Pe. Edson sobre o caso da menina grávida.

[Reproduzo o seguinte post na íntegra, dada a sua capital importância no recente caso da menina de nove anos grávida, que culminou com o assassinato dos seus dois filhos gêmeos e a execração pública da única voz a se levantar na defesa dos dois irmãos, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso. Trata-se de um texto escrito pelo pe. Edson, pároco de Alagoinha, que nos traz alguns fatos que a grande mídia faz questão de não mostrar.]

GRÁVIDA DE GÊMEOS EM ALAGOINHA

O lado que a imprensa deixou de contar

Há cerca de oito dias, nossa cidade foi tomada de surpresa por uma trágica notícia de um acontecimento que chocou o país: uma menina de 9 anos de idade, tendo sofrido violência sexual por parte de seu padrasto, engravidou de dois gêmeos. Além dela, também sua irmã, de 13 anos, com necessidade de cuidados especiais, foi vitima do mesmo crime. Aos olhos de muitos, o caso pareceu absurdo, como de fato assim também o entendemos, dada a gravidade e a forma como há três anos isso vinha acontecendo dentro da própria casa, onde moravam a mãe, as duas garotas e o acusado.

O Conselho Tutelar de Alagoinha, ciente do fato, tomou as devidas providências no sentido de apossar-se do caso para os devidos fins e encaminhamentos. Na sexta-feira, dia 27 de fevereiro, sob ordem judicial, levou as crianças ao IML de Caruaru-PE e depois ao IMIP (Instituto Médico Infantil de Pernambuco), de Recife a fim de serem submetidas a exames sexológicos e psicológicos. Chegando ao IMIP, em contato com a Assistente Social Karolina Rodrigues, a Conselheira Tutelar Maria José Gomes, foi convidada a assinar um termo em nome do Conselho Tutelar que autorizava o aborto. Frente à sua consciência cristã, a Conselheira negou-se diante da assistente a cometer tal ato. Foi então quando recebeu das mãos da assistente Karolina Rodrigues um pedido escrito de próprio punho da mesma que solicitava um “encaminhamento ao Conselho Tutelar de Alagoinha no sentido de mostrar-se favorável à interrupção gestatória da menina, com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na gravidade do fato”. A Conselheira guardou o papel para ser apreciado pelos demais Conselheiros colegas em Alagoinha e darem um parecer sobre o mesmo com prazo até a segunda-feira dia 2 de março. Os cinco Conselheiros enviaram ao IMIP um parecer contrário ao aborto, assinado pelos mesmos. Uma cópia deste parecer foi entregue à assistente social Karolina Rodrigues que o recebeu na presença de mais duas psicólogas do IMIP, bem como do pai da criança e do Pe. Edson Rodrigues, Pároco da cidade de Alagoinha.

No sábado, dia 28, fui convidado a acompanhar o Conselho Tutelar até o IMIP em Recife, onde, junto à conselheira Maria José Gomes e mais dois membros de nossa Paróquia, fomos visitar a menina e sua mãe, sob pena de que se o Conselho não entregasse o parecer desfavorável até o dia 2 de março, prazo determinado pela assistente social, o caso se complicaria. Chegamos ao IMIP por volta das 15 horas. Subimos ao quarto andar onde estavam a menina e sua mãe em apartamento isolado. O acesso ao apartamento era restrito, necessitando de autorização especial. Ao apartamento apenas tinham acesso membros do Conselho Tutelar, e nem tidos. Além desses, pessoas ligadas ao hospital. Assim sendo, à área reservada tiveram acesso naquela tarde as conselheiras Jeanne Oliveira, de Recife, e Maria José Gomes, de nossa cidade.

Com a proibição de acesso ao apartamento onde menina estava, me encontrei com a mãe da criança ali mesmo no corredor. Profunda e visivelmente abalada com o fato, expôs para mim que tinha assinado “alguns papéis por lá”. A mãe é analfabeta e não assina sequer o nome, tendo sido chamada a pôr as suas impressões digitais nos citados documentos.

Perguntei a ela sobre o seu pensamento a respeito do aborto. Valendo-se se um sentimento materno marcado por preocupação extrema com a filha, ela me disse da sua posição desfavorável à realização do aborto. Essa palavra também foi ouvida por Robson José de Carvalho, membro de nosso Conselho Paroquial que nos acompanhou naquele dia até o hospital. Perguntei pelo estado da menina. A mãe me informou que ela estava bem e que brincava no apartamento com algumas bonecas que ganhara de pessoas lá no hospital. Mostrava-se também muito preocupada com a outra filha que estava em Alagoinha sob os cuidados de uma família. Enquanto isso, as duas conselheiras acompanhavam a menina no apartamento. Saímos, portanto do IMIP com a firme convicção de que a mãe da menina se mostrava totalmente desfavorável ao aborto dos seus netos, alegando inclusive que “ninguém tinha o direito de matar ninguém, só Deus”.

Na segunda-feira, retornamos ao hospital e a história ganhou novo rumo. Ao chegarmos, eu e mais dois conselheiros tutelares, fomos autorizados a subirmos ao quarto andar onde estava a menina. Tomamos o elevador e quando chegamos ao primeiro andar, um funcionário do IMIP interrompeu nossa subida e pediu que deixássemos o elevador e fôssemos à sala da Assistente Social em outro prédio. Chegando lá fomos recebidos por uma jovem assistente social chamada Karolina Rodrigues. Entramos em sua sala eu, Maria José Gomes e Hélio, Conselheiros de Alagoinha, Jeanne Oliveira, Conselheira de Recife e o pai da menina, o Sr. Erivaldo, que foi conosco para visitar a sua filha, com uma posição totalmente contrária à realização do aborto dos seus netos. Apresentamo-nos à Assistente e, ao saber que ali estava um padre, ela de imediato fez questão de alegar que não se tratava de uma questão religiosa e sim clínica, ainda que este padre acredite que se trata de uma questão moral.

Perguntamos sobre a situação da menina como estava. Ela nos afirmou que tudo já estava resolvido e que, com base no consentimento assinado pela mãe da criança em prol do aborto, os procedimentos médicos deveriam ser tomados pelo IMI dentro de poucos dias. Sem compreender bem do que se tratava, questionei a assistente no sentido de encontrar bases legais e fundamentos para isto. Ela, embora não sendo médica, nos apresentou um quadro clínico da criança bastante difícil, segundo ela, com base em pareceres médicos, ainda que nada tivesse sido nos apresentado por escrito.

Justificou-se com base em leis e disse que se tratava de salvar apenas uma criança, quando rebatemos a idéia alegando que se tratava de três vidas. Ela, desconsiderando totalmente a vida dos fetos, chegou a chamá-los em “embriões” e que aquilo teria que ser retirado para salvar a vida da criança. Até então ela não sabia que o pai da criança estava ali sentado ao seu lado. Quando o apresentamos, ela perguntou ao pai, o Sr. Erivaldo, se ele queria falar com ela. Ele assim aceitou. Então a assistente nos pediu que saíssemos todos de sua sala os deixassem a sós para a essa conversa. Depois de cerca de vinte e cinco minutos, saíram dois da sala para que o pai pudesse visitar a sua filha. No caminho entre a sala da assistente e o prédio onde estava o apartamento da menina, conversei com o pai e ele me afirmou que sua idéia desfavorável ao aborto agora seria diferente, porque “a moça me disse que minha filha vai morrer e, se é de ela morrer, é melhor tirar as crianças”, afirmou o pai quase que em surdina para mim, uma vez que, a partir da saída da sala, a assistente fez de tudo para que não nos aproximássemos do pai e conversássemos com ele. Ela subiu ao quarto andar sozinha com ele e pediu que eu e os Conselheiros esperássemos no térreo. Passou-se um bom tempo. Eles desceram e retornamos à sala da assistente social. O silêncio de que havia algo estranho no ar me incomodava bastante. Desta vez não tive acesso à sala. Porém, em conversa com os conselheiros e o pai, a assistente social Karolina Rodrigues, em dado momento da conversa, reclamou da Conselheira porque tinha me permitido ver a folha de papel na qual ela solicitara o parecer do Conselho Tutelar de Alagoinha favorável ao aborto e rasgou a folha na frente dos conselheiros e do pai da menina. A conversa se estendeu até o final da tarde quando, ao sair da sala, a assistente nos perguntava se tinha ainda alguma dúvida. Durante todo o tempo de permanência no IMIP não tivemos contato com nenhum médico. Tudo o que sabíamos a respeito do quadro da menina era apenas fruto de informações fornecidas pela assistente social. Despedimo-nos e voltamos para nossas casas. Aos nossos olhos, tudo estava consumado e nada mais havia a fazer.

Dada a repercussão do fato, surge um novo capítulo na história. O Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom José Cardoso, e o bispo de nossa Diocese de Pesqueira, Dom Francisco Biasin, sentiram-se impelidos a rever o fato, dada a forma como ele se fez. Dom José Cardoso convocou, portanto, uma equipe de médicos, advogados, psicólogos, juristas e profissionais ligados ao caso para estudar a legalidade ou não de tudo o que havia acontecido. Nessa reunião que se deu na terça-feira, pela manhã, no Palácio dos Manguinhos, residência do Arcebispo, estava presente o Sr. Antonio Figueiras, diretor do IMIP que, constatando o abuso das atitudes da assistente social frente a nós e especialmente com o pai, ligou ao hospital e mandou que fosse suspensa toda e qualquer iniciativa que favorecesse o aborto das crianças. E assim se fez.

Um outro encontro de grande importância aconteceu. Desta vez foi no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, na tarde da terça-feira. Para este, eu e mais dois Conselheiros, bem como o pai da menina formos convidados naquela tarde. Lá no Tribunal, o desembargador Jones Figueiredo, junto a demais magistrados presentes, se mostrou disposto a tomar as devidas providências para que as vidas das três crianças pudessem ser salvas. Neste encontro também estava presente o pai da criança. Depois de um bom tempo de encontro, deixamos o Tribunal esperançosos de que as vidas das crianças ainda poderiam ser salvas.

Já a caminho do Palácio dos Manguinhos, residência do Arcebispo, por volta das cinco e meia da tarde, Dom José Cardoso recebeu um telefonema do Diretor do IMIP no qual ele lhe comunicava que um grupo de uma entidade chamada Curumins, de mentalidade feminista pró-aborto, acompanhada de dois técnicos da Secretaria de Saúde de Pernambuco, teriam ido ao IMIP e convencido a mãe a assinar um pedido de transferência da criança para outro hospital, o que a mãe teria aceito. Sem saber do fato, cheguei ao IMIP por volta das 18 horas, acompanhado dos Conselheiros Tutelares de Alagoinha para visitar a criança. A Conselheira Maria José Gomes subiu ao quarto andar para ver a criança. Identificou-se e a atendente, sabendo que a criança não estava mais na unidade, pediu que a Conselheira sentasse e aguardasse um pouco, porque naquele momento “estava havendo troca de plantão de enfermagem”. A Conselheira sentiu um clima meio estranho, visto que todos faziam questão de manter um silêncio sigiloso no ambiente. Ninguém ousava tecer um comentário sequer sobre a menina.

No andar térreo, fui informado do que a criança e sua mãe não estavam mais lá, pois teriam sido levadas a um outro hospital há pouco tempo acompanhadas de uma senhora chamada Vilma Guimarães. Nenhum funcionário sabia dizer para qual hospital a criança teria sido levada. Tentamos entrar em contato com a Sra. Vilma Guimarães, visto que nos lembramos que em uma de nossas primeiras visitas ao hospital, quando do assédio de jornalistas querendo subir ao apartamento onde estava a menina, uma balconista chamada Sandra afirmou em alta voz que só seria permitida a entrada de jornalistas com a devida autorização do Sr. Antonio Figueiras ou da Sra. Vilma Guimarães, o que nos leva a crer que trata-se de alguém influente na casa. Ficamos a nos perguntar o seguinte: lá no IMIP nos foi afirmado que a criança estava correndo risco de morte e que, por isso, deveria ser submetida ao procedimentos abortivos. Como alguém correndo risco de morte pode ter alta de um hospital. A credibilidade do IMIP não estaria em jogo se liberasse um paciente que corre risco de morte? Como explicar isso? Como um quadro pode mudar tão repentinamente? O que teriam dito as militantes do Curumim à mãe para que ela mudasse de opinião? Seria semelhante ao que foi feito com o pai?

Voltamos ao Palácio dos Manguinhos sem saber muito que fazer, uma vez que nenhuma pista nós tínhamos. Convocamos órgãos de imprensa para fazer uma denúncia, frente ao apelo do pai que queria saber onde estava a sua filha.

Na manhã da quarta-feira, dia 4 de março, ficamos sabendo que a criança estava internada na CISAM, acompanhada de sua mãe. O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (FUSAM) é um hospital especializado em gravidez de risco, localizado no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife. Lá, por volta das 9 horas da manhã, nosso sonho de ver duas crianças vivas se foi, a partir de ato de manipulação da consciência, extrema negligência e desrespeito à vida humana.Isto foi relatado para que se tenha clareza quanto aos fatos como verdadeiramente eles aconteceram. Nada mais que isso houve. Porém, lamentamos profundamente que as pessoas se deixem mover por uma mentalidade formada pela mídia que está a favor de uma cultura de morte. Espero que casos como este não se repitam mais.

Ao IMIP, temos que agradecer pela acolhida da criança lá dentro e até onde pode cuidar dela. Mas por outro lado não podemos deixar de lamentar a sua negligência e indiferença ao caso quando, sabendo do verdadeiro quadro clínico das crianças, permitiu a saída da menina de lá, mesmo com o consentimento da mãe, parecendo ato visível de quem quer se ver livre de um problema.

Aos que se solidarizaram conosco, nossa gratidão eterna em nome dos bebês que a esta hora, diante de Deus, rezam por nós. “Vinde a mim as crianças”, disse Jesus. E é com a palavra desde mesmo Jesus que continuaremos a soltar nossa voz em defesa da vida onde quer que ela esteja ameaçada. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente” (Jo, 10,10). Nisso cremos, nisso apostamos, por isso haveremos de nos gastar sempre. Acima de tudo, a Vida!

Pe. Edson Rodrigues
Pároco de Alagoinha-PE
padreedson@hotmail.com

129 comentários em “Pe. Edson sobre o caso da menina grávida.”

  1. O que que acontece agora?
    Os excomungados não poderão mais ir à igreja?
    R.: Podem, só não podem receber os sacramentos.

    Significa que vão todos para o inferno?
    R.: Não

    E se Deus os perdoar? Como iremos saber? Onde fica o perdão divino??
    R.: DEUS os perdoará se eles demonstrarem que estão arrependidos do mau que praticaram, isto inclui desde o madrasto da menina que a estuprou até aqueles que estam envolvidos no aborto dos bebês.

    A igreja, seja ela qual for, reponde por Deus?
    R.: As outras igrejas eu não sei, mas a Igreja Católica tenho a absoluta certeza que sim, Provas? Vamos a Bíblia:
    1º) Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. (Lc. 18, 15-18
    2º) Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Lc. 10,16)
    3º) Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. E aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. (João 20,21-23)
    4º) Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! (2º Cor. 5,20)

  2. EU FICO ESTARRECIDO COM O CINISMO E O DESCARAMENTO DESTA INSTITUIÇÃO DEMONIACA CHAMADA ICAR; UMA INSTITUIÇÃO QUE MATOU MILHARES DE PESSOAS NUM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE, EU NEM COLOCO O MERITO DO ABORTO POIS SOU A FAVOR DA VIDA O QUE ME DEICHA INDIGNADO E QUE DIAS ATRAZ PERDOARAM UM LOUCO QUE NEGOU O MAIOR CRIME DA HUMANIDA O O LOCAUSTO SEM CONTAR QUE NÂO VI NENHUM BISPO EXCOMUNGAR OS PADRES PEDOFILOS, DAS FLEIRAS QUE TODO DIA NO MUNDO SÂO FORÇADAS A ABORTAR JA QUE ELES SÂO PELA VIDA COMO PODE CONCORDAR COM O PIOR CRIME QUE UM SER HUMANO POSSA TER SEU CORPO VIOLADO MANDE ESTES DEMONIACOS LER EM LEVITICO CAP 20 VER 14 QUE DIZ E QUANDO UM HOMEM TOMAR UMA MULHER E SUA MÂE, MALDADE È; A ELES E ALAS QUEIMARÂO COM FOGO, PARA QUE NÂO AJA MALDADE ENTRE VOS, DEUS JULGA COM JUSTIÇA

  3. ”Cristãos” que são os verdadeiros representantes de Satanás na terra!Vejam o que pregam,hipócritas!Uma criança de nove anos nao tinha condição alguma de levar tal gestação a frente!Como deveriam ser varridos do planeta…

    Obrigado por tamanho elogio, elogios assim é que nós cristão devemos receber, pois como disse ao próprio JESUS: ” O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão. Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa!” (Mt. 10,24-25)

  4. O comentário do Roberto não é digno de ser respondido, pois vai na mesma fileira do Renan

  5. EU FICO ESTARRECIDO COM O CINISMO E O DESCARAMENTO DESTA INSTITUIÇÃO DEMONIACA CHAMADA ICAR; UMA INSTITUIÇÃO QUE MATOU MILHARES DE PESSOAS NUM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE, EU NEM COLOCO O MERITO DO ABORTO POIS SOU A FAVOR DA VIDA O QUE ME DEICHA INDIGNADO E QUE DIAS ATRAZ PERDOARAM UM LOUCO QUE NEGOU O MAIOR CRIME DA HUMANIDA O OLOCAUSTO SEM CONTAR QUE NÂO VI NENHUM BISPO EXCOMUNGAR OS PADRES PEDOFILOS, DAS FLEIRAS QUE TODO DIA NO MUNDO SÂO FORÇADAS A ABORTAR JA QUE ELES SÂO PELA VIDA COMO PODE CONCORDAR COM O PIOR CRIME QUE UM SER HUMANO POSSA TER SEU CORPO VIOLADO MANDE ESTES DEMONIACOS LER EM LEVITICO CAP 20 VER 14 QUE DIZ E QUANDO UM HOMEM TOMAR UMA MULHER E SUA MÂE, MALDADE È; A ELES E ALAS QUEIMARÂO COM FOGO, PARA QUE NÂO AJA MALDADE ENTRE VOS, DEUS JULGA COM JUSTIÇA

  6. Sr. Roberto:

    O senhor nem sequer sabe se expressar no idioma pátrio e quer ter moral para julgar a Igreja de Cristo?

    Aprenda, pelo menos, a escrever, rapaz!

    Ademais, o que você faz é levantar calúnias, com seu pensamento e seu português pessimamente articulados. Demoníaco é o senhor, seu Roberto, porque o demônio é “mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44).

    O “holocausto” não foi o maior crime da humanidade, o aborto mata muito mais.

    E aprenda uma coisa, sr. Roberto:

    Quem é protestante está debaixo de maldição.

  7. CONTRA VERDADE NADA MAIS QUE A VERDADE, UM DIA VEREMOS QUEM SERVE AO VERDADEIRO DEUS OU PEDAÇOS DE PAU E PEDRA

  8. Sr. Roberto, já vou dizer onde você deve colocar seus pedaços de pau e pedra.

  9. DEUS NÃO SE ENCONTRA NOS LIVROS TEOLOGICOS MAS NO CORAÇÃO DO ESPIRITO SANTO, SÂO VERDADES QUE SO QUEM NASCEU DE NOVO PODE ENTENTER, PEDRO MESMO SENDO INDOUTO PODE VER A CRISTO, SE O HOLOCAUSTO NÂO FOI O MAIOR CRIME POIS DIGO A VERDADE TODO DIA UMA ALMA È ABORTADA CADA VES QUE UMA PESSOA SE TORNA IDOLATRA PELAS DOUTRINAS DE DEMONIOS

  10. CUIDADO COM O LINGUAJAR POIS HAVEREMOS DE DAR CONTA DE TODA PALAVRA OCIOSA, PROFESOR KKKKKKKKKKKKK VÀ SE CONVERTER CARA

  11. Sr. Roberto, infeliz protestante escravo de Satanás, o senhor nasceu de novo só se foi para o inferno e ainda não aprendeu a escrever.

  12. KARA NÃO FALE EM SATANAS VOCE nÃO ESTA COBERTO PELO SANGUE DE CRISTO MAS PELO MANTO ENCARDIDO DA CIDINHA

  13. E vcs católicos sempre se justificam pela Bíblia.
    A mesma bíblia que Constantino ajudou a divulgar e que vcs escolheram quais os livros seriam mais apropriados para integrarem o evangelho.
    E o Evangelho de Judas, não entrou porque?
    E o de Maria Madalena?

  14. Quer dizer então que, segundo você, a mãe de Jesus Cristo usava roupas sujas, seu protestante imundo?

    Você acha que honra o Filho blasfemando contra sua Mãe?

  15. Protestantismo é religião de gente burra e ignorante.

  16. Cada Crime tem a sua pena.

    O estuprador já está preso e deverá ser julgado, cabe ao juri na época condená-lo, e mesmo assim ele terá uma prisão de no máximo 15 anos.

    Esta é a lei humana.

    Já o outro crime cometido contra a vida, está na lei, quem o comete está excomungado, e isto não depende da vontade do Bispo ou da Igreja, é um crime contra a vida, outra coisa que ninguém se preocupa é, aquele que comete suicídio contra sua própria vida material na terra, também suicida-se espiritualmente, sabiam ?

    Porque Deus é contra aquele que mata, Deus somente é a favor da VIDA, na escala de crimes na lei de Deus, o Aborto é o pior de todos.

    Quem compara o crime de um estuprador com o crime de um abortista não sabe o que está comparando, porque para Deus todo mal é execrável, mas percebemos que aqueles que defendem o ato abortivo, já não entendem mais o coração de Deus e por isso maldizem a Igreja que nada faz além de tentar fazer a vontade de Deus e não a dela própria.

    Deus vos ama

  17. até parecee que os pais aceitariam facil assim a gravidez DE UMA MENINA DE 9 ANOS..

    É CLAROO QUE HAVERIA RISCOS…COMO VCS QREM Q UMA MENINA AGUENTE DUAS CRIANÇAS EM SEU VENTRE..

    VCS ACHAM Q OS ORGAOS DELA AGUENTARIAMM

    NOSSA GENTEE PARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA COM ESSA BABOSEIRAAA…

    ATE PARECE Q OS PAISS QRIAM MESMO QUE A MENINA SE ARRISCASSE A TER OS BEBES….

    É CLAROOO QUE ERA GRAVIDEZ DE RISCOOO ALTO AINDAA..

    PENSEM UM POUCOOO…

  18. Para o Roberto

    Aproveitar que o Sr. ainda está por aqui.

    Vejo que voce se julga muito salvo, não é ?

    Tem certeza ?

    Achas também que nós Católicos somos filhos do outro e não do Deus todo Poderoso ?

    Você disse que nasceu de novo !
    Acho que duvido da sua afirmação, porque se assim fosse não estaria perdendo seu tempo maldizendo a sua própria mãe !

    Você é apenas uma pessoa de boa vontade que caiu nas redes da IURD e denominações conveniadas, que não passam de uma empresa vendendo bençãos e correntes sagradas.

    Cuidado, talves a Igreja onde você frequenta pode desabar também sobre a sua cabeça, porque ovelha cega não percebe que está sendo apenas surrupiada e ninguém liga na verdade para sua salvação.

    Você fala demais sobre coisas que nada tem a ver com nada, só para ficar acusando a verdadeira Igreja de erro, tire a trave de seu olho meu irmão e depois conversaremos sobre a retirada do cisco em nossos olhos.

    foi bom falar contigo.

    Jesus te ama.

  19. Sizenando, foi muito boa essa resposta para o ROBERTO:

    Cuidado que a sua igreja pode cair em cima de sua cabeça!

    KKKKKKKKKKKKKK!

    Parabéns pelo senso de humor!

  20. Quando eu estudava na escola Brasileira, quando o aborto não entrava como matperia de ensino.

    Diziam assim.

    A MULHER QUANDO MESTRUA PELA PRIMEIRA VÉZ, É PORQUE ESTÁ COM SEU APARELHO REPRODUTOR PRONTO PARA DAR A LUZ.

    Porque este ensinamento mudou.

    A menina nada sentia a não ser enjoos!
    Quem não sente enjoos.

    No Rio Grande do Sul, neste exato instante tem uma menina com 11 anos de Idade grávida, teve o mesmo problema desta de alagoinha, seu filho está para nascer, ela tinha 10 anos quando foi agredida.

    Minha bisavó, teve seu primeiro filho com 10 anos de idade, depois deste teve mais 19 filhos e morreu com 101 anos de idade.

    Cada caso é um caso, eu sei e aceito um diagnóstico verdadeiro, mas neste caso, outras opções nem foram cogitadas e simplesmente declaram o que todo mundo diz.

    UMA MENTIRA DESLAVADA.

    A MENINA NÃO PODERIA DAR A LUZ, MORRERIA COM CERTEZA.

    ESTA MENINA COM 10 ANOS, NAO SERIA A PRIMEIRA A DAR A LUZ COM ESTA IDADE.

    PODERIA SER UMA GRAVIDEZ DE ALTO RISCO, MAS COM CERTEZA DEVERIAM SER ANALIZADAS ESTAS OPÇÕES ANTES DE MATAREM AS CRIANÇAS, E NÃO FORAM.

    Neste caso também, além do aborto, também aparece pessoas extranhas com o interesse de matar os bebes para cantarem vitoria sobre o assunto e ainda de quebra fazerem a maior campanha difamatória contra a IGREJA.

    Que não cometeu nenhum crime.

    E já foi julgada e condenda por muitos que aqui comentam.

    Paz e bem

  21. Ai ai, vc que disse que o amigo ai é protestante imundo, não sabe que nossa senhora aparecida não é a mãe de jesus, a mãe de jesus é a virgem Maria. Nossa senhora Aparecida [BLASFÊMIA CENSURADA].A virgem Maria que é a mãe de jesus.

  22. Dona Mariana:

    (Bonito seu nome! Uma bela homenagem à NOSSA SENHORA!)

    A imagem aparecida nas águas do Rio Paraíba representa a Virgem Maria, Mãe de Jesus. Você não sabia?

    Confie no Jesus católico. Veja só como o mundo persegue os católicos como fez com o próprio Cristo.

    Não confie no “jisuis” protestante. Ele não salva nem quem está debaixo do teto do templo dele.

  23. homenagem o caramba sai fora com essa doida meu nome é uma bela homenagem a jesus e não a [BLASFÊMIA CENSURADA] cujo nome é nossa senhora aparecida, ou melhor nossa não, só de vcs pobres cegos, e se vc acha q sou da igreja q cai sobre as cabeças ta enganado, não sou de igreja nenhuma sou de Jesus e ponto igreja não salva ninguem.

  24. Mariana, imagen de Nossa Senhora Aparecida é uma imagen que representa Maria mãe de JESUS, qualquer católico sabe disto, então deixa de falar besteira e toma teu rumo.

  25. Mariana, salve MARIA!

    Você gostaria de que chamassem sua mãe de “doida”?

    Só se você mesma fosse uma doida!

    Você não é de Jesus. Se fosse de Jesus respeitaria a Mãe dele.

    E olha só o que Jesus disse sobre Igreja:

    “Se não ouvir a Igreja, considera-o como um gentio e um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no Céu; e tudo o que desligardes sobre a terra, será desligado no Céu” (Mt 18,17-18).

    Se você não ouve igreja nenhuma, então, obviamente, você não é de Jesus.

    Mas não vou dizer que você é todinha de Satanás, porque no nome você carregará, para toda a vida, uma homenagem a MARIA, mãe de Deus.

    Que isso lhe sirva para o arrependimento um dia!

  26. De novo se baseando na bíblia?
    A bíblia que vcs escolheram quais livros integrariam o que melhor servia ás suas vontades?
    Cadê o evangelho de judas?
    e o de maria madalena?

  27. É Diego: os livros do Novo Testamento foram selecionados pela Igreja católica, mas os crentes usam o mesmo catálogo… Fazer o quê?…

  28. Ai ai ai ai vcs são de dar pena essa [BLASFÊMIA CENSURADA] Nossa Senhora não é a mãe de Jesus se enformem primeiro. A mãe de jesus é a virgem Maria e tenho respeito e acho bom até ter o Maria no meu nome mas por ela não poe nossa senhora aparecida e se ela é a mãe de jesus como vcs dizem então a imagem de cristo não seria igual aquelas q vcs tentam divulgar, branco de olhos claros e sim negro como nossa senhora aparecida, seguindo pela genética.

  29. “Eu sou negra, mas formosa” (Ct 1,4).

    Que bonito seu nome, Mariana. Todo católico sabe que ele é uma homenagem à NOSSA SENHORA!

Os comentários estão fechados.