Acabo de chegar em casa, e recebo um email comunicando o falecimento do prof. Orlando Fedeli. Abro o site da Montfort, e encontro lá a confirmação da funesta notícia, em grandes letras, na página de abertura do site:
A Associação Cultural Montfort comunica o falecimento de seu presidente e fundador Orlando Fedeli
E pede a seus alunos e a todos os que o conheceram orações por sua alma.
Montfort
São Paulo, 09.06.2010
Recebo a notícia com pesar. Conheci o prof. Orlando pessoalmente, em mais de uma visita que ele fez a Recife. A leitura da Montfort foi-me de extrema importância, quando – há alguns anos – redescobria a Fé Católica na qual fora batizado e da qual me afastara na adolescência. Tive cartas publicadas e respondidas na Montfort. Troquei emails pessoais com o Fedeli. Discuti abertamente com ele, deixando bem clara a minha posição irredutível de não investir jamais contra a Suprema Autoridade da Igreja, nas polêmicas sobre o Vaticano II e/ou o Novus Ordo Missae – após o que ele passou a considerar-me seu inimigo.
Sempre aceitei o apodo. Não é segredo para ninguém as profundas divergências existentes entre o apostolado exercido por mim e o levado a cabo pelo recém-falecido presidente da Associação Cultural Montfort. Estou moralmente convencido de que ambos aspirávamos sem dúvidas ao mesmo fim – à exaltação da Santa Madre Igreja -, mas por meios muito divergentes entre si. Um sempre censurou os meios escolhidos pelo outro. As escolhas feitas ao longo do tempo pela Montfort e pelo Deus lo Vult! não raro foram muito diferentes; das vezes que escrevi aqui no blog sobre ela, nem todas foram para fazer coro ao que pregava o professor Fedeli. E nada disso mudou.
Sempre aceitei ser considerado inimigo do Orlando Fedeli pelo próprio, mas é no entanto nesta condição que aqui escrevo – para prestar a minha homenagem ao velho professor e fazer coro aos pedidos de orações. Desejo ardentemente – e rezo por isso – que o professor tenha partido devidamente preparado para o encontro com o Juiz da História. Aos que por aqui passarem, peço que rezem ao menos uma ave-maria pela alma do professor Fedeli. E que o Senhor possa dar-lhe descanso eterno.
Requiem aeternam dona ei, Domine,
et lux perpetua luceat ei.
Requiescat in Pace,
Amen.
P.S.: O Fratres in Unum também noticiou.
Caríssimo Jorge, salve Maria!
Estou consternado. Há quase 10 anos conheci o site Montfort e disto resultou a minha volta à Igreja. Conheci o professor Orlando pessoalmente e, embora tenha alguma posição diferente da do professor, devo a ele a minha volta a Igreja.
Que agora ele esteja junto de Deus!
Em Cristo,
Eduardo
Assustei-me com a notícia.
Não digo que voltei à Igreja por ter conhecido a Montfort. Mas tenho um certo carinho pela pelo site e pela pessoa do Professor. Numa época em que tinha dificuldades de entender a Igreja, ele ajudou-me a tirar dúvidas e isso foi decisivo em minha vida.
Nunca esquecerei do conselho que me deu: “quando um padre ensina uma coisa e outro o oposto, fique sempre com o que ensina a Igreja. Tenha sempre em mãos um Catecismo para tirar as dúvidas”.
Que o Senhor seja misericordioso e sua alma possa encontrar a paz.
Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso.
Nos esplendores da Luz perpétua.
Que descanse em paz!
Ámen.
A Montfort também teve grande importância na minha volta à Santa Igreja… Esperamos que agora ele possa encontrar no outro mundo, o descanso que não teve aqui.
Se sou mais católico hoje é devido às aulas deste homem.
Que A Virgem Maria o receba de braços abertos.
Ele defendeu a tradição…A Igreja.
“A Luta é nossa Herança, faça da alma uma Espada.” (Legado Montfort, legado do Professor Orlando Fedeli)
Como muitos que aqui escreveram, a Montfort e o Prof. Fedeli tiveram uma parcela de importância no meu retorno à Igreja de Cristo, confesso que fiquei muito angustiado com a triste notícia, que Deus o julgue conforme merece e lhe dê a glória no paraíso pois apesar de seus pecados (que são somente do conhecimento de Deus) acredito que foi um homem que lutou e batalhou por Cristo, pela Igreja e pela verdade!
Deus lhe dê o Descanso eterno
rezemos por sua alma!
Eu sou mais uma alma que despertou para a verdade apartir dos textos do professor Orlando.
Estou triste por saber que perdemos um grande defensor da fé. Mas o céu ganhou mais um.
Salve Maria
Como ele dizia:
In Corde Jesu, semper.
Foi-se o maior polemista católico que eu conheci.
Dedicou meio século de sua vida em defesa da fé.
Vai agora ao encontro de Cristo Juiz.
E que Nosso Senhor lhe seja misericordioso.
Estou triste. Muito triste.
Olegario.
Como eu gostaria de ter um décimo da coragem desse homem!Eu sou mais um que saiu da rota do inferno graças aos textos dele.Que Deus dê-lhe a paz que ele não encontrou aqui.
Salve Maria! Grande tristeza, pois o Brasil merecia mais uns dez anos de vida do professor… mas alegremo-nos temos confiança na missericórida do Senhor, nossa Senhora acolhe-o com os braços abertos…
LUTO!
Os testemunhos multiplicam-se!
Os testemunhos multiplicam-se! A par do meu, em muitos blogs e sites se multiplicam testemunhos de quem encontrou ou reencontrou a Fé, directa ou indirectamente, através deste homem.
De uma maneira ou de outra, inquestionavelmente foi um homem apaixonado pela Igreja e pela Fé.
Que o Senhor lhe dê o merecido descanso, na companhia dos Seus Santos e Anjos.
Descanse em paz!
Mater Misericordiae, ora pro eo.
Não o conheci pessoalmente mais seus ensinamentos me trouxeram de novo para a Igreja para a verdade, ele terá minhas orações….
Paz e Bem!
“Que Deus se lembre de que foi Ele mesmo que insistiu em usar uma velha goiva, uma funda bruta, uma velha, e gasta, e indigna espada para combater por Deus e pela Santa Igreja nestes dias de calamidade e de horror.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli”
Fui também eu esculpida pela velha goiva.
Que a paz de Nosso Senhor seja o seu descanço.
In Corde Jesu, semper.
Como o Sr. acha que será recebido por Deus em seu Reino?
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=quadro&artigo=20091217140400&lang=bra
Não tive o tempo necessário para conhecê-lo pessoalmente devido a precauções de outros católicos.
Não sinto pena por isso. Sei da alegria de conhecer a Verdade através do trabalho do professor juntamente com sua esposa e equipe de dedicados servidores.
Que Deus permita-nos poder imitá-lo, pois substituí-lo é impossível. Grande modelo das virtudes do zelo e da caridade nestes tempos que correm na Igreja Militante.
Que a misericórdia divina nos alcance a todos neste momento e que, enfim, o professor Fedeli tenha paz em Cristo.
Que a paz de Nosso Senhor seja o seu descanso.
Nem sei o que dizer…
Também eu passei a praticar a religião com seriedade depois que conheci a Montfort e tive aulas com o grande Professor Orlando Fedeli, que foi tão incompreendido, insultado e caluniado em vida pela enérgica combatividade em favor da Verdade Católica.
Que Nosso Senhor o receba em seu amabilíssimo e sacratíssimo Coração, do qual o Professor era tão devoto. E que dessas alturas possa ele interceder por seus alunos, que agora se sentem meio órfãos…
Carlos.
Salve Maria.
Para fazer parte deste belo coro de testemunhos.
Sou também mais um transformado pelo prof. Fedeli. Mais um que teve a alegria de receber seus ensinamentos e de reviver os compromissos do batismo.
Se é pelos frutos que conhecemos a obra, estes testemunhos dizem tudo!
Obrigado, Deus, por ter colocado o Prof. Orlando Fedeli em nossas vidas.
Que ele fique, para sempre, onde ele queria que todos estivéssemos, amigos ou inimigos:
In Corde Jesu, Semper
Quase choro por alguém q não conheci pessoalmente. Quase que diariamente olho o site da Montfort, e lá aprendi mais ainda a amar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fazer da alma uma espada, foi q me ficou selado no meu coração.
Deus de a ele a coroa da vitória.
Rezemos pela sua alma.
Sinto-me um filho de orlando Fedli na fé. Estou muito triste, mas ao mesmo rempo feliz por que agora ele conclui sua jornada na terra e está adorando o Deus de toos nós. Com lágrimas, mas viva Fedeli!!!
“Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vitória”.
Esteja na paz dos justos.
O Orlando Fedeli me ensinou muito através do seu site. Muito do pouco que sei aprendi com ele.
Fará falta.
Manifesto também meu profundo pesar pelo passamento de tão ilustre pessoa. Muito do que sei, e do que sou, devo a ele.
Parafraseando-o: In Corde Jesu, semper.
Minha eterna gratidão, professor Orlando.
Descanse na paz de Deus, após tantos anos de luta pela fé católica.
‘QUE A CRUZ SAGRADA SEJA A SUA LUZ!
APRENDI COM O PROFº FEDELI A DEFENDER A IGREJA DE JESUS
CRISTO E QUE DEUS O RECEBA EM SEUS BRAÇOS POIS COM CERTEZA TEMOS DE SEGUIR ESSE GRANDE EXEMPLO DE GUERREIRO DA LUZ PELAS MUITAS VIDAS QUE FORAM TIRADAS DA ESCURIDÃO ATRAVES DE SEUS COMENTÁRIOS E ENSINAMENTOS!
DUC IN ALTUN !
É CHEGADA A HORA!
GIOVANI SANDOR SP MEB – EVANGELIZAÇÃO BÍBLICA
Também fiquei surpreendido com a notícia hoje. De facto parece que, apesar de tudo, é unânime agora todos os católicos de verdade concordarem que o professor Orlando Fedeli era realmente um cavaleiro de Cristo que viveu para a sua (nossa) Igreja e que conduziu muitas almas, que estavam perdidas, para o caminho da Verdade.
E até aí a minha história não diferente muito da de muita gente. Também eu devo muito ao professor Orlando Fedeli o meu regresso à Igreja Católica após um longo período em que era agnóstico. Como sou de Macau e convivi de perto com outras crenças como é o budismo, ao longo dos anos familiarizei-me com muitos dos seus preceitos – que são gnósticos – e, ao mesmo tempo levado pela onda da New Age, acreditava que o ecumenismo era uma realidade e que de facto todas as “religiões” se harmonizavam, que existia uma verdade que todas procuram. Eu chegava a rezar o terço, mas acreditava em coisas anti-católicas. Ainda que hoje em dia eu ainda tenha resquícios anti-católicos na minha maneira de pensar, como por exemplo em relação à contracepção ou aos homossexuais, voltei a ser católico praticante e até já sou rotulado de fundamentalista pelos meus familiares e amigos. Sou católico hoje e sempre, e acredito também que a Igreja é o único verdadeiro caminho para a salvação. Considero-me um católico que precisa constantemente de se “catolicizar” cada vez mais e mais, como uma alma que se encontra no Purgatório a purgar pelos seus pecados de modo a tornar-se pura e digna.
A morte do professor é uma notícia triste para todos nós e motivo de glória para os nossos inimigos, desde logo a todos os protestantes que já vi que andam radiantes por terem ficado sem uma grande pedra nos seus sapatos. Mas a alegria deles não durará muito tempo. Não tenho dúvidas de que toda uma geração herdeira do professor estará aí não tarda para dar continuidade ao seu belíssimo trabalho, com ou sem polémica, mas isso não importa neste momento…
Que o professor descanse em paz na glória de Deus que nós aqui vamos continuando a fazer o nosso trabalho. Agora também em honra dele.
O querido professor Orlando foi um homem de coragem. Não é sempre que um senhor de quase oitenta anos tem a coragem de falar contra tantos erros que infelizmente estão presentes em nossa Santa Igreja.
Não é qualquer um que tem a coragem de “dar a cara a tapa”, e ir contra a maré, de ondas fortes e revoltas.
E sabe o que é mais bonito?
Ele sempre defendeu a VERDADE ETERNA, que é a VERDADE QUE NUNCA MUDA, pois Cristo NÃO MUDA.
E ele nunca agiu com segundas, terceiras, quartas, intenções , como é o caso de muita gente e instituições… E nunca usou da IRONIA. Nunca precisou do dinheiro do povo… Ele fazia o seu trabalho pois achava que era a sua obrigação ensinar aqueles, que como eu, eram ignorantes na Fé.
Ele está com certeza aos pés da Virgem Santíssima, a Senhora do Santíssimo Rosário.
Att.
Rafael