Kardec e Talião

Está rolando um interessante debate nos comentários de um texto do Deus lo Vult! do mês passado, sobre espiritismo e catolicismo. Trago de novo o assunto à baila só para fazer algumas considerações ligeiras sobre Justiça, Misericórdia y otras cositas más.

Antes de qualquer coisa, salta aos olhos como os espíritas – muito provavelmente sem perceberem – aplicam com uma extrema rigidez a Lex Talionis que criticam no Velho Testamento, elevando-a contudo a patamares inacreditáveis. “Olho por olho, dente por dente” – muitos consideram isso bárbaro e desumano. No entanto, os espíritas aplicam o mesmíssimo princípio a todas as coisas que acontecem no mundo e pensam com isso resolver o problema do mal!

Como responde um espírita à pergunta “por que sofro”? Ele diz “sofro porque, em uma vida passada, eu fiz alguém sofrer”. Olho por olho, dente por dente, dor por dor: esta é a Doutrina Espírita. A tal “lei da causa e efeito” com sua mecanicidade só confere um status metafísico à lei de Talião, que passa a ser absoluta e implacável. “Nenhum mal causado fica impune”. Se Talião é desumano e inaceitável, muito mais inaceitável é este “super-Talião” onipresente que os espíritas acreditam ser Deus.

Não há espaço para o perdão na Doutrina Espírita, por causa da lei acima. Se eu causei um mal, eu vou precisar sofrer um mal “equivalente” para poder lavar a minha alma da mancha da culpa adquirida. Se não for nesta vida, será numa próxima. E, com isso, julgam explicados os problemas do mundo… mas a que preço? Por acaso viver em um mundo nestes moldes é reconfortante? Por acaso isto é “Justiça”?

Além deste “talionismo espiritual”, os espíritas acreditam em um igualitarismo totalmente ilógico. A parábola do administrador que dá “a um, cinco talentos; a outro, dois talentos; e a outro, um talento” simplesmente não cabe na lógica espírita. Provavelmente eles vão explicar a diferença de tratamento entre os empregados do patrão com base em uma “vida pretérita” deles. Eles não aceitam que Deus possa dar a um mais do que a outros – mesmo quando Nosso Senhor, a Quem eles têm por “mestre”, por diversas vezes deu mostras claras e inequívocas de agir com desigualdade. Oras, por que algumas pessoas nascem com saúde, outras com saúde e dinheiro, outras com saúde, dinheiro e beleza, etc? Por que o administrador dá um talento a um, a outro dois, a outro cinco? Acaso é injusto o administrador? Acaso Deus é injusto quando distribui os Seus bens da maneira como Lhe apraz?

E quanto aos trabalhadores da última hora (Mt 20, 1-16)? Que trabalharam somente uma hora e ganharam exatamente a mesma coisa que os que suportaram “o peso do dia e do calor”? Mas é precisamente a este “pai de família”, a quem é permitido fazer dos seus bens o que lhe apraz, que o Reino dos Céus é comparado. Onde fica o igualitarismo espírita? Por que, então, o sujeito que se arrepender na hora da morte vai entrar no mesmo Reino dos Céus onde a outra pessoa que passou a vida toda sendo temente a Deus também estará? Nosso Senhor já respondeu a estas questões! Elas só são difíceis para quem acredita que Talião é o Senhor do Universo, e que as coisas são regidas por um mecanicismo igualitário cego e impessoal. Crêem em Deus os espíritas? Por certo, não no mesmo Deus que eu creio.

O Cristianismo tem o mérito de dar valor ao sofrimento. Mas não como na Doutrina Espírita – o sofrimento não é uma “punição” por pecados de vidas passadas, mas sim uma oportunidade de santificação. Nosso Senhor era Justo, nele não havia pecado e, mesmo assim, Ele sofreu – é por isso que o sofrimento humano tem valor. Ele foi “divinizado” quando Deus tomou as nossas dores. Ele foi o preço da nossa Redenção; é por meio do sofrimento, então, que se alcança o Reino dos Céus, não na lógica talionesca espírita, mas na lógica da gratuidade do Amor Divino. O problema do mal só encontra sentido na Cruz de Nosso Senhor – é para Ela que os espíritas deveriam olhar, ao se questionarem sobre os males do mundo. Infelizmente, eles preferiram olhar para a Lei de Talião. São tão poucos os pontos em comum entre a doutrina de Kardec e a de Nosso Senhor Jesus Cristo, que somente com um olhar totalmente superficial é possível julgá-las parecidas ou mesmo compatíveis.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

257 comentários em “Kardec e Talião”

  1. Sebastião,

    Aqui vai mais uma vez (acho que a quinta ou sexta vez). A resposta não pode ser feita com outras perguntas (como você tentou fazer antes).

    Baseado em quê exatamente você crê que os espíritos realmente se comunicam com os médiuns? Porque você crê que esses espíritos são bons e manifestam a verdade (supondo que de fato se comunicam)?
    Por que você lhes confere autoridade?

    E por que você confere autoridade a Kardec ou a Chico Xavier, por exemplo, na interpretação dessas mensagens?

  2. CARO IRMÃO LAMPEDUSA,

    ESTAS RESPOSTAS EU JÁ DEI NOS COMENTÁRIOS ANTERIORES.

    VEJA O QUE VOCÊ PERGUNTOU:

    Lampedusa says:

    June 2nd, 2010 at 7:03 pm

    Sebastião

    Sem entrar no mérito da consistência interna da doutrina espírita (que creio que não haja, ao menos como você a expõe), gostaria de saber o fundamento primeiro dela, isto é, por que você crê que, de fato, esta doutrina é verdadeira? Por que você concede autoridade maior a Kardec do que aos Evangelhos ou a Tradição de milênios da Igreja? Kardec é infalível?
    #

    AGORA VEJA UMA DAS MINHAS RESPOSTAS (RESUMINDO):

    Sebastião says:

    June 3rd, 2010 at 3:22 pm

    CARO IRMÃO LAMPEDUSA,

    VEJA BEM, COM TODO RESPEITO À SUA CRENÇA, A BÍBLIA NOS TRAZ MUITAS COISAS BELAS EM QUE ACREDITAMOS, MAS OUTRAS NÃO.
    COMO POR EXEMPLOS: A CRIAÇÃO DE ADÃO E EVA COMO PRIMEIROS HUMANOS DA TERRA, O PECADO ORIGINAL, A ARCA DE NOÉ, O JUIZO FINAL, A POSSIBILIDADE DA CONDENAÇÃO DE VIVER ETERNAMENTE EM UM “INFERNO”, A PASSAGEM DO CAPITULO 6 DA GÊNESE QUE CITA QUE APÓS O DILÚVIO OS ANJOS COABITARAM COM AS MULHERES (ISSO REALMENTE PARA NÓS É INACEITÁVEL), ETC.

    VEJA, SE ADÃO FOI O PRIMEIRO HOMEM E TEVE VÁRIOS FILHOS E FILHAS, ENTÃO CAIM FORMOU SUA DECENDÊNCIA COM UMA DE SUAS IRMÃS…CORRETO?

    PODE-SE DIZER QUE CAIM PRATICOU O INCESTO QUE É TÃO ABOMINÁVEL E CONSIDERADO PECADO PELA IGREJA CATÓLICA…ESTOU CORRETO?

    O FATO DE EU ACREDITAR NA DOUTRINA ESPÍRITA FOI JUSTAMENTE AS RESPOSTAS QUE ENCONTREI PARA AS MUITAS DÚVIDAS E QUESTINAMENTOS DOS ACONTECIMENTOS BÍBLICOS E DA JUSTIÇA DE DEUS NA SUA CRIAÇÃO.

    COISAS QUE O CATOLICISMO NÃO CONSEGUE EXPLICAR, POIS PARA VOCÊS (COM TODO RESPEITO) BASTA SOMENTE A FÉ EM JESUS PARA SERMOS “SALVOS”. (ISSO NÓS TAMBÉM TEMOS)

    VOU TENTAR EXPLICAR NOVAMENTE AS SUAS PERGUNTAS (Que para mim são as mesmas que foram respondidos anteriormente):

    Lampedusa says:

    June 12th, 2010 at 12:16 pm

    Sebastião,

    Aqui vai mais uma vez (acho que a quinta ou sexta vez). A resposta não pode ser feita com outras perguntas (como você tentou fazer antes).

    Baseado em quê exatamente você crê que os espíritos realmente se comunicam com os médiuns?

    MUITO SIMPLES.

    O QUE NOS DIFERENCIA DOS ESPÍRITOS É SOMENTE O NOSSO CORPO CARNAL.

    OS ESPÍRITOS QUE ESTÃO NO PLANO ESPIRITUAL HOJE, SÃO NADA MAIS DO QUE ESPÍRITOS DE SERES HUMANOS QUE JÁ DESENCARNARAM (OU MORRERAM) DAQUI DA TERRA.

    A MORTE NÃO ACABA COM A VIDA.

    O QUE MORRE É APENAS O CORPO, MAS O ESPÍRITO É IMORTAL E UMA VEZ QUE, ELE NÃO ESTANDO NUM CORPO MATERIAL, ELE ESTARÁ NO PLANO ESPIRITUAL.

    PORTANTO, SE EXISTE ESPÍRITOS NO PLANO ESPIRITUAL E TAMBÉM EXISTE ESPÍRITOS ENCARNADOS AQUÍ NA TERRA, PORQUÊ NÃO HAVERIA POSSIBILIDADE DE SE COMUNICAREM?

    VEJA, EU CITEI OS CASOS DAS APARIÇÕES DE MARIA PARA OS PASTORZINHOS.
    APESAR DE VOCÊS ACREDITAREM QUE MARIA FOI ASSUNTADA, (nós acreditamos que ela desencarnou, haja vista que para nós o importante é o espírito) HOUVE ALÍ UM CASO CONCRETO DE MEDIUNIDADE.

    A MEDIUNIDADE NÃO FOI CRIADA PELO ESPIRITISMO. ELA JÁ EXISTE HÁ MILÊNIOS DE ANOS ANTES DE CRISTO.

    INFELIZMENTE NAQUELA ÉPOCA, ELA ERA MUITO USADA PARA FAZER O MAL, PARA CONHECER O FUTURO, LEVAR O MAL A OUTRA PESSOA, ETC.(POR ISSO FOI PROIBIDA POR MOISÉS/ABRAÃO).

    CONCORDO QUE AINDA NOS DIAS ATUAIS VEMOS MUITAS DOUTRINAS E PESSOAS USAREM A MEDIUNIDADE PARA ESTES FINS, O QUE REALMENTE NÃO É CORRETO.

    A MEDIUNIDADE REQUER MUITA RESPOSABILIDADE E DEDICAÇÃO TOTAL AO BEM E NÃO PODE TER SUA FINALIDADE VOLTADA PARA O MAL.

    Porque você crê que esses espíritos são bons e manifestam a verdade (supondo que de fato se comunicam)?
    Por que você lhes confere autoridade?

    ESTA RESPOSTA TAMBÉM JÁ FOI PASSADA PARA O JORGE.

    VEJA BEM, EM TODAS (SEM EXCEÇÃO)AS OBRAS DA DOUTRINA ESPÍRITA KARDECISTA AS MENSAGENS PSICOGRAFADAS FALAM DE AMOR, FALAM DE JESUS, DE DEUS, ENFIM, DE TODOS OS ENSINAMENTOS DE CRISTO.

    LOGO, SE AS MENSAGENS FALAM DE AMOR E DE DEUS, SIGNIFICA QUE SEU EMITENTE TAMBÉM É UM SER BOM.

    QUE ESPÍRITO MAU QUE PREGA A BONDADE E NOS ACONSELHA A SEGUIR OS MANDAMENTOS DE CRISTO?

    O FATO DE ACREDITARMOS NAS MENSAGENS DOS ESPÍRITOS NÃO TIRA QUALQUER “AUTORIDADE” DE JESUS.

    AO CONTRÁRIO DO QUE VOCÊS CATÓLICOS ACHAM, MESMO OS BONS ESPÍRITOS QUE NOS TRAZEM MENSAGENS DE CONFORTO, DE PAZ E DE AMOR, NÃO O FAZEM SEM ANUÊNCIA DE JESUS E PERMISSÃO DE DEUS.

    PARA GOVERNAR O UNIVERSO E TODA A SUA CRIAÇÃO, DEUS CONFERE AUTORIDADE A TODOS OS ESPÍRITOS DE LUZ.

    JESUS É UM DESTES ESPÍRITOS DE LUZ QUE RECEBEU DO PAI A MISSÃO DE GOVERNAR TODO O PLANETA TERRA.

    MAS NÃO É O ÚNICO DA CRIAÇÃO DE DEUS. EXISTEM MUITOS OUTROS JÁ QUE A CRIAÇÃO DE DEUS É INFINITA.

    POR ISSO JESUS NOS DISSE: “PODEIS FAZER TUDO O QUE EU FAÇO. E MUITO MAIS”…

    POR ISSO DAMOS “AUTORIDADE” (se é assim que você chama) AOS ESPIRITOS BONS QUE NOS TRAZEM ALGUMA MENSAGEM BOA.

    VALE LEMBRAR, QUE TODOS OS ESPÍRITOS QUE NOS TRAZEM MENSAGENS BOAS NOS INFORMAM QUE POSSUEM MUITO RESPEITO E DEVOÇÃO POR JESUS PORQUE ESTÃO SOB SUA AUTORIDADE DIANTE DO PAI, POIS NENHUM DELES POSSUEM AINDA A PERFEIÇÃO QUE JESUS JÁ ALCANÇOU.

    E por que você confere autoridade a Kardec ou a Chico Xavier, por exemplo, na interpretação dessas mensagens?

    KARDEC NÃO ERA ATEU, COMO MUITOS DIZEM. ANTES DE SE SENTIR INTRIGADO PELOS FENÔMENOS ESPIRITUAIS QUE ACONTECIAM NAQUELA ÉPOCA, ELE ERA CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO DE BERÇO. ELE ACREDITAVA PLENAMENTE EM DEUS E NA BONDADE DE JESUS.

    COMO JÁ DISSE ANTES, KARDEC NÃO ERA MEDIUM E TODO O SEU TRABALHO SE RESUMIU EM CODIFICAR A DOUTRINA, OU SEJA, COLOCAR EM ORDEM CRONOLÓGICA E POR ASSUNTO, TODAS AS MENSAGENS QUE ERAM TRANSMITIDAS POR DIVERSOS ESPÍRITOS ATRAVÉS DOS MÉDIUNS ESPALHADOS POR VÁRIAS REGIÕES.

    UM TRABALHO MARAVILHOSO E MUITO DIFÍCIL, QUE MUDOU A NOSSA FORMA DE PENSAR (pelo menos para nós espíritas kardecistas) QUANDO ATRAVÉS DE SUAS PUBLICAÇÕES, ELE “RETIROU” OS ESPÍRITOS DE SUAS TUMBAS VAZIAS, DEMONSTRANDO QUE EXISTE UM MUNDO ESPIRITUAL, QUE O ESPÍRITO NÃO FICA INERTE E MUITO MENOS OCIOSO APÓS O SEU DESENCARNE, QUE TUDO NA CRIAÇÃO DE DEUS ESTÁ EM PLENO DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO, QUE DEVEMOS SEMPRE QUESTIONAR “O PORQUE” DAS COISAS, DEVEMOS BUSCAR RESPOSTAS SOBRE AS CAUSAS DAS NOSSAS AFLIÇÕES MUNDANAS E QUE NOSSA FÉ TEM QUE RACIOCINADA.

    POR ISSO ELE TINHA COMO LEMA A CÉLEBRE FRASE: “FÉ INABALÁVEL SÓ É AQUELA QUE PODE ENCARAR FRENTE A FRENTE A RAZÃO EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE”.

    QUANTO A CHICO XAVIER, DISPENSA QUALQUER COMENTÁRIO, POIS OS SEUS EXEMPLOS PRÁTICOS DEIXADOS POR ELE JÁ FALAM POR SÍ SÓ.

    CHICO XAVIR FOI UM HOMEM ÍMPAR, DOTADO DE UMA BONDADE INIGUALÁVEL ENTRE TODOS OS HOMENS DA ÉPOCA DE SUA PASSAGEM NESTE PLANETA.

    CHICO XAVIER ENXUGOU LÁGRIMAS, CONFORTOU CORAÇÕES DESPEDAÇADOS POR TRAGÉDIAS E INFORTÚNIOS “SEM NUNCA PEDIR QUALQUER COISA EM TROCA”, POIS COMPARTILHAVA DA DOR DOS QUE O PROCURAVA.

    NO ANO EM QUE NÓS ESPÍRITAS E TODOS AQUELES QUE O ADMIRAVAM OU QUE RECEBERAM DELE UMA PALAVRA DE CONFORTO NOS MOMENTOS DE DOR, CELEBRAMOS O SEU CENTENÁRIO, QUERO
    DEIXAR REGISTRADO QUE O NOSSO QUERIDO CHICO XAVIER, JAMAIS MERECIA COMENTÁRIOS TÃO MALDOSOS QUE TEMOS VISTO EM VÁRIOS MEIOS DE PUBLICAÇÃO CATÓLICOS, QUE TEM NO SEU CUNHO PRINCIPAL A VERDADEIRA INTENÇÃO DE SEMEAR DÚVIDAS A RESPEITO DE SUA VIDA, COM O ÚNICO OBJETIVO DE MACULAR O SEU INEGÁVEL DEVOTAMENTO NO AMOR E NA CARIDADE, O QUAL SEMPRE DEMONSTROU AO SEU PRÓXIMO.

    PORQUE CHICO FOI ASSIM, UM HOMEM SIMPLES MAS MOVIDO A EXEMPLOS E NÃO SÓ DE PALAVRAS E BONS CONSELHOS.

    FRANCISCO CÂNDIO XAVIER SEMPRE PROCUROU VIVENCIAR NA PRÁTICA OS ENSINAMENTOS DEIXADOS POR JESUS E SUA MEDIUNIDADE SEMPRE FOI USADA PARA PRATICAR A CARIDADE AOS AFLITOS E NECESSITADOS.

    PERGUNTO PRA VOCÊ:

    – COMO NÃO CONFERIR AUTORIDADE A UMA PESSOA ASSIM?

    APROVEITANDO,

    MINHA PERGUNTA AINDA NÃO FOI RESPONDIDA POR VOCÊ:

    “VEJA POR EXEMPLO NO PRÓPRIO NOVO TESTAMENTO HÁ NA PASSAGEM DA MORTE DE JESUS UMA FRASE DITA POR ELE QUE NOS DEIXA PENSATIVOS, QUANDO ELE GRITA: “SENHOR, SENHOR, PORQUÊ ME ABANDONASTE?”…POR FAVOR ME EXPLIQUE…

    PODE ME RESPONDER PORQUÊ JESUS DISSE ISSO O QUE NOS DÁ A ENTENDER QUE O PRÓPRIO DEU UMA DEMONSTRAÇÃO DE INCERTEZA QUANTO À JUSTIÇA DO PAI?

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  3. “QUE ESPÍRITO MAU QUE PREGA A BONDADE E NOS ACONSELHA A SEGUIR OS MANDAMENTOS DE CRISTO?”

    II Tessalonicenses, 2
    1. No que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele, rogamo-vos, irmãos,
    2. não vos deixeis facilmente perturbar o espírito e alarmar-vos, nem por alguma pretensa revelação nem por palavra ou carta tidas como procedentes de nós e que vos afirmassem estar iminente o dia do Senhor.

    (…)

    9. A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores.
    10. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar.

  4. CARO IRMÃO MESSIAS,

    9. A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores.

    SINTO MUITO CARO IRMÃO, MAS NÓS ESPÍRITAS NÃO ACREDITAMOS NA EXISTÊNCIA DO DEMÔNIO OU SATANÁS.

    ACREDITAMOS SIM, NA EXISTÊNCIA DO MAL E DO BEM PRATICADO
    POR ALGUÉM NO USO DO SEU LIVRE-ARBÍRTRIO.

    PORTANTO, NÃO ACREDITAMOS QUE ESTA PASSAGEM SE ADAPTE À REALIDADE VIVIDA PELA DOUTRINA ESPÍRITA.

    10. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar.

    COMO NA DOUTRINA ESPÍRITA (querendo vocês católicos ou não) TEMOS COMO BASE A PRÁTICA DA CARIDADE E O AMPARO AOS NECESSITADOS, ENTÃO CARO IRMÃO, NÓS ESTAMOS CULTIVANDO O AMOR E PORTANTO ESTAMOS “SALVOS” (se é assim que vocês dizem)

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  5. Palavras inspiradas por Deus. Diga isso para com Ele.
    Ademais, até ateus podem fazer caridade.
    A maçonaria também faz caridade, mas foi dela que saíram os cortadores de cabeças da Revolução Francesa.

  6. CARO IRMÃO MESSIAS,

    9. A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores.

    SINTO MUITO CARO IRMÃO, MAS NÓS ESPÍRITAS NÃO ACREDITAMOS NA EXISTÊNCIA DO DEMÔNIO OU SATANÁS.

    ACREDITAMOS SIM, NA EXISTÊNCIA DO MAL E DO BEM PRATICADO
    POR ALGUÉM NO USO DO SEU LIVRE-ARBÍRTRIO.

    PORTANTO, NÃO ACREDITAMOS QUE ESTA PASSAGEM SE ADAPTE À REALIDADE VIVIDA PELA DOUTRINA ESPÍRITA.

    Então vocês não acreditam nas Sagradas Escrituras, e ainda vocês dizem ser cristãos?, vão querer enganar os tolos mas nós vocês não nos enganam, e dizer que o diabo não existe é querer sair pela tangente e não admitir que sim, o espiritismo é uma doutrina maligna, que nega tudo o que foi revelado por JESUS CRISTO, apoiando suas crenças mais em manifestações de espíritos do que na revelação Divina, definitivamente, não tem como reconciliar os cristianismo com o espiritismo.

    10. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar.

    COMO NA DOUTRINA ESPÍRITA (querendo vocês católicos ou não) TEMOS COMO BASE A PRÁTICA DA CARIDADE E O AMPARO AOS NECESSITADOS, ENTÃO CARO IRMÃO, NÓS ESTAMOS CULTIVANDO O AMOR E PORTANTO ESTAMOS “SALVOS” (se é assim que vocês dizem)

    Não, não estão, cultivar o amor é um dos pressupostos para a Salvação, além disto, tem que seguir tudo o que CRISTO ensinou e mandou que praticássemos, se tudo se reduzisse a prática da caridade, então não precisaria JESUS ter ensinado: a ouvir a Igreja; a obedecer aos dez mandamentos; a receber os Sacramentos; a seguir o caminhos mais estreito do que ao largo; de se afastar tudo que nos pode comprometer a salvação, mesmo que isto venha a ser muito dolorido para nós; a crer que ELE é nosso Salvador, enfim, JESUS nos ensinou isto tudo, mas os espíritas só ficam grudados na caridade assim como os protestantes ficam grudados na fé, pinçam da Bíblia só aquilo que os convém, se fossem para retirar da Bíblia só aquilo que os convém a Bíblia se reduziria a apenas a um livro de talvez 10 paginas, porque o resto os espíritas ignoram totalmente, vai ver que quando JESUS foi tentado no deserto durante quarenta dias e quarenta noites ELE, foi tentado por algum inimigo imaginário?.

    PARA GOVERNAR O UNIVERSO E TODA A SUA CRIAÇÃO, DEUS CONFERE AUTORIDADE A TODOS OS ESPÍRITOS DE LUZ.
    JESUS É UM DESTES ESPÍRITOS DE LUZ QUE RECEBEU DO PAI A MISSÃO DE GOVERNAR TODO O PLANETA TERRA.
    MAS NÃO É O ÚNICO DA CRIAÇÃO DE DEUS. EXISTEM MUITOS OUTROS JÁ QUE A CRIAÇÃO DE DEUS É INFINITA.
    POR ISSO JESUS NOS DISSE: “PODEIS FAZER TUDO O QUE EU FAÇO. E MUITO MAIS”…
    POR ISSO DAMOS “AUTORIDADE” (se é assim que você chama) AOS ESPIRITOS BONS QUE NOS TRAZEM ALGUMA MENSAGEM BOA.

    Para início de conversa, JESUS, é o SENHOR do Universo e não só do planeta terra, não existe outros senhores de outros mundos, JESUS não é mais um entre tantos espíritos de luz, ELE é a única luz do mundo: “Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8,12); ELE é o único SENHOR do Universo, por quem nos vem toda a revelação, sem precisarmos crer em espíritos a nos trazer mais e mais revelações: “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.”, o fato de JESUS ter dito aos apóstolos que eles fariam muito mais coisas que ELE próprio não é prova de que JESUS seja um espírito de luz entre tantos outros; isto é prova em 1º lugar: que os apóstolos após a volta de JESUS ao PAI, iriam continuar a missão evangelizadora de JESUS no mundo, acompanhados por milagres mediante a fé em JESUS como ELE próprio atestou em Marcos 16, 17-18: “Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.“ e quem ler os Atos dos Apóstolos verão que isto tudo se cumpriu ao pé da Letra e continuou aos longo da história da Igreja, e em 2º lugar diz respeito a aqueles que ao alcançarem a salvação eterna iriam participar do reinado de JESUS nos céus, auxiliando, de um certo modo, a administração do reino de CRISTO, como atesta a passagem da parábola das minas de Lucas 19, 12-24 ou o livro do Apocalipse 3,21: “Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.”; e também no mesmo livro em 20, 4: “Vi também tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a Fera ou sua imagem, que não tinham recebido o seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma vida nova e reinaram com Cristo por mil anos.”, assim como São Paulo também escreveu: “Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos. Se soubermos perseverar, com ele reinaremos.” (2º Tim. 2, 11-12), por isto nós católicos, cremos, mediante a comunhão dos Santos mediante a união em CRISTO que os Santos podem orar e interceder por nós a DEUS em nome de JESUS, sem eles precisarem vir a terra e parecer diante de nós, pois a comunicação entre o céu e a terra, entre nós e os nossos irmãos nos céus se dá somente por meio de CRISTO que é o único mediador da Salvação entre DEUS e os homens: “Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo;” (1º Tim. 2, 5-6).

  7. Sebastião,

    Desculpe-me, mas você acha mesmo que meu deu a razão de sua fé no espiritismo? Veja bem, você começa falando que o espiritismo dirimiu dúvidas suas acerca da Bíblia e, por isso, se fez espírita. Depois, um pouco à frente, na resposta dada ao Messias você afirma que a parte da Bíblia por ele citada não é compatível com o espiritismo. Ou seja, de alguma forma, você atribui a supostos espíritos uma autoridade maior que à própria Bíblia, pois são eles que ditam o que a Bíblia fala ou não corretamente. E, curiosamente, você atribui credibilidade aos espíritos por eles serem conformes ao Evangelho (parte da Bíblia). Você não percebe a inconsistência interna desse arrazoado? É um réles circulo viciosos!!! Nada teria contra isso, se você me dissesse porque confere tal autoridade (dado que eles possuem autonomia em relação à Bíblia sua autoridade deveria ter origem exógena, não?) a esses espíritos. Curiosamente você faz uso de outras partes da mesma Bíblia – conferindo-lhe, então, autoridade – para afirmar doutrinas espíritas (a própria comunicação entre vivos e mortos, a imortalidade da alma, etc).

    A seguir você continua fundamentando sua crença nas supostas revelações desses espíritos… (os espíritos têm autoridade porque ensinam em conformidade com a Bíblia inclusive aquilo que a Bíblia está errada… Durmas-se com um barulho desses…).

    Você também afirma que confere autoridade a Kardec e a Chico Xavier por que são bons!!! Sério que você julga isso suficiente? Você confere tal autoridade – em relação à doutrina – a todos os que são bons?

  8. CARO IRMÃO MESSIAS

    Messias says:

    June 14th, 2010 at 8:02 am

    Palavras inspiradas por Deus. Diga isso para com Ele.
    Ademais, até ateus podem fazer caridade.
    A maçonaria também faz caridade, mas foi dela que saíram os cortadores de cabeças da Revolução Francesa.

    É IMPRESSIONANTE COMO VOCÊS CATÓLICOS SE CONSIDERAM ACIMA DE QUALQUER OUTRA DOUTRINA OU IDEOLOGIA DE VIDA.

    O QUE JÁ OS FAZEM COMETEREM O PRIMEIRO PECADO: “A FALTA DE HUMILDADE PARA COM AQUELES QUE NÃO PENSAM COMO VOCÊS”
    EM NOME DE SUA DOUTRINA QUE CONSIDERAM TÃO PERFEITA.

    NÃO TENHO UM PROFUNDO CONHECIMENTO SOBRE A MAÇONARIA, MAS SEI QUE REALMENTE ELA FAZ MUITOS TRABALHOS ASSISTENCIAIS AOS NECESSITADOS.

    SE OS ATEUS E A MAÇONARIA TAMBÉM FAZEM CARIDADE, ISTO SIGNIFICA QUE ELES ESTÃO EM DIREÇÃO A DEUS.

    FOI JESUS QUEM DISSE QUE SE FIZERMOS ALGUMA CARIDADE PARA COM UM NECESSITADO, É A ELE QUE FAZEMOS.

    É ENGRAÇADO, VOCÊS ACHAM QUE MESNO UMA PESSOA QUE CUMPRE TODOS OS ENSINAMENTOS QUE JESUS DEIXOU, QUE PASSA SUA VIDA SOBRE A TERRA COM RETIDÃO E HONESTIDADE NÃO MERECEM A SALVAÇÃO SÓ PORQUE ELA NÃO É CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, QUE NÃO SE CONFESSA, NÃO RECEBE OS SACRAMENTOS E ETC.

    QUE ABSURDO!!!

    E EU QUE PENSAVA QUE OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ QUE ERAM INTOLERANTES…

    VOCÊ CITA A REVOLUÇÃO FRANCESA, MAS ESCONDE E IGNORA AS ATROCIDADES COMETIDAS PELA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA NAS INQUISIÇÕES DA IDADE MÉDIA E HOJE SE NEGAM DIZENDO QUE QUEM PRATICAVAM ERAM OS REIS E IMPERADORES.

    OS REIS E IMPERADORES ERA APENAS AS MÃOS QUE EXECUTAVAM EM NOME DE UMA IGREJA QUE COMETEU E AINDA COMETE MUITAS BARBARIDADES COMO TEMOS VISTO NOS DIAS ATUAIS.

    NÃO SOU EU QUEM DISSE, ISTO ESTÁ GRAFADO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E NÃO TEM COMO VOCÊS APAGÁ-LAS.

    SE VOLTEM PARA A SUA PRÓPRIA IGREJA, CARO IRMÃO, E VEJA o QUE ESTÁ SENDO REVELADO (isto é uma pequena parte de uma vasta montanha que está ainda para se descobrir).

    VEJA O QUE AS PESSOAS AS QUAIS VOCÊS SE CONFESSAM E RECEBEM OS SACRAMENTOS FIZERAM OU ESTÃO FAZENDO.

    VOCÊS NÃO PODEM CONTINUAR DIFAMANDO OUTRAS DOUTRINAS COM TANTA SOBERBA E ARROGÂNCIA…ISTO TEM QUE TER UM FIM…

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  9. Acredito que os principais pontos já foram muito bem respondidos por Lampedusa, Sidney, Malu, Carlos, Leniéverson, Eduardo Araújo. Desculpe-me se me esqueci de alguém.

  10. CARO IRMÃO SIDNEI,

    #

    Sidnei says:

    June 14th, 2010 at 8:51 am

    CARO IRMÃO MESSIAS,

    Então vocês não acreditam nas Sagradas Escrituras, e ainda vocês dizem ser cristãos?, vão querer enganar os tolos mas nós vocês não nos enganam, e dizer que o diabo não existe é querer sair pela tangente e não admitir que sim, o espiritismo é uma doutrina maligna, que nega tudo o que foi revelado por JESUS CRISTO, apoiando suas crenças mais em manifestações de espíritos do que na revelação Divina, definitivamente, não tem como reconciliar os cristianismo com o espiritismo.

    NÓS ESPÍRITAS NÃO QUEREMOS PROVAR NADA A NINGUÉM, POR ISSO NÃO FAZEMOS PROSELETISMO.

    QUEM CHEGA NA DOUTRINA, VEM POR SUA ESPONTÂNEA VONTADE E SE A ACEITAM SIGNIFICA QUE NÃO ENCONTROU RESPOSTAS NA DOUTRINA QUE ABRAÇAVA ANTERIORMENTE.

    ESTAS INSINUAÇÕES QUE VOCÊS FAZEM DA NOSSA DOUTRINA, NOS IMPUTANDO COMO DEMÔNIOS, JÁ NÃO SURTE NENHUM EFEITO MAIS, PROVA DISSO É A GRANDE EVASÃO DE FIÉIS QUE ESTÃO MIGRANDO DA SUA IGREJA PARA OUTRAS DOUTRINAS NO BRASIL E NO MUNDO.

    PORQUE QUEM CHEGA NA DOUTRINA ESPÍRITA, REALMENTE NÃO SEGUE A RITUAIS E NEM SE PRENDE A DOGMAS REPETITIVOS, MAS SE SENTE BEM COM A SIMPLICIDADE, A PAZ E O CONSOLO QUE A DOUTRINA NOS OFERECE.

    Não, não estão, cultivar o amor é um dos pressupostos para a Salvação, além disto, tem que seguir tudo o que CRISTO ensinou e mandou que praticássemos, se tudo se reduzisse a prática da caridade, então não precisaria JESUS ter ensinado: a ouvir a Igreja; a obedecer aos dez mandamentos; a receber os Sacramentos; a seguir o caminhos mais estreito do que ao largo; de se afastar tudo que nos pode comprometer a salvação, mesmo que isto venha a ser muito dolorido para nós; a crer que ELE é nosso Salvador, enfim, JESUS nos ensinou isto tudo, mas os espíritas só ficam grudados na caridade assim como os protestantes ficam grudados na fé, pinçam da Bíblia só aquilo que os convém, se fossem para retirar da Bíblia só aquilo que os convém a Bíblia se reduziria a apenas a um livro de talvez 10 paginas, porque o resto os espíritas ignoram totalmente, vai ver que quando JESUS foi tentado no deserto durante quarenta dias e quarenta noites ELE, foi tentado por algum inimigo imaginário?.

    NÓS NÃO FICAMOS “SÓ GRUDADOS” NA CARIDADE. ONDE VOCÊ VIU ISTO?
    E VOCÊS, POR ACASO NÃO FICAM SÓ GRUDADOS NOS SACRAMENTOS?

    VEJO MUITOS (QUASE TODOS PRA SER SINCERO) CATÓLICOS QUE VÃO A MISSA TODA SEMANA, SE CONFESSAM, RECEBEM OS SACRAMENTOS, REZAM O TERÇO RIGIDAMENTE E VIVEM FALANDO MAL DOS OUTROS, VIVEM PRATICANDO A MALEDICÊNCIA PARA DOM SEU PRÓXIMO. E DAÍ EU PERGUNTO:

    – PORQUÊ ELE É MELHOR DO QUE EU?

    – PORQUÊ ELE SERÁ “SALVO” E EU NÃO?

    VEJA VOCÊ MESMO…DEVE FAZER TUDO O QUE EU DISSE ACIMA E NO ENTANTO ESTÁ AQUÍ, NOS CHAMANDO DE DEMÔNIOS, NOS CONDENANDO SEM QUALQUER BENEOLÊNCIA.

    SE JESUS VIESSE NESTE EXATO MOMENTO PARA REALIZAR O JUIZO FINAL (conforme vocês dizem), EU PERGUNTO DIRETAMENTE PRA VOCÊ:

    – ACASO VOCÊ REALMENTE ACHA QUE ESTÁ PREPARADO HOJE PARA A SALVAÇÃO?

    – VOCÊ ACHA QUE NÃO COMETEU NENHUM PECADO RECENTE?

    – VOCÊ É REALMENTE MERECEDOR DA SALVAÇÃO?

    Para início de conversa, JESUS, é o SENHOR do Universo e não só do planeta terra, não existe outros senhores de outros mundos, JESUS não é mais um entre tantos espíritos de luz, ELE é a única luz do mundo: “Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8,12); ELE é o único SENHOR do Universo, por quem nos vem toda a revelação, sem precisarmos crer em espíritos a nos trazer mais e mais revelações: “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.”, o fato de JESUS ter dito aos apóstolos que eles fariam muito mais coisas que ELE próprio não é prova de que JESUS seja um espírito de luz entre tantos outros; isto é prova em 1º lugar: que os apóstolos após a volta de JESUS ao PAI, iriam continuar a missão evangelizadora de JESUS no mundo, acompanhados por milagres mediante a fé em JESUS como ELE próprio atestou em Marcos 16, 17-18: “Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.“ e quem ler os Atos dos Apóstolos verão que isto tudo se cumpriu ao pé da Letra e continuou aos longo da história da Igreja, e em 2º lugar diz respeito a aqueles que ao alcançarem a salvação eterna iriam participar do reinado de JESUS nos céus, auxiliando, de um certo modo, a administração do reino de CRISTO, como atesta a passagem da parábola das minas de Lucas 19, 12-24 ou o livro do Apocalipse 3,21: “Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.”; e também no mesmo livro em 20, 4: “Vi também tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a Fera ou sua imagem, que não tinham recebido o seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma vida nova e reinaram com Cristo por mil anos.”, assim como São Paulo também escreveu: “Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos. Se soubermos perseverar, com ele reinaremos.” (2º Tim. 2, 11-12), por isto nós católicos, cremos, mediante a comunhão dos Santos mediante a união em CRISTO que os Santos podem orar e interceder por nós a DEUS em nome de JESUS, sem eles precisarem vir a terra e parecer diante de nós, pois a comunicação entre o céu e a terra, entre nós e os nossos irmãos nos céus se dá somente por meio de CRISTO que é o único mediador da Salvação entre DEUS e os homens: “Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo;” (1º Tim. 2, 5-6).

    É INCRÍVEL COMO VOCÊS MESMOS NÃO TEM COERÊNCIA QUANTO AO FATO DE JESUS SER O PAI OU O FILHO:

    VOCÊ INICIA DIZENDO QUE JESUS É O PAI:

    “Para início de conversa, JESUS, é o SENHOR do Universo e não só do planeta terra…”
    “…ELE é o único SENHOR do Universo, por quem nos vem toda a revelação…”

    DEPOIS DIZ QUE JESUS É O FILHO DE DEUS:

    “…isto é prova em 1º lugar: que os apóstolos após a volta de JESUS ao PAI…”

    DEPOIS DIZ QUE JESUS É O MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.

    “…somente por meio de CRISTO que é o único mediador da Salvação entre DEUS e os homens…”

    “…Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo…”

    QUE CONFUSÃO!!!

    JESUS NÃO É DEUS E NEM O PAI.

    JESUS É O FILHO DE DEUS…ASSIM COMO TODOS NÓS TAMBÉM SOMOS, POIS FAZEMOS PARTE DA SUA CRIAÇÃO,

    E, AO CONTRÁRIO DO QUE VOCÊS CATÓLICOS PENSAM, JESUS NÃO SE OFENDE COM ISSO E MUITO MENOS SE SENTE INFERIORIZADO POR CAUSA DISSO.

    ELE SABE QUE EXISTE UM PAI SUPERIOR A TODOS E A TUDO.

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  11. “É IMPRESSIONANTE COMO VOCÊS CATÓLICOS SE CONSIDERAM ACIMA DE QUALQUER OUTRA DOUTRINA OU IDEOLOGIA DE VIDA.”

    Meu caro Sebastião, Jesus Cristo, Deus e Senhor, O Filho de Deus, Cordeiro Salvador, Príncipe da Paz, Reis dos Reis, FUNDOU a nossa Fé, fundou a Santa Igreja. O que você espera? Que a gente desista de Jesus e siga AK? Acorda, Sebastião. “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18)”.
    As portas do inferno não prevalecerão. Não prevalecerão. Se você prefere seguir seus espíritos meia pataca, fazer o quê? A escolha é sua. Mas para quem está na Igreja de Cristo, o RESTO é resto, não satisfaz, não resolve, não adianta, não presta. Para quem crê em Cristo, Nosso Senhor, o espiritismo NÃO PRESTA. Se ainda não entendeu, Sebastião, só desenhando…

    Nem vem com essa balela de que somos intolerantes. Você DETESTA a Igreja de Cristo e já deixou isso claro. Não seja hipócrita! Você tanto não tolera a Igreja que a deixou, iludido pelas “facilidades” que lhe ofereceram.
    Entenda que o que não é Cristo é só uma mentira.

    “(…)NA MESMA ARROGÂNCIA DA SUA FÉ CRISTÃ, PROPORCIONAL AO QUE SUA ESCOLA RELIGIOSA ADOTA PARA COM TODAS AS DEMAIS DOUTRINAS DIFERENTES.”

    As demais doutrinas que não são Cristo? Que não são o caminho? Que não são a verdade? Que não são a vida? Como ter simpatia por elas?

    “SE VOLTEM PARA A SUA PRÓPRIA IGREJA, CARO IRMÃO, E VEJA o QUE ESTÁ SENDO REVELADO (isto é uma pequena parte de uma vasta montanha que está ainda para se descobrir)”

    O que isso, Sebastião? Mensagens de amor reveladas por seus espíritos bonzinhos?

    Nós somos a Igreja de Cristo! A quem mais for dado mais será cobrado. Todos nós, leigos ou religiosos, prestaremos contas a Deus. Não julgue você o todo pela parte. Isso é insidioso. Embusteiro.

    O seu sonho, Sebastião, como o de todo espírita meia pataca é ver nossa Igreja destruída. Enquanto isso : As portas do inferno não prevalecerão. Não prevalecerão.

    “NÓS ESPÍRITAS NÃO QUEREMOS PROVAR NADA A NINGUÉM, POR ISSO NÃO FAZEMOS PROSELETISMO.”

    Ou você não sabe o significado de proselitismo ou não entende o que você mesmo está fazendo aqui.

    “QUEM CHEGA NA DOUTRINA, VEM POR SUA ESPONTÂNEA VONTADE E SE A ACEITAM SIGNIFICA QUE NÃO ENCONTROU RESPOSTAS NA DOUTRINA QUE ABRAÇAVA ANTERIORMENTE.”

    Às vezes achou uma doutrina cômoda para quem tem a arrogância de crer que pode se salvar sem Cristo. Ou que pode pecar à vontade porque terá mil vidas para resgatar suas dívidas.

    Sebastião, não adianta apelar. Sua porta já foi arrombada algumas vezes. O que mais você pretende?

    “Senhor, que eu veja!” O que queres que Cristo te faça, Sebastião?

    “SE JESUS VIESSE NESTE EXATO MOMENTO PARA REALIZAR O JUIZO FINAL (conforme vocês dizem), EU PERGUNTO DIRETAMENTE PRA VOCÊ:

    – ACASO VOCÊ REALMENTE ACHA QUE ESTÁ PREPARADO HOJE PARA A SALVAÇÃO?”

    A salvação é Cristo, Sebastião. Ninguém estará preparado senão pela GRAÇA de Nosso Senhor. Renda-se ao Caminho, à Verdade e à Vida. Veja que quem condena é você. Nós acreditamos que você pode ser salvo a qualquer momento pela graça de Deus. Basta render-se a Cristo. Veja, Sebastião. É você quem insiste em condenar.

    Você acredita numa “doutrina” que justifica a violência e a injustiça. O ultimato do espiritismo é fazer o mal ao próximo para ajudar-lhe a se purificar. O homem precisa encontrar o mal no outro para salvar a si mesmo. Veja, Sebastião. Isso é Deus? Pela razão espírita, não há injustiça em que criancinhas ou velhinhos sejam brutalmente mortos por bandidos sanguinários. Estão colhendo o que plantaram, não é mesmo? A colheita é obrigatória, não é mesmo?

    Sinceramente, Sebastião, se o seu propósito era justificar sua opção pela doutrina espírita, só posso dizer que a sua história é trágica.

    Peço a graça de Nosso Senhor para que você alcance juízo.
    PAX DOMINI.

  12. NÓS ESPÍRITAS NÃO QUEREMOS PROVAR NADA A NINGUÉM, POR ISSO NÃO FAZEMOS PROSELETISMO.

    Mas se você está aqui, enchendo o saco, com este blá, blá, blá espírita é porque quer provar alguma coisa a alguém.

    QUEM CHEGA NA DOUTRINA, VEM POR SUA ESPONTÂNEA VONTADE E SE A ACEITAM SIGNIFICA QUE NÃO ENCONTROU RESPOSTAS NA DOUTRINA QUE ABRAÇAVA ANTERIORMENTE.

    Não conseguiu resposta porque não quis, o que queriam realmente eram respostas a seus gostos e não o que realmente ensinou JESUS.

    ESTAS INSINUAÇÕES QUE VOCÊS FAZEM DA NOSSA DOUTRINA, NOS IMPUTANDO COMO DEMÔNIOS, JÁ NÃO SURTE NENHUM EFEITO MAIS, PROVA DISSO É A GRANDE EVASÃO DE FIÉIS QUE ESTÃO MIGRANDO DA SUA IGREJA PARA OUTRAS DOUTRINAS NO BRASIL E NO MUNDO.

    A grande evasão de fieis da nossa Igreja se dá por aquilo que já foi citado segundo São Paulo 1º Timóteo 4,1 e 2º Timóteo 4,3, ou seja, o povo quer entrar pela porta larga e espaçosa, para se salvar, mas JESUS já alertou, que por tal porta ninguém se salvará, mas já que muitos insistem em ir por este caminho, não digam depois que não foram avisados, e não por nós católicos, mas pelo próprio SENHOR JESUS.

    PORQUE QUEM CHEGA NA DOUTRINA ESPÍRITA, REALMENTE NÃO SEGUE A RITUAIS E NEM SE PRENDE A DOGMAS REPETITIVOS, MAS SE SENTE BEM COM A SIMPLICIDADE, A PAZ E O CONSOLO QUE A DOUTRINA NOS OFERECE.

    Simplicidade na doutrina espírita?, quando foi perguntado sobre a existência dos Anjos o Carlos respondeu com uma resposta simples, objetiva e direta e qual foi a contra-resposta do Sr. Sebastião?, vejamos: ““ESTA RESPOSTA QUE O SENHOR DEU PARA MIM É SIMPLES DEMAIS E NÃO SATISFAZ A PERGUNTA NA SUA ESSÊNCIA.
    ESTE TIPO DE RESPOSTAS SIMPLES, ERAM DADAS EM TEMPOS REMOTOS ONDE OS HOMENS NÃO QUESTIONAVAM O PORQUÊ DAS COISAS DE DEUS, PRINCIPALMENTE PELO MEDO E SUBMISSÃO QUE A ELES ERAM IMPOSTOS PELAS DOUTRINAS RELIGIOSAS DA ÉPOCA.”, ou seja, horas os espíritas ensinam doutrinas simples, horas não aceitam tais respostas por serem simples demais, não sei qual a deles?.

    NÓS NÃO FICAMOS “SÓ GRUDADOS” NA CARIDADE. ONDE VOCÊ VIU ISTO?
    E VOCÊS, POR ACASO NÃO FICAM SÓ GRUDADOS NOS SACRAMENTOS?

    Não, não ficamos, prova disto são as inúmeras obras de caridade práticas pela Igreja Católica pelo mundo afora, o que você não quer entender é que tanto as boas obras como os sacramentos foram ensinados e ordenados por JESUS CRISTO, ambas não podem ser rejeitadas, agora, como vocês rejeitam os sacramentos e ficam só com a caridade, então vocês não estão seguindo a JESUS por inteiro, portanto, vocês não são cristãos.

    VEJO MUITOS (QUASE TODOS PRA SER SINCERO) CATÓLICOS QUE VÃO A MISSA TODA SEMANA, SE CONFESSAM, RECEBEM OS SACRAMENTOS, REZAM O TERÇO RIGIDAMENTE E VIVEM FALANDO MAL DOS OUTROS, VIVEM PRATICANDO A MALEDICÊNCIA PARA DOM SEU PRÓXIMO. E DAÍ EU PERGUNTO:
    – PORQUÊ ELE É MELHOR DO QUE EU?
    – PORQUÊ ELE SERÁ “SALVO” E EU NÃO?

    Não, ele não é melhor que você e ele como você não chegarão a salvação, você pela falta da fé verdadeira e tal católico, por não cumprir inteiramente aquilo que JESUS ordenou, digo até mais, uma prostituta terá mais chance de entrar no reino dos céus, se vier a se arrepender até mesmo no último instante de sua vida, do que um espírita ou católico que diz ser católico mas não é por suas atitudes.

    VEJA VOCÊ MESMO…DEVE FAZER TUDO O QUE EU DISSE ACIMA E NO ENTANTO ESTÁ AQUÍ, NOS CHAMANDO DE DEMÔNIOS, NOS CONDENANDO SEM QUALQUER BENEOLÊNCIA.

    Não estou condenando os espíritas mas o espiritismo, e não sou eu que estou condenando mas a própria Palavra de DEUS, inúmeras vezes aqui citadas é que condenam vocês, como JESUS mesmo disse: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.” (João 3, 18; 36); “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Marcos, 16, 15-16), portanto, não faça de desentendido, e não venha dizer que nós estamos condenando vocês, por JESUS já disse quem se condena e quem não se condena, e não adianta vir aqui dizer que crêem em JESUS, por não crêem, acha vista que já disseram que não precisam de um salvador e JESUS e os apóstolos afirmaram diversas vezes, que só por JESUS CRISTO se chega a salvação eterna.

    SE JESUS VIESSE NESTE EXATO MOMENTO PARA REALIZAR O JUIZO FINAL (conforme vocês dizem), EU PERGUNTO DIRETAMENTE PRA VOCÊ:
    – ACASO VOCÊ REALMENTE ACHA QUE ESTÁ PREPARADO HOJE PARA A SALVAÇÃO?
    – VOCÊ ACHA QUE NÃO COMETEU NENHUM PECADO RECENTE?
    – VOCÊ É REALMENTE MERECEDOR DA SALVAÇÃO?

    Ninguém é merecedor da Salvação, mas JESUS morreu em uma cruz para que todos a merecêssemos, porém, desde que seguíssemos seus ensinamentos, ordens e mandamentos, para que os méritos por ELE conseguidos na cruz fossem aplicados em nós, eu sou um eterno pecador, São João Evangelista diz: “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós.” (1º João 1, 8-10), eu preciso sempre da graça e da misericórdia divina, vou a missa todos os domingos, me confesso pelos menos uma vez por ano, freqüento estes sacramentos porque sou Santo? , não, porque sou pecador, mas é nestes sacramentos, deixados por JESUS, que encontro a graça e a misericórdia divina, e é claro, juntamente com as boas obras, a caridade porque: “Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados” (1º Pedro 4, 8), se estou preparado ou não para meu juízo particular, é uma questão que se responder sim, DEUS poderá me mostrar que não, se responder não, DEUS poderá me mostrar que sim, faço sempre o possível, mesmo com meus pecados, fazer o melhor, porém, coloco nas mãos de DEUS meu destino e minha vida eterna, ELE é que julgará se fui ou não merecedor da Vida Eterna, eu porem, continuarei lutando para alcançar, e mesmo se não for merecedor da Vida Eterna, irei para o inferno porém sabendo porque vou para lá, ao contrário de viver um inferno nesta vida sem saber o porquem sem saber o que fiz em vidas passadas para sofrer tanto nesta vida, isto simpara mim seria crer em um deus injusto e severo.

    É INCRÍVEL COMO VOCÊS MESMOS NÃO TEM COERÊNCIA QUANTO AO FATO DE JESUS SER O PAI OU O FILHO:
    VOCÊ INICIA DIZENDO QUE JESUS É O PAI:

    Em primeiro lugar , meu amigo, quando citei isto logo em seguida citei o que está na carta aos Hebreus é que você como bom espírita que nega as Sagradas Escrituras, ignorou por completo, é na carta aos Hebreus que está dito que JESUS é o SENHOR do Universo, e foi baseado esta passagem que respondi a bobagem que despejasse aqui, e nesta passagem além de mostrar que JESUS é o SENHOR do Universo, sim, demonstra ELE ser também verdadeiro DEUS, e você e todos os espíritas, testemunhas de Jeová, negam isto o qual já foi demonstrado que não somente nós católicos, mas os Ortodoxos e a grande maioria dos Protestantes também crêem, e não existe confusão alguma, confusão só existe na cabeça de vocês, o PAI e o FILHO são duas pessoas distintas, mas possuidoras de uma única natureza formam um só DEUS, se você não quer entender isto, problema seu, mas a maioria dos cristãos em todos os tempos entenderam, isto cabe a crer e entender, e se vê realmente que vocês não quere nem crer e nem entender, aí não tem jeito mesmo.

  13. É IMPRESSIONANTE COMO VOCÊS CATÓLICOS SE CONSIDERAM ACIMA DE QUALQUER OUTRA DOUTRINA OU IDEOLOGIA DE VIDA.

    Nós não nos consideramos acima de doutrina nenhum. A Doutrina Católica sim, está acima de todas, inclusive da doutrina racista de Allan Kardec.

    O QUE JÁ OS FAZEM COMETEREM O PRIMEIRO PECADO: “A FALTA DE HUMILDADE PARA COM AQUELES QUE NÃO PENSAM COMO VOCÊS”
    EM NOME DE SUA DOUTRINA QUE CONSIDERAM TÃO PERFEITA.

    O senhor é humílimo com quem pensa diferente, né?

    NÃO TENHO UM PROFUNDO CONHECIMENTO SOBRE A MAÇONARIA, MAS SEI QUE REALMENTE ELA FAZ MUITOS TRABALHOS ASSISTENCIAIS AOS NECESSITADOS.

    Sim. E os cortadores de cabeça saíram dela. Robespierre por exemplo, era um desses caridosos e que instaurou o terror na França.

    SE OS ATEUS E A MAÇONARIA TAMBÉM FAZEM CARIDADE, ISTO SIGNIFICA QUE ELES ESTÃO EM DIREÇÃO A DEUS.

    Dar esmola e assassinar milhões é ir em direção a Deus para o senhor?

    FOI JESUS QUEM DISSE QUE SE FIZERMOS ALGUMA CARIDADE PARA COM UM NECESSITADO, É A ELE QUE FAZEMOS.

    É ENGRAÇADO, VOCÊS ACHAM QUE MESNO UMA PESSOA QUE CUMPRE TODOS OS ENSINAMENTOS QUE JESUS DEIXOU, QUE PASSA SUA VIDA SOBRE A TERRA COM RETIDÃO E HONESTIDADE NÃO MERECEM A SALVAÇÃO SÓ PORQUE ELA NÃO É CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, QUE NÃO SE CONFESSA, NÃO RECEBE OS SACRAMENTOS E ETC.
    QUE ABSURDO!!!
    Claro! Seria contraditório cumprir o que Jesus deixou e ao mesmo tempo desprezar esses mesmos ensinamentos.
    E EU QUE PENSAVA QUE OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ QUE ERAM INTOLERANTES…

    Eu já pensei que os espíritas eram tolerantes.

    VOCÊ CITA A REVOLUÇÃO FRANCESA, MAS ESCONDE E IGNORA AS ATROCIDADES COMETIDAS PELA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA NAS INQUISIÇÕES DA IDADE MÉDIA E HOJE SE NEGAM DIZENDO QUE QUEM PRATICAVAM ERAM OS REIS E IMPERADORES.

    Não sou eu quem nego isso. São os fatos históricos. Quando tiver tempo, cito alguns textos de historiadores para o senhor. Vários deles inclusive, são anti-católicos.

    OS REIS E IMPERADORES ERA APENAS AS MÃOS QUE EXECUTAVAM EM NOME DE UMA IGREJA QUE COMETEU E AINDA COMETE MUITAS BARBARIDADES COMO TEMOS VISTO NOS DIAS ATUAIS.

    Não senhor. Deixe de preguiça e estude. Sabe o que significa inquisição? Vem de inquirir, perguntar. Muito antes da inquisição pessoas eram mortas, ora linchadas pelo próprio povo, ora a mando de reis SEM O CONSENTIMENTO DA IGREJA. A igreja criou a inquisição para investigar e fazer julgamentos concernentes à doutrina.
    Só para citar alguns exemplos: o Papa Alexandre III pediu aos reis que impusessem silêncio aos hereges que perturbavam a ordem pública (que nem os “sem-terra” fazem hoje), fazendo uso da força se necessário, mas nunca com a pena de morte.
    Ele também escreveu ao Conde de Flândria, sobre os cátaros: “mas vale absolver culpados do que, por excessiva severidade, atacar a vida de inocentes… A mansidão mais convém aos homens da igreja do que a dureza…”
    O rei Frederico II – um dos piores inimigos dos papas no Século XIII que havia sido excomungado pelo Papa Inocêncio IV perseguiu os hereges na Inglaterra e confiscou seus bens. Foi ele o primeiro a estipular expressamente a pena de morte na fogueira.
    A Igreja impunha somente penas espirituais aos hereges. Segundo São Bernardo, “Sejam os hereges conquistados não pelas armas, mas pelos argumentos”
    Quando eu tiver mais tempo e disposição, citarei mais alguns casos.

    NÃO SOU EU QUEM DISSE, ISTO ESTÁ GRAFADO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E NÃO TEM COMO VOCÊS APAGÁ-LAS.

    O senhor é só mais um que caiu na velha tática do ministro da propaganda de Hitler, Goebbels: “uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade.”. O senhor repete essas mentiras criadas por preconceituosos anticlericais e se nega a aceitar os fatos. Essas mentiras começaram exatamente com os cortadores de cabeça que o senhor admira pelas suas caridades.

    SE VOLTEM PARA A SUA PRÓPRIA IGREJA, CARO IRMÃO, E VEJA o QUE ESTÁ SENDO REVELADO (isto é uma pequena parte de uma vasta montanha que está ainda para se descobrir).

    Ah é!? E o que o senhor sabe dessa vasta montanha que ainda irão descobrir? Como o senhor sabe o que ninguém mais sabe? Quem lhe contou? Algum espírito?

    VEJA O QUE AS PESSOAS AS QUAIS VOCÊS SE CONFESSAM E RECEBEM OS SACRAMENTOS FIZERAM OU ESTÃO FAZENDO.

    Os pecados desses padres são contados aos seus confessores e diretores espirituais, não a mim. Não sou confessor.

    VOCÊS NÃO PODEM CONTINUAR DIFAMANDO OUTRAS DOUTRINAS COM TANTA SOBERBA E ARROGÂNCIA…ISTO TEM QUE TER UM FIM…

    O senhor entra em um site católico para atacar a Igreja e seus membros com mentiras há muito tempo refutadas e nós é que difamamos? O senhor está acatando o conselho de Lênin: “Xingue-os daquilo que você é. Acuse-os daquilo que você faz”

    Pare com essa palhaçada de se fazer de vítima e haja como adulto! E já que a difamação tem que ter um fim, pare de difamar a Igreja Católica.

  14. Só faltava Sebastião defender a maçonaria. Se havia dúvidas, já não há. Agora não falta nada. Nem precisa confessar o diabolismo. Ao bom entendedor…

    Outro dia tive que provar a um colega da mesma escola de onde saiu Sebastião que a Igreja não queimou Galileu na fogueira. Ele então insistiu em que a Igreja o decapitou.
    Lembrei-me imediatamente do Deus silencioso diante de Herodes. O silêncio de Deus também nos alimenta.

    Fico imaginando se Sebastião se questiona sobre o timing da encarnação do seu jesusinho-espírito-de-luz, que não era divino, mas morreu crucificado desnecessariamente. Será que Sebastião se questiona sobre o porquê de Nosso Senhor ter curado (perdoado) aqueles que colhiam o que plantaram, em ato de sabotagem à doutrina espírita que prega a colheita obrigatória? Será que Sebastião se questiona que não há lógica humana no amor de Deus? Será que Sebastião-em-queda-de-braço se questiona?

    Imagino Nosso Senhor silencioso diante de Herodes. Que o silêncio de Deus nos alimente também.

  15. CARA IRMÃ MALU,

    Não senhor. Deixe de preguiça e estude. Sabe o que significa inquisição? Vem de inquirir, perguntar. Muito antes da inquisição pessoas eram mortas, ora linchadas pelo próprio povo, ora a mando de reis SEM O CONSENTIMENTO DA IGREJA. A igreja criou a inquisição para investigar e fazer julgamentos concernentes à doutrina.

    ME DESCULPE MAS VOCÊ TAMBÉM PRECISA ESTUDAR UM POUQUINHO MAIS E DEIXAR DE ESCONDER OS FATOS QUE FORAM REAIS NA HISTÓRIA. (Não fui eu quem inventei isso)

    VEJA ESTES ESTUDOS (Que não foram feitos por espíritas):

    O que foi a Inquisição?

    Também chamada de Santo Ofício, essa instituição era formada pelos tribunais da igreja católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta. Ela teve duas versões: a medieval, nos séculos XIII e XIV, e a feroz Inquisição moderna, concentrada em Portugal eEspanha, que durou do século XV ao XIX.

    Tudo começou em 1231, quando o papa Gregório IX – preocupado com o crescimento de seitas religiosas – criou um órgão especial para investigar os suspeitos de heresia. “Qualquer um que professasse práticas diferentes daquelas reconhecidas como cristãs era considerado herege”, afirma o historiador Rogério Luiz de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuando na Itália, na França, na Alemanha e em Portugal, a Inquisição medieval tinha penas mais brandas – a mais comum era a excomunhão -, embora a tortura já fosse autorizada pelo papa para arrancar confissões desde 1252. Já sua segunda encarnação surgiu com toda força na Espanha de 1478.

    Dessa vez, o alvo principal eram os judeus e os cristãos-novos, como eram chamados os recém-convertidos ao Catolicismo, acusados de continuarem praticando o Judaísmo secretamente. “A justificativa desse retorno da Inquisição era a necessidade de fiscalizar a fidelidade desses conversos”, diz outro historiador, Nachman Falbel, da Universidade de São Paulo (USP). A verdade é que esses grupos já formavam uma poderosa burguesia urbana que atrapalhava os interesses da nobreza e do alto clero.

    O apoio dos reis logo aumentou o poder do Santo Ofício, que, para piorar, passou a considerar como heresia qualquer ofensa “à fé e aos costumes”. Por exemplo, quem usasse toalhas limpas no começo do sábado ou não comesse carne de porco era acusado de Judaísmo. A lista de perseguidos também foi ampliada para incluir protestantes e iluministas, homossexuais e bígamos.

    As punições tornaram-se bem mais pesadas com a instituição da morte na fogueira, da prisão perpétua e do confisco de bens – que transformou a Inquisição numa atividade altamente rentável para os cofres da Igreja. A crueldade dos inquisidores era tamanha que o próprio papa chegou a pedir aos espanhóis que contivessem o banho de sangue. A migração de judeus expulsos da Espanha para Portugal, em 1492, fez com que a perseguição se repetisse com a criação do Santo Ofício lusitano, em 1536.

    O Brasil nunca chegou a ter um tribunal desses, mas emissários da Inquisição aportaram por aqui entre 1591 e 1767. Calcula-se que 400 brasileiros foram condenados e 21 queimados em Lisboa, para onde eram mandados os casos mais graves. Os inquisidores portugueses fizeram 40 mil vítimas, das quais 2 mil foram mortas na fogueira. Na Espanha, até a extinção do Santo Ofício, em 1834, estima-se que quase 300 mil pessoas tenham sido condenadas e 30 mil executadas.

    EU É QUEM ESTOU INVENTANDO ALGUMA COISA?

    NÃO TENTE JOGAR PRA CIMA DE MIM OS ERROS QUE FORAM COMETIDOS EM NOME DE DEUS.

    A Igreja impunha somente penas espirituais aos hereges. Segundo São Bernardo, “Sejam os hereges conquistados não pelas armas, mas pelos argumentos”

    É MESMO?

    ENTÃO VEJA OUTRO ESTUDO (Que também não foram produzidos por nenhum espírita)

    (SE REALMENTE TIVER CORAGEM PARA VER ESTA ATROCIDADE)

    http://silphos.vilabol.uol.com.br/inquisicao/index.htm

    OU ENTÃO, VEJA OS CAMINHOS QUE UM SER HUMANO ERA CRUELMENTE IMPOSTO ATÉ A SUA MORTE:

    A caminho da fogueira

    1. O JULGAMENTO

    A. A CHEGADA DA INQUISIÇÃO
    Um grupo de monges do Santo Ofício chegava à aldeia e reunia toda a população na igreja. No chamado Período de Graça, que durava um mês, convidavam os pecadores a admitirem suas heresias. Quem se confessasse, em geral se livrava das penas mais severas

    B. AS INVESTIGAÇÕES
    Quem não aproveitasse o Período de Graça poderia ser denunciado. Como a Inquisição incentivava a delação, o pânico era generalizado: todos eram suspeitos em potencial. O acusado era convocado a se defender no tribunal

    C. A SENTENÇA
    O suspeito era interrogado por três inquisidores. Um deles, o inquisidor-mor, dava a sentença final. A defesa era difícil: raramente o réu tinha direito a um advogado. Para arrancar confissões, o Santo Ofício colocava espiões no encalço do suspeito e recorria a tenebrosas práticas de tortura

    2. AS TORTURAS

    A. ESCALA DE PUNIÇÕES
    O inquisidor-mor variava a crueldade dos castigos conforme a heresia. Os mais leves incluíam deixar o acusado acorrentado, sem comer nem dormir por vários dias. Mas os relatos históricos registram outros bem mais dolorosos, como os aparelhos chamados potro e extensão. Para amedrontar os acusados, os carrascos faziam uma demonstração de como funcionavam esses dispositivos. Para abafar os gritos, era comum colocarem colchões nas portas

    B. O POTRO
    O livro Prisioneiros da Inquisição traz a história de Jean Coustos, mestre da loja maçônica de Lisboa, condenado pelo tribunal. Coustos passou pelos horrores do potro em 1743: “Me prenderam com uma argola no pescoço, um anel de ferro em cada pé e oito cordas que passavam por furos no cadafalso. Ao sinal dos inquisidores, elas foram puxadas e apertadas pelos carrascos. As cordas entravam na carne até os ossos e faziam jorrar sangue. Repetiram a tortura por quatro vezes. Perdi a consciência e fui levado de volta à minha cela sem perceber”

    C. A EXTENSÃO
    Seis semanas depois, o maçom foi submetido a outra tortura: a extensão. “As cordas, puxadas por um torniquete, faziam com que os punhos se aproximassem um do outro, por trás. Puxaram tanto que as minhas mãos se tocaram. Desloquei os dois ombros e perdi muito sangue pela boca. Repetiram três vezes o mesmo tormento antes de me devolverem à cela”. Nos meses seguintes, Coustos ainda sofreu mais uma série de torturas até confessar. Foi condenado a quatro anos de trabalhos forçados em 1744

    3. AS SENTENÇAS

    A. O AUTO-DE-FÉ
    Assim era chamada a cerimônia pública em que se liam as sentenças do tribunal. Os autos-de-fé geralmente ocorriam na praça central da cidade e eram grandes acontecimentos. Quase sempre o rei estava presente. As punições iam das mais brandas (como a excomunhão) às mais severas (como a prisão perpétua e a morte na fogueira)

    B. QUEIMADOS VIVOS… OU MORTOS
    A execução na fogueira ficava a cargo do poder secular. Se o condenado renunciasse às heresias ao pé do fogo, era devolvido aos inquisidores. Se sua conversão à fé católica fosse verdadeira, ele podia trocar a morte pela prisão perpétua. Quando descobria-se que um defunto havia sido herético, seu cadáver era desenterrado e queimado

    C. MARCAS DA HUMILHAÇÃO
    Para serem vistos pelo público, os prisioneiros subiam em um palco. Os que eram obrigados a vestir as chamadas marcas de infâmia, como a cruz de Santo André, chegavam a ser agredidos pela multidão. Outros levavam velas e vergastas nas mãos para serem chicoteados pelo padre durante a missa

    O MAIS DESUMANO INQUISIDOR

    Fanático. Cruel. Intolerante. Nos registros históricos, não faltam adjetivos depreciativos para definir o frei dominicano Tomás de Torquemada (1420-1498), o mais duro inquisidor de todos os tempos. Organizador do Santo Ofício espanhol, ele era confessor e conselheiro dos reis Fernando e Isabel. Em 1483, essa influência rendeu-lhe a nomeação de inquisidor-geral, responsável pelos 14 tribunais na Espanha e suas colônias. Logo de cara, autorizou a tortura para obter confissões, ampliou a lista de heresias e pressionou os reis a substituir a tolerância religiosa pela perseguição aos judeus e aos conversos. Resultado: ao final de sua gestão, mais de 170 mil judeus foram expulsos da Espanha e 2 mil pessoas viraram cinza nas fogueiras.

    E PENSAR QUE UM TRIBUNAL ASSIM FOI CRIADO POR UM REPRESENTANTE MÁXIMO DA “IGREJA DE JESUS CRISTO”.

    REALMENTE ESTA HISTÓRIA EU NÃO QUERO ESTUDAR.

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  16. Uai, Sebastião, algum espírito atordoado iludiu você sobre o que EU penso a respeito da Inquisição? EU nem toquei neste assunto ainda…

    Quem sabe, LENDO, você descobre o que e a quem deve responder. Aos MEUS comentários não houve réplica e, aliás, se for pra dar respostas rasas, nem precisa ter o trabalho.

  17. Sr, Sebastião:

    O texto citado pelo senhor foi escrito por mim, e não pela Malu. Quando tiver mais tempo responderei às suas citações. Por ora, fique com esse texto da medievalista (considerada a melhor) Régine Pernoud do livro Luz Sobre a Idade Média (edição portuguesa como o senhor poderá perceber pela grafia). No Brasil o livro foi editado com o título Idade Média – O que Não nos Ensinaram.
    ________________________________________________________________________

    Uma das funções da Igreja e dos seus tribunais é a luta contra a heresia. Toca-se aqui numa característica essencial da vida medieval, que frequentemente fez escândalo depois. Para o apreender bem, é preciso compreender que a Igreja é então a garantia da ordem social, e que tudo aquilo que a ameaça ataca ao mesmo tempo a sociedade
    civil. Tanto mais que as heresias suscitam frequentemente mais violentas reprovações nos laicos que nos clérigos. Para exemplo, temos, nos nossos dias, alguma dificuldade em retratar o profundo mal-estar produzido na sociedade pela heresia albigense, simplesmente pelo facto de ela proscrever o juramento; era atacar a própria essência da vida medieval: o vínculo feudal. Todo o fundamento da feudalidade se encontrava abalado por isso – Daí as reacções vigorosas, excessivas por vezes, às quais se assistiu. Estes excessos devem ser atribuídos à Igreja? Luchaire, pouco suspeito de indulgência para com ela, vê no papado um «poder essencialmente moderador» na luta contra a heresia. É, com efeito, o que ressalta das relações entre Inocêncio III e Raimundo de Toulouse e da correspondência do papa com os seus núncios. Por outro lado, o exame de casos particulares revela claramente que pilhagens e massacres, quando se realizam, são acto de uma minoria excitada, que se vê em consequência vivamente censurada pela autoridade eclesiástica. Já citámos 10 a carta de São Bernardo aos burgueses de Colónia depois do massacre de heréticos que teve lugar em 1145: «O povo de Colónia ultrapassou as marcas. Se aprovamos o seu zelo, não aprovamos de modo nenhum o que ele fez, porque a fé é obra de persuasão e não se impõe.» É que, como acontece frequentemente, os laicos são muito menos moderados e mais impiedosos que os clérigos nos seus juízos, e neles também as preocupações materiais se juntam, para as agravar, às preocupações doutrinais.
    O primeiro soberano que aplica aos heréticos condenados a ser entregues ao braço secular a pena de fogo, é o imperador Frederico II; podemos admirar-nos disso, visto que sabemos que o personagem era bem pouco cioso da ortodoxia. Não vimos nele, várias vezes, um espírito dos mais «modernos», facilmente céptico, nada menos que obrigado a obedecer às objurgações do papa, e que, quando faz cruzada, ostenta durante toda a sua cruzada o mais profundo desprezo pelos seus correligionários, com a mais viva simpatia pelos Muçulmanos?

  18. O link foi produzido por um retardado e débil ANÔNIMO!

    http://silphos.vilabol.uol.com.br/inquisicao/index.htm
    ????
    Isso é o melhor “estudo” que você pode fazer ou é desespero seu?

    Você chama isso de estudo??? Hahahaha!!!
    De onde isso vem e para onde isso vai?
    Qual cérebro degenerado produziu esse link que você reputa confiável?

    Está explicado mais uma vez. Hahahaha!!!
    Nem desenhando.

  19. Prezada Malu,

    E o texto que o Sebastião enviou? É do site da revista Mundo Estranho, revistinha que nasceu da Superinteressante, que é essencialmente anti-clerical, preconceituosa. Para se ter uma idéia, em uma edição, a Superinteresante disse aquela velha baboseira: a Igreja Católica dizia que o negro não tinha alma.
    Eis a fonte de pesquisa do cara.

    Enquanto eu me dou o trabalho de digitar textos de historiadores, o cara dá Ctrl C Ctrl V de revistinha vagabunda. Parece “pesquisa” de estudantes de ensino fundamental. E não se dá nem o trabalho de colocar o link. Seria vergonha?

  20. CARA IRMÃ MALU,

    PEÇO DESCULPAS, REALMENTE A RESPOSTA CITADA FOI PARA O MESSIAS.

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  21. CARO IRMÃO MESSIAS

    E o texto que o Sebastião enviou? É do site da revista Mundo Estranho, revistinha que nasceu da Superinteressante, que é essencialmente anti-clerical, preconceituosa. Para se ter uma idéia, em uma edição, a Superinteresante disse aquela velha baboseira: a Igreja Católica dizia que o negro não tinha alma.
    Eis a fonte de pesquisa do cara.

    NOTE NO TEXTO E VERÁ QUE OS ESTUDOS FORAM FEITOS POR HISTORIADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE SÃO PAULO (USP) E SANTA CATARINA (UFSC).

    ENGRAÇADO, QUANDO HÁ UM ESTUDO DEMONSTRANDO OS ERROS VERÍDICOS COMETIDOS POR REPRESENTANTES DA IGREJA DE VOCÊS, ENTÃO SIMPLESMENTE VOCÊS REFUTAM DIZENDO QUE QUEM FEZ OS ESTUDOS SÃO SIMPLESMENTE “ANTI-CLERICAIS”.

    MUITO RAZOÁVEL.

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  22. CARA IRMÃ MALU,

    O link foi produzido por um retardado e débil ANÔNIMO!

    http://silphos.vilabol.uol.com.br/inquisicao/index.htm
    ????
    Isso é o melhor “estudo” que você pode fazer ou é desespero seu?

    Você chama isso de estudo??? Hahahaha!!!
    De onde isso vem e para onde isso vai?
    Qual cérebro degenerado produziu esse link que você reputa confiável?

    Está explicado mais uma vez. Hahahaha!!!
    Nem desenhando.

    ESTES LINK QUE APRESENTEI FOI APENAS PARA TOMAREM CONHECIMENTO DOS INSTRUMENTOS USADOS NA TORTURA QUE ERAM PRATICADOS NAS INQUISIÇÕES.

    ESTA MESMA INQUISIÇÃO QUE VOCÊS DIZEM NUNCA TER OCORRIDO.

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  23. Está explicado mais uma vez. Hahahaha!!!
    Nem desenhando.
    Hahahaha!!!
    Quanta razão e quanta ciência!!!

  24. Prezado Messias,

    neste nível – de teoria de revistinha e links desgraçadamente anônimos, não dá para argumentar.

    Isso me remete mais uma vez ao silêncio de Deus diante de Herodes. Se Herodes fosse louco, Cristo por misericórdia o teria curado. Mas Herodes optou por ser mesmo vil. Uma raposa.
    Jesus silenciou.
    Como fazer Herodes entender, quando sua escolha era tão irremediável. Estava ali o seu Deus e ele NÃO O QUERIA VER.
    Que o silêncio de Nosso Senhor nos alimente também.
    Pax Domini.

  25. Eu vi sim que consultaram professores de universidades brasileiras. Eu mesmo tive um professor comunista na universidade que dizia essas mesmas coisas SEM PROVAR NADA. Na época, claro, eu acreditava. Apesar de já ser católico, tinha essa mentalidade um tanto quanto “sebastiana”. O cara tinha autoridade e se ele era professor, é porque era aquilo mesmo. Só depois que eu descobri livros e outros autores que refutaram esses preconceitos – queira o Sebastião admitir ou não. Preconceitos esses que começaram com os filósofos dos cortadores de cabeças e depois, marxistas que omitem os milhões de assassinatos dos governos socialistas, como esse professor que tive.
    O que sei hoje sobre o assunto, não aprendi com nenhum professor que tive na universidade, mas em livros de historiadores sérios, que, ao contrários desses professores, PROVARAM COM DOCUMENTOS.
    Por isso, não levo muito a sério professores de universitários. Sem querer generalizar, as universiades estão tomadas sim por professores marxistas e anti-clericais como o Sebastião. Paciência!
    _____________________________________________________________

    Malu,

    Fazer o quê, né?
    E tome Mundo Estranho. Eis a fonte de pesquisa do Sebastião: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_285916.shtml

    Um abraço,

    Messias

  26. CARO IRMÃOS MESSIAS E MALU,

    REALMENTE VOCÊS NÃO PODERÃO REBATER OS FATOS HISTÓRICOS.

    SÓ É LAMENTÁVEL QUE VOCÊS NÃO ADMITAM OS ACONTECIDOS ONDE FAMÍLIAS INTEIRAS FORAM DESPEDAÇADAS EM NOME DA “PALAVRA DE DEUS”.

    CRIANÇAS PERDERAM SEUS PAIS E MUITAS VEZES TAMBÉM ERAM ABANDONADAS AO DESTINO POR SEREM DESCENDENTES DOS CONSIDERADOS “HEREGES” PELOS INQUISITORES.

    REALMENTE UM PERÍODO NEGRO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  27. Caros,

    Só para entender: o motivo pelo qual o Sebastião acredita piamente nos diabólicos espíritos (vou tomar por pressuposto que eles são satânicos e mentirosos, uma vez que nenhuma evidência em contrário foi apresentada) é por causa de um site de internet que mostra a guilotina como “instrumento de tortura” utilizado pela Inquisição (!!!!) – é isso mesmo?

    Abraços,
    Jorge

  28. Bom, Jorge, ainda assim me parece mais coerente do que a “explicação” auto-contraditória que ele me deu :))))

  29. “REALMENTE VOCÊS NÃO PODERÃO REBATER OS FATOS HISTÓRICOS.”

    Fatos históricos não podemos rebater mesmo, mas fatos históricos distorcidos, isto sim, isto podemos combater, a começar pela pergunta que o Jorge fez acima, podemos considerar a guilhotina como instrumento de tortura usada pela Inquisição?

  30. Sim, Sebastião. Podemos discutir a avaliar qualquer interpretação de fatos históricos. Basta ter competência intelectual e recursos de informação. Para todo fato histórico há pelo menos uma interpretação, umas próximas do fato em si, outras muito distanciadas dele. O homem moderno, educado, evoluído já compreende que há pouca realidade para além da interpretação que se tem dela. Daí a fazer você compreender isso, a julgar pelos seus recursos de informação duvidosos e sua comprovada inabilidade intelectual, sinceramente não sei se é possível.
    Você é tão incapaz de olhar a história quanto é incapaz de olhar Cristo.
    Perceba que há aqui um abismo entre as linguagens. Uma vez mais, muito sinceramente, não tenho a menor queda pelo modo como você constrói sua linguagem e seu pensamento.
    Entendo, porém, que é mais fácil, muito mais fácil, você se juntar ao discurso desvairado contra a Santa Igreja do que tentar explicar por que segue uma crença sabotada na origem. (Jesus fazendo o bem a quem necessariamente está colhendo o que plantou, a “injustiça” da tortura e violência, quando a colheita é obrigatória, bartimeus, paralíticos…) A coerência interna do espiritismo é proporcional ao uso da guilhotina como instrumento de tortura, mas alguma coisa me diz que você ainda não entendeu sobre o que estamos falando…

Os comentários estão fechados.