Louvado seja Deus, porque nós temos um bispo! “Arcebispo diz que quem participou do aborto da menina de 9 anos está excomungado”. Enquanto isso, há deputados que não estão gostando da atitude de Sua Excelência: Pedro Eurico (PSDB) classificou como “retrógrada, das trevas e da idade média” a postura do arcebispo de Olinda e Recife. Enquanto isso, os comentários da notícia que falam sobre a excomunhão estão repletos de ódio a Dom José Cardoso. Enquanto isso, eu recebo emails de senhoras ditas católicas – que propagam um respeito seletivo aos sacerdotes – chamando Sua Excelência de “padreco” e dizendo que é por causa de “bispos” (as aspas são dela) como ele que a Igreja perde Seus fiéis. Enquanto isso, o inferno urra e escarnece dos filhos de Deus; mas os católicos fiéis se regozijam, e os Céus estão em festa, porque um Sucessor dos Apóstolos digno da posição que ocupa é perseguido por ódio a Deus, e é atacado por causa de sua fidelidade a Nosso Senhor. “Combati o Bom Combate”, poderá dizer Dom José Cardoso!
Ontem à noite, o arcebispo tentou falar com o governador Eduardo Campos para pedir que nenhum hospital público do estado fizesse o aborto, mas não conseguiu falar com o governador por telefone. Conseguiu, apenas, falar com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jones Figueiredo, e com o diretor do Imip, Antonio Figueira, para pedir a suspensão do aborto.
[Diário de Pernambuco – 04 de março de 2009]
Obrigado, Dom José, por Vossa Excelência ser para nós pastor atento, sentinela fiel!
Catiane:
O absurdo quem diz é vc… Vc tem bola de cristal para saber se a menina iria morrer ou algo parecido? Uma gravidez de risco, sim, isto era altamente provável. Um médico qualquer dá o diagnóstico (um exercício de futurismo chinfrim) e um monte de gente — vc entre eles — fica feliz porque pode assistir a morte de 2 crianças com a consciência tranquila.
Leia novamente as mensagens e veja quem aqui está defendendo que ela pague pelo pecado alheio. Encontrou algo parecido? Não, né? Sabe por que? Porque filhos não são punição. Só em tua cabecinha é que a menina estaria “pagando pelos pecados”.
Agora, quem veio aqui defendendo o assassinato de duas crianças foi você. Isto é que deveria te envergonhar. Por que entre 3 seres humanos vc se acha no direito de escolher 1 e ficar feliz com que os outros sejam destinados à lata de lixo?
Deus realmente não tem nada de monstro. Os monstros são aqueles que trucidaram 2 crianças.
Quanto à questão de pedofilia: vá estudar. E sobre o arcebispo, isto que vc fez tem nome: calúnia.
[]´s
Lucia Nunes:
É perfeitamente natural que vc se sinta confusa, pois o caso acontecido em Recife é exatamente um caso limite. O estupro já é um caso limite e, neste caso concreto da menina-mãe, sua pouca idade empurrou este limite mais ainda. Juntou-se ao horror da violência sexual a perplexidade pela pouca idade da vítima.
Diante deste quadro, pensemos: é por acaso o aborto uma alternativa que acaba com algum sofrimento? De forma nenhuma, pois um sofrimento não é aplacado pelo sangue, da mesma forma que a vingança não eleva a vítima, mas, antes, a rebaixa ao patamar de seu agressor.
É bom que se diga que há muita gente dizendo que o médico — ou médicos, não sei — que atendeu a menina disse que ela não teria condições de levar a frente a gravidez. Acaso ele tem bola de cristal? O que se pode saber é que a gravidez seria de alto risco, coisa que não é nada incomum nos dias atuais. Será que o médico que previu o futuro pensou na alternativa de, ao invés de sacar da cartola o “remédio” do aborto, acompanhar a menina de forma intensiva, visando preservar tanto sua vida quanto a de seus bebês? Duvido muito…
A verdade é que a morte destas crianças foi decretada por um “comitê” que envolveu a grande mídia, ONGs abortistas, políticos oportunistas, e, como sempre é normal em momentos assim, os “católicos” que aproveitam momentos assim para mostrar uma independência em relação à Igreja, mas que, na verdade, demonstra apenas uma rendição ao valores do mundo, valores estes em franca contradição com o que propõe a Igreja.
Mas, cara Lucia, vc escreveu sobre uma preocupação que também é minha e que imagino seja de muitos:
“Se queremos que não seja executado o abortamento, que suporte emocional e espiritual é oferecido, especificamente pelos consagrados e leigos da Igreja Católica a crianças pré-adolescentes, que vivem (ou infelizmente viverão) este drama absurdo?”
Algumas dioceses têm grupos que trabalham especificamente para o auxílio a mães em situação de crise, mas penso que este trabalho ainda seja muito fraco no BRasil.
As causas são inúmeras para que seja assim, pelo que penso. Talvez em primeiro lugar seja o fato de que parece que a urgência de uma firme defesa da vida ainda não atingiu vários bispos e nem mesmo muitos católicos. Provavelmente isto se dê porque no Brasil o aborto ainda não é liberado, por mais contraditório que isto pareça… Não temos ainda o espetáculo horrendo que é ver clínicas abortivas funcionando a todo vapor em áreas de baixa renda, como acontece nos EUA, por exemplo. Não temos ainda discussões em nosso parlamento sobre o que fazer com os bebês que sobrevivem a um aborto. Não temos ainda dados estatísticos demonstrando que a população negra é a que mais aborta.
Estas coisas ainda não nos atingiram em cheio, e é por isto que muita gente “dorme”. É por isto que tanta gente ainda acha que o estado atual é o ideal. É por isto que muitos se dão ao luxo de votar em Lula e no PT sob o pretexto de que o aborto é apenas mais um ponto, talvez até sem importância. É por isto que muitos “católicos” aparecem por aqui xingando D. José, porque eles não têm ainda consciência de que o que o bom bispo deseja é que todos vivam, e não que 2 sejam trucidados sob o pretexto do risco de morte da mãe.
É porque a realidade do aborto liberado ainda não nos atingiu é que nos damos ao luxo, por exemplo, de praticamente desperdiçar a oportunidade que foi a Campanha da Fraternidade do ano passado.
Diante de todo este quadro, às vezes penso que só acordaremos para esta triste realidade quando os abortistas conseguirem seus objetivos. E então a reversão de tal situação será dificílima, como acontece em Portugal, na Espanha, nos EUA, etc.
[]´s
William Murat
enquanto isto o católico comum chora…
Sidnei, não estou certo o momento que recebeste o direito de oferecer a porta para alguém…
O Igreja/Bispo pode tê-los desligado da igreja, mas nada nem ninguém pode declarar que sabe as vontades do Pai, pois elas são de todo um segredo.
A comunhão com Deus está além das paredes das igrejas, ou dos discursos fundamentalistas ou liberais.
E no fim das contas, só estou certo que não podemos julgar o nosso próximo porque não nos foi dado este direito.
william murat,
onde se estuda pedofilia? pra mandar alguem estudar, talvez voce saiba, né…
outra coisa… catiane disse que o bispo deveria ser investigado. isso não é calúnia. calúnia seria se ela afirmasse diretamente, imputando a ele algum crime (o que, aliás, pedofilia não é… o crime tipificado é estupro).
o fato, meu caro, é que não há como negar a hipocrisia e os desacertos dessa religião que fechou os olhos ao massacre de judeus no nazismo, que praticou atos de barbárie na inquisição, que condena métodos anticoncepcionais num mundo de epidemias terríveis…
talvez eu tenha mais respeito por essa religião na hora em que eu notar uma gota de compaixão, uma palavra de consternação, de piedade verdadeira, de dor por essa menina, por essa família… compaixão e piedade verdadeira, dessas que vem do fundo da alma, não porque tá escrito no direito canônico, ou porque é a lei divina… religião é pra gente, não pra robôs!!
Marcelo:
Sim, sei. Vc não sabe? E procurou saber? Dê uma olhada na mensagem de Matheus logo acima, caso esteja realemente interessado na verdade.
O que Catiane fez é uma baixíssima insinuação, típica de quem não tem argumentos
Sobre nazismo e Inquisição, falo agora para vc: vá estudar. Será bem melhor do que ficar repetindo este discurso batido e já respondido. Cheiro de troll no ar…
Como é que é? “religião é pra gente, não pra robôs!!” Ok! E os bebês assassinados eram o que? Robôs? Desde quando vc é quem diz quem deve ou não viver?
Compaixão seletiva, meu caro, como a tua, serve para nada. Sob o falso pretexto de ser humanitário para com a menina, vira o rosto para o lado para o assassinato de duas crianças.
Os que foram contra o absurdo ocorrido no Recife o foram porque queriam a vida dos três envolvidos diretamente. E vc? Queria apenas a vida de um deles, não é mesmo?
Ah, mas é vc que tem “compaixão e piedade verdadeira, dessas que vem do fundo da alma”? Ah, tá…
[]´s
Diogo, eu não mas CRISTO sim, e já cansei de colocar a passagem aonde ELE diz: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.” (Mt. 7,13) portanto se você e um monte de gente preferem a porta lara e espaçosa que entrem por ela, mas não digam, não eu, mas que JESUS não os avizou.
senhor capitão nascimento
onde é que mostra que a menina não corria risco de vida?
na pagina do imip fala o contrario ^^, o direito ao aborto esta assegurado pela lei não só pelo fato de ter sido estuprada mais também por oferecer risco para a menina”leia direitinho a pagina que vc me passou”, não tinha nada que o bispo se meter no asssunto !
quando falei da fogueira eu só quis dizer o quanto vc,s são arcaicos e hipócritas .
ps: cade a resposta inteligente ?????
vlw pelo convite , fico muito agradecido, e eu não quis generalizar quando afirmei que vc,s são arcaicos e hipócritas pois tem muito catolico gente boa por ai, mais acabei generalizando
Tá dificil dar uma resposta inteligente para alguém que não parce nem um pouco inteligente
Católico gente boa em que sentido, há já sei, aqueles que poiam o aborto, que não são contra as relações homossexuais, fora do casamento, antes do casamento, são a favor da eutanásia, há, estes são os católicos gente boa, que se conformam com este mundo e se deixam se envolver pelas coisas do mundo, de fato estes são a maioria na Igreja, mas isto acontece para confirmar o que CRISTO disse: “Muitos serão os chamados, pouco serão os eleitos”.
são cituação muito delicada diz que e uma gravideis de risco não tinha um geito de tira estas crianças ecoloca numa cubadora em veis de matalo abaicho de deus esta amedicina estes fetos foi arancado como cifose um carnegão de um furufo cei que u ero e todo do padrasto mais sabe que tem gente deste nivo sera como foi acriação deste idivido sera que o coração dele sabe que deus não gosta disto eu acho que raiva ranco e odio não leva nigue a lugar nium citem que puni ele isto eu não tem duvida par isto tera ajusticia não e normal uma pessoa assim criança vem au mundo zero agente quem dar aeducação para eles eles poderia um dia traser alegria e amor para muita gente deus tome costa desta criança que ela possa ser muito forte que ela cega muito felis que tanta gente que estega au seu redo saiba o que diser para ela para não causa trantorno
cara ninguem respondeu, se esquivou da pergunta:
a ICAR se diz pró vida certo!
então como decidir qual vida salvar neste caso? se a da menina ou a de seus filhos, e não precisa ser muito esperto para saber que uma menina de 9 anos não teria condições de continuar com a gestação muitas vezes é perigosos até mesmo para uma mulher! então seriam 3 mortes no total se essa loucura fosse levada a sério
o capitão nascimento afirmou que ela não corria risco:
“De acordo com o IMIP (Instituto Materno Infantil de Pernambuco) não havia risco de morte para a pequena gestante:
http://jc.uol.com.br/2009/03/03/not_193209.php”
na pagina que ele me passou não diz nada disso!e sim o contrario.
e sidnei vc definiu muito bem um catolico gente boa, só não sei se de fato eles são maioria XD
Capitão Nascimento
Por obséquio: -a ‘vasectomia’ e a ‘laqueadura de trompas’ são enqua-
dradas, pela Igreja, assim como o aborto e a camisinha?
-como a Igreja concilia o papel do Capelão Militar numa
guerra?
-do Capelão Carcerário nas execuções de pena de morte?
-o ‘celibato’ não contraria o “crescei e multiplicai-vos…”?
Devo dizer que não há atrevidura de minha parte, pois
busco aprender estas questões que tratam da VIDA.
deus mim ajude que nuca tenha probema com minha familia com doença ou amigos em fim todos seros manos que estaga semple tudo bem com todos gente vamos para um pouco e pença avida não e para semple todos nois vamos morre um dia ver ague morendo quere matar para si livra do doente sua concienso não peza em saber que a morte de seu parente teve seu conceitimento sei que e muito dificio mais agento tem que sabe li da com os probemas ci todos probemas for resovido assim como vai fica u mundo porito que tem pai jogando filho pela janela são pessas que não tem deus não sab sofre para ele e m -elho ilimina vamos afrequeta mais as misas procura ser mais humano vamos protege nosa igrega catolica pois ela tem um papel muitto importante para a humanidade vamos atrs du que ela tem de bom para alferese para a gente ser felis so com deus
A atitude de D. José foi maravilhosa! Como seria bom se todos os pastores da Igreja no Brasil falassem explicitamente sobre tais temas. Tenho a impressão que o povo católico pouco sabe de sua fé. Enquanto isto …fala-se muito em “segurança pública” numa campanha vazia da fraternidade! Deus abençõe D. José e todos os que são perseguidos por amor à Verdade. A Igreja será tanto mais fiel ao seu Senhor, quanto mais for perseguida!! Que a Mãe de Deus nos socorra nesta hora de dor e perseguição!
1. a ICAR se diz pró vida certo!
então como decidir qual vida salvar neste caso? se a da menina ou a de seus filhos, e não precisa ser muito esperto para saber que uma menina de 9 anos não teria condições de continuar com a gestação muitas vezes é perigosos até mesmo para uma mulher! então seriam 3 mortes no total se essa loucura fosse levada a sério
Já foi respondido a exaustão, por acaso alguém é DEUS apara dizer que no final tanto a mãe quanto as crianças iriam todos morrer? Se não houvesse cuidados médicos é claro que a chance de morte dos três seriam bem mais ampla, mas com a medicina avançada como está acredito poderia a menina mãe receber um tratamento e acompanhamento médico o qual diminuiriam e muito o risco de morte de um dos três, agora, se não se fez, foi por ter se optado pelo mais cômodo e menos despendicioso, que foi de matar duas crianças inocentes, e se católico gente boa são os que apóiam o aborto e tudo que é coisa que vão a favor do mundo, então está tudo acabado, o inferno já prevaleceu contra a Igreja de CRISTO e JESUS não passou de um mentiroso quando disse que as portas do inferno chamais prevaleceriam contra sua Igreja.
se não somos deus, então devemos nos basear em outra coisa para tomarmos uma decisão, e como a medicina disse que seria uma gravidez de risco o certo foi optar pelo aborto!
Caro Arley:
Se a menina-mãe realmente corria risco de morte súbita(1), então o mais correto seria ter efetuado uma cesariana e não um aborto.
Como a gravidez estava ainda no início, os gemêozinhos provavelmente morreriam ao nascer, mas isso teria sido uma consequência indesejada de um nascimento prematuro e não um assassinato deliberado.
A intenção do procedimento cirúrgico mudaria completamente a moralidade do ato.
(1) Acho pouco provável que a menina-mãe corresse risco de morte súbita provavelmente ainda seria possível segurar a gravidez por mais algumas semanas, o que aumentaria muito a chance dos bebezinhos sobreviverem a um parto prematuro. Essa menina com certeza não seria a mãe mais jovem do mundo. Gravidezes aos 8 e 9 anos não são tão raras.
Infelizmente, já até houve uma menina que foi mãe aos cinco anos de idade. Seu filho nasceu de cesariana e viveu saudável até aos quarenta anos. A mãe casou-se mais tarde, teve outros filhos e está viva até hoje.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lina_Medina
Eu queria saber, como é a excomunhão dos padres que praticaram abuso contra menores, porque a igreja abafa? Porque ela não vem a público e diz: “tal padre será excomungado…!?
Na maioria das vezes não é o que acontece, tenho exemplos vivos de padres que foram transferidos e continuam a exercer seus cargos.
É isso me fez desligar da igreja, muita hipocrisia demais.
Pois não são deuses e por isto se baseiam na medicina que disse que seria um gravidez de risco e o certo foi optar pelo aborto, pela enésima vez se diga, que a medicina avançada como é hoje poderia muito bem ter tentado fazer que estas crianças nascessem com o mínimo de risco possível tanto para menina mãe como para seus filhos, se não tentaram foi por comodismo mesmo, e também vejo uma grande falta de fé nas pessoas em que DEUS poderia ter operado milagres através da gestação destes bebês nesta criança, mas nem si quer DEUS deixaram agir, foram logo matando e destruindo, e quem não crê mais em DEUS e opta pela morte e destruição opta para seguir justamente quem JESUS disse “O ladrão só vem para matar, roubar e destruir”.
Guilherme, deliga-se da Igreja e de quebra leve estes padrecos pedofilos consigo.
Muito obrigado, tenho “neurônio” o suficiente para não querer gente dessa qualidade ao meu lado. Coisa que a igreja parece gostar, pois, quando acontece tal barbárie, ela NÃO VEM A PÚBLICO, NUMA EMISSORA DE TV, DIZER QUE O PADRE X, ESTÁ EXCOMUNGADO.
Entende o que eu digo? Acredito que para mudar o mundo, vamos começar pela nossa casa. Coisa que a igreja não faz.
Lamentável.
caro joão de barros
gostei da sua resposta!!!
foi bem melhor que as anteriores, vlw!
mais , ainda acho que o aborto foi o certo a se fazer por 2 hipoteses”opinião pessoal ^^”
1º de fato ela corria risco de vida, e optar pelo aborto seria o correto a se fazer.
2ºela não corria risco de vida e poderia dar uma chance aos gemeos,porem como foi vitima de estupro optar pelo aborto era um direito seu!
flw e até mais
2ºela não corria risco de vida e poderia dar uma chance aos gemeos,porem como foi vitima de estupro optar pelo aborto era um direito seu!
E o direito das crianças que estavem sendo gestadas, não conta?
Caro Arley:
Em caso de dúvida, a opção pela vida deve sempre prevalecer. A pressa com que tudo se desenrolou lança suspeitas sobre a idonêidade da equipe médica. Note que eles nem sequer esperaram pela autorização judicial.
Foi um caso típico de aborto pelo aborto.
E independente do que a Igreja pense a respeito, eles cometeram um crime já que não houve a necessária autorização de um juiz.
Diga-me, para você, o crime do estrupador propaga-se pelos filhos que ele venha a ter?
Que planeta vcs vivem? vcs têm filhos? Oq fariam se sua filha de nove anos engravidasse do seu melhor amigo por exemplo?
Caro Volpão:
Tenho quatro filhos pequenos e vivo no planeta XC34-beta.
Em nosso planeta, nós aplicamos pena de morte ao estuprador e deixamos as crianças resultantes dessa gravidez nascerem, já que não têm culpa alguma. Também já foi mostrado que os traumas do estupro são mais facilmente superados quando se permite que a gravidez chegue a um bom termo.
Não entendo a lógica de vocês, terráqueos. Por que condenam à morte os filhos do estuprador mas permitem que ele, estuprador, cumpra a pena em liberdade? Não seria mais lógico fazer como nós?