Hoje, choveu – forte – em Recife. Impossível não lembrar da tragédia ocorrida há apenas duas semanas, das enchentes em algumas cidades do interior de Pernambuco e de Alagoas, cujos efeitos ainda se fazem sentir até hoje (e, aliás, sem dúvidas permanecerão por muito tempo). O Nordeste não se recuperou ainda – nem mesmo materialmente – da cheia cuja imagem está ainda bem nítida na memória.
E, também hoje, eu soube da comunidade do Orkut que estava “declara[ndo] ódio às vítimas das enchentes do Nordeste”. Completa falta de respeito e até mesmo da sensibilidade mais elementar, sem nenhuma sombra de dúvidas. Fiquei, no entanto, impressionado com as proporções que a coisa tomou.
No site do Diário de Pernambuco tem uma imagem da comunidade. A “Eu odeio nordestino” tem o incrível número de… 264 membros! Não sei se todos os que me lêem têm noção do que significa o número, em proporções do Orkut: é praticamente nada, de uma irrelevância absurda. Procurei-a agora: é esta aqui. O topic polêmico que ganhou as manchetes Brasil afora foi deletado, mas a comunidade ainda está lá. E, em um outro topic, um dos moderadores da comunidade resolveu desabafar:
Se o ministerio publico quiser eu apareço…
em pessoa… nao tenho medo de nada e nem devo nada a ninguem
eu e os demais membros dessa comunidade somos cidadaos de bem
que pagamos nossos impostos e estamos inconformados com a situaçao de nossa cidade… que piora a cada dia que passa com favelas, mendigos defecando no meio da rua, aumento dos crimes, gente sem educaçao que impoe sua culturanos somos oprimidos em nossa propria terra
e nao podemos falar nada que fazem todo esse escandalo
existem comunidades que odeia paulista , sulista, argentino.. e etc
porque nao podemos fazer o mesmo ?? sera que os nordestinos sao superiores ??
e nota…
que materiazinha mais estupida essa do uol… aqui tem enchente direto
e os nordestinos sempre tiram sarro da gente e nos nao podemos falar nada ??santa ipocresia
Sinceramente? Está-se dando muita atenção a um semi-analfabeto, e fazendo muito estardalhaço em cima de bravatas de internet. É óbvio que as coisas originalmente faladas foram simplesmente cretinas, de uma completa falta de respeito, de educação e de uma série de outras coisas que são necessárias a uma vida minimamente civilizada. Mas eu acho, sempre achei e, provavelmente, sempre vou continuar achando desproporcional a parafernália de “racismo”, “polícia federal”, “crime inafiançável”, “ministério público”, “atentado à democracia” e coisas do tipo para este tipo de delito. Obviamente são completos idiotas os autores dos comentários que tanta revolta provocaram Brasil afora; mas se a primeira pessoa de bom senso a topar com o topic o tivesse simplesmente denunciado ao Orkut ao invés de conferir visibilidade nacional a uma comunidade de míseras duas centenas de membros, acho que as coisas teriam sido mais fáceis e menos traumáticas.
Agora, as ofensas de meia dúzia de gatos pingados que, em situações normais, nunca iriam ultrapassar as fronteiras da própria “panelinha” de preconceituosos de internet, foram veiculadas por todo o território nacional. Por acaso valeu a pena?
Em tempo: SOS Pernambuco ainda está valendo. Como eu disse no início do post, hoje choveu em Recife. Que Deus tenha misericórdia de nós.
Não esqueçamos, aquele santo sacerdote era nordestino, natural do Crato.
Cultura boa é a que integra e assimila povos diferentes em seu meio, sou gaucho, e aqui no RGS as tradições e costumes gauchos conquistaram e integraram milhões, de descendentes de imigrantes Italianos, Alemães, Polonezes e muitos outras nacionalidades, que hoje perguntando a qualquer um deles a sua origem a resposta vem rápida: Sou gaucho! Tanto é que se encontram Gauchos em qualquer lugar do Brasil, (Mato Grosso, Goiás, Minas, oeste Baiano etc…) todos descendentes a maioria destes imigrantes europeus, e a tradição que levam para estes lugares é a tradição Gaucha, que se manifesta nos inumeros CTGs que existem Brasil afora, e também sofrem com preconceitos.
Acredito que se um policial da degacia de crimes por ódio ler esses comentário, com certeza teria elementos para indiciar algus dos comentarias aqui.
Meu Deus, quanto ódio, quanto preconceito.
Sou brasileira, paulista, paulistana.
Amo cada pedacinho dessa terra.
Me encanto com os sotaques diferente.
Amo as culinárias, as mudanças de paisagem do clima da cultura que temos ao entrar em cada Estado da Federação.
Fiz questão de conhecer cada Estado antes de sair para outro País.
Podem me chamar de demagoga, mas sou apaixonada pelo Brasil e pelo seu povo de norte a sul de leste a oeste.
Fico triste, mas principalmente envoergonhada ao ler as barbaridades que escreveram aqui.
Meus avós chegaram no inicio do século XX da Alemanha e da Eslováquia para ter uma nova oportunidade de vida num País novo.
Eram pobres e analfabetos, vindos de Países destroçados pela 1ª Guerra Mundial. Trabalharam em fazendas de café no interior de São Paulo, e depois quando adultos vieram pra Capital onde se conheceram e se casaram.
Meu avô foi um pedreiro azulejista e meus tios aprenderam com ele a profissão, se tornaram donos de uma pequena construtora.Minha mãe e minha tia trabalharam em fábricas ( linhas correntes ) como tecelãs, até o nascimento dos primeiros filhos. Todos eles deram aos filhos estudo universitário e os que não quiseram cursar universidade são profissionais de sucesso nas áreas que escolheram
Meu sogro fez a mesma coisa em 1954 no aniversário de 400 anos de São Paulo migrou de Sergipe com a familia para São Paulo. Trabalhou como motorista a vida toda e minha sogra como costureira. Os tres filhos são homens, formados, de caráter, trabalhadores e respeitados.
Qual a diferença entre os imigrantes e os migrantes?
Não vejo nenhuma, todos vieram com sonhos e com vontade de trabalhar, de constituir família e ou de dar melhores condições e um futuro de vida à família que tem.
É muita burrice culpa o migrante, e não os governates.
É como culpar o doente pela doença.
Ninguém sairia de sua terra ( quer no exterior que no Brasil ) se lá tivesse condições de trabalho e de educação.
Quanta ignorancia, quanto preconceito, que vergonha!
Nascí no interior do Pernambuco e moro em São Paulo há 08 anos,com o passar do tempo naturalmente fui perdendo o sotaque nordestino e hoje falo 100% paulista e sinceramente detesto aquele sotaque que chega a doer os ouvidos.Amo São Paulo,desde criança sempre quis morar em São Paulo e além de pensar costumo agir como paulista e não gosto de nordestinos.
cara! se algum de seus contêrraneos lerem isto irão querer te matar
pois acredite eles não toleram opiniões e criticas, ainda mais vindo de alguém de lá,vc é pernambucano deve conhecer bem o eu povo,é! isto não deixa de ser um gesto corajoso, de falar oque e pensa, pois já estão até falando em policia ir atrás de pessoas xenófobas e racista, eu não me enquadro em nenhuma destas classificações,mas já falei a minha opinião sobre os nordestinos, agora acho que a policia deveria ir atras destes pedófilos, policiais e politicos corruptos, ladrões,falo mesmo !
Quem fala poooorrrriiiiita caaaaaiiirrne nao pode falar de sotaque de ninguem, um idiota como este manoel, eh um babaca que nao conhece a cultura nordestinam. Sou do interior de alagoas e tenho o maior orgulho em ser nordestino e setanejo.Um povo que gosta de música sertaneja não merece muita atenção e confiança. Odeio Paulista, bando de babaca e odeio mais ainda nordestino que não sabe valorizar o único povo que brasileiro de verdade.
nasci no piaui vim pra sao paulo com 20 anos de idade
e nunca mais quero voltar para la odeio o norte odeio o sotaque odeio a comida odeio forro odeio tenis de baiano odeio calça cheia de zipper,odeio camisa cheio de bolso
odeio o nordeste odeio seus costumes se o nordeste fosse bom igual eles falan ,estarian todos la nao vinha ninguem pra ca
deixaria sao paulo bem melhor essa e minha opiniao
e quero que [CENSURADO] quem pensa que e preconceito
Isto que é coragem!de se expor
mas na minha opinião,estes comentários
não denigre a imagem de ninguém, falam
em até em investigação policial de certos
comentários, mas a policia
deve se preocupar com outros assuntos, tais
como a pedofilia, a corrupção, a violência urbana
afinal eles são pagos para isto, e se acham pouco seus salários,porque escolheram esta profissão
vão procurar trabalhar e cuidar de suas obrigações
A esse que se diz descendente de argentinos: Você,sim,deve ficar calado.Argentino só serve pra ser humilhado por ingleses.Aliás,estúpido,afora os outros erros de Português,escreve-se empecilho,não impecílio.è um nordestino quem te ensina,tá?Bobão!!!!!!!!!!!
“mané” Bernardo,até imagino o ridículo que deve ser você tentando falar como paulista.Conheço muitos como você,nordestinos idiotas(esses,sim)que renegam a origem,não percebendo que servem de chacota.Toma vergonha na cara,sujeito. Eu tenho trinta anos de São Paulo,tenho nível universitário e me orgulho da inha identidade nordestina,assim como admiro e respeito todos is regionalismos.Você deve ser um daqueles que trabalham como servente de pedreiro(me orgulho de ter trabalhado na construção civil,para estudar,compram um carro a prestação,põe um som de 200 decibéis pra se mostrar e gerar o ódio contra os bons nordestinos,Sou alagoano,com todo orgulho possível.
Desculpem os erros,não é desconhecimento,é falta de técnica de digitação.Obrigado.
É!….Seu José,por quê se o senhor,comete
erros de ortográfia é falta de prática? se
outra pessoa comete o erro, é burrice, idiotice?
o senhor até falou em MOBRAL,LEGAL!criticar não é?
Só tome cuidado, para o senhor não da razão para
pessoas que ainda insistem em ser preconceituosas
Acredito, que erros de ortográfia não significa
que a pessoa seja BURRA ou estupida e que não
tenha conhecimento e não estudou, LEMBRE-SE
quem escreve oque quer ler oque não quer
Ha ha ha! falta de técnica em digitação?
engaçado se é outros este paraíba diz
é burrice! agora ele, é falta de técnica
Oh paraíba, Zé, Mané, vc se preocupa muito
que os outros vão pensar sobre vc, escreve
a sua droga de comentário e não fica se
desculpando
Se odia tanto o nordeste, por que as praias nordestinas está cheia de paulista, cariocas. Me digam.
Garota está sendo processada:
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/estudante+que+ofendeu+nordestinos+e+processada+por+racismo/n1596998156225.html
A garota esta sendo processada? Então se eu
disser que não suporto evangélicos? e não
conviveria com nenhum deles? as pessoas
são obrigadas a gostarem de quem a sociedade
impõem? sou contra qualquer forma de desrespeito
agora vou dizer que amo pessoas insuportáveis,
isto seria hipocrisia
Pelo amor de deus vcs se acham superiores a nos (nordestinos) sendo que nos andamos na mesma terra que vcs e respiramos o msm ar de vcs seus malditos ,nos vivemos separados por linhas imaginarias ,nos comemos bananas iguais aos macacos ,entao pq existe essa [CENSURADO] de preconceito!
Malditos?! olha a boca rapaz!você não
tem educação?e se vc for evangélico,
e alguém que como eu disser, detesto
evangélico?não gostou então processe
Não posso ser hipócrita, tenho meus próprios preconceitos, mas o engraçado disso tudo é que enquanto discutimos essas coisas lá fora somos vistos como farinha do mesmo saco por americanos e europeus por exemplo que nos vêem apenas como “latinos”. E relativamente dentro de pouco tempo, os asiáticos, sobretudo os chineses verão os povos do restante do mundo como inferiores também (parece improvável, mas não duvidemos muito disso). Enfim, somos como um bando de mosquitos fazendo barulho diante de um belo sapo que não dá a mínima pra isso, ou ainda como judeus no holocausto discutindo entre si enquanto soldados alemães cospem no chão e sorriem. E numa escala maior, somos míseros seres habitantes de um planetinha localizado na periferia de uma galáxia sem nada de especial, perdida entre bilhões de outras num universo que provavelmente nem deve ser o único; apenas um pontinho luminoso inexpressivo, a depender do ponto de vista. Isso seria mais engraçado se não fosse também trágico.
Concordo com você luciano, por isto eu nunca disse
odeio, seja um povo ou uma pessoa, mas você esta certo
em sua colocação
EU SOU NORDESTINO E COM MUITO ORGULHO AMO MINHA REGIÃO,ODEIO PAULISTA E TOLERO ALGUNS COM MUITO ESFORÇO DE MINHA PARTE, ODEIO O SOTAQUE DELES, PRINCIPALMENTE OS DESCENDENTES DE ITALIANOS QUE VIERAM PRA CÁ SÓ COM A ROUPA DO CORPO E HOJE ESSES NOJENTOS QUEREM DA UMA DE PRECONCEITUOSOS VCS ESTÃO CONVIDADOS A SE RETIRAREM DESSE PAIS QUE COMEÇOU PELA BAHIA, NÓS TEMOS CULTURA VCS SÓ TEM A CULTURA AMERICANA OU INGLÊSA SEUS SUBSERVIENTES PUXAS SACO DE ESTRANGEIROS, ESCÓRIA NACIONAL, É O QUE TODO PAULISTANO É, E A RIQUEZA DE SP, SEUS CANALHAS ADVÉM DOS DESASTROSOS E SUCESSIVOS GOVERNOS PAULISTAS QUE ESSE PAÍS JÁ TEVE E SE DIZEM PAGADORES DE IMPOSTOS QUEM DISSE QUE PAULISTA PAGA IMPOSTO ELES SÃO OS MAIÓRES SONEGADORES DO PAÍS, ESTARÍAMOS PERDIDOS SE DEPENDÊSSEMOS DOS IMPOSTOS DESSES PAULISTAS SONEGADORES, EX. DONA DA ( DASLÚ )E TANTOS OUTROS INFORMEM -SE NA RECEITA FEDERAL NÓS SIM CONSTRUIMOS O PAÍS, E SÃO PAULO TAMBEM, O POVO NORDESTINO SÓ MIGRA PRA SÃO PAULO PORQUE ELA FICOU RICA COM DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS E NOSSA MÃO DE OBRA EXPLORADA DIGA SE DE PASSÁGEM, EU MORO ONDE VCS ADORARIAM PASSAR FÉRIAS E NÃO NESSA CIDADE AMISTOSA SEM GRAÇA DE CLIMA PÉSSIMO E AR POLUÍDO IRRESPIRÁVEL, VCS ELEGERAM PAULO MALUF LUIS ANTÔNIO FLEURY FILHO, QUÉRCIA, ALGUNS DOS MAIORES LADRÕES DO PAÍS
NÃO TEM MORAL PRA FALAR DE QUEM ELEGERAM OS NORDESTINOS, QUE SÓ ELEGEMOS O MAIOR E MELHOR PRESIDENTE QUE ESSE PAÍS JÁ TEVE ( O CARA ) COMO DISSE OBÁMA QUE BOTOU O PAÍS NOS EIXOS AMO FORRÓ NA MAIOR ALTURA AMO O NORDESTE PRA SEMPRE
Prezado cidadão Fernando,Você já leu algum
comentário ou ouviu de alguém,a palavra odeio
nordestino? só se for de neonazistas ou skinheads
eu particularmente não li nenhum comentário aqui
postado dizendo odeio nordestino,é claro que
preconceitos existem, mesmo irrustidos, não só
contra nordestinos, mas contra negros,gays e pobres
não só em São Paulo mas em todos os estados de nosso
país,agora a respeito de São Paulo ser um estado rico
por explorar migrantes nordestinos e sonegar impostos
eu tenho a obrigação de discordar de você e dizer que você esta errado,se o migrante nordestino trabalha para alguém que o explora,ele que estude ou peça a conta no
serviço, ninguém é obrigado a trabalhar em condições que não concorda, quanto a gostarmos de musicas americanas e
inglesas,isto é um gosto pessoal de cada um, aqui existe quem goste de forro, musica setaneja, samba, enfim é a globalização, isto não quer dizer em hipótese alguma,que não somos patriótas enão ouvimos oque é nosso, o caso é que São Paulo é uma cidade cosmopólita, aqui tem pessoas do Brasil e do mundo todo, que obviamente traz em sua bagagem conteúdos culturais que torna esta cidade a capital cultural e financeira deste país,e nós paulistas
da periferia, os pobres, os trabalhadores e assalariados
somos os que mais pagam impostos neste país e neste estado, por favor não diga besteira sem conhecer os fatos reais de nossa realidade
A propósito porque puxa saco de estrangeiros?
por alguns falarem mais de um idioma,e ter
interesse em outras culturas, outros povos?
Rapaz!paulistas tem tanto interesse por estrangeiros,
como os estrangeiros que vivem em São Paulo tem interesse
por paulistas, você ja ouviu falar em intercâmbio e
reciprocidade? troca de idéias e informações? aqui em
São Paulo,caso você provavelmente não deve saber,tudo isto
faz parte da nossa realidade, problema é seu se odeia paulistas e São Paulo,mas isto que você sabe sobre São Paulo é tudo especulação e paranóia de sua parte,vá se informar sobre São Paulo,antes de escrever besteiras !!!!
AMO OS DESCENDENTES DE ITALIANOS! ATÉ ME
CASEI COM UMA DESCENDENTE DE ITALIANOS
MULHER TRABALHADORA,CATÓLICA FERVOROSA,
UMA ÓTIMA ESPOSA E MÃE AMOROSA
Éh cidadadão Luciano!também suporto
certos nordestinos mal educados que
moram aqui em São Paulo,com muito
esforço,e haja paciência, mas não
vou chegar ao extremo de odiar alguém
só por diferenças culturais……..
ainda que alguns fazem por merecer
mas os mando calar a boca, não dou atenção
e esta resolvido,cada um no seu quadrado!!!
Ah! eu digitei errado a palavra cidadão
é que meu note book esta com defeito
jogaram no chão,tive que escrever para
justificar, pois nordestino adora dar
aulas de português para os outros,….
como se eles fossem bons na matéria, mas
ja me expliquei,ok? o meu computador esta
quebrado por isso digitei errado a palavra
cidadão com uma silaba a mais
EU INTENDO QUE QUE VCS POSSAM INTERCAMBIAR COM QUEM QUER QUE SEJA, NÃO TER A SUA PRÓPRIA CULINÁRIA POE MIM TUDO BEM, É PORQUE A DE SP OU É FRANCESA,ITALIANA,CHINESA,E ÁRABE, NÓS TEMOS A NOSSA QUE NEM É PORTUGUESA, E NEM DOS PAÍSES CITADOS,E OLHA QUE AQUI TAMBEM TEM DESCENDENTES DE ITALIANOS FRANCESES,E ÁRABES, QUE SE RENDERAM A FORÇA DA NOSSA CULTURA E GOSTAM É DE FORRÓ E DAS NOSSAS COMIDAS TÍPICAS, DEPOIS VEM ESSAS QUE EU CITEI, EU SÓ ESTOU SENDO REALISTA EU SEI MUITO BEM O QUE EU ESTOU FALANDO,E CONTINUEM FALANDO BESTEIRA QUE É TÍPICO DE VCS FIQUEM A VONTADE, E QUANTO A RIQUEZA DE SP QUE VCS TANTO ALARDEIAM É PORQUE TODO O PAÍS FOI ROUBADO, E SUAS RIQUEZAS TRANSFERIDAS PARA O SUDESTE, EMPOBRECENDO ASSIM AS OUTRAS REGIÕES.
QUANDO EU FALO QUE VCS SÃO OS MAIORES SONEGADORES DO PAÍS É A MAIS PURA VERDADE, AGORA EU NÃO INCLUO AÍ O POVO MAIS POBRE DE QUEM O IMPOSTO É COBRADO INSTANTANEAMENTE, NA SUA MAIORIA OS NORDESTINOS QUE VIVEM AÍ, POIS ELES SIM SÃO OS MAIORES CONTRIBUINTES DESSE PAÍS DE PAULISTANOS SONEGADORES, OS NORDESTINOS JAMAIS TROCARIAM NOSSA REGIÃO POR UMA CIDADE SEM GRAÇA, E ESSE FRIO DA MORTE QUE FAZ EM SP, SE NÃO FOSSEM TODAS ESSAS CANALHICES DE GOVERNOS PASSADOS, EU AMO O MEU NORDESTE QUERIDO E QUE AGORA E ESTA SE INFESTANDO DE GOLPISTAS PAULISTANOS OUVINDO ROCK NA MAIOR ALTURA, MAIS VÃO TER QUE APRENDER A SEREM EDUCADOS E OUVIR AS MUSICAS DA CULTURA ALHEIA SEM INCOMODAR, EU AMO O NORDESTE E ISSO FICOU MAIS FORTE AGORA !
COMETI DOIS PEQUENOS ERROS,( intendo ENTENDO E POR QUE DIGITEI poe. ) MAS O TEXTO POR SE SÓ MOSTRA QUE NÃO FOI POR IGNORÂNCIA E SIM POR PRESSA, CASO VCS QUE SE CONSIDERAM ÍCONES DO BOM PORTUGUÊS QUE NA VERDADE NÃO SÃO TODOS NÓS SABEMOS DISSO, SE BEM QUE POR VCS NÓS FALARÍAMOS O IGLÊS PREFERENCIALMENTE, EU NÃO GOSTO DE VCS PAULISTANOS JÁ FALEI ISSO, MAIS TAMBEM SOU RESPEITADOR E RESPEITO A TODOS, É UM DIREITO MEU GOSTAR DE QUEM EU QUISER QUANTO A FALAR OUTROS IDIOMAS, NÓS NORDESTINOS QUE TIVEMOS CONDIÇÕES DE ESTUDAR APESAR DE VCS TEREM NOS ROUBADO HISTORICAMENTE, TAMBEM FALAMOS, NÃO SEI SE VC SABE ACHO QUE DEVE SABER SE NÃO FOR UM IGNORÂNTE, UM NORDESTINO DEU AULA DE INGLÊS PARA OS INGLESES TEU PROFESSOR CERTAMENTE SABE DISSO !
Galera,
Já deu. Tá caindo gente de pára-quedas aqui sem falar coisa com coisa.
Fechado para balanço.
– Jorge
EU QUERIA MUITO MATAR UM NORDESTINO