Está chegando a época da humilhação anual à Igreja de Nosso Senhor. A Campanha da Fraternidade 2010 promete. Com o tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (ou seria o contrário?), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil parece se preparar para uma nova rodada de desprezos a assuntos como graça, sacramentos, oração, mortificação, jejum, penitência, esmola e outras coisas que, no resto do mundo, têm tudo a ver com Quaresma.
No Brasil, na cabeça da CNBB, o que tem a ver com Quaresma é… economia. Como se os bispos fossem economistas, ou como se a Verdadeira Economia estivesse entre aquelas verdades reveladas cuja profissão expressa é absolutamente necessária para a salvação de toda a criatura, ou como se os maiores pecados dos católicos brasileiros fossem a conivência, direta ou indireta, com o “sistema” intrinsecamente injusto que dirige a nossa sociedade.
O Danilo escreveu ontem sobre o assunto. Recebi um email de um amigo comentando o texto-base da CF que, não obstante, vou me abster de citar aqui porque não o encontrei até o presente momento no site da Conferência. O Puggina também escreveu, no Mídia Sem Máscara, um artigo sobre as tolices beato-marxistas das Campanhas da Fraternidade. É crescente a insatisfação das pessoas sensatas com esta palhaçada que, todo santo ano, é feita justamente no tempo talvez mais importante do Calendário Litúrgico da Igreja. E até quando vai continuar?
O mais frustrante é que já é tarde para fazer muita coisa. Já estão escolhidos o tema e o lema, os cartazes estão prontos, a divulgação já começou, e o texto-base provavelmente já está escrito e deverá estar disponível no site da CNBB muito em breve. Ano passado, eu tinha feito o propósito de ensaiar uma mobilização para que, ao menos, esta maledetta campanha fosse colocada bem longe da Quaresma. Não fiz nada – mea culpa. Desta vez, vamos aproveitar enquanto a indignação ainda está fervendo o sangue. Queremos uma Quaresma católica, e isso não pode ser pedir demais.
Jorge,
Excelente idéia! Quem sabe depois de uma Quaresma mais católica quem sabe missas mais católicas também poderão existir né?
Uma contra-campanha? Uma proposta “alternativa” para aqueles que desejam viver a quaresma de uma forma um pouco, digamos, católica…?
Seria interessante começarmos alguma coisa do tipo, mesmo que pequena. Não acredito, contudo, que a CNBB cogite mudar a CF de lugar dentro do calendário litúrgico, jogando-a para, sei lá, setembro, por exemplo.
Se algo for feito para dar um espírito católico ao tempo da quaresma, estou dentro.
Se precisar de um layout para o projeto, pode me chamar.
Eu conheço um padre muito santo por aqui, se você passa a Quaresma toda indo às missas celebradas por ele, nem percebe que existia Campanha da Fraternidade…
A gente podia lançar um lema alternativo: “Não podeis servir a Deus e ao Partido”
Boa idéia!
Nossa, seria ótimo que lançassemos uma contra-campanha! Poderia começar online e se espalhar por todo o país durante a quaresma.
Uma quaresma católica! Perfeito!
Aplaudo a iniciativa e me coloco a disposição para fazer o que for preciso para iniciarmos a campanha.
Em Jesus e Maria.
Olegário.
Fizemos um vídeo, eu e meu irmão, contra a Campanha do ano passado. Este ano temos que nos UNIR.
Que tal uma “Carta aberta ao Santo Padre” e enviamos para o Vaticano e que via blogs seja lançada a contra-campanaha a partir da Carta Aberta??? O Santo Padre talvez esteja esperando nossa miserável contribuição como uma carta para falar o que é preciso sobre esta terrível Campanha. Pessoal com a internet chega tudo rápido a todos. Jorge, você escreve a carta?
Pax
JM
Julie Maria,
Seria ótimo se junto com a carta denúncia fossem anexados o vídeo que você fez e outros materiais áudio – visuais sobre o tema.
Aproveitando o roteiro poderíamos agregar junto um CD do Padre Fábio…
Aí o caldo entorna de vez.
Olegário
Prezados,
A Paz de Cristo!
Efetivamente precisamos nos mobilizar para que essa campanha não seja celebrada dentro de nossa Igreja.
Sou favoravel a contra-campanha e a carta denúncia.
Em Cristo,
Edilson.
O tema da Campanha deveria ser “Primeiro, liberte-se de si mesmo”, algo que os marxistas mais evitam e que a maioria dos pobres necessita com urgência. Eles gostam de atiçar a revolta de quem não quer lutar contra si mesmo. Como ajudar um pobre se ele está escravo de vícios como o da cachaça ou o do crack? Dizem que estão sem condições de reagir, mas todo tratamento de desintoxicação tem de contar com o esforço e a vontade pessoais do viciado, senão dá em nada e se joga muito dinheiro e muito suor no lixo. E o pior, cansa o voluntariado de tanta frustração.
Não creio que o Papa precise ser “provocado” por nós para fazer alguma coisa a respeito. Além disso, antes de ir ao Vaticano, melhor é seguir o que a própria Igreja recomenda: primeiro agimos no nível local, e só depois, se der errado, vamos ao nível global. Como eu já disse, já temos padres que ignoram a propaganda marxista travestida de CF e celebram a autêntica Quaresma. Não duvido que possamos convencer outros padres e bispos.
Sem falar que a melhor definição de “carta aberta” que conheço é “carta que todo mundo lê, menos o verdadeiro destinatário”…
A CNBB está prestes a ouvir a um bando de fanfarrões protestantes e hereges em detrimento dos católicos verdadeiramente católicos… Enfim, a situação está absurdamente desastrosa. Está no extremo dos extremos.
Essa CF beato-marxista que nós temos não acontece só esse ano não – e disso todos nós sabemos -. Já está na hora de nos mobilizarmos definitivamente contra essa porcaria que não nos incita a nenhuma reflexão proveitosa no contexto dessa Quaresma.
Queremos sim uma Quaresma Católica.
E estou disponível se precisarem de mim.
Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!
Ótima iniciativa.
Aviso logo que a CNBB tem o projeto de “estender” a CF para o ano todo e não só durante a Quaresma.
É melhor agirmos logo.
Estender a CF até o fim do ano?
Dessa proposta porca, livrai-nos, Senhor!
Sim, sim. Querem criar comissões em todas as Paróquias com pessoas responsáveis para que a CF não seja esquecida ao longo do ano.
Deus nos livre!
Salve Maria!
Por uma quaresma verdadeiramente Católica!
Em Cristo,
Pedro.