Na tentativa de melhorar a experiência de usabilidade do Deus lo Vult!, o leitor Alexandre Magno desenvolveu (e está disponibilizando) dois scripts que podem ser úteis aos demais leitores do site, principalmente aos mais participativos.
Trata-se de um editor de comentários e de um formatador de mensagens de GMail (para quem recebe no email os avisos de comentários). São simples scripts Greasemonkey (Firefox; no Chrome executam normalmente como extensões simples), mas que podem facilitar a vida de quem acompanha o site. Eles podem ser instalados e testados, dúvidas são bem-vindas e, sugestões, mais ainda.
O editor de comentários ocupa a coluna da direita, e possibilita a rolagem da página enquanto o seu próprio comentário está sendo escrito. Assim, não é necessário ficar “subindo e descendo” (ou dando “alt + tab”, ou mantendo duas janelas abertas (uma com o site e outra com o notepad aberto)) para responder aos comentários passados. A formatação também é copiada diretamente da área de transferência e transformada em código HTML pelo editor (ctrl+c, ctrl+v e pronto). Ao fim, o botão de “ok” no canto inferior transfere automaticamente o texto já em HTML para a caixa de texto de postagem de comentário, e aí é só apertar “submit” e voilà. Vejam lá, na página dele, os screenshots.
Nossos maiores agradecimentos ao Alexandre Magno pelo trabalho, que esperamos ser útil aos demais leitores do Deus lo Vult!.
Não saquei bem qual a vantagem. Mas cadê o UserJS ou extensão pro Opera? #Preconceito :P
Jorge Ferraz escreveu:
Sim, mas há de se ter cuidado com esse recurso. O editor – que está em versão beta – ainda não sinaliza bem (visualmente) quando código HTML “indesejado” é importado acidentalmente nesse processo de Copiar/Colar.
O ideal é ter apenas: <p>, <br>, <b>, <i>, <a>, <blockquote>,<del>. Da maneira mais simples possível.
Por enquanto, a melhor forma de contornar esse probleminha é não deixar de dar atenção suficiente ao preview, antes de finalmente fazer o submit. Quero deixá-lo o mais fiel possível ao “aspecto do comentário publicado”. Já está muito parecido. Na próxima versão fica. E vou procurar fazer com que esse preview seja automático, com o ok.
Em 29 October 2011 at 5:50 pm, tht escreveu:
Eu não pretendo dar suporte a Opera e Internet Explorer. Nem mesmo a Google Chrome. O foco é Firefox. Pode ser até que fique funcionando para o Chrome, mas estou fazendo para o Firefox.
Quem desejar diferente, pode fazer um fork. Mas sugiro que o interessado aguarde um pouco, para começar, pois eu pretendo deixar o código organizado, comentado etc, e bem confiável, corrigindo o máximo de bugs nesse conjunto de funcionalidades básicas que já é disponível.
Agradeço ao Jorge por estar divulgando o trabalho. Pretendo documentá-lo suficientemente através da página de cada script.
Meu e-mail para críticas, sugestões, relatos de bugs etc:
alexandre.mbm@gmail.com
Quem preferir, já que Jorge me deu honra de ter esse espaço, pode simplesmente desenvolver a conversação dessa página, comentando. Fiquem à vontade. Por favor, fiquem a vontade.
Esqueci de dizer: desejo, até quando necessário, estar atualizando o script do editor diariamente.
Correções. Elas são muito importantes. E eu já tenho algumas anotadas aqui. Isso é normal. Já que esta é uma fase muito inicial, do desenvolvimento, apesar da coisa já estar funcionando muito bem se tomados alguns cuidados.
Qual é a vantagem do TinyEd?
Escrever comentários passa a ser mais prazeroso. O foco da pessoa fica nas ideias da discussão, e não na edição de código HTML (links, blockquotes, negritos, itálicos). Essas coisas já ficam “visuais” para o comentarista que desenvolve seu pensamento.
Percebo que muita gente limita-se a comentar usando espaços em branco e nada mais. Porém, a discussão pode fluir muito melhor se, com propriedade, forem aplicados negritos, itálicos, e feitas citações (blockquotes). No TinyEd, o blockquote é a indentação.
Talvez algumas vezes eu somente tenha conseguido chegar a termo de discussões por ter feito uso de código HTML para melhor me explicar e melhor expor minhas ideias. No entanto, nem todo mundo é familiarizado com ele, e diante das dificuldades optam por deixar de lado.
“Esses códigos malucos! coisa de nerds!”
Outras dicas
Para tornar ainda mais ligeira uma primeira leitura do post no blog, sugiro o uso da extensão Reader. Ela aumenta e estiliza a fonte momentaneamente, de uma maneira bem interessante; e não conflita com o TinyEd.
Para obter vantagem semelhante no Gmail, com fontes melhores de ler, recomendo: juntamente com o Deus lo Vult on Gmail, usar o Gmail style for “Visualization” theme e o tema Gmail chamado “Visualização” (Configurações do Gmail > Temas). Por enquanto, esse Stylish tem um efeito desagradável em “algumas” mensagens com tabelas, tolerável; mas ele pode ser habilitado/desabilitado facilmente, através do menu/botão da extensão Stylish, sem necessidade de recarregamento da página do Gmail.
Atenção! Os screenshots não estão sendo atualizados
As páginas de divulgação e instalação dos dois scripts Greasemonkey e do estilo Stylish divulgados mostram screenshots. Porém, essas imagens não estão “atualizadas”, apesar das mudanças visuais terem sido mínimas.
Acima, eu recomendei o uso da extensão Reader, para Firefox, dizendo que ela não conflita com o Deus lo Vult TinyEd. De fato, não “conflita”. Porém, o Reader abre um novo frame, por cima de toda a página, inclusive por cima do próprio TinyEd, o que não deixa de ser um “conflito de funcionalidade”. Isso desconsidera uma das principais vantagens do editor assistente TinyEd: manter-se sempre ao lado, permitindo que se role a página, com a lista de comentários.
Percebendo essa fraqueza, resolvi criar o Stylish “The Deus lo Vult Blog Reader“, e agora, voltando atrás, sugiro que – especificamente para a leitura do Deus lo Vult – ele seja preferido à extensão Reader. Eu estarei cuidando para que o editor e o style estejam sempre de acordo.
E afinal, o que o “The Deus lo Vult Blog Reader” faz?
Simplesmente configura fontes grandes para o post e para os comentários. E o principal: configura as fontes para serif. É só isso!
A questão é: com serifas (fontes tais como a Times New Roman) a leitura e o caminhar dos olhos ficam bem mais ligeiros, eficientes e, por isso mesmo, menos cansativos. Sem serifas (fontes tais como a Arial), dar-se o contrário.
Nas próximas versões eu poderei estar fazendo pequenos ajustes. Fiz as mudanças sem pensar alguns detalhes (espaçamento e margens, por exemplo) e o conjunto completo de tags HTML que são possíveis para comentários e posts.
O post acima vai caducar rapidamente, mas a conversação desta página poderá ser interessante por muito tempo, indefinidamente, para todos os leitores do Deus lo Vult!, por que os scripts e os styles que eu estou disponibilizando receberão “atualizações”, com correções de bugs ou adição de novos recursos.
Por isso, quero deixar este comentário com a “dica” de como os interessados podem estar acompanhando todas as mudanças mais importantes, estarem atualizados.
1º – eu não ficarei comentário a toa nesta página. Caso eu não precise responder alguém, pretendo que este seja meu último comentário aqui.
2º – quem não comentou nesta página, não marcou a opção de “acompanhamento por e-mail”, e consequentemente não receberá e-mail avisando de novos comentários feitos aqui. Assim, vale dizer que a via padrão para acompanhar comentários que são feitos nesta página é assinar o feed RSS dos comentários desta página.
Usem-no!
3º – por outro lado, quanto aos styles (ex.: The Deus lo Vult Blog Reader), o Stylish se encarrega de facilitar a checagem de atualizações, a partir do Firefox.
Quando houver algo relevante na atualização, a página do style poderá ter sido atualizada também. E é bom estar atento ao conteúdo dela.
4º – quanto aos scritps (ex.: Deus lo Vult TinyEd), apesar do Greasemonkey não gerenciar as atualizações no Firefox, como faz o Stylish, é possível acompanhar mudanças através das “páginas de versões” do site userscripts.org, e com feeds gerados a partir do serviço page2rss:
– versões do Deus lo Vult TinyEd [page] [feed]
– versões do Deus lo Vult on Gmail [page] [feed]
É isso! Agora sim! Acredito que não tenho o que acrescentar aqui, que eu não possa dizê-lo através de algum dos outros canais já referidos.
Jorge, você tem planos de alterar o sistema do blog a curto e médio prazos?
Pergunto por que, se não, pretendo revisar os estilos e scripts que criei, para torná-los funcionais e melhores com a versão atual do Deus lo Vult.
O disqus mal sucedido desviou-me do que eu vinha construindo. Preferi fazer uma pausa. Ma agora estou vislumbrando que posso suspender essa pausa. O que acha?
Eu lhe peço apenas para que você fale um pouco sobre o tempo, no que se refere ao estado técnico do blog. Para que eu não trabalhe à toa, no códigos. Pois eu quis investir tempo para fazer aquelas ferramentas, mas agora eu quero caminhar com mais cuidado, para aproveitar melhor meus esforços. Não adianta fazer algo que vai mudar daqui a um mês. Se houver grandes chance de demorar pelo menos 6 meses para mudanças significativas, é interessante.
O que me diz?
Alexandre, tenho pretensão de, a curto prazo, alterar uma única coisa no layout do Deus lo Vult!: a disposição dos elementos dos comentários. Acho esta barrinha da data confusa.
Além disso, talvez eu mude a paleta de cores, mas a estrutura vai ficar essa mesma por enquanto; não tenho tempo de mexer nela.
Abraços,
Jorge
Jorge, você acha que vai mexer só em CSS e não na estrutura de tags HTML?
E quanto ao sistema de comentários, espera-se que continue este, com esse formulário?
Olá! como faz para colocar o codigo para “Atenção, este artigo foi publicado há…”? Pode comparilhar conosco?
Parabéns pelas novidades e… o generoso compartilhamento!
Giulia,
É um plugin do wordpress chamado “Old Post Notifier”.
Abraços,
Jorge Ferraz
Ah! Puxa! Que pena! Eu ainda estpu no Blogger… um dia, quem sabe, chegará lá tb este utilissimo plugin… :(
Obrigada!!!
Enviando comentário para testar funcionalidade de notificação de comentários. Combinado com o blogueiro.
Testando notificação de comentários.
Funcionou. Acredito que esteja tudo OK. Obrigado. Valeu! E até mais. :)
Teste XML-RPC
Estou testando editor auxiliar.
Testando listas…
Ordenadas:
List item
List item
Não ordenadas:
List item
List item
List item
Negrito
Itálico
Testando as tags s, strike e del:
– s
–
strike–
delTestando pre, abbr e code com espaço de linha:
pre
abbr
code
Palavras juntas e no meio de outras:
ipsum ipsum pre ipsum ipsum abbr ipsum ipsum
code
ipsum ipsumPois um editor de quicktags sugere que Jetpack tem essas tags.
Pretendo fazer novo script pensando ter como colorir e o pré-visualizar o código da textarea do jetpack. Será muito mais simples do que os anteriores, mas não tão interessante (por enquanto).