O triste fim do progressismo

Espetacular esta matéria que apresenta um relatório de um grupo anglicano conservador sobre as paróquias da Igreja Episcopal nos Estados Unidos (aqui em português, no Acarajé Conservador). De acordo com a manchete, uma em cada três paróquias episcopalianas desaparecerá dentro de cinco anos. O motivo? Simplesmente porque elas são doutrinariamente liberais.

«Os episcopalianos aprovaram tudo o que os “progressistas” exigiam e mais. Mas isso não atraiu fiéis. No século XVI, o anglicanismo aceitou o clero casado. Em 1930, aceitaram a anticoncepção. Em 1976, os episcopalianos aprovaram o clero feminino. Em 1989, ordenou-se a primeira bispa episcopaliana. Em 1994, proibiu toda terapia para deixar a homossexualidade. Em 2000, aceitou-se o sexo fora do matrimônio. Em 2003 ordenaram como bispo a Gene Robinson, um senhor divorciado, com dois filhos, que vivia «maritalmente» com outro homem (este ano 2011 deixou o cargo). Em 2006 o episcopalianismo admitia o matrimônio homossexual. Em 2010 presumia ordenar em Los Anjos uma bispa lésbica. Em 1 de janeiro de 2011 um bispo episcopaliano casava com pompa midiático a duas sacerdotisas lésbicas episcopalianas, uma delas a famosa militante pro-aborto, Katherine Ragsdale».

Isto não é novidade. O então cardeal Ratzinger já dizia (tenho quase certeza de que é n’O Sal da Terra, mas pode ser também no “A Fé em Crise?”) em resposta àqueles que vaticinavam o fim da Igreja caso Ela não Se abrisse ao mundo moderno: os protestantes já aceitaram tudo e, mesmo assim, continuam perdendo fiéis. É claro que o mundo moderno não pode ser conselheiro em questões espirituais, e é bastante evidente que os “sábios” deste século sem Fé não podem pretender dizer à Igreja de Cristo como Ela deve Se portar para manter o rebanho que Deus Lhe confiou. Na verdade, os que pedem que a Igreja Católica “adapte-Se” aos tempos modernos são exatamente os que querem que Ela desapareça. Como já aconteceu [e está acontecendo] com os protestantes.

As pessoas têm sede de Verdade, de Bondade, de Beleza – de Deus. As pessoas não desejam algo que já encontrem no mundo: no dia em que os católicos entenderem isso, então a Igreja passará a florescer de modo abundante. Houve tempos em que a mensagem do Evangelho podia contar com “concorrentes”, do paganismo pré-cristão ao catarismo medieval, etc. É impressionante que, hoje, alguns ainda se envergonhem de anunciar “de cima dos telhados” a Doutrina de Cristo – hoje, quando as pessoas são empurradas do ateísmo irracional e estéril para um progressismo relativista e, em última instância, também ateu! É um verdadeiro mysterium iniquitatis que muitos ainda hoje queiram fazer concessões ao mundo, quando já estão historicamente demonstrados os fins trágicos aos quais levam os (impossíveis) conluios do Evangelho com o mundo moderno.

A Igreja Católica cresce por atração – por aquela sobrenatural atração que Cristo dependurado no Madeiro da Cruz exerce sobre as almas honestas. Não há “concessão” que precise ser feita aqui. Não existe “especialista” sem Fé que possa ensinar à Igreja como pregar o Evangelho. Não há verdadeiro bem no mundo que se oponha ao que ensina a Esposa de Cristo.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

245 comentários em “O triste fim do progressismo”

  1. mateus 27.52:”E abriram-se os sepulcros,e muitos corpos de santos que dormiam foram ressucitados”.
    O contexto aí é o da crucificação de Cristo.O significado deste evento é oprenúncio profético de que a morte e a ressureição de Cristo garantem a nossa ressureição gloriosa na sua vinda.A ressureição de Cristo foi a derrota da morte ( ver 1 Co 15.50-58; 1 Ts 4.14)
    Lucas….Meu Caro eu disse aqui para os Srs que iria limitar o número de participantes,pois por motivos óbvios eu não posso responder a todos e iriamos lotar com 10000000 de participantes e comentários este espaço do blog,mas já que vc citou o meu nome me dirigiu a palavra falando da prioridade que as escrituras têm na minha crença eu não poderia deixar de te responder.

    Uma das falácias mais repetidas pelos romanistas é que o conceito fundamental de “Sola Scriptura” é uma “invenção de Lutero”, que não era pregada na Igreja primitiva, aquela dos primeiros séculos de Cristianismo. O que Lutero e os demais Reformadores pregavam era que nós não podemos ultrapassar as Escrituras para impor dogmas ou doutrinas que não tem harmonia com a Sagrada Escritura, visto que esta é o ápice da autoridade em matéria doutrinária, constituída por Deus para ser o pilar e fundamento de nossa fé.

    Eu poderia aqui postar milhares de documentos antes de Lutero que comprovam a prioridade as escrituras,mas não mudarei o foco do debate que por enquanto é intercessão/mediação e os livros apócrifos ou deuterocanônicos.
    Mas podemos debater sobre isto depois.Faça Igual ao seu xará da Bíblia …o médico …o Doutor Lucas…profundo examinador,estudioso e pesquisador que vc obterá um grande crescimento espiritual.
    Abraços,
    Álvaro Fernandes.

  2. AH!!!! Leniéverson! vc citou a oração de/para Maria que foi introduzida e mudada por alguns papas.Depois postarei sobre isso.

  3. AH!!! Eu me esqueci …vc perguntou onde a Bíblia fundamenta a sola scriptura ou a proridade as escrituras?
    Próxima postagem eu postarei dezenas de versículos para vc,pois estou ocp agora!
    Que DEUS te abençoe,
    Abraços,
    Álvaro Fernandes,

  4. Não vou digitar os dizeres, mas somente as refutações para não ficar um texto muito longo, começamos com a prova nº 1

    PROVA 1 – TEMPO CHRONOS
    Mesmo que os Santos nos céus não sejam oniscientes e onipresentes, tributos estes divinos, portanto, só EUS os tem, e eles viverem fora do tempo de DEUS, porém, eles ainda assim estão nos céus, na eternidade, e lá, não a tempo ou espaço, ou ainda, poderá até haver, porém o tempo lá será bem diferente do daqui, o que possibilitará que todos os Santos fiquem sabendo de nossas orações e intercedam por nós junto a face de DEUS.

    “ao contrário dos “santos” que, mesmo se soubessem o que se passa na Terra (o que não sabem),

    Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. (São Mateus 18,10)
    Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa. (São Lucas 15,10)
    Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. (São Lucas 20,36)
    “Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra? Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos. (Ap. 6, 9-11)
    “mesmo se pudessem ouvir a oração de todos simultaneamente (o que não podem), mesmo se pudessem estar em vários lugares diferentes para interceder por diferentes pessoais em locais opostos no globo (o que também não podem)”

    Seguindo a citações bíblicas ditas acima, mesmo que os Santos nos céus, repito, não possuírem os tributos de onisciência e onipresença, mesmo estando fora do tempo de DEUS, mas no tempo do céu, que é o tempo da eternidade, portanto, um tempo totalmente diferente do nosso, e sendo como os Anjos, e os Anjos sabem do que se passa sobre a terra (vide Lucas 15,10) assim também saberão os Santos, pois DEUS de alguma forma os faz saber tal como os Santos Mártires, que pediram conta do sangue deles derramados.

    “mesmo se a Bíblia desse um único exemplo disso (o que não dá)”

    Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos). (Ap. 5,8)

    Adiantou-se outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está adiante do trono (Ap. 8, 3)

    “mesmo se a Bíblia permitisse a comunicação com os mortos (o que não permite)”

    A Bíblia diz que não devemos evocar os mortos, e não invocar os Santos para que de onde eles estiverem, roguem por nós.

    “mas mesmo se eles conseguissem tudo isso ainda assim esbarraria no fato de que eles trabalham no tempo Chronos e, por isso, não tem a mínima condição de rogar por todos (na verdade não tem a mínima condição de rogar nem sequer por 1% deles…). Não é coincidência que, no Céu, a Bíblia relata apenas dois intercessores nossos, e ambos trabalham no tempo Kairos.”

    Em Apocalipse 5,8 e 8,1 vemos um Anjo e 24 anciãos ( que na minha opinião representam os Santos do A.T representados pelos 12 patriarcas, e os Santos do N.T. representado pelos 12 Apóstolos “Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. – São Mateus 19,28”) vemos claramente que além de JESUS e do ESPÍRITO SANTO, Anjos e Santos também oferecem as preces dos santos da terra (que são os cristãos o qual são chamados de santos, vide At. 9,13.32.41; Rm. 15,36.31; 1º Cor. 16,1.15; 2º Cor. 8,4; 9,1.12) diante do trono divino.

    PROVA 2 – IMPOSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO

    Esta 2º prova já foi discutida a exaustão, JESUS é nosso único mediador de nossa Salvação, ELE é o único caminho que leva ao PAI, todas as demais intercessões, são feitas em seu NOME, e não paralelo a DELE.

    PROVA 3 – ONISCIÊNCIA E ONIPRESENÇA

    Esta prova já foi rebatida na prova nº 1.

    PROVA 4 – COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS

    A comunicação com os Santos, que não estão mortos, mas bem vivos diante de DEUS – 1Ts 3,13. Hb 11,40; 12,23. 1Pd 3,19. Ap 6,9. , se dá mediante ao próprio CRISTO que nos une em um só corpo, (1º Cor. 12), portanto, está longe de comparar as preces que fizemos aos Santos com a prática de evocação que se encontra no espiritismo.

    PROVA 5 – INEXISTÊNCIA DE EXEMPLOS BÍBLICOS

    Sim, existem exemplos bíblicos de Santos e Anjos orando por nós nos céus (Ap. 5,8; 8,3), só chamo a atenção do porque São Paulo nunca dirigiu pedidos a irmãos já falecidos e que já se encontravam nos céus, devemos lembrar, que São Paulo não esgotou toda a doutrina cristã, e JESUS prometera a Igreja que enviaria o ESPÍRITO SANTO para ensinar toda a verdade (João 16, 12-13), São Paulo pode não ter percebido sobre a doutrina da Comunhão dos Santos o qual dentro desta Comunhão é que ocorre a intercessão dos Santos pelos seus irmãos aqui na terra, mas ele mesmo lançou a base desta verdade, quando, implicitamente, assim escreveu: “ Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos. Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? E se a orelha dissesse: Eu não sou o olho; por isso, não sou do corpo, deixaria ela de ser do corpo? Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós. Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários. E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho, ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros.”
    E portanto, a Igreja, iluminada pelo ESPÍRITO SANTO, interpretando as entre linhas de diversas passagens como esta de São Paulo, e tendo a certeza que nosso irmãos estão unidos junto a nós na pessoa de CRISTO mediante a Comunhão dos Santos (Jo 15,5. Rm 12,4. 1Cor 6,12-20; 10,17; 12,4-27. Ef 2,19; 5,30. Col 1,18, 24; 2,19; 3,15.) chegou a conclusão que sim, nosso Irmãos nos céus podem orar por nós, e é santo e salutar pedir as preces deles por nós diante de DEUS e em nome de JESUS.

    PROVA 6 – LIVRE ACESSO AO PAI

    Há uma grande contradição nesta 6º Prova, sim, temos livre acesso ao PAI, mas não está na Bíblia que todos podemos interceder uns pelos outros por meio da oração?, uma passagem bíblica anula a outra?, temos livre acesso ao PAI, mas nada nos impede, de chegarmos até ELE acompanhado por alguém que já se encontra lá e que muito pode nos auxiliar com suas preces e súplicas por nós.

    PROVA 7 – SUFICIÊNCIA DE CRISTO

    Mais de uma vez se colocou aqui que a intercessão que fizemos uns pelos outros, assim como os Santos nos céus, se fará tal intercessão em nome de JESUS, pois ELE é o principal intercessor, todas as demais intercessões e orações que dirigimos a DEUS, a só ou em comunhão com algum irmão, seja que estejam aqui na terá, seja os que se encontram nos céus, deverá ser subordinada a DELE e não paralela a ELE, e tais passagens como João 14,13-14; 15,6; 16,23, só vem esclarecer esta questão.

    PROVA 8 – O ESTADO DOS MORTOS

    Todas as passagens mencionadas, são do A.T. o qual estando as portas do céu fechadas por causa do pecado de Adão, não se poderiam então entrar as almas, mesma a dos justos do A.T. na eternidade, tais almas então se encontravam em um estado ou lugar chamado de Scheol, todos, bons e maus, em um estado de quase inconsciência, porém, os judeus tiveram uma evolução nas verdades reveladas e passaram a acreditar que pelo menos os justos estão em um local a parte dos infiéis, o qual vieram a denominar de Seio de Abraão, tal como citada por JESUS em Lucas 16, e se vê bem aí que nem Abraão, nem Lazaro e nem o rico, estavam em estado de inconsciência, pois eles conversavam e até Abraão passou uma lição no rico, não era o inferno, pois não haveria sofrimento, mas também não seria o céu, pois não teriam a visão beatifica de DEUS, e foi no seio de Abraão, que JESUS desceu após a sua morte, para de lá retirar as almas benditas dos A.T. e reconduzir aos Céus, junto de DEUS aonde se encontram agora (ver descida de CRISTO aos infernos, mas especificamente ao seio de Abraão, e a elevação das almas benditas que lá se encontravam nas seguintes passagens: Ef. 4,8-9; 1º Ped. 3, 18-20; 4, 6).
    Alguém pode objetar ainda, que a parábola descrita em Lucas 16, 19-31, é somente uma parábola, porém, quando JESUS citava parábolas, ele se baseava sempre naquilo que o povo fazia e que acreditava, se de fato não existisse nada de Seio de Abraão, ou que Abraão estivesse inconsciente em sua sepultura, JESUS iria contar uma parábola que justamente iria contra aquilo que todos acreditavam? E que JESUS como DEUS sabia que não era assim?.

    PROVA 9 – A MORTE É UM “SONO”

    Por esta prova dá para entender que quem escreveu estas provas deve ser adventista ou testemunha de Jeová, seitas estas que não crêem na imortalidade da alma, porém, esquecem que muitas vezes, nas Sagradas Escrituras todas as passagens mencionadas, apenas levam a figurar a morte como um sono, e não o fim da vida, ou a entrada em um estado inconsciente da pessoa mediante a morte, pois nenhuma passagem bíblica pode anular outras passagens bíblicas, caso contrário as citadas nestas provas anulariam totalmente as passagens de Lucas 16, 19-31; 20, 27-38; Mat. 10,28; 2º Cor. 5, 1-10; Fil. 20b – 23; Heb. 12, 22-24; Ap. 6, 9-11; 20, 4-5.

    PROVA 10 – RESSURREIÇÃO

    A ressurreição da carne se dará no futuro, pela ocasião da volta de CRISTO, quando a alma voltar aos corpos que jazem nos sepulcros (ou nem isto, se caso foram devorados pelas feras, ou calcinados, e assim por diante), mas DEUS em seu poder infinito reconstituirá nosso corpos em um corpo glorioso, tal como de JESUS CRISTO (isto para os que foram salvos), e neste corpo glorioso é que as almas dos Santos voltarão e assim haverá a ressurreição dos mortos, porém, como visto na Prova nº 9, antes mesmo da Ressurreição final, os Santos já se encontram com DEUS, e não precisarão esperar até o fim do mundo para acordarem de algum “sono” para daí partir para junto de DEUS, pois todos estes já se encontram lá, esperando, de uma certa forma, também ressurreição final, quando recobrarem seus corpos que deixaram na terra, pois tanto a alma quanto ao corpo pertencem ao SENHOR e ambos ELE irá querer juntos na eternidade, porém, cada um em sua ordem, primeiro as almas, enquanto vivermos o tempo da graça, que iniciou com a paixão, morte, ressurreição e ascensão de JESUS aos céus, e depois todo o ser em corpo e alma, após a 2º vinda de JESUS que virá com honra poder e glória e o qual JESUS entregará seu reino ao PAI para que DEUS seja tudo em todos (1º Cor. 15, 28)

    A vista de tudo isso, não seria melhor pedir pra Jesus?

    Em vista disto tudo, continuarei pedindo a DEUS, em nome de JESUS, sem ou com a companhia de algum irmão, sejam os que se encontram na terra, como os que se encontram nos céus.

  5. “ENEAPLICA FOI BOA!!!!!rsrsrsrsrsr …AH!!!!!e não dirigimos orações e intercessões para o fundador da primeira AD no Brasil em Belém-PA.Apenas comemoramos 100 anos das AD´s no BRASIL pq em outros lugares ela é bem mais velha….BOM! não posso demorar no PC agora,mas mais tarde postarei!”

    Hum, talvez seja necessário rever seus conceitos, se para vocês há a necessidade de se ater somente a Bíblia ou confiar SOMENTE em Deus, para quê fazer busto de fundador de Igreja ou implantador e trazer a memória de sua existência, se eles estão mortos?Se cada denominação faz isso, È uma espécie de idolatria e querer reverenciar sua existência todos os anos.Se Jesus é o mais importante segundo a ótica da Sola Scriptura, é necessário parar de ficar reverenciando memórias humanas, parar de criar bustos lembrando pessoas, homens. Não faz sentido?Cadê a coerência que vcs dizem ter?

    “AH! antes que eu me esuqeça!!!Aquele ridículo DESRESPEITO foi e é DESAPROVADO pela maioria dos evangélicos,mas na época eu tinha apenas 4 anos ,porém já vi aquele gesto ridículo no youtube…Não gosto de desrespeito e vc sabe disto!!!!”

    Pela primeira vez eu concordo contigo, é um desrespeito, requer desaprovação.Mas discordo que a maioria dos evangélicos desaprovaram ação ocorrida há 18 anos.Isso é crime, vilipendio de simbolos religiosos.Sabe Álvaro, se você dar uma Simples pesquisada no Google, vai ver e perceber que o que aconteceu em Aparecida não foi a primeira e eu sei que nem será a última.Porque se religiosos protestante e alguns fiéis lunáticos, psicopatas, seja lá o que for, faz isso, é porque justamente as pregações dos cultos tem como pano de fundo a intolerância a aquilo que é do outro.Agora, dizer que pregações que incitam a intolerância não acontecem nos cultos protestantes é a mesma coisa crer na existência de Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa.

  6. “.O nome purgatório não existe na bíblia”

    E daí, o nome SANTÍSSIMA TRINDADE, também não se encontra na Bíblia, vamos deixar de crer no DEUS UNO E TRINO, por causa disto?.

    1. “Outubro/2006:
    “Há quase um ano a Comissão Teológica Internacional da Igreja vem trabalhando num documento que pretende abolir formalmente o limbo, o lugar para onde, segundo a tradição católica, vão as crianças que morrem sem ter sido batizadas”. Bem entendido, batizadas na “igreja-mãe”.
    Abril/2007:
    “A Igreja Católica eliminou o limbo, onde a tradição católica colocava as crianças que morriam sem receber o batismo, considerando que aquele refletia “uma visão excessivamente restritiva da salvação

    Este assunto do Limbo dos infantes, e não do Limbo propriamente dito, pois o Limbo na Bíblia é reconhecido por diversos nomes, como Scheol, Haes, Seio de Abraão, Mundo Inferior, etc., se está revelado na Bíblia a existência do Limbo o Papa não pode aboli-la, o que se discutiu é seria verídico dizer que as crianças e os adultos também, que morrem sem o batismo vão ou não vão para o Limbo, ou o Limbo dos infantes?, é bom que se diga que isto nunca foi um dogma da fé católica, mas uma sugestão a uma pergunta que sempre se fez dede o início do cristianismo.

    1. “Os livros apócrifos ,para vocês,deuterocanônicos,são cheios de aberrações….por isso não aceitamos…

    Aberrações por aberrações, diversos outros livros além dos deuterocanônicos também tem, e nem por isto eles foram deixados de lado, há uma boa matéria neste link sobre a defesa dos deuterocanonicos que derrubam esta tese de estes livros estarem cheios de aberrações: http://incordejesu.0sites.net/?page=respostas/2

  7. BOM! Não sou adventista e nem Testemuna de Jeová…mas Sr Sidney …cuidado com os textos Isolados.Peço que o Sr na próxima postagem me explique direito a réplica da prova 1….ficou confusa até pra eu rebater….
    Aqui está o contexto de Mateus 18.22 (versão NVI)
    A ilustração da ovelha perdida

    10 Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus.

    11 [Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido.]

    12 Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou?

    13 E, se acontecer achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram.

    14 Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos
    O contexto de 1 TS 11.

    O relatório encorajador de Timóteo
    6 Mas agora que Timóteo acaba de regressar do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, dizendo que sempre nos tendes em afetuosa lembrança, anelando ver-nos assim como nós também a vós;

    7 por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação, ficamos consolados acerca de vós, pela vossa fé,

    8 porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.

    9 Pois, que ação de graças podemos render a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus,

    10 rogando incessantemente, de noite e de dia, para que possamos ver o vosso rosto e suprir o que falta à vossa fé?

    11 Ora, o próprio Deus e Pai nosso e o nosso Senhor Jesus nos abram o caminho até vós,

    12 e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco;

    13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
    Vc citou Hebreus 11.40. Aqui está o contexto de Hebreus 11.
    Grandes exemplos de fé
    1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

    2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.

    3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.

    4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.

    5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

    6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

    7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

    8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

    9 Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;

    10 porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus.

    11 Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido.

    12 Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

    13 Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

    14 Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria.

    15 E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de voltar.

    16 Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

    17 Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas,

    18 e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência,

    19 julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.

    20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e a Esaú, no tocante às coisas futuras.

    21 Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão.

    22 Pela fé José, estando próximo o seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.

    23 Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do rei.

    24 Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

    25 escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado,

    26 tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

    27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível.

    28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse.

    29 Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando isso os egípcios, foram afogados.

    30 Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.

    31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias.

    32 E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas;

    33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,

    34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.

    35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;

    36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.

    37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados

    38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

    39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa;

    40 visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.
    Destaco apenas este comentário seu sobre a prova 6,pois acho que vc se mostrou confuso:
    “PROVA 6 – LIVRE ACESSO AO PAI

    Há uma grande contradição nesta 6º Prova, sim, temos livre acesso ao PAI, mas não está na Bíblia que todos podemos interceder uns pelos outros por meio da oração?, uma passagem bíblica anula a outra?, temos livre acesso ao PAI, mas nada nos impede, de chegarmos até ELE acompanhado por alguém que já se encontra lá e que muito pode nos auxiliar com suas preces e súplicas por nós.”
    Bom! O fato de termos livre acesso ao pai nos impede de orearmos uns pelos uns outros(vivos)?
    Sobre a intercessão eu ainda irei postar a eneéplica(como diz o Leniéverson) não nego e nem a Bíblia nega a intercessão entre vivos! Da mesma forma que oro por vc e pela minha família podemos interceder uns pelos outros.Mas a intercessão de anjos e “santos” mortos terei que postar amanhã.
    BOM! Acho que somos divergentes em relação a intercessão e na acepção da palavra santo. O que é ser santo para você? Baseado na sua resposta eu montarei minha réplica sobre intercessão e santificação.
    Que DEUS nos abençoe,
    Abraços,
    Álvaro Fernandes,

  8. AH! vc falou que a questão da mediação /intercessão foi debatida exaustivamente.Então amanhã postarei documentos do Vaticano falando que Maria é medianeira em contradição a I Tm 2.5
    Abraços,
    Álvaro Fernandes,

  9. “O contexto aí é o da crucificação de Cristo.O significado deste evento é oprenúncio profético de que a morte e a ressureição de Cristo garantem a nossa ressureição gloriosa na sua vinda.A ressureição de Cristo foi a derrota da morte ( ver 1 Co 15.50-58; 1 Ts 4.14)”

    Opa, vc sabe a diferença entre singular e plural, não?Se falasse só em Jesus, seria Santo e não santos.Eu sei a diferença, meu chapa.kkkkkk

    “AH!!!! Leniéverson! vc citou a oração de/para Maria que foi introduzida e mudada por alguns papas.Depois postarei sobre isso.”

    Meu chapa, primeiro que você não respondeu as minhas perguntas, se o Anjo Gabriel e Isabel disseram aquilo de Maria, eles era idólatras?E outra, me faça um favor de ler as passagens da bíblia para vc entender que 90% da oração é bíblica, se vc não quer ler, já era previsível, vcs protestantes precisam usar óculos de grau bem forte, porque não conseguem ver o óbvio, é impressionante.

    “BOM! Não sou adventista e nem Testemuna de Jeová…mas Sr Sidney …cuidado com os textos Isolados.Peço que o Sr na próxima postagem me explique direito a réplica da prova 1….ficou confusa até pra eu rebater….”

    Nós Sabemos, vc é da Assembly of the God, mas vc comete um equivo em relação ao Sidney, porque quem gosta de usar trechos isolados são os adeptos da Sola Scriptura para manipular os ingênuos na Fé.Aguardo sua Dodecaéplica.

    “Da mesma forma que oro por vc e pela minha família podemos interceder uns pelos outros.Mas a intercessão de anjos e “santos” mortos terei que postar amanhã.
    BOM! Acho que somos divergentes em relação a intercessão e na acepção da palavra santo. ”

    Pois é, Álvaro, é como a cinemática física, podemos ver as coisas segundo um referencial.Mas a questão que nosso referencial vem primeiro é aí que é raiz da questão que descredencia o referencial dos “crentes”.

  10. 1. BOM! Não sou adventista e nem Testemuna de Jeová…

    Se você não é Adventista e nem Testemunha de Jeová, então, porque foi buscar um texto de alguém que parece ser destas seitas?, a igreja Assembléia de DEUS por acaso não crê na imortalidade da alma?, gostaria de saber, porque entre tantas denominações, fica difícil saber o que uma crê e a outra não crê.

    2. mas Sr Sidney …cuidado com os textos Isolados.Peço que o Sr na próxima postagem me explique direito a réplica da prova 1….ficou confusa até pra eu rebater….

    Não está nada confuso, vou tentar explicar um pouco melhor para ver se você entenda, no céu, junto de DEUS, há algo que aqui neste mundo não há, (que até vou soletrar, para que entenda), chamada E-TER-NI-DA-DE, se no céu tudo é eterno, os que chegarem lá entrarão na eternidade, e o tempo na eternidade não existe, o que será possível, portanto, que os Anjos e os Santos vierem saber, mesmo não tendo os atributos divinos de Onisciência e Onipresença, das preces que nós aqui na terra fazemos a eles lá no céu, ficou mais claro agora?, e além, do mais, quem em todo o mundo e no mesmo instante estará fazendo preces neste exato momento que escrevo isto, por exemplo a São Paulo; São Pedro; Santa Bárbara; Santa Terezinha do Menino JESUS; Santo Antônio; Santa Clara; Santa Rosa de Lima e por aí vai, nem todo mundo está orando neste exato momento para estes santos todos, e uma vez ou outra que um ou outro pede a intercessão de algum Santo ou Santa, mas não a todo momento, o que facilita e muito a vida deles lá em cima, já que teimam em querer comparar o mundo vindouro, o céu, a eternidade, com o mundo aqui embaixo, quando os dois mundos, com ralação ao tempo, são completamente diferentes.

    Aqui está o contexto de Mateus 18.22 (versão NVI)
    A ilustração da ovelha perdida
    1. 10 Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus. …

    Não vou me ater a todo o texto, mas somente a este versículo, primeiro, JESUS nos ensina que temos um Anjo da guarda, pois diz JESUS, que seus anos (a dos pequeninos) contemplam a face de DEUS no céu, e em segundo, por contemplar a face de DEUS nos céu, JESUS está dizendo, que os Anjos dos pequeninos e de todos nós, nos guardam e nos protegem, pois esta é a função deles, e eles que não são Oniscientes e nem Onipresentes, porém, eles de alguma forma sabem o que se passa pelos os que guardam na terra, e muitas vezes eles oram e intercedem por estes pequeninos, e como os Santos serão e são como os Anjos, de maneira análoga, eles irão atender as mesmas funções destes, portanto, em um só versículo CRISTO nos dá a conhecer isto tudo.

    “O contexto de 1 TS 11.”

    Vou citar some 1º Tes. 3,13: “para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.”. E com relação a passagem de Hebreus 11, aí se mostra um grande hino feita pelo autor de Hebreus aos justos do A.T. pela fé que tiveram, porém, mesmo possuidores de tal fé, não chegaram a ver a consumação final de nossa fé que foi a vinda de CRISTO e sua obra, não chegaram a ver no tempo em que viveram neste mundo, fica claro, mas como JESUS desceu ao Seio de Abraão e de lá tirou os justos do A.T. e os conduziu aos céus, agora eles tem todo o conhecimento das verdade razida por JESUS e o contemplam face a face.
    A questão de verá ser feita, é, quem são estes Santos que virão junto com JESUS?, são os Anjos?, são os Santos?, quem?, para mim deixa claro que são ambos, porém, os Anjos virão de uma forma visível, tocando trombetas, e proclamando a todos para reunião do juízo final, já os Santos, estes voltarão por meio da Ressurreição quando recobrarem seus corpos ressurrectos para que em corpo e alma estiverem para sempre com DEUS nos céus.
    “Mas a intercessão de anjos e “santos” mortos terei que postar amanhã.”

    Anjos não estão mortos, e os Santos nos céus, idem, porque se estão junto de DEUS, como eles poderão estar mortos?, a morte física só prova que eles estão mortos fisicamente, mas não espiritualmente: “Não vos preocupeis o que matam o corpo, mas não podem matar a alma, vos preocupeis os que podem destruí o corpo e a alma no fogo da geena”.

    “O que é ser santo”

    Ser Santo é ser separado das coisas do mundo e ligados as coisas de DEUS, somo santos no primeiro momento de nossa salvação, o qual, DEUS de maneira gratuita pelo méritos alcançados por CRISTO na cruz, nos faz santos, porém, devemos continuar sermos santos a vida inteira, devemos continuar na obra de nossa santificação, devemos ser cada vez mais santos: “O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais. Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras” Ap. 22, 11-12., para chegar enfim no céus, inteiramente santos, pois sem a santidade, ninguém poderá ver a DEUS – Heb. 12,14.

  11. Quero colocar também, que parece os evangélicos acreditarem que o céu deva ser uma extensão da terra, que lá todos tem horas para: dormir, acordar, tomar banho, almoçar, jantar, realizar algum tipo de lazer, e por aí vai, pois acreditar que os Santos no céu não possam atender nossos pedidos devido a limitação de tempo, quando no céu não há tempo, pois só há a eternidade e ter uma cabeça muito, mas muito limitada do que seja o céu, a vida com DEUS, na eternidade.

  12. 1. O contexto de 1 TS 11.”
    Vou citar some 1º Tes. 3,13: “para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.”. E com relação a passagem de Hebreus 11, aí se mostra um grande hino feita pelo autor de Hebreus aos justos do A.T. pela fé que tiveram, porém, mesmo possuidores de tal fé, não chegaram a ver a consumação final de nossa fé que foi a vinda de CRISTO e sua obra, não chegaram a ver no tempo em que viveram neste mundo, fica claro, mas como JESUS desceu ao Seio de Abraão e de lá tirou os justos do A.T. e os conduziu aos céus, agora eles tem todo o conhecimento das verdade razida por JESUS e o contemplam face a face.
    A questão de verá ser feita, é, quem são estes Santos que virão junto com JESUS?, são os Anjos?, são os Santos?, quem?, para mim deixa claro que são ambos, porém, os Anjos virão de uma forma visível, tocando trombetas, e proclamando a todos para reunião do juízo final, já os Santos, estes voltarão por meio da Ressurreição quando recobrarem seus corpos ressurrectos para que em corpo e alma estiverem para sempre com DEUS nos céus.
    “Mas a intercessão de anjos e “santos” mortos terei que postar amanhã.”

    Por não ter o tempo de sobra dos Santos na eternidade, acabei de colocar esta mensagem e fiou meia truncada, quer agora corrigi-la

    2. O contexto de 1 TS 11.”
    Vou citar some 1º Tes. 3,13: “para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

    A questão de verá ser feita, é, quem são estes Santos que virão junto com JESUS?, são os Anjos?, são os Santos?, quem?, para mim deixa claro que são ambos, porém, os Anjos virão de uma forma visível, tocando trombetas, e proclamando a todos para reunião do juízo final, já os Santos, estes voltarão por meio da Ressurreição quando recobrarem seus corpos ressurrectos para que em corpo e alma estiverem para sempre com DEUS nos céus.

    E com relação a passagem de Hebreus 11, aí se mostra um grande hino feita pelo autor de Hebreus aos justos do A.T. pela fé que tiveram, porém, mesmo possuidores de tal fé, não chegaram a ver a consumação final de nossa fé que foi a vinda de CRISTO e sua obra, não chegaram a ver no tempo em que viveram neste mundo, fica claro, mas como JESUS desceu ao Seio de Abraão e de lá tirou os justos do A.T. e os conduziu aos céus, agora eles tem todo o conhecimento das verdade realizada por JESUS e o contemplam face a face.

    “Mas a intercessão de anjos e “santos” mortos terei que postar amanhã.”

    1. Anjos não estão mortos, e os Santos nos céus, idem, porque se estão junto de DEUS, como eles poderão estar mortos?, a morte física só prova que eles estão mortos fisicamente, mas não espiritualmente: “Não vos preocupeis o que matam o corpo, mas não podem matar a alma, vos preocupeis os que podem destruí o corpo e a alma no fogo da geena”.

    Aqui também esqueci de citar Mateus 10, 28.

  13. Perdoem-me pelos erros grassos de português, mas como o meu tempo é curto, quase não sobra tempo de verificar meus erros de português, sempre me escapam alguma letra ou palavras, mas quem quiser me corrigir, fique a vontade.

  14. O amigo Álvaro mais uma vez não conseguiu achar na bíblia onde está escrito o princípio da Sola Scriptura, apenas fez o que costuma fazer,ou seja, sair pela tangente. Mas numa coisa vc tem razão são muitos debatedores praticando tiro ao “alvaro” ,por isso, encerro minha fulgas participação com uma citação de Santo Agostinho: ” Eu não creria nos Evangelhos se não me levasse a isso a autoridade da Igreja Católica.”

    abraços,
    lucas

  15. “tiro ao álvaro ” foi boa!!!!(RSRSRSRSRSSR) Gostei Lucas….muito criativo!!!!! Concordo com vc nesse aspecto,mas não me importo ,porém fica difícil para mim….Lucas! Meu Caro vc me pediu os versículos e eu te mostrarei agora!!!!Não fugi pela tangente não…AH! Leniéverson!!! O nome é Assembly of GOD!(rsrsrsrsssr) E se acalme!!!!que vou lhe responder,só estou sem tempo e tenho que responder a todos e ultimamente estou sem tempo por motivos pessoais.Quanto a suas ironias…eu nem falo mais…sinceramente eu apenas oro por vc…
    Sidney!!! Se vc quiser saber sobre o credo das Assembléias de Deus eu posso postar na minha próxima réplica aos seus argumentos.
    Lucas
    aqui estão provas históricas da ” sola scriptura”
    http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1078844458
    Este outro também é muito bom!!!
    http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/ProvaDaBiblia-DCloud.htm

    2Timóteo 2.15. “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.
    2Timóteo 3.16. “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. Estes dois textos bastam para concluirmos que a Bíblia é o manual do crente.
    Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
    João 5:39
    Sidney….Sobre os livros deuterocanônicos…não são apenas as aberrações que tiram a credibilidade deles,mas outros motivos.Postarei sobre eles depois,pois agora estou ocp…
    Sidny..gostei da sua definição de santo e é a mesma da AD e é bíblica ,´porém debateremos (SEM IRONIAS,OFENSAS…mantendo o testemuno cristão) sobre intercessão e os livros deuterocanônicos
    Abraços,
    Que Deus te abençoe,
    A Paz de Cristo.

  16. ah!!!!Sr Sidney Cuidado com as generalizações…”os evangélicos creem que o céu é uma extensão da terra…”,bom saber que vc perguntou isto a todos os evangélicos.Bom ! Continuaremos mais tarde!!!

  17. Caríssimo Alvaro, em primeiro lugar, fica relaxado, não estamos nervosos e tranquilize-se , o blog do Jorge Ferraz não é como o antigo coliseu romano, onde os reis jogavam leões, onças e outras feras para devorar gladiadores, aqui é um lugar agradável, onde vivemos e travamos debates, sempre em alto nível, mas é claro defendendo aquilo que julgamos pela Verdade acreditar. kkkkkkk

    Em segundo lugar, não sei pq vc fica tão preocupado com as ofensas, generalizações e ironias, vcs protestantes fazem pior, nos chamam de idolatras, mariólatras, de não termos a Verdade, eu já te disse isso em meus comentários acima.Alias, isso é bíblico, veja:

    Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.(Mt 7, 3-5)

    Em terceiro lugar, sua denominação não há exegetas, hermeneutas ou apologetas, se vc trouxesse no mínimo, algo do seus idolatrados Silas Malafaia, Jabes de Alencar, alguém da Família Câmara, entre outros, tudo bem, mas esses links de origem um tanto duvidoso?

    http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1078844458

    http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/ProvaDaBiblia-DCloud.htm

    Nós católicos, quando queremos usar fontes para referência, buscamos na patrística (primeiros padres da Igreja), em teólogos católicos (que não são adeptos da Teologia da Libertação), exegetas e hermeneutas, como D. Estevão Bittencourt, encíclicas, documentos oficiais, bulas papais, por aí.Arrume isso, para discutirmos de forma redondinha.

  18. Documento do Compêndio Vaticano II página 109:
    ” Bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sobre títulos de advogada,auxiliadora,adjutriz,MEDIANEIRA.
    em contradição a “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus” (1Tm.2:5).
    Bom sobre os livros apócrifos…eu postarei depois …Não adianta dizer que vocês não adoram,isso é opinião pessoal de vocês,a Doutrina da Igreja de vocês contradiz a Bíblia.

  19. “Sidney!!! Se vc quiser saber sobre o credo das Assembléias de Deus eu posso postar na minha próxima réplica aos seus argumentos.”

    Não obrigado, se não este debate vai looonge, vou procurar na internet o credo da igreja a que pertences, pois será mais um credo entre tantas.

    Nenhuma destas passagens provam a sola escripura, vejamos

    2Timóteo 2.15. “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

    Que palavras de verdades são estas que São Paulo indica a Timóteo, são somente as escritas?, provavelmente que não, pois também diz São Paulo nesta mesma carta a Timóteo: “Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo.” (2º Tim. 1, 13) alguns traze a seguinte tradução “Toma como norma as palavras salutares que de mim ouviste na fé e no amor do Cristo Jesus.”, portanto, quando São Paulo diz a Timóteo para ser um bom obreiro e para manejar bem a palavras, não quer dizer somente a escrita, mas a que foi ouvida também, principalmente as que ele ouviu da boca de São Paulo.

    2Timóteo 3.16. “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. Estes dois textos bastam para concluirmos que a Bíblia é o manual do crente.

    Também nesta passagem São Paulo não está dizendo que somente as Escrituras é que deva ser seguida como norma e fé e moral, as preste a atenção na palavras “proveitosa”, que não é o mesmo que “obrigatória”, pois se para conhecer as verdades evangélicas teria que ser obrigatório ler a Bíblia como fica os analfabetos que não tem como lê-la?, como ficaram os primeiros cristãos que não tinham um Canon definitivo das Sagradas Escrituras?, como entre tantas escrituras que circulavam naquele tempo, entre inspirados e não inspirados (muitos de conteúdos gnósticos) iriam saber qual era e qual não era Sagradas Escrituras verdadeira?, e mesmo depois de estabelecido o Canon pela Igreja, quem poderia possuir a Bíblia em casa para ler ela todos os dias, se a imprensa não tinha sido inventada, as cópias eram feitas em pergaminhos em um longo e demorado processo de cópia feita a mão, sendo a grande maioria, por monges, e quando acabavam uma Bíblia custava uma fortuna, haja vista o auto custo que tinha na sua confecção?, e que portanto, somente ricos e clérigos poderiam ter, enquanto o povo a ouvia pelas leituras que se faziam nas Igrejas e nos sermões durante a missa ou na pregação em praças públicas, feitas por padres e monges, e que portanto, mesmo que o povo não tivesse contato com a Bíblia diretamente no livro, mas sempre tinham pelo anuncio que da Palavra faziam os padres nas Igrejas. E também deve-se questionar, que todas Escrituras são estas?, pois nem todos os livros do N.T. estavam escritos até a data que São Paulo escreveu isto a Timóteo, será que também entrariam os demais livros depois deste conselho dado a Timóteo por São Paulo?, quais seriam estes livros? Quem deveria dizer se seriam inspirados ou não?.

    Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
    João 5:39

    Esta passagem devemos ler o seu contexto para daí entender este texto, JESUS estava falando com os Judeus que o repreenderam de ter curado um aleijado em dia de Sábado, e então JESUS começa todo um discurso sobre a Obra do Filho, e dirige aos judeus que o questionam que estes que lêem as Escrituras porque julgam ter a vida eterna, não se dão conta que estas mesmas escrituras que eles tanto lêem dão testemunho DELE, como as profecias, por exemplo, portanto, JESUS não está ordenando que se lê a Bíblia para com isto chegar a conclusão que é a Bíblia a única fonte da revelação e de fé a ser seguida, o que ELE faz aqui e repreender aqueles judeus versados nas Sagradas Escrituras que o perseguem, mas não enxergam que aquele que eles perseguem já está profetizado de que seria ELE o messias tanto divulgado pelos profetas.

    “Sidney….Sobre os livros deuterocanônicos…não são apenas as aberrações que tiram a credibilidade deles,mas outros motivos.Postarei sobre eles depois,pois agora estou ocp…”

    Já posso até imaginar o você vai trazer aqui, mas de qualquer modo, manda.

    “Sidny..gostei da sua definição de santo e é a mesma da AD e é bíblica”

    A minha definição de Santo não é minha, aprendi com a Igreja Católica, talvez você como a muitos evangélicos, acreditam que nós católicos acreditamos que Santos são só aqueles que foram canonizados pelo Papa e que suas imagens estão nos altares das igrejas, ledo engano, nós sabemos quem são os santos, e que santos não são somente aqueles canonizados pelo Papa (isto não quer dizer que a pessoa que é canonizada pelo Papa é que se torna Santa, canonização é um reconhecimento por parte da Igreja que tal pessoa é Santa e está no céu), Santos são todos aqueles que em maior ou menos grau se esforçaram para viver em um vida Santa na terra e agora se encontram no céu, tanto que na Igreja Católica temos o dia 1º de Novembro, dia de todos os Santos para lembrar justamente disto, que no céu a mais Santos que possamos imaginar, e que muitos deles nós nem conhecemos e só conheceremos no dia que chegarmos lá, isto para quem chegar lá, e mais que apresentar os Santos na Igreja como intercessores, a Igreja os apresentam , pelas canonizações, como modelos de cristãos, de verdadeiros seguidores de JESUS CRISTO, como se a Igreja dissesse: “Se estes conseguiram, você também conseguirão”, e reconheceremos sempre se uma pessoa foi Santa ou não pelos seus frutos (Mat. 7, 17-19; Lucas 6, 43-44 ).

    “ah!!!!Sr Sidney Cuidado com as generalizações…”os evangélicos creem que o céu é uma extensão da terra…”,bom saber que vc perguntou isto a todos os evangélicos”

    Não, não perguntei, mas realmente não deveria ter feito generalizações, haja, vista que entre os evangélicos, em termos de doutrinas e interpretações Bíblicas, há uma diversidade tão grande, que deveria ter pesquisado antes, quais as igrejas evangélicos que crêem que o céu é extensão da terra, ou crêem que o céu que não há tempo, sendo o tempo eterno, e que portanto, seguindo este raciocínio, chega-se a conclusão que os Anjos e os Santos, mesmo não tendo os tributos divinos de onisciência e onipresença, poderão (estando na eternidade), ficar sabendo ( por meio de um amaneira que DEUS os faça conhecer) de nossas preces e súplicas que fazemos a eles, e vierem a interceder por nós perante a DEUS e em nome de JESUS, realmente, foi uma falha minha, desculpe.

    “Documento do Compêndio Vaticano II página 109:
    ” Bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sobre títulos de advogada,auxiliadora,adjutriz,MEDIANEIRA.
    em contradição a “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus” (1Tm.2:5).”

    Não há nenhuma contradição aqui, a Maria é dado do título de Medianeira de Todas as Grãs, é em vista que a maior graça que toda a humanidade pode ter tido, foi JEUS CRISTO, e ESTE veio por meio de Maria, portanto, ela é medianeira no que tange de ter sido por meio dela que JESUS veio ao mundo, e em nada contradiz 1º Tim. 2,5 pois aí se diz, e mais uma vez se dirá, que JESUS é nosso mediador quando nossa salvador, e que portanto, somente ELE é nosso único Salvador, Maria cooperou para nossa Salvação com seu sim e pelo seu sofrimento de ver seu filho ser imolado pelos nosso pecados, mas o verdadeiro consumador de nossa Salvação é, foi e sempre será JESUS NOSSO SENHOR.

    “…Não adianta dizer que vocês não adoram,isso é opinião pessoal de vocês,a Doutrina da Igreja de vocês contradiz a Bíblia.”

    Não, não é opinião pessoal nossa, é uma constatação do que cremos, e nossa Igreja que é a verdadeira Igreja de CRISTO não contradiz em nada com as Escrituras, como até agora você não conseguiu provar, e escrever que não adiante dizer que nós não adoramos a Maria, os Anjos e os Santos, e que isto e uma mera opinião pessoal nossa, quem é você para dizer o que se passa em nossas mentes e corações? És DEUS?, pois pelo que eu sei, somente DEUS pode ler nossas mentes e corações, como atestam as Sagradas Escrituras: Jr. 11,20; Ap. 2,23, portanto, cuidado com teus juízo temerários.

  20. Não sou DEUS e acho que generalizei mesmo da mesma forma que vc tinha feito antes… de qualquer forma me desculpe mas sobre a não contradição…espera aí? antes ela era intercessora e agora já era medianeira ? Quer dizer que só pq ela é mãe de Jesus ela é medianeira? e pq Paulo não disse isso?
    Que DEUS te abençoe,
    Jesus te ama,
    Abraços,
    Álvaro Fernandes.

  21. “Não sou DEUS e acho que generalizei mesmo da mesma forma que vc tinha feito antes… de qualquer forma me desculpe mas sobre a não contradição…espera aí? antes ela era intercessora e agora já era medianeira ? Quer dizer que só pq ela é mãe de Jesus ela é medianeira? e pq Paulo não disse isso?”

    Sim, Maria é Medianeira porque ela é a Mãe de JESUS, que pelo seu sim, fez mediadora entre seu FILHO e nós, trazendo-o ao mundo, JESUS ainda é o único MEDIADOR de nossa SALVAÇÃO, não há confusão nisto, pois o título de Maria Medianeira de todas as Graças, não que dizer o mesmo de que ela seja medianeira de nossa salvação, pois, vou repetir novamente, somente JESUS é o único mediador quanto a nossa salvação, e Maria é de todas as Graças, pois sendo a maior graça o qual por esta graça nos veio a salvação, que foi JESUS CRISTO, veio por meio dela. E quanto a São Paulo não ter dito isto, em primeiro lugar São Paulo como os demais apóstolos e evangelistas que escreveram os escritos bíblicos que formaram o novo testamento, teriam que falar somente de JESUS CRISTO, pois por primeiro teria que ser firmado tudo sobre JESUS já que ELE é o centro de nossa fé, e isto foi até mesmo após o edito de Constantino que deu liberdade de culto aos cristãos, e que após isto, veio Ario que negava a divindade de CRISTO, e por isto foi convocado o Concílio de Nicéia para resolver a questão, pois tudo e em primeiro lugar teria que ser resolvidas todas as dúvidas sobre a pessoa de CRISTO, e após isto, então, seriam resolvidas e definidas outras questões, e isto evolvia a pessoa de Maria, também.

  22. “Talba” de tiro ao “alvaro” não tem mais onde furar ! Não tem mais… rsrsrs…. :)
    Na boa, Álvaro, pra que citar Lucas Banzoli se basta a sola scriptura ? Contradição !?! É sambar na frigideira,hein !
    Meu amigo Álvaro, seja honesto consigo, muitos daqui te deram argumentos muito bons ,qualquer um com mínimo de boa vontade bastaria. O Jorge mesmo em outro debate (aux armes)contigo foi muito claro e até muito didático, bastava para isso vc responderer com sinceridade.
    Espero que o amigo mude e comece sendo sincero.

    abraços,
    lucas

  23. Lucas…A sola scriptura é prioridade as escrituras,mas isso não quer dizer que não podemos estudar outras fontes….. e todos citam teólogos aqui …pq eu não posso?
    Mudar em que ?SE for de religião….”Eu sei em QUEM tenho crido”…parafraseando o apóstolo Paulo…porém se for mudar nos debates eu também acho que devo….obg pelo aviso…Sobre as perguntas do aux-armes….é o jorge que prefere e eu tbm prefiro o método socrático.
    QUE DEUS TE ABENÇOE!
    ABRAÇOS
    A PAZ DE CRISTO!

  24. Eu estou acompanhando esse debate e continuo esperando que o Sr. Álvaro traga pelo menos UM versículo bíblico que prove a sola scriptura, ou seja, pelo menos UM versículo BÍBLICO que ensine que a Bíblia e SOMENTE a Bíblia é a ÚNICA regra de Fé para os Cristãos.

    Os que ele citou até agora não têm nada a ver, pois apenas dizem que as escrituras são úteis etc, coisa que ninguém nega.

    Seria bom também se trouxesse pelo menos UM versículo bíblico que respaldasse a interpretação particular.

    Se a Bíblia é a única fonte de Fé e deve ser interpretada individualmente, isso tem que estar escrito na própria Bíblia. Do contrário, a contradição já está instaurada.

    Como não existe nada disso na Bíblia, a qual, pelo contrário, condena a sola scriptura e a interpretação pessoal, a conclusão é que os dois fundamentos básicos da fé protestante são antibíblicos.

    Carlos.

  25. “A sola scriptura é prioridade as escrituras,mas isso não quer dizer que não podemos estudar outras fontes….. e todos citam teólogos aqui …pq eu não posso?
    Mudar em que ?SE for de religião….”Eu sei em QUEM tenho crido”…parafraseando o apóstolo Paulo…porém se for mudar nos debates eu também acho que devo….obg pelo aviso…Sobre as perguntas do aux-armes….é o jorge que prefere e eu tbm prefiro o método socrático”.

    Alvaro, a questão não é essa, se vc acha que tudo seja referendado pela bíblia, que use SÒ a biblia, agora se vc quiser usar um “teologo” use os da sua denominação, como a gente faz ou pelo menos usar alguem protestante do calibre de Chesterton.Ficaria bem melhor.

  26. Carlos ,a proridade as escrituras é anti-bíblica? e a “livre- interpretação” é o que você chama de discordar de acréscimos a bíblia e a liturgia que Igreja católica fez ?

    Eu apenas penso que qualquer dogma seja este evangélico ou católico tem que passar pelo teste das escrituras.
    Na ciência…quando querem provar uma teoria eles fazem o experimento e se o experimento for comprovado a teoria passa a ser verdade até que outro experimento prove o contrário…por isso que a teoria da evolução vai ser sempre teoria pq eles não conseguem provar…
    Na teologia …qualquer dogma tem que ser aprovado pelas escritutras sim.BOM!!! COmo fala o nosso nobre jornalista aqui é questão de referencial…o meu são as escrituras…mas isso não quer dizer que eu exclua a tradição.Porém no conflito escrituras/tradição para MIM prevalece as escrituras.
    Agora a IC fez mais de 40 alterações a liturgia que não estão na bíblia e eu não sou obrigado a acreditar.E fazendo isto não estou negando a tradição…Acredito na tradição sim! porém se esta vai de encontro as escrituras meu amigo uma das duas está errada e neste caso penso eu que não é a bíblia.
    Sidney!!!!Engraçado!!!!!Antes era só intercessora e agora já é medianeira….BOM!!!!Para mim Não tem nenhum mediador …seja pedro,paulo,tiago,joão…..é só Jesus!!! Seguindo o seu raciocínio….Se Maria é mediadora pq foi mãe…josé e ñ vou nem falar dos irmãos,pois vcs crêem que são primos…coitado do josé!!!! ….José e outros parentes tbm são mediadores… Ou 1 tm 2.5 está errado ou o Vaticano II está…neste caso eu acredito é na bíblia.
    Pelo amor de DEUS!!!! só um cego não ver a contradição aqui!!!!

    Documento do Compêndio Vaticano II página 109:
    ” Bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sobre títulos de advogada,auxiliadora,adjutriz,MEDIANEIRA.
    em contradição a “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus” (1Tm.2:5).

    BOM! Antes de concluir!!!!Debato ideias e não pessoas!!!
    Por isso amo todos vcs em Cristo(até os que me satirizam….) Não sei quem me perguntou isto no msn…mas não tenho nada contra os SRs Sidney,Leniéverson,Ygor,Lucas,Carlos,Jorge…….dentre outros.
    Sou discordante e não perseguidor!
    Que DEUS nos abençoe mais e mais.
    Jesus nos ama!
    Abraços,
    A Paz de Cristo!
    Álvaro fernandes.

  27. Uai ! Então, sola scriptura não é tão sola… é 1/2 sola!
    Citar “outras fontes” é próprio do católico pois sabemos que a sola scripta não é prioridade…
    De boa, citar um teólogo que tem duzentas e poucas razões para negar o primado de São Pedro, deve ser uma besta completa !
    Mudar, sim, é próprio do humilde reconhecer quando erra. De religião, claro, quem sabe !
    ”Eu sei em QUEM tenho crido” ,muito bem, então ouça o que Ele diz: ” Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou”

    abraços,
    lucas

  28. “BOM! Antes de concluir!!!!Debato ideias e não pessoas!!!”

    Eu, por exemplo, debatendo idéias e não estou entrando no campo pessoal.

    “Eu apenas penso que qualquer dogma seja este evangélico ou católico tem que passar pelo teste das escrituras”.

    Protestantes não crê em dogmas.

    “Agora a IC fez mais de 40 alterações a liturgia que não estão na bíblia e eu não sou obrigado a acreditar.E fazendo isto não estou negando a tradição…Acredito na tradição sim! porém se esta vai de encontro as escrituras meu amigo uma das duas está errada e neste caso penso eu que não é a bíblia.”

    Qual é o problema?As alterações não geraram desunidade a Igreja.

    Sidney!!!!Engraçado!!!!!Antes era só intercessora e agora já é medianeira….BOM!!!!Para mim Não tem nenhum mediador …seja pedro,paulo,tiago,joão…..é só Jesus!!! Seguindo o seu raciocínio….Se Maria é mediadora pq foi mãe…josé e ñ vou nem falar dos irmãos,pois vcs crêem que são primos…coitado do josé!!!! ….José e outros parentes tbm são mediadores… Ou 1 tm 2.5 está errado ou o Vaticano II está…neste caso eu acredito é na bíblia.
    Pelo amor de DEUS!!!! só um cego não ver a contradição aqui!!!!”

    Lá no lideranca.org tem um post sobre e lá todos repetem a mesma bobagem dos Irmãos de Jesus.
    Leia o meu estudo sobre esse assunto através deste link

    http://lennyjornalistacatolico.blogspot.com/2010/07/jesus-tinha-irmaos-ou-nao-como.html

    “Documento do Compêndio Vaticano II página 109:
    ” Bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sobre títulos de advogada,auxiliadora,adjutriz,MEDIANEIRA.
    em contradição a “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus” (1Tm.2:5).”

    O que vc não entende é que em nenhum momento Maria quis trazer para si a imagem de Deusa.

    Leniéverson Azeredo Gomes

  29. Prezado Álvaro, Quando você repete as palavras do Silas Malafaia(1:35 minutos do vídeo), é sinal que você encontra nele e não na Biblia suas respostas.

    Sua originalidade é constante como a cor de um camaleão, digo isso por caridade, pois foi o que vi até o momento!

    Com os documentos patrísticos citados por você no debate com o Jorge, temos os seguintes problemas:

    Eles indicam o contrário do que você quer transmitir.

    Outro não é possível nem localizá-lo:

    “Não temos algum mandamento de Cristo que nos obrigue a crer nas tradições e nas doutrinas humanas, mas somente naquelas que os bem-aventurados profetas promulgaram e que Cristo mesmo ensinou, e eu tenho cuidado de referir todas as coisas às Escrituras e pedir a elas os meus argumentos e as minhas demonstrações” (Justino Mártir, Diálogo com Trifão)

    Acredito que este lucas banzzoli copiou e colou este texto acima de algum lugar qualquer menos do diálogo com trifão, você leu o diálogo ou só repetiu o que disse?

    Se isto faz parte das 205 “provas”, sendo uma inverdade(ou você não conseguindo provar sua veracidade), passam a ser 204 “provas”.

    Com todo respeito, suas citações são um tanto primárias, para não dizer burlescas. A patrística repudia a Sola Scriptura de forma peremptória.

    Eu não estou louco a ponto de acreditar em você do que em meus próprios olhos, bastar ler e provar que você esta errado, porém você não lê e acredita estar certo.

    Por isso afirmei em outro local que você esta passando vergonha no debate, parece pipoca pulando pra todos os lados quando a coisa esquenta!

    Os protestantes da Assembléia de Deus dizem isso a respeito da Eucaristia, mas os cristãos primitivos dizem isto[Leia principalmente item 7] e isto[Leia o Tópico: Teologia da eucaristia].

    O catecismo mostra claramente o que os Pais da Igreja Pregavam a respeito desta Teologia:

    São João Crisóstomo declara:

    Não é o homem que faz com que as coisas oferecidas se tomem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote, figura de Cristo, pronuncia essas palavras, mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas oferecidas.

    E Santo Ambrósio afirma acerca desta conversão:

    Estejamos bem persuadidos de que isto não é o que a natureza formou, mas o que a bênção consagrou, e que a força da bênção supera a da natureza, pois pela bênção a própria natureza mudada. Por acaso a palavra de Cristo, que conseguiu fazer do nada o que não existia, não poderia mudar as coisas existentes naquilo que ainda não eram? Pois não é menos dar às coisas a sua natureza primeira do que mudar a natureza delas.

    No final do escrito de Justino[teologia da Eucaristia], ele diz:

    é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. 3Foi isso que os Apóstolos nas Memórias por eles escritas, que se chamam Evangelhos, nos transmitiram…

    Se você crê na Biblia deveria encontrar o supracitado nela, pois isso que foi testemunhado pela Igreja, veja: João 6.

    É vocês negaram as colunas da Igreja, como bem lembrou o Jorge, para vocês qualquer um é coluna por isso não podem admitir algo tão óbvio como objetivo. Vocês nos acusam dos seus erros, quem inventou esta historinha de “santa ceia” foram vocês. Nós mantemos os ensinamentos originais!

    OBS: Pode-se pensar o porquê falar sobre a Eucaristia neste momento, pois é o que diferencia a Igreja Católica das demais.

  30. Só para lembrar, José foi pai nutrício, Maria foi mãe verdadeira, e se ainda não entendeu que Maria é Medianeira de todas as Graças, porque a Graça aí é JESUS que por meio dela veio ao mundo, e não Medianeira no mesmo sentido de JESUS ser o mediador de nossa Salvação,aí eu não posso fazer mais nada, porque um mínimo de esforço poderia compreender isto, mas já que não quer, paciência.

    E quanto a liturgia, ter sido mudado umas 40 vezes, e daí? Mudaram os dogmas por acaso?, As verdades de fé que a Igreja sempre ensinou foram mudadas?.

    E quanto ao exemplo de citar a ciência para provar teorias que estão certas ou erradas, vale lembrar que neste meio há cientistas que estudaram e estudam outros cientistas que fizeram experiências, transmitiram oralmente seus experimentos e depois colocaram em livros, e confiram a outros cientistas os seus conhecimentos, tanto que quando surge alguma dúvida ou novidade cientifica, sempre os cientistas terão que se reportar a estas três vias para saber o que realmente o primeiro cientista descobriu e verificar esse o novo experimento está em contradição com a primeira e se esta contradição é falsa ou verdadeira para daí dizer se a nova descoberta cientifica esta certa ou errada, guardando as devidas proporções, paralelo a isto temos na Igreja pessoas que tiveram a experiência de viver com JESUS , passaram um longo tempo ensinando oralmente o que eles experimentaram, colocaram isto por escrito, e confiaram a pessoas entendidas para transmitir os verdadeiros ensinamentos de JESUS, está aí as três fontes da Revelação que nós católicos seguimos que seriam: a Sagrada Tradição (fonte oral), as Sagradas Escrituras (fonte escrita) e o Magistério da Igreja (que transmite a revelação), ao contrário da ciência, as verdades religiosas são imutáveis, pois vem do próprio CRISTO que disse que era o “Caminho a Verdade e a Vida” e que enviaria o ESPÍRITO SANTO para ensinar toda a Verdade, quando surge algum teólogo na Igreja propondo alguma teologia estranha (como a T.L., por exemplo), os demais teólogos, sejam eles leigos ou religiosos e nem mesmo devendo ser necessariamente teólogo, sempre recorrem a estas três fontes, para saber se o que este teólogo ou outra pessoa qualquer, diz, está ou não está de acordo com o que sempre foi ensinado na Igreja, se está, ele recebe a chancela de repassar adiante o que ele ensina, se não esta, então deve-se recorrer a humildade, reconhecer o erro e seguir em frente na Unidade da Igreja.

Os comentários estão fechados.