Eu não ouvi – graças a Deus, e para a preservação da minha boa noite de sono – as besteiras que o Arnaldo Jabor falou ontem no Jornal da Globo. Só hoje fiquei sabendo que, para honra e glória de Nosso Senhor e desta terrinha de onde eu escrevo estas linhas, o escolhido de ontem para ser o objeto da fúria do comentarista da Globo foi Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo fiel da Igreja de Deus, de quem eu tenho a imerecida graça de ser súdito indigno. Que grande honra! Ser atacado – em rede nacional – pelo Arnaldo Jabor no Jornal da Globo não é para qualquer um.
Lembro-me de que, há quase quatro anos, quando o Santo Padre João Paulo II estava doente, o comentarista mal-assombrado apareceu na madrugada para pedir a “eutanásia” do Papa. Lembro-me de que, no mês passado (registrei até aqui como um p.s.), esta excrescência pseudo-jornalística veio falar mal de Bento XVI. Se, ontem, foi Dom José o alvo da sanha doentia do Jabor, eu só posso dar graças a Deus porque o meu Arcebispo está em muito boa companhia – em verdadeira comunhão efetiva com o Santo Padre, até mesmo na lista negra dos inimigos da Igreja!
Não consigo ouvir o link da CBN, mas a fala do comentarista da Globo está transcrita aqui (na íntegra, eu suponho). Já começa o bufão evocando imagens (para ele) odiosas: “lá do fundo da idade média, este arcebispo (…)”. Deixando claro desde já – e prescindindo de qualquer argumento para isso, por meio do simples efeito mágico dos chavões que ele bovinamente repete – que Dom José é uma pessoa retrógrada e ultrapassada, e que ele – o Jabor – é o Arauto do Novo Século, o porta-voz da esperança contra o obscurantismo, o profeta que anuncia a derrocada da Idade das Trevas. Idade das Trevas! E quanto a este século no qual vivemos, onde se permitem que crianças sejam brutalmente assassinadas, e o crime horrendo, longe de ser planejado e executado às ocultas, é realizado à luz do dia, sob os holofotes da mídia, e saudado como um sinal de progresso pelos comentaristas da Rede Globo et caterva? Do que poderemos chamá-lo? A alcunha da qual se utiliza o Jabor como epígrafe do seu cretino comentário carrega em si uma completa inversão de valores que se transformou em senso comum graças à maciça propaganda anti-clerical (principalmente) das últimas décadas. “Do fundo da idade média”! Arnaldo Jabor não quer fazer uma análise razoável dos fatos, ele não tem capacidade para isso. Ele quer debochar, zombar, escarnecer: assume algumas posições a priori (coisas como “a Igreja é retrógrada”, “viva o aborto”, etc. – tudo isso não é dito expressamente, mas está subjacente ao discurso jaboriano), exime-se de apresentá-las ou justificá-las, e passa a tecer o seu discurso baseado nessas premissas (não tão) ocultas. Que credibilidade merece esse sujeito?
E começa o show de cretinices, entre mentiras e insinuações, entre meias-verdades e inverdades completas: “leis de Deus feitas por homens”, “queimaram Santa Joana d’Arc”, “João Paulo II era progressista”, “Bento XVI não ama os desvalidos” (complemento óbvio do pensamento dele, ao falar sobre João Paulo II), “os olhos frios de Bento XVI”, pedofilia entre padres, negação do holocausto… é um excelente compêndio dos chavões mais caducos e mais rasteiros que os inimigos da Igreja propagam por aí. Tem o mérito o Jabor de fazer a coletânea; ao que parece, contudo, ele não é capaz de identificar a natureza do excremento que manipula.
Termina o profeta fantasmagórico com uma das maiores pérolas da hipocrisia televisiva moderna que eu já tive o desprazer de encontrar:
Os excomungados de Olinda não devem ter medo. Deus está vendo e está com eles.
Certamente não está com esse inquisidor, o arcebispo José Cardoso Sobrinho.
Ah, claro. Uma pena que age no foro externo, como a excomunhão, não pode ser aplicada porque o “carrasco” é imediatamente acusado de ser um inquisidor surgido sabe-se lá de quais profundezas da Idade Média. Agora, o comentarista se arroga o direito de invadir o foro interno e julgar com quem o Todo-Poderoso está e com quem Ele não está, exprimindo a própria infalibilidade com a sentença que começa por “certamente”. “Certamente” Deus não está com o Arcebispo; assim falou o enviado dos Céus, o Porta-Voz do Altíssimo: Jabor locuta, causa finita! Cometendo – em uma escala infinitamente maior – o mesmo pecado do qual acusa o Arcebispo de Olinda e Recife, o comediante da Globo revela – uma vez mais – que não passa de uma grande piada. Será possível que ainda haja gente acreditando que dá para levar este palhaço a sério?
Sem mais..agora sim em retiro desse recinto…
abraço a todos!
Aí, Melissa!
Já foi tarde.
Engraçado! desde que começou a tal CPI da pedofilia, o número de pastores protestantes envolvidos com este ato maldito é muito grande.
O próprio senador Magno Malta, que é protestante, confirmou que ficou envergonhado com o número de pastores envolvidos em casos de pedófilia!
Um destes casos pode ser conferido aqui:
http://entregrupos.blogspot.com/2009/02/pedofilia-em-betim-mg-pastor-vereador-e.html
As perguntas que eu faço são:
Porque os casos de pastores protestantes não aparecem nos jornais televisivos e impressos, revistas e programêcos?
Bem, acusam o celibato dos padres de ser o responsável pelos escândalos de pedófilia na Santa Igreja Católica; e os casos de pastores pedófilos? O que ocasionou o ataque destes ”homens de Deus” às crianças? Foi o matrimônio?!
Parabéns ao Arcebispo! Que nós católicos rezemos pela saúde da criança, pelos avós das crianças abortadas, (que não queriam o aborto) e por mais essas duas pequenas almas mortas pelo pseudo direito de matar imposto pela lei.
Paz e Bem! Viva a Igreja, Viva o Papa!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Caríssimos
Interessante nesse caso é a sociedade em geral não considera que os gêmeos abortados são gente como você, como a pobre mãe menina, como eu. Só porque está dentro da barriga e ninguém está vendo então pode matar (ou tirar, como dizem)? Então dê uma olhada nessas fotos de abortos… Se tiver estômago fraco, não olhe, pois são imagens fortes.(http://fotosaborto.deog.net/). Talvez depois de vê-las você comece a entender porque a Igreja Católica saiu e sempre sairá em defesa dessas vidas inocentes. Em geral, a Igreja Católica tem coragem de se expor e de defender a Verdade. Quanto aos ataques contra o corajoso bispo, bem… até Jesus não foi morto porque a Verdade incomodava? Agora, reflitam e respondam sinceramente para si mesmos: Por que a sua vida, a minha ou a da pobre menina mãe é mais importante que a dos gêmeos?
Fiquem com Deus e rezem por aquela família que está carregando uma pesada Cruz!
Melissa, fico feliz em saber que nessa multidão há pessoas como vc e a Ana Lopes e mais alguns, que demonstram lucidez em suas afirmações quando analisa a posição inquisidora da Igreja Católica. O Arcebispo “pode” ser porta-voz da Igreja na excomunhão de profissionais da saúde que sob o olhar médico decidiram respaldados na lei criada pelos legisladores brasileiros, pelo aborto e esquece que eles optaram pela vida sim, de uma menina que não tinha compleição física para continuar a gestação. Persiste em mim algumas perguntas:Porque as religiões entorpecem os neurônios de muitos? Elas criam leis para atender aos seus interesses internos, penso que quanto mais gente nasce , mas possibilidade há das igrejas ganharem dinheiro com batizados e casamentos. Aliás a riqueza é abominada na Biblia , mas no Vaticano tem até banco para guardá-lo ; os religiosos citam que ” é mais fácil um camelo passar por um fundo de uma agulha, do que um rico entrar no céu” . Ha, ha, ha, e não venham falar em metafóras, pois quando o versículo (Mt 19,23-26; Lc 18,24-27) bíblico diz “rico” ele quer dizer “rico”, se Jesus quizesse dizer “aquele que tem apego as coisas materias” estaria escrito “aquele que tem apego as coisas materiais”. Outro questionamento que faço é que sabidamente os chefes religiosos têm plano de saúde, e essa pobre menina irá depender do SUS (Seu Último Suspiro) para compreender, e sublimar tamanha tragédia em sua vida, em sessões anuais e ficará velhinha até ser dispensada do tratamento, dada a distância entre as sessões terapeuticas. Os gêmeos tiveram sua “viagem apressada” pela lei dos homens , mas deixa em mim um certo alívio – foram para o céu- um lugar que os religiosos asseguram que é para os bons e inocentes, (afirmação dos que nunca foram lá). Por que esses piedosos não oferecem um resgate digno para essa menina?
Tratamento psicológico não mata a fome nem a miséria, mas dinheiro sim. Por que as Igrejas não começam a pagar impostos e estes passem a ser revertidos em ações para melhorar as condições humanas? Que tal um CPMF Episcopal?
Embora a maioria das pessoas fale tão bem do céu, não conheço ninguém que queira ir agora, eu por exemplo … nunca! A vida é ruim para os desprotegidos pela lei humana, porque o resultado da lei divina só será (?) conhecido no julgamento final, mesmo que alguns insistam em assustar os menos avisidos , eu na realidade nem ligo para esse tipo de informação!. Mas se a ida para o céu não dependesse da morte gostaria de ficar à porta para ver quem iria entrar, e certamente ficaria surpresa com os que vendem aos fiés terrenos de lá, por uma módica prestação mensal de 10% do que ganham e cuja propaganda da cidade celestial está no livro do Apocalipse 21:10: Eu, ficaria rindo dos muitos corretores celestes que desceriam na escada rolante que adentra ao inferno.
Caríssimos,
A princípio gostaria de dizer que minhas colocações não são contra ninguém especificamente. Aliás, como católico já me senti ofendido várias vezes neste forum, pois há uma mania de se dirigir aos outros de forma indelicada. Gostaria de falar de idéias, não acusar pessoas, porque não tenho a intenção de desrespeitar ninguém. E a idéia que eu quero discutir é a seguinte: Obviamente, ao vermos um caso brutal como este que aconteceu, se agirmos meramente com o nosso coração, teremos compaixão com a menina de 9 anos. Muitas vezes nos colocamos nos lugares dos pais que sofrem terrivelmente com esse caso e no lugar da menina, coitada, que está sendo vítima de todas as formas. Baseando-se no que vemos e sentimos, a nossa tendência é sermos compassivos somente com a menina. E as outras duas crianças abortadas? Não fazem parte de história? Foram ouvidas? Obviamente não, mas se suas vidas fossem preservadas, certamente teriam coisas muito importantes para dizerem. Mas, antes de discutir um assunto como esse, precisamos fazer uma pergunta para nós mesmos, pois senão, em vez de diálogo, o fórum vira um jogo baixo de acusações, cada um querendo provar para o outro que está certo. Ou pior, querendo desmerecer a opinião do outro. A pergunta é a seguinte: Tendo por base os fundamentos religiosos, filosóficos e científicos que orientam a sua vida, o que é um feto para você? É um ser humano tão digno quanto qualquer outro ou não? É um agrupamento de células ou um ser humano vivo e indefeso? Ou você nunca parou para se aprofundar neste tema? Se não, convém que pesquise um pouco, antes de se pronunciar, pois aí terá condições de estabelecer um diálogo rico, no qual todos podem aprender. No mais, desejo a todos muita luz e discernimento para optar sempre pelo melhor caminho.
É de assustar a indiferença com que médicos tratam seres-humanos! Acaso os bebês eram outra “coisa”?
A coragem da Santa Igreja Católica é de se louvar! Glória a Deus que ela seja o farol do mundo!
Paulo Henrique, parabéns pela pausa que vc aconselha nessa acirrada batalha de defesa dos envolvidos diretamente nesse caso.
1. Caso brutal – um jovem de 23 anos abusa sexualmente de uma criança e de uma adolescente.
2-Negligência da mãe: passam-se 1.095 dias aproximadamente e a mãe não nota nesse tempo nenhum comportamento estranho nessas crianças, nenhum vestígio corporal ou nas roupas das filhas, que a fizesse desconfiar que elas estavam sendo afligidas.
3- Opinião dos fetos – A criança só começa a falar por volta de 1 ano, falam, mas não têem compreensão do que falam, segundo sua pergunta sugestiva, como os fetos poderiam opinar?
4- As duas meninas abusadas sexualmente eram também indefesas, tanto que o estuprador passou 3 anos , ao que se noticia tendo relações sexuais com elas.
5- Ser humano- Todos os homens são seres humanos, que nascem pela união de células, e nem sempre a divisão celular gera pessoas sadias e em quem se põe a culpa?
6-Leis – Os religiosos administram suas igrejas dentro de um código bíblico e humano temporal e consensual para cada religião, senão não haveria tanta diversidade religiosa, e tantas diferenças tanto no ritual religioso quanto nas regras disciplinares das Igrejas. Cada uma se reveste das suas próprias verdades para tornar o homem um ser próximo a divindade.
7-Fidelidade às leis- Os religiosos juram fidelidade as leis “divinas” baseados nas suas próprias interpretações, com o intuito de salvar almas. Os médicos juram fidelidade ao Juramento de Hipócrates desde o século V a.C. (http://www.portaldafamilia.org.br/datas/medico/med003.shtml) e textualmente se comprometem “…Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes… “. É importante salientar que ainda há as leis que regem nosso país. A Lei do Aborto no seu Art. 128 diz: Não constitui crime o aborto praticado por médico se:
I – não há outro meio de salvar a vida ou preservar a saúde da gestante; II – a gravidez resulta de violação da liberdade sexual, ou do emprego não consentido de técnica de reprodução assistida;
Portanto essa polêmica sobre o caso de Alagoinha conseguiu mobilizar opiniões, muitas sem embasamento científico, filosófico , moral e ou religioso e principalmente colocou a Igreja Católica em evidência outra vez.
Lígia Beuttenmuller
Mostra-se tão “intelectual” quanto Jabor.
Não conhece nada sobre o fato Galileu. Sugiro um pequenos estudo em meu blog sobre Galileu.
http://nadinhodorj.blogspot.com/2009/02/desmistificando-o-caso-galileu.html
Galileu não foi excomungado. Foi acusado de heresia. No texto verá os motivos.
No mais, faça-se mais inteligente do que o disparador de falácias em questão. tenha coerência e não vire um papagaio de pirata que só repete o que escuta dizer, mas no fundo não conhece o conteúdo da questão.
Pergunto :
1=No Brasil existe pena de morte ?
2=Qual o crime que as duas crianças no ventre materno cometeu para que fossem asascinados ?
3= Eles representavão risco a vida da criança de 9 anos !
O Excomungado médico em entrevista a tv globo disse que eles trabalhão com probabilidades , e que a ” probabilidade maior e que ela poderia morre ” ou seja ainda não era uma sertesa. Esse excomungado deveria saber que ele é um estrumento de Deus , mas ele não é Deus .quantas vezes cansamos dever casos de pessoas que foram desinganadas pela mediciana , e estão vivas e bem !!! A Santa Igreja jamais poderia concordar com tal argumeto , porque assim ela estaria limitando a onipotencia Deus , as virtudes da Esperança , da justiça!
Deus só permite um mal se dele poder tirar um bem maior !!!
As crianças asascinadas não tiveram culpa de um maldito ter cometido um crime , ele esta pagado pelo mal que fez e ainda tem muito a pagar, agora as duas crianças que os medicos matarão esta injustiçadas pela lei do homem ,porque pela Deus que não falha eles já foram excomungados ,e se não se arrependerem irão pagar na prisão preparada para satanas e seus anjos !!!
Calma gente. O Senhor prometeu estar conosco até o final dos tempos. Por isso a Santa Igreja não perecerá e continuará com o mandado divino: Pregar a Fé e a Moral.
E, por causa disso com 2009 anos de idade, ela vem apanhando ao longo de sua bi milenar vida.
Mas, ela como pão; Quanto mais apanha, mais cresce.
Lembrem-se: O sangue dos mártires são sementes de novos cristãos.
Leonardo Campos
Grata pela comparação a Jabor. Estudo Jornalismo, mas ainda não cheguei a tamanho preparo jornalístico com as palavras ao ponto ser comparada com tão ilustre comentarista da Globo.
Fui ao seu blog, entendi pq vc defende tanto os erros da Igreja Católica, mas cada “roca com seu fuso”. Alguém tem que defendê-la. Simples assim.
Em tempo… conserte um erro ortográfico nessa frase retirada do seu blog. “Galileu não era uma pessoa muito fácil de lhe dar.”
PS. Também acho , rsrsrsrsrsrsrsr
( LIDAR é a ortografia correta)! Há erros de digitação (perdoáveis) mas tiram a elegância da informação.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Assim, como escrevo fico ainda mais parecida com a forma jocosa , inteligente e sagaz de Jabor, não é?
Relax friend
Bom dia,
Eu sinceramente acho que não devemos julgar ninguém, pois só a Deus cabe os julgamentos.
E para defendermos nossa posição, jamais devemos usar palavras ou expressões grosseiras a outra pessoa, pois estaríamos indo contra o principal ensinamento de Cristo, o AMOR
O assunto é extremamente delicado e apesar das posições e opiniões divergentes, acho que a coisa mais sensata a fazermos, é rezarmos pela igreja, pelo bispo, pela menina, por seus familiares e para todos os envolvidos e deixar o julgamento para Deus.
Obs: sou católica praticante e contra o aborto
abraço,
Paula
a medicina é a dona das vidas?
a ciência quer mesmo ser maior que deus?
ora…
se o uso da ciência, o avanço da medicina que tanto encanta os olhos humanos realmente acontece…
será que ela não é capaz de dar suporte a uma menina de 9 anos que engravidou?
ou será que isso seria muito mais trabalhoso do que praticar um crime com o aborto?
vou deixar algumas perguntas:
1) dizem que uma criança de 9 anos não tem estrutura física para engravidar…
estranho ela ter menstruado não é? por que será que isso aconteceu? até onde essa tal “medicina superiora” me ensinou, uma mulher menstrua quando está com seu corpo pronto para ser mãe. eu “acho” que se a menina engravidou, menstruava (ou estou errado)… e se menstruava… quem a forçou a isso? a natureza faz as coisas no tempo certo. também se dizia alguns anos atrás que uma mulher com mais de 40 anos não poderia engravidar. recentemente (julho de 2008) uma senhora de 70 anos engravidou de gêmeos… será que os médicos não deveriam temer por sua “vida” e praticar o mesmo ato?
2) a menina nem tinha peso para engravidar, ela só tinha 33 quilos.
será que isso também não poderia ser solucionado? complexos de vitamina, alimentação, cuidado e acompanhamento MÉDICO seriam capazes, tenho certeza, de resolver esse problema… ou os defensores do aborto acham que a medicina deve matar todas as crianças que estiverem nos ventres de mães pobres e desnutridas como as que moram em favelas, nas ruas e em submundos como os de países da áfrica e de regiões do nordeste brasileiro? vamos fazer um recenseamento como foi feito na época de césar e matar todas as crianças de grávidas magricelas?
3) a lei permite o aborto em caso de estupro
de quem é essa lei? essa lei também é a que permite que se desliguem os aparelhos de idosos em estado de coma? porque da mesma forma, são pessoas indefesas e que muitas vezes são mortas sob a alegação de “aliviar o seu sofrimento”. qual a diferença entre aborto e eutanásia? para mim, na minha humilde intelectualidade sobre essa tal “medicina superior a deus e dona da vida”, trata-se simplesmente de matar covardemente PESSOAS indefesas, vidas que pertencem a Deus e que só por sua vontade são criadas. também não vou nem comentar o que fiquei sabendo… que na verdade, a pressa em praticar o crime do aborto se deu porque em poucos dias ela chegaria no quinto mês de gestação e os “defensores da morte” não teriam mais respaldo da lei humana para praticar o ato covarde que aconteceu. será que essas pessoas não queriam, na verdade, aparecer?
4) a menina tinha grande possibilidade de morrer.
eu prefiro olhar que ela tinha grande probabilidade de viver! bastava que as pessoas rezassem e pedissem a Deus por ela. imagine que coisa linda seria se toda população indignada, junto com os jornalistas ateus e esse tal de “arnaldinho” se juntassem para pedir ao criador que preservasse a vida da menina. vocês acham que o verdadeiro Deus negaria esse pedido? ah… as duas criancinhas também tinham possibilidade de nascer! afinal, a gestação estava sendo tranquila, com sintomas normais de uma gravidez de mulher de maior idade. quanto à possibilidade por possibilidade… quantas pessoas sofrem acidentes trágicos, submetem-se a cirurgias com alto risco de vida e ainda assim sobrevivem? vocês sabem qual a probabilidade de uma pessoa sobreviver a um acidente aéreo? http://sucessoefelicidade.blogspot.com/2007/08/os-riscos-e-suas-probabilidades.html essa probabilidade é muito menor que a de ganhar na megasena, por exemplo… e tem gente que sobrevive a acidentes de avião, como também, várias vezes por ano, tem gente que vira milionário pela megasena! alguém se arrisca?
5) se não fizer o aborto a menina vai se traumatizar pelo resto da vida
é… neste caso, peço aos que se formaram em psicologia ou “medicina” psiquiátrica que estudem pra concurso ou então se tornem cronistas da rede globo. porque eu imagino que não será pela prática do aborto que ela esquecerá o abuso “doméstico” que estava sofrendo ou das vezes que deve ter se sentido sozinha e sem amparo do governo (o mesmo que faz as tais leis humanas). vocês acham mesmo que agora, depois da morte de seus filhos, retirados drasticamente de seu ventre, a pobre criancinha voltou a brincar de boneca na praça com suas amiguinhas? o aborto a livrou de algum sofrimento?
* para concluir… imaginem essa situação:
seu vizinho está lavando o carro do jardim. você, passeando com suas duas filhinhas crianças, passa pelo portão aberto e entra para cumprimentar seu amigo, sem saber que o cachorro dele está solto (por um descuido ou falta de atenção necessária). de repente aquele enorme animal, digamos que em defesa de seu dono – tadinho, avança em sua direção. ele é muito, muito forte e com certeza lhe alcançará em menos de cinco segundos. ou seja… existe uma ENORME possibilidade que ele lhe devore! o que você faz?
– opção A
você joga suas filhas pelo muro e rola no chão como o cachorro
– opção B
você tenta sair correndo com suas filhas imaginando que seu vizinho vai lhe ajudar a se livrar do animal
– opção C
você jogas suas filhas para que o animal se distraia com elas enquanto você foge e salva sua vida
se você optou pelo aborto nos textos anteriores, sua resposta é a letra C!!!
REZEM…
Se houvesse amor no coração das pessoas, não haveria estupro
Se houvesse amor no coração das pessoas, não haveria violência
Se houvesse amor no coração das pessoas, elas não iriam para televisão falar abobrinha sabendo que as pessoas não têm como rebater
Se houvesse amor no coração das pessoas, elas lutariam para abrigar as mulheres e crianças estupradas dando-lhes amor e carinho
Se houvesse amor no coração das pessoas, não haveria eutanásia
Se houvesse amor no coração das pessoas, não estaríamos discutindo isso.
REZEM…
porque o mundo precisa do Deus-Amor no coração.
Menina estuprada de 9 anos é mãe mais jovem…. do Peru
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/12/02/ult34u169397.jhtm
Sra. Lígia, veja esses comentários bastante esclarecedor sobre o bufão Arnaldo Jabor:
http://www.midiaamais.com.br/cultura/67-arnaldo-o-palhares
ou neste outro:
http://www.midiaamais.com.br/cultura/78-ainda-arnaldo-jabor-o-palhares-
Edilson Apolinário
Vc leu a notícia mesmo?
“Uma menina de nove anos deu à luz um menino neste sábado, fruto de um estupro, em um hospital público de Lima, informou o ministro peruano de Saúde, Carlos Vallejos.”
A menina de lá estava grávida de apenas uma criança. A daqui a gravidez era de GEMEOS. Nem sempre onde cabe um cabem dois.
Simples assim
– Para os jornalistas e estudantes de jornalismo:
Do Jornal “Estado S. Paulo” – 07/03/09 –
Opinião de um MÉDICO – Obstreta
“Por que os médicos de Pernambuco interromperam a
gravidez gemelar de uma menina de 9 anos ?
por causa da idade ? por causa de sua estrutura física ?
Ora, a peruana Lina Medina, de estrutura franzina, teve
um filho saudável aos 5 anos de idade, por cesariana, em
1939.
É a mãe mais jovem confirmada na história da medicina.
CLEOMENES BARROS SIMÕES – obstreta ”
(tem e-mail mas não vou inclui-lo, por causa dos vândalos)
—————————————————-
A Ciência que manda uma sonda para Marte e consegue
controlar um rôbo daqui da Terra, dispõe de recursos
tecnológicos e científicos para não abortar e salvar as
3 crianças !!!!!!!!!!!!!.
Renato
Quem escapa de comentários? Estar na mídia é uma forma de evidência e correr o risco de agradar ou não a gregos e baianos.
A livre expressão é um dos atributos da democracia. Temos tantos outros problemas a discutir nacionalmente e ficamos assim, presos a uma situação consumada.
A tecnologioa científica a qual vc se refere (NASA) National Aeronautics and Space Administration, está localizada bem longe de um hospital escola em Pernambuco.Garanto que poucos conhecem o atendimento feito pelo SUS, a falta de equipamentos e medicamentos para tratar uma doença simples e para prevenir doenças, como o câncer de mama. Em quantos PS existem mamográfos?
O que o Brasil precisa é de mobilização para o enfrentamento dos seus problemas, que são tão grandes quanto a sua dimensão geográfica.
Eu gostaria que a população se manifestasse de forma mais coesa como demonstra aqui na defesa desse fato, e incitar os políticos para criar instrumentos legais ,que minimizem as inúmeras mazelas que afetam o povo brasileiro, em especial na área da saúde. Salvar vidas é de suma importância, criar mecanismos para preserva-la é essencial.
Quanto a questão religiosa em Romanos 14:12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus, põe fim , ao meu ver, a opinião desses juízes terrenos, que querem retirar dos homens a sua liberdade religiosa. Mesmo excomungados, ninguém poderá tirar deles a fé.
SOS – INMETRO CANÔNICO
Alguém, por favor pode me indicar em qual texto bíblico, está inserida a excomunhão? Os dois tipos de excomunhão (pena) para os crimes (pecados) graves: a latae sententiae (automática, que dispensa um processo para sentenciar a excomunhão, como no caso do aborto, por serem delitos de altíssima gravidade) e a ferendae sententiae (decretada após um processo) foram estabelecidos por quem? Se fazem parte do Direito Canônico, foi escrito também por homens assim como as leis brasileiras, no tocante ao aborto em casos especiais, como esse da garota de Alagoinha. Cada um cumprindo o que a lei que eles mesmos (os homens) criam.
Dessa complicação toda, o que li na Bíblia, foi o que Jesus quis dizer quando Pedro lhe perguntou até quando deveria perdoar seu irmão, se até sete vezes. E Jesus responde: “Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete”. Mateus 18: 21-35
O Arcebispo Sobrinho mesmo tendo o curso de Doutorado em Direito Canônico, Especialização em Direito Canônico (1957-1960) além de Teologia Faculdade Carmelita, Roma / Itália (1953-1957), Filosofia Seminário Carmelita, São Paulo-SP (1951-1953) me parece ter esquecido dessa simples conta matemática ( aprendida no Ensino Fundamental) que Jesus tentou ensinar a Pedro, quando verbalizou em Rede Nacional a excomunhão dos médicos e da mãe da criança.
Por isso continuo à toa ou atéia . Não dá mesmo para ser humana e tentar a santidade vendo os representantes das religiões descumprirem o que Jesus ensinou. Portanto continuo fora da roda, quem sabe perceba melhor o que se passa. Certamente corro menos risco de ficar tonta e incorrer em incorporações de Deus.
NOTA:
Se no Direito Canônico o crime de estupro é mais leve do que o do aborto, não seria mais sensato tarar a balança de novo? Porque esse crime não será o último , outros pervertidos à essa hora estão praticando abusos em crianças nas igrejas, praças e nas casas. Em tempo, esse alerta se estende também aos políticos, para rever as leis de punição para todos os crimes praticados no Brasil.
Sra. Lígia,
Explicitamente, em nenhum, porque a Excomunhão é uma pena canônica que está tipificada no Código de Direito Canônico.
Implicitamente, textos bíblicos reconhecendo a potestade de governo da Igreja há diversos. Por exemplo: se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano [Mt 18, 17].
Bom, parece-me que a senhora não tem autoridade alguma para interpretar as Escrituras Sagradas, posto que o Concílio de Trento mandou “que ninguém, fundado na perspicácia própria, em coisas de fé e costumes necessárias à estrutura da doutrina cristã, torcendo a seu talante a Sagrada Escritura, ouse interpretar a mesma Sagrada Escritura contra aquele sentido, que [sempre] manteve e mantém a Santa Madre Igreja, a quem compete julgar sobre o verdadeiro sentido e interpretação das Sagradas Escrituras” [Trento, Sessão IV]. Portanto, as opiniões da senhora sobre assuntos nos quais não tem competência não valem nada.
Não, porque para qualquer pessoa que tenha o seu senso de proporções intacto, o homicídio é mais grave que o estupro.
Abraços,
Jorge
NÃO ENTENDO PORQUE O JABOR NÃO FALA SOBRE AS DUAS MENINAS QUE ESTAVAM NO VENTRE MATERNO (TAMBÉM UMA MENINA, COM 5 MESES), COM OS CORAÇÕES BATENDO, OS PULMÕES FUNCIONANDO, CABEÇA, BRAÇOS, PERNAS, ETC., OU SEJA, COMPLETAMENTE FORMADAS. NÃO SEI PORQUE ELE NÃO COMENTA QUE ESSAS DUAS CRIANCINHAS INICIALMENTE RECEBERAM UMA DOSE DE VENENO, SE DEBATERAM, GRITARAM MAS NINGUÉM OUVIA (OU NÃO QUISERAM OUVIR), SANGRARAM, MAS NINGUÉM VIU E DEPOIS TIVERAM SUAS CABEÇAS ARRANCADAS, SEUS BRAÇOS E PERNAS ARRANCADOS, SENDO ESQUARTEJADAS SEM DÓ NEM PIEDADE, SEM NENHUM DIREITO DE DEFESA.
ENTENDO SIM PORQUE O JABOR NÃO FALA SOBRE ESTA REALIDADE: PORQUE ELE FAZ PARTE DE UMA “CASTA ELEVADA”, QUE PODE DECIDIR QUEM MORRE E QUEM VIVE. ELE FAZ PARTE DE UM GRUPINHO QUE PREFERE APOIAR O ABORTO E A PROMISQUIDADE PORQUE É DISSO QUE ELE E O GRUPINHO VIVEM.
AH! SEI SIM PORQUE O JABOR NÃO FALAR DO ASSUNTO QUE COMENTEI ANTERIORMENTE, PORQUE ELE ACHA QUE QUEM ASSASSINOU AS DUAS CRIANCINHAS FAZ PARTE DE UMA “ELITE” (MÉDICOS, MINISTRO TEMPORÃO, PRESIDENTE LULA, MOVIMENTOS FEMINISTAS, ETC). PARA ELE, QUEM DEVE SER PENALIZADO SÃO AS CRIANCINHAS INDEFESA. TEM MAIS, NÃO É VERDADEIRA A INFORMAÇÃO DE QUE AS CRIANCINHAS QUE ESTAVAM DEVIDAMENTE PROTEGIDAS NO SEIO MATERNO FAZIAM COM QUE SUA MÃE NÃO CORRESSE NENHUM RISCO IMINENTE DE MORTE. ERA POSSÍVEL, ALIAS, QUE O PARTO CHEGASSE A TERMO, BASTAVA BOA VONTADE DOS MÉDICOS E DO GOVERNO.
HOUVE UM EQUIVOCO NO MEU PRIMEIRO TEXTO: “NÃO ENTENDO PORQUE O JABOR NÃO FALA SOBRE AS DUAS MENINAS QUE ESTAVAM NO VENTRE MATERNO (TAMBÉM UMA MENINA, COM 5 MESES)”. NA VERDADE A MÃE TINHA 9 ANOS, DESCULPEM-ME O EQUIVOCO. RETIFIQUE-SE.
OUTRA ERRATA. NO ÚLTIMO TEXTO ONDE SE LÊ: “TEM MAIS, NÃO É VERDADEIRA A INFORMAÇÃO DE QUE AS CRIANCINHAS QUE ESTAVAM DEVIDAMENTE PROTEGIDAS NO SEIO MATERNO FAZIAM COM QUE SUA MÃE CORRESSE RISCO IMINENTE DE MORTE. ERA POSSÍVEL, ALIAS, QUE O PARTO CHEGASSE A TERMO, BASTAVA BOA VONTADE DOS MÉDICOS E DO GOVERNO
JORGE FERRAZ
Obrigada garoto, pelas respostas, vc é o meu Red Bull , me “dá asas” , embora não tenha elegância para tratar uma senhora. Não gostei do seu pré -julgamento quando me torna incapaz de interpretar os textos bíblicos.
Então , o versículo que vc citou Mateus 18:15-18 (a Correcção fraterna) – “«Se o teu irmão pecar, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão. Se não te der ouvidos, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-las, comunica-o à Igreja; e, se ele se recusar a atender à própria Igreja, seja para ti como um pagão ou um cobrador de impostos.», recomenda essas tres etapas na trilha do pecado.
Assim, a própria Bíblia é cheia de contradições, num versículo manda perdoar 70 vezes 7, noutra manda discriminar, VÁ ENTENDER!!!!
Se é uma pena canônica certamente foi escrita por alguem ou alguns que interpretaram esse versículo. Porém esse capítulo deveria ter sido lido pelo arcebispo antes de publicar a excomunhão dos médicos. Mas acho que o Arcebispo ficaria tão confuso por não saber a qual versículo atender pelo fato de serem antagônicos .
O senso de proporções ao qual vc se refere, está medido aonde? Meu filho, pecado é pecado em qualquer lugar, penso que ele é de tamanho uniforme, e a tecnologia ainda não criou , isto é, inventou um PECAMÔMETRO ( INSTRUMENTO PARA MEDIR PECADO).
MEU QUERIDO, PRESTE ATENÇÃO A ESSA POSSIBILIDADE E CONSULTE A PADRES , PASTORES E ENTENDIDOS EM RELIGIÃO :
Se o estrupador comprasse um abortivo e desse a menina, e ela interrompesse a gravidez, e esse fato se tornasse público, como a Igreja enquadraria esse criminoso no Direito Canônico? Ele seria QUASE excomungado?
AGUARDO ANSIOSA AS RESPOSTAS .
Que os entendidos pós ou “pré” graduados em Teologia e Direito canônico se manifestem, porque nós (eu ) reles mortais não temos, segundo o JORGE FERRAZ não temos competência para interpretar passagens bíblicas.