Sua Excelência Reverendíssima,
Dom José Cardoso Sobrinho,
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife,
Faço questão de divulgar, e com muito orgulho, a presente carta aberta de apoio a Vossa Excelência Reverendíssima. Faço questão de juntar a minha voz à voz de outros tantos católicos que escreveram em solidariedade a V.E.R. (como a carta escrita por uma católica do Rio de Janeiro e publicada hoje no Veritatis Splendor, que subscrevo integralmente), desejando também eu manifestar publicamente o meu mais sincero apoio a Vossa Excelência, Dom José, que é vítima injustiçada de terrível perseguição realizada pela mídia, pelo único fato de ter sido Vossa Excelência fiel ao mandato que recebeu de pastorear as ovelhas do Senhor.
Multiplicam-se acusações infundadas. Fala-se que V.E.R. excomungou a criança, que não teve pena da menina estuprada, que desejava a sua morte, que era indiferente ao sofrimento da família, que estava acobertando o estuprador, etc, etc, etc. Tudo falso; a única coisa que fez Vossa Excelência Reverendíssima – e fez muito bem – foi levantar a voz em defesa das duas crianças, dos dois irmãos gêmeos, que foram covardemente assassinados por culpa de um crime que não cometeram. A única coisa que Vossa Excelência fez foi chamar a atenção para a gravidade deste crime horrendo – que clama aos Céus vingança! -, quando ninguém lhe prestava atenção. A única coisa feita por Vossa Excelência foi comunicar a todo mundo que a pena prevista pelo Direito Canônico – que, aliás, independe completamente da vontade de Dom José ou de qualquer outro bispo – para os que cometem o crime bárbaro do aborto é a excomunhão. O inferno, por causa disso, urra de raiva.
Nós, no entanto, só podemos agradecer. Obrigado, Dom José, pelo Arcebispo fiel que V.E.R. é, como poucos existem hoje em dia. Obrigado, Dom José, por V.E.R. ter se pronunciado claramente contra o crime horrendo que foi praticado no solo de Recife, sob o olhar complacente da mídia, contando até mesmo com o apoio e incentivo de criminosos contra os quais a voz de Vossa Excelência foi a única a ser levantada. Obrigado, Dom José, pela radical fidelidade à Igreja de Nosso Senhor, expressa – uma vez mais – no desapego de si próprio e na aceitação voluntária da perseguição, tudo isso para não se calar diante de uma flagrante injustiça. Obrigado, Dom José, porque nós nos sentimos seguros sob o báculo de V.E.R., com a certeza de que temos a nos guiar um pastor fiel, verdadeiramente compromissado com a Igreja de Cristo e com um santo zelo pelas coisas divinas. Obrigado, Dom José; enquanto o inferno ruge, os Céus estão em festa com a atitude heróica de V.E.R., que não pode, do povo católico fiel, receber senão apoio e admiração.
Obrigado, Dom José Cardoso; Vossa Excelência conta com a nossa mais completa solidariedade, e estamos sinceramente dispostos a sofrer o que quer que seja necessário para a defesa de V.E.R., só pela – imerecida! – honra de sermos contados entre aqueles que padecem sofrimentos pela radical e intransigente defesa dos ensinamentos de Nosso Senhor. Alegramo-nos com Vossa Excelência pelas tribulações atravessadas por V.E.R.; exultamos, porque sabemos que a justa recompensa de Vossa Excelência será grande nos Céus. O Justo Juiz tudo vê; e Sua Mãe Santíssima, Maria, Mãe da Igreja, saberá recompensar àqueles que são servos fiéis do Seu Divino Filho.
Com a minha mais sincera admiração,
subscrevo-me, em Cristo,
Jorge Ferraz
Católico, Arquidiocese de Olinda e Recife
P.S.: também subscrevem estas linhas:
João de Barros – Belo Horizonte/MG
Claudemir Pacheco – Recife/PE
Leonardo Silvestre – São João Del Rei/MG
Rodrigo Pedroso – São Paulo/SP
Senhor Eduardo,
Vá ler um pouco mais, informar-se um pouco mais, pensar um pouco mais, antes de vir aqui falar besteiras. Reservamo-nos o direito de não precisar ler lixo calunioso, sentenciado do alto da ignorância de pessoas que só conhecem a Igreja Católica pelos comentários do bufão da Globo. Quando o senhor aprender a conversar, volte aqui.
Passar bem.
– Jorge
Suscrevo a carta de apoio.
Luciano Perim Almeida – Iúna/ES
ou melhor, subscrevo.
Me uno aos colegas do blog e à todos aqueles que defendem a vida para manifestar meu apoio irrestrito à S. Excia. Revma. Dom José Cardoso Sobrinho. Que Nosso Senhor o recompense por sua coragem na defesa da vida em consonância com os ensinamentos da Santa Igreja e por ser, em nome da Verdade e da Justiça, vítima da perseguição típica dos réprobos.
ALGUÉM AQUI, EM SÃ CONSCIÊNCIA….SE LEMBRA DAS AULAS DE BIOLOGIA DO 2° GRAU? ACHO QUE NÃO!
Nunca, jamais um corpo de 1,33m (com apenas 9 anos de idade) GERARIA 1 (EU DISSE 1 ÚNICO) feto, sem o risco de AMBAS (MÃE E FILHO) MORREREM!!!!!!!!!
IMAGINA GÊMEOS!
O útero da menina PODERIA ROMPER-SE, alguém TEM IDÉIA do resultado disso? Ahh, não é comigo, problema deles né?
Ae não seriam apenas 2 fetos que morreriam e sim AS 3 CRIANÇAS.
PENSEM UM POUCO!
Ah, estupro PODE né? Matar é que não!
HIPÓCRITAS, deve ser por causa dos padres pedófilos não é mesmo? Se eles EXCOMUNGASSEM um pedófilo, teriam de EXCOMUNGAR milhares de padres!
– ÚTERO INFANTIL (6cm)
– 2 fetos MORTOS
– Infecção GENERALIZADA!
– Óbito da menina / mãe
ALGUÉM SABE OQ É ISSO?
Nossa!
O “Doutor” Rodrigo deveria ganhar logo o prêmio nobel de Medicina. Ela já sabe exatamente tudo o que ia acontecer com a garota. Até infecção generalizada! É claro que remédios e acompanhamento médico não resolveriam nada. O dotô Rodrigo já decretou: 2 fetos mortos, infecção generalizada, óbito da menina.
Mas que portentoso médico o mundo desconhece.
Sr. Rodrigo:
1 – O senhor é médico ou tem alguma formação em obstetrícia? Por que fala essas coisas com tanta segurança?
2 – Estupro também não pode. É pecado grave contra o próximo e contra a castidade. A propósito, você conhece algum padre pedófilo? Já o denunciou às autoridades competentes?
Menina de 5 anos dá à luz uma criança:
http://tecnocientista.info/hype.asp?cod=6182
Que o verdadeiro Deus – aquele que é todo de amor e piedade – tenha profunda e irrestrita piedade de voces, “catolicos” que nao apenas abandonam a razao – afinal, contra fatos nao há argumentos! – mas tambem a propria essencia do ser humano, em nome de palavras proferidas pelo proprio lobo em pele de cordeiro.
Eu poderia escrever por horas, horas e mais horas. Mas vou fazer apenas uma unica pergunta para qual nem vou voltar aqui para pedir resposta, vou apenas pedir que PENSEM sobre o assunto:
Voces acreditam em papa, V.A.R. (esse titulo é uma piada, nao é nao?), padres e essas coisas. Quem garante a voces que eles nao sao o lobo em pele de cordeiro, uma vez que a propria biblia diz que apareceriam homens que falariam em nome de Deus, mas com ele nada teriam?
Who watch the watchers?
Como dizia o sábio ditado popular “pimenta nos olhos do outros e refresco”… Se alguém fosse parete da menina independente de ser católico não trataria o tema com tanta intransigência so pra concordar com um Arcebispo.
…Estupro também não pode. É pecado grave contra o próximo e contra a castidade. A propósito, você conhece algum padre pedófilo? Já o denunciou às autoridades competentes?…
De acordo com sua BÍBLIA, pedofilia é um ATO DE DEUS!!!
Números 31:6-18
Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem; mas deixai vivas todas as jovens que não o fizeram”.
Se OPTARMOS por ver isso históricamente. Até os dias atuais, meninas de 14 anos são OBRIGADAS á casar, em muitas partes do mundo, pois é de acordo com suas leis “religiosas”.
Como, o próprio PADRE, falou que a LEI DE DEUS se sobrepõe a do HOMEM, então… pedofilia não é crime, e vcs estão incitando isso?
Interessante…
Sr. Tabajara:
Se o senhor conhecesse a Bíblia Sagrada, teria noção destes versículos aqui:
“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares sobre a terra será ligado também nos Céus, e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado também nos Céus” (Mt 16,18-19).
“Se não ouvir a Igreja, considera-o como um gentio e um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes sobre a terra será desligado no Céu” (Mt 18,17-18).
“A Igreja do Deus vivo é a coluna e o firmamento da verdade” (1Tm 3,15).
Se você quiser renunciar à Igreja, terá de renunciar também à Bíblia. O protestantismo não passa de uma religião burra.
Edson:
O próprio pai da menina (não o padrasto), que não é católico, estava contra o aborto e entrou na Justiça para impedi-lo. O aborto foi realizado clandestinamente, atropelando a decisão da Justiça de um Estado laico e os direitos familiares que um pai tem sobre seus filhos, mesmo estando separado da mãe.
Sr. Rodrigo:
Não tem um pingo de lógica as suas afirmações. Números 31 não tem nada haver com pedofilia, muito menos diz que pedofilia é um ato de Deus. Você não tem vergonha de apelar para esse irracionalismo?
Ademais, a Igreja não obriga ninguém a casar, pois para a validade do sacramento do Matrimônio se exige o consentimento livre e espontâneo de ambos os cônjuges.
Sinceramente, [CENSURADO].
Epa, seria bom o moderador consertar a última frase. Só me permiti porque o Manoel estava falando besteira e havia ainda sido censurado.
COMO NÃO TEM HAVER COM PEDOFILIA??
http://www.bibliacatolica.com.br/01/4/31.php
Vcs mesmos nos dizem que precisamos INTERPRETAR a bíblia…
O que mais de 100 crianças, após suas mães, irmãs e parentes serem MORTAS na frente DELAS, fariam nas mãos dos ISRAELITAS…
Trariam “pãozinho” fresco para eles todas as manhãs?
Ahhhhhhh! PARE!
Não me chame de IRRACIONAL, pois vc mesmo NÃO CONHECE A SUA BÍBLIA!
Ah, skeci… este mesmo VERSÍCULO, incita a matança de GRÁVIDAS, o que CONCERTEZA, tem haver com o caso….
Ô seu Rodrigo:
Você é completamente maluco. Autorização para pedofilia só existe na sua bíblia.
Se não quiser passar por louco ou mentiroso, cite o versículo bíblico onde diz que se pode abusar sexualmente de crianças.
Pelo contrário, a minha Bíblia reprova qualquer conjunção carnal fora do matrimônio.
Sr. Rodrigo:
O senhor nem sabe escrever (“concerteza”, “skeci”). Como pode pretender ler corretamente a Bíblia?
Interprete-a!
É isso que fiz, assim como os católicos querem que FAÇAMOS, ou estou errado?
O que esperar de um deus HIPÓCRITA, SÁDICO, INESCRUPULOSO?
Crimes em nome dele… SIMPLES!
[ironico mode on] Ah, foi um diabinho q mandou eu dizer isso tá… ele aproveitou que o ANJINHO saiu pra dar uma [CENSURADO]…[ironico mode off]
Sr. Irmão Aparecido.
Independente do modo que escrevo ou deixo de escrever é irrelevante.
Totalmente DIFERENTE da imposição da bíblia em “matar grávidas”
Não se preocupe, discutiremos em portguês claro á partir de agora.
Senhor Rodrigo,
Enquanto o senhor não souber discutir civilizadamente, a porta da rua é serventia da casa.
Passar bem, e bem longe daqui.
– Jorge
Rodrigo,
De onde o senhor tirou que nós católicos devemos e ainda mandamos interpretar a bíblia?
Essa prática é protestante e não católica.
Quem interpreta a bíblia para nós católicos é o magistério da Igreja.
Nada de livre exame por aqui. Ok?
Nada de exame livre… hummm
Prefiro á liberdade, diga-se de passagem!
Quanto ao fato acima relatado por nossa amiga, a bíblia é imposta a nós pelo magistério da igreja. Portanto, se o tal magistério impostar a matança de mulheres grávidas de acordo com a bíblia, nós faremos de pronto?
Humm, tá expilcada a inquisição e as cruzadas agora :)
Chega mais um dia da mulher. Nosso colega de serviço nos dará parabéns e talvez em uma reunião alguém lembre da data e, como uma piada, faça um menção. Dia da Mulher porque? Porque ainda vivemos em um mundo machista para [CENSURADO] – e num país com um machismo que se inflitra no nosso dia a dia e em nossos corações? Machismo dói. Dá trabalho. Nos suga a energia. Machismo, é [CENSURADO].
Acontece que a simples menção ao machismo é vintage. Não importa que você esteja se [CENSURADO] por causa disso. Dizer que algo é machista só traz sorrisos cínicos ou indiferença. Machista, eu? Logo eu? Mas eu sou tão tão moderno, tão roqueiro, tão maneiro, tão de esquerda, tão conectado com as novas tecnologias, tão literato, etc, etc, etc. O machismo, minha gente, virou café-com-leite.
Os homens, mesmo quando são opressores do alto do seu machismo, preferem não tocar neste assunto. E a nós, cabe o que? Erguer a cabeça, agradecer a patética rosa do dia da mulher – é, ainda ganhamos rosas meio murchas neste dia, rosas de “ações de marketing” do RH – e seguir.
O machismo está estampado na primeira página de todos os jornais. Todo mundo deve estar acompanhando o caso do “Senhor Arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou uma menina de nove anos estuprada pelo padrasto.” Tudo bem, o padrasto errou. Mas aborto é demais! Quem essa menina pensa que é?
Não é só questão de dogma. Acreditem. Porque aqui, não estamos falando só de religião.No Brasil, mulheres ainda não tem o direito de abortar legalmente . A não ser em casos de estupro.
E uma situação como esta expõe o machismo. Mas no dia a dia, ele não mostra a nossa cara. E ele dorme na nossa cama, queridas, acreditem.
Pois nós, do 02 Neurônio, nos excomungamos voluntariamente para comemorar o Dia da Mulher (O que? Quem excomunga é o arcebispo? ). Na verdade, se os padres soubessem da missa da nossa vida a metade, já estaríamos no inferno faz muito.
Que seja assim.
Preferimos acertar coisa com o capeta.
Sra. Mariana,
A menina não foi excomungada.
Abraços,
Jorge
Alguém tem o endereço da família? Adoraria presenteá-los com o livro do Dawkins.
Vamos ler na integra Números 31, 6-18 para vermos se o Sr. Rodrigo tem razão no que está falando: “6 Moisés enviou-os ao combate; mil homens de cada tribo, com Finéias, filho do sacerdote Eleazar, que levou também os objetos sagrados e as trombetas para tocar. 7 Atacaram os madianitas, como o Senhor tinha ordenado a Moisés, e mataram todos os varões. 8 Mataram também os reis de Madiã: Evi, Recém, Sur, Hur e Rebe, cinco reis de Madiã, e passaram ao fio da espada Balaão, filho de Beor. 9 Levaram prisioneiras as mulheres dos madianitas com seus filhos, e pilharam todo o seu gado, seus rebanhos e todos os seus bens. 10 Incendiaram todas as cidades que habitavam e todos os seus acampamentos. 11 Levaram consigo todo o espólio e todos os despojos, animais e pessoas, 12 e conduziram-nos a Moisés, ao sacerdote Eleazar e à assembléia dos israelitas no acampamento que se encontrava nas planícies de Moab, perto do Jordão, em face de Jericó. 13 Moisés, o sacerdote Eleazar e todos os chefes da assembléia saíram-lhes ao encontro fora do acampamento. 14 E Moisés, irado contra os generais do exército, os chefes de milhares e os chefes de centenas que voltavam da batalha, disse-lhes: 15 “O que é isso? Deixastes com vida todas essas mulheres? 16 Mas são justamente elas que, instigadas por Balaão, levaram os israelitas a serem infiéis ao Senhor na questão de Fogor, a qual foi também a causa do flagelo que feriu a assembléia do Senhor! 17 Ide! Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem; 18 mas deixai vivas todas as jovens que não o fizeram.
Bem, o que se narra aqui é uma guerra entre os israelitas e os madianitas na conquista da terra de Canaã, mais do que isto, isso foi também para vingar (lembre-se que estamos ainda na lei do talião do dente por dente e olho por olho) do pecado que algumas mulheres madianista através de um estratagema de Balão que fez algumas delas atrair uns homens a se unirem com elas e atrair assim a ira e maldição de DEUS sobre os israelitas, basta Le Números 25 e entenderão do que se trata, por isto Moisés deu a ordem para matar todas as mulheres pois foram elas que seduziram aqueles homens e traíram a ira divina sobre eles, e quanto as jovens cuja a idade não é mencionada a idade mais provavelmente teriam entre 13 a 15 anos pode-se pensar nas virgens que não tiveram comercio (relações sexuais) com homens, parece estranho nos dias de hoje falar que jovens entre 13 a 15 anos tivessem relações sexuais porém isto era a mentalidade do povo naquele tempo, sabe-se que a vida era curta naqueles tempos, alguém viver até 60 ou 70 anos equivaleria alguém viver até os 90 ou 100 anos em nossos dias, em quem chegava aos 60 ou 70 anos era um prodígios pois a expectativa de vida naquelas época não passava dos 40 ou 50 anos devido as guerras, fomes e pestes tão comum naquela época, pois isso, se ficava adulto mais cedo, as mulheres mau saiam da infância iam direto para a idade adulta sem passar pela adolescência , logo que faziam 13 a 15 anos os pais já preparavam um casamento para a menina com algum homem mais velhos dos 20 a 40 anos de idade, isto parece ilógico aos nossos dias, cheira pedofilia, mas era a mentalidade deles naquela época, portanto nesta passagem bíblica Moisés manda preservar a vida destas jovens para que os israelitas a possuíssem como esposas, e sito também era um sinal de anátema, que eram os despojos que os guerreiros em um guerra podiam possuir, os homens e animais eram mortos e os objetos preciosos eram dados aos deuses e colocados em seus templos ou ficavam com os guerreiros que lutaram na guerra, e isto incluíam as mulheres que eram tidas como escravas ou eram levadas par serem esposas, portanto, fique bem claro que aqui não existe nenhuma lei natural, cultual e perene mas apenas uma lei cultural que existiu naquela época, foi passageira e hoje não existe mais, não há aqui nenhuma norma para poder ser praticado a pedofilia, só existe na cabeça de quem deturpa as Sagradas Escrituras para a sua própria ruína (1º Pedro 3,16)
Sim, concordo com o Sidnei…. PASSOU, não existe mais…
Assim como EXORCISMO
Assim como “Pedaços da cruz de Cristo”
Assim como VENDA DE TERRENOS NO CÉU
Assim como INDULGÊNCIAS.. espera um pouco.. essa voltou!
http://www.nytimes.com/2009/02/10/nyregion/10indulgence.html?_r=1&scp=1&sq=indulgences&st=cse
Independente, pessoal. Me espanta a menina de 5 anos conceber uma criança, fato! Muito menos uma de 9 anos.
O que imcompreensível ao pessoal (cético, agnóstico, ateu e etc..) é o fato de que O PEDÓFILO NÃO TER SIDO EXCOMUNGADO.
Um pedófilo vale mais do que um grupamento de médicos que salvam VIDAS, não só a da criança, eles não começaram a trabalhar hoje por acaso? E foi a primeira pessoa que eles salvaram?
Que Deus é esse? Ele não é o ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, ONICIENTE? QUE NOS AMA?
Isso não é prova de amor…
INCOMPREENSÍVEL, antes que o português me mate!
Jorge
“Ok. A sua parcela de estupidez já foi registrada. Agora, xau.”
Argumento ad hominem. Marca registrada da ICAR…
R. B. Canônico
Blog Mallmal,
“O mais interessante de seu comentário é que as críticas ali feitas valem mais para… você!”
Não vejo onde e você falhou miseravelmente em demonstrar.
“E o motivo é realmente muito simples. Sua ingenuidade em acreditar que se a menina não abortasse imediatamente, morreria.”
Não disse isso. Apenas que a gestação é de altíssimo risco. Gemelaridade e idade inferior a 18 anos são ambos fatores de risco para a gestação. Associados, então…
“Fosse isso verdade o procedimento abortivo adotado não seria aquele, mas você, do auge de sua sapiência, deve ter plena consciência, não é mesmo?”
Qual seria? Misoprostol? Tanto faz o método! Que argumentos anencéfalos!
“Mas, vamos lá. Para vc ver como são as coisas, há um caso ****análogo**** no RS, só que a menina tem 11 anos – o que não é lá muita diferença, especialmente em termos de formação do aparelho reprodutor. Afinal, meninas de 11 ou 9 anos são isso: meninas. Não entraram da puberdade. Mas enfim, vamos aos fatos.”
Faz muita diferença, sim. Além disso, não é porque uma pobre menina de 11 anos que foi coagida a parir foi bem sucedida (extremamente discutível esse termo, mas enfim…) que isso se torna regra universal.
“Eis aí. O caso de PE, não havia risco iminente de morte da criança, tanto que ela havia recebido ***alta*** do hospital. Efetivamente, havia possibilidade de manter a gravidez por mais poucas semanas, e induzir um parto e tentar salvar os filhos. Caso fosse ***impossível***, aí sim seria o momento de um procedimento que, mesmo causando a morte dos fetos, preservasse a vida da mãe. Ou seja, os médicos foram, ao contrário do que vc diz, precipitados. Os fatos estão aí e são incontestáveis, por mais que vc esperneie em contrário.”
Não estou esperneando. Estou pensando racionalmente. Na situação dessa criança qualquer tipo de risco de vida é abjeto e desumano. Até mesmo – CHOREM, CATÓLICOS – nossa legislação permite o abortamento em casos de risco de vida materno E estupro. Apenas os fundamentalistas egoístas e egocêntricos como vocês são capazes de se pronunciar em contrário.
“Por fim, seu maravilhoso comentário sobre o desejo de fazer a muitos estar na pele dessa criança demonstra sua absurda falta de bom senso e caráter. Fosse eu, gostaria que nenhum ser humano jamais passasse por uma situação dessas.”
O caráter humano é simplesmente baseado na capacidade de se colocar no lugar do outro.
Excelente exercício de retórica o seu, porém inútil. Eu não gostaria que nenhuma pessoa passasse por essa situação. O seu Deus não existe e muito menos a onipotência. Foi apenas um exercício de raciocínio.
“Vc, ao contrario, deseja que passássemos para ‘aprender a lição’. Fica aí evidente que vc não tem realmente misericórdia da garota pela situação, e antes age por crendices que cegam sua inteligência, bom senso, capacidade de reflexão e tudo o mais.”
EU TENHO pena da menina, tanto que fiquei FELICÍSSIMO com o abortamento e o teria feito eu mesmo, se necessário.
Quem acredita que pão vira carne, vinho vira sangue, virgens tem filhos, pessoas andam sobre a água, cobras falantes, árvores falantes, gigantes, milhões de animais num barquinho sem janelas, sol que pára, etc não sou eu. Então cuidado ao apontar as minhas “crendices”. Aliás, quais são elas? O direito à liberdade?
“Só tenho a lamentar que haja pessoas, como vc, que venham aqui dizer tais descalabros e fazem desejos tão horríveis quanto esse.
É profundamente entristecedor e mesquinho de sua parte.”
A partir do momento em que isso foi escrito como “carta aberta”, está sujeito a críticas. Se você não tem argumentos para respondê-las, simplesmente cale-se, pois é mais bonito que esse mimimi…
Passar bem.