Está rolando um interessante debate nos comentários de um texto do Deus lo Vult! do mês passado, sobre espiritismo e catolicismo. Trago de novo o assunto à baila só para fazer algumas considerações ligeiras sobre Justiça, Misericórdia y otras cositas más.
Antes de qualquer coisa, salta aos olhos como os espíritas – muito provavelmente sem perceberem – aplicam com uma extrema rigidez a Lex Talionis que criticam no Velho Testamento, elevando-a contudo a patamares inacreditáveis. “Olho por olho, dente por dente” – muitos consideram isso bárbaro e desumano. No entanto, os espíritas aplicam o mesmíssimo princípio a todas as coisas que acontecem no mundo e pensam com isso resolver o problema do mal!
Como responde um espírita à pergunta “por que sofro”? Ele diz “sofro porque, em uma vida passada, eu fiz alguém sofrer”. Olho por olho, dente por dente, dor por dor: esta é a Doutrina Espírita. A tal “lei da causa e efeito” com sua mecanicidade só confere um status metafísico à lei de Talião, que passa a ser absoluta e implacável. “Nenhum mal causado fica impune”. Se Talião é desumano e inaceitável, muito mais inaceitável é este “super-Talião” onipresente que os espíritas acreditam ser Deus.
Não há espaço para o perdão na Doutrina Espírita, por causa da lei acima. Se eu causei um mal, eu vou precisar sofrer um mal “equivalente” para poder lavar a minha alma da mancha da culpa adquirida. Se não for nesta vida, será numa próxima. E, com isso, julgam explicados os problemas do mundo… mas a que preço? Por acaso viver em um mundo nestes moldes é reconfortante? Por acaso isto é “Justiça”?
Além deste “talionismo espiritual”, os espíritas acreditam em um igualitarismo totalmente ilógico. A parábola do administrador que dá “a um, cinco talentos; a outro, dois talentos; e a outro, um talento” simplesmente não cabe na lógica espírita. Provavelmente eles vão explicar a diferença de tratamento entre os empregados do patrão com base em uma “vida pretérita” deles. Eles não aceitam que Deus possa dar a um mais do que a outros – mesmo quando Nosso Senhor, a Quem eles têm por “mestre”, por diversas vezes deu mostras claras e inequívocas de agir com desigualdade. Oras, por que algumas pessoas nascem com saúde, outras com saúde e dinheiro, outras com saúde, dinheiro e beleza, etc? Por que o administrador dá um talento a um, a outro dois, a outro cinco? Acaso é injusto o administrador? Acaso Deus é injusto quando distribui os Seus bens da maneira como Lhe apraz?
E quanto aos trabalhadores da última hora (Mt 20, 1-16)? Que trabalharam somente uma hora e ganharam exatamente a mesma coisa que os que suportaram “o peso do dia e do calor”? Mas é precisamente a este “pai de família”, a quem é permitido fazer dos seus bens o que lhe apraz, que o Reino dos Céus é comparado. Onde fica o igualitarismo espírita? Por que, então, o sujeito que se arrepender na hora da morte vai entrar no mesmo Reino dos Céus onde a outra pessoa que passou a vida toda sendo temente a Deus também estará? Nosso Senhor já respondeu a estas questões! Elas só são difíceis para quem acredita que Talião é o Senhor do Universo, e que as coisas são regidas por um mecanicismo igualitário cego e impessoal. Crêem em Deus os espíritas? Por certo, não no mesmo Deus que eu creio.
O Cristianismo tem o mérito de dar valor ao sofrimento. Mas não como na Doutrina Espírita – o sofrimento não é uma “punição” por pecados de vidas passadas, mas sim uma oportunidade de santificação. Nosso Senhor era Justo, nele não havia pecado e, mesmo assim, Ele sofreu – é por isso que o sofrimento humano tem valor. Ele foi “divinizado” quando Deus tomou as nossas dores. Ele foi o preço da nossa Redenção; é por meio do sofrimento, então, que se alcança o Reino dos Céus, não na lógica talionesca espírita, mas na lógica da gratuidade do Amor Divino. O problema do mal só encontra sentido na Cruz de Nosso Senhor – é para Ela que os espíritas deveriam olhar, ao se questionarem sobre os males do mundo. Infelizmente, eles preferiram olhar para a Lei de Talião. São tão poucos os pontos em comum entre a doutrina de Kardec e a de Nosso Senhor Jesus Cristo, que somente com um olhar totalmente superficial é possível julgá-las parecidas ou mesmo compatíveis.
mesmo depois de quase um ano sem entrar aqui, qual é a tag mais destacada na nuvem de tags? qual? qual? gayzismo! heheheh, jorge, larga mão disso rapaz.
Nem vem, Raony =P
Primeiro que há outras tags destacadas, como “Bento XVI” e “aborto”. Segundo, que as tags refletem os assuntos tratados e, estes, os que surgem. Que posso fazer se os gays são tão hiperativos?
Abraços,
Jorge
Jorge: hiperativos ou hiperPASSIVOS??? Ahahah!
Alien, do jeito que as coisas parecem ir… sei lá… =P
– Jorge
Caros Francisco e Pedro M.,
Vocês não gostaram de minhas palavras contra o espiritismo (que eu chamei de doutrina embusteira e diabólica).
Então vocês não consideram o espiritismo um embuste do diabo para perder as almas?
Vocês precisam ver o que eu falo do protestantismo…
Também reafirmo o que falei de Chico Xavier, pois se o espiritismo é doutrina diabólica, quem espalha isso é agente de satanás (ainda que não saiba).
Mas já que o Francisco reclamou da falta de argumento doutrinário em minha resposta, deixo para o Sebastião os mesmos questionamentos que fiz a uma espírita em outro site:
[Sebastião], os espíritas ensinam que não existe inferno, ou melhor, que o inferno é aqui na Terra, onde nascemos para pagar por pecados e erros cometidos em vidas passadas. Logo, estamos nos purificando numa evolução constante do espírito.
Agora, pense:
a) Se este mundo é um inferno purificador, a cada dia era para o mundo ficar melhor, pois cada geração seria mais purificada e portanto melhor que a anterior, não é verdade? Mas o que acontece é exatamente o contrário. Nunca no mundo existiu tanta corrupção, tanta violência, tantos crimes, tanta pornografia, tantas guerras. Só o comunismo, no século passado, matou mais de cem milhões de pessoas, pela fome, pela guerra, pela perseguição policialesca e pela tortura. Pense em Hitler, para ficar só num exemplo concreto. Resumindo, a observação direta da realidade e dos fatos é um tremendo desmentido ao principal “dogma” do espiritismo reencarnacionista.
b) Se as pessoas estão aqui para pagar pelo mal praticado em outras vidas, em que lugar fizeram mal as primeiras pessoas que apareceram neste mundo? No céu? Em outro planeta? Em outro universo? Não vê que acreditar nisso e delirar nas piores extravagâncias? E que mal teriam feito os primeiros seres humanos antes de aparecerem neste mundo?
c) Hoje, dizem, existem 6 bilhões de pessoas no mundo. Mas há alguns milhares de anos existiam pouquíssimas pessoas no planeta. De onde vieram essas almas? Ou evoluíram de plantas e animais ou foram criadas por Deus, certo? Se evoluíram de plantas e animais, enquanto plantas e animais não puderam fazer nenhum mal. Então, para que virar gente e pagar por um mal que não fez? Se foram criadas diretamente por Deus, também não tinham feito antes nenhum mal. Então, por que vir a este “inferno” pagar pelo que não fez?
Poderia multiplicar muitas perguntas e argumentos para provar que o espiritismo e a reencarnação são insustentáveis, mas por hoje é só.
Com a palavra, Sebastião.
Um abraço.
Carlos.
Carlos, entendo a colocação do Pedro M e do Francisco, acredito que não se deva confrontar diretamente uma doutrina condenando as pessoas que seguem tais doutrinas, mas confrontando nossa fé com a deles, quanto ao julgamento de cada um isto compete a DEUS, não condeno nem o Chico Xavier, pois não sei até aonde ia sua má fé ou a falta de conhecimento da fé verdadeira, só DEUS sabe, quanto a apontar as diferenças doutrinais entre nossa fé católica e a dos espíritas, como a este último post que colocasse, isto cabe a nós.
Carlos, vou me repetir: “embora o Carlos não esteja essencialmente errado, não corroboro suas palavras”.
Concordo que o espiritismo é diabólico, pois separa o homem do Deus Verdadeiro. Aliás, nem é questão de concordar, porque isso não é opinião, é fato. Mas não chamaria os espíritas de diabólicos, como você fez (talvez exceto Kardec e outros gurus que promovem a doutrina).
Um abraço.
Caro Pedro M.,
Só para esclarecer bem, eu não disse que os espíritas são diabólicos. Eu disse que a doutrina espírita é diabólica. E que Chico Xavier e todos os “médiuns” são agentes de satanás (ainda que não saibam disso).
O protestantismo, para mim, também é doutrina diabólica e todos os pastores, principalmente os fundadores de religiões falsas, são agentes de satanás.
Digo que essas doutrinas são diabólicas porque acredito que foram inspiradas, desde o início, pelo demônio, pai do orgulho e da mentira.
Caro Francisco,
Você disse que eu não demonstrei convicção na minha Fé Católica. Sinceramente não sei onde você percebeu na minha mensagem que eu esteja vacilando na Fé.
Caro Sebastião,
Continuo aguardando sua resposta.
Um abraço a todos,
Carlos.
Caríssimos,
o Sebastião talvez esteja refletindo finalmente. É bom dar-lhe tempo pra isso e rezar pra que ele o aproveite.
Concordo com Carlos em que tanto o espiritismo quanto o protestantismo sejam arquitetura de satanás. Nosso Senhor Jesus Cristo CERTAMENTE não queria a divisão da Santa Igreja. Só a satanás isso interessa. Repito que fazer crer que o inferno não existe é a invenção da roda para satanás. É o auge do relativismo.
Observando o primeiro mandamento da Lei, negar a divindade de Cristo é amar menos a Deus porque tira-Lhe o mérito absoluto e irrefutável do amor mais sublime, que define a caridade.
Em outras palavras, refutar a divindade de Nosso Senhor é pior que matar, roubar, torturar. É diabólico.
Pax Domini.
CARO IMÃO CARLOS,
NÃO POSSO FAZER UMA AMPLA EXPLICAÇÃO DE TODA A DOUTRINA ESPÍRITA EM UM ESPAÇO TÃO MODESTO E DE UMA FORMA TÃO INDIRETA NO CONFRONTO DE NOSSAS IDÉIAS.
SE VOCÊ FEZ TAIS QUESTIONAMENTOS, DEMONSTRA COM EXATIDÃO QUE JAMAIS LEU OU PROCUROU PESQUISAR, AINDA QUE DE FORMA SUPERFICIAL, OS EMBASAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA ANTES DE FORMAR SUA OPINIÃO PRÓPRIA E DESPEJAR DE FORMA DESRESPEITOS OS “ADJETIVOS” DIRECIONADOS À NOSSA DOUTRINA E ÀQUELES QUE A SEGUEM OU A SEGUIRAM COM CARATER E HUMANIDADE.
MAS RESPEITANDO SEU CLAMOR, VOU TENTAR (DE FORMA SUPERCIAL) PASSAR MEUS HUMILDES CONHECIMENTOS DOS ENSINAMENTOS ESPÍRITA KARDECISTA:
a) Se este mundo é um inferno purificador, a cada dia era para o mundo ficar melhor, pois cada geração seria mais purificada e portanto melhor que a anterior, não é verdade? Mas o que acontece é exatamente o contrário. Nunca no mundo existiu tanta corrupção, tanta violência, tantos crimes, tanta pornografia, tantas guerras. Só o comunismo, no século passado, matou mais de cem milhões de pessoas, pela fome, pela guerra, pela perseguição policialesca e pela tortura. Pense em Hitler, para ficar só num exemplo concreto. Resumindo, a observação direta da realidade e dos fatos é um tremendo desmentido ao principal “dogma” do espiritismo reencarnacionista.
R: ASSIM COMO OS ESPÍRITOS EVOLUEM, OS MUNDOS (PLANETAS) TAMBÉM EVOLUEM PORQUE NA CRIAÇÃO DE DEUS TUDO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO.
OS ESPÍRITOS PASSAM SUA REENCARNAÇÃO EM MUNDOS QUE ESTÃO RELACIONADOS DE ACORDO COM SUA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL, OU SEJA, DE ACORDO COM O SEU DE APERFEIÇOAMENTO.
OS MUNDOS PRIMITIVOS SÃO DESTINADOS ÀS PRIMEIRAS ENCARNAÇÕES DA ALMA HUMANA.
OS MUNDOS DE PROVA E EXPIAÇÃO É ONDE GERALMENTE O MAL DOMINA.
OS MUNDOS REGENERADORES É ONDE OS ESPÍRITOS ESTÃO UM POUCO MAIS EVOLUÍDOS E HAUREM NOVAS FORÇAS, REPOUSANDO DAS FADIGAS DAS LUTAS ORIUNDAS DAS ÚLTIMAS REENCANAÇÕES.
OS MUNDOS FELIZES É ONDE O BEM DE SOBREPÕE AO MAL.
OS MUNDOS CELESTES OU DIVINOS, PARA OS ESPIRITOS DEPURADOS, ONDE O BEM REINA INTEIRAMENTE.
O PLANETA TERRA É CONSIDERADO UM MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES MAS QUE ESTÁ CAMINHANDO PARA O MUNDO DE REGENARAÇÃO.
É SÓ OBSERVARMOS QUE OS ESPÍRITOS QUE REENCARNAVAM A 5.000 ANOS ATRÁS ERAM ESPÍRITOS BÁRBAROS E TOTALMENTE CRUEIS E DOMINADORES.
HOJE NOTAMOS QUE NOSSAS CRIANÇAS NASCEM COM ENTENDIMENTO MUITO MAIS ELEVADO DO QUE A NOSSA PRÓPRIA GERAÇÃO DOS ANOS 60, 70 OU 80.
TUDO ISSO PORQUE NÓS VAMOS ASSIMILANDO E ACEITANDO OS ENSINAMENTOS DE DEUS.
OS ESPÍRITOS AINDA DUROS E CRUEIS QUE VEMOS HOJE, SE NÃO MUDAREM SEU COMPORTAMENTE NAS REENCARNAÇÕES FUTURAS, DIFICILMENTE REENCARNARÃO AQUI NA TERRA E SERÃO OBRIGADOS A APRENDEREM EM MUNDOS MAIS ATRASADOS ONDE O MATERIALISMO E MAL SE SOBREPÕE.
PASSANDO A TERRA A MUNDO DE REGENERAÇÃO, ISTO SIGNIFICA QUE SOMENTE ESPÍRITOS MAIS EVOLUÍDOS REENCARNARÃO AQUÍ.
O QUE DEMONSTRA QUE OS ESPÍRITOS, NAS SUAS REENCARNAÇÕES, PODEM SER “DESLOCADOS” PARA OS MUNDOS DE ACORDO COM SEU GRAU DE EVOLUÇÃO E A SUA VONTADE E SE MELHORAR.
b) Se as pessoas estão aqui para pagar pelo mal praticado em outras vidas, em que lugar fizeram mal as primeiras pessoas que apareceram neste mundo? No céu? Em outro planeta? Em outro universo? Não vê que acreditar nisso e delirar nas piores extravagâncias? E que mal teriam feito os primeiros seres humanos antes de aparecerem neste mundo?
R: DEUS CRIA TODO ESPÍRITO SIMPLES E IGNORANTE (no sentido de falta de conhecimentos e experiências).
TODO A SUA EVOLUÇÃO SE DÁ MUITO LENTAMENTE POIS É PRECISO QUE ELE PASSE POR TODAS AS ETAPAS PARA CHEGAR Á SUA EVOLUÇÃO COMPLETA.
É COMO SE FOSSE UM ESTUDANTE QUE PRECISA INICIAR NA SUA FASE ESCOLAR PRIMÁRIA ATÉ CHEGAR À SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. NÃO PODE HAVER NESTE INTERVALO NENHUM “PULO DE ETAPAS” OU SEU CONHECIMENTO SERÁ PREJUDICADO.
NESTE UNIVERSO INFINITO CRIADO POR DEUS SERIA UM POUCO DE PRETENSÃO NOSSA ADMITIRMOS (AINDA QUE NÃO HAJA PROVAS CONCRETAS) QUE SOMENTE A TERRA ABRIGA A VIDA.
SE ASSIM FOSSE, NÃO HAVERIA NECESSIDADE DO UNIVERSO SER INFINITO. CONCORDA?
POR ISSO JESUS DISSE: “NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS”.
c) Hoje, dizem, existem 6 bilhões de pessoas no mundo. Mas há alguns milhares de anos existiam pouquíssimas pessoas no planeta. De onde vieram essas almas? Ou evoluíram de plantas e animais ou foram criadas por Deus, certo? Se evoluíram de plantas e animais, enquanto plantas e animais não puderam fazer nenhum mal. Então, para que virar gente e pagar por um mal que não fez? Se foram criadas diretamente por Deus, também não tinham feito antes nenhum mal. Então, por que vir a este “inferno” pagar pelo que não fez?
SÓ PRA VOCÊ TER CIÊNCIA, EXISTE NO PLANO ESPIRITUAL CERCA DE 23 BILHÕES DE ESPÍRITOS QUE ESTÃO VINCULADOS (PODEMOS ASSIM DIZER) AO PLANETA TERRA.
SE 6 BILHÕES ESTÁ HOJE REENCARNADOS…FAÇA AS CONTAS…
PARA CHEGAREM A ESSE ESTÁGIO DE ESPÍRITO ELES JÁ PASSARAM POR MUITAS ETAPAS REENCARNATÓRIAS, POR ISSO DEUS NOS DÁ O LIVRE-ARBÍTRIO, PARA EVOLUIRMOS ATÉ CHEGARMOS À PERFEIÇÃO RELATIVA, QUE PARA NÓS É O MÁXIMO, VISTO QUE, A PERFEIÇÃO MÁXIMA SÓ CABE AO PAI.
Se foram criadas diretamente por Deus, também não tinham feito antes nenhum mal. Então, por que vir a este “inferno” pagar pelo que não fez?
NÃO É VOCÊS CATÓLICOS QUE ACREDITAM NA EXISTÊNCIA DO DEMÔNIO?
PELO QUE CONSTA NA BÍBLIA CATÓLICA O DEMÔNIO ERA UM ANJO DE DEUS.
ASSIM RETORNO PRA VOCÊ A RÉPLICA DESTA INDAGAÇÃO:
– COMO PODE UM ANJO CRIADO POR DEUS COMO PURO E ISENTO DOS DEFEITOS HUMANOS), UM ANJO QUE DIALOGAVA E ESTAVA SEMPRE PERTO DE DEUS, PASSAR DE UMA HORA PARA OUTRA A TER INVEJA, COBIÇA E ORGULHO DIANTE DE DEUS?
OS ANJOS (QUE NÓS ESPÍRITAS CHAMAMOS DE ESPÍRITOS PUROS) SÓ CHEGAM AO ESTÁGIO DE ANJO PORQUE ATINGIRAM A PERFEIÇÃO PARA TAL, PORTANTO TAIS DEFEITOS JAMAIS OS ATINGIRÃO NOVAMENTE.
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
Sebastião, lamento, mas sua resposta ao Carlos não foi convincente.
Um exemplo: você menciona, a título de comparação, os homens de há 5000 anos, que, segundo você, eram “espíritos bárbaros e cruéis, totalmente dominadores”. A contraposição é dada pelas crianças de hoje que “nascem com entendimento elevado”(??!!!).
Ocorre, todavia, que:
– mesmo há 5000 anos, havia, certamente, pessoas de boa índole e caráter. Já existia civilização e isso pressupõe um mínimo de comportamento social alinhado no respeito mútuo, na percepção do direito alheio e outros mais. Se por crueldade você está invocando a atuação em guerras ou conflitos, em que precisamente o “homem bárbaro” de antanho é tão mais bárbaro que o hodierno que assassina mais de cem milhões de seus semelhantes por motivos ideológicos (isso, para citar um mero exemplo destes tempos “elevados”);
– e desde quando conhecimento, tecnologia, ciência, seja o que você entender por “entendimento elevado” implica em caráter igualmente elevado? Hitler, para seu governo, tinha formação artística e como muitos outros nazistas lia Nietszche e apreciava a música de Richard Wagner; o assassino covarde Che Guevara era médico. Enfim, e dai? Além do mais, você continua generalizando, como se toda pessoa da Antiguidade fosse um bárbaro e toda criancinha de hoje “nascesse” com entendimento elevado.
E você nem percebeu que corroborou na sua própria resposta o que foi questionado pelo Carlos. Vamos imaginar um “Sebastião sumério” tentando responder a um “Carlos sumério” em 3000 a.C.. Diz o “Sebastião sumério”:
Veja, “Carlos sumério”, OS ESPÍRITOS AINDA DUROS E CRUEIS QUE VEMOS HOJE, SE NÃO MUDAREM SEU COMPORTAMENTE NAS REENCARNAÇÕES FUTURAS, DIFICILMENTE REENCARNARÃO AQUI NA TERRA E SERÃO OBRIGADOS A APRENDEREM EM MUNDOS MAIS ATRASADOS ONDE O MATERIALISMO E MAL SE SOBREPÕE.
Isso, há 5000 anos. Ora, pois então não está certo o Carlos (de hoje), quando questiona a existência atual – e eu acrescento: em quantidade significativa – de tais espíritos duros e cruéis? Afinal, de duas, uma: ou os espíritos duros e cruéis dos tempos sumérios não mudaram seu comportamento, então não podem ter reencarnado; ou mudaram-no em mundos mais atrasados e neste caso reencarnaram-se, mas aí não seriam mais duros e cruéis…
Como visto, não poderia haver, nos dias atuais, NENHUM espírito duro e cruel, mas o FATO é que eles existem às pampas. Combinemos isso com sua afirmação de que 6 bilhões de terráqueos são reencarnados … Terá sido evasão escolar no além-túmulo?
Sebastião
Sem entrar no mérito da consistência interna da doutrina espírita (que creio que não haja, ao menos como você a expõe), gostaria de saber o fundamento primeiro dela, isto é, por que você crê que, de fato, esta doutrina é verdadeira? Por que você concede autoridade maior a Kardec do que aos Evangelhos ou a Tradição de milênios da Igreja? Kardec é infalível?
A Gnose foi uma espécie de seita surgida na Grécia antiga. Seus principais pontos:
1. Existem dois deuses: um do bem e um do mal.
2. O Deus do bem criou o espírito; e o deus do mal (Demiurgo) criou a matéria (o universo e nosso corpo). Além disso, esse deus aprisionou nosso espírito no nosso corpo.
3. O universo e nosso corpo criado então são essencialmente maus.
4. Só conseguimos nos livrar do mal, renunciando à matéria e recebendo a revelação divina diretamente do deus bom. Essa revelação é o conhecimento (Conhecimento – em grego: gnosis).
Essa doutrina se espalhou na Grécia, Oriente, África e Império Romano, mesclando com outras religiões e filosofias.
A Gnose acabou se mesclando também com o Cristianismo. Basicamente, as heresias que a Igreja combateu tiveram influência direta ou indireta da Gnose.
Ex.: Para a Gnose o homem tem um espírito essencialmente bom. Influenciado por isso, o pelagianismo foi uma heresia que negava o pecado original. Tal ideia perpassou a história da filosofia e religião, chegando ao Protestantismo que afirma o mesmo e à filosofia de Rousseau, segundo o qual o homem nasce bom.
A Bíblia já faz referências à Gnose: O Gênesis diz que Deus, ao criar as coisas do universo viu que era bom.
Além disso, o mesmo livro relata que o primeiro pecado foi exatamente Adão e Eva terem comido da árvore do conhecimento (Gnose). A serpente disse que seriam como “deuses”
No século XII, o místico Joaquim de Fiore, interpreta a história como sendo o desenvolvimento de três eras: a do Pai, a do Filho e a do Espírito Santo.
A Era do Pai correspondo ao período do Antigo Testamento, marcado pelos patriarcas.
A Era do Filho corresponde à era Cristã.
A do Espírito seria uma era de felicidade e abundância, porque o Espírito Santo se revelaria diretamente aos homens, sem a necessidade de sacerdotes nem da Igreja.
Reparem que a ideia de revelação do conhecimento divino remete à Gnose.
O cientista político Eric Voegelin atribui as filosofias e ideologias políticas da modernidade como influências dessa gnose joaquimita e sua divisão da história em três fases:
Auguste Comte – fases teológica, metafísica e positiva;
Karl Marx – sociedade sem classes, sociedade com classes e novamente, sociedade sem classes;
Adolf Hitler – primeiro, segundo e terceiro Reich.
***
E onde o espiritismo entra nessa história?
Se todas as heresias são frutos da Gnose, o espiritismo não escapa e possui alguns elementos dessa doutrina:
O homem vivendo em um mundo essencialmente mal, como uma espécie de prisão;
A idéia de uma terceira revelação que os espíritas atribuem ao próprio espiritismo;
A promessa do homem poder chegar à perfeição;
O desprezo da matéria;
A possibilidade do homem receber a revelação divina direta, sem a intervenção da Igreja e de sacerdotes;
A negação do pecado original.
O espiritismo, portanto, é uma das inúmeras manifestação da antiga Gnose, ao lado do chamado movimento New Age e outras crenças contrárias ao Cristianismo.
CARO IRMÃO LAMPEDUSA,
DE ACORDO COM O QUE VOCÊ PROPÔS:
Sem entrar no mérito da consistência interna da doutrina espírita (que creio que não haja, ao menos como você a expõe), gostaria de saber o fundamento primeiro dela, isto é, por que você crê que, de fato, esta doutrina é verdadeira? Por que você concede autoridade maior a Kardec do que aos Evangelhos ou a Tradição de milênios da Igreja? Kardec é infalível?
O FATO DE UMA DOUTRINA TER MILÊNIOS DE EXISTÊNCIA NÃO SIGNIFICA QUE ELA NÃO POSSUI ALGUMAS QUESTÕES DUVIDOSAS A SEREM QUESTINADAS POR ALGUÉM QUANTO À VERACIDADE E RACIONALIDADE, PRINCIPALMENTE POR TER SEU INÍCIO A TANTO TEMPO ATRÁS.
SE O TEMPO DE UMA DOUTRINA JULGASSE A SUA TOTAL VERACIDADE, ENTÃO TODOS TERÍAMOS QUE ABRAÇAR AS DOUTRINAS CHINESAS, OU INDIANAS…CONCORDA?
VEJA BEM, COM TODO RESPEITO À SUA CRENÇA, A BÍBLIA NOS TRAZ MUITAS COISAS BELAS EM QUE ACREDITAMOS, MAS OUTRAS NÃO.
COMO POR EXEMPLOS: A CRIAÇÃO DE ADÃO E EVA COMO PRIMEIROS HUMANOS DA TERRA, O PECADO ORIGINAL, A ARCA DE NOÉ, O JUIZO FINAL, A POSSIBILIDADE DA CONDENAÇÃO DE VIVER ETERNAMENTE EM UM “INFERNO”, A PASSAGEM DO CAPITULO 6 DA GÊNESE QUE CITA QUE APÓS O DILÚVIO OS ANJOS COABITARAM COM AS MULHERES (ISSO REALMENTE PARA NÓS É INACEITÁVEL), ETC.
VEJA, SE ADÃO FOI O PRIMEIRO HOMEM E TEVE VÁRIOS FILHOS E FILHAS, ENTÃO CAIM FORMOU SUA DECENDÊNCIA COM UMA DE SUAS IRMÃS…CORRETO?
PODE-SE DIZER QUE CAIM PRATICOU O INCESTO QUE É TÃO ABOMINÁVEL E CONSIDERADO PECADO PELA IGREJA CATÓLICA…ESTOU CORRETO?
O FATO DE EU ACREDITAR NA DOUTRINA ESPÍRITA FOI JUSTAMENTE AS RESPOSTAS QUE ENCONTREI PARA AS MUITAS DÚVIDAS E QUESTINAMENTOS DOS ACONTECIMENTOS BÍBLICOS E DA JUSTIÇA DE DEUS NA SUA CRIAÇÃO.
COISAS QUE O CATOLICISMO NÃO CONSEGUE EXPLICAR, POIS PARA VOCÊS (COM TODO RESPEITO) BASTA SOMENTE A FÉ EM JESUS PARA SERMOS “SALVOS”. (ISSO NÓS TAMBÉM TEMOS)
AS MENSAGENS ESPÍRITAS QUE RECEBEMOS ATÉ OS DIAS ATUAIS SÃO TODAS BASEADAS NOS ENSINAMENTOES DE JESUS, ASSIM COMO MUITAS TAMBÉM NOS TRAZEM ESCLARECIMENTOS DE MUITOS ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM NO INÍCIO DOS TEMPOS, ONDE POUCOS SABIAM LER E ESCREVER E QUE PORTANTO ACREDITAMOS QUE MUITAS ESTÓRIAS FANTASIOSAS OU CRENÇAS REGIONAIS ACABARAM SENDO MAL INTERPRETADAS E INCORPORADAS NO VELHO TESTAMENTO.
VEJA POR EXEMPLO NO PRÓPRIO NOVO TESTAMENTO HÁ NA PASSAGEM DA MORTE DE JESUS UMA FRASE DITA POR ELE QUE NOS DEIXA PENSATIVOS, QUANDO ELE GRITA: “SENHOR, SENHOR, PORQUÊ ME ABANDONASTE?”…POR FAVOR ME EXPLIQUE…
PODE ME RESPONDER PORQUÊ JESUS DISSE ISSO O QUE NOS DÁ A ENTENDER QUE O PRÓPRIO DEU UMA DEMONSTRAÇÃO DE INCERTEZA QUANTO À JUSTIÇA DO PAI?
QUANTO A KARDEC, POSSO DIZER QUE KARDEC NÃO ERA INFALÍVEL, ASSIM COMO TAMBÉM NÃO ERA MÉDIUM.
KARDEC FOI APENAS UM HOMEM, CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO QUE SE SENTIU INSTIGADO A ENTENDER OS FENÔNIMOS ESPÍRITAS QUE ACONTECIAM EM SUA ÉPOCA.
APÓS ISSO, TODO O SEU TRABALHO SE RESUMIU APENAS EM CODIFICAR OS ENSINAMENTOS QUE ERAM PASSADOS POR VÁRIOS MÉDIUNS DA ÉPOCA, CUJO TRABALHO SÓ FOI CONCRETIZADO QUASE UMA DÉCADA DEPOIS.
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
O FATO DE EU ACREDITAR NA DOUTRINA ESPÍRITA FOI JUSTAMENTE AS RESPOSTAS QUE ENCONTREI PARA AS MUITAS DÚVIDAS E QUESTINAMENTOS DOS ACONTECIMENTOS BÍBLICOS E DA JUSTIÇA DE DEUS NA SUA CRIAÇÃO.
COISAS QUE O CATOLICISMO NÃO CONSEGUE EXPLICAR, POIS PARA VOCÊS (COM TODO RESPEITO) BASTA SOMENTE A FÉ EM JESUS PARA SERMOS “SALVOS”. (ISSO NÓS TAMBÉM TEMOS)
Não, definitivamente, não, a fé em JESUS os espíritas não tem, os espíritas podem ter uma fé parcial de JESUS e não a sua totalidade, já cansamos em demonstrar isto, mas parece que não adianta, sim para sermos SALVOS e não “SALVOS” temos que crer em JESUS isto foi revelado por ELE, mesmo, quantas e quantas vezes temos que repetir isto aqui, ou se crê verdadeiramente que CRISTO é nosso SENHOR e Salvador ou então ta falando bobagem, e quanto dizer que o catolicismo não consegue explicar coisa que parecem ser estranho para nós hoje como a criação de Adão e Eva, o dilúvio, o Juízo Final, Santo DEUS, isto é a Bíblia quem revela a Igreja só transmite o que está nela, pode ser que algumas passagens como a de Adão e Eva podem ser alegorias sem tirar o fato que sim houve um primeiro homem e uma primeira mulher, caso contrário, ninguém estaria aqui, mas o autor sagrado chamou este primeiro homem de Adão e esta primeira mulher de Eva foi para anunciar este fato, porém os demais casos como o juízo final não tem como fugir é JESUS mesmo quem revelou que haverá um juízo final e ponto final, agora entendo certas pessoas que preferem uma doutrina mais amenas, que demonstra um deus que é só misericórdia mas não é justo, o DEUS verdadeiro é misericordioso mas também justo, e por não querer ter aqueles que não querem viver em sua companhia pelo resto da eternidade, ELE sendo justo, fará a vontade deste réprobos em de preferir querer viver estes no inferno que em sua companhia, será que ta difícil de entender isto?.
CARO IRMÃO EDUARDO ARAUJO,
O FATO DE UM ESPÍRITO POSSUIR UM GRANDE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO OU NAS CIÊNCIAS, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELE NÃO POSSUI ALGUNS DEFEITOS QUE DOMINAM A HUMANIDADE, COMO A INVEJA, ORGULHO, EGOISMO, ETC.
É JUSTAMENTE POR ISSO QUE AINDA SOMOS CONSIDERADOS IMPERFEITOS DIANTE DE DEUS.
MESMO QUE OS ESPÍRITOS QUE REENCARNAM NA TERRA ESTEJAM PROGREDINDO LENTAMENTE, AINDA EXISTE MUITOS ESPÍRITOS “RUDES E DUROS” QUE TAMBÉM POSSUI A POSSIBILIDADE DE AQUÍ REENCARNAREM EM PROL DE SEU ADIANTAMENTO, PORQUE DEUS DÁ OPORTUNIDADES A TODOS.
ASSIM COMO O ESPÍRITO APRENDE QUANDO REENCARNADO, ELE TAMBÉM PASSA POR VÁRIAS ETAPAS DE APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, ACOLHIMENTO NO PLANO ESPIRITUAL.
MAS INFORMO-LHE, QUE HÁ PELA PROVIDÊNCIA DIVINA, TODO UM TRABALHO DE PROGRAMAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA TAIS REENCARNAÇÕES.
SÓ PARA VOCÊ TER IDÉIA, DE ACORDO COM MENSAGENS ESPÍRITAS RECEBIDAS, HÁ NO PLANO ESPIRITUAL ESPÍRITOS CUJA ÚLTIMA REENCARNAÇÃO SE PASSOU A QUASE 2.000 ANOS ATRÁS, OU SEJA, AINDA CARREGAM MUITOS TRAÇOS DE SELVAGERIA EM SUAS ATITUDES.
O PROCESSO DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL É MUITO LENTO E COMO JÁ DISSE, DEUS TEM A ETERNIDADE A SEU FAVOR PARA NOS AGUARDAR, POIS ELE TEM A CERTEZA DE QUE TODOS CHEGAREMOS A PERFEIÇÃO.
O ESPÍRITO É IMORTAL MAS TAMBÉM TEM AS SUAS “OBRIGAÇÕES” (DIGAMOS ASSIM) NO PLANO ESPIRITUAL.
MESMO APÓS ATINGIR SUA PERFEIÇÃO O ESPÍRITO JAMAIS FICARÁ APENAS “CURTINDO” A SUA GLÓRIA JUNTO DE DEUS NO PARAÍSO. ELE CONTINUARÁ “TRABALHANDO” EM PROL DAS OBRAS DE DEUS.
PORQUE DEUS ESTÁ SEMPRE CRIANDO.
POR ISSO JESUS DISSE: “O MEU PAI ATÉ HOJE TRABALHA, E EU TAMBÉM”.
UM ABRAÇO FRATERNO.
SEBASTIÃO
CARO IRMÃO SIDNEI,
VOCÊ DEVE CONHECER A FUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA PARA ALEGAR COM TANTA CONVICÇÃO QUE NÓS NÃO TEMOS TANTA FÉ EM JESUS QUANTO VOCÊS CATÓLICOS TEM…
VEJA BEM, VOCÊ INSISTE EM COLOCAR (ATRAVÉS DOS SEUS ENSINAMENTOS RELIGIOSOS) QUE NÓS ESPÍRITAS OU TODOS QUE NÃO SEGUIREM OS ENSINAMENTOS BÍBLICOS EM SUA TOTALIDADE – SEM QUESTIONAR QUALQUER ASSUNTO – POR MAIS QUE TENHAMOS DÚVIDAS SOBRE ESTE OU AQUELE PONTO DA BÍBLIA, VAMOS PARA O INFERNO NO DIA DO JULGAMENTO FINAL, CUJO JUIZ SERÁ O PRÓPRIO CRISTO.
EU CONTINUO DIZENDO QUE TODOS (TODOS SEM EXCESSÃO) ESTAREMOS UM DIA COM O PAI, PORQUE ACREDITAMOS NA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL E NA JUSTIÇA DE DEUS.
PERGUNTO PRA VOCÊ:
– PORQUÊ VOCÊ ACHA REALMENTE QUE NÓS NÃO TEMOS UMA FÉ EM JESUS TÃO VERDADEIRA QUANTO VOCÊS?
– SÓ PORQUE NÃO CONCORDAMOS COM ALGUMAS INTERPRETAÇÕES DA BÍBLIA? ISTO NÃO SERIA CETICISMO?
POR FAVOR, PROCURE PESQUISAR SOBRE A DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS ENSINAMENTOS E DEPOIS DÊ OS SEUS COMENTÁRIOS SOBRE A DOUTRINA QUE, COM TODO RESPEITO, VOCÊ PARECE NÃO CONHECER NEM SUPERFICIALMENTE.
PROCURE, SEM MEDO, LER APENAS UMA PÁGINA DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO E PODERÁ COMPROVAR QUE ELE APENAS CONTÉM AS PASSAGENS BÍBLICAS COM SUAS EXPLICAÇÕES. NADA MAIS.
UM ABRAÇO FRATERNO.
SEBASTIÃO
– PORQUÊ VOCÊ ACHA REALMENTE QUE NÓS NÃO TEMOS UMA FÉ EM JESUS TÃO VERDADEIRA QUANTO VOCÊS?
– SÓ PORQUE NÃO CONCORDAMOS COM ALGUMAS INTERPRETAÇÕES DA BÍBLIA? ISTO NÃO SERIA CETICISMO?
Sebastião, sim, vocês não tem uma fé verdadeira como nós, não é porque vocês não concordam com algumas interprestações, é que vocês não concordam com tudo, e sobre tudo, com o próprio JESUS CRITO que vocês insistem em dizer que seguem mas não seguem, não precisa estudar a doutrina espírita a fundo para dizer isto, vocês mesmo dizem que não precisam de um salvador pessoal, quando a Bíblia e o próprio SENHOR JESUS já afirmaram categoricamente que só JESUS Salva e Liberta, e quanto ir para o inferno porque vocês tem dúvida disto e daquilo ou porque questionam isto ou aquilo, não, ninguém vai para o inferno por causa disto, vão para o inferno quem não crê em JESUS como Salvador e Redentor e não praticar tudo que ELE ensinou e ordenou, DEUS pode ser misericordioso com aqueles que não tiveram o conhecimento a fundo da fé verdaeira, porém, aqueles que tiveram conhecimento dela e fizeram pouco caso , temo pela salvação destes e coloco nas mãos de DEUS que só ELE sabe quem vai para o céu ou o inferno.
PROCURE, SEM MEDO, LER APENAS UMA PÁGINA DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO E PODERÁ COMPROVAR QUE ELE APENAS CONTÉM AS PASSAGENS BÍBLICAS COM SUAS EXPLICAÇÕES. NADA MAIS.
Não, eu não vou ler nada, como São Paulo já disse: “Mas, ainda que alguém – nós ou um anjo baixado do céu – vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. ” (Gal. 1,8), já temos os evangelhos segundo: Mateus; Marcos; Lucas e João, temos os Atos dos Apóstolos; as epístolas paulinas; as cartas apostólicas e o Apocalipse e todo o Antigo Testamento, que foram escritos por homens inspirados pelo ESPÍRITO SANTO, e tais livros Sagrados foram chancelados pela Igreja o que tornou nossa Bíblia Sagrada de hoje, que demonstram tudo o que cremos, com a morte do último Apóstolo encerrou toda e qualquer inscrito bíblico que possamos seguir, ler e entender, o que venho depois disto, como o evangelho segundo o espiritismo, é pura vaidade humana em de querer sobrepor a Verdade Revelada trazida em plenitude por JESUS CRISTO, transmitida aos Apóstolos e confiada a Igreja, vaidade esta que querem mais seguir suas paixões e vontade do que a vontade do próprio SENHOR JESUS CRISTO, não é de admirar pois o próprio São Paulo já dizia: “O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas” (1º Tim. 4,1); “Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si.” (2º Tim. 4,3).
E por favor parem de dizer que também acreditam em JESUS CRISTO, porque se vocês acreditassem realmente NELE abandonariam a crença na reencarnação agora mesmo, pois é uma contradição tremenda em dizer que crêem em JESUS e ao mesmo tempo em dizer que acreditam na reencarnação, já demos provas o suficiente que tal crença não existe segundo as Sagradas Escrituras, a crença que vocês tem de JESUS passa longe daquilo que ELE revelou e que está contida nas Sagradas Escrituras, portanto, se quiserem fazer outros de tolos, vão procurar em outras estâncias, porque aqui esta blá; blá; blá espírita não cola.
Não é por medo que deixamos de ler a farsa espírita, é por total inutilidade de se aprender sobre uma crendice que não afirma a divindade de Cristo. Por que vamos perder tempo com algo que sabemos que não pode salvar ninguém e só vai causar o sofrimento?
“Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.”
2 Coríntios 11:4
Jesus é Deus Redentor, o Espírito Santo é Deus Consolador e o texto que nos interessa leva em conta essas verdades fundamentais. O resto é romance.
O evangelho sepulta qualquer possibilidade de o espiritismo ser verdadeiro. Veja que Nosso Senhor – a quem Sebastião despreza – deixou clara a grandeza de Sua misericórdia. São Lucas 5, 17-24 entre várias outras passagens das escrituras – que Sebastião despreza – sepulta a crença espírita. Nosso Salvador perdoou os pecados do paralítico e IMEDIATAMENTE ele se levantou e partiu glorificando a Deus.
Sebastião, no entanto, insiste, exige que reencarnemos para pagar o pecado que Nosso Senhor já nos perdoou. Não Sebastião, você não tem fé nenhuma em Deus.
O espiritismo quer dividir e confundir os cristãyos. É assumidamente contrário aos ensinamentos de Cristo. Como já explicamos aqui nestas e noutras postagens, o que fazem não é caridade, porque falta-lhe a Fé por princípio.
Quem nega o Salvador, nega também o Pai. Como se chama aquilo que nega Deus?
Aí vem o desajuizado dizer que Jesus não é Deus, mas que o espiritimo não nega Deus. Quer ver? Já ficou risível.
Em verdade, o diabo não nega o Salvador. Ele se submete, ajoelha-se diante dEle, reconhece por fato a superioridade de Deus. Não temos medo de dizer que o diabo,capeta, satanás, que quer confundir e dividir os cristãos, sopra sandices no juizo dos arrogantes vaidosos que acham que podem desprezar o sacrifício de Nosso Senhor. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
As pessoas evangelizadas escolhem se serão ovelhas de Cristo ou não. As ovelhas de Cristo poderiam até padecer as torturas do diabo, como padeceram São Padre Pio, Santa Gemma e outros, mas pela graça da fé, estão salvas em Cristo e o cão dos infernos nada pode fazer às suas almas nem a seus corpos ressucitados no dia do juizo.
Jesus não perderá nenhuma de Suas ovelhas, nenhuma ovelha que Lhe afirme Redentor e Salvador.
O espiritismo é somente mais um embuste do maligno. Quanta maldade!
O espiritismo é uma crendice desgraçada. Desgraçada porque rejeita a graça da fé. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Desgraçada porque rejeita a Palavra. Jesus nos diz: ”Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro”- Ap 22:18-19. Desgraçada porque rejeita a divindade de Nosso Senhor. Cada membro da Trindade é Deus: O Pai é Deus: João 6:27; Romanos 1:7; I Pedro 1:2. O Filho é Deus: João 1:1, 14; Romanos 9:5, Colossenses 2:9; Hebreus 1:8; I João 5:20; João 20:28: “Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!” . O Espírito Santo é Deus: Atos 5:3-4; I Coríntios 3:16 (O Espírito Santo, que procede de Deus e tem a mesma natureza dEle, habita em nós: Romanos 8:9; João 14:16-17; Atos 2:1-4).
Para crer no espiritismo, devemos rasgar a Bíblia. Aí nem o espiritismo se sustenta uma vez que se apóia em recortes e débeis deturpações do texto bíblico. Engenharia do mal.
Sebastião
Desculpe-me, mas nem eu falei que creio no catolicismo por causa de sua ‘antiguidade’ e nem você me respondeu porque crê no espiritismo. Baseado em quê exatamente você crê que os espíritos realmente se comunicam com os médiuns? Porque você crê que esses espíritos são bons e manifestam a verdade (supondo que de fato se comunicam)?
Por que você lhes confere autoridade?
Suas respostas à minha indagação me levam a crer que você buscou no espiritismo respostas às suas ansiedades e, posteriormente, aderiu às interpretações deles conflitantes com a interpretação cristã.
CARO IRMÃO SIDNEI,
…”mesmo dizem que não precisam de um salvador pessoal, quando a Bíblia e o próprio SENHOR JESUS já afirmaram categoricamente que só JESUS Salva e Liberta…”
PESSOAL, QUANDO JESUS DISSE QUE NINGUÉM VAI AO PAI SE NÃO FOR POR ELE, ELE QUIS DIZER QUE É ATRAVÉS DOS ENSINAMENTOS DEIXADOS POR ELE.
USANDO O TEXTO DE UM OUTRO COMENTÁRIO (que não foi feito por mim), DEIXO AQUÍ REGISTRADO E PROVADO QUE JESUS MESMO DISSE QUE ELE ERA O FILHO E NÃO O PAI:
“JESUS NUNCA afirmou que era DEUS ; ninguém enontrará no evangelho uma só palavra sua em tal sentido.
O título que ele habitualmente se atribuía era o de ´´ filho do homem “
que figura 80 vezes nos evangelhos ( 30 no de Mateus , 14 no de Marcos, 26 no de Lucas e 10 no de joão )
JESUS DISSE : Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao VOSSO PAI QUE ESTÀ NO CÈU. Mateus 5:16
JESUS DISSE : Sede perfeitos , como é perfeito O VOSSO PAI CELESTIAL.Mateus 5:48
JESUS DISSE: ´´ Eu Rogarei ao PAI “ João 14:16 e 16:26
JESUS TAMBÉM AFIRMOU ; ´´ O PAI É MAIOR DO QUE EU “ João 14:28
JESUS CHEGOU A AFIRMAR: ´´Porque Eu Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a DAQUELE QUE ME ENVIOU “ João 6:38 (ESSA É MUITO CLARA E OBJETIVA)
JESUS SE PROCLAMOU UM ENVIADO DE DEUS : João 4:34, 5:24, 6:29, 6:44,7:29,8:26,12:45,17:3.
JESUS TAMBÉM DISSE : Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem e maltratam,para serdes filhos do VOSSO PAI CELESTIAL .Mateus 5:44”
APROVEITANDO:
IRMÃO LAMPEDUSA, VOCÊ TAMBÉM NÃO RESPONDEU A MINHA INDAGAÇÃO…ESTOU AGUARDANDO.
IMÃOS SIDNEI, MESSIAS E MALU, PORQUE NÃO RESPONDERAM A MINHA PERGUNTA FEITA AO LAMPEDUSA?
CARO IRMÃO CARLOS, ESTOU AGUARDANDO A SUA RÉPLICA…
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
Sebastião,
“IRMÃO LAMPEDUSA, VOCÊ TAMBÉM NÃO RESPONDEU A MINHA INDAGAÇÃO…ESTOU AGUARDANDO.”
Qual pergunta?
Não respondi porque a pergunta não foi para mim.
Também não sei ao certo qual pergunta. Imagino que se trata deste trecho:
“VEJA, SE ADÃO FOI O PRIMEIRO HOMEM E TEVE VÁRIOS FILHOS E FILHAS, ENTÃO CAIM FORMOU SUA DECENDÊNCIA COM UMA DE SUAS IRMÃS…CORRETO?
PODE-SE DIZER QUE CAIM PRATICOU O INCESTO QUE É TÃO ABOMINÁVEL E CONSIDERADO PECADO PELA IGREJA CATÓLICA…ESTOU CORRETO?
VEJA POR EXEMPLO NO PRÓPRIO NOVO TESTAMENTO HÁ NA PASSAGEM DA MORTE DE JESUS UMA FRASE DITA POR ELE QUE NOS DEIXA PENSATIVOS, QUANDO ELE GRITA: “SENHOR, SENHOR, PORQUÊ ME ABANDONASTE?”…POR FAVOR ME EXPLIQUE…
PODE ME RESPONDER PORQUÊ JESUS DISSE ISSO O QUE NOS DÁ A ENTENDER QUE O PRÓPRIO DEU UMA DEMONSTRAÇÃO DE INCERTEZA QUANTO À JUSTIÇA DO PAI?”
Com relação à esposa de Caim:
É bem provável que Caim casou com uma de suas irmãs ou sobrinhas, como era permitido por Deus naquele tempo, por uma questão de necessidade. A proibição do incesto se deu posteriormente.
Sobre as palavras de Jesus na cruz:
Jesus tinha ambas as naturezas: humana e divina.
Como ser humano, Jesus foi igual ao homem em tudo, menos, no pecado. pode-se notar várias passagens das Escrituras em que Jesus teve atitudes humanas: chorou, sentiu tristeza, sentiu raiva (vide a expulsão dos vendilhões do templo e as duras palavras dirigidas aos fariseus).
Jesus também sentiu medo, e, como humano, dor física.
No Horto das Oliveiras, pede ao Pai que, se possível, O afastasse do cálice, (seu sofrimento), mas se entregou à sua missão salvífica.
Na cruz, sentiu abandono, o que não significa falta de fé. Tanto é que suas últimas palavras foram: “Em suas mãos entrego o meu espírito”.
Outra coisa:
Jesus é a seunda pessoa da Santíssima Trindade. Ele disse aos discípulos que batizassem as pessoas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Quando disse: Ninguém vem ao Pai senão por mim, estava se referindo não só aos seus ensinamentos mas a Si mesmo. Aliás, seus ensinamentos já apontam que a salvação vem dele, através da sua morte e ressurreição, e dos sacramentos, como a Eucaristia instituída por ele.
Só acrescentando, quanto às palavras da Cruz, elas são de um salmo (Sl 21). Jesus estava rezando.
E, Sebastião, insisto na pergunta do Lampedusa. Vocês não têm nenhuma evidência de que exista “vida em outros planetas”, ou não-sei-quantos bilhões de almas “desencarnadas” aqui na Terra, nem nada disso. A única coisa que vocês têm é a palavra dos supostos espíritos.
Por que estes merecem crédito incontestável? E se eles estiverem mentindo? E/ou se os médiuns estiverem mentindo?
Pax,
Jorge
“PESSOAL, QUANDO JESUS DISSE QUE NINGUÉM VAI AO PAI SE NÃO FOR POR ELE, ELE QUIS DIZER QUE É ATRAVÉS DOS ENSINAMENTOS DEIXADOS POR ELE”
Não Sebastião. Que devemos seguir os ensinamentos de Cristo, isso é óbvio. Mas não acaba aí. É o que já lhe dissemos talvez uma dezena de vezes, mas você, muito vaidoso ainda, não leu. Se leu não entendeu e se entendeu, desprezou.
Vamos lá mais uma vez: Jesus é Deus Redentor e Salvador. Ele não diria que é o Pai porque não é. Ele é o Filho. O Filho é Deus como o Pai, compartilham a mesma natureza. Assim diz a Bíblia e nos ensina a Santa Igreja. Fazendo-se carne, Nosso Senhor que SEMPRE foi “Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai, por quem todas as coisas foram feitas”, assumiu também a condição humana. Participando da nossa condição humana, Jesus sentiu fome, sede, frio, dor, etc.
Veja o que diz São Paulo aos Filipenses 2: 6-8: “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. Isso que você não entende Sebastião chama-se CARIDADE. Pela nossa salvação, por amor, que você Sebastião não compreende nem aceita, JESUS SE FEZ HOMEM. Jesus, que é Deus e somente porque é Deus e realiza obras que somente Deus pode realizar, SE FEZ HOMEM por amor de nós. Assim o nosso Deus PERDOA nossos pecados e pelo perdão, nos cura e renova. Pelo perdão (amor), vence a morte.
“ESSA SUA EXPLICAÇÃO REALMENTE PARA MIM EM PARTICULAR É INCONCEBÍBEL E NÃO DIGO OUTRA COISA POR UM RESPEITO CRISTÃO À SUA ESOLA RELIGIOSA. ME DESCULPE MAS UM SER HUMANO DIVINO COM DUPLA PERSONALIDADE DE EXISTÊNCIA? ISSO NÃO POSSO ENTENDER E ABSORVER.”
Não se trata de dupla personalidade não, Sebastião. Ao se fazer homem, Jesus não deixou de ser Deus. Ele era Deus vivendo como homem. A humanidade de Jesus, no entanto, não dá fim à natureza de sua existência eterna.
É certo pela Palavra que Jesus se submete ao Pai. Isso não muda o fato de Eles terem a mesma natureza divina, como não têm os nossos filhos outra natureza diferente da nossa porque se submetem a nós pais.
Veja, Sebastião, que Jesus, o Verbo encarnado, que era, é, e sempre será Deus, assume sua condição de servo quando se ajoelha diante dos apóstolos, num gesto próprio dos escravos, – numa atitude de humildade, fraqueza e submissão -, e lava-lhes os pés. Isso é caridade. O amor de Deus por nós subverte toda razão e lógica. Basta ser solidário para Cristão? Claro que não. Se não aceitamos que sendo Deus, Jesus se humilhou por amor a nós, nossas ações não O glorificam e o que fizermos não será caridade.
Jesus foi anunciado como Deus: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6)
Pelo seu raciocínio, Sebastião, Deus nem existe. O que disse Deus a Moisés? Ele por acaso disse que era Deus? Não, claro que não. Você não leu? Se leu não entendeu? Se entendeu, desprezou?
Leia, Sebastião, leia todo, não em partes: “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” – Êxodo 3.14
Agora Jesus: “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.” – João 8.58
Você deve concordar, Sebastião, que Jesus conhecia a Lei. Sendo reconhecido como Deus por seus discípulos, caso não o fosse, os teria repreendido. “Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!”
Se não o fosse e não os tivesse repreendido, não serviria nem pra espírito de luz.
Sebastião, estamos aqui desde o início argumentando que não se pode ser espírita e cristão. Esse é o cerne da nossa dissensão, que você ainda não admitiu. Agora, você continua negando a divindade de Jesus e desvia as respostas que o espiritismo não tem para a sua curiosidade sobre o incesto de Caim? Lastimável!
Você saiu do outro post sem sequer comentar Bartimeu nem o Bom Ladrão. Você sabe que Jesus ANIQUILOU o pecado e os curou por amor, misericórdia. Mas você resgata uma culpa que Deus apagou, insiste em que eles reencarnem para pagar o que já está esquecido por Deus. Por que você dá mais autoridade a Allan Kardec que ao amor e poder de Deus? Vamos lá no outro post: Causa e efeito, não é? A colheita é obrigatória, não é? O que teria feito Jesus em “encarnação” pregressa para merecer a angústia, o flagelo e a crucificação? (mode on): Vamos, Sebastião, em dois mil anos nenhum espírito revelou isso a vocês?