Está rolando um interessante debate nos comentários de um texto do Deus lo Vult! do mês passado, sobre espiritismo e catolicismo. Trago de novo o assunto à baila só para fazer algumas considerações ligeiras sobre Justiça, Misericórdia y otras cositas más.
Antes de qualquer coisa, salta aos olhos como os espíritas – muito provavelmente sem perceberem – aplicam com uma extrema rigidez a Lex Talionis que criticam no Velho Testamento, elevando-a contudo a patamares inacreditáveis. “Olho por olho, dente por dente” – muitos consideram isso bárbaro e desumano. No entanto, os espíritas aplicam o mesmíssimo princípio a todas as coisas que acontecem no mundo e pensam com isso resolver o problema do mal!
Como responde um espírita à pergunta “por que sofro”? Ele diz “sofro porque, em uma vida passada, eu fiz alguém sofrer”. Olho por olho, dente por dente, dor por dor: esta é a Doutrina Espírita. A tal “lei da causa e efeito” com sua mecanicidade só confere um status metafísico à lei de Talião, que passa a ser absoluta e implacável. “Nenhum mal causado fica impune”. Se Talião é desumano e inaceitável, muito mais inaceitável é este “super-Talião” onipresente que os espíritas acreditam ser Deus.
Não há espaço para o perdão na Doutrina Espírita, por causa da lei acima. Se eu causei um mal, eu vou precisar sofrer um mal “equivalente” para poder lavar a minha alma da mancha da culpa adquirida. Se não for nesta vida, será numa próxima. E, com isso, julgam explicados os problemas do mundo… mas a que preço? Por acaso viver em um mundo nestes moldes é reconfortante? Por acaso isto é “Justiça”?
Além deste “talionismo espiritual”, os espíritas acreditam em um igualitarismo totalmente ilógico. A parábola do administrador que dá “a um, cinco talentos; a outro, dois talentos; e a outro, um talento” simplesmente não cabe na lógica espírita. Provavelmente eles vão explicar a diferença de tratamento entre os empregados do patrão com base em uma “vida pretérita” deles. Eles não aceitam que Deus possa dar a um mais do que a outros – mesmo quando Nosso Senhor, a Quem eles têm por “mestre”, por diversas vezes deu mostras claras e inequívocas de agir com desigualdade. Oras, por que algumas pessoas nascem com saúde, outras com saúde e dinheiro, outras com saúde, dinheiro e beleza, etc? Por que o administrador dá um talento a um, a outro dois, a outro cinco? Acaso é injusto o administrador? Acaso Deus é injusto quando distribui os Seus bens da maneira como Lhe apraz?
E quanto aos trabalhadores da última hora (Mt 20, 1-16)? Que trabalharam somente uma hora e ganharam exatamente a mesma coisa que os que suportaram “o peso do dia e do calor”? Mas é precisamente a este “pai de família”, a quem é permitido fazer dos seus bens o que lhe apraz, que o Reino dos Céus é comparado. Onde fica o igualitarismo espírita? Por que, então, o sujeito que se arrepender na hora da morte vai entrar no mesmo Reino dos Céus onde a outra pessoa que passou a vida toda sendo temente a Deus também estará? Nosso Senhor já respondeu a estas questões! Elas só são difíceis para quem acredita que Talião é o Senhor do Universo, e que as coisas são regidas por um mecanicismo igualitário cego e impessoal. Crêem em Deus os espíritas? Por certo, não no mesmo Deus que eu creio.
O Cristianismo tem o mérito de dar valor ao sofrimento. Mas não como na Doutrina Espírita – o sofrimento não é uma “punição” por pecados de vidas passadas, mas sim uma oportunidade de santificação. Nosso Senhor era Justo, nele não havia pecado e, mesmo assim, Ele sofreu – é por isso que o sofrimento humano tem valor. Ele foi “divinizado” quando Deus tomou as nossas dores. Ele foi o preço da nossa Redenção; é por meio do sofrimento, então, que se alcança o Reino dos Céus, não na lógica talionesca espírita, mas na lógica da gratuidade do Amor Divino. O problema do mal só encontra sentido na Cruz de Nosso Senhor – é para Ela que os espíritas deveriam olhar, ao se questionarem sobre os males do mundo. Infelizmente, eles preferiram olhar para a Lei de Talião. São tão poucos os pontos em comum entre a doutrina de Kardec e a de Nosso Senhor Jesus Cristo, que somente com um olhar totalmente superficial é possível julgá-las parecidas ou mesmo compatíveis.
CARO IRMÃO SIDNEI,
Sidnei says:
June 27th, 2010 at 3:09 am
Sim, Satanás quer dizer adversário, porém, o diabo é o adversário de DEUS e de toda humanidade, e sua existência é biblicamente comprovada, caso contrário, quando JESUS disse: “Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim.” (João 12, 31-32), por acaso JESUS estava falando em um ente figurativo ou real?, quando JESUS foi tentado durante 40 dias e 40 noites ELE foi tentado por um ente figurativo ou real?, e todas as vezes que aparece JESUS e o diabo, estaria JESUS um ser real ao lado de um ente figurativo ou também real?, portanto, há mais evidências que demonstram a existência do diabo do que sua inexistência, porém, o diabo, o adversário por excelência, de DEUS e de toda humanidade, fica felicíssimo quando alguém não acredita nele, o que importa para ele é que todos se percam, como ele está perdido, e como comparou bem o messias, Um ladrão em uma casa não quer que os moradores acreditem que há um ladrão em casa. O diabo quer exatamente que não acreditem nele.
QUE NADA…JESUS PODE TER SIDO TENTADO SIM POR UM ESPÍRITO MALIGNO E ATRASADO O QUAL ELE TERIA CHAMADO DE SATANÁS, OU SEJA, O SEU “ADVERSÁRIO” NAQUELE MOMENTO POIS O MAL EM QUALQUR CIRCUNSTÂNCIA SEMPRE SERÁ O SATANÁS (O ADVERSÁRIO) DO BEM.
MAS NÃO EXISTE UM SER ÚNICO, UM “QUASE-DEUS” QUE REPRESENTA O MAL COMO DEUS REPRESENTA O BEM.
EXISTE SIM, O MAL QUE ESTÁ PRESENTE E QUE PODE SER EXERCITADO POR QUALQUER UM, ASSIM COMO EXISTE O BEM QUE NOS APROXIMA DE DEUS.
Ótimo, prova-nos: quando, aonde, como e quem adulterou as Sagradas Escrituras e nós daremos crédito, caso contrário, mais uma vez, o ônus da prova cabe de quem acusa, caso contrário, será melhor se retratar das baboseiras aqui descritas.
ISTO ACONTECEU PORQUE A BÍBLIA FOI COPIADA E RECOPIADA DURANTE ESTES MILÊNIO, PRINCIPALMENTE POR MONGES.
QUEM GARANTE QUE NESTAS MUITAS CÓPIAS FEITAS POR POVOS DIFERENTES, CULTURAS DIFERENTES, SIGNIFICADOS E VOCABULÁRIOS LINGUÍSTICOS DIFERENTES NÃO HOUVE UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DE ALGUMA PASSAGEM?
VEJA POR EXEMPLO:
1ª) EM CERTOS TRECHOS DO VELHO TESTAMENTO, OS MESMOS NOS FAZEM ENTENDER, MAS NÃO ACEITAR, QUE A HUMANIDADE TEVE INÍCIO COM ADÃO E EVA, OS QUAIS GERARAM INICIALMENTE A CAIM E ABEL.
POIS BEM, TENDO CAIM MATADO ABEL, PODEMOS DEDUZIR QUE A TERRA TENHA FICADO, NAQUELE MOMENTO, COM APENAS O CASAL PRIMITIVO E SEU PRIMOGÊNITO. CONTUDO, APÓS CAIM TER COMETIDO O CRIME, O MESMO RUMOU PARA A REGIÃO DE NODE, TENDO LÁ CONHECIDO UMA MULHER COM A QUAL CONSTITUIU FAMÍLIA.
AINDA EM TEMPO, E FORA DA ORDEM CRONOLÓGICA DOS ACONTECIMENTOS ATÉ AQUI COMENTADOS, CAIM LOGO APÓS TER ASSASSINADO SEU IRMÃO, SENTIU-SE MUITO TEMEROSO DE SER ENCONTRADO POR ALGUÉM QUE O MATASSE, TENDO O SENHOR, NESSA OPORTUNIDADE, COLOCADO UM SINAL NO HOMICIDA PARA QUEM O ENCONTRASSE NÃO O FERISSE. (GÊNESIS 4, 1 A 17).
PERGUNTO:
– SE COM A MORTE DE ABEL A TERRA FICARA APENAS COM OS TRÊS HABITANTES RESTANTES (ADÃO, EVA E CAIM), DE ONDE SURGIRAM: A COMPANHEIRA DE CAIM E SEUS SUPOSTOS E EVENTUAIS ALGOZES?
– PARA QUE DEUS COLOCOU UM SINAL EM CAIM SE SÓ FICARAM NAQUELE MOMENTO ADÃO, EVA E O PRÓPRIO CAIM? QUEM PODERIA ENCONTRÁ-LO E FERÍ-LO?
2ª) ESTANDO POIS OS FILHOS DE ISRAEL NO DESERTO, ACHARAM UM HOMEM APANHANDO LENHA NO DIA DE SÁBADO. E OS QUE O ACHARAM APANHANDO LENHA O TROUXERAM À MOISÉS E A TODA CONGREGAÇÃO. E O PUSERAM EM GUARDA, PORQUANTO AINDA NÃO ESTAVA DECLARADO O QUE SE DEVERIA FAZER.
DISSE O SENHOR A MOISÉS: “CERTAMENTE MORRERÁ O TAL HOMEM; TODA A CONGREGAÇÃO COM PEDRAS O APEDREJARÁ PARA FORA DO ARRAIAL”.
E COM PEDRAS O APEDREJARAM E MORREU, COMO O SENHOR ORDENARA A MOISÉS (NÚMEROS 15, 32 A 36).
PERGUNTO:
– QUEM DE BOM SENSO PODERÁ ACEITAR QUE DEUS INCENTIVE A PENA DE MORTE? PRINCIPALMENTE PARA PUNIR ALGUÉM, CUJO “CRIME” FOI ESTAR APANHANDO LENHA NO DIA DE SÁBADO?
3ª) EM DIVERSAS BÍBLIAS ENCONTRAMOS A PALAVRA “ESPIRITISMO” CITADA COMO PRÁTICA MUITO CONDENADA.
PERGUNTO:
– COMO ISSO É POSSÍVEL SE A NOMENCLATURA ESPIRITISMO FOI CRIADA POR KARDEC EM 1857?
SE UMA SIMPLES PALAVRA (“ESPIRITISMO”) SE ENCONTRA HOJE EM DIVERSAS TRADUÇÕES BÍBLICAS, ISTO É UMA PROVA QUE HÁ ALTERAÇÕES NAS TRADUÇÕES E NAS CÓPIAS BÍBLICAS.
PORTANTO, ESSE TERMO ALI PLANTADO, INSERIDO TENDENCIOSAMENTE, NÃO É UMA PROVA INCONTESTÁVEL DE CLARA ADULTERAÇÃO EFETUADA POR DETRATORES DO ESPIRITISMO?
VEJA AGORA UM EXEMPLO DE INTERPRETAÇÃO PARA SATISFAZER OS INTERESSES DE ALGUNS:
POR EXEMPLO O QUANTO LUTERO E SEUS SEGUIDORES FORAM OPRIMIDOS PELA IGREJA QUANDO INSTALARAM A REFORMA.
UM DE SEUS PONTOS DEFENDIAM A PROIBIÇÃO DE IMAGENS DE SANTOS E DO PRÓPRIO JESUS, CONFORME SE ENCONTRA NA BÍBLIA E NA PRÓPRIA LEI DOS DEZ MANDAMENTOS, EM EXÔDO 20,4 E DEUTERONÔMIO 5,8 ONDE PODEMOS LER QUE NÃO PODEMOS FAZER IMAGEM DE ESCULTURA NEM MESMO DE DEUS E EXÔDO 34,17 QUE DIZ PARA NÃO FAZERMOS DEUSES FUNDIDOS.
NÃO É O QUE VEMOS ATÉ HOJE NAS IGREJAS CATÓLICAS QUE ESTÃO REPLETAS DE IMAGENS O QUE DEMONSTRA QUE NESTE PONTO A IGREJA CATÓLICA ESTÁ EM DESOBEDIÊNCIA COM A BÍBLIA. OU ESTOU ERRADO?
Há ta, então quer dizer que se o mundo não aceita nossa fé temos que se adequar a nossa fé ao mundo para sermos aceitos pelo mundo, prefiro seguir a São Paulo que disse: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito” (Rm. 12 ,2) não importa se o mundo haja que nossa fé seja irracional, que somos taxados de fanáticos, mas baseamos nossa fé única e exclusivamente nas revelações trazidas por JESUS NOSSO SENHOR.
NÃO É NADA DISSO…RESPEITAMOS A SUA FÉ E FORMA COMO A EXERCITA.
ESTOU APENAS EXPLICANDO COMO NÓS ESPÍRITAS PAUTAMOS NOSSA FÉ, JÁ QUE FOMOS ACUSADOS PELO LAMPEDUSA, DE TERMOS NOSSA FÉ TRANSFORMADA EM FANATISMO RELIGIOSO.
Nega, e negam na maior cara de pau, quanto as adulterações para satisfazer os interesses pessoais, por favor, o ônus da prova cabe de quem acusa, portanto quem, aonde, como e quando foram adulterados as Sagradas Escrituras.
SE NEGAMOS A BÍBLIA ENTÃO O ÔNUS DA PROVA TAMBÉM CABE A VOCÊS QUE ESTÃO NOS ACUSANDO. CORRETO?
MAS PROCUREM ESTAS PROVAS NO DIA-A-DIA DA DOUTRINA ESPÍRITA, NOS TRABALHOS SOCIAIS QUE FAZEMOS, NA CARIDADE PRÁTICA QUE EXECUTAMOS EM VÁRIAS ENTIDADES SOCIAIS, NOS ORFANATOS, NAS CRECHES, NOS ASILOS, NOS ABRIGOS DE TOXICÔMANOS, NOS ABRIGOS DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E DESEQUILIBRADOS MENTAIS.
SE REALMENTE ENCONTRAREM NESTES TRABALHOS ALGUMA PROVA DE NEGAÇÃO DOS ENSINAMENTOS BÍBLICOS, ENTÃO TEREI QUE CONCORDAR COM TODOS VOCÊS.
MAS FAÇAM ISSO SEM IDEOLOGIA, SEM VISEIRA RELIGIOSA, AÍ SIM, PODEREMOS CONFRONTAR NOSSA CRENÇA E NOSSA FÉ EM DEUS.
ME DESCULPE CARO IRMÃO, RESPEITO SUA OPINIÃO MAS PARA MIM JESUS NÃO CRIOU NENHUMA RELIGIÃO OU IGREJA, MUITO MENOS A IGREJA CATÓLICA.
QUANDO JESUS CONFERIU A PEDRO QUE CONSTRUÍSSE SUA IGREJA, ELE QUIS DIZER A PEDRO QUE LEVASSE SEUS ENSINAMENTOS A TODA A HUMANIDADE, MAS NÃO ESTA IGREJA CONSTITUÍDA DE TEMPLOS FARAÔNICOS, DOTADA DE DOGMAS E RITUAIS, NÃO ESTA IGREJA MERCANTIL, A PONTO DE SER CONSIDERADA UMA DAS MAIORES RIQUEZAS DO MUNDO MODERNO.
A IGREJA DE JESUS DEVE ESTAR NO INTERIOR, NA ALMA DE CADA SER E ELA HÁ DE SER EXERCITADA TODOS OS DIAS, ATRAVÉS DAS BOAS AÇÕES QUE FAZEMOS, ATRAVÉS DA NOSSA MELHORA INTERIOR, DA NOSSA REFORMA ÍNTIMA ELIMINANDO O HOMEM VICIOSO E RENASCENDO O HOMEM BOM E MISERICORDIOSO.
A Igreja de JESUS é visível, começou pelos Santos
Apóstolos tendo a frente São Pedro, e depois os seus sucessores e todo o povo de DEUS, JESUS foi bem taxativo quando fundou sua Igreja e deu a Pedro o seu primado, o qual, não só seria de levar o evangelho a toda criatura, mas também, de governá-la de fato, o qual tudo o que Pedro viesse ligar na terra seria ligado no céu e que tudo o que Pedro desligasse na terra seria também desligado no céu,
… e quanto aos templos faraônicos, não existem templos faraônicos pois não seguimos nenhum faraó, mas a JESUS NOSSO SENHOR, e nestes templos construímos para sua maior honra e adoração perpétua ao seu nome, JESUS quando esteve na terra nunca foi contra a grandeza do templo de Salomão e foi até muito rigoroso em matéria de zelo pela casa de seu PAI (João 2, 17), porque não construirmos também espaços públicos, de grandiosidade e beleza para expressarmos o louvor e adoração a DEUS, ELE não merece tal honra?,
… e quanto aos dogmas, os espíritas não tem os seus, o que o Sr, Sebastião tanto esta enchendo o saco aqui com esta estória de reencarnação, não se trata de um dogma espírita?
NÃO CARO IRMÃO, REALMENTE NÓS ESPÍRITAS NÃO TEMOS DOGMAS NEM RITUAIS, NÃO ACENDEMOS VELAS E NEM TEMOS VESTIMENTAS DIFERENCIADAS, NÃO TEMOS IMAGENS NEM TÃO POUCO HIERARQUIA SACERDOTAL PORQUE PARA NÓS O IMPORTANTE É O CRESCIMENTO ESPIRITUAL QUE CRESCE DENTRO DE CADA UM, DE ACORDO COM O ESFORÇO DE CADA UM EM SE MELHORAR, EM SE DESPRENDER DAS COISAS MATERIAIS, EM ELIMINAR OS NOSSOS DEFEITOS E NOSSAS MAZELAS.
E O QUE ESTOU FAZENDO AQUÍ NÃO CONSIDERO QUE SEJA O PALAVREADO DESRESPEITOSO QUE APRESENTOU, MAS SIM APENAS TENTANDO DEFENDER DAS ACUSAÇÕES APRESENTADAS DESDE O INÍCIO DESTE FORUM CONTRA AS DIFAMAÇÕES PERANTE A DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS SEGUIDORES.
… e quanto as riquezas da Igreja que são consideradas uma das maiores do mundo, quais?, as Igrejas e templos ornamentados para uma maior culto público a DEUS?, as obras de arte que estão no Vaticano?,
COM TODO RESPEITO, MAS NÃO POSSO ACREDITAR QUE O SENHOR ESTEJA DIZENDO ISSO!! É MUITA VENDA NOS OLHOS.
SÓ PARA ELIMINAR UM DÚVIDA MINHA: O SENHOR É ALGUM SACERDOTE DA IGREJA?
PELO MESMO FATO DE QUE VOCÊ CONCEDE AUTORIDADE AO PAPA DA IGREJA CATÓLICA.
VOCÊS NÃO CONCEDEM AUTORIDADE A UM HOMEM QUE HOJE ELE É UM SER HUMANO COMUM E QUE NO DIA SEGUINTE É CONSIDERADO COMO EMISSÁRIO DIRETO DE DEUS POR UMA VOTAÇÃO SECRETA FEITA POR OUTROS HOMENS?
Nós não concedemos autoridade ao Papa coisíssima nenhuma, foi JESUS quem concedeu a Pedro e a seus sucessores a autoridade primeira, na Igreja, de Ligar e Desligar, de ensinar, orientar e governar todo o povo de DEUS, não venha imputar a nós algo que foi JESUS quem concedeu, quando é para fugir de uma pergunta o qual demonstra que vocês seguem mais as verdades propagadas por Kardec e supostos espíritos do que a JESUS NOSSO SENHOR e toda autoridade vinda por meio DELE
AH TÁ BOM…
ENTÃO FOI JESUS QUE DEU AUTORIDADE PARA QUE O PAPA GREGÓRIO IX INSTAURASSE A INQUISIÇÃO?
VEJA, SE ME PERMITE VOU COLOCAR UM TEXTO DE UMA DÚVIDA COLOCADA EM UM SITE CATÓLICO (INCLUSIVE O MESMO SITE JÁ SUGERIDO POR ALGUÉM AQUI DESTE BLOG):
Vaticano volta a pedir desculpas pela inquisição
Por Philip Pullella
CIDADE DO VATICANO (Reuters) – Conversas sobre julgamentos, bruxas queimadas e livros proibidos ecoaram no Vaticano na terça-feira, dia em que o papa João Paulo 2o. pediu perdão pela Inquisição, quando a Igreja Católica torturou e matou pessoas consideradas heréticas.
O papa fez seu apelo em uma carta lida durante uma entrevista coletiva convocada para o lançamento de um livro sobre a Inquisição.
João Paulo 2o. repetiu uma frase tirada de um documento de 2000, no qual pela primeira vez o pontífice pediu perdão pelos “erros cometidos a serviço da verdade por meio do uso de métodos que não têm relação com a palavra do Senhor”.
A declaração refere-se à tortura, aos julgamentos sumários, às conversões forçadas e às fogueiras nas quais eram queimados os acusados de heresia.
Mas, na carta de terça-feira, o papa foi mais longe, dizendo que o pedido de perdão valia tanto para “os dramas relacionados com a Inquisição quanto para as feridas deixadas na memória (coletiva) depois daquilo”.
O papa Gregório 9o. criou a Inquisição em 1233 para combater a heresia, mas autoridades da Igreja Católica logo começaram a contar com autoridades civis para multar, prender, torturar e matar supostos heréticos. As atividades inquisitoriais atingiram um pico no século 16, como resposta à Reforma.
O livro lançado na terça-feira baseia-se nos discursos feitos no simpósio acadêmico patrocinado pelo Vaticano seis anos atrás.
Mas a entrevista coletiva foi além disso.
Um mapa mostrou que a Alemanha registrou o maior número de “bruxos” e “bruxas” mortos por tribunais civis no começo do século 15. Foram cerca de 25 mil pessoas — a população do território contava então com 16 milhões de pessoas.
Mas, em termos proporcionais, o recorde pertence a Lichtenstein, onde 300 pessoas, ou 10 por cento dos 3.000 habitantes da região, foram mortas por bruxaria.
REALMENTE É CONTRADITÓRIO.
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
QUE NADA…JESUS PODE TER SIDO TENTADO SIM POR UM ESPÍRITO MALIGNO E ATRASADO O QUAL ELE TERIA CHAMADO DE SATANÁS, OU SEJA, O SEU “ADVERSÁRIO” NAQUELE MOMENTO POIS O MAL EM QUALQUR CIRCUNSTÂNCIA SEMPRE SERÁ O SATANÁS (O ADVERSÁRIO) DO BEM.
MAS NÃO EXISTE UM SER ÚNICO, UM “QUASE-DEUS” QUE REPRESENTA O MAL COMO DEUS REPRESENTA O BEM.
EXISTE SIM, O MAL QUE ESTÁ PRESENTE E QUE PODE SER EXERCITADO POR QUALQUER UM, ASSIM COMO EXISTE O BEM QUE NOS APROXIMA DE DEUS.
Primeiríssimo lugar: o diabo não é quase um deus, ele é criatura, um anjo decaído, agora me explique, se existe espíritos malignos, atrasados, o que nos leva a crer que este espírito maligno não seja o Lúcifer o anjo decaído o qual assim descreve o Livro do Apocalipse: “Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos.” (Ap. 12, 7-9), ou o personagem misterioso que aparece no livro de Jó 1, 6-7, a Igreja guiada pelo ESPÍRITO SANTO, e não por suposto espíritos, sejam eles benignos ou malignos, sempre entendeu, que quando se colocava JESUS diante de tal ser, estava realmente diante de tal ser, e não de algo subjetivo, além do mais, foi também por isto que JESUS morreu na cruz, para derrotar a este ser infernal como consta em João 12, 31-32, passagem esta que foi ignorada completamente, haja vista que seria de uma estupidez tremenda alguém morrer por algo que não fosse um ser maligno que detinha todos na escravidão da morte e do pecado como atesta São Paulo em sua carta aos Hebreus: “ Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio, e libertar aqueles que, pelo medo da morte, estavam toda a vida sujeitos a uma verdadeira escravidão.” (Hb. 2, 14-15).
ISTO ACONTECEU PORQUE A BÍBLIA FOI COPIADA E RECOPIADA DURANTE ESTES MILÊNIO, PRINCIPALMENTE POR MONGES.
QUEM GARANTE QUE NESTAS MUITAS CÓPIAS FEITAS POR POVOS DIFERENTES, CULTURAS DIFERENTES, SIGNIFICADOS E VOCABULÁRIOS LINGUÍSTICOS DIFERENTES NÃO HOUVE UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DE ALGUMA PASSAGEM?
Não, não houve, tanto que todos os povos de diferentes épocas, de povos diferentes sempre tiveram o mesmo entendimento para as passagens que você levantou tais questões, até os judeus crêem como nós acreditamos com referências as passagens do gêneses e até os protestantes que se desligaram de nós, apenas vocês espíritas, com suas suposições baratas e sem provar nada, como: aonde, quem, como e quando foram feitas tais adulterações nas Sagradas Escrituras, tudo para desacreditá-la e para aí acreditar em supostos “espíritos”, aja paciência, e pelo que eu sei, somente as testemunhas de Jeová é que criaram uma tradução totalmente diferente de todo mundo para justamente negar aquilo que vocês negam como a divindade de CRISTO e a SANTÍSSIMA TRINDADE.
EM CERTOS TRECHOS DO VELHO TESTAMENTO, OS MESMOS NOS FAZEM ENTENDER, MAS NÃO ACEITAR, QUE A HUMANIDADE TEVE INÍCIO COM ADÃO E EVA, OS QUAIS GERARAM INICIALMENTE A CAIM E ABEL.
POIS BEM, TENDO CAIM MATADO ABEL, PODEMOS DEDUZIR QUE A TERRA TENHA FICADO, NAQUELE MOMENTO, COM APENAS O CASAL PRIMITIVO E SEU PRIMOGÊNITO. CONTUDO, APÓS CAIM TER COMETIDO O CRIME, O MESMO RUMOU PARA A REGIÃO DE NODE, TENDO LÁ CONHECIDO UMA MULHER COM A QUAL CONSTITUIU FAMÍLIA.
AINDA EM TEMPO, E FORA DA ORDEM CRONOLÓGICA DOS ACONTECIMENTOS ATÉ AQUI COMENTADOS, CAIM LOGO APÓS TER ASSASSINADO SEU IRMÃO, SENTIU-SE MUITO TEMEROSO DE SER ENCONTRADO POR ALGUÉM QUE O MATASSE, TENDO O SENHOR, NESSA OPORTUNIDADE, COLOCADO UM SINAL NO HOMICIDA PARA QUEM O ENCONTRASSE NÃO O FERISSE. (GÊNESIS 4, 1 A 17).
PERGUNTO:
– SE COM A MORTE DE ABEL A TERRA FICARA APENAS COM OS TRÊS HABITANTES RESTANTES (ADÃO, EVA E CAIM), DE ONDE SURGIRAM: A COMPANHEIRA DE CAIM E SEUS SUPOSTOS E EVENTUAIS ALGOZES?
– PARA QUE DEUS COLOCOU UM SINAL EM CAIM SE SÓ FICARAM NAQUELE MOMENTO ADÃO, EVA E O PRÓPRIO CAIM? QUEM PODERIA ENCONTRÁ-LO E FERÍ-LO?
Estas passagens podem ser interpretadas de modo figurativo, o que importa não são estas questões todas, mas o que o autor sagrado queria demonstrar com tudo isto, e o que ele queria demonstrar é que com o mau que iniciou com o pecado original se espalhou por toda a humanidade, tais questões não me tiram o sono a noite, o que me tira o sono e a negação do efeito salvífico que JESUS nos alcançou na cruz para todos nós é que muitos negam isto tais como vocês espíritas.
ESTANDO POIS OS FILHOS DE ISRAEL NO DESERTO, ACHARAM UM HOMEM APANHANDO LENHA NO DIA DE SÁBADO. E OS QUE O ACHARAM APANHANDO LENHA O TROUXERAM À MOISÉS E A TODA CONGREGAÇÃO. E O PUSERAM EM GUARDA, PORQUANTO AINDA NÃO ESTAVA DECLARADO O QUE SE DEVERIA FAZER.
DISSE O SENHOR A MOISÉS: “CERTAMENTE MORRERÁ O TAL HOMEM; TODA A CONGREGAÇÃO COM PEDRAS O APEDREJARÁ PARA FORA DO ARRAIAL”.
E COM PEDRAS O APEDREJARAM E MORREU, COMO O SENHOR ORDENARA A MOISÉS (NÚMEROS 15, 32 A 36).
PERGUNTO:
– QUEM DE BOM SENSO PODERÁ ACEITAR QUE DEUS INCENTIVE A PENA DE MORTE? PRINCIPALMENTE PARA PUNIR ALGUÉM, CUJO “CRIME” FOI ESTAR APANHANDO LENHA NO DIA DE SÁBADO?
Ninguém adulterou nada, o que demonstra aí é mais a ação com um excessivo zelo pelas leis de DEUS por parte de Moisés e todos os israelitas aí presentes, e o qual atribuíram a DEUS que tenha ordenado tal execução.
EM DIVERSAS BÍBLIAS ENCONTRAMOS A PALAVRA “ESPIRITISMO” CITADA COMO PRÁTICA MUITO CONDENADA.
PERGUNTO:
– COMO ISSO É POSSÍVEL SE A NOMENCLATURA ESPIRITISMO FOI CRIADA POR KARDEC EM 1857?
SE UMA SIMPLES PALAVRA (“ESPIRITISMO”) SE ENCONTRA HOJE EM DIVERSAS TRADUÇÕES BÍBLICAS, ISTO É UMA PROVA QUE HÁ ALTERAÇÕES NAS TRADUÇÕES E NAS CÓPIAS BÍBLICAS.
PORTANTO, ESSE TERMO ALI PLANTADO, INSERIDO TENDENCIOSAMENTE, NÃO É UMA PROVA INCONTESTÁVEL DE CLARA ADULTERAÇÃO EFETUADA POR DETRATORES DO ESPIRITISMO?
Primeiro, qual tradução traz a palavra espiritismo nela descrita?, segundo, que tais práticas espíritas descritas na Bíblia se assemelham com as atuais práticas espíritas seguidas pelos kardecistas, o qual tal tradutor se implantou a palavra na Bíblia foi para lembrar que há muita semelhança entre ambas as crenças, mesmo que Kardec venha a criar tal termo em 1857, tal prática já vinha sendo feita desde os tempos bíblicos sob forte condenação divina.
VEJA AGORA UM EXEMPLO DE INTERPRETAÇÃO PARA SATISFAZER OS INTERESSES DE ALGUNS:
POR EXEMPLO O QUANTO LUTERO E SEUS SEGUIDORES FORAM OPRIMIDOS PELA IGREJA QUANDO INSTALARAM A REFORMA.
UM DE SEUS PONTOS DEFENDIAM A PROIBIÇÃO DE IMAGENS DE SANTOS E DO PRÓPRIO JESUS, CONFORME SE ENCONTRA NA BÍBLIA E NA PRÓPRIA LEI DOS DEZ MANDAMENTOS, EM EXÔDO 20,4 E DEUTERONÔMIO 5,8 ONDE PODEMOS LER QUE NÃO PODEMOS FAZER IMAGEM DE ESCULTURA NEM MESMO DE DEUS E EXÔDO 34,17 QUE DIZ PARA NÃO FAZERMOS DEUSES FUNDIDOS.
NÃO É O QUE VEMOS ATÉ HOJE NAS IGREJAS CATÓLICAS QUE ESTÃO REPLETAS DE IMAGENS O QUE DEMONSTRA QUE NESTE PONTO A IGREJA CATÓLICA ESTÁ EM DESOBEDIÊNCIA COM A BÍBLIA. OU ESTOU ERRADO?
Está errado o senhor, Lutero e todos que interpretaram erradamente tais passagens, o que DEUS proibiu aí é a fabricação de imagens de falsos deuses e não de Anjos, Santos e do próprio Verbo encarnado, nem vou me aprofundar em tal contenda, citando as passagens em que DEUS permite a fabricação de imagens como de Querubins pois há diversos debates pela internet entre católicos e protestantes o qual os católicos esclarecem muito bem isto.
NÃO É NADA DISSO…RESPEITAMOS A SUA FÉ E FORMA COMO A EXERCITA.
ESTOU APENAS EXPLICANDO COMO NÓS ESPÍRITAS PAUTAMOS NOSSA FÉ, JÁ QUE FOMOS ACUSADOS PELO LAMPEDUSA, DE TERMOS NOSSA FÉ TRANSFORMADA EM FANATISMO RELIGIOSO.
Há sim, e aí você responde que nós é que somos fanáticos e deu uma indireta que fé boa é aquela que se adéqua ao mundo, tá certo, entendi tudo direitinho, nem precisa dar maiores explicações.
SE NEGAMOS A BÍBLIA ENTÃO O ÔNUS DA PROVA TAMBÉM CABE A VOCÊS QUE ESTÃO NOS ACUSANDO. CORRETO?
MAS PROCUREM ESTAS PROVAS NO DIA-A-DIA DA DOUTRINA ESPÍRITA, NOS TRABALHOS SOCIAIS QUE FAZEMOS, NA CARIDADE PRÁTICA QUE EXECUTAMOS EM VÁRIAS ENTIDADES SOCIAIS, NOS ORFANATOS, NAS CRECHES, NOS ASILOS, NOS ABRIGOS DE TOXICÔMANOS, NOS ABRIGOS DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E DESEQUILIBRADOS MENTAIS.
SE REALMENTE ENCONTRAREM NESTES TRABALHOS ALGUMA PROVA DE NEGAÇÃO DOS ENSINAMENTOS BÍBLICOS, ENTÃO TEREI QUE CONCORDAR COM TODOS VOCÊS.
Não precisa buscar muitas provas para demonstrar que vocês negam a Bíblia, basta que alguém releia todo o debate que há neste post, confronte os ensinamentos bíblicos com que ensina o espiritismo, e vá lá, está aí a prova, Caridade?, e daí, ateus e pagãos também fazem, porém, sem estar fundamentado na fé verdadeira, para DEUS não terá nenhum valor tais obras.
NÃO CARO IRMÃO, REALMENTE NÓS ESPÍRITAS NÃO TEMOS DOGMAS NEM RITUAIS, NÃO ACENDEMOS VELAS E NEM TEMOS VESTIMENTAS DIFERENCIADAS, NÃO TEMOS IMAGENS NEM TÃO POUCO HIERARQUIA SACERDOTAL PORQUE PARA NÓS O IMPORTANTE É O CRESCIMENTO ESPIRITUAL QUE CRESCE DENTRO DE CADA UM, DE ACORDO COM O ESFORÇO DE CADA UM EM SE MELHORAR, EM SE DESPRENDER DAS COISAS MATERIAIS, EM ELIMINAR OS NOSSOS DEFEITOS E NOSSAS MAZELAS.
Nós ao contrário crescemos espiritualmente também pela coisas materiais, pois tudo que DEUS criou tudo foi muito bom, tal como está no livro do Gênesis, e aplicamos a matéria para elevarmos nossos olhos ao alto e contemplar quão grande é o SENHOR que se manifesta em suas criaturas, e se manifestou também como criatura em seu FILHO JESUS CRISTO, não somos gnósticos o qual abominamos a matéria, pois até JESUS precisou de um corpo para exercer seu ministério neste mundo e foi glorificado em corpo e alma no céu e assim seremos todos nós nos final dos tempos, não somo escravos da matéria, mas a utilizamos ela para socorrer os pobres e elevar a DEUS o que temos de bom e de melhor.
E O QUE ESTOU FAZENDO AQUÍ NÃO CONSIDERO QUE SEJA O PALAVREADO DESRESPEITOSO QUE APRESENTOU, MAS SIM APENAS TENTANDO DEFENDER DAS ACUSAÇÕES APRESENTADAS DESDE O INÍCIO DESTE FORUM CONTRA AS DIFAMAÇÕES PERANTE A DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS SEGUIDORES.
Demonstrando com isto seus dogmas e dizendo ao mesmo tempo que não seguem dogmas algum, haja incoerência.
COM TODO RESPEITO, MAS NÃO POSSO ACREDITAR QUE O SENHOR ESTEJA DIZENDO ISSO!! É MUITA VENDA NOS OLHOS.
SÓ PARA ELIMINAR UM DÚVIDA MINHA: O SENHOR É ALGUM SACERDOTE DA IGREJA?
Primeiro não tenho fenda algum nos olhos, mas o que tem alguma fenda aqui é senhor que não consegue enxergar que a maior riqueza da Igreja é o Santo Evangelho, pessoas como o senhor são que nem Judas quando repreendeu aquela mulher por gastar um caríssimo perfume aos pé de JESUS: “Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara. Deram ali uma ceia em sua honra. Marta servia e Lázaro era um dos convivas. Tomando Maria uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa encheu-se do perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse: Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam. Jesus disse: Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura. Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis.” (João 12, 1-8), ou seja, vocês não estão preocupados que a Igreja seja rica e não de fim nestas riquezas para distribuir aos pobres pessoas como vocês gostaria é de ter todos os bens da Igreja para vocês, e Segundo lugar, não sou padre, pois não tenho vocação para ser um.
AH TÁ BOM…
ENTÃO FOI JESUS QUE DEU AUTORIDADE PARA QUE O PAPA GREGÓRIO IX INSTAURASSE A INQUISIÇÃO?
A autoridade ao Papa Gegório IX de instaurar a Inquisição JESUS não deu, mas a autoridade concedida a Pedro e seus sucessores, sim , tal Papa não deixa de ser sucessor de Pedro por tal ato, mesmo que seja falho, por um ato de excesso de zelo pelas coisa de DEUS tal como Moisés com aquele homem que ajuntava lenha em dia de sábado.
VEJA, SE ME PERMITE VOU COLOCAR UM TEXTO DE UMA DÚVIDA COLOCADA EM UM SITE CATÓLICO (INCLUSIVE O MESMO SITE JÁ SUGERIDO POR ALGUÉM AQUI DESTE BLOG):
Vaticano volta a pedir desculpas pela inquisição
Por Philip Pullella
CIDADE DO VATICANO (Reuters) – Conversas sobre julgamentos, bruxas queimadas e livros proibidos ecoaram no Vaticano na terça-feira, dia em que o papa João Paulo 2o. pediu perdão pela Inquisição, quando a Igreja Católica torturou e matou pessoas consideradas heréticas.
O papa fez seu apelo em uma carta lida durante uma entrevista coletiva convocada para o lançamento de um livro sobre a Inquisição.
João Paulo 2o. repetiu uma frase tirada de um documento de 2000, no qual pela primeira vez o pontífice pediu perdão pelos “erros cometidos a serviço da verdade por meio do uso de métodos que não têm relação com a palavra do Senhor”.
A declaração refere-se à tortura, aos julgamentos sumários, às conversões forçadas e às fogueiras nas quais eram queimados os acusados de heresia.
Mas, na carta de terça-feira, o papa foi mais longe, dizendo que o pedido de perdão valia tanto para “os dramas relacionados com a Inquisição quanto para as feridas deixadas na memória (coletiva) depois daquilo”.
O papa Gregório 9o. criou a Inquisição em 1233 para combater a heresia, mas autoridades da Igreja Católica logo começaram a contar com autoridades civis para multar, prender, torturar e matar supostos heréticos. As atividades inquisitoriais atingiram um pico no século 16, como resposta à Reforma.
O livro lançado na terça-feira baseia-se nos discursos feitos no simpósio acadêmico patrocinado pelo Vaticano seis anos atrás.
Mas a entrevista coletiva foi além disso.
Um mapa mostrou que a Alemanha registrou o maior número de “bruxos” e “bruxas” mortos por tribunais civis no começo do século 15. Foram cerca de 25 mil pessoas — a população do território contava então com 16 milhões de pessoas.
Mas, em termos proporcionais, o recorde pertence a Lichtenstein, onde 300 pessoas, ou 10 por cento dos 3.000 habitantes da região, foram mortas por bruxaria.
REALMENTE É CONTRADITÓRIO.
Com relação a atos excessivos por zelo as coisa de DEUS feitas por alguns Papas em contradição ao que JESUS ensinou foi contraditório mesmo, porém como sempre, quando o assunto é inquisição sempre temos que ver não de nosso ponto de vista de hoje, que para nós parece ser um absurdo, mas do ponto de vista das pessoas daquela época, e as cifras acima citadas me parecem um pouco exageradas, haja vista que outros historiadores afirmam que caças as bruxas tiveram seu pico em épocas posteriores da reforma protestante, entre os próprios protestantes, e justamente na Alemanha, o que demonstra que tais práticas não era exclusivas de nós católicos, porém, mesmo com tal excesso de zelo por parte de papas que no passado buscaram a inquisição para coibir as heresias, mesmo assim, o ministério petrino continuou em meio a tudo isto, porque as promessas de CRISTO são irrevogáveis, as portas do Infernos jamais prevalecerão contra sua Igreja (Mat. 16, 18) pois se a Igreja sobreviveu até aos maiores pecados de padres, bispos e até de Papas, isto só prova que ela vem de CRISTO e é de CRISTO.
Só corrigindo uma coisa o qual não está inteiramente de acordo, os pagãos DEUS pode levar em conta suas obras desde que não conheçam a mensagem do evangelho, tal como São Paulo assim escreve: “ Os pagãos, que não têm a lei, fazendo naturalmente as coisas que são da lei, embora não tenham a lei, a si mesmos servem de lei; eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente. Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as ações secretas dos homens, por Jesus Cristo.” (Rm. 2, 14-16), porém, para aqueles que sabem que tais obras só terão validade mediante a profissão de fé verdadeira: “ Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.” (Rm. 10, 9-10), “Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.” (Ef. 2, 8-10) não terão desculpas.
CARO IRMÃO SIDNEI,
TUDO BEM…SE O SENHOR REALMENTE ACHA QUE TODAS AS OBRAS ESPÍRITAS DE NADA VALEM VOU RESPEITÁ-LO.
ASSIM COMO NOSSO IRMÃO CARLOS, ESPERO QUE O SENHOR TAMBÉM ESTEJA PREPARADO PARA O TÃO ESPERADO “JUIZO FINAL” QUE VOCÊS ESTÃO AGUARDANDO A TANTO TEMPO.
BOA SORTE!
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
ASSIM COMO NOSSO IRMÃO CARLOS, ESPERO QUE O SENHOR TAMBÉM ESTEJA PREPARADO PARA O TÃO ESPERADO “JUIZO FINAL” QUE VOCÊS ESTÃO AGUARDANDO A TANTO TEMPO.
Se estamos preparados, não sei, só sei que estamos nós preparando, pois quer queiras quer não vai acontecer, pois está nas Sagradas Escrituras, sem deturpação feita por ninguém, pois está tanto em bíblias católicas, protestantes, ortodoxas e pasmem, até na versão adulterada dos testemunhas de Jeová, só os espíritas é que não querem enxergar isto.
Se Jorge Ferraz é o moço da foto, at´eque ele é bonitinho, mas sem o cavanhaque ficaria feio. Para alguns moços, o cavanhaque compõe o visual da face, aleluia, aleluia, aleluia… Kardec é fundador da seita de mesa que gira copos com o poder da mente, e lá cultuam-se os “eguns!” Talião foi maquiavélico em sua lei. Ah, deixa esse povo pra lá. Vox populi vox Dei, né! Viva o Brasil! Salve a copa, viva a Igreja e o vigário de Cristo que reside em Roma… Relaxem! Deixa os espíritas em paz. Se morrerem, será que irão para o inferno? Sei lá. Jesus é tão bom. Aleluia, aleluia, aleluia.
Senhor Carlos é muito chato.
CARA IRMÃ ILDA FREITAS
Ilda Freitas de Araújo says:
June 28th, 2010 at 12:13 pm
…Kardec é fundador da seita de mesa que gira copos com o poder da mente, e lá cultuam-se os “eguns!” Talião foi maquiavélico em sua lei. Ah, deixa esse povo pra lá.
ME DESCULPE MAS NO ESPIRITISMO KARDECISTA NÃO EXISTE MESA BRANCA, NEM PRETA E MUITO MENOS SE CULTUAM OS “EGUNS”.
VOCÊ CONFUNDIU ESPIRITISMO KARDECISTA COM CANDOMBLÉ.
EGUNS, EXUNS E PAI-DE-SANTO FAZEM PARTE DA CULTURA CANDOMBLÉ
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
Caro Sebastião,
“O ESPIRITISMO NÃO NEGA A BÍBLIA COISA NENHUMA.”
Você mesmo falou recentemente que o espiritsmo não crê em demônios e os mesmos são citados a rodo em todo o Evangelho. Sei que você argumentará que essas citações podem ter outras interpretações, porém, além do fato de ser duvidoso negar a literalidade dessas passagens, eu devo lhe perguntar porque você concede mais autoridade à interpretação kardecista desses textos do que as interpretações de pessoas que viveram centenas ou milhares de anos mais próximas de Cristo?
Mais uma vez pergunto-lhe: por que você atribui autoridade a esses “espíritos”?
“O QUE NÓS ACHAMOS É QUE EXISTE SIM, MUITA INCOMPREENSÃO E ERROS DE INTERPRETAÇÕES,
Mais uma vez, alguma autoridade deve ser concedida (e gostaria de saber o porquê) a quem faz tais interpretações espíritas.
“QUE AS VÁRIAS TRADUÇÕES FEITAS DURANTES OS MILÊNIOS ONDE POUCOS SABIAM LER E ESCREVER, PODEM TER SIDO ADULTERADAS PARA SATISFAZER INTERESSES PESSOAIS DE POUCOS.”
Abstraindo do fato de haverem cópias antiquíssimas que atestam a integridade do texto, caberia – como alguém já disse – provar que tais adulterações foram feitas e por quem. Não acha?
“ME DESCULPE CARO IRMÃO, RESPEITO SUA OPINIÃO MAS PARA MIM JESUS NÃO CRIOU NENHUMA RELIGIÃO OU IGREJA, MUITO MENOS A IGREJA CATÓLICA.
QUANDO JESUS CONFERIU A PEDRO QUE CONSTRUÍSSE SUA IGREJA, ELE QUIS DIZER A PEDRO QUE LEVASSE SEUS ENSINAMENTOS A TODA A HUMANIDADE, MAS NÃO ESTA IGREJA CONSTITUÍDA DE TEMPLOS FARAÔNICOS, DOTADA DE DOGMAS E RITUAIS, NÃO ESTA IGREJA MERCANTIL, A PONTO DE SER CONSIDERADA UMA DAS MAIORES RIQUEZAS DO MUNDO MODERNO.”
Você não percebe que você responde à minha pergunta sobre o porquê de sua fé nos “espíritos” e você me responde com ataques à Igreja Católica?
Está cada vez mais claro para mim que o fundamento de sua fé no espiritismo é o ódio ao catolicismo. Uma pena, pois é sua alma que está em jogo e deixar-se levar por motivação tão pífia pode ser perigoso para sua salvação eterna.
“A IGREJA DE JESUS DEVE ESTAR NO INTERIOR, NA ALMA DE CADA SER E ELA HÁ DE SER EXERCITADA TODOS OS DIAS, ATRAVÉS DAS BOAS AÇÕES QUE FAZEMOS, ATRAVÉS DA NOSSA MELHORA INTERIOR, DA NOSSA REFORMA ÍNTIMA ELIMINANDO O HOMEM VICIOSO E RENASCENDO O HOMEM BOM E MISERICORDIOSO.”
Tá bom, concordo, mas por que cargas d’água você atribui autoridade para esses espíritos e Kardec na interpretação da Bíblia?
“Pois bem, diga-me agora porque você concede autoridade aos espíritos e a Kardec para sua interpretação.
PELO MESMO FATO DE QUE VOCÊ CONCEDE AUTORIDADE AO PAPA DA IGREJA CATÓLICA.”
Não, Sebastião, concedemos autoridade a Jesus que prometeu à sua Igreja assistência e autoridade para nos mostrar sua doutrina espalhando e interpretando seus ensinamentos. Jesus merece autoridade, não? Dado que suas palavras podem receber mais de uma interpretação cabe saber quem pode interpretá-las de forma correta. E as palavras de Cristo sobre isso são inequívocas acerca da autoridade petrina.
Há alguma promessa de Cristo de que espíritos se comuicarão depois de 1800 anos através de médiuns e, então, finalmente, saberemos aquilo que Cristo realmente quis afirmar?
“VOCÊS NÃO CONCEDEM AUTORIDADE A UM HOMEM QUE HOJE ELE É UM SER HUMANO COMUM E QUE NO DIA SEGUINTE É CONSIDERADO COMO EMISSÁRIO DIRETO DE DEUS POR UMA VOTAÇÃO SECRETA FEITA POR OUTROS HOMENS?”
Não, mais uma vez, cremos que a partir da eleição ao papado um homem comum passa a ter a assistência do Espírito Santo para guiar sua Igreja devido à promessa de Cristo ao qual concedemos toda autoridade.
Mais uma vez, qual é a origem da autoridade desses “espíritos” e de Kardec ou quem quer que seja na interpretação daquilo que tais espíritos comunicam?
“UM ABRAÇO FRATERNO”
Outro
Peço licença ao Sidnei para dar minha contribuição a alguns questionamentos do Sebastião, embora já o tenha respondido, tomo a liberdade de dar algumas respostas.
QUE NADA…JESUS PODE TER SIDO TENTADO SIM POR UM ESPÍRITO MALIGNO E ATRASADO O QUAL ELE TERIA CHAMADO DE SATANÁS, OU SEJA, O SEU “ADVERSÁRIO” NAQUELE MOMENTO POIS O MAL EM QUALQUR CIRCUNSTÂNCIA SEMPRE SERÁ O SATANÁS (O ADVERSÁRIO) DO BEM.
MAS NÃO EXISTE UM SER ÚNICO, UM “QUASE-DEUS” QUE REPRESENTA O MAL COMO DEUS REPRESENTA O BEM.
EXISTE SIM, O MAL QUE ESTÁ PRESENTE E QUE PODE SER EXERCITADO POR QUALQUER UM, ASSIM COMO EXISTE O BEM QUE NOS APROXIMA DE DEUS.
Por que um espírito maligno e não o próprio satanás? Quer dizer então que Jesus só deu um apelido para esse espírito? O senhor disse que Jesus PODE ter sido tentado por um espírito maligno. Entre sua hipótese e a certeza da Palavra de Deus, ficamos com a palavra de Deus.
ISTO ACONTECEU PORQUE A BÍBLIA FOI COPIADA E RECOPIADA DURANTE ESTES MILÊNIO, PRINCIPALMENTE POR MONGES.
QUEM GARANTE QUE NESTAS MUITAS CÓPIAS FEITAS POR POVOS DIFERENTES, CULTURAS DIFERENTES, SIGNIFICADOS E VOCABULÁRIOS LINGUÍSTICOS DIFERENTES NÃO HOUVE UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DE ALGUMA PASSAGEM?
E o senhor garante e PROVA com PROVAS CONCRETAS que a Bíblia foi adulterada?
VEJA POR EXEMPLO:
1ª) EM CERTOS TRECHOS DO VELHO TESTAMENTO, OS MESMOS NOS FAZEM ENTENDER, MAS NÃO ACEITAR, QUE A HUMANIDADE TEVE INÍCIO COM ADÃO E EVA, OS QUAIS GERARAM INICIALMENTE A CAIM E ABEL.
POIS BEM, TENDO CAIM MATADO ABEL, PODEMOS DEDUZIR QUE A TERRA TENHA FICADO, NAQUELE MOMENTO, COM APENAS O CASAL PRIMITIVO E SEU PRIMOGÊNITO. CONTUDO, APÓS CAIM TER COMETIDO O CRIME, O MESMO RUMOU PARA A REGIÃO DE NODE, TENDO LÁ CONHECIDO UMA MULHER COM A QUAL CONSTITUIU FAMÍLIA.
AINDA EM TEMPO, E FORA DA ORDEM CRONOLÓGICA DOS ACONTECIMENTOS ATÉ AQUI COMENTADOS, CAIM LOGO APÓS TER ASSASSINADO SEU IRMÃO, SENTIU-SE MUITO TEMEROSO DE SER ENCONTRADO POR ALGUÉM QUE O MATASSE, TENDO O SENHOR, NESSA OPORTUNIDADE, COLOCADO UM SINAL NO HOMICIDA PARA QUEM O ENCONTRASSE NÃO O FERISSE. (GÊNESIS 4, 1 A 17).
PERGUNTO:
– SE COM A MORTE DE ABEL A TERRA FICARA APENAS COM OS TRÊS HABITANTES RESTANTES (ADÃO, EVA E CAIM), DE ONDE SURGIRAM: A COMPANHEIRA DE CAIM E SEUS SUPOSTOS E EVENTUAIS ALGOZES?
Com relação ao casamento de Caim, a questão já foi respondida. Adão e Eva tiveram vários outros filhos e filhas.
– PARA QUE DEUS COLOCOU UM SINAL EM CAIM SE SÓ FICARAM NAQUELE MOMENTO ADÃO, EVA E O PRÓPRIO CAIM? QUEM PODERIA ENCONTRÁ-LO E FERÍ-LO?
A resposta anterior já mata essa também. Lembrando que até a época, a população pode ter crescido um pouco.
3ª) EM DIVERSAS BÍBLIAS ENCONTRAMOS A PALAVRA “ESPIRITISMO” CITADA COMO PRÁTICA MUITO CONDENADA.
PERGUNTO:
– COMO ISSO É POSSÍVEL SE A NOMENCLATURA ESPIRITISMO FOI CRIADA POR KARDEC EM 1857?
SE UMA SIMPLES PALAVRA (“ESPIRITISMO”) SE ENCONTRA HOJE EM DIVERSAS TRADUÇÕES BÍBLICAS, ISTO É UMA PROVA QUE HÁ ALTERAÇÕES NAS TRADUÇÕES E NAS CÓPIAS BÍBLICAS.
PORTANTO, ESSE TERMO ALI PLANTADO, INSERIDO TENDENCIOSAMENTE, NÃO É UMA PROVA INCONTESTÁVEL DE CLARA ADULTERAÇÃO EFETUADA POR DETRATORES DO ESPIRITISMO?
O termo não existia, mas a prática sim. A necromancia palavra de origem grega que significa adivinhação ou consulta aos mortos, que Deus sempre proibiu. O próprio Allan Kardec diz que povos antigos a praticavam para defendê-la.
VEJA AGORA UM EXEMPLO DE INTERPRETAÇÃO PARA SATISFAZER OS INTERESSES DE ALGUNS:
POR EXEMPLO O QUANTO LUTERO E SEUS SEGUIDORES FORAM OPRIMIDOS PELA IGREJA QUANDO INSTALARAM A REFORMA.
A Igreja não perseguiu ninguém. Só exigiu obediência que ele prometeu à Igreja e acabou querendo ser superior ao sucessor de São Pedro.
UM DE SEUS PONTOS DEFENDIAM A PROIBIÇÃO DE IMAGENS DE SANTOS E DO PRÓPRIO JESUS, CONFORME SE ENCONTRA NA BÍBLIA E NA PRÓPRIA LEI DOS DEZ MANDAMENTOS, EM EXÔDO 20,4 E DEUTERONÔMIO 5,8 ONDE PODEMOS LER QUE NÃO PODEMOS FAZER IMAGEM DE ESCULTURA NEM MESMO DE DEUS E EXÔDO 34,17 QUE DIZ PARA NÃO FAZERMOS DEUSES FUNDIDOS.
NÃO É O QUE VEMOS ATÉ HOJE NAS IGREJAS CATÓLICAS QUE ESTÃO REPLETAS DE IMAGENS O QUE DEMONSTRA QUE NESTE PONTO A IGREJA CATÓLICA ESTÁ EM DESOBEDIÊNCIA COM A BÍBLIA. OU ESTOU ERRADO?
Na Bíblia não fala nada de imagens de santos nem de Jesus. O que proíbe é a construção e adoração de imagens de deuses inexistentes. Além disso, Deus ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze:
8. e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
9. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida. (Êxodo, 21: 8-9)
NÃO É NADA DISSO…RESPEITAMOS A SUA FÉ E FORMA COMO A EXERCITA.
ESTOU APENAS EXPLICANDO COMO NÓS ESPÍRITAS PAUTAMOS NOSSA FÉ, JÁ QUE FOMOS ACUSADOS PELO LAMPEDUSA, DE TERMOS NOSSA FÉ TRANSFORMADA EM FANATISMO RELIGIOSO.
SE NEGAMOS A BÍBLIA ENTÃO O ÔNUS DA PROVA TAMBÉM CABE A VOCÊS QUE ESTÃO NOS ACUSANDO. CORRETO?
MAS PROCUREM ESTAS PROVAS NO DIA-A-DIA DA DOUTRINA ESPÍRITA, NOS TRABALHOS SOCIAIS QUE FAZEMOS, NA CARIDADE PRÁTICA QUE EXECUTAMOS EM VÁRIAS ENTIDADES SOCIAIS, NOS ORFANATOS, NAS CRECHES, NOS ASILOS, NOS ABRIGOS DE TOXICÔMANOS, NOS ABRIGOS DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E DESEQUILIBRADOS MENTAIS.
SE REALMENTE ENCONTRAREM NESTES TRABALHOS ALGUMA PROVA DE NEGAÇÃO DOS ENSINAMENTOS BÍBLICOS, ENTÃO TEREI QUE CONCORDAR COM TODOS VOCÊS.
MAS FAÇAM ISSO SEM IDEOLOGIA, SEM VISEIRA RELIGIOSA, AÍ SIM, PODEREMOS CONFRONTAR NOSSA CRENÇA E NOSSA FÉ EM DEUS.
Não falamos de prática de caridade, e sim, de práticas proibidas por Deus, práticas essas que fazem parte da do corpo doutrinal das cerimônias espíritas.
ME DESCULPE CARO IRMÃO, RESPEITO SUA OPINIÃO MAS PARA MIM JESUS NÃO CRIOU NENHUMA RELIGIÃO OU IGREJA, MUITO MENOS A IGREJA CATÓLICA.
Aí é só o achismo seu.
QUANDO JESUS CONFERIU A PEDRO QUE CONSTRUÍSSE SUA IGREJA, ELE QUIS DIZER A PEDRO QUE LEVASSE SEUS ENSINAMENTOS A TODA A HUMANIDADE, MAS NÃO ESTA IGREJA CONSTITUÍDA DE TEMPLOS FARAÔNICOS, DOTADA DE DOGMAS E RITUAIS, NÃO ESTA IGREJA MERCANTIL, A PONTO DE SER CONSIDERADA UMA DAS MAIORES RIQUEZAS DO MUNDO MODERNO.
1. Novamente, achismo seu.
2. Qual o problema com templos, uma vez que Jesus entrou e rezou em sinagogas?
3. Qual o problema com dogmas?
4. “Igreja mercantil” não passa de uma das acusações baratas e mais manjadas que existe. Claro que a Igreja é rica. Foi fundada pelo próprio Deus, Criador do Universo. Ah! O senhor deve está falando de riqueza material. Apresente por favor a contabilidade da Igreja.
A IGREJA DE JESUS DEVE ESTAR NO INTERIOR, NA ALMA DE CADA SER E ELA HÁ DE SER EXERCITADA TODOS OS DIAS, ATRAVÉS DAS BOAS AÇÕES QUE FAZEMOS, ATRAVÉS DA NOSSA MELHORA INTERIOR, DA NOSSA REFORMA ÍNTIMA ELIMINANDO O HOMEM VICIOSO E RENASCENDO O HOMEM BOM E MISERICORDIOSO.
Também. E isso exclui a igreja templo, sua doutrina e seus rituais?
NÃO CARO IRMÃO, REALMENTE NÓS ESPÍRITAS NÃO TEMOS DOGMAS NEM RITUAIS, NÃO ACENDEMOS VELAS E NEM TEMOS VESTIMENTAS DIFERENCIADAS, NÃO TEMOS IMAGENS NEM TÃO POUCO HIERARQUIA SACERDOTAL PORQUE PARA NÓS O IMPORTANTE É O CRESCIMENTO ESPIRITUAL QUE CRESCE DENTRO DE CADA UM, DE ACORDO COM O ESFORÇO DE CADA UM EM SE MELHORAR, EM SE DESPRENDER DAS COISAS MATERIAIS, EM ELIMINAR OS NOSSOS DEFEITOS E NOSSAS MAZELAS.
Ué! E o são aquelas reuniões onde se invocam espíritos de falecidos? Por que não pode ser considerado um ritual? São bem mais simples, é verdade, mas são rituais.
Não têm hierarquia? Quer dizer que qualquer um pode evocar espíritos? Um médium não é considerado uma pessoa pelo menos um pouquinho acima dos demais por ser “escolhido” ou por mérito para ser mediador entre o além e o aquém? E o passe?
E essa conversa de “evolução”, vocês não gostam de falar, que existem espíritos mais evoluídos e outros atrasados? Tá. Eu sei que o senhor quis dizer hierarquia na estrutura da religião, mas existe na doutrina.
Agora, dizer que não têm dogmas, aí já é demais. Quem se considera católico claro, óbvio, lógico e evidente que acredita nos dogmas católicos: Santíssima Trindade, morte e Ressurreição de Cristo para a nossa salvação, nossa própria ressurreição, juízo final, etc.
Quem se considera espírita claro, óbvio, lógico e evidente que acredita nos DOGMAS ESPÍRITAS: reencarnação, comunicação com espíritos, etc.
E O QUE ESTOU FAZENDO AQUÍ NÃO CONSIDERO QUE SEJA O PALAVREADO DESRESPEITOSO QUE APRESENTOU, MAS SIM APENAS TENTANDO DEFENDER DAS ACUSAÇÕES APRESENTADAS DESDE O INÍCIO DESTE FORUM CONTRA AS DIFAMAÇÕES PERANTE A DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS SEGUIDORES.
E repete os rótulos e esteriótipos que preconceituosos inventaram contra a Igreja.
ENTÃO FOI JESUS QUE DEU AUTORIDADE PARA QUE O PAPA GREGÓRIO IX INSTAURASSE A INQUISIÇÃO?
Sim. A inquisição foi criada exatamente para coibir abusos de reis (Tá! Eu sei que o senhor não aceita esse fato provado por historiadores. Fazer o quê!)
VEJA, SE ME PERMITE VOU COLOCAR UM TEXTO DE UMA DÚVIDA COLOCADA EM UM SITE CATÓLICO (INCLUSIVE O MESMO SITE JÁ SUGERIDO POR ALGUÉM AQUI DESTE BLOG):
Quanto ao texto que o senhor citou. O pedido de perdão do Papa foi exatamente pelas autoridades civis, e não eclesiásticas. O próprio texto diz: “Um mapa mostrou que a Alemanha registrou o maior número de “bruxos” e “bruxas” mortos por TRIBUNAIS CIVIS no começo do século 15.” (maiúsculos meus.)
O senhor falou que o texto foi retirado de um site católico, como parte de uma pergunta de um leitor. Presumo que tenha sido do site Montfort. Na página há a seguinte resposta do Orlando Fedeli (Que Deus o tenha!), que diga-se de passagem, foi professor de história:
“Prezado (…), salve Maria !
Ainda não tenho em mãos o livro publicado pelo Vaticano, sobre a Inquisição, cujos dados devem ser bem confiáveis e interessantes.
O que não foi muito confiável foi o resumo apresentado por esse tal Pullella.
Abaixo lhe passo outro resumo feito por outra agência de notícias.
A pesquisa agora publicada pelo Vaticano comprovou que houve um imenso exagero nas acusações feitas, durante séculos, contra a Inquisição . Os dados da pesquisa demonstram que o número de condenações à morte foi imensamente menor que o propalado: não chegando a 2% dos processos.
Mais ainda : grande parte das condenações não era executada. Muitas vezes “executava”-se um boneco, e não o próprio sentenciado. Eram execuções simbólicas.
O Papa pediu perdão pelos erros humanos do Tribunal da Inquisição, já que todo Tribunal comete erros, (menos os do século XX herdeiros do Tribunal Revolucionário de Robespierre pelo qual ninguém pede perdão. E por que será ?) Quanto à tortura, ninguém diz que ela era normalmente utilizada por todos os Estados até o século XIX.
E foi só no século XX que a tortura foi proscrita, especialmente nos países comunistas, nos quais jamais houve tortura, visto que, nunca dos nuncas, um comunista pediu perdão por ela.
Ninguém diz também que a Inquisição foi a primeira instituição a considerar a confissão sob tortura como nula.
Como poucos, muito poucos, lembram que grandes santos foram inquisidores, por exemplo, São Pedro Arbués.
Claro que esse pedido de perdão feito pelo Papa será explorado pelos inimigos da Igreja, como se o Papa tivesse admitido a culpa da Igreja, porque só pede perdão quem se sente culpado.
E não se entende como o Papa João Paulo II seja culpado por erros de outros homens, se erro houve.
Repare, na notícia que lhe transcrevo abaixo, como o Cradeal Georges Cottier– bem modernista e contrário à Inquisição — reconhece que “Daqui a 50 anos, podemos ser acusados de não ver certas coisas”.
Tu o disseste…
Curioso, porém, é que, em contra partida, os que fizeram uma campanha denigratória e caluniosa contra a Inquisição – cujas condenações se revelaram mínimas — esses inimigos da Igreja, jamais pedem perdão por suas calúnias.
Somando e subtraindo, a Igreja continua com a culpa no Tribunal de…Caifás e de Pilatos.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.”
Nao entro no mérito da teologia, por que isso tudo é invençao dos homens, pois Jesus disse que o Filho do Homem nao tinha uma pedra para repousar a cabeça. Se a Igreja Católica fosse tão santa assim, nao teria cometido as barbáridades que cometeu nas Cruzadas e através da Inquisição. E deixo no ar uma pergunta: os católicos podem me dizer porquê procuram tanto os centros espíritas quando estão “com a corda no pescoço?” No meu centro mesmo, tem um MONTE de gente que frequenta assiduamente e se diz católico. E para encerrar, vamos nos lembrar que todos tem o direito de acreditarem no que quiserem, o Espiritismo nao precisa de defensores.respeito é bom, todo mundo gosta, e nós espíritas, já cansamos de padrecos do naipe do padre Quevedo enchendo o nosso saco. Assim, fariam muito mais pela fé católica se fossem à igreja rezar e deixassem os espíritas em paz.
CARO IRMÃO MESSIAS
Messias says:
June 28th, 2010 at 8:50 pm
Peço licença ao Sidnei para dar minha contribuição a alguns questionamentos do Sebastião, embora já o tenha respondido, tomo a liberdade de dar algumas respostas.
SINCERAMENTE, MAS AS RESPOSTAS QUE O SENHOR APRESENTOU REALMENTE…
Com relação ao casamento de Caim, a questão já foi respondida. Adão e Eva tiveram vários outros filhos e filhas.
TÁ CERTO…ENTÃO HOUVE UMA SÉRIE DE INCESTOS NESTE PERÍODO.
PORQUÊ ENTÃO A IGREJA PROÍBE O INCESTO SE ELE ESTÁ CARACTERIZADO NA PRÓPRIA BIBLIA? (de acordo com sua resposta)
SENDO ASSIM, A IGREJA NÃO ESTÁ CUMPRINDO A BÍBLIA INTEGRALMENTE. CORRETO? (E não venha me dizer que antes podia e hoje não pode, porque pecado é pecado em qualquer época ou situação)
“…A resposta anterior já mata essa também. Lembrando que até a época, a população pode ter crescido um pouco…”
ISSO TAMBÉM NÃO É ACHISMO DO SENHOR???
“…A Igreja não perseguiu ninguém…”
AÍ PRA MIM ISSO JÁ É INOCÊNCIA.
SEI QUE O SENHOR DIRÁ QUE NÃO SOU OBRIGADO A ACEITAR SUAS RESPOSTAS…CONCORDO, MAS ME DESCULPE, PRA MIM EM PARTICULAR É DIFÍCIL ENTENDER QUE EM PLENO SÉCULO XXI AINDA PENSAMOS ASSIM.
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
CARO IRMÃO LAMPEDUSA
Lampedusa says:
June 28th, 2010 at 5:54 pm
Caro Sebastião,
Você mesmo falou recentemente que o espiritsmo não crê em demônios e os mesmos são citados a rodo em todo o Evangelho.
O ESPIRITISMO NÃO CRÊ NO DEMÔNIO COMO UM SER “QUASE-DEUS”, QUE POSSUI VÁRIOS OUTROS “SEGUIDORES”, ETC…
ACREDITAMOS QUE DEMÔNIOS, SÃO TERMOS QUE MUITOS USAM PARA DESIGNAR OS “ESPÍRITOS ATRASADOS” QUE AINDA ESTÃO INTEIRAMENTE “MERGULHADOS” NO MAL.
MAS ESTES ESPÍRITOS PARA NÓS, NADA MAIS SÃO DO QUE ESPÍRITOS DE SERES HUMANOS QUE JÁ VIVERAM E DESENCARNARAM, LEVANDO CONSIGO SUAS IMPERFEIÇÕES E MAZELAS.
Sei que você argumentará que essas citações podem ter outras interpretações, porém, além do fato de ser duvidoso negar a literalidade dessas passagens, eu devo lhe perguntar porque você concede mais autoridade à interpretação kardecista desses textos do que as interpretações de pessoas que viveram centenas ou milhares de anos mais próximas de Cristo?
Mais uma vez pergunto-lhe: por que você atribui autoridade a esses “espíritos”?
“AUTORIDADE” NÃO SERIA A PALAVRA CERTA PARA USARMOS NA DOUTRINA ESPÍRITA, DIGAMOS TALVEZ QUE SEJA UMA CONVICÇÃO
A CONFIANÇA QUE CREDITAMOS NAS INTERPRETAÇÕES KARDECISTAS E NAS MENSAGENS DOS ESPÍRITOS É SIMPLESMENTE PORQUE PARA NÓS, A DOUTRINA ESPÍRITA É O GRANDE “CONSOLADOR PROMETIDO” POR JESUS HÁ 2.000 ANOS ATRÁS, QUANDO ELE DIZ QUE: O CONSOLADOR PROMETIDO NOS FÁRA RELEMBRAR DE TUDO O QUE ELE DISSE (porque logicamente muitos esqueceriam ou não praticariam seus ensinamentos) E MUITO MAIS (o que prova que Jesus não disse tudo o que queria dada ao despreparo dos homens da sua época).
ESTA É A RAZÃO DA NOSSA CERTEZA ESPÍRITA.
“QUE AS VÁRIAS TRADUÇÕES FEITAS DURANTES OS MILÊNIOS ONDE POUCOS SABIAM LER E ESCREVER, PODEM TER SIDO ADULTERADAS PARA SATISFAZER INTERESSES PESSOAIS DE POUCOS.”
Abstraindo do fato de haverem cópias antiquíssimas que atestam a integridade do texto, caberia – como alguém já disse – provar que tais adulterações foram feitas e por quem. Não acha?
Você não percebe que você responde à minha pergunta sobre o porquê de sua fé nos “espíritos” e você me responde com ataques à Igreja Católica?
NÃO SÃO ATAQUES, SÃO EXPLICAÇÕES, NÓS ESPÍRITAS É QUEM SOMOS ATACADOS EM TODOS OS SETORES DA MÍDIA POR VOCÊS CATÓLICOS.
BASTA VOCÊ DAR UMA PASSADA EM QUALQUER SITE CATÓLICO, OU MEIO DE COMUNICAÇÃO COMO TV, RÁDIOS E JORNAIS, MAS SE DEIXOU TRANSPARECER QUE FOI UM ATAQUE, PEÇO MINHAS DESCULPAS.
Está cada vez mais claro para mim que o fundamento de sua fé no espiritismo é o ódio ao catolicismo. Uma pena, pois é sua alma que está em jogo e deixar-se levar por motivação tão pífia pode ser perigoso para sua salvação eterna.
CLARO QUE NÃO IRMÃO…JAMAIS TIVE ÓDIO DO CATOLICISMO, MESMO PORQUE SÓ PAREI NESTE SITE POR ACASO, MAS ME SENTI INDIGNADO COMO A EXPOSIÇÃO QUE VOCÊS FAZEM AO DENEGRIREM A DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS SEGUIDORES…ISSO JAMAIS VOCÊS VERÃO EM QUALQUER SITE ESPÍRITAS…NÃO TEMOS ESTE TIPO DE COMPORTAMENTO.
CONCORDO QUE TALVEZ, NO ÍMPETO DE QUERER DEFENDER AS ACUSAÇÕES, EU TENHA ME EXCEDIDO EM ALGUMA PALAVRA DITA COM MAIS FORÇA O QUE TAMBEM CONCORDO QUE SEJA UM ERRO E UMA FALTA DE CARIDADE PARA COM MEU PRÓXIMO.
MAS TEMOS NOTADO QUE ULTIMAMENTE TEN-SE INTENSIFICADO AS AGRESSÕES FEITAS POR VOCÊS CATÓLICOS PARA COM AQUELES QUE SE SENTEM BEM COM A DOUTRINA ESPÍRITA, O QUE TAMBÉM É UM GRANDE DESRESPEITO E FALTA DE CARIDADE.
Não, Sebastião, concedemos autoridade a Jesus que prometeu à sua Igreja assistência e autoridade para nos mostrar sua doutrina espalhando e interpretando seus ensinamentos. Jesus merece autoridade, não? Dado que suas palavras podem receber mais de uma interpretação cabe saber quem pode interpretá-las de forma correta. E as palavras de Cristo sobre isso são inequívocas acerca da autoridade petrina.
COM TODO RESPEITO, MAS JESUS ESTÁ TAMBÉM NA DOUTRINA ESPÍRITA E AO CONTRÁRIO DO QUE VOCÊS ACHAM E TENTAM IMPOR, JESUS NÃO É EXCLUSIVO DA IGREJA CATÓLICA.
Há alguma promessa de Cristo de que espíritos se comuicarão depois de 1800 anos através de médiuns e, então, finalmente, saberemos aquilo que Cristo realmente quis afirmar?
PARA NÓS SIM…ELA SE ENCONTRA JUSTAMENTE NO CONSOLADOR PROMETIDO (“Ele vos dirá tudo o que eu disse E MUITO MAIS)
Não, mais uma vez, cremos que a partir da eleição ao papado um homem comum passa a ter a assistência do Espírito Santo para guiar sua Igreja devido à promessa de Cristo ao qual concedemos toda autoridade.
CERTO…MAS PORQUÊ ESTE HOMEM COMUM SE REDUZ AO “CÍRCULO” DA IGREJA CATÓLICA?
PORQUÊ NÃO UM GHANDHI, UMA MADRE TEREZA DE CALCUTÁ E TANTOS OUTROS HOMENS E MULHERES DE VALOR QUE EXISTIRAM OU AINDA EXISTE NESTE MUNDO A FORA?
HOMENS E MULHERES QUE DEDICAM TODA AS SUAS VIDAS PARA AJUDAR O SEU SEMELHANTE, PARA FAZER O BEM, QUE FAZEM TRABALHOS BELÍSSIMOS.
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
ACREDITAMOS QUE DEMÔNIOS, SÃO TERMOS QUE MUITOS USAM PARA DESIGNAR OS “ESPÍRITOS ATRASADOS” QUE AINDA ESTÃO INTEIRAMENTE “MERGULHADOS” NO MAL.
MAS ESTES ESPÍRITOS PARA NÓS, NADA MAIS SÃO DO QUE ESPÍRITOS DE SERES HUMANOS QUE JÁ VIVERAM E DESENCARNARAM, LEVANDO CONSIGO SUAS IMPERFEIÇÕES E MAZELAS.
A onde está isto na Bíblia?
A CONFIANÇA QUE CREDITAMOS NAS INTERPRETAÇÕES KARDECISTAS E NAS MENSAGENS DOS ESPÍRITOS É SIMPLESMENTE PORQUE PARA NÓS, A DOUTRINA ESPÍRITA É O GRANDE “CONSOLADOR PROMETIDO” POR JESUS HÁ 2.000 ANOS ATRÁS, QUANDO ELE DIZ QUE: O CONSOLADOR PROMETIDO NOS FÁRA RELEMBRAR DE TUDO O QUE ELE DISSE (porque logicamente muitos esqueceriam ou não praticariam seus ensinamentos) E MUITO MAIS (o que prova que Jesus não disse tudo o que queria dada ao despreparo dos homens da sua época).
O consolador prometido é o ESPÍRITO SANTO, e não espíritos que quase após 1850 anos depois da vinda de CRISTO ao mundo enviaria tais espíritos, pois 50 dias após a ressurreição de CRISTO, ELE derramou o ESPÍRITO SANTO a todos os seus como havia prometido: “Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto.” (Lucas 24, 49), e conforme o livro de Atos dos Apóstolos isto aconteceu de fato, portanto, não precisaram os Santos Apóstolos esperarem 1850 anos depois para que isso acontecesse, e quanto JESUS não disse tudo o que tinha para dizer e ensinar, foi para isto que JESUS enviou o ESPÍRITO SANTO, e foi a partir daí que a Igreja começou e se espalhar pelo mundo.
NÃO SÃO ATAQUES, SÃO EXPLICAÇÕES, NÓS ESPÍRITAS É QUEM SOMOS ATACADOS EM TODOS OS SETORES DA MÍDIA POR VOCÊS CATÓLICOS.
BASTA VOCÊ DAR UMA PASSADA EM QUALQUER SITE CATÓLICO, OU MEIO DE COMUNICAÇÃO COMO TV, RÁDIOS E JORNAIS, MAS SE DEIXOU TRANSPARECER QUE FOI UM ATAQUE, PEÇO MINHAS DESCULPAS.
Atacados?, não, nós é que defendemos nossa fé com relação aquilo que vocês crêem e que está totalmente fora do que está nas Sagradas Escrituras, e não podemos defender nossa fé?, não podemos comparar nossa fé com a de vocês?, vocês podem dizer tudo, para rebaixar nossa religião, citando inquisição, cruzadas, “adulteração da Bíblia”, e nós vamos ficar calados?, e que esta resposta sirva para a Sra. paula também.
CLARO QUE NÃO IRMÃO…JAMAIS TIVE ÓDIO DO CATOLICISMO, MESMO PORQUE SÓ PAREI NESTE SITE POR ACASO, MAS ME SENTI INDIGNADO COMO A EXPOSIÇÃO QUE VOCÊS FAZEM AO DENEGRIREM A DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS SEGUIDORES…ISSO JAMAIS VOCÊS VERÃO EM QUALQUER SITE ESPÍRITAS…NÃO TEMOS ESTE TIPO DE COMPORTAMENTO.
CONCORDO QUE TALVEZ, NO ÍMPETO DE QUERER DEFENDER AS ACUSAÇÕES, EU TENHA ME EXCEDIDO EM ALGUMA PALAVRA DITA COM MAIS FORÇA O QUE TAMBEM CONCORDO QUE SEJA UM ERRO E UMA FALTA DE CARIDADE PARA COM MEU PRÓXIMO.
MAS TEMOS NOTADO QUE ULTIMAMENTE TEN-SE INTENSIFICADO AS AGRESSÕES FEITAS POR VOCÊS CATÓLICOS PARA COM AQUELES QUE SE SENTEM BEM COM A DOUTRINA ESPÍRITA, O QUE TAMBÉM É UM GRANDE DESRESPEITO E FALTA DE CARIDADE.
Agressões não, defesa, pode ser também que alguns de nós se excedemos com alguns palavreados, mas não dá para reconciliar doutrina espírita com doutrina católica, será que está claro isto?
COM TODO RESPEITO, MAS JESUS ESTÁ TAMBÉM NA DOUTRINA ESPÍRITA E AO CONTRÁRIO DO QUE VOCÊS ACHAM E TENTAM IMPOR, JESUS NÃO É EXCLUSIVO DA IGREJA CATÓLICA.
JESUS não é exclusivo da Igreja Católica mas a Igreja é exclusiva de JESUS CRISTO, JESUS não confunde a cabeça de ninguém, ELE não pode ensinar uma coisa e está em outra, o fato da doutrina espírita falar de JESUS isto não prova que JESUS abone a doutrina espírita, se ELE disse que a salvação só vem por meio DELE, pelos seus ensinamentos e sacrifício na cruz, como o espiritismo pode ser uma doutrina cristã se nega a ação salvífica de CRISTO na cruz?.
CERTO…MAS PORQUÊ ESTE HOMEM COMUM SE REDUZ AO “CÍRCULO” DA IGREJA CATÓLICA?
PORQUÊ NÃO UM GHANDHI, UMA MADRE TEREZA DE CALCUTÁ E TANTOS OUTROS HOMENS E MULHERES DE VALOR QUE EXISTIRAM OU AINDA EXISTE NESTE MUNDO A FORA?
HOMENS E MULHERES QUE DEDICAM TODA AS SUAS VIDAS PARA AJUDAR O SEU SEMELHANTE, PARA FAZER O BEM, QUE FAZEM TRABALHOS BELÍSSIMOS.
Madre Tereza de Calcutá foi católica e nunca ambicionou o posto de papisa, o fato de se reduzir ao “círculo da Igreja Católica”, a sucessão apostólica é o fato de ser justamente uma sucessão apostólica, ou seja, tem que estar em continuidade com a doutrina dos Apóstolos e estes a JESUS, Ghandhi foi um grande homem, porém não era católico, como podíamos colocar ele a frente do governo da Igreja?, os defeitos e qualidades de cada um DEUS julgará, porém com relação ao governo da Igreja, e é isto que estamos tratando, é fato, tem que ser católico, e profundo conhecedor da doutrina dos Santos Apóstolos e de JESUS CRISTO, para dirigir a barca de Pedro, estes são os requisitos mínimos para tal empreitada.
E deixo no ar uma pergunta: os católicos podem me dizer porquê procuram tanto os centros espíritas quando estão “com a corda no pescoço?” No meu centro mesmo, tem um MONTE de gente que frequenta assiduamente e se diz católico.
Só há uma resposta, estas pessoas não conhecem a fundo a doutrina católica, porque se conhecessem não freqüentariam tais centros espíritas, o que se vê é que falta uma evangelização urgente de todos estes católicos, agora, mesmo que conhecendo a doutrina católica que não aprova tais práticas espíritas, e o católico ainda as freqüenta, ta na hora deste “católico” se decidir: ou quer continuar na Igreja Católica ou se torna espírita de uma vez, porque alguém ficar com o pé em duas canoas não vai para lugar nenhum, o máximo que vai conseguir e as canoas se afastarem e tal pessoa ir da com os burros na água.
CARO IRMÃO SIDNEI
Sidnei says:
June 29th, 2010 at 8:30 am
O consolador prometido é o ESPÍRITO SANTO, e não espíritos que quase após 1850 anos depois da vinda de CRISTO ao mundo enviaria tais espíritos, pois 50 dias após a ressurreição de CRISTO, ELE derramou o ESPÍRITO SANTO a todos os seus como havia prometido.
AH TÁ BOM…SE JESUS PROMETEU O CONSOLADOR PROMETIDO PELO FATO DOS HOMENS AINDA NÃO ESTAREM PREPARADOS PARA MUITAS VERDADES, COMO ELE ENVIARIA ESSE CONSOLADOR APENAS 50 DIAS APÓS A SUA MORTE?
DEUS NOS REVELA AS SUAS VERDADES DE ACORDO COM A EVOLUÇÃO HUMANA, CASO CONTRÁRIO ELE TERIA ENVIADO JESUS QUANDO O HOMEM AINDA ESTAVA NAS CAVERNAS OU ATÉ MESMO ANTES DE ABRÃO E MOISÉS.
Atacados?, não, nós é que defendemos nossa fé com relação aquilo que vocês crêem e que está totalmente fora do que está nas Sagradas Escrituras, e não podemos defender nossa fé?, não podemos comparar nossa fé com a de vocês?, vocês podem dizer tudo, para rebaixar nossa religião, citando inquisição, cruzadas, “adulteração da Bíblia”, e nós vamos ficar calados?, e que esta resposta sirva para a Sra. paula também.
ATÉ ONDE SEI, OS TEXTOS QUE “ATACAM E DENIGREM” A DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS SEGUIDORES ESTÃO AQUÍ, NESTE E EM TANTOS OUTROS SITES CATÓLICOS. (O senhor já leu o texto inicial que gerou todos estes comentários?)
Agressões não, defesa, pode ser também que alguns de nós se excedemos com alguns palavreados, mas não dá para reconciliar doutrina espírita com doutrina católica, será que está claro isto?
NÃO QUEREMOS RECONCILIAR DOUTRINA ESPÍRITA COM DOUTRINA CATÓLICA. CADA UM PROFERE A CRENÇA QUE QUER.
O QUE NÃO PODEMOS ADMITIR É VER VOCÊS CATÓLICOS QUE SE JULGAM OS “PERFEITOS” E “SALVOS” POR ESTAREM NA IGREJA CATÓLICA, DENEGRINDO E CONDENANDO AO INFERNO A DOUTRINA ESPÍRITA.
JESUS não é exclusivo da Igreja Católica mas a Igreja é exclusiva de JESUS CRISTO, JESUS não confunde a cabeça de ninguém, ELE não pode ensinar uma coisa e está em outra, o fato da doutrina espírita falar de JESUS isto não prova que JESUS abone a doutrina espírita, se ELE disse que a salvação só vem por meio DELE, pelos seus ensinamentos e sacrifício na cruz, como o espiritismo pode ser uma doutrina cristã se nega a ação salvífica de CRISTO na cruz?.
TÁ CERTO…ENTÃO BASTA CRER NA SALVAÇÃO DE JESUS PELA CRUZ E SOMOS SALVOS?
PELO QUE SEI, DE ACORDO COM ALGUNS HISTORIADORES (só para entender), HITLER TAMBÉM ERA CATÓLICO E QUANDO ELIMINAVA OS JUDEUS DIZIA QUE ESTAVA SEGUINDO OS MANDAMENTOS DE DEUS.
COMO ELE ERA CATÓLICO, TAMBÉM ACREDITAVA NA SALVAÇÃO PELA CRUZ E COM CERTEZA IRÁ SE “ARREPENDER” DO QUE FEZ NO “JUÍZO FINAL” E ELE TAMBÉM SERÁ SALVO.
O SENHOR NÃO ACHA ISTO MUITO PRÁTICO?
Madre Tereza de Calcutá foi católica e nunca ambicionou o posto de papisa, o fato de se reduzir ao “círculo da Igreja Católica”, a sucessão apostólica é o fato de ser justamente uma sucessão apostólica, ou seja, tem que estar em continuidade com a doutrina dos Apóstolos e estes a JESUS,
Ghandhi foi um grande homem, porém não era católico, como podíamos colocar ele a frente do governo da Igreja?, os defeitos e qualidades de cada um DEUS julgará, porém com relação ao governo da Igreja, e é isto que estamos tratando, é fato, tem que ser católico, e profundo conhecedor da doutrina dos Santos Apóstolos e de JESUS CRISTO, para dirigir a barca de Pedro, estes são os requisitos mínimos para tal empreitada.
ESSE É O GRANDE PROBLEMA…VOCÊS CONSIDERAM A IGREJA MAIS IMPORTANTE DO QUE O HOMEM.
PODE SER QUE ELE SEJA UM GRANDE HOMEM, MAS SE NÃO FOR DA IGREJA CATÓLICA ELE NÃO ESTÁ APTO PARA SER O REPRESENTANTE MÁXIMO DE DEUS AQUÍ NA TERRA E ATÉ MESMO DE SER SALVO NO JUÍZO FINAL.
NÓS ESPÍRITAS, VALORIZAMOS MAIS O SER EM DETRIMENTO DE QUALQUER CENTRO ESPÍRITA OU DA DOUTRINA ESPÍRITA.
EIS A NOSSA DIFERENÇA.
UM ABRACO FRATERNO
SEBASTIÃO
Sebastião,
Ok. Agora ficou claro para mim. Você crê na doutrina espírita porque crê que os espíritos decodificados por Kardec são o “Espírito Conciliador” (o Espírito Santo) que Cristo prometeu e deve também crer – apesar de não ter dito – que Kardec tem autoridade suficiente para interpretar o que esses espíritos ‘dizem’.
E, por fim, aparentemente, você crê nisso porque sim.
Ok. Agora entendi!
Obrigado.
AH TÁ BOM…SE JESUS PROMETEU O CONSOLADOR PROMETIDO PELO FATO DOS HOMENS AINDA NÃO ESTAREM PREPARADOS PARA MUITAS VERDADES, COMO ELE ENVIARIA ESSE CONSOLADOR APENAS 50 DIAS APÓS A SUA MORTE?
DEUS NOS REVELA AS SUAS VERDADES DE ACORDO COM A EVOLUÇÃO HUMANA, CASO CONTRÁRIO ELE TERIA ENVIADO JESUS QUANDO O HOMEM AINDA ESTAVA NAS CAVERNAS OU ATÉ MESMO ANTES DE ABRÃO E MOISÉS.
Ah ta bom, então quer dizer que DEUS está sujeito a evolução humana para revelar suas verdades, ainda bem que nosso DEUS é diferente do deus espírita, pois ao contrario dos espíritas São Paulo assim diz: “Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção.” (Gal. 4-5), DEUS não se sujeita a caprichos humanos para enviar seu FILHO e o ESPÍRITO SANTO, o ESPÍRITO SANTO, não venho porque os homens estavam preparados ELE venho para acabar de preparar os homens, o fato de JESUS ter enviado o ESPÍRITO SANTO após a sua ressurreição, primeiro, ELE ficou com os Apóstolos por 40 dias e segundo, 10 dias após sua ascensão aos céus ELE enviou o ESPÍRITO SANTO, e se ELE enviou o ESPÍRITO SANTO 10 dias após sua ascensão foi pelo fato de os Apóstolos se preparem para receber o ESPÍRITO SANTO, com orações como atesta os Atos dos Apóstolos que diz:” Todos eles perseveravam unanimemente na oração” (Atos 14 a.) e terceiro, o fato de JESUS ter enviado o ESPÍRITO SANTO 50 dias após a sua ressurreição e dez dias após sua ascensão isto é um fato bíblico, e entre a Bíblia que diz isto e os espíritas que dizem que o consolador se trata de espíritos que vieram trazer a revelação final somente após 1850 anos depois de CRISTO, lamento, continuo a ficar com as SAGRADAS ESCRITURAS.
ATÉ ONDE SEI, OS TEXTOS QUE “ATACAM E DENIGREM” A DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS SEGUIDORES ESTÃO AQUÍ, NESTE E EM TANTOS OUTROS SITES CATÓLICOS. (O senhor já leu o texto inicial que gerou todos estes comentários?)
Se o senhor quiser generalizar as coisas, colocando textos aonde comparam doutrinas espíritas com a doutrina católica como ataques a sua fé, não posso fazer nada, para mim no entanto, que aqui os que colocam de maneira um pouco excessiva suas posições, são levados a fazer isto pela teimosia em de não quere ver o obvio.
NÃO QUEREMOS RECONCILIAR DOUTRINA ESPÍRITA COM DOUTRINA CATÓLICA. CADA UM PROFERE A CRENÇA QUE QUER.
O QUE NÃO PODEMOS ADMITIR É VER VOCÊS CATÓLICOS QUE SE JULGAM OS “PERFEITOS” E “SALVOS” POR ESTAREM NA IGREJA CATÓLICA, DENEGRINDO E CONDENANDO AO INFERNO A DOUTRINA ESPÍRITA.
Primeiro, se cada um quer seguir a crença que quer, o que você ainda está fazendo aqui?, segundo, não somos perfeito e salvos, se fossemos protestantes, talvez sim, diríamos que já estamos salvos, porém, parece que você ainda não entendeu, que para a doutrina católica, JESUS já nos alcançou a salvação eterna para nós, haja vista, que qualquer ser humano, por mais esforçado que fosse, não atingiria a salvação eterna sem o sacrifício redentor de CRISTO, porém, esta salvação não nos foi aplicada de maneira automática, para cada um de nós, mas ela será aplicada a medida que seguirmos fielmente os ensinamentos e as ordens de CRISTO, a medida que nós viemos a nos santificar, a medida que viemos a obedecer os dez mandamentos, receber os sacramentos e realizar as boas obras e proferirmos nossa profissão de fé, o fato de JESUS nos aplicar a salvação primeiro pelo batismo e pela fé, isto não garante a salvação final, pois temos que continuar salvos a medida que for aplicado em nós os frutos da salvação, pois podemos perder a salvação a qualquer momento, e quanto nós católicos condenar ao inferno a doutrina espírita, nós não condenamos nada, é a Palavra de DEUS, que mostra quanto é falha tal doutrina, e quanto ela é infernal em vez de celestial.
TÁ CERTO…ENTÃO BASTA CRER NA SALVAÇÃO DE JESUS PELA CRUZ E SOMOS SALVOS?
PELO QUE SEI, DE ACORDO COM ALGUNS HISTORIADORES (só para entender), HITLER TAMBÉM ERA CATÓLICO E QUANDO ELIMINAVA OS JUDEUS DIZIA QUE ESTAVA SEGUINDO OS MANDAMENTOS DE DEUS.
COMO ELE ERA CATÓLICO, TAMBÉM ACREDITAVA NA SALVAÇÃO PELA CRUZ E COM CERTEZA IRÁ SE “ARREPENDER” DO QUE FEZ NO “JUÍZO FINAL” E ELE TAMBÉM SERÁ SALVO.
O SENHOR NÃO ACHA ISTO MUITO PRÁTICO?
Não meu amigo, não acho, como citei anteriormente, não adianta se dizer católico, tem que praticar o que CRISTO ensinou e mandou que praticássemos, caso contrário não adiantará de nada ser um seguidor de CRISTO e agir como Hitler agiu, se ele se arrependeu ou não antes de sua morte de tudo o que fez, só DEUS sabe, mas se não se arrependeu seu destino foi o inferno com certeza.
ESSE É O GRANDE PROBLEMA…VOCÊS CONSIDERAM A IGREJA MAIS IMPORTANTE DO QUE O HOMEM.
PODE SER QUE ELE SEJA UM GRANDE HOMEM, MAS SE NÃO FOR DA IGREJA CATÓLICA ELE NÃO ESTÁ APTO PARA SER O REPRESENTANTE MÁXIMO DE DEUS AQUÍ NA TERRA E ATÉ MESMO DE SER SALVO NO JUÍZO FINAL.
NÓS ESPÍRITAS, VALORIZAMOS MAIS O SER EM DETRIMENTO DE QUALQUER CENTRO ESPÍRITA OU DA DOUTRINA ESPÍRITA.
EIS A NOSSA DIFERENÇA.
Sim, nós consideramos a Igreja acima de todo o homem, pois a Igreja é o corpo de CRISTO e sua esposa muito amada: “Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. “ (Ef. 5, 23B). “Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. “ (Col. 1,18 a) e CRISTO está acima de todo e qualquer homem, portanto, se ajas que somos isto ou aquilo passe acreditar que São Paulo também sege, não interessa para nós que vocês valorizam mais o ser em detrimento de qualquer centro espírita ou da doutrina espírita, não sacrificamos a verdade em nome da caridade, assim, como não condenamos ninguém ao inferno por não conhecer a doutrina de CRISTO e de sua Igreja, como no caso de Ghandi, só DEUS sabe até aonde ia o conhecimento deste homem a respeito dos ensinamentos de JESUS CRISTO, portanto, fica nas mão de DEUS tal juízo, agora, não podemos nivelar as verdade de JESUS CRISTO, com as verdades pregadas pelo hinduísmo, budismo, espiritismo e por aí vai, aí é querer de mais.
“PELO QUE SEI, DE ACORDO COM ALGUNS HISTORIADORES (só para entender), HITLER TAMBÉM ERA CATÓLICO E QUANDO ELIMINAVA OS JUDEUS DIZIA QUE ESTAVA SEGUINDO OS MANDAMENTOS DE DEUS.”
Alguns historiadores?
Cite-nos somente UM deles, por favor.
UM só historiador que diz essa mentira absurda, certo?
Perdoem-me, mas onde eswcrevi “Espírito Conciliador” quis dizer “Espírito Consolador”.
Com relação ao casamento de Caim, a questão já foi respondida. Adão e Eva tiveram vários outros filhos e filhas.
TÁ CERTO…ENTÃO HOUVE UMA SÉRIE DE INCESTOS NESTE PERÍODO.
PORQUÊ ENTÃO A IGREJA PROÍBE O INCESTO SE ELE ESTÁ CARACTERIZADO NA PRÓPRIA BIBLIA? (de acordo com sua resposta)
SENDO ASSIM, A IGREJA NÃO ESTÁ CUMPRINDO A BÍBLIA INTEGRALMENTE. CORRETO? (E não venha me dizer que antes podia e hoje não pode, porque pecado é pecado em qualquer época ou situação)
Digo sim. Deus pode mudar ou aperfeiçoar a lei por uma questão de contexto. Naquele contexto específico foi uma necessidade. Jesus mesmo disse que não veio mudar a lei, mas aperfeiçoar. Tanto é que a lei mosaica proibir trabalhar no sábado e Jesus foi criticado por fariseus por curar uma pessoa no sábado.
“…A resposta anterior já mata essa também. Lembrando que até a época, a população pode ter crescido um pouco…”
ISSO TAMBÉM NÃO É ACHISMO DO SENHOR???
Não. como já disse,a Bíblia narra que Adão e Eva tiveram vários outros filhos e filhas.
“…A Igreja não perseguiu ninguém…”
AÍ PRA MIM ISSO JÁ É INOCÊNCIA.
Claro. O que não é inocência para o senhor é acreditar em cortadores de cabeças e comunistas teóricos da morte de mais de 100 milhões de pessoas, né?
Pois muito bem. Estávamos falando de Fé e doutrina. Sebastião, em seu desespero, apelou primeiro para a Inquisição e agora a Hitler. Pasmem! Só falta ele citar Dan Brown. Reclama de intoerância, mas deixa claro o seu ódio pela Santa Igreja. (Vai perguntar de onde eu tirei isso. Tirei dos adjetivos que você usa). Pois bem, Sebastião. Você disse que cada um professa o que quiser acreditar. Creio na Santíssima Trindade. Creio no sacrifício salvífico de Nosso Senhor. Creio na Santa Igreja. Creio na remissão dos pecados. Creio no juizo final e me preparo para ele servindo e adorando a Deus. Por consequência, creio que o espiritismo tenta usurpar o legado e a natureza de Cristo. Creio que o kardecismo é uma farsa anti-cristã. Creio que o espiritismo não agrada a Deus e nem conduz a Ele. Creio que devemos orar pela conversão dos espíritas para que eles conheçam o caminho, a verdade e vida.
E então? O que exatamente você faz aqui? Proselitismo dos dogmas do espiritismo? Acha que algum católico aqui vai lhe dizer que Cristianismo e espiritismo são conciliáveis? Quantos posts você fez, entre a defesa da sua crença e o ataque a nossa Fé? 50? 100? Por que ainda não nos convenceu? Somos todos irracionais? Fanáticos? Ignorantes? Odientos? Só estou citando alguns adjetivos que você usou no seu primeiro post. Quer acrescentar mais algum?
Ah, francamente, creio que o espiritismo não resposta pra coisa nenhuma
CARO IRMÃO EDUARDO,
Eduardo Araújo says:
June 29th, 2010 at 3:22 pm
“PELO QUE SEI, DE ACORDO COM ALGUNS HISTORIADORES (só para entender), HITLER TAMBÉM ERA CATÓLICO E QUANDO ELIMINAVA OS JUDEUS DIZIA QUE ESTAVA SEGUINDO OS MANDAMENTOS DE DEUS.”
Alguns historiadores?
Cite-nos somente UM deles, por favor.
UM só historiador que diz essa mentira absurda, certo?
NÃO PRECISO FAZER ISTO, BASTA VOCÊ PESQUISAR E COMPROVAR.
INCLUSIVE ENCONTRARÁ ATÉ FOTOS QUE DISPENSA QUALQUER ARGUMENTO.
NÃO DESEJO EXPÔ-LAS AQUÍ (Não há necessidade e este não é o objetivo aquí))
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
É mesmo, Sebastião?
Minha pesquisa encontrou os seguintes historiadores sérios:
Joachin Fest (um dos biógrafos de Hitler) que nos informa que o ditador nazi nutria ódio por padres e sentia imenso desprezo pela Igreja Católica; John Luckács (escreveu uma crítica de biografias do Führer); Robert Wistrich, historiador judeu que escreve (no livro Hitler e o Holocausto) que os nazistas, Hitler incluído, consideravam TODO O CRISTIANISMO um detestável subproduto judeu, repleto de obscurantismo e fraqueza incompatível com o ideal do novo homem germânico.
Fotos?!
Fotos só dispensam argumentos para medíocres incapazes de se aprofundar em textos.
Ainda assim, não sei de nenhuma foto de Hitler que prove que o ditador era católico e dizia, quando eliminava os judeus, que estava seguindo os mandamentos de Deus.*
Mostre-nos, sim, essa foto, Sebastião.
Aproveite e cite UM historiador que sustenta essa sua alegação. Você quem afirmou, portanto você que prove! Eu é que tenho de pesquisar?!!! Que piada!
* a patuléia neo ateísta costuma se referir a fotos de clérigos fazendo a saudação nazista. Isso comprova e ninguém contesta que havia clérigos católicos e luteranos simpatizantes do regime, mesmo que suas Igrejas se posicionassem CONTRA. Além do mais, não prova nada QUANTO A HITLER, o ditador que odiava padres e sentia verdadeira aversão pelas Igrejas cristãs. Se o “argumento” se resume a fazer a saudação nazista, inclua-se no rol O MONTE de ateus que a faziam entusiasticamente, como Alfred Rosemberg e Goering, dois baluartes do regime. Certamente muitos espíritas alemães da época também a fizeram.
Eduardo Araújo,
Não adianta. O Sebstião já mostrou que não gosta de fatos mostrados por historiadores. Ele prefere sitezinhos vagabundos e a revista Mundo Estranho.
Essa história do Hitler ter sido católico é a maior idiotice. Hitler gostava mesmo era de sociedades secretas e esotéricas como a Thule, coisa que a Igreja Católica sempre condenou.
Aliás, antes a fundação do partido nazista, já existiam várias seitas esotéricas que pregavam o antissemitismo. Hitler teve contato com algumas delas.
“Você quem afirmou, portanto você que prove!”
É o cúmulo mesmo, Eduardo! É muito fácil para ele afirmar uma coisa e em vez de provar, nós é que temos que procurar provas. É o “ó do borogodó”.
___________________________________________________________
E mesmo partindo da impossível hipótese (como bem mostrou o Eduardo araújo) de Hitler ter sido católico? O que tem a ver?
Existem padres e bispos que são abertamente adeptos do socialismo que matou mais pessoas que o nazismo. Isso significa que a Igreja apoia tal ideologia?
Quando a Papa João Paulo II e o até então cardeal Ratzinger puniram Leonardo Boff por apoiar esses assassinatos, a imprensa, a “intelligentzia” e as “celebridades” caíram em cima, rotulando-os de retrógrados, intolerantes. Até hoje, os comunistas não engolem o fato do Ratzinger ter se tornado sucessor de São Pedro.
Portanto, a igreja NÃO é culpada por católicos que, mesmo se dizendo tal, desobedecem-na e se tornam adeptos de tudo o que Deus condena: nazismo, socialismo, positivismo, espiritismo, maçonaria, iluminismo, etc.
Sebastião
Apesar de considerar vil essa sua estratégia de desviar o assunto quando falta argumento no debate, perguntar-lhe-ia, no caso do “Hitler católico”: sim, Hitler foi batizado católico, mas, e você, também foi? E os ícones do espiritismo (no Brasil ou na França) foram ou não? Se sim, isso desabona o catolicismo? Ou faz de você ou de seus ídalos assassinos contumazes ou monstros?
CARO IRMÃO BECKIE,
Beckie says:
June 30th, 2010 at 1:10 am
Pois muito bem. Estávamos falando de Fé e doutrina. Sebastião, em seu desespero, apelou primeiro para a Inquisição e agora a Hitler. Pasmem! Só falta ele citar Dan Brown. Reclama de intoerância, mas deixa claro o seu ódio pela Santa Igreja.
OS EXEMPLOS CITADOS FORAM APENAS PARA CITAR OS ERROS COMETIDOS POR SEUS REPRESENTANTES OS QUAIS VOCÊS INSISTEM EM NEGAR.
NÃO EXISTE ÓDIO POR IGREJA NENHUMA, ISTO É APENAS UMA DEBATE DE DEFESAS DE AMBAS AS PARTES.
Por consequência, creio que o espiritismo tenta usurpar o legado e a natureza de Cristo. Creio que o kardecismo é uma farsa anti-cristã. Creio que o espiritismo não agrada a Deus e nem conduz a Ele. Creio que devemos orar pela conversão dos espíritas para que eles conheçam o caminho, a verdade e vida.
E então? O que exatamente você faz aqui? Proselitismo dos dogmas do espiritismo?
NÃO MEU CARO IRMÃO, NÓS ESPÍRITAS NÃO FAZEMOS PROSELITISMO. AQUÍ ESTOU APENAS DEFENDENDO DAS ACUSAÇÕES DESTE BLOG AO ESPIRITISMO.
Acha que algum católico aqui vai lhe dizer que Cristianismo e espiritismo são conciliáveis? Quantos posts você fez, entre a defesa da sua crença e o ataque a nossa Fé? 50? 100? Por que ainda não nos convenceu? Somos todos irracionais? Fanáticos? Ignorantes? Odientos?
NÃO TENHO NENHUMA PRETENSÃO DE CONVENCER A NINGUÉM MAS É IMPORTANTE QUE VOCÊS PASSEM A RESPEITAR AS ESCOLHAS DOS OUTROS.
ISTO TAMBÉM É AGIR COMO CRISTÃO.
Só estou citando alguns adjetivos que você usou no seu primeiro post. Quer acrescentar mais algum?
SIM…QUE TAL ALGUNS QUE FORAM USADOS POR VOCÊS: DEMONÍACOS, EMBUSTEIRO, MALIGNO, CÍNICO, DESAJUIZADO, LOUCO, ARROGANTE (engraçado, estas 3 últimas ditas justamente por você)
Ah, francamente, creio que o espiritismo não resposta pra coisa nenhuma
PODE SER QUE HOJE PARA VOCÊS ELE NÃO É RESPOSTA, MAS QUEM SABE ALGUM DIA ELE SEJA?
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
Outro dia o jornal Le Monde publicou uma foto blafêmica de Nosso Senhor e o Santo Padre . Imagino o que uma imagem faz na mente degenerada dos incautos… Tudo bem que o espiritismo seja uma doutrina indefensável, mas esperar que o Sebastião se informe além do ctrl C ctrl V é perdef tempo.
CARO IRMÃO EDUARDO
Eduardo Araújo says:
June 30th, 2010 at 7:06 pm
É mesmo, Sebastião?
Fotos?!
Fotos só dispensam argumentos para medíocres incapazes de se aprofundar em textos.
Ainda assim, não sei de nenhuma foto de Hitler que prove que o ditador era católico e dizia, quando eliminava os judeus, que estava seguindo os mandamentos de Deus.*
Mostre-nos, sim, essa foto, Sebastião.
JÁ QUE INSISTE, BASTA ACESSAR O ENDEREÇO:
http://www.alamoministries.com/content/english/Antichrist/nazigallery/photogallery.html
Aproveite e cite UM historiador que sustenta essa sua alegação. Você quem afirmou, portanto você que prove! Eu é que tenho de pesquisar?!!! Que piada!
VOU FAZER MELHOR. VOU EXPOR UM DOS DISCURSOS DE HITLER QUE TALVEZ POSSA RESPONDÊ-LO:
“Como um Cristão amoroso e como um homem, leio a passagem que nos conta como o Senhor finalmente se ergueu em Sua força e apanhou o azorrague para expulsar do Templo a raça de víboras.
Como foi esplendida a sua luta em defesa do mundo e contra o veneno judeu. Hoje, depois de 2 mil anos, é com muita emoção que reconheço, mais profundamente do que nunca, o fato de que foi em nome disso que Ele teve que derramar Seu sangue na cruz.
Como cristão tenho o dever de não me deixar enganar, tenho o dever de lutar pela verdade e pela justiça. E como homem, tenho o dever de zelar para que a sociedade humana não sofra o mesmo colapso catastrófico que sofreu a civilização do mundo antigo 2 mil anos atrás – uma civilização que foi levada a ruína por esse mesmo povo judeu.”( – Discurso do Adolf em 12 de abril de 1942, em Munique apud Ceticismo Net)
“Hitler declara-se católico no “Mein Kampf”, o livro onde ele anuncia o seu programa político. Também afirma que está convencido ser ele um “instrumento de Deus”.
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO
Os exemplos citados são frutos da sua ignorância e desespero.
Isso não é um debate de defesas. Você não tem nem apreço e nem respeito pela Santa Igreja. Não seja hipócrita.
Já o seu ódio é evidente. Assuma.
Se você acha que não faz proselitismo, não sabe o que isso significa…
Quem não é cristão dificilmente saberá o que é agir como cristão.
Demoníaca e maligna é a doutrina da qual você é vítima. Embusteiro e cínico você foi quando atribuiu a Messias, Sidnei e Malu o que eles não disseram.
Se um dia eu pudesse me tornar desajuizada, louca e arrogante, eu certamente encontraria ‘respostas’ no espiritismo. Entretanto, sei que Deus não permite desgraça aos que a Ele se entregam. Não tenho medo de perder minha alma para o espiritismo.
Que você um dia alcance o Cristo Nosso Senhor.
CARO IRMÃO LAMPEDUSA,
Lampedusa says:
June 30th, 2010 at 9:04 pm
Sebastião
Apesar de considerar vil essa sua estratégia de desviar o assunto quando falta argumento no debate, perguntar-lhe-ia, no caso do “Hitler católico”: sim, Hitler foi batizado católico, mas, e você, também foi? E os ícones do espiritismo (no Brasil ou na França) foram ou não? Se sim, isso desabona o catolicismo? Ou faz de você ou de seus ídalos assassinos contumazes ou monstros?
APESAR DE SER ESPÍRITA DE BERÇO, NÃO ESTOU DESABONANDO A IGREJA CATÓLICA PELO FATO DE HITLER SER OU NÃO BATIZADO OU CATÓLICO.
VOCÊS AINDA NÃO PERCEBERAM QUE O EXEMPLO QUE DEI SOBRE O HITLER FOI APENAS PARA INDAGAR, QUESTIONAR QUANTO AO SIMPLES FATO DE UMA PESSOA SER CATÓLICA ELA PODER SER “SALVA” APENAS SE ARREPENDENDO, INDEPENDENTE DE QUANTO MAL ELA FEZ NA VIDA?…NÃO PRECISAM FICAR FURIOSOS…
O EXEMPLO FOI APENAS UMA ANALOGIA DIANTE DUMA RESPOSTA DADA AO SIDNEI.
SÓ ISSO…NÃO HÁ NECESSIDADES DE OFENSAS…
UM ABRAÇO FRATERNO
SEBASTIÃO