Os dogmas sem sentido do Espiritismo

Um espírita revoltado não gostou quando eu disse aqui que o espiritismo era ilógico. No entanto, responder que é bom… nada. Preferiu rasgar as vestes e ter um ataque histérico, reclamando da nossa ignorância e do nosso fanatismo.

Vou dizer de novo (só que com outras palavras) o que eu disse lá e provocou a ira furibunda do seguidor da doutrina de Kardec: cada “resposta” oferecida pelo espiritismo suscita um sem-número de outras perguntas cujas explicações, em última instância, precisam ser aceitas sem comprovação alguma. Isto não é de per si um demérito; mas chega ser irônico como alguns espíritas reclamam dos dogmas do Cristianismo e, apresentando a sua religião praticamente como uma ciência cartesiana, convenientemente “se esquecem” dos muitos princípios de seu sistema que, nada possuindo de intuitivo, precisam simplesmente ser aceitos sem discussão. Dogmas por dogmas, eu prefiro os nossos. Ao menos eles fazem sentido. E o fato da Ressurreição de Cristo é evidência forte o suficiente para persuadir os homens de boa vontade e de bom senso da veracidade dos dogmas cristãos. Já quanto ao espiritismo… que evidência ele nos apresenta para que acreditemos em coisas tão inverossímeis?

Por exemplo, repetindo o que eu dizia lá nos comentários:  os “espíritos superiores” de Kardec dizem que todos os planetas são habitados (Livro dos Espíritos, q. 55). Ora, não foi encontrado até hoje um único planeta habitado sequer por uma bactéria. Como é possível que os “espíritos superiores” não soubessem disso? A resposta espírita tradicional diz que os planetas são habitados sim, mas… por “vida espiritual”. E assim, ressignificando um trecho dos seus livros sagrados, transportam convenientemente a discussão para a esfera das coisas que não são verificáveis e onde eles, por definição, não podem ser desmentidos. Que evidência existe de que haja “vida espiritual” em Marte? Esta afirmação serve tão-somente para salvaguardar os “espíritos superiores” da realidade dos fatos que os contradiz abertamente.

Mais: a população mundial (ainda) está crescendo, o que significa que nascem mais pessoas do que morrem – i.e., “encarnam” mais almas do que “desencarnam”. De onde vêm estas almas? A resposta padrão é que existem muitos outros mundos “inferiores”, nos quais as almas “evoluem” até que se tornem aptas para “encarnar” no nosso mundo. De novo: qual o indício que nós temos de que existem mundos inferiores e superiores habitados por espíritos em constante evolução? Ao invés disso, não está claro que esta afirmação gratuita não tem outro propósito que não salvar a teoria de Kardec de uma flagrante contradição matemática?

É dito, também, que Nosso Senhor não ensinou abertamente a reencarnação porque a humanidade ainda não estava suficientemente evoluída para entendê-la, e esta é a mais absurda das pretensões espíritas. Porque acontece que a metempsicose – que outra coisa não é que não a reencarnação kardecista – é uma doutrina mais velha do que a fome, sendo já conhecida de muitos povos muito antes de Cristo. Como assim, a humanidade ainda não estava evoluída para conhecer uma coisa… que já conhecia há séculos?

E o que há de extraordinário nesta doutrina para que Cristo a tivesse guardado para Si – o mesmo Cristo que ensinou coisas (essas sim) incômodas e exigentes como “amai os vossos inimigos”? Por qual motivo a reencarnação seria sublime demais para a mentalidade (grosseira, concedamos) dos homens do primeiro século, se Cristo não Se furtou a ensinar-lhes o “quem não tem pecado que atire a primeira pedra”? Qual a razão para Nosso Senhor ter esperado 18 séculos para ensinar uma doutrina velha e cômoda, quando não esperou nada para proferir o Sermão da Montanha que, este sim, é novo e revolucionário? Colocando lado a lado os Evangelhos e os Livros Básicos da Doutrina Espírita, não resta nenhuma dúvida de que a novidade mais elevada encontra-se nos primeiros e não nestes últimos. Por que o ensinamento mais elevado foi logo transmitido para os homens mais rudes e, ao mesmo tempo, a doutrina mais grosseira precisou esperar a evolução da humanidade para se fazer conhecida?

Enfim, todo mundo é livre para acreditar naquilo que quiser. Mas todo mundo tem a obrigação moral de ter senso crítico e, em particular, de não atacar na doutrina alheia aquilo de que a sua própria doutrina está repleta. Todo mundo está obrigado a procurar a Verdade e, nesta busca, todo mundo tem o dever de ser honesto consigo mesmo e abandonar as próprias convicções tão logo elas se mostrem falsas. As afirmações gratuitas, não-intuitivas e até mesmo ilógicas precisam se multiplicar para manter o espiritismo de pé! Como eu dizia no início, ao menos os nossos dogmas têm fundamento: um Fundamento vivo, Cristo Ressuscitado que não morre mais.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

534 comentários em “Os dogmas sem sentido do Espiritismo”

  1. Angelo, a discussão não é em torno de dogmas católicos e sim do espiritismo.

    E, peço aos amigos, não refutar (apesar de fácil), pois a tática é essa mesmo, fica sem argumento e começa a desvirtuar, depois vem inquisição, cruzada e o mesmo blá…blá… de sempre.

  2.  Concordo contigo.

    Os tais “espíritos reencarnados” “baixam” no blog iguais a fantasmas surdos, não pretendem defender nada, nem pretendem refutar nada. Não pediria que fossem excluídos estes comentários burros, mas poderia haver uma classificação por pertinência e não fossemos obrigados e ter de cascavilhar o trigo no meio de tanto lixo.

    Como nicho de comércio sugeriria que fosse criada escola de espiritismo para espirita! Não sei como alguém pode ser espirita sem conhecer o espiritismo, embora também não compreenda como alguém pode continuar sendo após conhecer.

  3. Eu, sinceramente, me falta caridade cristã para aguentar esses debates. É sempre o mesmo discurso e final.  Aí refuta tudo, mas ao final fala: ” o Papa é nazista”.

    hauahau…

    Eu admiro vocês, sinceramente!

  4. O Senhor sabia que Jesus Cristo veio cumprir a lei?Como tu podes ignorar o Antigo Testamento?…

    Eis a coerência da doutrina espírita…

  5.  Sim. Cumprir a Lei de Deus e não a de Moisés. Simples assim.

  6.  Papa? Que Papa? Quem bem o Papa faz pra humanidade?

    É um “soberano temporal” que se acomoda muito bem no seu conforto enquanto o mundo geme e sofre.

    Que mérito esta criatura falível tem se tantos mas tantos por aí, mesmo que no anonimatio, fazem e fazem muito mais que ele?? São “gente que faz”.

    E o papa?? Para mim apenas um símbolo, uma imagem, um “magnata”, um “embaixador”. Rígido, inflexível, obsoleto, ultrapassado.

    Não influi, nem contribui para a humanidade. Pelo contrário. Trava os caminhos do progresso humano influenciando a massa que prefere ser teleguiada por líderes cegos e interesseiros…

  7.  A DOUTRINA ESPÍRITA NÃO SE FUNDA EM DOGMAS!!!!

    PORQUE É TÃO DIFICIL ENTENDER ISSO??

    É só uma questão de conhecer “o livro e de não julgá-lo pela capa” ou pelo nome!!

    Ahhh!! Mas o catolicismo não tem dogmas!! hahahahaha!!

    E mais essa: ficar sem argumento?? Desde quando??

    E você refere-se à inquisição, cruzada… mas nada disso existiu na história da “grande” Igreja que vocês defendem??

    Não é o que a História registra. O passado da “Santa” Igreja é negro. E não há como tentar tampar o “sol com a peneira” para tal passado, porque ele existe e é cruel. Não há nenhum sofisma que resista a uma investigação séria sobre esse passado e que possa em sã consciência servir para amenizar todas as atrocidades que esta Igreja cometeu em nome de um Deus de amor.

    “Gelo a espinha” quando vejo por exemplo a 7ª arte retratar  a “Noite de São Bartolomeu” onde inúmeros irmãos protestantes foram brutalmente assassinados por catolicos fanaticos!!! Está lá numa pelicula recem lançada cujo titulo é Henrique IV.

    Quem tem sensibilidade se revolta com imensa loucura como aquela!! E eu tenho certeza que se tais atrocidades ainda fossem possiveis hoje, teria dó dos protestantes, dos espíritas e de todos aqueles que professam crenças diferenças da Doutrina Católica porque é quase certo que tais coisas se repetiriam porque não haveria freios para lunaticos como vocês…

    E outra coisa: não estou aqui seguindo nenhuma tática. Coisa que pra vocês é fácil…

  8.  Deixa ver se os comentários são realmente “burros”:

    Este por exemplo,

    “Colocar no mesmo nível a autoridade de Jesus e a dos pais da Igreja e também nivelar a sabedoria do Cristo divino às do clerigo de todas as epocas (…)”

    Este comentário é “burro”??

    Não sei não. Não é o que os Fatos demonstram.

    Que tal um desafio? Jesus ou o Papa?

    Ora, Jesus é Espírito. O Papa existe em carne e osso e é perfeitamente palpável por todos.

    Se gritarmos aos fieis catolicos: O PAPA OU JESUS??

    E os fieis catolicos responderão:

    “O PAPA!! ELE TAMBÉM É DE DEUS!! É DIVINO!! É JESUS NO CÈU E ELE NA TERRA”!!

    E assim a loucura se perpetua…

  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….Ângelo isso é uma piada é?

    Me prove pela Bíblia que Cristo descumpriu a lei de Moisés,cidadão,então aí eu posso parar de rir disso…

  10. Pois vamos lá parar de rir?

    Senão veja.

     Jesus curou num sábado. Aí veio um doutor da Lei ou fariseu (diga-se de passagem da Lei de Moisés) e disse que Jesus curava em nome de Belzebu! E o Cristo muito sereno responde tão somente o seguinte: “o sábado foi feito pelo homem ou o homem para o sábado”? e mais “como um soberando pode dividir seu proprio reino” (aqui referindo-se ao Belzebu, um demonio que se estivesse auxiliando a Jesus a curar no dia de sabado, estaria ele contribuindo para o bem da humanidade, quando sabemos que o diabo quer só mesmo é desencaminhar os homens, não é isso??)

    E a pergunta fica no ar: Jesus cumpriu ou descumpriu a Lei moisaica?

    E são tantas outras passagens que fazem de Jesus um problema na turba lunatica e fanatica judaica da sua época que tinham Iavé, abraão e Moisés como seus expoentes .

    Agora me deixa dar umas boas gargalhadas:  huahuahua!!

    Ou será que existem inumeros tipos de Biblias e eu não sei ainda???

  11. Caro senhor “dogma”.

    Deixe de gritar feito criança mimada, não atendida nas suas
    vontades, e responda meus questionamentos em resposta às tuas intromissões nas
    conversas dos outros.

    A partir daí poderemos conversar sobre dogmas, mas em nível
    de gente grande…

    Abraços. Frazão

  12. Obrigado por nos chamar de lunáticos, e se você fosse um pouco entendido em alguma coisa, saberia que a noite de São Bartolomeu houve mais envolvimento político do que e religioso, e que naquela época havia  intolerância em ambos os lados,  portanto, não foram só os católicos os perseguidores e os protestantes os perseguidos, e quanto ao passado negro da Igreja, para um cego que só quer enxergar os erros dos filhos da Igreja, que só quer ver o joio e não o trigo, não há nada que se possa fazer a um fanático e lunático desses, só orar a DEUS para que converta um coração tão empedernido como esse.

  13. Para alguém cheio de ódio, realmente o Papa não fez nada do bom para a humanidade, Angelo, deixa de ser raivoso, você demonstra um ódio descomunal contra a  Igreja Católica, você só vem para ofender, venha para debater, para defender sua doutrina, suas ofensas não vai levar a nada, muito pelo contrário, só demonstra aquilo que já sabíamos, o espiritismo não é cristão, se já constatávamos pelas doutrinas que não eram, por us postura cheia de ódio e rancor, que não consegue nem ver o bem que o Papa faz a humanidade, comprova ainda mais que tal doutrina (a espírita) não é cristã, e não será nunca, portanto, deixa este ódio de lado que vai fazer um mau desgraçado a você, até parece um pagão que de vez em quanto vem aqui colocar suas opiniões e sempre coloca de maneira negativa tudo que ele enxerga sobre a Igreja Católica, uma pessoa assim só pode ser fanática ou doente, e vou dar um conselho que di a esta mesma pessoa, se contenha com seu ódio a Igreja Católica, pois qualquer dia desses vais ter que usar fraldas geriátricas para não se urinar e defecar todo nas calças quando passar diante de uma Igreja Católica ou estiver junto a católicos.

  14. É evidente que a doutrina espírita é repleta de dogmas sem sentido, como este texto demonstra.

    Ao invés de gritar e “sacar da cartola” outro assunto que não tem nada a ver com o que se está discutindo aqui, o senhor poderia se ater ao texto publicado, respondendo (p.ex.) por que deveríamos acreditar que existe vida em Marte ou por qual misterioso motivo os Apóstolos não eram suficientemente evoluídos para que Cristo lhes ensinasse uma doutrina velha (a metempsicose), mas ao mesmo tempo estavam já evoluídos o bastante para que Ele lhes ensinasse uma doutrina nova e difícil (o Sermão da Montanha).

    Abraços,
    Jorge

  15. ·         O QUE CONSIDERO IRRACIONAL NA DOUTRINA CATOLICAESTA SIM REPLETA DE DOGMAS SEM SENTIDO
    Pregar a “doutrina das penas eternas” (e que não condiz com a misericordia e bondade infinita do Criador);

    “Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.  Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à direita: – Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,  porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;  nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.  Perguntar-lhe-ão os justos: – Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?  Responderá o Rei: – Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.  Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: – Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.  Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;  era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.  Também estes lhe perguntarão: – Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?  E ele responderá: – Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.  E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.” (Mat. 25, 31-46)
     
    “Considerar a Biblia como a verdade absoluta e a “palavra de Deus” de uma maneira a fazer os fieis enxerga-la como um todo harmonioso, sem falhas, contradições e plenamente de acordo com os dados positivos da Ciencia que desenvolve suas regras encima do “livro da natureza”;”
    A Bíblia não é um livro de ciência, mas da revelação divina quanto a nossa salvação e dependência junto de DEUS como seus filhos em JESUS CRISTO, ela traz a Palavra de DEUS escrita, e sabemos que ela não é de todo harmonioso, sem falhas, contradições e plenamente de acordo com a Ciência, ela foi escrita por homens, que mesmo inspirados por DEUS, no entanto, estes homens deixaram suas marcas e nos conhecimentos que eles tinham até em sua época, não foi da vontade de DEUS transmitir o conhecimento de ciências naturais, por exemplo, como o conhecimento sobre o átomo, ou da existência de outros planetas ou galáxias, isto ele deixou para que a humanidade viesse a conhecer com o passar dos anos, porém, com relação ao conhecimento de sua existência e de seu plano de amor por nós, de preparar um povo e deste povo enviar seu filho para daí vir nossa redenção e salvação, isto tudo está ordenado na Bíblia e foi para isto que a Bíblia foi escrita, pois o fim de tudo é JESUS CRISTO e nada mais.
     
     
    “Misturar-se a Boa Nova do Cristo com a lei antiga de Moisés chegando ao disparate de se chamarem Cristãos quando sabemos que o termo Cristão em defesa da coerencia deve ser usado para denominar aqueles que realmente seguem os ensinamentos de Jesus e não os de Moisés; (acho que “catolico” está mais apropriado já que indiferentemente a doutrina une judaismo, evangelho e tradição igreijeira num corpo só); Sim, porque, vemos nos preceitos moisaicos as inumeras leis instituidas no deserto por Moisés que seria barbaridade serem aplicadas hoje!! Então porque algumas são e outras não!! FALTA A RACIONALIDADE, A COERENCIA!!”
     
    Eu não sei o que a Igreja Católica misturou a doutrina de CRISTO com a de Moises, pelo que eu sei, o que era transitório da lei antiga, foi deixado de ser cumprida, graças a JESUS que levou a lei antiga a perfeição: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.  Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.  Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.” (Mat. 5, 17-19); “ Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados.  Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo.” (Col. 2, 16-17), portanto, o que era transitório na lei, como interditos alimentares, de puro e impuro, e dos mais diversos rituais, sobre tudo, dos mais diversos sacrifícios, estes foram todos abolidos, haja vista, que CRISTO foi a vítima perfeita o qual não seria mais necessário, mais nenhum sacrifício seja de bodes ou carneiros, para apagar nossos pecados: “Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus, (Hebreus 10,12), porém, o que permaneceu da lei antiga o qual não foi deixada de ser cumprida e  até JESUS elevou a perfeição, foram leis ligadas ao decalogo (Ex. 20), entre eles se encontram os interditos sexuais, tais como o Adultério: “ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.  Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.  Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena.  E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.” (Mat. 5,27-30), e isto inclui o verdadeiro ato sexual querido por DEUS desde a origem do ser humano: “ Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse:  Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne?  Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.” (Mat. 19, 4-6).
     
    “Colocar no mesmo nível a autoridade de Jesus e a dos pais da Igreja etambém nivelar a sabedoria do Cristo divino as do clerigo de todas as epocas;”
    Ninguém coloca a autoridade de JESUS ao nível dos pais da Igreja e nem se nivela a sabedoria DELE com a dos clérigos, mas há de ser dito, que CRISTO entregou sim, autoridade aos homens, em princípio aos Santos Apóstolos e estes aos seus sucessores, se não vejamos:
    “ Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.  Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.  Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.  Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.  Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!  Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.  Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.  Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.  Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.  Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei:  Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo.  Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma.  Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza.  Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós.  E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos.  Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.” (Luc. 10, 1-16)
    “ Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.  Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mat. 28, 18-20)
    “Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei. (Tito 1,5)
    “Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus” (2º Cor. 5, 20)
     
    “ Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano.  Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu.” (Mat. 18, 17-18)
     
    “Ainda que eu me orgulhasse um pouco em demasia da autoridade que o Senhor nos deu, para vossa edificação e não para vossa ruína, não teria de que envergonhar-me.” (II Coríntios 10,8)

    “Considerar a Instituição Catolica (Vaticano, Igreja, paroquias)acima de tudo e todos sobre a Terra!!Dizerque a “casa de Deus” são “templos de pedra, ferro e madeira” (o mais sensato: a Casa de Deus é o Universo!) Ora, Jesus pregava nos bosques, nos vinhedos e pregou nas sinagogas e templos apenas para se fazer notado pelos homens, para ver que ele era o Enviado…);”
     
    A casa de DEUS, o seu templo, antes de tudo, somo nós mesmo: “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Coríntios 3,16); Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? (I Coríntios 6,19). A própria Igreja como instituição, corpo de CRISTO:  “Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas.” (Col. 1,18), também é a casa de DEUS: “Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade. (I Timóteo 3,15), o fato de dizermos que as construções, comumentes chamadas de igrejas ou templos, serem casa de DEUS, gira em torno do fato de DEUS e JESUS CRISTO estarem sempre presente aonde a assémbleia dos crentes se reunem e ali ELE se encontra: “ Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mat. 18,20), o qual é claro que DEUS sendo onipresente estará em qualquer lugar, até mesmo fora das paredes das ditas construções chamadas de templos ou igrejas, porém, aonde está escrito que o local a onde se reúne a assembléia dos crentes, não possa ser um ambiente sacro, belo, e que eleve a mente e o espírito pela visão e demais sentidos, pois todas as religiões sempre buscaram no belo a ferramenta para transmitir seus conhecimentos e doutrinas, até os judeus construíram um belo templo o qual JESUS nunca as desmereceu, apenas predisse que aquele belo templo um dia iria sofrer sua ruína a tal ponto que não sobraria pedra sobre pedra (Mat. 24,2), e diante disto, será que nós católicos não temos o direito de também termos nossas construções o qual nós nos reunimos cercado de belas imagens, pinturas, esculturas, um ambiente belo e agradável, pois como bem disse São Paulo: “Examinai tudo: abraçai o que é bom.” (I Tessalonicenses 5,21)
    “Pregar que só existe “salvação” para aqueles que aceitarem LITERALMENTE a figura de Jesus “como Deus e salvador” (e não a sua mensagem, o seu evangelho e que qualquer um, indiferentemente, de cor sexo ou RELIGIÃO pode aplicar em sua vida já que sua mensagem é a expressão mais pura da vontade de Deus entre os homens!)Taoistas, budistas, mulçulmanos, hinduistas estão todos fadados ao “fogo do inferno” por não aceitarem o cristianismo (ou seria, melhor dizer, o “catolicismo”?);
    As pessoas que não tiveram o conhecimento de JESUS ou não tiveram o devido conhecimento a ponto de fazer um experiência intima e espiritual com JESUS SALVADOR, serão julgadas segundo o critério do bem que fizeram, dos mandamentos que praticaram o qual estão gravados em seus corações, tal como atesta São Paulo: “ Os pagãos, que não têm a lei, fazendo naturalmente as coisas que são da lei, embora não tenham a lei, a si mesmos servem de lei;  eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente.” (Rom. 2, 14-15), porém, os que tiveram o pleno conhecimento de JESUS CRISTO, e fizeram uma linda experiência com ELE, fazendo um belíssima profissão de fé o aderindo como seu SENHOR e Salvador, mas venho a se apostatar contra ELE, eis o que diz o autor da carta aos Hebreus: “ Depois de termos recebido e conhecido a verdade, se a abandonarmos voluntariamente, já não haverá sacrifício para expiar este pecado.  Só teremos que esperar um juízo tremendo e o fogo ardente que há de devorar os rebeldes.  Se alguém transgredir a Lei de Moisés – e isto provado com duas ou três testemunhas -, deverá ser morto sem misericórdia.  Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o sangue da aliança, em que foi santificado, e ultrajar o Espírito Santo, autor da graça!  Pois bem sabemos quem é que disse: Minha é a vingança; eu a exercerei . E ainda: O Senhor julgará o seu povo. É horrendo cair nas mãos de Deus vivo.(Heb. 10, 26-31).
     
    “Pregar que a dita “salvação” e “juizo final” só vem pela fé e não
    pelas obras e assim condenando todos aqueles que mesmo fazendo o bem
    “ainda não aceitaram Jesus” ! (que absurdo! Renego um Deus que rejeita
    as preces hindus e dos outros “ismos” e que aceita as preces catolicas
    sem “pestanejar”!! Que pensamento mesquinho!!!Deus é maior!!);
     
    Os que ainda não aceitaram JESUS, seja por não o conhecerem  ou por não O conhecer por inteiro, aplica-se Rom. 2, 15-15, porém os que O conheceram e não o aderiram como seu SENHOR e Salvador, ou pior ainda, que O conheceram, e depois o renegaram, aplica-se Heb. 10, 26-31, e diga-se mais: “Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos. (São Marcos 8,38)
    “Propagar a ressurreição de corpos (cadaveres) já literalmente decompostos e com os elementos já dispersos pela natureza
    “Nao vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz:  os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados” (João 5, 28-29)
    “ Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.  Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6,39-40)
    “Tenho esperança em Deus, como também eles esperam, de que há de haver a ressurreição dos justos e dos pecadores.” (Ato, 24,15)
    “Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados,  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta (porque a trombeta soará). Os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade.  Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a palavra da Escritura:  A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8). Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão (Os 13,14)?  Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.  Graças, porém, sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo!” (1º Cor. 15, 52-57)
    “ Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura.” (Fil, 3, 20-21)
    “Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram.  Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos.  Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro.  Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.  Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” (1º Tes. 4, 13-18)
    “em nome de um hiper-ultra-grande-fantastico-milagrosissimo poder de Deus que “num estalar de dedos e passe de magica” levantará todos os “eleitos” de todas as epocas (imagina!)”
    Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão. (São Mateus 3,9)
    Jesus respondeu: Sim. Além disso, eu vos declaro que vereis doravante o Filho do Homem sentar-se à direita do Todo-poderoso, e voltar sobre as nuvens do céu. (São Mateus 26,64)
    Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível. (São Mateus 19,26)
     
    Respondeu Jesus: O que é impossível aos homens é possível a Deus. (São Lucas 18,27)porque a Deus nenhuma coisa é impossível. (São Lucas 1,37)
     num juizo “não sei lá das contas” que acontecerá “não se sabe quando”, longe, distante…
    “Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências.  Eles dirão: Onde está a promessa de sua vinda? Desde que nossos pais morreram, tudo continua como desde o princípio do mundo.  Esquecem-se propositadamente que desde o princípio existiam os céus e igualmente uma terra que a palavra de Deus fizera surgir do seio das águas, no meio da água,  e deste modo o mundo de então perecia afogado na água.  Mas os céus e a terra que agora existem são guardados pela mesma palavra divina e reservados para o fogo no dia do juízo e da perdição dos ímpios.  Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia.  O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam. (2º Pedro. 3, 3-9)
     
    (ONDE CABERÁ TANTA GENTE, TANTOS CORPOS??? IMAGINE AÍ VOCÊ QUE RACIOCINA: ONDE TERÁ LUGAR PARA TODOS DE TODAS AS EPOCAS DA HUMANIDADE???)”
    Todos terão um corpo semelhante ao de CRISTO, que mesmo sendo matéria podia se materializar e desmaterializar a hora que quisesse
    “ Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco! Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito.  Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações?  Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.  E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.  Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer?  Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado.  Ele tomou e comeu à vista deles” (Lucas 24, 36-42)
    E além do mais os corpos dos ressuscitados serão também corpos espiritualizados, e quando estes corpos não estiverem materializados, não ocuparão lugar no espaço, simples de explicar, fácil de entender, só basta ter fé para crer e não precisa muito para raciocinar.

  16. Partindo, então,  do pressuposto que não tem dogmas na doutrina espírita. Porquê estamos discutindo?

    Se não tem dogma, não tem fundamento algum, a própria doutrina cai por si só.

    Prefiro, então, acreditar num livro de história infantil. Apesar, que isso não é problema para o espírita, já que ele segue um livro que não tem nenhum valor absoluto. Ou seja, qualquer coisa para ele pode ser verdadeiro.

    Conseguiram superar o sefl-service dos protestantismo.

  17.  Que bobagem você agora retornando a esta ideia de “vida em marte”, “metempsicose versus o sermão da Montanha”.

    Você diz que não tem nada haver e no entanto todos hão de concordar que refutar “purgatorio”, criticar a ideia de que “A Igreja sempre esteve com a Verdade” ou “que seus dogmas desde sempre encaminharam os homens para o bem” é estar sim debatendo ideias e máximas sem sentido e que os fieis tinham ou tem que engolir sem contestação! Tal como vocês permanecem aqui divulgando inverdades em torno do Espiritismo como este expresso na frase “os dogmas sem sentido do Espiritismo”. 

    A doutrina Espírita em aspecto nenhum há de se coadunar com dogmas. E para muitos esta é uma realidade, por mais que  catolicos ortodoxos como vocês, estes sim mergulhados em dogmas, rejeitem, critiquem, esperneiem contra, porque não será nenhum destes “xiliques” que mudará a realidade e o impacto dos POSTULADOS espíritas (fundamentados em evidencias)

    Agora a história de vida em marte:

    Mais uma vez (que chato isso!): As revelações espíritas não falam de VIDA ORGÂNICA em Marte mas de VIDA ESPIRITUAL, até porque a verdadeira vida está no Espírito e não no corpo físico que definha e morre com o tempo renascendo o ser para a vida espiritual em seu “corpo espiritual incorruptível”.

    Se houvesse vida orgânica de supostos habitantes inteligentes (os ditos “marcianos”) os nossos intrumentos (telescopios, sondas) já teriam avistado há muito tempo (desde que esta vida tenha se desenvolvido na superficie e não no subsolo) porque necessariamente vida inteligente desta forma teria desenvolvido tecnologia e civilização.

    Então mais uma vez: quando os espíritos reveladores nas obras mediunicas mencionam que o Universo está estuante em VIDA, eles se referem à Vida Espírita ou Espiritual e que o nosso Universo assim como é rico espacialmente é igualmente rico de outras realidades e dimensões que estão ocultas aos olhos carnais nossos que evoluíram e se adaptaram a “enxergar” uma realidade física 3D.

    Por outro lado, os mesmo Espiritos revelaram que também outros mundos existem com vida organica semelhante à nossa e que assim temos inumeros irmãos em humanidade e que são igualmente filhos de Deus espalhados por esse imenso Universo (“Há muitas moradas na casa de Meu Pai”). Não em nosso Sistema Solar mas em outros rincões afastados e que não temos tecnologia para sondar. (Talvez não tenhamos, mas os “aliens” mais aperfeiçoados parecem ter por que as supostas evidencias de visitas extraterrestres vêm demonstrando que eles tem tido contato conosco desde muito tempo).

    Com relação ao Sermão da Montanha, realmente até hoje é um roteiro novo e dificil porque muitos religiosos ortodoxos como vocês custam a compreendê-lo (e eu aqui me incluo também). A propria intolerancia que vocês expressam aqui neste meio eletrônico contra os que pensam diferente dos dogmas em que vocês se agarram é a própria prova disso de que para a “massa religiosa” deste planeta, o Sermão do Monte ainda vai levar muito tempo para ser compreendido (“É mais fácil quebrar o átomo do que romper um preconceito”, segundo Einstein).

    Com certeza a antiga crença da metempsicose era mais fácil de ser compreendida (e assim mesmo foi muito mal compreendida por que dentro do misticismo em que foi misturada os antigos entendiam que a alma humana poderia retrogradar e reencarnar em corpos animais); então, digo, era muito mais compreensível, simplesmente porque falava mais ao intelecto do que ao aspecto moral, de mudança interior, de renovação de valores muito mais dificil para uma humanidade ainda involuida, materializada, e envolvida em paixões brutais. Jesus, Espírito Puro, vivenciou tais virtudes, não se deteve ao discurso como fez os antigos, tais Sócrates ou Platão que trataram dos valores sublimes, mas não foram até ao sacrificio como fez Jesus, de vivenciá-los.

    Jesus falou muito mais para o futuro do que para a sua época porque foi mal compreendido por seus contemporâneos e foi ao suplicio porque sua doutrina e sua mensagem de amor não poderia ser compreendida por todos. “Os que tivessem olhos de ver que vissem e ouvidos de ouvir que ouvissem”.

    Mas é quase certo que estes argumentos que aqui exponho serão escrachados porque pertecem aos “dogmas sem sentido do espiritismo” e aí “saco da cartola” o velho riso:

    hahahahahahahah

  18.  Pois é!

    Para quê discutir isso e divulgar aos quatro cantos do mundo a frase “os dogmas sem sentido do espiritismo” se na realidade eles não existem? Vc está corretissismo:

    O ESPIRITISMO NÃO TEM DOGMAS. NEM SE FUNDAMENTA EM CRENÇAS, MAS EM FATOS, EM EVIDENCIAS.

    E NADA DISSO! NADA HAVER “QUE QUALQUER COISA PODE SER VERDADEIRO”.

    E QUEM LHE DISSE QUE o livro mencionado NÃO TEM NENHUM VALOR ABSOLUTO? O livro mencionado é uma obra mediunica e a mediunidade é fato, não crença.

    Não tem “nenhum valor absoluto” pra você que segue como “verdades absolutas” enciclicas e determinações eclesiasticas que tem como unico objetivo “bitolar” fieis equivocados e “alienados”.

  19.  Como o Sr. Sidney não pôs de maneira clara um local para comentar, comentarei aqui:

    Ele escreveu:

    “Para alguém cheio de ódio, realmente o Papa não fez nada do bom para a
    humanidade, Angelo, deixa de ser raivoso, você demonstra um ódio
    descomunal contra a  Igreja Católica, (…)”

    Não tenho este ódio todo que você vem mencionar aqui. Muito pelo contrário, tenho sim esse tal “ódio” contra as barbaridades ideologicas dogmaticas que vocês defendem no contexto de uma Igreja que por muito tempo atrasou a humanidade que poderia estar até mais desenvolvida, não fosse as tolices que ela impôs e que deveriam ser aceitas mesmo sob tortura, fosse ela física, psíquica ou moral!!

    A Igreja Católica fez algum bem? Claro que fez! Não há porque negar esse lado, apesar de mínimo, já que trouxe certo contato civilizatorio para povos ignorantes e selvagens, mesmo que por interesses escusos, com a capa de “catequisar e evangelizar”.

    Sidnei ainda escreveu:

    “você só vem para ofender, venha
    para debater, para defender sua doutrina, suas ofensas não vai levar a
    nada, muito pelo contrário, só demonstra aquilo que já sabíamos, o
    espiritismo não é cristão (…)”

    E vocês estão isentos de ofensas por aqui? Quantas vezes não vejo vocês aqui fazendo o mesmo? Termos mais adequados não existem para tanto: é “burro”, “herege”, “doente”, etc…

    Se estou ofendendo, assim como vocês o fazem, então somos “farinha do mesmo saco” e portanto, igualmente o catolicismo aqui pregado não é cristão!

    E mais:

    “(…) uma pessoa assim
    só pode ser fanática ou doente, e vou dar um conselho que di a esta
    mesma pessoa, se contenha com seu ódio a Igreja Católica, pois qualquer
    dia desses vais ter que usar fraldas geriátricas para não se urinar e
    defecar todo nas calças quando passar diante de uma Igreja Católica ou
    estiver junto a católicos.”

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk “urinar e defecar quando passar diante de uma Igreja Católica ou estiver junto a católicos” ???

    É mesmo para rir!!

    Sidnei, que palavreado mais “educado e polido” para um catolico que diz seguir a doutrina do Cristo!! Nada mais adequado.

    Meu caro! Não me importo com este seu palavreado “anti-cristão”. Sei que ele deve ser algo pessoal seu… está aí evidente…

    Mas vou lhe revelar uma coisinha:

    como muitos por esse Brasil, nasci em uma familia catolica, tenho uma irmã que ainda hoje é catolica, minha maezinha é catolica, meu Pai foi catolico, tenho muitos amigos catolicos; mas eu por outro lado, quando pude me deter de forma mais critica diante da historia da “Santa Igreja” Catolica e dos DOGMAS catolicos, percebi as incongruencias e vi o quanto as respostas eram insatisfatorias, confusas e obscuras, e então meu caro, afastei da minha existencia as doutrinas dogmaticas e me dediquei a estudar as filosofias, as Ciencias Naturais e a sã Doutrina Espírita muito mais congruente, lúcida, lógica, racional e que traz uma interpretação evangelica renovadora, consoladora e conforme a Justiça Divina.

    Uma doutrina que não traz em seu bojo, interpretações equivocadas da mensagem cristã, que não está misturada a símbolos, imagens, velas, escapulários; que não tem corpo sacerdotal nenhum como profissão; e que não está mesclada a nenhum sincretismo religioso, seja ele do paganismo ou de qualquer outra manifestação ritualistica. (E não venha me falar de paganismo quando sabemos que o Catolicismo incorporou muitas práticas pagãs à sua Doutrina, como por exemplo o “culto mariano”, adaptado do culto pagão da Mãe Terra)

  20. “Todos terão um corpo semelhante ao de CRISTO, que mesmo sendo matéria
    podia se materializar e desmaterializar a hora que quisesse. (…)”

    Em qual principio você assenta estas suas palavras? “Materializar e desmaterializar?” Na Bíblia, na Ciência, na Ficção cientifica??

    Se a Bíblia em nenhuma epoca foi utilizada para confrontar principios cientificos porque trata somente da “revelação divina”, porque que Galileu foi perseguido, assim como Giordano Bruno e tantos outros e mais tarde Charles Darwin foi esculachado por estar indo de encontro à Bíblia?

    Afinal de contas a Bíblia foi ou não foi usada para fundamentar principios cientificos e que deveriam ser combatidos porque eram contrários às ideias biblicas, ou porque constrastavam com a palavra do proprio Deus?

    De duas uma: ou temos que necessariamente considerar os fundamentos cientificos e suas pesquisas à parte das interpretações teologicas nascidas dos estudos biblicos; ou então misturá-los ‘numa salada só” e considerar a revelação da palavra de Deus na Bíblia como fundamental para se equiparar às descobertas cientificas.

    A primeira é mais correta porque sabemos pela Historia que muitas descobertas cientificas desmistificaram as crenças infundadas nascidas de interpretações equivocadas contidas no Velho Testamento como a imobilidade da Terra, o geocentrismo, o mito antiantropologico de Adão e Eva (porque é um mito! por mais que vocês gritem o contrario) e tantas e tantas historinhas do Velho Testamento!

    Agora você vem aqui dizer que Jesus materializava e desmaterializava seu corpo?? Como? Se utilizando da equação de Einstein E = mc2??

    Você então está a dizer que a Ciência pode vir a fundamentar tais fenômenos?

    Isso não vai de encontro ao que voce mesmo escreveu aí encima de que,

    ” a Bíblia não é um livro de ciência, mas da revelação divina quanto a
    nossa salvação e dependência junto de DEUS como seus filhos em JESUS
    CRISTO, ela traz a Palavra de DEUS escrita (…)”??????

    Agora a Bíblia é um livro de Ciência?? Ou está Ciência está no Novo Testamento com as materializações e desmaterializações de Jesus e não está no V.T.??

    Meu filho, não seja confuso, seja coerente com a Doutrina que vocês tanto defendem!!

  21. Penso que a palavra “dogma” aqui deve ser entendida de forma figurada e não literal. Porque o dogma propriamente dito é uma verdade de Fé que está acima da inteligência humana, mas não contrária a ela. Ora, só a Igreja Católica possui a Fé. Logo, só na Igreja Católica existe o dogma.
    Ademais, em nenhuma outra religião existe um equivalente ao Papa, isto é, um superior que pode definir infalivelmente uma verdade de Fé (um dogma), de tal modo que aquele que nega essa verdade deixa automaticamente de pertencer a essa religião.
    No espiritismo não existe dogma nenhum. Cada um pode acreditar no que quiser e continuar se dizendo espírita, que ninguém poderá “excomungá-lo” juridicamente do espiritismo (alguns acreditam em reencarnação, outros em ET’s, outros em fantasminhas e outros em tudo isso junto).
    Espiritismo é simplesmente um conjunto de crenças malucas de quem não quer pensar no inferno. E aí se apegam a reencarnações infinitas, ET’s, fantasminhas e outras baboseiras próprias de alienados mentais. A propósito, li que no passado alguns psiquiatras chegaram a pedir ao governo que proibisse o espiritismo, por ser uma fábrica de loucos.

  22. Ignorando toda a tagarelice e indo diretamente ao que interessa:

    As revelações espíritas não falam de VIDA ORGÂNICA em Marte mas de VIDA ESPIRITUAL

    Ótimo! Que evidências os espíritas nos apresentam de que existe “vida espiritual” em Marte? Por que eu deveria acreditar nesta afirmação gratuita?

    Com certeza a antiga crença da metempsicose era mais fácil de ser compreendida

    Ótimo. E por que raios Deus precisou “esperar” até que a humanidade estivesse mais “evoluída” para ensinar esta doutrina velha? E, ao mesmo tempo, ensinou a novidade do Sermão da Montanha para povos “ignorantes” incapazes de entender uma doutrina grosseira como a metempsicose?

    Por favor, pare de tagarelar assuntos que não têm nada a ver e se concentre no que interessa aqui.

  23. Caro
    senhor Wilson.

    Teu
    comentário de 03/28/2012
    08:24 AM.

    Como
    vim à cidade, aproveito para mandar esse recado:

    Quando
    o senhor vai parar de ser criança enxerida e deixar de se meter em conversa dos
    outros e passar a responder os questionamentos feitos em decorrência das tuas
    intervenções em diálogos de terceiros, como agora?

    Estou
    aguardando tuas respostas aos meus.

    Abraços.
    Frazão

  24. “Todos terão um corpo semelhante ao de CRISTO, que mesmo sendo matéria podia se materializar e desmaterializar a hora que quisesse. (…)”Em qual principio você assenta estas suas palavras? “Materializar e desmaterializar?” Na Bíblia, na Ciência, na Ficção cientifica?? “Para inicio de conversa eu não sustento nenhuma palavra minha, haja vista que quem revelou que haveria ressurreição e que nossos corpos seriam iguais ao de CRISTO ressuscitado foi o próprio NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, senão vejamos:“ Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco! Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito.  Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações?  Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.  E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.  Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer?  Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado.  Ele tomou e comeu à vista deles” (Lucas 24, 36-42)“ Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco!” (João 20,19)“Nao vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz:  os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados” (João 5, 28-29)“ Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.  Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6,39-40)“ Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura.” (Fil, 3, 20-21)“Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados,  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta (porque a trombeta soará). Os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade.  Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a palavra da Escritura:  A morte foi tragada pela vitória . Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão ?  Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.  Graças, porém, sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo!” (1º Cor. 15, 52-57)  “Se a Bíblia em nenhuma epoca foi utilizada para confrontar principios cientificos porque trata somente da “revelação divina”, porque que Galileu foi perseguido, assim como Giordano Bruno e tantos outros e mais tarde Charles Darwin foi esculachado por estar indo de encontro à Bíblia? “Eu não sei quem foram estes tantos outros, quanto a Galileu, este teve a permissão do Papa para que apresentasse seu trabalho, como hipótese, e o cardeal São Belarmino  até disse que se Galileu provase com 100% de certeza sobre a teoria de que a terra é que girava em torno do sol e não o contrário, a Igreja não teria problema algum de rever suas interpretações quanto a este assunto, pois tal afirmativa, em nada iria contra a verdadeira missão da Bíblia de anunciar JESUS CRISTO e a salvação por ELE trazida a nós, quanto a Giordano Bruno, este bateu de frente com a Igreja, pois ele não ficou só no campo cientifico, mas foi muito além, indo contra tudo o que a Igreja sempre pregou, e como a Inquisição tratava somente de católicos que feriam a doutrina de CRISTO, Giordano fora então julgado e executado, justamente por defender doutrinas totalmente contrárias a pregada pela Igreja e revelada por JESUS CRISTO, para nós hoje isto parece ser injusto, não para as pessoas daquela época em que um crime de heresia, em que colocava em xeque a salvação das almas era tão grave que um crime de assassinato, e quanto a Darwin, interessante, o Angelo chama os protestantes de irmãos porém, nos dias de hoje são os protestantes e não os católicos, que mais combatem a teoria da evolução, vejo que a bronca do Angelo é mesmo contra os católicos, porque a negação mais arraigada a teoria da evolução parte mais  dos protestantes do que dos católicos, e isto o Sr. Angelo não quer enxergar. “Afinal de contas a Bíblia foi ou não foi usada para fundamentar principios cientificos e que deveriam ser combatidos porque eram contrários às ideias biblicas, ou porque constrastavam com a palavra do proprio Deus?De duas uma: ou temos que necessariamente considerar os fundamentos cientificos e suas pesquisas à parte das interpretações teologicas nascidas dos estudos biblicos; ou então misturá-los ‘numa salada só” e considerar a revelação da palavra de Deus na Bíblia como fundamental para se equiparar às descobertas cientificas. A primeira é mais correta porque sabemos pela Historia que muitas descobertas cientificas desmistificaram as crenças infundadas nascidas de interpretações equivocadas contidas no Velho Testamento como a imobilidade da Terra, o geocentrismo, o mito antiantropologico de Adão e Eva (porque é um mito! por mais que vocês gritem o contrario) e tantas e tantas historinhas do Velho Testamento!Agora você vem aqui dizer que Jesus materializava e desmaterializava seu corpo?? Como? Se utilizando da equação de Einstein E = mc2?? Você então está a dizer que a Ciência pode vir a fundamentar tais fenômenos? Isso não vai de encontro ao que voce mesmo escreveu aí encima de que,” a Bíblia não é um livro de ciência, mas da revelação divina quanto a nossa salvação e dependência junto de DEUS como seus filhos em JESUS CRISTO, ela traz a Palavra de DEUS escrita (…)”??????Agora a Bíblia é um livro de Ciência?? Ou está Ciência está no Novo Testamento com as materializações e desmaterializações de Jesus e não está no V.T.??Meu filho, não seja confuso, seja coerente com a Doutrina que vocês tanto defendem!!”Acredito que em está fazendo uma confusão tremenda aqui deve ser o Sr. Angelo , se até a alguns anos atrás a Igreja acreditava literalmente o que constava na Bíblia, hoje ela se reserva em dá outra interpretação, quanto as passagens bíblicas o qual confrontado como a ciência podem gerar algum conflito entre a fé e a ciência, como no caso de Galileu, em que o cardeal Belarmino disse que não haveria problema algum em rever a interpretação bíblica a respeito da imobilidade da terra, desde que Galileu comprovasse com 100% de certeza tal teoria, e o que infelizmente não aconteceu, somente anos mais tarde é que houve tal comprovação, e a partir daí a Igreja deu nova interpretação a passagens que pareciam demonstrar ser a Terra imóvel e o sol e os outros corpos celestes girarem em torno dela: “E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro.” (Josué 10,13), “O sol se levanta, o sol se põe; apressa-se a voltar a seu lugar; em seguida, se levanta de novo. (Eclesiastes 1,5)”, portanto, aquilo que não afeta diretamente a revelação anunciada pelos profetas e concluídas em CRISTO, poderá ser visto e revisto pela Igreja, pois DEUS pode de inúmeras maneiras ter criado o céu e a terra, até mesmo pelo big Bem, e pela evolução, e que pode ter levado milhares de anos, segundo nosso tempo, porém para DEUS que não há tempo, estes milhares de anos pode ser reumido em 7 dias. E quanto a JESUS se materializar e desmaterializar em seu corpo?, bem, aí deixa-se o campo da ciência para entrar no campo da fé, e como fora demonstrado acima, foi JESUS quem  revelou isto, fora a fé e o testemunho evidenciado pelos Santos Apóstolos e pelo primeiros critãos: “ Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!” (João 20, 24-29); “mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.” (Atos dos Apóstolos 1,8); “ Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes.  Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé.  Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;  foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras;  apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze.  Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos);  depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos.  E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo” (1º Cor. 15, 1-8). Agora, reduzir DEUS, que tudo criou, que é todo poderoso, a um ser , que apesar de criador, e ter definido todas as leis do universo, ser submetido a suas prórprias leis e criação, é de meditar, que se alguém acredito nisto, crê mesmo em DEUS, que se revelou a humanidade e criou o ser humano a sua imagem ou semelhança, ou crê em um deus, que tal pessoa  o criou a sua imagem e semelhança.

  25. Olá, Frazão, que idéia fixa?Apenas disse, o que todo católico praticante e convicto diria.Você fala isso como se fosse novidade e um absurdo.É como o Wilson ou Sidnei disse, para quem não crê na profissão de fé católica, fica difícil compreender o católicismo.É como se a doutrina espirita fosse uma blindagem.Se você quer compreender o que pensamos suas escamas visuais precisam cair, caso contrário tudo que dissermos a vc será em vão.

  26. “Não tenho este ódio todo que você vem mencionar aqui. Muito pelo contrário, tenho sim esse tal “ódio” contra as barbaridades ideologicas dogmaticas que vocês defendem no contexto de uma Igreja que por muito tempo atrasou a humanidade que poderia estar até mais desenvolvida, não fosse as tolices que ela impôs e que deveriam ser aceitas mesmo sob tortura, fosse ela física, psíquica ou moral!!”
    A Igreja atrasou a humanidade? Se for levar por este prisma, então os povos em que a Igreja não teve influência alguma, deveriam estar a anos luz de conhecimentos de nós,  países como a China, Índia, países árabes, africanos e até aos ameríndios pré-colombianos, deveriam estar a anos luz em conhecimento e desenvolvimento técnico e cientifico do que o Ocidente o qual a Igreja Católica ajudou a construir, por isto a pergunta, faz mesmo sentido em dizer que a Igreja atrasou a humanidade?, ou isto só demonstra o pré-conceito e o ódio que algumas pessoas tem da Igreja.
     
    “A Igreja Católica fez algum bem? Claro que fez! Não há porque negar esse lado, apesar de mínimo, já que trouxe certo contato civilizatorio para povos ignorantes e selvagens, mesmo que por interesses escusos, com a capa de “catequisar e evangelizar”.

    Ter fundado as universidades na Europa foi o mínimo de bem que a Igreja fez, ter fundado Hospitais, Assilos e orfanatos, foi o mínimo que a Igreja fez; ter civilizado povos cujo sacrifícios humanos e a antropofagia eram tão comuns, e graças a Igreja tudo teve um fim, foi o mínimo que a Igreja fez; ter combatido o aborto;  a diversão de gladiadores; duelos, foi o mínimo que a Igreja fez, ou seja, se isto tudo foi o mínimo, imagino se ela tivese feito  o máximo, seria o paraíso na terra, e dizer que por traz da evangelização dos povos escondiam interesses escusos, que interesses seriam estes?, de obedecer ao mandado de CRISTO: “ Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mat. 28, 19-20); “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam” (Marcos 16, 15-16, 2), de passarem provações, indo aos rincões mais remotos da terra, entre índios e animais selvagens como aconteceu com os jesuítas aqui no Brasil, e depois defender estes índios contra a saga dos bandeirantes que queriam escravizá-los e até matá-los para subtrair suas terras, ou na própria Europa antes da Igreja ajudar na construção da civilização ocidental, em que tinha que enfrentar povos como os bárbaros que não tinham um grau de civilidade a altura do que muitos dos descendentes tem hoje como são os alemães, franceses, escandinavos, civilização esta que a Igreja com sua missão ajudou a construir?, que interesse escuso são estes que os inimigos da Igreja adoram guspir, mas que na verdade só estão guspindo e no prato em que comeram.

    “E vocês estão isentos de ofensas por aqui? Quantas vezes não vejo vocês aqui fazendo o mesmo? Termos mais adequados não existem para tanto: é “burro”, “herege”, “doente”, etc…
    Se estou ofendendo, assim como vocês o fazem, então somos “farinha do mesmo saco” e portanto, igualmente o catolicismo aqui pregado não é cristão! “

    Pela resposta a cima, se confirma que os espiritismo não é cristão. 
     
     
    “Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk “urinar e defecar quando passar diante de uma Igreja Católica ou estiver junto a católicos” ???
    É mesmo para rir!!
    Sidnei, que palavreado mais “educado e polido” para um catolico que diz seguir a doutrina do Cristo!! Nada mais adequado.
    Meu caro! Não me importo com este seu palavreado “anti-cristão”. Sei que ele deve ser algo pessoal seu… está aí evidente…”

    Cuidado em rir a toa assim, nem usei palavreados chulos, apenas coloquei algo para você tomar cuidado, pois com este ódio todo que você tem no coração, você não vai muito longe, acalma, respire fundo, pois a vida é bela, e não se deixe levar por raiva e rancor, pois isto só te faz mal, e com caridade cristã que digo isto, até parece que não é, mas é, pois pessoas como você o hospício está cheio, ou isoladas de todo mundo, já que ninguém suporta conviver com pessoas chatas assim.
     
      
     “Mas vou lhe revelar uma coisinha:
    como muitos por esse Brasil, nasci em uma familia catolica, tenho uma irmã que ainda hoje é catolica, minha maezinha é catolica, meu Pai foi catolico, tenho muitos amigos catolicos; mas eu por outro lado, quando pude me deter de forma mais critica diante da historia da “Santa Igreja” Catolica e dos DOGMAS catolicos, percebi as incongruencias e vi o quanto as respostas eram insatisfatorias, confusas e obscuras, e então meu caro, afastei da minha existencia as doutrinas dogmaticas ”

    Meu amigo, o que você coloca neste seu testemunho é o contrário do que está nos evangelhos quando CRISTO diz: “ O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.” (Mat. 13, 44-46), pois é ao contrário da parábola, você tinha um tesouro, mas, preferiu jogar fora, e ir ao encontro das doutrinas do mundo, cuja doutrina estas, São Pedro e São Paulo já advertira que iria surgir no fim dos tempos: “O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas” (1º Tim. 4,1); “Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons,  traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus,  ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!  Deles fazem parte os que se insinuam jeitosamente pelas casas e enfeitiçam mulherzinhas carregadas de pecados, atormentadas por toda espécie de paixões,  sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade.  Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes homens de coração pervertido, reprovados na fé, tentam resistir à verdade. Mas não irão longe, porque será manifesta a todos a sua insensatez, como o foi a daqueles dois.” (2º Tim. 3, 1-9); “Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências.  Eles dirão: Onde está a promessa de sua vinda? Desde que nossos pais morreram, tudo continua como desde o princípio do mundo.  Esquecem-se propositadamente que desde o princípio existiam os céus e igualmente uma terra que a palavra de Deus fizera surgir do seio das águas, no meio da água,  e deste modo o mundo de então perecia afogado na água.  Mas os céus e a terra que agora existem são guardados pela mesma palavra divina e reservados para o fogo no dia do juízo e da perdição dos ímpios.  Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia.  O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam. (2º Pedro. 3, 3-9)
    “Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências.  Eles dirão: Onde está a promessa de sua vinda? Desde que nossos pais morreram, tudo continua como desde o princípio do mundo.  Esquecem-se propositadamente que desde o princípio existiam os céus e igualmente uma terra que a palavra de Deus fizera surgir do seio das águas, no meio da água,  e deste modo o mundo de então perecia afogado na água.  Mas os céus e a terra que agora existem são guardados pela mesma palavra divina e reservados para o fogo no dia do juízo e da perdição dos ímpios.  Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia.  O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam. (2º Pedro. 3, 3-9)
    “e me dediquei a estudar as filosofias, as Ciencias Naturais e a sã Doutrina Espírita muito mais congruente, lúcida, lógica, racional e que traz uma interpretação evangelica renovadora, consoladora e conforme a Justiça Divina. “

    Interpretação que mais satisfaz ao mundo que demonstrar a verdadeira Justiça Divina, pois, que justiça é esta, que o juiz dá uma sentença ao réu, sem ele saber o crime que cometeu, a fim de não vir a cometer o mesmo crime e não mais ser julgado novamente, isto é congruente?, isto é lúcido?, isto é lógico?, prefiro acreditar na revelação dada por DEUS através de JESUS CRISTO, pois aqueles que querem seguir JESUS terão a companhia de DEUS por toda a eternidade, quem não quer, DEUS respeitando a liberdade de cada um, infelizmente, irão passar a eternidade longe de sua companhia, isto sim é para mim e para milhões de cristãos de todo o mundo e deste 2000 anos mais congruente, lúcido e lógico.
     
     
    “Uma doutrina que não traz em seu bojo, interpretações equivocadas da mensagem cristã, que não está misturada a símbolos, imagens, velas, escapulários; que não tem corpo sacerdotal nenhum como profissão; e que não está mesclada a nenhum sincretismo religioso, seja ele do paganismo ou de qualquer outra manifestação ritualistica. (E não venha me falar de paganismo quando sabemos que o Catolicismo incorporou muitas práticas pagãs à sua Doutrina, como por exemplo o “culto mariano”, adaptado do culto pagão da Mãe Terra)”

                   Há tá, não há na revelação a permissão de se confeccionar imagens sacras (Ex. 25, 22; 1º Reis 6,23-29), e o respeito a elas, quanto a representação de pessoas, nossos semelhantes, se enquadrando nisto o mandamento que diz: “Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe” (Marcos 12,31). Não há na revelação homens constituídos de autoridade para lavar o evangelho a toda a criatura e para governar a Igreja: “Mt 16,18-19 “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.  Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”; 18,18 “Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu”; Jo 20,23 “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.”; “ Peço-vos que, quando eu estiver presente, não me veja obrigado a usar de minha autoridade de que pretendo realmente usar com certas pessoas que imaginam que nós procedemos com intenções humanas.” (II Coríntios 10,2); Ainda que eu me orgulhasse um pouco em demasia da autoridade que o Senhor nos deu, para vossa edificação e não para vossa ruína, não teria de que envergonhar-me.” (II Coríntios 10,8); “Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!” (Tito 2,15); “Por esse motivo, se bem que eu tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te o que é da tua obrigação,” (Filêmon 1,8). Não há na revelção que Maria foi mãe de JESUS, e que todas as gerações lhe chamariam de Bem Aventurada (Lucas 1,48), será mesmo que é a Igreja Católica que está equivocada, ou são os que produzem comentários como estes acima descrito, demonstrando não conhecer nada do que seja realmente a Igreja Católica, pois se conhecessem sria tal como nesta parábola:  “ O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.” (Mat. 13, 44-46)

Os comentários estão fechados.