O triste fim do progressismo

Espetacular esta matéria que apresenta um relatório de um grupo anglicano conservador sobre as paróquias da Igreja Episcopal nos Estados Unidos (aqui em português, no Acarajé Conservador). De acordo com a manchete, uma em cada três paróquias episcopalianas desaparecerá dentro de cinco anos. O motivo? Simplesmente porque elas são doutrinariamente liberais.

«Os episcopalianos aprovaram tudo o que os “progressistas” exigiam e mais. Mas isso não atraiu fiéis. No século XVI, o anglicanismo aceitou o clero casado. Em 1930, aceitaram a anticoncepção. Em 1976, os episcopalianos aprovaram o clero feminino. Em 1989, ordenou-se a primeira bispa episcopaliana. Em 1994, proibiu toda terapia para deixar a homossexualidade. Em 2000, aceitou-se o sexo fora do matrimônio. Em 2003 ordenaram como bispo a Gene Robinson, um senhor divorciado, com dois filhos, que vivia «maritalmente» com outro homem (este ano 2011 deixou o cargo). Em 2006 o episcopalianismo admitia o matrimônio homossexual. Em 2010 presumia ordenar em Los Anjos uma bispa lésbica. Em 1 de janeiro de 2011 um bispo episcopaliano casava com pompa midiático a duas sacerdotisas lésbicas episcopalianas, uma delas a famosa militante pro-aborto, Katherine Ragsdale».

Isto não é novidade. O então cardeal Ratzinger já dizia (tenho quase certeza de que é n’O Sal da Terra, mas pode ser também no “A Fé em Crise?”) em resposta àqueles que vaticinavam o fim da Igreja caso Ela não Se abrisse ao mundo moderno: os protestantes já aceitaram tudo e, mesmo assim, continuam perdendo fiéis. É claro que o mundo moderno não pode ser conselheiro em questões espirituais, e é bastante evidente que os “sábios” deste século sem Fé não podem pretender dizer à Igreja de Cristo como Ela deve Se portar para manter o rebanho que Deus Lhe confiou. Na verdade, os que pedem que a Igreja Católica “adapte-Se” aos tempos modernos são exatamente os que querem que Ela desapareça. Como já aconteceu [e está acontecendo] com os protestantes.

As pessoas têm sede de Verdade, de Bondade, de Beleza – de Deus. As pessoas não desejam algo que já encontrem no mundo: no dia em que os católicos entenderem isso, então a Igreja passará a florescer de modo abundante. Houve tempos em que a mensagem do Evangelho podia contar com “concorrentes”, do paganismo pré-cristão ao catarismo medieval, etc. É impressionante que, hoje, alguns ainda se envergonhem de anunciar “de cima dos telhados” a Doutrina de Cristo – hoje, quando as pessoas são empurradas do ateísmo irracional e estéril para um progressismo relativista e, em última instância, também ateu! É um verdadeiro mysterium iniquitatis que muitos ainda hoje queiram fazer concessões ao mundo, quando já estão historicamente demonstrados os fins trágicos aos quais levam os (impossíveis) conluios do Evangelho com o mundo moderno.

A Igreja Católica cresce por atração – por aquela sobrenatural atração que Cristo dependurado no Madeiro da Cruz exerce sobre as almas honestas. Não há “concessão” que precise ser feita aqui. Não existe “especialista” sem Fé que possa ensinar à Igreja como pregar o Evangelho. Não há verdadeiro bem no mundo que se oponha ao que ensina a Esposa de Cristo.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

245 comentários em “O triste fim do progressismo”

  1. Se o Álvaro não quer responder para mim, problema é dele, vou participar deste debate conversando com meus irmãos na fé.

    Leniérverson, compreendi sua citação de Mat. 22,30 e Zacarias 1,12-13, pois assim como os Anjos intercedem nos céus, assim seremos nós, assim são os Santos e tudo em nome de JESUS, JESUS é nosso principal Intercessor, mas não único, todas nossas orações de intercessões fazemos em nome de JESUS, justamente porque estamos subordinados a ELE, nas missas, o Padre sempre terminas as orações da seguinte forma: “Tudo isto te pedimos por meio de teu filho que convosco vive e reina na unidade do ESPÍRITO SANTO, Amém”, ou ainda “Por CRISTO NOSSO SENHOR” e o fim a oração eucarística se acentua ainda mais no “POR CRISTO, COM CRISTO EM CRISTO, AVÓS, DEUS PAIS TODO PODEROSO, TODA HONRA E TODA GLÓRIA, AGORA E PARA SEMPRE, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, AMÉM”, tudo isto para demonstrar o quanto nossas preces e súplicas, seja por nós ou por outras pessoas, tudo e]deverá ser feita em nome de JESUS, mas é JESUS nosso único Intercessor?, não, todos em seu NOME podemos ser intercessores também, caso contrário as diversas citações bíblicas em que demonstram os cristãos intercedendo uns pelos outros perdem totalmente o sentido, e antes que me venham encher o saco do Contrl C, Contrl V, que vão as favas quem se incomodar com isto, só não utilizarei se o Jorge que é o dono do Blog não permitir mais, mas enquanto ele permitir, vou utilizar, só não utilizarei para trazer textos muito longos, mas vamos lá:
    “Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus.”At 12,5
    “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e em nome da caridade que é dada pelo Espírito, combatei comigo, dirigindo vossas orações a Deus por mim” Rm 15,30.
    “se nos ajudardes também vós com orações em nossa intenção. Assim esta graça, obtida por intervenção de muitas pessoas, lhes será ocasião de agradecer a Deus a nosso respeito.” 2º Cor. 1, 11
    “Entretanto, rogamos a Deus que não façais mal algum, não para que pareçamos aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos tidos como reprovados” 2Cor 13,7.
    “Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos” Ef 6,18.
    “Orai também por nós. Pedi a Deus que dê livre curso à nossa palavra para que possamos anunciar o mistério de Cristo. É por causa deste mistério que estou preso.” Col 4,3
    “Irmãos, orai também por nós” 1Ts 5,25.
    “Por fim, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja estimada, tal como acontece entre vós,” 2Ts 3,1.
    “Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.” 1º Tim. 2, 1-4.
    “Orai por nós. Estamos persuadidos de ter a consciência em paz, pois estamos decididos a procurar o bem em tudo.” Hb 13,18.
    “Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia. Elias era um homem pobre como nós e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu. Orou de novo, e o céu deu chuva, e a terra deu o seu fruto.” Tg 5,16-18.

    Pedir para que outras pessoas orem por você e o mesmo que pedir que elas intercedam por você, orar pelo outros, é mesmo que interceder por eles, todos estes exemplo citados das Sagradas Escrituras provam que todos nós podemos interceder uns pelos outros, se nós podemos, maior ainda será nossos irmãos que se encontram nos céus e unido a nós em JESUS CRISTO dentro da comunhão dos Santos (1º Cor. 12, 18-25),

  2. Agora vejamos as passagens aonde se indicam de como JESUS é nosso intercessor:

    “É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor.” (Heb. 7,25)

    “Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós!” (Rom. 8,34)

    E quem ler todos os textos acima citados, verá que a intercessão de JESUS, nestes casos, se referem quanto a nossa Salvação, isto fica mais claro em 2º Tim. 2,5-6a quando assim escreve São Paulo: “ Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos.”

    Portanto, JESUS é sim, nosso único mediador e intercessor com relação a nossa Salvação, já que ELE é nosso único Salvador, porém, das demais coisas, como pedir, saúde, trabalho, boas condições de vida, sustento para quem precisa, assim como também, a conversão dos pecadores, e que reconheçam que só JESUS e nosso único Salvador, isto, todos podem orar em nome de JESUS intercedendo diante do PAI em nome de seu FILHO JESUS, para que se operem milagres e conversões, e como conseqüência, a salvação de todos, como atesta São Paulo em 2º Tim. 2, 1-4, pois DEUS quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade, se nós podemos aqui na terra fazer isto, porque nosso irmãos que estão nos céus e juto a DEUS, não podem?.

  3. Leniéverson, me desculpe!!!Sobre os analfabetos funcionais…e sei que você não é um deles….Eu acho que me excedi…estou tentando manter meu testemunho cristão aqui e vou conseguir.Quanto a você ,Sr Sidney, podes postar o que quiseres ,porém temos que limitar aqui o número de participantes mesmo,porque senão fica todos contra um.
    Se você não for agressivo eu lhe responderei normalmente e irei posttar minha réplica mais tarde.Sobre o uso do Ctrl C+ Ctrl V eu não proibi ninguém de usar,apenas disse que não usarei.Pois faço questão de examinar a Bíblia.Até porque fica sem graça e muito fácil debater desse jeito.
    Mais tarde postarei a réplica,pois estou sem tempo agora!

  4. AH!!!Eu não disse que não podemos interceder uns pelos outros….Eu só estou esperando o Leniéverson me responder na definição dele a diferença entre mediação/intercessão…ou são iguais?

  5. AH!!! ainda estou devendo sobre os querubins e sobre os livros apócrifos ao Ygor….
    Ainda te responderei pela Bíblia.Só não faço agora pq não posso.
    Abraços,
    Álvaro Fernandes

  6. “Leniéverson, me desculpe!!!Sobre os analfabetos funcionais…e sei que você não é um deles….Eu acho que me excedi…estou tentando manter meu testemunho cristão aqui e vou conseguir”.

    Tá desculpado, pois é Álvaro, coitado dos analfabetos funcionais, eles não tem culpa se os comunas pioraram aquilo que já estava pior no sistema educacional.Relaxa, cidadão dos verdes mares, aqui estamos travando um debate saudável e agradável.

    “AH!!!Eu não disse que não podemos interceder uns pelos outros….Eu só estou esperando o Leniéverson me responder na definição dele a diferença entre mediação/intercessão…ou são iguais?”

    Agora sobre

    Ahhh!Vc acaba de entrar em contradição, se diz que podemos interceder uns pelos outros, porque um santo, nossa Senhora, não pode fazer?Porque estão mortos?
    Vejam estas passagens:

    Vós, ao contrário, vos aproximastes da montanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das miríades de anjos,da assembléia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição, enfim, de Jesus, o mediador da Nova Aliança, e do sangue da aspersão, que fala com mais eloqüência que o sangue de Abel.

    Agora e os santos, como ficam?Existem várias passagens que retratam isso.

    “O que vimos e ouvimos, isso agora vos anunciamos, para que estejais em comunhão [dos santos]conosco. A nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo(1 João 1,3)”.

    Agora, eu não disse que mediação e intercessão são coisas diferentes, muito pelo contrário são coisas iguais,Como vc, agora admitiu é possível a intercessão de algo por alguem.

    Agora, dê uma lida nisso que escrevi abaixo para vc acompanhar.

    As diferenças entre a bíblia se restringem ao chamado antigo testamento. as escrituras aceitas pelo judaísmo hoje (a bíblia hebraica)não são totalmente idênticas ao que nos chamamos o antigo testamento. As vésperas do nascimento de Jesus , o judaísmo transmitia suas escrituras quer na língua original , o hebraico , quer em tradução grega , porque o grego era a língua internacional e muitos judeus viviam no exterior (a “diáspora”). a tradução grega foi iniciada pelos anos 250 ac , em Alexandria do Egito , grande centro de cultura helenista(=grega) , onde viviam muitos judeus. é chamada septuaginta (ou a bíblia dos setenta , sigla : Llxx) , poe ter sido atribuída a setenta escribas (numero simbólico).
    Ora, a tradução grega incluía alguns livros a mais que a bíblia hebraica. o primeiros cristãos -muitos deles de língua grega – liam o antigo testamento na forma grega , mas os judeus não-cristãos . Talvez por reação, valorizaram a forma hebraica , com a cânon mais restrito. os cristãos adotaram a lista ampla , a da bíblia grega (mesmo quando São Jerônimo traduziu diretamente do hebraico os livros escritos nessa língua).por isso . o cânon cristão contem , para o antigo testamento , 7 (sete) livros a mais que a bíblia hebraica (1-2Mc , Jt ,Tb ,Eclo ,Sb , Br) chamados
    “Deuterocanônicos” (=incluídos no “cânon num segundo momento; os protestantes os chamam-nos de “apócrifos”).
    Mais tarde, por volta de 1500-1600 D.C. os reformadores protestantes (Lutero , Calvino , os anglicanos , etc.)criaram traduções em línguas moderna. para esse fim voltam aos livros do antigo testamento ,a língua restrita , a hebraica , enquanto os católicos continuam com a lista ampla , a grega.

    A primeira biblia impressa em 1450 por Gutemberg tem a tradução feita por São Jerônimo (no seculo V) do grego para o latin (Vulgata), com os sete livros ( a mais segundo os protestantes), TODOS, 1-2Mc , Jt ,Tb ,Eclo ,Sb , Br, todos eles estão lá.Veja também a primeira bíblia, protestante surgiu após a reforma, pois antes já existia a bíblia católica que era Amplamente usada Vc vai dizer que a bíblia pioneira impressa tem livros apócrifos?
    Veja, o pai de Gutemberg era ourives da casa da moeda da diocese de Mainz, e a própria família de Gutemberg, era católica.
    Portanto, o que vc chama de apócrifo é um absurdo.

  7. BOM!!!!! Leniéverson…Deixa eu te pedir uma coisa…por favor pare de citar os erros ,pois já disse que não debato comportamentos errados e sim debato doutrinas.
    Você cita os pseudopastores e eu NUNCA citei aqui,a exeção do Leonardo Boff, nehum líder religioso católico que tenha cometido graves pecados (pedofilia,corrupção…etc).
    Você falou das cisões questionando se a Assembléia de Deus era a Igreja verdadeira e eu apenas defendi a CGADB.
    Pois bem .
    Quais dessas Igrejas é a verdadeira?

    -Católica Apostólica Brasileira
    -Católica Apostólica Carismática
    -Católica Apostólica Cristã
    -Católica Apostólica Ortodoxa
    -Católica Armênia
    -Católica Bizantino
    -Católica Brasileira
    -Católica Carismática do Brasil
    -Católica do Brasil
    -Católica Maronita
    -Católica Melquita
    -Católica Não Apostólica
    -Católica Novo Mandamento
    -Católica Ortodóxica Armênica
    -Católica Ortodóxica Grega
    -Católica Ortodóxica Russa
    -Católica Pentecostal
    -Católica Renovação Carismática
    -Católica Renovada
    -Católica Síria
    -Católica Tradicionalista
    -Católica Ucraniana
    -Catolicismo Apostólico Romano
    -Católico Congregação Mariano
    -Católico Congregado Mariano
    -Católico Conservador

    -Católica Latina
    -Católica da Tradição Litúrgica Alexandrina

    -Igreja Católica Copta (1741)
    -Igreja Católica Etíope (1846)
    -Tradição Litúrgica de Antioquia
    -Igreja Maronita (união oficial reafirmado em 1182)
    -Rito litúrgico siríaco
    -Igreja Católica Siro-Malancar (1930)
    -Igreja Católica Siríaca (1781)
    -Igreja Católica Arménia (1742)
    -Igreja Católica Caldeia (1692)
    -Igreja Católica Siro-Malabar (1599)
    -Igreja Greco-Católica Melquita (1726)
    -Igreja Católica Bizantina Grega (1829)
    -Igreja Greco-Católica Ucraniana (1595)

    -Igreja Católica Bizantina Rutena (1646)
    -Igreja Católica Bizantina Eslovaca (1646)
    -Igreja Católica Búlgara (1861)
    -Igreja Greco-Católica Croata (1611)
    -Igreja Greco-Católica Macedónica (1918)
    -Igreja Católica Bizantina Húngara (1646)
    -Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma (1697)
    -Igreja Católica Ítalo-Albanesa
    -Igreja Católica Bizantina Russa (1905)
    -Igreja Católica Bizantina Albanesa (1628)
    -Igreja Católica Bizantina Bielorrussa (1596)
    -Igreja Católica Apostólica Carismática
    -Igreja Católica Apostólica Cristã
    -Igreja Católica Apostólica de Jerusalém
    -Igreja Católica Apostólica Ecumênica Contemporânea
    -Igreja Católica Apostólica Livre do Brasil
    -Igreja Católica Apostólica Missionária de Evangelização
    -Igreja Católica Apostólica Nacional
    -Igreja Católica Apostólica Nordestina
    -Igreja Católica Apostólica Tributária
    -Igreja Católica da Primeira Ordem
    -Igreja Católica Ecumênica Renovada
    -Igreja Católica Ecumênica
    -Igreja Católica Liberal (ICL)
    -Igreja dos Velhos Católicos
    -Igreja Episcopal Latina do Brasil
    -Santa Igreja Velha Católica
    -Igreja Católica Ecumênica do Brasil
    -Igreja Católica Apostólica Ortodoxa – Patriarcado do Brasil
    -Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Americana
    -Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Ocidental
    -Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Unida – Eparquia Mundial
    -Igreja Ortodoxa Católica Apostólica Militante
    -Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Militante
    -Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Brasil
    -Igreja Católica Ortodoxa Grega do Antigo Calendário
    -Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil
    -Igreja Católica Independente
    -Rede Nacional de Missões Católica

    Vixi…. agora que a situação complicou mesmo!!!

    Qual dessas será a igreja que Jesus fundou???

    Então pare de jogar sujo!!!!!!Vamos debater doutrina e Bíblia ,pois se vc ficar só citando as cisões e erros de pastores eu terei que citar os graves erros da sua Igreja e dos pseudolíderes e este debate não trará frutos!!!!!Eu sei que os teólogos da prosperidade estão errados,mas se vc ficar só citando eles e utilizando este pretexto para atacar eu terei que fazer o mesmo ou então responder apenas as questões doutrinárias.Bíblia e doutrina sim!!! Comportamentos errados e cisões Não!!!!!pois isto existe nos dois lados!!!!

  8. ótimo!!!!!Estava esperando apenas vc dizer se intercessão/mediação são iguais….pois já que vc disse amanhã postarei minha réplica ,pois meu pai ta no pc….
    Amanhã veremos quem está em contradição…..

  9. Ygor!
    A paz de Cristo!

    Quero tentar esclarecer uma coisa , Deus não se CONTRADIZ, quando ele manda fazer os querubins na arca é só ENFEITE!!! não é proibido fazer escultura,mas é proibido adorar!!!outra coisa prostar é bem diferente de prostar e adorar!!!!! no final do apocalipse joão atemorizado com as revelações prostou e começou a adorar um anjo que logo o reprendeu . como um ser pecador poderia ser adorado? outra não temos méritos nenhum em nós pq ele nos escolheu. como alguem sem mérito pode inteceder por pecado?

    Bom !!!!!Me prove que os querubins eram para ser adorados ou era para se dirigir orações a eles….
    Bom com certeza vc vai dizer que não é adoração e sim veneração,porém eu só dirijo as minhas orações e súplicas a CRISTO!
    AH!!!!! Leniéverson!!!!Me prove na Bíblia ,sem citar os apócrifos e ainda vou falar deles nas próximas postagens, que devemos orar ou pedir ou rezar ou que os mortos ou os anjos são nossos intercessores….
    Nos podemos interceder uns pelos outros meu caro,mas os mortos e os anjos não…aliás o nome disto é espiritismo…
    O MEU MEDIADOR,INTERCESSOR ,INTERMEDIADOR(chame como quiser) é SOMENTE CRISTO e é a ELE que eu presto ADORAÇÃO/VENERAÇÃO…..
    Espero a réplica sem ofensas e sem agressividade….
    Abraços,
    Álvaro Fernandes

  10. Álvaro,

    disseste: “AH!!! ainda estou devendo sobre os querubins e sobre os livros apócrifos ao Ygor….
    Ainda te responderei pela Bíblia.Só não faço agora pq não posso”.

    Já te adianto que a resposta para minha pergunta sobre apócrifos não se encontra na Bíblia. Mas não tenha pressa em me responder. Concentre-se no seu debate com o jorge. Depois disso, se houver interesse, voltamos ao assunto.

  11. ahahaha! Boa alvaro, bom questionamento, na Igreja católica, existem os ritos ocidentais e os orientais, veja abaixo.
    Na lista que se segue, encontra-se enumeradas as 23 Igrejas católicas sui juris, os seus respectivos ritos litúrgicos e a sua respectiva data de fundação (ou de comunhão com a Santa Sé). Esta lista baseia-se no Anuário Pontifício da Santa Sé.
    Ritos Ocidentais
    São utilizados pela Igreja Católica Latina. Existem vários ritos litúrgicos ocidentais, sendo o mais utilizado o Rito Romano.
    Rito Romano (a anterior forma deste rito litúrgico – a Missa tridentina – é permitida como uma “forma extraordinária”)
    Uso Anglicano (uma variante do rito romano)
    Rito Ambrosiano
    Rito Bracarense
    Rito Galicano
    Rito Moçárabe
    Rito dos Cartuxos
    Rito Bizantino
    É utilizado pelas seguintes Igrejas:
    Igreja Greco-Católica Melquita (1726)
    Igreja Católica Bizantina Grega (1829)
    Igreja Greco-Católica Ucraniana (1595)
    Igreja Católica Bizantina Rutena (1646)
    Igreja Católica Bizantina Eslovaca (1646)
    Igreja Católica Búlgara (1861)
    Igreja Greco-Católica Croata (1611)
    Igreja Greco-Católica Macedónica (1918)
    Igreja Católica Bizantina Húngara (1646)
    Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma (1697)
    Igreja Católica Ítalo-Albanesa (esteve sempre em comunhão com a Igreja Católica)
    Igreja Católica Bizantina Russa (1905)
    Igreja Católica Bizantina Albanesa (1628)
    Igreja Católica Bizantina Bielorrussa (1596)
    Ritos de Antioquia
    São utilizados pelas seguintes Igrejas:
    Igreja Maronita (união oficial reafirmado em 1182)
    Igreja Católica Siro-Malancar (1930)
    Igreja Católica Siríaca (1781)
    Ritos da Síria oriental (ou da Caldeia)
    São utilizados pelas seguintes Igrejas:
    Igreja Católica Caldeia (1692)
    Igreja Católica Siro-Malabar (1599)
    Rito Arménio
    É utilizado pela Igreja Católica Arménia (1742)
    Ritos de Alexandria
    São utilizados pelas seguintes Igrejas:
    Igreja Católica Copta (1741)
    Igreja Católica Etíope (1846)

    Ou seja, de forma, mais profunda a Igreja Católica é hoje constituída por 23 Igrejas autônomas sui juris, todas elas em comunhão completa e subordinadas ao Papa. A maior de todas elas é a Igreja Católica Latina. As restantes 22 Igrejas sui juris, conhecidas colectivamente como “Igrejas Católicas do Oriente”, são governadas por um hierarca que pode ser um Patriarca, um Arcebispo maior ou um Metropolita. A Cúria Romana administra quer a Igreja Latina, quer (de maneira mais limitada) as Igrejas orientais. Devido a este sistema, é possível que um católico esteja em comunhão completa com o Pontífice de Roma sem ser um católico latino.Qualquer coisa fora disso, é seita, mas todas as que citei acima, como já disse, tem comunhão com a Santa Sé e são reconhecidas pelo Sumo Pontífice.

  12. “Sobre o uso do Ctrl C+ Ctrl V eu não proibi ninguém de usar,apenas disse que não usarei.Pois faço questão de examinar a Bíblia.Até porque fica sem graça e muito fácil debater desse jeito.”

    Se o Sr. Não percebeu, eu retirei a maioria das minhas respostas da Bíblia, utilizando o Ctrl C+ Ctrl V, e assim vou continuar fazendo.

    1. Quais dessas Igrejas é a verdadeira?
    -Católica Apostólica Brasileira
    -Católica Apostólica Carismática
    -Católica Apostólica Cristã …
    Nenhuma delas, haja vista, que nenhuma guarda a sucessão apostólica e estão unidas ao Papa, utilizam o nome Católica só de fachada, mas se elas fossem realmente católicas, acreditariam as mesmas coisas que nós, seguiriam as mesmas coisas que nós e estariam unidas ao Papa como nós estamos unidos.

    “outra coisa prostar é bem diferente de prostar e adorar!!!!! no final do apocalipse joão atemorizado com as revelações prostou e começou a adorar um anjo que logo o reprendeu . como um ser pecador poderia ser adorado?”

    Tos os Anjos, a não ser os anjos rebeldes que foram precipitados juntamente com lucefer no inferno, porém, todos aqueles que ficaram do lado de DEUS nos céus, são Santos, tanto que a expressão Santos Anjos, ou Santo Anjo aparecem citados em Ap. 14,10; Lucas 9,26; Marcos 8,38; Atos 10,22, portanto são os Anjos Santos, e podem por isto apresentar nossas preces perante ao SENHOR, quanto a prostração que João fez perante ao Anjo o qual descambou em adoração, bem se vê que pelo menos o Sr. Álvaro percebeu que nem toda a prostração é o mesmo que adoração, mas, infelizmente por um escorregão do Apóstolo e Evangelista São João acabou não só prostrando diante do Anjo como foi também adorá-lo, donde mereceu a repreensão do Anjo, deveria se perguntar, o porque São João ao invés de só prostrar diante do Anjo como sinal de honra e reverência, acabou adorando o Anjo?, alguns estudiosos dizem que o motivo foi de São João acreditar estar diante de alguma manifestação divina, ou seja, do próprio DEUS em forma de Anjo, mas, o Anjo assim que percebe que a atitude de João foi além de uma simples reverência, já esclarece que não o deveria adorá-lo, pois se tratava de uma criatura e que a adoração era só devida a DEUS, é uma hipótese.

    “outra não temos méritos nenhum em nós pq ele nos escolheu. como alguem sem mérito pode inteceder por pecado?”

    Aqui se entraria em um outro assunto que seria sobre a doutrina da salvação, o qual católicos e protestante divergem uns dos outros, assim como até entre os protestantes, sobre tudo entre calvinistas (pré-destinação) e luteranos, porém, vou colocar o que nós católico cremos, cremos que não temos méritos algum no primeiro momento de nossa Salvação o qual mediante nosso batismo e pela profissão de fé em CRISTO somos justificados, santificados e salvos (1º Cor. 6, 11), pois tudo isto é uma graça de DEUS que ELE concede a aqueles que crêem por meio dos méritos alcançados por JESUS na cruz, e que por isto DEUS nos dá de maneira gratuita, sem nossa participação (Ef. 2, 8-10), porém, esta salvação, justificação e santificação, terá que ser mantida toda a vida pelo fiel, se ele vier a perder a graça da salvação, ele poderá sempre obter de DEUS o perdão dos pecados mediante o sacramento da penitência, e continuar em suas lutas diárias para se manter e crescer nesta vida da graça que é estar unida a DEUS, e por meio de uma vida inteiramente dedicada a DEUS, ou, o quanto puder, assim permaneceremos na santidade e nela cresceremos até alcançarmos os céus, pecadores, nós somo, enquanto não se arrependemos de nosso pecados e assim obtemos o perdão de DEUS, Santos nós podemos ser, se continuarmos na nossa vida diária fazendo a vontade de DEUS, e santos seremos nos céus, se lá chegarmos plenamente Santos pois: “Sem a Santidade ninguém verá a DEUS” (Heb. 12,10).

    “Nos podemos interceder uns pelos outros meu caro,mas os mortos e os anjos não…aliás o nome disto é espiritismo…”

    Pelo menos o Sr. Álvaro aceitou que podemos orar, interceder uns pelos outros, embora sua conclusão esteja errônea, pois aqueles que estão com DEUS não estão mortos, podem estar fisicamente, mas não espiritualmente, tanto que o Leniéverson citando Heb. 12, 22-24, e poderíamos citar outras passagens como 2º Cor. 5, 8-10; Fil. 1, 20b – 23; Ap. 6, 9-11, Lucas 20, 27-39, para demonstrar o que nossos irmãos nos céus estão bem vivos, espiritualmente, é claro, mas estão, e ainda unidos a nós por meio de JESUS CRISTO, em uma perfeita comunhão dos Santos (1º Cor. 12, 18-25), podem orar interceder por nós em nome de JESUS.

    “O MEU MEDIADOR,INTERCESSOR ,INTERMEDIADOR(chame como quiser) é SOMENTE CRISTO e é a ELE que eu presto ADORAÇÃO/VENERAÇÃO…..”

    Sempre é bom lembrar, CRISTO é nosso único mediador de nossa Salvação, intercessor todos podemos ser, em seu NOME, e adoração isto só devemos a ELE, como ao PAI e a ESPÍRITO SANTO também, e quanto a veneração como honra, respeito e reverência prestamos tanto a Maria, como aos Anjos e aos Santos e a todos a quem demos tais gestos, como escreveu São Paulo em sua carta aos Romanos, 13, 7. E quanto pedirmos aos Santos que estão nos céus suas orações e preces diante de DEUS, por nós em nada se assemelha com o espiritismo, pois no espiritismo se pratica a evocação dos mortos, atos estes proibidos na Bíblia (Dt. 18, 10-12), pois evocar, é chamar alguém de onde está para a nossa presença, e quando oramos aos Santos, não estamos pedindo que eles venham até nós, mas, eles aonde eles estão é que saberão de nossas preces e apresentarão elas diante de DEUS, tal como aos Ancião e o Anjo do livro do Apocalipse assim também apresentavam as orações dos Santos como incenso que subia até ao SENHOR (Ap. 5,8; 8, 3-4)

  13. 1. Quais dessas Igrejas é a verdadeira?
    -Católica Apostólica Brasileira
    -Católica Apostólica Carismática
    -Católica Apostólica Cristã …
    Nenhuma delas, haja vista, que nenhuma guarda a sucessão apostólica e estão unidas ao Papa, utilizam o nome Católica só de fachada, mas se elas fossem realmente católicas, acreditariam as mesmas coisas que nós, seguiriam as mesmas coisas que nós e estariam unidas ao Papa como nós estamos unidos.

    Lendo a última resposta do Leniéverson, quero corrigir quanto aquelas igrejas que são de ritos diferente, mas, unidos a nós, na mesma doutrina, sucessão apóstolica e comunhão com o Papa, porém, as demais, só ostentam o nome de católica, porém, não seguem as mesmas doutrinas que nós seguimos, não estão em comunhão com o Papa e nem tem a sucessão apóstolica, e portanto, não são igrejas católicas verdadeiramente.

  14. E outra coisa, Alvaro, não é necessário que se tenha bíblia, a titularidade de Pedro.Veja, você sabe o que significa papa?Não é uma simples palavra, é um título religioso/sigla que significa Pedro Apostolo Príncipe dos Apóstolos, Pai ou Bispo de Roma.Pedro foi Bispo de RomaVocê sabia disso, Álvaro? Inclusive há uma Constituição dogmática Pastor Aeternus do Concílio Vaticano I de 1870, que reafirmou os seguintes cânones sobre isso. Leia:

    Se, pois, alguém disser que o Apóstolo S. Pedro não foi constituído por Jesus Cristo príncipe de todos os Apóstolos e chefe visível de toda a Igreja militante; ou disser que ele não recebeu direta e imediatamente do mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo o primado de verdadeira e própria jurisdição, mas apenas o primado de honra – seja excomungado.
    Se, portanto, alguém negar ser de direito divino e por instituição do próprio Cristo que S. Pedro tem perpétuos sucessores no primado da Igreja universal; ou que o Romano Pontífice não é o sucessor de S. Pedro no mesmo primado – seja excomungado.
    Se, pois alguém disser que ao Romano Pontífice cabe apenas o ofício de inspeção ou direção, mas não o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda a Igreja, não só nas coisas referentes à fé e aos costumes, mas também nas que se referem à disciplina e ao governo da Igreja, espalhada por todo o mundo; ou disser que ele só goza da parte principal deste supremo poder, e não de toda a sua plenitude; ou disser que este seu poder não é ordinário e imediato, quer sobre todas e cada uma das igrejas quer sobre todos e cada um dos pastores e fiéis – seja excomungado.
    Por isso Nós, apegando-nos à Tradição recebida desde o início da fé cristã, para a glória de Deus, nosso Salvador, para exaltação da religião católica, e para a salvação dos povos cristãos, com a aprovação do Sagrado Concílio, ensinamos e definimos como dogma divinamente revelado que o Romano Pontífice, quando fala ex cathedra, isto é, quando, no desempenho do ministério de pastor e doutor de todos os cristãos, define com sua suprema autoridade apostólica alguma doutrina referente à fé e à moral para toda a Igreja, em virtude da assistência divina prometida a ele na pessoa de São Pedro, goza daquela infalibilidade com a qual Cristo quis munir a sua Igreja quando define alguma doutrina sobre a fé e a moral; e que, portanto, tais declarações do Romano Pontífice são por si mesmas, e não apenas em virtude do consenso da Igreja, irreformáveis. Se, porém, alguém ousar contrariar esta nossa definição, o que Deus não permita, – seja excomungado.

    Oras Alavro, vamos ao texto de Mateus 16, 18-19

    E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus”.

    Jesus entregou a Pedro a chaves do Reino d´Ele e depositou toda a Sua confiança a ele, Pedro, para liderar a Igreja (Católica), onde nenhum mal deve abater sobre ela.Alvaro, em ciências políticas, entregar Chaves do Reino ou de um Estado, significa depositar, entregar a autoridade para governar um reino.Se Cristo é o Rei, Pedro era o Principe Apostólico.
    No entanto, foi no início do século III que o termo “papa” passou a ser utilizado como uma expressão de afetuosa veneração tanto para o Bispo de Roma, quanto para os outros bispos do Ocidente.

  15. Veja, não sou o Leniéverson, mas vou provar que a intercessão dos santos não é espiritismo e que os homens mortos corporalmente podem interceder pelos vivos e que a bíblia mesmo fala disso, mas não como espiritismo e que os anjos intercedem sim pelos vivos.

    O Leniéverson disse: “A palavra interceder, significa mediar, se colocar em favor de, pleitear algo por alguém, entre outras…”. Isso é o que o dicionário Houaiss define no verbete Interceder. Ora, quando o apóstolo Tiago recomenda a oração uns pelos outros, essa oração uns pelos outros é voltada para Deus, daí, ao orarmos uns pelos outros não estaremos nos “colocando a favor” da pessoa pela qual estamos orando? Não estamos “pleiteando algo por alguém”? Ora, se orar uns pelos outros não tem nada a ver com intercessão, logo, estamos nos colocando diante de quem para orar, orar não é nos colocar diante de Deus para lhe pedir, agradecer, louvar? Nós entendemos que fazer orações por outros, é de fato, ser intercessor e mediador entre Deus e os outros.

    A passagem de Zacarias prova sim que o anjo intercedeu pelo povo, pois como você disse, interceder, significa “se colocar a favor de, pleitear algo por alguém”. No referido caso, o anjo estava intercedendo, ou seja, pleiteando diante de Deus para que o povo pudesse ser salvo do castigo divino. Vamos para a passagem:

    “Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: Oh Senhor dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos? E respondeu o Senho ao anjo, que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras”. (Zc 1,12-13 – segundo tradução protestante Nova Versão Internacional (NVI))

    O que o anjo faz aqui senão dizer: “até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidade de Judá…” (cf. Zc 1,12). Ele não está por acaso se colocando a favor de Jerusalém e das cidades de Judá e pleiteando a misericórdia divina? Ou será que intercessão deixou de ser aquilo que o dicionário afirma ser? Se na referida passagem o anjo não está intercedendo, me diga, o que ele está fazendo?

    Ora, a hermenêutica católica e a hermenêutica protestante diferem exatamente na forma de interpretar a questão da intercessão dos santos (aqui entendidos como os justos que já morreram corporalmente) pelos vivos. Os protestantes dizem que os mortos não podem interceder diante de Deus e que isso seria espiritismo, como você afirmou a pouco, Alvaro.

    Ora, analisando a bíblia hermeneuticamente, vemos primeiramente a passagem do profeta Jeremias que diz: ” Então o Senhor me disse:Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!” (Jr 15,1 – segundo tradução protestante NVI)

    E segundo a versão católica: “Disse-me, então, o Senhor: Mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, meu coração não se voltaria para esse povo. Expulsai-o para longe de minha presença! Que se afaste de mim!” (Jr 15,1 – segundo tradução católica Ave Maria)

    Pelo que se pode ver, e isso fica mais latente ainda na tradução protestante do que na versão católica a possibilidade de intercessão das pessoas após sua morte corporal. No tempo de Jeremias, como todos sabemos, estavam mortos Moisés e Samuel, mas sua possível intercessão diante de Deus é confirmada pelo oráculo do profeta, oráculo tal que não é senão palavra do próprio Deus: “ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim…” (versão católica) ou “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo” (versão protestante), pode-se ver aqui que eles poderiam se colocar diante de Deus para “se colocar em favor de, pleitear algo” (no caso, pedir clemência) para com aquele povo. Em outras palavras, Deus deixa clara a possibilidade da intercessão após a morte e que após a morte, os homens justos(santos) continuam vivos diante d’Ele, pois se eles podem “interceder por este povo”, eles não estão mortos para Deus, pois os mortos, como os protestantes afirmam, nada podem fazer pelos vivos.

    A certeza de que os justos(santos) mortos estão vivos diante de Deus fica mais explicita ainda na afirmação que Jesus faz conversando com os saduceus sobre a questão da ressurreição dos mortos. Ali lê-se o seguinte: “Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus nos declarou? Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos” (Mt 22, 31-33, ambas as versões, tanto a NVI quanto a Ave-Maria traduzem da mesma forma). Logo, percebe-se que Abraão, Isaac e Jacó estão vivos e não mortos diante de Deus. E essa afirmação de Cristo ocorreu antes da morte e ressurreição de Nosso Senhor.

    Dessa forma, quando se justifica a intercessão usando passagens como a da Carta de Tiago: “Orai uns pelos outros, para serdes salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito” (Tg 5, 16) ou “Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens” (1 Tm 2,1) assim, a recomendação do Apostolo Tiago e do Apostolo Paulo podem ser aplicadas tanto a intercessão intervivos quanto a intercessão entre mortos corporalmente e vivos corporalmente , haia vista que pelo que se pode ver, vivos ou mortos corporalmente, os que viveram de acordo com a vontade de Deus (justos/santos), depois de mortos corporalmente, permanecem vivos diante de Deus.

    Agora explicaremos o que é espiritismo para depois mostrar a distinção da intercessão dos santos. Primeiramente, vamos à etimologia da palavra. Segundo o dicionário Houaiss: Espiritismo é “a doutrina dos que crêem que podem ser evocados os espíritos dos mortos. É a evocação dos mortos e a comunicação dos espíritos (alma desencarnada) com os vivos (espíritos encarnados)”. Busquemos agora a etimologia dos verbos evocar e invocar. Segundo Houaiss: Evocar: “mandar vir, chamar para que apareça”. Ainda segundo o referido dicionário Invocar: “chamar em auxílio, implorar, recorrer ao testemunho ou autoridade de”. Pelo que podemos ver, evocar e invocar, são coisas diferentes. O espiritismo evoca, ou seja, manda vir o espirito dos mortos para que lhes faça revelações. Por acaso, foi o que Saul fez quando consultou a feiticeira de Endor. Nesta passagem pode-se ver claramente que a feiticeira evoca e o espirito de Samuel aparece para fazer uma revelação acerca do futuro de Saul. Vejamos a passagem:

    “Então Saul disse aos seus auxiliares: ‘Procurem uma mulher que evoca espíritos, para que eu a consulte’. Eles disseram: ‘Existe uma em En-Dor’.Saul então se disfarçou, vestindo outras roupas, e foi à noite, com dois homens, até a casa da mulher. Ele disse a ela: ‘Evoque um espírito para mim, fazendo subir aquele cujo nome eu disser’. ‘Quem devo fazer subir? ‘, perguntou a mulher. Ele respondeu: ‘Samuel’. Samuel perguntou a Saul: ‘Por que você me perturbou, fazendo-me subir? ‘ Respondeu Saul: ‘Estou muito angustiado. Os filisteus estão me atacando e Deus se afastou de mim. Ele já não responde nem por profetas nem por sonhos; por isso o chamei para dizer-me o que fazer’. Disse Samuel: ‘Por que você me chamou, já que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo? O Senhor entregará você e o povo de Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã você e seus filhos estarão comigo. O Senhor também entregará o exército de Israel nas mãos dos filisteus’ “(1 Sm 28, 7-8.11.15-16.19 – segundo tradução protestante da NVI).

    Veja, aqui fica claro, Saul pediu que a feiticeira de Endor “fizesse subir” (haja vista que os judeus acreditavam que os mortos habitavam o Xeol ou a mansão dos mortos) a Samuel, já morto, para consultar a Samuel acerca da questão da guerra contra os filisteus. Aqui, perceba-se, ela evocou “mandou vir, chamou para que Samuel aparecesse” e ele apareceu e se comunicou com Saul. Ora, isso é condenado por Deus e como cristãos todos sabemos disso. O Livro do Levitico é claro quanto a isso: “Não recorram aos médiuns, nem busquem os espíritas, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”(Lv19,31 – segundo tradução protestante da NVI).

    Perceba, Álvaro, que a evocação dos mortos necessita de um médium e este chama o espirito para que revele algo e se comunique com o vivo através do médium. Enquanto que na intercessão dos santos, em nenhum momento os justos que morreram (que a doutrina católica chama de Santos) são chamados para revelar nada, muito menos se comunicam com os vivos, como no caso do Espiritismo.

    No caso da intercessão dos santos, os justos são “chamados em auxilio” (invocados) para que intercedam (se coloquem em favor de, pleiteiem algo por alguém), mas os santos NÃO PODEM SE COMUNICAR com os homens e a Igreja Católica em nenhum momento ensina que se deve “evocar” um justo (santo) já falecido para que se comunique com ele, pois como afirmei logo acima, Deus condena a evocação dos mortos.

    Assim, percebe-se que invocar e evocar são coisas diferentes, e que, logo, a invocação dos justos (santos) é bastante diferente do espiritismo.

    Isso posto, vamos agora explicar a diferença entre mediação de Cristo como nosso Senhor e Salvador e a intercessão dos santos. O Leniéverson não explicou essa parte, mas eu o faço agora. Vamos a passagem biblica originadora da polêmica: “Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos. (1 Tm 2,5-6 – versão católica da Ave Maria)

    E na tradução protestante: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos”( 1 Tm 2,5-6 – versão protestante NVI).

    Agora analisemos a passagem usando a hermenêutica: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”. (1Tm 2,1-6 – traduçao protestante da NVI)

    Paulo inicia admoestando (ensinando, aconselhando) que se façam orações, deprecações, INTERCESSÕES e ações de graças por TODOS OS HOMENS (cf, 1 Tm 2,1). Assim vê-se que Paulo, recomenda que se interceda e se peça uns pelos outros. Mais além, Paulo afirma a tão famosa e polêmica passagem:”Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Tm 2,5), mas continua “O qual se deu a si mesmo EM PREÇO DE REDENÇÃO por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (1 Tm 2,6).

    É através dessa passagem que fica clara a distinção entre mediação e intercessão que quero explicar. Veja, Paulo vincula a mediação e intercessão de Cristo como aquele que é o unico que pode nos alcançar de Deus a nossa salvação, e percebe-se claramente isso lendo o versiculo 6, onde o mesmo afirma que Jesus deu-se a si mesmo EM PREÇO DE REDENÇÃO por todos (cf 1 Tm 2,6). Aqui, Paulo tem em vista a justificação do homem, a justa reparação do homem, pecador por natureza, diante do Criador. Conhecendo minimamente a teologia e a praxis religiosa judaica, sabemos que era o sumo sacerdote que fazia as vezes de mediador diante de Deus, no dia do Yom Kipur (dia da redenção/expiação/perdão) bem como no oferecimento de holocaustos de reparação. Isso fica claro e explicitado na Carta aos Hebreus, quando Paulo explica que Jesus, no sacrificio da cruz ofereceu reparação perfeita e, foi ao mesmo tempo sacerdote e holocausto. Vê-se claramente que Paulo tem em vista a justificação do homem nessa passagem, pelo que se diz também no versiculo anterior: “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, QUE QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM, e venham ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,3-4 – tradução protestante da NVI).

    Aqui, lendo a passagem completa, ve-se que Paulo enxerga a mediação de Cristo como sendo Ele, Cristo, o único que pode diante de Deus Pai, mediar a nossa salvação, ser instrumento de justificação do homem para com Deus. Aqui, fica claro que Paulo não tem em vista aquilo que disse anteriormente, que é a intercessão uns pelos outros (entendida no sentido de se colocar-se em favor, pleitear algo por alguém) pelas mais diversas realidades.

    Isso posto, pode-se dizer então que, mediar é colocar-se como instrumento de justificação/ como mediador entre o homem pecador (humanidade) e Deus, e nesse ponto, como Paulo afirma, somente “há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo” (1Tm 2,5) e é isso que ensina a fé Católica. Em nenhum momento se vai encontrar afirmação qualquer contrária a isso, pois o proprio Concilio de Trento, na seção que trata da Justificação declarou anátema, aquele que afirme algo contrário a isso.

    Desta forma, a diferença entre mediação e intercessão é a seguinte: mediação refere-se somente a justificação do homem para com Deus, enquanto intercessão, está circunscrita somente na questão de colocar-se a favor de alguém e pleitear algo por alguém, e isso podemos fazer tanto intervivos (o que os protestantes aceitam e o Álvaro, como afirma, não contexta) e entre vivos corporalmente e mortos corporalmente, pois, como explicado acima, os homens e mulheres justos, que viveram a vida toda de acordo com a vontade de Deus, ainda que mortos corporalmente estão vivos diante de Deus, o que coloca ambas as intercessões, intervivos e entre vivos corporalmente e mortos corporalmente, na mesma equivalência.

    Perceba que usei citações tiradas da Nova Versão Internacional, que é a versão protestante que possuo. Algumas vezes fiz comparações com a versão católica Ave Maria, mas que procurei usar tão somente a versão protestante e não citei nenhum livro deuterocanônico (que você chama apócrifo), conforme você solicitou.

    In Christo.

  16. Álvaro,

    eu não ia postar mais comentários aqui, por enquanto. Mas vou responder ao seu comentário acima.

    Destaco partes de seu comentário:

    “…os querubins na arca é só ENFEITE!!!”

    Comentário: Tem certeza???

    “não é proibido fazer escultura,mas é proibido adorar!!!”

    Comentário: Então concordas conosco, pois nós, católicos, não adoramos ícones, eles tão somente nos servem como lembrança dos atos virtuosos de algum santo ou lembrança do que Cristo fez por nós. A própria Bíblia pode ser vista como uma imagem. E a que ela nos remete? Ao povo judeu, à fé, ao Cristo, à salvação… Da mesma forma um ícone serve ao mesmo propósito, assim como as velas, os incensos, as fotos, o altar, as vestes. Tudo faz parte da liturgia, e, como podemos ver em Êxodo, são sinais visíveis do que ainda nos é invisível.

    “no final do apocalipse joão atemorizado com as revelações prostou e começou a adorar um anjo que logo o reprendeu . como um ser pecador poderia ser adorado”?

    Comentário: E o anjo é um ser pecador??? Vide explicação do Sidnei, acima.

    “…outra não temos méritos nenhum em nós pq ele nos escolheu. como alguem sem mérito pode inteceder por pecado”?

    Comentário: Como sabes que não temos mérito algum? Por exemplo, será que Daniel (homem de predileções) não mereceu contemplar a palavra de Deus pela boca do arcanjo Gabriel? Se não tinha méritos, por que o arcanjo não se dirigiu ao rei?

    “Bom !!!!!Me prove que os querubins eram para ser adorados ou era para se dirigir orações a eles….”

    Comentário: Nunca dissemos que se deve adorar a querubins. Agora, como interpretas o termo “dirigir orações a”?

    “Bom com certeza vc vai dizer que não é adoração e sim veneração,porém eu só dirijo as minhas orações e súplicas a CRISTO!”

    Comentário: Imagino que entendas a diferença entre adoração e veneração e não vou falar disso. Agora, sobre sua postura de só dirigir orações e súplicas a Cristo, eu a considero justíssima. E faço o mesmo! Ocorre que quando me dirijo à Mãe de Deus, ou a um santo, ou a meu anjo da guarda, por exemplo, estou simplesmente pedindo: “Vós, que contemplais a face de Nosso Senhor, se considera justa a minha causa, eu, pobre pecador ,vos peço: Intercede a Deus por mim!” Em nenhum momento estou me dirigindo a estes como se fossem o meu Deus, ou seja, aquelas orações e súplicas dirigidas a Deus são distintas das orações e súplicas dirigidas aos que estão com Deus. Ademais, o que me impede de me dirigir a estes, reconhecer suas virtudes, me espelhar nelas e pedir que “endossem” a minha causa perante Deus? Se assim vale entre os que estão na terra, o que dizer dos que estão no céu?

    “AH!!!!! Leniéverson!!!!Me prove na Bíblia ,sem citar os apócrifos e ainda vou falar deles nas próximas postagens, que devemos orar ou pedir ou rezar ou que os mortos ou os anjos são nossos intercessores….”

    Comentário: Sobre a intercessão do anjos, a Bíblia está repleta delas. Sobre a intercessão dos santos, lembre que o céu é “inaugurado” aos santos com a ressurreição de Nosso Senhor. Logo esta condição de estar no céu é posterior ao que se encontra nas escrituras, apesar de já encontrarmos em Apocalipse 6 e 7 a situação e a ação de alguns santos mártires perante o trono do Altíssimo.

    Quero concluir, Álvaro, te dizendo o que penso sobre intercessão de um ponto de vista familiar. Se eu estivesse no céu, distante de meus parentes queridos e soubesse de suas necessidades. Se Deus me dissesse “vá e os ajude!” eu não iria? Se meus parentes soubessem de minha riqueza por contemplar a face do Senhor e me pedissem ajuda, por eu estar em melhor condição que eles, julgando justo o pedido, eu não pediria por eles? E se Deus me dissesse “vá e os ajude!”, eu não iria? Estando com Deus, os santos têm um só coração com Deus e amam a todos, desejando que todos estejam no céu. E se Deus permite que eles nos ajudem, eles não ajudariam? Penso, Álvaro, que a única coisa questionável nesta minha opinião é sobre se Deus permite ou não. Para haver intercessão, é necessário que Deus a permita, e se Ele assim quiser, quem impedirá?

    Este assunto é “alimento sólido” conforme Heb 5, 11-14.

  17. Sidney!!! vc citou as doutrinas da predestinação fatalista de Calvino e já te adianto que não a seguimos,mas acreditamos que existe um povo que vai ser salvo.
    É como se existissse um Barco que está predestinado a chegar do outro lado do rio ,mas entra nele quem quer.
    Poderia citar aqui as doutrinas da salvação,livre-arbítrio da Assembléia de Deus,mas não irei te explicar agora ,pois mudará o foco do debate.Apenas te digo que não somos calvinistas.
    BOM!!!! Sobre o RESPEITO e HONRA com MARIA nós (falo por mim e pela maioria) também possuímos,porém adoração/veneração/intercessão não.
    .AH! Não precisa me chamar de Sr! Sou um jovem universitário,cristão e assembleiano com muito orgulho!!!! e faço parte do Grupo de jovens Vencedores por Cristo.Não me chame de Sr!!!por favor me chame de Álvaro.
    Destaco este comentário seu e humulidemente discordando eu te mostrarei na Bíblia depois .Sobre os versículos na minha próxima postagem eu também mostrarei o erro
    .
    “Pelo menos o Sr. Álvaro aceitou que podemos orar, interceder uns pelos outros, embora sua conclusão esteja errônea, pois aqueles que estão com DEUS não estão mortos, podem estar fisicamente, mas não espiritualmente, tanto que o Leniéverson citando Heb. 12, 22-24, e poderíamos citar outras passagens como 2º Cor. 5, 8-10; Fil. 1, 20b – 23; Ap. 6, 9-11, Lucas 20, 27-39, para demonstrar o que nossos irmãos nos céus estão bem vivos, espiritualmente, é claro, mas estão, e ainda unidos a nós por meio de JESUS CRISTO, em uma perfeita comunhão dos Santos (1º Cor. 12, 18-25), podem orar interceder por nós em nome de JESUS.”
    Nós podemos orar uns pelos outros,porém pela Bíblia não podemos orar pelos que se foram e nem pelos anjos.
    Te provarei isto depois,pois agora estou ocupado!

    Que Deus te abençoe.
    Abraços,
    Álvaro Fernandes

  18. Ygor !Concordo plenamente com você!!!! neste ponto:
    Este assunto é “alimento sólido” conforme Heb 5, 11-14″
    Bom!!!!Gostei do seu comentário,porém te responderei depois.Mas me alegro porque vejo que vc gosta de ler a bíblia e tem curiosidade com a mesma.
    Concordo em parte com sua última postagem,mas depois mostrarei a discordância!!!!
    A paz de Cristo!
    Que DEUS nos abençoe,
    Abraços,
    Álvaro fernandes,

  19. “Sidney!!! vc citou as doutrinas da predestinação fatalista de Calvino e já te adianto que não a seguimos,mas acreditamos que existe um povo que vai ser salvo.
    É como se existissse um Barco que está predestinado a chegar do outro lado do rio ,mas entra nele quem quer.
    Poderia citar aqui as doutrinas da salvação,livre-arbítrio da Assembléia de Deus,mas não irei te explicar agora ,pois mudará o foco do debate.Apenas te digo que não somos calvinistas.
    BOM!!!! Sobre o RESPEITO e HONRA com MARIA nós (falo por mim e pela maioria) também possuímos,porém adoração/veneração/intercessão não.
    .AH! Não precisa me chamar de Sr! Sou um jovem universitário,cristão e assembleiano com muito orgulho!!!! e faço parte do Grupo de jovens Vencedores por Cristo.Não me chame de Sr!!!por favor me chame de Álvaro.
    Destaco este comentário seu e humulidemente discordando eu te mostrarei na Bíblia depois .Sobre os versículos na minha próxima postagem eu também mostrarei o erro”

    Muito Engraçado, Alvaro, tu dizer que a Assembléia de Deus não é adepta do Calvinismo.É muitíssimo curioso, pq quando a Assembléia de Deus ou qualquer outra denominação protestante querem “converter” católicos para suas denominações falam que quem não é “crente”, “protestante”, não “aceitou a Jesus”, não “conhecem a Verdade”, portanto não vivem um “autêntico” cristianismo.
    Quando os assembleianos ou de qualquer outra denominação dizem vem com esse discurso, eu penso:
    – Que tolice é essa?Nunca vi, nunca escutei tanta bobagem juntas.
    Porque, Alvaro, dar-se a ideia de que o catolicismo para os protestantes é uma seita e que SÒ, repito Sò os protestantes são merecedores da salvação ou que só os “Envanjélicus” são antecipadamente destinados a salvação.Se isso não é ser adepto do Calvinismo, é o q, então?Para mim é um estelionato ideológico, que não tem cabimento algum, é coisa de doido, enfim, ridículo que não tem fundamento e raiz teológica.Porque veja bem, o Calvismo diz, entre outras coisas que todos são predestinados ao céu e ao inferno.Os protestantes em geral diz só eles tem o caminho para aceitar a Jesus, ou seja, so eles vão para o Céu.Nós católicos vamos para onde, Alvaro?Nós não vamos para o céu por causa da “idolatria” (pregada por vcs)?Não, Não, Não, tem algo errado aí.Muito errado.
    A Bíblia não fala sobre que “placas”(termo usado pelos protestantes) de Igreja Salva alguém.O que promove a Salvação são as boas obras de coração sincero e reto que a pessoa fez, independente se a pessoa é branca, negra, índia, rico, pobre, alegre, triste: Independe de raça, credo, posição financeira.
    Que tal lembrarmos aqui a parábola do Juizo Final (Mateus 25, 31-46)

    “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

    Ou São Thiago, em sua carta no capitulo 2, versículo 24, quando fala que “a fé sem obras é uma fé morta em si mesma.”

    Veja. o IV Concílio de Latrão (Denziger 430) e o Syllabus de Pio IX, da Igreja Católica em comum dizem: Fora da Igreja Católica não há Salvação.Certo, mas quando Pio IX, não queira dizer que está fora dela irá para o inferno.Olha abaixo:
    Pelo menos deve-se ter fundadas esperanças sobre a eterna salvação de todos aqueles que não se acham de modo algum na verdadeira Igreja de Cristo” (Pio IX, Syllabus, apud Denziger, 1717).
    É claro, muitos incautos, sobretudo os de baixa escolaridade, nas áreas rurais e periferia das grandes e médias cidades, entram num terrorismo protestante, quando se usa a oratória bem feita, construída em teologias modificadas e tendenciosas.É claro, tem gente que tem um poder financeiro maior, mas é uma significativa minoria.

    “Nós podemos orar uns pelos outros,porém pela Bíblia não podemos orar pelos que se foram e nem pelos anjos.
    Te provarei isto depois,pois agora estou ocupado!”

    Tu confunde oração pelos mortos com invocação esprita pelos mortos, veja as passagens abaixo:
    “Por isso foi anunciado o evangelho até mesmo aos mortos” 1 Pe 4.6
    Em 2Mc 12,38-45: neste texto narra-se que Judas Macabeu verificou que alguns soldados israelitas haviam morrido em batalha para defender as suas tradições religiosas; por incoerência, porém, haviam guardado debaixo de suas vestes, estatuetas pagãs. Isto quer dizer que haviam sido fiéis ao seu patrimônio religioso javista, mas tinham cometido uma incoerência (incoerência que não anulou a sua adesão incondicional a Deus). Judas Macabeu mandou então fazer uma coleta para enviá-la a Jerusalém, a fim de que se oferecesse um sacrifício por esses falecidos; eles teriam a recompensa eterna, mas ainda deveriam expiar os resquícios de pecado com que haviam morrido, e os seus irmãos na Terra pediam a Deus que lhes fortalecesse o amor para que, quanto antes, se livrassem de qualquer sombra de pecado.
    No Novo Testamento encontramos uma alusão indireta ao purgatório póstumo em l Cor 3,10-15.

    O problema é que a bíblia protestante não tem os dois livros de Macabeus, por isso faz com que não entenda a questão da oração pelos mortos.

    Mais claro que isso impossível.

  20. GENTE!!!!!!VOU MUDAR PARA UM ASSUNTO SÉRIO,MAS NA PRÓXIMA POSTAGEM VOLTAREMOS AO ASSUNTO VENERAÇÃO /ADORAÇÃ/INTERCESSÃO.
    pEÇO QUE VOCÊS CRISTÃOS,HOMENS DE DEUS ,LOTEM A CX DE EMAIL DO STJ .
    PRÓXIMAS SEMANAS O STJ JULGARÁ A VALIDAÇÃO DE CASAMENTO GAY NO BRASIL(CASAMENTO DIFERE DE UNIÃO AFETIVA NO CÓDIGO CIVIL),POIS DUAS MULHERES TIVERAM O PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE UNIÃO HOMOAFETIVA EM CASAMENTO NEGADOS PELO TJ-RS ,ENTÃO RECORRERAM AO STJ.E GRAÇAS A DEUS QUE O RELATOR JÁ DISSE QUE VOTARÁ CONTRA!
    o SILAS MALAFAIA,SEI QUE VOCÊS ODEIAM ELE, PEDIU PARA OS EVANGÉLICOS E CATÓLICOS PRATICANTES LOTAREM A CX DE EMAIL OU A OUVIDORIA DO STJ. ALGUNS PADRES TBM PEDIRAM A SEUS REBANHOS….
    QUE A BASE DA SOCIEDADE!!!!! PROJETO DE DEUS NÃO SEJA DESTRUÍDA!!!!!! PELOS RELATIVISTAS E POR UMA MINORIA QUE QUER IMPOR O ” CORRETO” A TODOS.
    LENIÉVERSON!!!!POSTE ISTO,SE PUDER,E DIVULGUE NO SEU BLOG. E TBM SE QUISER E PUDER ENVIE EMAILS PARA O STJ O GOOGLE!
    OBG
    ABRAÇOS,
    TG 4 .17( AQUELE QUE PODE FAZER O BEM E NÃO FAZ,ESSE COMETE PECADO)
    QUE NÃO SEJAMOS OMISSOS!
    ÁLVARO FERNANDES, P.S:
    ENTREI URGENTEMENTE PARA DIVULGAR ISTO,MAS DEPOIS RETOMAREMOS O ASSUNTO INTERCESSÃO/MEDIAÇÃO E LIVROS APÓCRIFOS.
    A PAZ DE CRISTO
    ASSISTAM POR FAVOR!
    http://www.verdadegospel.com/stj-julga-reconhecimento-de-casamento-gay/

  21. BOM! eu disse que não iria recorrer ao copy and paste,porém já que tenho que responder a muitos e ainda assim não responderei a TUDO.

    INTERCESSÃO/MEDIAÇÃO DOS SANTOS

    A seguir 10 razões da IMPOSSIBILIDADE da intercessão ou mediação dos “santos” mortos do catolicismo:

    PROVA 1 – TEMPO CHRONOS

    Segundo o próprio catolicismo, os santos estão no tempo Chronos, no Céu. Aceitando por um instante que eles estejam conscientes e saibam o que se passa na Terra, isso não muda o fato de que só Deus trabalha no tempo Kairos, só Deus não tem limite de tempo e espaço. Kairos é o “tempo de Deus”, enquanto o Chronos é o “tempo dos homens”. Só Deus trabalha no Kairos porque só Ele tem o atributo da Onisciência, um atributo que pertence unicamente aquele que não tem início e nem fim, àquele que existe de eternidade em eternidade. Mesmo no Paraíso, os mortos (incluindo os tais “santos”) continuariam “presos” no tempo Chronos.

    Isto significa que eles não tem tempo para ficar rezando por todo mundo que pede a intercessão deles. Enquanto milhares, ou até milhões, pedem a intercessão deles, eles não podem pedir por cada coisa de cada pessoa, pois o tempo deles é limitado, e não ilimitado como o de Deus. É por isso que a Bíblia diz que, no Céu, Jesus Cristo e o Espírito Santo são nossos intercessores diante de Deus (Rm.8:36; Jo.17:9; 1Co.14:14,15; Rm.8:34). Mas por que a Bíblia diz que o Filho e o Espírito Santo são intercessores nossos, mas nunca mostra a intercessão dos tais “santos”? Porque, “coincidentemente”, Jesus Cristo e o Espírito Santo, como Deus, trabalham no tempo Kairos.

    Eles sim podem interceder por todos, ao contrário dos “santos” que, mesmo se soubessem o que se passa na Terra (o que não sabem), mesmo se pudessem ouvir a oração de todos simultaneamente (o que não podem), mesmo se pudessem estar em vários lugares diferentes para interceder por diferentes pessoais em locais opostos no globo (o que também não podem), mesmo se a Bíblia desse um único exemplo disso (o que não dá), mesmo se a Bíblia permitisse a comunicação com os mortos (o que não permite), mas mesmo se eles conseguissem tudo isso ainda assim esbarraria no fato de que eles trabalham no tempo Chronos e, por isso, não tem a mínima condição de rogar por todos (na verdade não tem a mínima condição de rogar nem sequer por 1% deles…). Não é coincidência que, no Céu, a Bíblia relata apenas dois intercessores nossos, e ambos trabalham no tempo Kairos.

    PROVA 2 – IMPOSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO

    Os santos e Maria não podem ser mediadores porque há apenas UM mediador entre Deus e os homens, que é Jesus Cristo: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus” (1Tm.2:5). Todo e qualquer outro mediador entre Deus e os homens é excluído; Jesus fez mediação através de Sua morte na cruz (Hb.9:15;Hb.12:24). Não precisamos de nenhum outro nome, não importa quão poderoso, religioso ou especial, para interceder entre nós e Deus. Como filhos dEle, podemos chegar até Ele livremente, sabendo que Deus providenciou o mediador perfeito entre ele e nós.

    Esse mediador, sozinho, é o cabeça da igreja e o Sumo Sacerdote perante Deus como nosso advogado. Seu nome é Cristo Jesus, e Ele é o nosso Senhor, Salvador e irmão. Efésios 2:18 diz que “por ele [Jesus] ambos temos acesso ao Pai por um Espírito”. Apenas mediante Jesus nós temos o acesso ao Pai. João 14:6 é bem claro em dizer que Jesus é “o caminho, a verdade e a vida; e ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Perceba que Jesus disse que ele é O caminho, e não “um” caminho, e para reforçar ainda mais a frase ele conclui dizendo que “ninguém vem ao Pai senão por mim”. Absolutamente não há outro caminho! Não existem outros mediadores!

    PROVA 3 – ONISCIÊNCIA E ONIPRESENÇA

    Ora, para um “santo” morto atender as orações de alguém, muitas vezes até mesmo em seu inconsciente, ele sem dúvida deve ter o atributo da onisciência. Contudo, esta característica é um atributo exclusivo do Todo-Poderoso. Só Deus pode atender várias orações ao mesmo tempo, pois isto é intrínseco à sua divindade.

    ONISCIÊNCIA
    1.Qualidade de onisciente.
    2.Teol. O saber de Deus. [Sin. ger.: onissapiência. F. paral.: omnisciência.]

    A menos que os católicos não queiram considerar seus santos como semi-deuses como faziam os pagãos, eles precisam negar tal atributo aos seus santos. Se eles tivessem a possibilidade de ouvir as que lhes são dirigidas em todas as partes do globo terrestre, às vezes até em pensamento e no mesmo instante, teriam de ser oniscientes (ter ciência de tudo). Mas, como vimos, eles não tem!

    ONIPRESENÇA

    Ora, para um “santo” morto ouvir as orações de pessoas que rezam a eles simultaneamente no Brasil, na Arábia, no Cazaquistão, no Triangulo das Bermudas e na casa do papa eles devem estar cientes do que acontece em todos os lugares, tendo assim o atributo da onipresença. Contudo, esse é novamente outro atributo exclusivo do Todo-Poderoso. Em vista disso, recorrer a “santos” é lhes atribuir poderes de Deus, considerando-os deuses. De novo, a idolatria.

    PROVA 4 – COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS

    A tentativa de comunicação com os mortos é abominação para o Senhor (Is 8.19; Dt 18.10-12). Na parábola do rico e Lázaro, Jesus informa que os mortos nada podem fazer pelos vivos (Lc 16.19-11). Os católicos alegam que Deus proíbe apenas a consulta de mortos como os espíritas fazem. Contudo, quando você reza a algum morto ou pede a ajuda dele, ou pede a intercessão dele com você, isto não é uma forma de comunicação??? E já não estão mortos os santos e Maria??? Impossível pensar que Deus proíbe considerando como uma abominação esta prática de comunicação com os mortos mas está de pleno acordo com a conduta dos católicos…

    Se você pede a intercessão de um santo, você está falando com ele. No ave Maria a comunicação é o tempo todo diretamente a pessoa de Maria. A oração do Papa João Paulo II a Maria, dos primeiros anos da década de 1980, é um exemplo disto. Nesta oração, ele repetidamente roga a Maria que “nos livre” da guerra nuclear, fome, autodestruição, injustiça, etc. Falar com os “santos” já é uma forma de comunicação. Deus proíbe todo e qualquer tipo de consulta ou comunicação com mortos, e o ato de orar é exatamente de se comunicar!

    PROVA 5 – INEXISTÊNCIA DE EXEMPLOS BÍBLICOS

    A doutrina da “intercessão dos santos” mortos é tão demoníaca que não é citada em lugar nenhum dos mais de 1100 capítulos das Escrituras. Há inúmeras citações da Bíblia de intercessão (oração) de um vivo por outro vivo. O número chega provavelmente aos MILHARES! Veja o que a Bíblia diz a respeito disso:

    “E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus.” (Rm.15:30)

    Paulo pede que os irmãos da terra “combatam” em oração por ele. E não é só nesta passagem que ele pede isso. Em inúmeras partes de suas epístolas Paulo pede que os irmãos da terra orassem por ele. Veja o que ele escreve em 1 Timóteo 2:1:

    “Em primeiro lugar peço que sejam feitas orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas”

    Agora eu pergunto:

    1- Se existem MILHARES de citações da Bíblia que mostram pessoas orando em nome de Deus, ou pedindo a Jesus Cristo, ou pedindo a oração de algum outro irmão da terra, PORQUE NÃO HÁ QUALQUER SITUAÇÃO NA BÍBLIA DE ALGUÉM PEDINDO A INTERCESSÃO DE UM MORTO EM ORAÇÃO??????

    2- Se a oração dos mortos pelos vivos realmente existe, porque Paulo NUNCA pediu a oração de um morto, MAS SEMPRE PEDIA SOMENTE ÀS PESSOAS QUE ESTAVAM VIVAS QUE ORASSEM POR ELE??? Ora, se existe isso que o catolicismo prega, então porque Paulo não “dispensava” as ajudas dos vivos, já que ele tem tanta ajuda assim dos mortos, podendo escolher o morto que ele quiser para interceder por ele??? Mas NÃO! Paulo SEMPRE pedia e INSISTENTEMENTE para que os VIVOS orassem por eles, mas NUNCA pediu ajuda de um morto. Por quê? Porque Deus quis assim. Deus estipulou que os vivos orassem pelos vivos, e não os mortos. Apenas os vivos podem fazer isso, é por isso que Paulo pedia tão insistentemente a ajuda dos VIVOS para que “combatessem” em oração a favor dele.

    3- A Bíblia em nenhum lugar descreve qualquer pessoa no Céu orando por quem quer que seja na terra. Todas as vezes que a Bíblia menciona orar ou falar com os mortos, é em um contexto de magia, bruxaria, necromancia e ocultismo – atividades que a Bíblia fortemente condena (Levítico 20:27; Deuteronômio 18:10-13). Orar aos santos não tem qualquer base bíblica. Nunca encontraremos uma pessoa piedosa nas Escrituras orando a ninguém a não ser a Deus, ou pedindo para que alguém interceda, a não ser aqueles ainda vivos nesta terra.

    Ao invés disso, as Escrituras nos direcionam para que oremos a Deus (Lucas 11:1-2; Mateus 6:6-9; Filipenses 4:6; Atos 8:22; Lucas 10:2, etc.). Não há absolutamente qualquer base ou necessidade de orar a qualquer um que não seja somente Deus. Não há qualquer base para que se peça àqueles que estão nos Céus para que orem por nós. Somente Deus pode ouvir nossas orações. Somente Deus pode responder nossas orações.

    A oração é feita somente a Deus (I Coríntios 11:5; Romanos 10:1; Romanos 15:30; Atos 12:5; Atos 10:2; Atos 8:24; Atos 1:24; Zacarias 8:21-22; Jonas 2:7; 4:2, etc.) e os pedidos de oração são feitos somente aos vivos (I Tessalonicenses 5:25; II Tessalonicenses 3:1; Hebreus 13:18, etc.). “A ELE orará, e ELE o ouvirá” (Jó 22:27). Por que precisamos ir através de um santo, anjo ou Maria, ainda mais se considerarmos o fato de que nem o exemplo para que o façamos ou mandamento para que o façamos é jamais ensinado nas Escrituras?

    PROVA 6 – LIVRE ACESSO AO PAI

    A Bíblia firma que nós temos livre acesso ao Pai:

    “De acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.” (Efésios 3:11,12)

    “Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz, nós temos completa liberdade de entrar no lugar santíssimo. Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo” (Hebreus 10:19,20)

    A intercessão de Cristo, descrita na Bíblia, não trata-se de uma oração que ele faz, mas de uma OBRA de mediação que ele fez para com a humanidade (ver 1Timóteo 2:5). É por meio dele que podemos chegar ao Pai, sem tem que passar por outros.

    “Então a cortina do templo se rasgou em dois pedaços, de cima até embaixo” (Mateus 27:51)

    O véu separava o Lugar Santo do Santo dos Santos, no templo de Jerusalém. Josefo, historiador do 1 século d.C, narrou que mesmo se amarrasse esse pano em dois cavalos, e ambos corressem em direção contrária, ainda assim o véu permaneceria intacto!

    Mas com a morte de Cristo na cruz, o véu foi rasgado ao meio, significando que um novo e vivo caminho para a presença de Deus estava aberto. Nada mais nos impede de chegarmos ao Pai! Temos livre acesso ao Pai mediante a morte redentora de Cristo Jesus por nós!!! Nós não precisamos passar por santo nenhum para isso! O véu que separava já não separa mais!!!

    O “LIVRE acesso ao PAI” exclui qualquer mediação de santo. Jesus nos deixou o livre acesso ao Pai por meio de sua morte na cruz, é por isso e nesse sentido que ele é o nosso único e definitivo mediador (1Tm.2:5). A “MEDIAÇÃO” dos “santos” é uma doutrina totalmente desconhecida à luz das Escrituras Sagradas.

    PROVA 7 – SUFICIÊNCIA DE CRISTO

    Segundo o catolicismo, os santos mortos da ICAR são intercessores nossos. Nós pedimos pra eles, que de toda boa vontade vem pedir pra Jesus (que não deve saber nada da sua vida) e este por sua vez pede ao Pai. Os católicos oram aos santos. Vamos ver o que a Bíblia tem a dizer sobre isso?

    “O que pedires em MEU nome, EU o farei” (Jo.14:13). Cristo não pediu para pedir que o santo tal intercedesse por você e assim a mensagem chegaria a ele, mas para pedir para ELE, e ELE fará o milagre! E para ver o quanto Jesus abordava essa verdade que a ICAR omite, vamos ver outras passagens:

    “Eu farei qualquer coisa que vocês pedirem em MEU nome” (Jo.14:14). Veja que Jesus disse que faria QUALQUER coisa por nós se tão-somente pedíssemos para ele! Mas os católicos seguem na cega ignorância de rezar aos mortos!

    Veja mais estes:

    “Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em MEU nome” (Jo.15:16)

    “Até agora vocês não pediram nada em meu nome, peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa” (Jo.16:24)

    “Eu afirmo a vocês que isso é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em MEU NOME, ele lhes dará” (Jo.16:23)

    Veja que Cristo diz que faria QUALQUER COISA que pedíssemos para ELE. Ora, se Deus nos dará qualquer coisa se pedirmos para Cristo, então para que precisamos da “ajudinha” dos mortos? Logo, a não ser que o Senhor Jesus estivesse mentindo, cai a farsa da intercessão dos “santos”, pois Deus não faria algo sem utilidade nenhuma que ainda por cima não consta em parte nenhuma da Bíblia!

    Aí eu me pergunto: Se Cristo intercede por nós, então a intercessão SOMENTE DELE é insuficiente?

    Se sim, então porque Cristo diz para pedir em nome DELE, e não de algum santo para chegar a Ele? (Jo.14:13; 14:14; 15:16; 16:23; 16:24) Estaria Cristo mentindo?

    Se não precisamos pedir necessariamente aos santos, então em qual situação só a intercessão de Cristo não ajudaria? Em que situação se você pedisse direto a Jesus não daria certo, mas se você pedisse aos santos aí sim daria certo? Em qual situação que a “simples” intercessão do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é insuficiente?

    CONCLUSÃO

    1) Nós podemos pedir a Cristo SEM precisarmos passar pelos santos, nem precisamos da mediação deles.

    2) Cristo nos faria QUALQUER COISA que pedíssemos pra Ele. Logo, não há nada que os santos poderiam fazer a mais por nós que Jesus não fizesse.

    3) Conclusão: Cristo é nosso SUFICIENTE intercessor, ele não mandou pedir pra morto, mas pra ELE, e ele faria QUALQUER COISA por nós. E já que Deus não faria algo sem utilidade nenhuma, logo a mediação dos santos NÃO EXISTE.

    PROVA 8 – O ESTADO DOS MORTOS

    O estado dos mortos no período logo após a morte é constantemente mencionado na Bíblia, mas JAMAIS dá a entender que seja possível qualquer ligação dos mortos com os vivos. Veja o que a Bíblia REALMENTE diz:

    Salmos 6:
    5 Pois no Sheol não és lembrado, e lá ninguém pode te louvar.

    Isaías 38:
    18 No Sheol, ninguém te agradece, ninguém louva o teu nome, os que estão ali não confiam na tua fidelidade.
    19 São os vivos, e somente os vivos, que te louvam, como eu te louvo agora.

    Salmos 73:
    25 No céu, eu só tenho a ti [Deus].

    Salmos 88:
    10 Será que fazes milagres em favor dos mortos? Será que eles se levantam e te louvam?
    11 Será que no mundo dos mortos ainda se fala do teu amor? Será que naquele lugar de destruição se fala da tua fidelidade?
    12 Será que naquela escuridão são vistos os teus milagres? Será que na terra do esquecimento se pode ver a tua fidelidade?

    Salmos 115:
    16 Os céus pertencem somente ao Senhor, mas a terra ele deu aos seres humanos.
    17 Os mortos, que descem à terra do silêncio, não louvam a Deus, o Senhor.
    18 Mas nós, que estamos vivos, daremos graças ao Senhor agora e para sempre. Aleluia!

    Salmos 143:
    7 Não se escondas de mim para que eu não seja como aqueles que descem ao Sheol.

    Salmos 146:
    3 Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém.
    4 Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia perecem os seus pensamentos.

    5 Feliz aquele que recebe a ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus,
    6 o Criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que neles existe!

    Eclesiastes 9

    4 Quem está entre os vivos tem alguma esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto.

    Eclesiastes 9

    5 Pois os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma, nem tampouco tem eles recompensa, e a sua memória jaz no esquecimento.

    6 Também o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram, nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.

    Eclesiastes 9

    10 O que as suas mãos tiverem que fazer, que o faça com toda a sua força, pois no além, para onde vais, não há atividade alguma e nem planejamento, não há conhecimento e nem sabedoria.

    Aqui vimos que os mortos não louvam a Deus (Isaías 38:19), não estão conscientes de coisa alguma (Eclesiastes 9:5), vale menos do que um cachorro vivo (Eclesiastes 9:4), sua memória jaz no esquecimento (Eclesiastes 9:5), não confiam na fidelidade de Deus (Isaías 38:18), não falam da sua fidelidade (Salmos 88:12), estão numa terra de SILENCIO (e não de gritaria do inferno) (Salmos 115:17), não podem ser alvos de confiança (Salmos 146:3) e não pensam (Salmos 146:4).

    Não obstante a isso, os católicos – contrariando tudo e todos, menos a sua tradição… – ensinam que os mortos são intercessores nossos, mediadores, sabem direitinho o que se passa aqui na Terra, fazem “ponte de ligação” entre nós e Cristo Jesus, realizam feitos e milagres, entre muitos outros absurdos doutrinários perante a Bíblia, que é a Palavra de Deus, que não pode se contradizer.

    PROVA 9 – A MORTE É UM “SONO”

    Inúmeras passagens bíblicas relatam o estado dos mortos como um “SONO”. A questão aqui não é se o termo é literal ou não (para isso recomendo a leitura do meu livro – “A Lenda da Imortalidade da Alma”). Mas se o estado dos mortos é na Bíblia relacionado ao SONO, com os mortos “DORMINDO” ou “DESCANÇANDO”, seria uma “figura de linguagem” tão inapropriada, já que os mortos fazem tantas coisas a favor dos vivos?!

    “Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem” (1Co.15:6)

    “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem” (1Co.15:20)

    “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos” (1Co.15:51)

    “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.” (1Ts.4:13)

    “Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem” (1Ts.4:14)

    “Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem” (1Ts.4:15)

    “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” (Jo.11:11-14)

    “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem” (1Co.11:30)

    “Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também” (1Co.15:6)

    “E também os que dormiram em Cristo estariam perdidos” (1Co.15:18)

    “E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2Pe.3:4)

    “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef.5:14)

    “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dn.12:2)

    “Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias” (Dn.12:13)

    “E todos choravam, e a pranteavam; e Ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme.” (Lc.8:52)

    “E, entrando, disse-lhes: Porque vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.” (Mc.5:39)

    “Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais” (At.13:36)

    “E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” (At.7:20, na morte de Estevão)

    PROVA 10 – RESSURREIÇÃO

    A Bíblia é clara em dizer que os mortos não ressuscitaram ainda. Isso só acontecerá na segunda vinda de Cristo, ao soar da última trombeta, no último dia:

    “E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.” (Jo.6:39)

    “Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo.6:40)

    “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo.6:44)

    “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo.6:54)

    “Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia.” (Jo.12:49)

    “Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.” (Jo.11:24)

    “Eis que lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: A morte foi destruída pela vitória” (1Coríntios 15:51-54)

    Note também que antes dos mortos serem ressuscitados, eles estão corruptíveis, e mortais. Só depois da ressurreição, que só acontecerá na volta de Cristo, é que os mortos se revestirão de incorruptibilidade e de imortalidade. Note também que isso se dará “num abrir e fechar de olhos”.

    “Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível, é semeado em desonra e ressuscita em glória, é semeado em fraqueza e ressuscita em poder, é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual” (1Coríntios 15:42-44)

    Aqui fica claro que antes da ressurreição dos mortos (que como vimos só se dará na volta de Jesus), os corpos são perecíveis (v.42), em desonra (v.43), em fraqueza (v.43) e em corpo natural (v.44). Ninguém intercede diante de Deus nestes estados!!!

    “Nesse caso, também os que dormiram em Cristo já pereceram. Se é somente para essa vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão.” (1Co.15:18,19)

    Após afirmar a importância fundamental da ressurreição de Cristo para a fé e esperança cristãs, Paulo explica que “se Cristo não ressuscitou… os que dormiram em Cristo pereceram” (1 Cor. 15:18-19). Paulo dificilmente teria podido dizer que os santos adormecidos teriam perecido sem a garantia da ressurreição de Cristo se cresse que suas almas eram imortais e já estavam a desfrutar das bênçãos paradisíacas.

    Se Paulo cresse assim, ele provavelmente teria dito que sem a ressurreição de Cristo as almas dos santos adormecidos permaneceriam desincorporadas por toda a eternidade. Todavia, Paulo não faz tal alusão quanto a essa possibilidade, porque cria que a pessoa integral, corpo e alma, teriam “perecido” sem a garantia da ressurreição de Cristo. E essa ressurreição só acontece na sua volta (1Co.15:51-54; 1Co.15:22,23). Paulo detona com a heresia de quem pregava que os mortos já ressuscitaram para estar no Céu:

    “Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns” (2Timóteo 2:18).

    A Bíblia é clara em dizer que Davi não subiu aos céus ainda:

    “Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita.” (At.2:34). Davi era um homem justo e íntegro diante de Deus, que, como todas as pessoas, também cometeu pecados, mas tinha um coração de dedicação sincera ao Senhor. Nada que nos leve a achar que ele foi para o inferno! De fato, nem Jesus Cristo foi para o Céu antes de ressuscitar, como ele próprio disse ao ressuscitar ao terceiro dia, dizendo a Maria: “Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai …” (João 20:17).

    Se nem Davi e nem Jesus foram ao Céu antes da ressurreição, nada me leva a crer que os tais “santos” já estejam lá intercedendo pela gente, ainda mais quando levamos em consideração que muitos ditos “santos”, foram assassinos, tais como José de Anchieta e Inácio de Loyola, hereges como Afonso de Ligório e outros até nunca existiram como acreditam muitos, tais como o “São Jorge”, que a própria Igreja Católica reconheceu que de fato jamais existiu…

    A vista de tudo isso, não seria melhor pedir pra Jesus?

    Abraços,
    Álvaro Fernandes,

  22. “Sidney!!! vc citou as doutrinas da predestinação fatalista de Calvino e já te adianto que não a seguimos,mas acreditamos que existe um povo que vai ser salvo.”

    Ótimo, pelo menos agora eu sei que a Assembléia de DEUS, não crê na predestinação fatalista de Calvino, pelo menos isto é uma boa notícia.

    “BOM!!!! Sobre o RESPEITO e HONRA com MARIA nós (falo por mim e pela maioria) também possuímos,porém adoração/veneração/intercessão não.”

    Adoração nós católicos só prestamos a DEUS, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.

    Veneração no sentido de Honra , Respeito e Reverência, prestamos a Maria, aos Anjos e aos Santos

    Quanto a intercessão esta está inserida no contexto de que todos estamos unidos em CRISTO e por meio de SEU nome, todos oramos uns pelos outros e nossos irmãos que estão nos céus que unidos nós por meio de JESUS CRISTO , dentro da Comunhão dos Santos, também poderão orar por nós.

    Quanto a diferença entre Adoração e Veneração, vejamos o que diz o Dicionário Michaelis :

    adorar
    a.do.rar
    (lat adorare) vtd 1 Reverenciar, venerar. 2 Amar extremamente, idolatrar. 3 Gostar muito de. 4 Prestar culto a; cultuar. Antôn: desadorar, detestar.
    venerar
    ve.ne.rar
    (lat venerari) vtd 1 Tratar com profundo respeito; render culto a: “Todos a tínhamos e a venerávamos como uma santa” (Fernando de Azevedo). 2 Acatar, respeitar muito, ter em grande consideração: Venerar a ciência, venerar a religião.

    Vejam que até os termos se confundem, mas dá para chegar a conclusão que toda adoração é uma veneração, mas, nem toda veneração é uma adoração, pois Tratar pessoas com profundo respeito, acatar, ter grande consideração, isto temos de um monte de gente, isto é adoração?, não, Venerar no sentido de Adorar somente a DEUS, pois para evitar então tanta confusão é que nós católicos só dirigimos a DEUS a adoração, e quanto aos respeito a honra e a reverência que dirigimos a Maria, aos Anjos e aos Santos e a todos os que devemos tais honras, damos a estes gestos o título de Veneração.
    “Nós podemos orar uns pelos outros,porém pela Bíblia não podemos orar pelos que se foram e nem pelos anjos.”
    Não oramos pelos Anjos pois os que estão com DEUS, já são Santos e não tem necessidade de nossas orações, aos Santos não oramos para eles, haja vista que se já são Santos e já estão junto ao PAI e a JESUS CRISTO, não tem necessidade de nossas orações, nós é que podemos nos beneficiar das orações deles, mas oramos sim, pelas almas que estão no purgatório, mas falar em purgatório agora não será possível, este é outro assunto que poderemos discutir em outra ocasião, por hora, ficamos só sobre a intercessão dos Santos.

  23. “No Novo Testamento encontramos uma alusão indireta ao purgatório póstumo em l Cor 3,10-15.”
    EI ESPERA AI!!!!!!ESSA ALUSÃO é muito indireta mesmo viu!!!!(RSRSS) .O nome purgatório não existe na bíblia
    e existe divergências sobre a existência do mesmo entre os próprios padres….

    Outubro/2006:
    “Há quase um ano a Comissão Teológica Internacional da Igreja vem trabalhando num documento que pretende abolir formalmente o limbo, o lugar para onde, segundo a tradição católica, vão as crianças que morrem sem ter sido batizadas”. Bem entendido, batizadas na “igreja-mãe”.

    Abril/2007:
    “A Igreja Católica eliminou o limbo, onde a tradição católica colocava as crianças que morriam sem receber o batismo, considerando que aquele refletia “uma visão excessivamente restritiva da salvação

    Ei calma ai !!!!!Quanto aos “Envanjélicus ” …vamos debater sem esse tipo de coisa!!!!Vamos tentar manter nosso testemunho cristão!.Não pretendo utilizar palavras de baixo calão ou satirizá-lo .Nossa divergência é doutrinária e não pessoal ! Não precisa desse ódio e nem dessa evangelicofobia( neologismo criado por mim).
    Abraços,
    A Paz de Cristo,
    Álvaro Fernandes,

    O problema é que a bíblia protestante não tem os dois livros de Macabeus, por isso faz com que não entenda a questão da oração pelos mortos.
    Os livros apócrifos ,para vocês,deuterocanônicos,são cheios de aberrações….por isso não aceitamos…

  24. “o SILAS MALAFAIA,SEI QUE VOCÊS ODEIAM ELE”

    O odiar o Silas Malafaia?, eu não odeio ele como ninguém do protestantimos, espiritismo e por aí vai, só não concordo com ele, com a doutrina protestante, espírita, e por aí vai, mas odiar!!!!, nunca, isto é um termo muito forte para um cristão, que odeia não é cristão, é como um padre um dia me disse, que o termo odiar (e o sentimento tamém), não deveriam haver no dicionário do cristão.

  25. foi um termo mal colocado…estava digitando apressado.me desculpe pela força de expressão.

  26. Álvaro,

    duas coisas:

    1- “GENTE!!!!!!VOU MUDAR PARA UM ASSUNTO SÉRIO,MAS NA…”.

    Eu considero o oposto. Aquele assunto, para mim, é muito mais sério do que este. Talvez você tenha pensado “assunto mais urgente” e digitado “assunto mais sério”, não?

    2- “o SILAS MALAFAIA,SEI QUE VOCÊS ODEIAM ELE,”

    Não, nós não o odiamos! Uma coisa é o homem Silas Malafaia, outra, o pastor Silas Malafaia. A este homem, desejo verdadeira conversão. A este pastor, discordo de quase tudo o que ele diz em seus programas e o considero herético, como falei a tempos atrás. Mas o respeito mesmo assim.

    Tenho parentes protestantes e gosto muito deles. Mas quando o assunto com eles é religião e fé, não privo a ninguém de dizer o que considero ser verdade.

  27. “Ei calma ai !!!!!Quanto aos “Envanjélicus ” …vamos debater sem esse tipo de coisa!!!!Vamos tentar manter nosso testemunho cristão!.Não pretendo utilizar palavras de baixo calão ou satirizá-lo .Nossa divergência é doutrinária e não pessoal ! Não precisa desse ódio e nem dessa evangelicofobia( neologismo criado por mim).”

    Não foi um xingamento (é algo apenas da sua cabecinha), mas sim uma provocação já que só vcs se consideram crentes no Evangelho e nós católicos não.Aceite isso, Alvaro, é a mais pura verdade.
    Mas vamos resumidamente rebater os 10 pontos que vc usou.

    Vamos lá, Alvaro, o seu problema é sola scriptura, um termo em latim que significa Só a Escritura, você trabalha com uma confusão maluca entre Salvação e mediação.Nos 10 pontos que vc escreveu mostra claramente isso.Quem Salva é só Jesus, mas a forma de se pedir a Salvação é o que chamamos de intercessão ou mediação.

    Tu disses isso:

    “Esse mediador, sozinho, é o cabeça da igreja e o Sumo Sacerdote perante Deus como nosso advogado. Seu nome é Cristo Jesus, e Ele é o nosso Senhor, Salvador e irmão. Efésios 2:18 diz que “por ele [Jesus] ambos temos acesso ao Pai por um Espírito”. Apenas mediante Jesus nós temos o acesso ao Pai. João 14:6 é bem claro em dizer que Jesus é “o caminho, a verdade e a vida; e ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Perceba que Jesus disse que ele é O caminho, e não “um” caminho, e para reforçar ainda mais a frase ele conclui dizendo que “ninguém vem ao Pai senão por mim”. Absolutamente não há outro caminho! Não existem outros mediadores!”

    Mais um exemplo de manipulação discursiva, veja vc substituiu a expressão salvar por mediar.Vc já ouviu falar de um anjo chamado miguel (miguel significa Quem como Deus”. Miguel é o chefe da milicia celeste.Assim como miguel, há outros anjos como Rafael (descrito no livro de Tobias – retrirado por vcs) que apareceu para Sara e Tobias e o anjo Gabriel que apareceu a Maria.Ou tu negas isso?Toda a atividade desses anjos foram para interceder e dar instruções aos personagens bíblicos para fazer a vontade do Pai que está nos Céus.
    Vc não consegue entender pq tem o foco somente na bíblia e não na tradição histórica cristã.

    “Ora, para um “santo” morto ouvir as orações de pessoas que rezam a eles simultaneamente no Brasil, na Arábia, no Cazaquistão, no Triangulo das Bermudas e na casa do papa eles devem estar cientes do que acontece em todos os lugares, tendo assim o atributo da onipresença. Contudo, esse é novamente outro atributo exclusivo do Todo-Poderoso. Em vista disso, recorrer a “santos” é lhes atribuir poderes de Deus, considerando-os deuses. De novo, a idolatria”.

    Alvaro, Alvaro, vc já ouviu falar da expressão ou de uma ciencia chamada hagiologia, ou seja, o estudo da vida dos Santos? Se vc tivesse a honestidade de estudar, saberia que nenhum deles, nem os anjos, nem Maria quis ser chamados de Deuses ou atrair sua atenção de forma maior que Deus.Nos cultos protestantes, nas Escola bíblica Dominicais e Cursos de Teologia se ensina isso de forma equivocada e tola.

    “A doutrina da “intercessão dos santos” mortos é tão demoníaca que não é citada em lugar nenhum dos mais de 1100 capítulos das Escrituras. Há inúmeras citações da Bíblia de intercessão (oração) de um vivo por outro vivo. O número chega provavelmente aos MILHARES! Veja o que a Bíblia diz a respeito disso:

    “E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus.” (Rm.15:30)

    Paulo pede que os irmãos da terra “combatam” em oração por ele. E não é só nesta passagem que ele pede isso. Em inúmeras partes de suas epístolas Paulo pede que os irmãos da terra orassem por ele. Veja o que ele escreve em 1 Timóteo 2:1:

    “Em primeiro lugar peço que sejam feitas orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas”

    Agora eu pergunto:

    1- Se existem MILHARES de citações da Bíblia que mostram pessoas orando em nome de Deus, ou pedindo a Jesus Cristo, ou pedindo a oração de algum outro irmão da terra, PORQUE NÃO HÁ QUALQUER SITUAÇÃO NA BÍBLIA DE ALGUÉM PEDINDO A INTERCESSÃO DE UM MORTO EM ORAÇÃO??????

    2- Se a oração dos mortos pelos vivos realmente existe, porque Paulo NUNCA pediu a oração de um morto, MAS SEMPRE PEDIA SOMENTE ÀS PESSOAS QUE ESTAVAM VIVAS QUE ORASSEM POR ELE??? Ora, se existe isso que o catolicismo prega, então porque Paulo não “dispensava” as ajudas dos vivos, já que ele tem tanta ajuda assim dos mortos, podendo escolher o morto que ele quiser para interceder por ele??? Mas NÃO! Paulo SEMPRE pedia e INSISTENTEMENTE para que os VIVOS orassem por eles, mas NUNCA pediu ajuda de um morto. Por quê? Porque Deus quis assim. Deus estipulou que os vivos orassem pelos vivos, e não os mortos. Apenas os vivos podem fazer isso, é por isso que Paulo pedia tão insistentemente a ajuda dos VIVOS para que “combatessem” em oração a favor dele.

    3- A Bíblia em nenhum lugar descreve qualquer pessoa no Céu orando por quem quer que seja na terra. Todas as vezes que a Bíblia menciona orar ou falar com os mortos, é em um contexto de magia, bruxaria, necromancia e ocultismo – atividades que a Bíblia fortemente condena (Levítico 20:27; Deuteronômio 18:10-13). Orar aos santos não tem qualquer base bíblica. Nunca encontraremos uma pessoa piedosa nas Escrituras orando a ninguém a não ser a Deus, ou pedindo para que alguém interceda, a não ser aqueles ainda vivos nesta terra.

    Ao invés disso, as Escrituras nos direcionam para que oremos a Deus (Lucas 11:1-2; Mateus 6:6-9; Filipenses 4:6; Atos 8:22; Lucas 10:2, etc.). Não há absolutamente qualquer base ou necessidade de orar a qualquer um que não seja somente Deus. Não há qualquer base para que se peça àqueles que estão nos Céus para que orem por nós. Somente Deus pode ouvir nossas orações. Somente Deus pode responder nossas orações.

    A oração é feita somente a Deus (I Coríntios 11:5; Romanos 10:1; Romanos 15:30; Atos 12:5; Atos 10:2; Atos 8:24; Atos 1:24; Zacarias 8:21-22; Jonas 2:7; 4:2, etc.) e os pedidos de oração são feitos somente aos vivos (I Tessalonicenses 5:25; II Tessalonicenses 3:1; Hebreus 13:18, etc.). “A ELE orará, e ELE o ouvirá” (Jó 22:27). Por que precisamos ir através de um santo, anjo ou Maria, ainda mais se considerarmos o fato de que nem o exemplo para que o façamos ou mandamento para que o façamos é jamais ensinado nas Escrituras?”.

    Em 12 de outubro de 1195, quando eu tinha uns 18 anos, um “bispo” da Igreja Universal do Reino de Deus, chutou, em Rede Nacional, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.Dizendo que é uma escultura, que ela não escuta, não cheira e nem fe……Meu caro Alvaro, na época foi um escândalo, porque revoltou muitos católicos.Na ocasião, me lembro que muitos pastores, da assembléia, da presbiteriana, diziam a termo aqui que, no fundo, no fundo gostariam de ter feito a mesma coisa.
    A Alma protestante, como o próprio nome diz, protesta contra tudo, inclusive a Devoção dos Santos, acusando-nos de idolatria.
    Mas vamos pensar, não é Alvaro, se somos idolatras, porque toda a Vez que a Igreja “Mãe” das Assembleias de Deus em Belém faz aniversário, lembram da memoria dos pioneiros que “implantaram” a denominação no Brasil?Ah!Sim, para vcs são homenagens, para nós católicos seria idolatria?Parabéns Álvaro, pela contradições que vc está dando.

    “Se você pede a intercessão de um santo, você está falando com ele. No ave Maria a comunicação é o tempo todo diretamente a pessoa de Maria. A oração do Papa João Paulo II a Maria, dos primeiros anos da década de 1980, é um exemplo disto. Nesta oração, ele repetidamente roga a Maria que “nos livre” da guerra nuclear, fome, autodestruição, injustiça, etc. Falar com os “santos” já é uma forma de comunicação. Deus proíbe todo e qualquer tipo de consulta ou comunicação com mortos, e o ato de orar é exatamente de se comunicar!”

    Meu Deus , vou transcrever a Oração da Ave Maria aqui.

    Ave Maria, cheia de graça,
    o Senhor é convosco.
    Bendita sois vós entre as mulheres,
    e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
    Santa Maria, Mãe de Deus,
    rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
    Amém.

    Alvaro, grande parte da Oração foi baseada no Texto de Lucas 1.

    Vamos lá,
    Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco- Lucas 1,
    Contexto
    28 – Quando o anjo Gabriel diz: Alegra-te cheia de Graça o Senhor está contigo.

    “Bendita sois vós entre as mulheres,
    e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.” -Lucas 1,42
    Contexto
    Maria, visita sua prima Isabel, esta espantada Diz:
    Bendita es tú entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre.”
    Obs: Nota-se que foi um anjo e a prima de Maria que disseram isso.Será que eles cometeram alguma idoletria a Maria por terem dito isso, Álvaro?Não me façar rir, né?Tá na Biblia isso.

    Santa Maria, Mãe de Deus,
    rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
    Amém.
    Mãe de Deus é um dogma católico, que implicitamente quer dizer Maria, mãe biológica do Filho de Deus”. Isso não quer dizer que ela, Maria, quer chamar mais atenção que
    Veja o magnificat:
    Minha alma glorifica o Senhor,
    E meu espírito exultou em Deus meu salvador;
    Porque atentou na humildade de sua serva,
    Eis que me chamam abençoada todas as gerações,
    Porque me fez grandes coisas o poderoso, e santo é seu nome,
    E sua misericórdia se estende à progênie dos que o temem;
    Fez portentos em seu braço, dissipou os soberbos de coração;
    Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes;
    Encheu de bens os famintos, e os ricos despediu vazios;
    Amparou Israel, seu servo, recordado de sua misericórdia,
    Como prometeu a nossos pais, a Abraão e à sua posteridade para sempre.Lc 1,39-56

    A própria Maria se designa Serva do Senhor e não de Deus.A Chamamos de Nossa Senhora, por sinal de respeito e educação.Vc chama sua mãe de quê, Alvaro, de você ou Senhora?Como Jesus Gostaria que sua mãe fosse tratada?De você ou Senhora?Nesse ponto, os “crentes” cometem uma indelicadeza enorme.
    E outra, quando um religioso diz: Rogar a maria, ele quer dizer Roga a Deus por Maria (lembra da passagem das bodas de caná que vc insiste em dizer que não tem nada a ver com intercessão?), é isso, é uma realidade que sua alma protestante e cega não quer enxergar.

    “PROVA 10 – RESSURREIÇÃO

    A Bíblia é clara em dizer que os mortos não ressuscitaram ainda. Isso só acontecerá na segunda vinda de Cristo, ao soar da última trombeta, no último dia”

    Que bobagem, Alvaro, vc sabia que tanto a Antiga, quanto Nova Aliança, registram exemplos de ressurreição, que é claro, não é a mesma de cristo?Leia abaixo:
    No Antigo Testamento:

    O filho da viuva (1Reis 17.17-24)
    A mulher sunamita (2Reis 4.32-37)
    O homem que foi encostado nos ossos de Eliseu (2Reis 13.20-21)
    No Novo Testamento:

    O filho duma viuva (Lucas 7.11-15)
    A filha do Jairo (Lucas 8.41-42; 49-55)
    Lázaro (João 11.1-44)
    Muitos santos que haviam morrido, depois da morte de Jesus (Mateus 27.52)
    Jesus (Mateus 28.1-8)
    Tabita (Atos 9.36-43)
    Êutico, o jovem que dormiu e morreu durante o sermãozão de Paulo! (Atos (20.9-10)

    Mas o que chama-me atenção é esse:
    Muitos santos que haviam morrido, depois da morte de Jesus (Mateus 27.52)Fala de Santos que haviam morrido, se para os protestantes não deve se crer na existencia de Santos, que santos eram esses?Chupa essa manga, né?
    Eu espero a sua eneaplica, para continuarmos o debate.

    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    É

  28. ENEAPLICA FOI BOA!!!!!rsrsrsrsrsr …AH!!!!!e não dirigimos orações e intercessões para o fundador da primeira AD no Brasil em Belém-PA.Apenas comemoramos 100 anos das AD´s no BRASIL pq em outros lugares ela é bem mais velha….BOM! não posso demorar no PC agora,mas mais tarde postarei!
    AH!Leniéverson!Publique,por favor,no seu email a notícia do STJ que postei acima e por favor peça aos seus amigos que envie emails para lá.A maioria dos católicos praticantes e evangélicos estão lotando a cx de email do STJ
    AH! antes que eu me esuqeça!!!Aquele ridículo DESRESPEITO foi e é DESAPROVADO pela maioria dos evangélicos,mas na época eu tinha apenas 4 anos ,porém já vi aquele gesto ridículo no youtube…Não gosto de desrespeito e vc sabe disto!!!!
    Abraços,
    Álvaro Fernandes

  29. Chega a ser cômico o amigo Álvaro citar Sto.Agostinho:

    Álvaro Fernandes says:
    12 October 2011 at 5:17 pm
    Eu não gosto de citar outros,gosto de me ater somente a bíblia,mas finalizarei com as palavras de um dos organizadores da Bíblia.
    “Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”
    Santo Agostinho.

    Enfim, gostaria de perguntar ao amigo Álvaro que é um adepto do insano princípio da Sola Scriptura. Se toda doutrina para ser verdadeira deve estar na Bíblia, onde nela está escrito este princípio?

    abraços,
    lucas

Os comentários estão fechados.