 7-11 aonde se diz: “Depois de se completarem mil anos [Tempo que decorre entre a primeira vinda de CRISTO e a sua segunda finda no fim dos tempos], Satanás será solto da prisão. Sairá dela para seduzir as nações dos quatro cantos da terra (Gog e Magog) e reuni-las para o combate. Serão numerosas como a areia do mar. Subiram à superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos e a cidade querida. Mas desceu um fogo dos céus e as devorou. O Demônio, sedutor delas, foi lançado num lago de fogo e de enxofre, onde já estavam a Fera e o falso profeta, e onde serão atormentados, dia e noite, pelos séculos dos séculos.”

    [] Grifos meus

  6. Um bispo excomungando assassinos e cúmplices no Brasil…
    Os tempos estão realmente mudando e para melhor.
    De fato, é nos tempos de trevas que começamos a reconhecer a fé e o testemunho dos filhos da Igreja.
    Vamos rezar! A vitória de Cristo se aproxima!

  7. Na verdade, o bispo apenas relembrou da excomunhão dos envolvidos, que é automática. Isso não depende de bispo algum.

    Por outro lado, convém deixar claríssimo: a criança não é culpada de pecado algum muito menos está excomungada! Ela é vítima de um dos crimes mais bárbaros dos quais eu tive noticia em minha vida.

    E ela teve sua liberdade destruida pelos medicos. Porque quem decidiu pelo aborto foram eles e a justiça!

    Eis aí o ‘direito de escolha’ dos abortistas!

  8. A dura intolerância dos que tanto clamam por tolerância…

    A Igreja agiu dentro de suas leis, só.

    Não acreditam no que a Igreja ensina, porque se preocupar tanto com uma “mera” pena canônica?

    É semelhante com o caso dos preservativos. Ninguém está ligando para o ensinamento moral (castidade e fidelidade) da Igreja, pq se preocupam e se horrorizam tanto com a proibição que a Igreja faz do preservativo?

    Porque ninguém se abala com as seitas protestantes que se levantam também contra esses pontos?

    É aquela história de “não jogar pedra em árvore que não dá fruto”… Ou outra: o demônio não se levanta contra sim mesmo…

    Dá uma boa meditação.

    []’s
    Luiz Henrique
    http://www.fides.blogspot.com

  9. Bem lembrado R. B. Canônico, as punições são automáticas, claro, aqueles envolvidos que se arrependerem poderão pedir a absolvição ao bispo….

    Curioso, fico impressionado com o numero de ditos “católicos” que estão execrendo o bispo por tal informação, sem darem a minima preocupação de responderem se foi justo ou não duas crianças terem morrido… Que a medicina atual poderiam salvar a vida das três… mas não houve vontade médica, muito menos política de deputados.
    Deus abençoe e fortaleça Dom José.

    Quanto ao deputado Pedro Eurico, que se impressionou, não sei por que…
    Talves esteja até excomungado por icentivos ao aborto e não saiba.

  10. O Bispo tentou falar com o governador? Aquele comunista capanga de Lulla? Não perca seu precioso e sagrado tempo, Sr. Bispo.

  11. Gostaria de dar parabens a todos que tiveram a coragem de enfrentar esses loucos que lutaram contra a interrupção dessa absurda gravidez.Ela é só uma criança!
    A mãe dela fez muito bem em autorizar, sou mãe tambem e faria o mesmo pela minha filha.E quanto a excomunhão
    quero dizer o seguinte reverendissimo :Só cabe ao SENHOR julgar, e pelo que sei o senhor não é DEUS.
    PORQUE AIGREJA CATÓLICA NÃO EXCOMUNGA TODOS OS PADRES PEDÓFILOS TAMBEM?
    Sou contra o aborto quando se trata de uma mulher que sabe bem o que esta fazendo.
    Mas vitimas de estrupo tem o direito de tentar esquecer os momentos de horror que sofreram.

    O DEUS QUE EU SIRVO É BONDOSO E MISERICORDIOSO

  12. Ai, as vítimas de “estrupo”!

    Precisa estuprar o vernáculo?

    Um Deus bondoso e misericordioso não aprova o aborto de criancinhas.

    E a Igreja católica recebeu de Deus o poder de julgar os homens na terra:

    “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos Céus; e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado também nos Céus” (Mt 16,18-19).

    “Se não ouvir a Igreja, considera-o como um gentio e um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no Céu; e tudo o que desligardes sobre a terra, será desligado no Céu” (Mt 18,17-18).

  13. Maria do Carmo,

    Já que vc nao sabe, eu explico. A absurda maioria dos casos de pedofilia são praticados em casa, por padastros. Eis aí o exemplo!

    A mulher se separa do marido, tem um amante que vira o padastro de sua filha. Esse padastro abusa da filha, têm filhos, e a solução da mãe: abortar os filhos do amante com a sua propria filha.

    Está certo isso?

    E tem mais: a justiça, obviamente, não deveria se intrometer no caso. A decisão, claro, nao poderia ser feita pela equipe médica, pois isso seria ir contra a liberdade das pessoas. A decisão cabe aos pais.

    O pai da garota era contra o aborto. A mãe, como vemos, não me parece ser a pessoa mais isenta e confiável para tomar a decisão…

    A meu ver, a decisão – única sensata – foi a do pai do garota.

    Aliás, a justiça, os médicos e a mãe da garota tiraram a liberdade da garota e do pai.

    É o reinado da insensatez.

  14. Maria do Carmo, pensa se JESUS aprovaria isto tudo, ELE que disse: “O ladrão[o diabo] não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. ” (João 10,10), o aborto não é senão matar e destruir um ser humano, que independente das circunstâncias em que foi gerado, seja por um adultério, fornicação ou estupro, merece viver, pois foi JESUS também quem disse que devemos amar até mesmo aqueles que nem merecem ser amados, os nossos inimigos, quem dirá de dois seres indefesos como estes que foram abortados e que não tiveram culpa nenhuma pelo crime de seu pai e a violência que sua mãe sofreu, São Paulo diz: “Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem. ” (Rm. 12,21) o aborto nunca será um bem, sempre será um assassinato de inocentes dentro do ventre de suas mães, se você é católica medite um pouco sobre isto, porque não dá mais para ter católicos de naipes como alguns demonstram ser, não ter caridade e nem compaixão por quem está por vir ao mundo, poderão ser chamados estes de seguidores de JESUS CRISTO logo ELE que venho dar a vida e vida em plenitude, a morte nunca foi solução para nada, a começar pelo aborto.

  15. Cara Maria do Carmo:

    Estar excomungado significa estar fora da Igreja. Portanto, o pecado da pedofilia, assim como todos os pecados graves, já é uma forma de “auto-excomunhão”.

    Dom José Sobrinho nem precisaria anunciar a excomunhão, já que os médicos se “auto-excomungaram” a partir do momento que praticaram aquele aborto, aliás aborto duplo.

    Dom José Sobrinho deu-se ao trabalho de anunciar a excomunhão para que ficasse claro aos fiéis católicos qual é a posição da Igreja quanto ao aborto.

    Essa pedagogia é importante pois é relativamente fácil achar quem se orgulhe de ser a favor do aborto. Mas é bem mais raro achar quem ser orgulhe de ser pedófilo.

    A imensa maioria dos casos de pedofilia na Igreja são denunciados depois de passados vários anos, quando muitos dos envolvidos já se arrependeram – ao menos da boca para fora – do que fizeram. Nesses casos, não faria sentido nenhum anunciar a excomunhão de um ex-pedófilo arrependido.

    Note também que, na prática, os casos de pedofilia raramente são fáceis de avaliar e julgar. Na maioria das vezes, tem-se apenas a palavra de um contra a palavra de outro. Por isso, nos EUA, a maioria dos denunciantes acabou optando por acordos financeiros, abrindo mão da punição judicial do culpado.

    Para finalizar, você certamente concordará que, embora a pedofilia seja um crime horrível, ainda assim não é tão horrível quanto o crime do aborto.

    JB

  16. Tenho algumas dúvidas.
    Fica claro que uma gorota grávida de gêmeos essa gravides é de alto risco e que ocntinuar seria perigoso para as crianças e a mãe. Se não fizesse o aborto e a gatora de 9 anos não resistisse? E se o aborto fosse expotâneo? Seria Deus o criminoso? Digamos que por respeito a igreja o aborto não fosse feito, ela se responsavel pelo tratamento e acompanhamento da gorota?

  17. Prezado Rogaciano:

    1 – Segundo o IMIP (Instituto Materno Infantil de Pernambuco) não havia risco de morte para a pequena gestante. Tanto que foi essa a justificativa que permitiu a alta dada para a menina deixar o hospital:
    http://jc.uol.com.br/2009/03/03/not_193209.php

    Na verdade, o que houve foi que militantes abortistas do Grupo Cunhã entraram no IMIP fizeram a cabeça da mãe e a convenceram a tirar a menina do hospital e levá-la para lugar ignorado, para fazer o aborto. Não houve decisão deliberada e livre da mãe da criança estuprada e muito menos da menina gestante.

    O pai da criança, que não é católico, também estava contra o aborto e a questão estava sub judice:
    http://jc.uol.com.br/2009/03/02/not_193133.php

    O aborto foi feito clandestinamente, atropelando a autoridade da Justiça pernambucana.

    2 – Se o aborto fosse espontâneo? A morte não-provocada é um evento biológico natural, uma consequência das leis naturais que regem os processos vitais. Aliás, o fim da vida biológica é a morte e, por isso, quem limita seus horizontes às satisfações corporais, nada mais faz que viver para a morte, que chegará um dia.

    O problema moral existe quando a morte é provocada por um ato voluntário do homem. Isso se chama matar.

    3 – Não haveria problema algum em que a Igreja se responsabilizasse pelo tratamento e acompanhamento da criança. A Igreja já faz isso com milhões de crianças, por meio das pastorais da criança e da saúde.

  18. Você é contra o aborto pq não foi você que foi estuprado enquanto deveria estar brincando com as outras crianças, se fosse com sua mãe, irmã ou filha queria ver se você teria a mesma opinião, ou se vc fosse mulher e fosse violentada, pena que essas coisas não acontece com pessoas que pensam igual a você, pq aí sim eu ia querer ver a sua opinião.
    Aonde têm na biblia escrito alguma passagem de crianças estupradas???
    Quem escreveu a biblia foi Jesus???
    É acho que não!
    O que tem escrito nela foi escrito por outras pessoas os apostolos, são como eles viam as coisas, para saber realmente o que acontecia só vivendo naquele tempo.
    Pq ao invés de fazer essas idiotices esse bispo não manda tirar as imagens da igreja???
    Não foi Jesus que falou que o lugar de seu Deus era aquele que estava sem imagem.
    Não foi ele que condenou a adoração de imagens????
    Vai ver que é por causa dessa mente tão fechada que tem cada vez mais evangélicos no mundo.
    A igreja católica mesmo se contraria.

  19. Prezado “Fala Sério”,

    Em primeiro lugar, o pai da criança era contrário ao aborto! Contra o besteirol de vocês que ficam dizendo “queria-ver-se-fosse-com-você” e blá-blá-blá, é uma excelente resposta.

    Em segundo lugar, é bastante interessante que venha um herege servo de Satanás – como tu te apresentas – para condenar as imagens da Igreja e, ao mesmo tempo, aprovar o assassinato de crianças. Uma verdadeira pérola.

    Em terceiro lugar, verdade seja dita, não são todos os evangélicos que têm a sanha assassina que tu vieste destilar aqui. O pai da garota, que era contra o aborto, era também evangélico.

    Abraços,
    Jorge

  20. Agora a mãe vai dizer também que não sabia do estupro e da gravidez da filha, por acaso vocês viram o tamanha da barriga da criança, ela era conivente com o estupro.
    Ela devia era ter mais cuidado de ver quem ela está levando para dentro de casa isso sim.

  21. O fala mansa aí de cima quer falar sobre o quê, mesmo? Estupro, aborto, Bíblia, idolatria?…

    Mais um pro rol dos abruptos, coitado…

  22. Também acho. E me espanta tanta gente pedindo o aborto de duas pequeninas crianças indefesas, que “não fizeram crime algum que merecesse a morte” (cf. Lc 23,41) e não há ninguém pedindo a PENA DE MORTE para o estuprador, que logo mais estará livre para praticar novos estupros. Aliás, muitos desses que defendem o aborto de crianças que tiveram a infelicidade de serem concebidas em razão de um estupro, estariam defendendo os DIREITOS HUMANOS DO ESTUPRADOR se a lei prevesse pena de morte nesse caso.

    Pobres crianças nascituras: na cabeça de certas pessoas, direitos humanos são só para marginais!

  23. Esses hipócritas, que vêem tanta dignidade num marginal, e nenhuma no nascituro!

  24. Caro, Irmão Aparecido

    Conteúdo do primeiro link: para quem não leu.

    [De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a mãe solicitou a alta e, “como não havia risco de vida iminente, imediato, o hospital é obrigado a conceder, e a mãe ficará responsável”. ]
    Na criança de 33 quilos e 1,36 de altura, a gravidez de gêmeos apresenta riscos à saúde e à vida da mãe.

  25. Dá até pra entender porque a Igreja Católica foi tão contra a interrupção dessa gravidez… afinal, serão duas criancinhas indefesas, oriundas de famílias desestruturadas a menos para serem abusadas pelos seus santos padres pedóflilos contra os quais eu nunca vi nenhuma reação tão radical assim dos bispos, não é mesmo?

    Se o céu é lugar de gente que defende coisas como a continuação de uma gravidez numa criança de 9 anos, vítima de estupro, ficarei mais do que feliz em ir pro inferno!!!

  26. D. José simplesmente tornou público aquilo que é lei na

    Igreja.

    A excomunhão no caso do aborto é automática.

    O que falta é a Igreja colocar essas questões de

    maneira bem explícita para os católicos.

    A maioria desconhece isso, o que não atenua o aborto.

    De certa forma, a atitude corajosa e verdadeira de D. José,

    vai trazer a discussão e o debate na Igreja e na sociedade.

    Ótimo !!!

    Nada pior que a ignorância e a “falsa-ignorância”.

  27. “Na criança de 33 quilos e 1,36 de altura, a gravidez de gêmeos apresenta riscos à saúde e à vida da mãe.”

    a medicina está tão avançada que poderia contornar esta gravidez de risco, sim senhor, não fez porque é mais cômodo tirar a vida de dois inocentes do que aplicar certos cuidados médicos na mãe e nos bebês, isto seria muito dispendicioso para o estado que tem que economizar para comprar camisinhas e fim de cobrir as sem vergonhices dos outros, não aprenderam com JESUS que disse: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.” (Mt. 7,13)

  28. “Vai ver que é por causa dessa mente tão fechada que tem cada vez mais evangélicos no mundo.
    A igreja católica mesmo se contraria.”

    Esta última frase do fala sério é mesmo de não levar a sério, se a Igreja Católica se contraria então o que dizer do pai da menina que é evangélico e foi contra ao aborto de seus netos, será que é a Igreja Católica que se contraria ou são as mais de sabe-se quantas igrejas evangélicas que se contrariam entre si, pois se vê que enquanto a igreja evangélica o qual o pai da menina violentada é contra ao aborto a igreja evangélica o qual o fala sério pertence é a favor, e dá-lhe contradições e sobra calúnias como a velha balela de sempre de a Igreja Católica ensinar a idolatria, dai-nos paciência ó SENHOR.

  29. Meus caros…

    Vocês ficam se degladiando, cada um falando em nome de Deus. Quem tem razão?

    Acusaram alguém de ser servo do demônio. Até palavras de baixo nível foram proferidas por pessoas que se dizem Cristãos. Eu vos lembro: “não julgues”. A vontade de Deus SEMPRE prevalece.

    Por último, tenho uma pergunta a fazer: se os envolvidos no aborto foram excomungados, porque não excomungar o monstro que o praticou, ininterruptamente, por três anos? E já que o assunto se tornou popular, por que não excomungar todos aqueles que matam crianças como os bandidos que arrastaram uma criança, presa ao cinto de segurança de um carro, na cidade do Rio de Janeiro?

    Outro ponto deveras importante é o fato de vivermos em um Estado laico, que possui Leis (que podem ir de encontro as leis estabelecidas pelo Vaticano).

    Peço que reflitam sobre esses pontos de vista.

    Que Jesus esteja com todos vocês.

Os comentários estão fechados.