Um espírita revoltado não gostou quando eu disse aqui que o espiritismo era ilógico. No entanto, responder que é bom… nada. Preferiu rasgar as vestes e ter um ataque histérico, reclamando da nossa ignorância e do nosso fanatismo.
Vou dizer de novo (só que com outras palavras) o que eu disse lá e provocou a ira furibunda do seguidor da doutrina de Kardec: cada “resposta” oferecida pelo espiritismo suscita um sem-número de outras perguntas cujas explicações, em última instância, precisam ser aceitas sem comprovação alguma. Isto não é de per si um demérito; mas chega ser irônico como alguns espíritas reclamam dos dogmas do Cristianismo e, apresentando a sua religião praticamente como uma ciência cartesiana, convenientemente “se esquecem” dos muitos princípios de seu sistema que, nada possuindo de intuitivo, precisam simplesmente ser aceitos sem discussão. Dogmas por dogmas, eu prefiro os nossos. Ao menos eles fazem sentido. E o fato da Ressurreição de Cristo é evidência forte o suficiente para persuadir os homens de boa vontade e de bom senso da veracidade dos dogmas cristãos. Já quanto ao espiritismo… que evidência ele nos apresenta para que acreditemos em coisas tão inverossímeis?
Por exemplo, repetindo o que eu dizia lá nos comentários: os “espíritos superiores” de Kardec dizem que todos os planetas são habitados (Livro dos Espíritos, q. 55). Ora, não foi encontrado até hoje um único planeta habitado sequer por uma bactéria. Como é possível que os “espíritos superiores” não soubessem disso? A resposta espírita tradicional diz que os planetas são habitados sim, mas… por “vida espiritual”. E assim, ressignificando um trecho dos seus livros sagrados, transportam convenientemente a discussão para a esfera das coisas que não são verificáveis e onde eles, por definição, não podem ser desmentidos. Que evidência existe de que haja “vida espiritual” em Marte? Esta afirmação serve tão-somente para salvaguardar os “espíritos superiores” da realidade dos fatos que os contradiz abertamente.
Mais: a população mundial (ainda) está crescendo, o que significa que nascem mais pessoas do que morrem – i.e., “encarnam” mais almas do que “desencarnam”. De onde vêm estas almas? A resposta padrão é que existem muitos outros mundos “inferiores”, nos quais as almas “evoluem” até que se tornem aptas para “encarnar” no nosso mundo. De novo: qual o indício que nós temos de que existem mundos inferiores e superiores habitados por espíritos em constante evolução? Ao invés disso, não está claro que esta afirmação gratuita não tem outro propósito que não salvar a teoria de Kardec de uma flagrante contradição matemática?
É dito, também, que Nosso Senhor não ensinou abertamente a reencarnação porque a humanidade ainda não estava suficientemente evoluída para entendê-la, e esta é a mais absurda das pretensões espíritas. Porque acontece que a metempsicose – que outra coisa não é que não a reencarnação kardecista – é uma doutrina mais velha do que a fome, sendo já conhecida de muitos povos muito antes de Cristo. Como assim, a humanidade ainda não estava evoluída para conhecer uma coisa… que já conhecia há séculos?
E o que há de extraordinário nesta doutrina para que Cristo a tivesse guardado para Si – o mesmo Cristo que ensinou coisas (essas sim) incômodas e exigentes como “amai os vossos inimigos”? Por qual motivo a reencarnação seria sublime demais para a mentalidade (grosseira, concedamos) dos homens do primeiro século, se Cristo não Se furtou a ensinar-lhes o “quem não tem pecado que atire a primeira pedra”? Qual a razão para Nosso Senhor ter esperado 18 séculos para ensinar uma doutrina velha e cômoda, quando não esperou nada para proferir o Sermão da Montanha que, este sim, é novo e revolucionário? Colocando lado a lado os Evangelhos e os Livros Básicos da Doutrina Espírita, não resta nenhuma dúvida de que a novidade mais elevada encontra-se nos primeiros e não nestes últimos. Por que o ensinamento mais elevado foi logo transmitido para os homens mais rudes e, ao mesmo tempo, a doutrina mais grosseira precisou esperar a evolução da humanidade para se fazer conhecida?
Enfim, todo mundo é livre para acreditar naquilo que quiser. Mas todo mundo tem a obrigação moral de ter senso crítico e, em particular, de não atacar na doutrina alheia aquilo de que a sua própria doutrina está repleta. Todo mundo está obrigado a procurar a Verdade e, nesta busca, todo mundo tem o dever de ser honesto consigo mesmo e abandonar as próprias convicções tão logo elas se mostrem falsas. As afirmações gratuitas, não-intuitivas e até mesmo ilógicas precisam se multiplicar para manter o espiritismo de pé! Como eu dizia no início, ao menos os nossos dogmas têm fundamento: um Fundamento vivo, Cristo Ressuscitado que não morre mais.
Rapaz, é o seguinte: cheguei em casa de viagem hoje e tinha 17 (isto mesmo, DEZESSETE!) comentários pendentes do Angelo. Isto não é mais participação consciente, isto é flood.
Aprovei todos por absoluta falta de paciência de filtrar o que se aproveita deles, mas fica o aviso (para o Angelo e para todos): tenham bom senso. Escrevam tudo o que precisam escrever de uma vez só, não fiquem tagarelando e repetindo as tagarelices antes de receberem respostas. Sejam sucintos. Tenham paciência. O tempo das pessoas é limitado. Usem-no com moderação.
– Jorge
“Cristiane nunca ouvi tanta distorção dos ensinamentos espiritas, deve ter sido um belo copia e cola de algum site anti espirita. ”
Distorção? Não fiz distorção nenhuma. Espiritismo é isso que eu falei, é só ler qualquer livro espírita que você vai ver que é isso sim.
Tirei de sites anti-espiritismo sim, e daí? Esses sites citam fontes dos próprios livros espíritas que confirmam o que eles acusam. Acaso você não viu que eu citei trechos de algumas obras de Kardec? Pode verificar nos livros dele, está tudo lá nas obras dele. Ele é racista sim senhor, não adianta negar. Estas citações existem, pode verificar. Não adianta nada negar, Kardec pregava que existia uma raça superior, tal qual Hitler.
O que os sites que pesquisei falam sobre o espiritismo faz todo o sentido. Os próprios livros espíritas falam por si mesmos. Qualquer um que tem um mínimo de bom senso encontra esses erros nos próprios livros espíritas mesmo. Só os espíritas é que fazem de conta que não vêem essas coisas, fazem questão de ignorar. Os espíritas que não se questionam, por exemplo, o fato de as pessoas estarem reparando erros de outras vidas, erros esses dos quais elas nem se lembram. É justo isso, Gustavo?
“Falando em racismo, quantos Papas negros a igreja católica teve?”
Larga a mão de ser idiota. A Igreja jamais menosprezou os negros. Você é um ignorante, que desconhece que há muitos santos negros, que enriquecem sua hagiografia desde os primeiros séculos, estão os santos negros: S. Maurício, Sta. Mônica, Sta. Efigênia, S. Antônio de Cartageró, S. Elesbão, S. Benedito, S. Serapião, S. Fulgêncio, Sta. Pérpétua e Sta. Felicidade, S. Adriano, S. Moses, S. Menas do Egito, S. Atanásio, S. Marcelino de Cartago, S. Nicolau, Sta. Bakita, S. Frumencio, S. Pacômio, S. Eugenio de Cartago, S. Antão, S. Cipriano, S. Martinho de Lima (“mestiço”), S. Pedro Claver, Sta. Sara Kali, Sta. Maria-Clémentine Blessed Anuarite Nengapeta, S. Timóteo, Sta. Maura, S. Daudi Okelo, S. Jildo Irwa, S. Metódio Domenico Trcka? Viu só quantos santos negros a Igreja tem? E isso desde os primeiros séculos! Como poderia a Igreja menosprezar os negros se a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil foi produzida em terracota pelos escravos?
Aqui vai um pouco sobre alguns santos negros:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Maur%C3%ADcio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Efig%C3%AAnia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B4nio_de_Categer%C3%B3
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Elesb%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Benedito
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Serapi%C3%A3o~
Se a Igreja chegou a canonizar santos negros, desde os primeiros séculos do cristianismo, por que não teria um papa negro, caro Gustavo? Estes santos são a maior prova de que a Igreja jamais ensinou que negros não têm alma. Porque se não tivessem alma, jamais teriam sido canonizados.
Só porque hoje não há um papa negro, não quer dizer que não vai ter. Há muitos sacerdotes negros e um deles pode muito bem se tornar papa algum dia, por que não? Larga a mão de falar besteira, Gustavo. Não adianta apontar o dedo para a Igreja, porque a Igreja jamais foi racista.
“Este debate já perdeu o sentido tendo em vista que só quem é contra o espiritismo têm seus comentários liberados na hora.”
Não se faça de coitado. Os espíritas que parecem ter preguiça ou não sabem como responder aos questionamentos que nós lançamos aqui. Eu ainda estou esperando que algum espírita ao menos tente refutar os argumentos que postamos aqui, e até agora nada… Você mesmo me acusa de distorcer os ensinamentos do espiritismo, mas em nenhum momento vejo você tentar refutar meus argumentos. Até agora estou esperando você me responder a várias questões que coloquei aqui. Mas você só sabe mesmo apontar o dedo para a Igreja… Aliás, é isso que os espíritas fazem, quando argumentamos contra o espiritismo, eles nem tentam refutar, daí começam a falar dos erros dos membros da Igreja, a falar do passado da Igreja… Afinal, o assunto aqui é a Igreja Católica ou o espiritismo, caro Gustavo? Tente ao menos refutar alguns dos meus argumentos, se é que vai conseguir. Mas pelo jeito vou ter de ficar esperando por uma resposta que nunca vem… Vai ver vocês não refutam por que não tem como refutar.
Mais sobre santos negros ou mestiços:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Atan%C3%A1sio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cipriano_de_Cartago
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pac%C3%B4mio
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Martinho_de_Lima
Aliás, a Igreja teve um Papa que era escravo liberto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Calisto_I
Aposto que você não sabia disto, caro Gustavo. Da próxima vez, procure se informar mais antes de falar besteira.
“Será que com todo esse discurso inflamado você teria a coragem como teve os primeiros cristãos de se entregarem às feras nos circos romanos para testemunhar da propria fé??? Não creio.”
Ah, eu teria coragem sim. Para mim seria uma honra morrer para defender minha fé. Eu não teria medo de morrer, não. Pior do que a morte física é não ter Deus na alma. Agora, duvido que vocês morreriam para defender o cristianismo. Duvido muito. Se fosse no tempo de Cristo, vocês o crucificariam e pediriam para soltar Barrabás. Porque vocês preferem acreditar nos espíritos do que em Cristo.
Foram vocês mesmos disseram que se o espiritismo fosse contrário à ciência, vocês ficariam com a ciência… Foi Kardec quem disse isso, não foi? Sinal de que o espiritismo é falso, pois contradiz a ciência, como mostrei acima.
“Talvez isso seja mais fanfarrice, intolerancia e fanatismo do que qualquer outra coisa…”
Eu não disse? Se a gente apresenta argumentos contra o espiritismo, vocês vêm com discursos emocionais, nos acusando de intolerância, fanatismo… E tudo por que? Por que desmascaramos os erros do espiritismo. Depois dizem que o espiritismo é racional. Não é, muito pelo contrário, é uma seita baseada no sentimentalismo. A maior prova disso é que espíritas vêm com argumentos sentimentalóides. É sempre assim, a cada vez que são contrariados, se sentem ofendidos, como se a gente tivesse atacado a pessoa de vocês. Quando na verdade não estamos falando de pessoas, e sim da doutrina espírita.
“Não julgue minha jovem!! Estará você, estaria eu mesmo, livre de preconceitos???”
Não, em nenhum momento eu disse que estamos livres de preconceitos. O que eu disse é que Kardec formulou uma doutrina para justificar o seu racismo. Esse é o problema, caro Angelo. Kardec justifica seu racismo através da doutrina espírita. E os espíritos que revelaram que há raças superiores na certa são tão racistas quanto Kardec. Logo, não são bons espíritos.
“Depois veio a do Cristo, que foi o desenvolvimento natural e a complementação da de Moisés, depois a revelação espírita que segue a mesma ordem de raciocinio: um modelo mais completo.”
A revelação já foi completa quando Cristo veio à Terra, depois de Cristo não houve nenhuma outra revelação, pelo contrário. O cristianismo sempre ensinou que não se pode tirar nem acrescentar nada à doutrina.
E em nenhum momento o espiritismo busca a sincera aplicação das idéias cristãs. O espiritismo tem idéias completamente diferentes da do cristianismo. Cristianismo nunca pregou reencarnação, nem leis cármicas.
“Ora, durante um bom tempo e ainda até final do século XIX era matéria de discussão se AS MULHERES, OS ANIMAIS E OS NEGROS possuiam uma alma, tal como a raça “ariana” possuía!! Pois bem, o Espiritismo dá o golpe de misericordia nesta ideia medieval reprovando-a terminantemente.”
Duvido que na Idade Média o catolicismo tenha pregado que os negros não tinham alma. Acabo de mostrar acima que existem santos negros desde os primeiros séculos do cristianismo, e somente quem tem alma que pode ser canonizado… Portanto, nem adianta falar que o espiritismo deu um golpe de misericórdia nesta idéia medieval. Mesmo na Idade Média já havia santos negros canonizados. Isto que você disse é uma falácia. Dá para ver que você não sabe nada sobre a Idade Média… Já mostrei que o espiritismo é racista, através de trechos das obras de Kardec, não adianta negar. Kardec ensina que há raças superiores… Isso ficou muito bem claro nos textos de Kardec.
“Ao nascerem, trazem os homens a intuição do que aprenderam antes: São mais ou menos adiantados, conforme o número de existências que contem, conforme já estejam mais ou menos afastados do ponto de partida.”
Está bem claro nos trechos de Kardec, que mostrei acima, que ele diz que há raças adiantadas… Se isto não é racismo, é o quê, caro Angelo?
“(…) “se o Espírito pode sucessivamente revestir envoltorios diversos, nascer em posições diferentes, chega-se à consequencia capital da IGUALDADE de natureza e, a partir daí, à IGUALDADE dos direitos sociais de todas as criaturas humanas e à ABOLIÇÃO DOS PRIVILÉGIOS DE RAÇAS. Eis o que ensina o Espiritismo”.(…) – Revista Espírita, 1867”
Eu não disse? Mais uma contradição no espiritismo. Uma hora diz que existem raças superiores, outra hora diz que todos são iguais. Não disse que há contradições? Não adianta dizer que existem raças mais adiantadas e depois querer se fazer de bonzinho…
“Se Kardec possuia ainda resquicios de preconceito racial a deformidade estava nele e não na doutrina dos espiritos que ensinava algo totalmente o oposto de comentarios que o codificador escreveu ainda encarnado!!”
Engano seu, estava não somente em Kardec, estava na doutrina também. Ficou claro, nas mensagens que postei acima,que o espiritismo ensina que os espíritos encarnam em raças mais evoluídas…
Cristiane
“Os espíritas que não se questionam, por exemplo, o fato de as pessoas estarem reparando erros de outras vidas, erros esses dos quais elas nem se lembram. É justo isso, Gustavo”?
Acho mais justo que condenar alguém ao inferno pela eternidade. Além disso, as pessoas podem reparar o erros fazendo o bem e não necessariamente sofrendo.
“Larga a mão de ser idiota. A Igreja jamais menosprezou os negros. Você é um ignorante, que desconhece que há muitos santos negros, que enriquecem sua hagiografia desde os primeiros séculos, estão os santos negros”.
Eu apenas perguntei quantos Papas negros a igreja teve, não precisa vir com 4 pedras na mão. Eu perguntei porque vi uma reportagem que existe a possibilidade do proximo papa ser negro e não lembrava se houve outro.
Eu poderia refutar teus argumentos, mas o Angelo ja fez isso de forma perfeita. Você pode tentar refutar os argumentos dele.
“A reencarnação causa uma destruição da caridade”.
A regra básica do espiritismo é que fora da caridade não há salvação, se não praticamos a caridade teremos que vir em condições mais desfavoráveis nas vidas futuras. Aquele que tem a possibilidade de ajudar o proximo e não o faz, esta adquirindo uma divida com a justiça de Deus.
“A reencarnação causaria uma tendência à imoralidade e não um incentivo à virtude”.
Depois sou eu o ignorante que só fala besteiras.
A alma só evolui adquirindo virtudes ou a caridade e o amor ao proximo não são virtudes? Além disso o espiritismo condena os vicios e o uso do sexo de forma desregrada e promiscua.
Que tipo de espiritualista tu era que não conhece nada sobre espiritismo? Também só fica copiando e colocando coisas sem se dar ao trabalho de ler.
“Afinal, o assunto aqui é a Igreja Católica ou o espiritismo, caro Gustavo”?
As duas coisas, já que tu faz uma comparação do Espiritismo com a Doutrina católica em um dos teus comentários. Ou será que só tu pode citar a Igreja Católica?
Mariana, agora você me chamou a atenção.Você disse que tem devoção por quem?Por Maria?Você acha que Nossa Senhora gostaria que alguem seguisse uma doutrina paralela e imiscível ao do Seu filho Jesus?Já pensou nisso?
“A regra básica do espiritismo é que fora da caridade não há salvação, se não praticamos a caridade teremos que vir em condições mais desfavoráveis nas vidas futuras. Aquele que tem a possibilidade de ajudar o proximo e não o faz, esta adquirindo uma divida com a justiça de Deus”.
Meu caro Gustavo, você me mata de rir.O Angelo não refutou nada porque quem mergulha em doutrinas falsas, só diz bobagens e não se deve dar crédito.
Segundo o vídeo acima, Chico Xavier acreditava que os tubos de ensaio eram mais apropriados para a “gestação” dos seres humanos do que o corpo da mulher que Deus criou,sendo este todo preparado para gerar, proteger, alimentar e dar à luz.
Caros debatedores espíritas,perguntas:
Isso é lógico?
É racional?
Onde está o sublime neste pensamento espírita?
A tese dos tubos de ensaio é uma questão que envolve a existencia de outros orbes habitados e a presença em tais planetas de vida inteligente superior a nossa. Explico.
Estará os diversos seres inteligentes da criação no mesmo nível de desenvolvido quanto ao progresso intelectual e tecnologico?
Estarão todos na mesma condição que nós aqui vivendo ainda mais proximos da materialidade das primeiras epocas que da prometida espiritualização?? Não é o que vemos porque ainda precisamos crescer muito nesta ultima direção. Nossa moral é ainda deficitaria.
Pois bem. Seguindo tal raciocinio é bastante plausivel que de duas uma: ou em mundos superiores a lei de reprodução e a gestação e conseguintemente o parto ocorre sem dor para o ser feminino, ou a tecnologia e medicina podem ter se desenvolvido o suficiente para que a gestação ocorra fora de um utero materno trazendo maior bem estar e menos sacrificios para a mulher.
Considero justo a segunda possibilidade.
Aqui na Terra tais “ensaios” da medicina e tecnologia (seja a proveta, ou clonagem e inseminação artificial) parecem ser um palido reflexo daquilo que ocorre naturalmente em outras esferas. Vejo que se tais possibilidades são possiveis entre nós é porque assim Deus o permite já que acreditamos (todos os religiosos acreditam nisso, ou não??) que se os fenomenos naturais ocorrem “é porque Deus quer”, ou seja, sua vontade toda-poderosa, expressa nas proprias leis naturais, assim permite.
E extrapolo esta questão: como o proprio Cristo se formou no utero de sua mãe?? Não teria sido por uma especie de inseminação artificial desconhecida a nós outros encarnados neste mundo atrasado??
Sabemos atraves do relato evangelico que Maria não “teve trato carnal” com José! E aqui, claro, entra o argumento religioso chamado “milagre de Deus”.
Mas o que são os milagres?? Aplicações de leis divinas apenas desconhecidas a nós ou a propria anulação destas leis??
Considero “milagre” todo e qualquer tipo de fenomeno que ocorre na natureza porque todos eles revelam a sabedoria de Deus e não serão prodigios caprichosos de uma suposta atividade esquizofrenica de Deus que me farão dar creditos aos chamados “milagres” porque os milagres (no sentido de coisa fantastica) só existe na cabeça fantasiosa e superticiosa de muitos aqui encarnados!!
Então pergunto: o Messias divino não poderá sob este ponto de vista ter “nascido” por alguma especie de lei superior de reprodução que nos é ainda desconhecida??
Espiritos puros não tem necessidade da encarnação ou uniao com zigoto! Sendo assim Jesus nem “nasceu” segundo nossa ótica e também não teria “morrido” segundo nossos acanhados pontos de vista. É então que pode muito bem ser considerado um “Deus” ou então pode ser visto como o proprio Deus, porque um ser neste nivel não poderia ser interpretado de forma diferente por seres tão atrasados quanto nós e ainda mais pela epoca em que esteve aqui…
O que quero dizer com isso, cara Fabiana, é que a coisa é muito mais intensa, profunda e imensa e que não é dentro do estreito circulo de nossas noções rasteiras de Ciencia ou de Religião que temos como alcançar plenamente um entendimento destas questões.
Os espiritos superiores que se comunicaram apenas “tangenciaram” superficialmente estas noções superiores de vida e existencia. Também não revelaram tudo, mas abriram o caminho em direção daquilo que poderiamos pesquisar futuramente assim que a Ciência progredisse o suficiente para tais realizações. Por isso hoje diante do relativo progresso que alcançamos é possivel então pesar estas possibilidades, inclusive no esforço de entendermos o que realmente ocorreu com Nosso Senhor Jesus na epoca em que “desceu” entre nós.
É razão, coração e técnica juntas trabalhando para nos esclarecer acerca dos fatos que se deram com o Cristo de Deus!!
Creio (não sei se posso dizer que é uma questão de “crença”), por exemplo, na “ressurreição” de Jesus porque a mortalha que o envolveu é “a evidencia material” (alguns pesquisadores nomeiam o sudario de Turim como o 5º evangelho em virtude das inumerações confirmações do que aconteceu com Jesus em “sua paixão e morte”) de que Jesus possuia um corpo em que sua poderosa vontade tinha pleno dominio para ser manipulado conforme desejava.
Lembra da passagem quando disse:”destruam este templo (seu corpo!) e o reconstruirei em 3 dias”. Pois é justamente isso!! Quanto tempo Jesus passou no sepulcro?? Este intervalo de 3 dias que, com certeza, deveria ter sido o tempo necessário para que ele “reconstituisse” aquele corpo novamente!!!
Em vista disso é que não considero “anticientifico” a possibilidade de que existem outras formas neste infinito universo de nascer em um mundo material e também de partir dele, já que a verdadeira vida está no espirito e não na sua “veste”!!
Ainda postulo outra coisa: como poderiam seres atrasados e ignorantes das leis superiores da vida, interpretar uma “inseminação artificial”??
Vejo aí um fundamento maior para o dogma da “virgindade” de Maria pelo “poder do espirito santo” com Jesus concebido sem “pecado” entre nós!!
E se assim for, caros amigos, não teremos aí o poderoso auxiliar da nossa crença???
Tantos e tantos incredulos não exigem provas??? Elas não têm aparecido?? A clonagem, a proveta, o sudario não seriam hoje senão a explicação mas um caminho, uma evidencia, uma possibilidade para a inexistencia de “milagres” segundo a nossa otica???
Isto é irracional??
O QUE CONSIDERO IRRACIONAL NA DOUTRINA CATOLICA
Pregar a “doutrina das penas eternas” (e que não condiz com a misericordia e bondade infinita do Criador);
Considerar a Biblia como a verdade absoluta e a “palavra de Deus” de uma maneira a fazer os fieis enxerga-la como um todo harmonioso, sem falhas, contradições e plenamente de acordo com os dados positivos da Ciencia que desenvolve suas regras encima do “livro da natureza”;
Misturar-se a Boa Nova do Cristo com a lei antiga de Moisés chegando ao disparate de se chamarem Cristãos quando sabemos que o termo Cristão em defesa da coerencia deve ser usado para denominar aqueles que realmente seguem os ensinamentos de Jesus e não os de Moisés; (acho que “catolico” está mais apropriado já que indiferentemente a doutrina une judaismo, evangelho e tradição igreijeira num corpo só);
Explicação: judaismo = segue o antigo testamento dogmaticamente, “religiosamente”; cristianismo = segue os ensinos cristãos: o exemplo e os ensinos de Jesus contidos no NT; Então para que mesclá-los?? Como argumentar dogmaticamente encima de passagens biblicas, ora extraidas do AT, ora do NT como se hoje os cultores da Biblia seguissem a risca todos os preceitos?? Sim, porque, vemos nos preceitos as inumeras leis instituidas no deserto por Moisés que seria barbaridade serem aplicadas hoje!! Então porque algumas são e outras não!! FALTA A RACIONALIDADE, A COERENCIA!! POR FAVOR SEJAMOS SENSATOS!!
Criar seus dogmas encima de interpretações incoerentes e sem verdadeira reflexão!!
Colocar no mesmo nível a autoridade de Jesus e a dos pais da Igreja e também nivelar a sabedoria do Cristo divino as do clerigo de todas as epocas;
Considerar a Instituição Catolica (Vaticano, Igreja, paroquias)acima de tudo e todos sobre a Terra!!
Dizer que a “casa de Deus” são “templos de pedra, ferro e madeira” (o mais sensato: a Casa de Deus é o Universo!) Ora, Jesus pregava nos bosques, nos vinhedos e pregou nas sinagogas e templos apenas para se fazer notado pelos homens, para ver que ele era o Enviado…);
Pregar que só existe “salvação” para aqueles que aceitarem LITERALMENTE a figura de Jesus “como Deus e salvador” (e não a sua mensagem, o seu evangelho e que qualquer um, indiferentemente, de cor sexo ou RELIGIÃO pode aplicar em sua vida já que sua mensagem é a expressão mais pura da vontade de Deus entre os homens!)
Taoistas, budistas, mulçulmanos, hinduistas estão todos fadados ao “fogo do inferno” por não aceitarem o cristianismo (ou seria, melhor dizer, o “catolicismo”?);
Pregar que a dita “salvação” e “juizo final” só vem pela fé e não pelas obras e assim condenando todos aqueles que mesmo fazendo o bem “ainda não aceitaram Jesus” ! (que absurdo! Renego um Deus que rejeita as preces hindus e dos outros “ismos” e que aceita as preces catolicas sem “pestanejar”!! Que pensamento mesquinho!!!Deus é maior!!);
Propagar a ressurreição de corpos (cadaveres) já literalmente decompostos e com os elementos já dispersos pela natureza em nome de um hiper-ultra-grande-fantastico-milagrosissimo poder de Deus que “num estalar de dedos e passe de magica” levantará todos os “eleitos” de todas as epocas (imagina!) num juizo “não sei lá das contas” que acontecerá “não se sabe quando”, longe, distante… (ONDE CABERÁ TANTA GENTE, TANTOS CORPOS??? IMAGINE AÍ VOCÊ QUE RACIOCINA: ONDE TERÁ LUGAR PARA TODOS DE TODAS AS EPOCAS DA HUMANIDADE???)
E tantos e tantos outros que seria fastidioso relacionar…
Gustavo
“Acho mais justo que condenar alguém ao inferno pela eternidade. Além disso, as pessoas podem reparar o erros fazendo o bem e não necessariamente sofrendo.”
Mas as pessoas não precisam de várias vidas para reparar os erros, não é mesmo, caro Gustavo? As pessoas têm uma vida inteira para fazer isso, e por que não fazem? Para que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje? Para que deixar para uma outra vida, se nem ter certeza se esta outra vida existe mesmo?
Para que voltar a terra? Já sofremos demais nesta vida, para que voltarmos, para sofrermos de novo? Até quando? Nossa verdadeira morada é o céu, não a terra. O céu é que é a Jerusalém Celeste. Não há necessidade de voltar. Nunca vi doutrina tão materialista quanto o espiritismo.
E quem disse que não devemos sofrer? Não acha que valoriza demais a alegria e o bem-estar? Não que não seja bom estar alegre, mas a tristeza e o sofrimento fazem parte da vida. Devemos aceitar a tristeza e o sofrimento também, porque é possível tirar algo bom do sofrimento. Não existe mal absoluto, sempre se pode tirar algo bom.
Deus não criou as pessoas para o inferno. Muito pelo contrário, Ele quer salvar as almas, por isso que Ele nos alerta tanto quanto ao fogo eterno. Portanto, Deus não é cruel da forma como você coloca. Se fosse cruel, nem nos alertaria para o perigo, deixaria a gente se ferrar.
Ele faz de tudo para evitar que a pessoa vá para o inferno, mas Ele não obriga a pessoa a amá-lo e a ir com Ele para o céu. Cristo prometeu salvar a muitos, mas não prometeu salvar a todos, porque nem todos querem a salvação. Para ser salvo é preciso querer ser salvo, porque Deus não obriga ninguém a nada. Deus prometeu salvar apenas aqueles que realmente querem ser salvos.
E para a pessoa ser salva, ela tem de colaborar com a graça, caro Gustavo. Ou você espera que a pessoa receba a salvação de mão beijada? Só vai para o inferno quem quer, quem persevera no mal, quem insiste em fazer o mal e se recusa a se arrepender. Você pode não acreditar, mas tem gente que quer ir para o inferno sim. Já ouvi gente dizer que prefere queimar eternamente no inferno a ficar com Deus no céu. Tem gente que não se importa de ir para o inferno, porque quer se ver livre de Deus. Logo, é a pessoa que se condena e escolhe ir para o inferno.
E falando assim, você está acusando Cristo de ser injusto, por afirmar que existe o inferno eterno. E está chamando Cristo de mentiroso também, já que você não crê no inferno. Depois diz que é cristão. Mas com esse argumento você mostra que não é cristão coisa nenhuma.
Se a justiça aqui da terra pune os maus, por que então Deus não pode punir os maus com o fogo eterno? Tem de haver punição para o mal, caro Gustavo, senão onde estará a justiça? A pessoa faz um monte de coisas abomináveis, e no final só passa uma temporada no umbral e depois fica de boa? Não acho isso justo não.
O espiritismo é um incentivo à imoralidade sim. Faz a gente pensar que podemos fazer todo o mal, porque não existe inferno e no final todos nós estaremos no céu um dia. O máximo que pode acontecer é a pessoa passar uma temporada no umbral, não dá nada… Assim, os maus certamente vão pensar que fazer o mal compensa.
E como você pode julgar Deus desta forma? Por acaso você acha que entende de justiça melhor do que Deus? Você acha o que, que é superior a Deus em matéria de moral? Mas não é não, Deus é moralmente superior à nós. Ninguém entende de justiça melhor do que ele, e querer julgar Deus desta forma é um pecado muito grande, caro Gustavo. Agindo assim você certamente está se achando melhor do que Deus. No fundo vocês espíritas se acham melhores do que o Deus do cristianismo, por isso preferem acreditar em reencarnação. E não adianta, porque para mim a reencarnação continua sendo injusta da mesma forma. Onde já se viu uma pessoa ter de reparar ou mesmo pagar pelos erros dos quais ela nem mesmo se lembra? É isso mesmo que vocês espíritas chamam de justiça?
“Aquele que tem a possibilidade de ajudar o proximo e não o faz, esta adquirindo uma divida com a justiça de Deus.”
E até quando dura as reencarnações? A pessoa vai ficar reencarnando até quando? Desse jeito ela não vai chegar a perfeição nunca, já que vai acumulando dívidas e mais dívidas com Deus. Assim, nem que ela reencarnasse mil vezes, iria conseguir quitar as dívidas. E quando é que começaram as reencarnações? Quando que a pessoa começou a fazer dívidas? Essa crença na reencarnação não tem lógica. Ao contrário do que prega o espiritismo, o homem não é capaz de redimir a si mesmo, não é capaz de expiar seus erros sozinho. Ainda mais levando-se em conta que hoje em dia o homem nem sabe o que é certo ou errado.
“A alma só evolui adquirindo virtudes ou a caridade e o amor ao proximo não são virtudes? Além disso o espiritismo condena os vicios e o uso do sexo de forma desregrada e promiscua.
Que tipo de espiritualista tu era que não conhece nada sobre espiritismo? Também só fica copiando e colocando coisas sem se dar ao trabalho de ler.”
Eu me dei ao trabalho de ler sim. Eu não colei nada sem ler. Cansei de ler sobre espiritismo quando eu era espiritualista. Vivia lendo livros espíritas, sites espíritas… Portanto, eu estou cansada de saber da doutrina espírita. Nem adianta me acusar de não conhecer a doutrina espírita, porque sei de cor e salteado. Pro seu governo, antes eu sabia mais do espiritualismo do que do próprio cristianismo. Não sabia quase nada da doutrina católica, nem do cristianismo. Eu entendia mais do espiritismo kardecista, e achava que o espiritismo não ensinada nada diferente do cristianismo. Como me enganei!
Só depois que me tornei católica que passei a estudar a doutrina católica e vi que cristianismo nada tem a ver com espiritismo. Foi aí que, aos poucos, descobri que o espiritismo é uma farsa. Penso que antes eu era espiritualista porque não sabia nada do cristianismo, e porque era uma boba, que não sabia pensar, e por que não questionava nada do espiritismo, engolia tudo o que o espiritismo ensinava… Portanto, nem adianta falar que não conheço nada do espiritismo, porque conheço sim. Fui espiritualista durante anos. Conheço todos os livros de Kardec, e li um monte de romances espíritas. Não preciso saber mais do que já sei.
E saiba você, caro Gustavo, que a alma não evolui, não atinge a perfeição sozinha. A alma não é capaz de se redimir sem a ajuda de Cristo. Cristo mesmo disse que sem ele nada poderemos fazer. Se não fosse pelo cristianismo, não seríamos capazes nem de fazer a verdadeira caridade. Eu já te expliquei em outro tópico que a caridade não é só dar esmolas. E ninguém é capaz de amar verdadeiramente ao próximo sem amar a Deus em primeiro lugar. E quem ama a Deus, colocando-o em primeiro lugar em tudo, tem de obedecer aos seus mandamentos, e não fazer nada com que Ele não concorde, como defender coisas abomináveis, como o homossexualismo, que você faz questão de defender.
“Pregar a “doutrina das penas eternas” (e que não condiz com a misericordia e bondade infinita do Criador);’
A ofensa feita à Deus é infinita, assim como o próprio Deus. Por isso as penas são eternas, claro, para quem não se arrepende e persevera no mal. Deus é bom e misericordioso, mas também é justo. Vocês se esquecem deste atributo de Deus. Ele não poderia de deixar de aplicar a justiça. E a justiça de Deus é perfeita, ao contrário da justiça dos homens, que é falha. Verdadeira injustiça seria se Deus não punisse os maus pelo o que fizeram. O mal não pode ficar impune. Se até os homens punem os maus, logo os homens, que não chegam nem aos pés de Deus, por que Deus não puniria os maus?
“Considerar a Biblia como a verdade absoluta e a “palavra de Deus” de uma maneira a fazer os fieis enxerga-la como um todo harmonioso, sem falhas, contradições e plenamente de acordo com os dados positivos da Ciencia que desenvolve suas regras encima do “livro da natureza”;”
A Bíblia é a palavra de Deus, e a palavra de Deus é verdade absoluta. A Bíblia em nada contradiz a ciência. E outra, a Bíblia não é um livro científico.
“Misturar-se a Boa Nova do Cristo com a lei antiga de Moisés chegando ao disparate de se chamarem Cristãos quando sabemos que o termo Cristão em defesa da coerencia deve ser usado para denominar aqueles que realmente seguem os ensinamentos de Jesus e não os de Moisés; (acho que “catolico” está mais apropriado já que indiferentemente a doutrina une judaismo, evangelho e tradição igreijeira num corpo só);”
O Antigo Testamento vale tanto quanto o Novo. O Deus no Novo Testamento é o mesmo do Antigo. Cristo mesmo disse que não veio abolir a Lei. O próprio Cristo vivia consultando o Antigo Testamento, explicando o Antigo Testamento, o que significa que o Antigo também vale. Deus, como os espíritas falam besteira…
“Explicação: judaismo = segue o antigo testamento dogmaticamente, “religiosamente”; cristianismo = segue os ensinos cristãos: o exemplo e os ensinos de Jesus contidos no NT; Então para que mesclá-los??”
Já foi explicado acima. Se os apóstolos aceitaram o Antigo Testamento, nós também devemos aceitá-lo.
“Colocar no mesmo nível a autoridade de Jesus e a dos pais da Igreja e também nivelar a sabedoria do Cristo divino as do clerigo de todas as epocas;”
Ninguém aqui está colocando a sabedoria dos Pais da Igreja no mesmo nível que a sabedoria de Cristo. Nem colocamos a sabedoria dos clérigos no mesmo nível que a de Cristo. Os Pais da Igreja não fizeram nada mais do que repetir o que Cristo havia ensinado. É isso que fazem os clérigos, eles só repetem o que Cristo ensinou, não ensinam nada de novo. Já vocês espíritas é que colocam a “sabedoria” dos espíritos no mesmo nível que a sabedoria de Cristo. Quem faz isso são vocês, não nós.
“Pregar que só existe “salvação” para aqueles que aceitarem LITERALMENTE a figura de Jesus “como Deus e salvador” (e não a sua mensagem, o seu evangelho e que qualquer um, indiferentemente, de cor sexo ou RELIGIÃO pode aplicar em sua vida já que sua mensagem é a expressão mais pura da vontade de Deus entre os homens!)”
“Taoistas, budistas, mulçulmanos, hinduistas estão todos fadados ao “fogo do inferno” por não aceitarem o cristianismo (ou seria, melhor dizer, o “catolicismo”?);”
A verdadeira religião é uma só, a que foi revelada por Deus, a religião que Cristo fundou: o catolicismo. E fora da Igreja Católica não há salvação, simples assim. Foi Cristo quem disse que ninguém vem ao Pai senão por ele. Não é possível vir ao Pai através de Maomé, de Buda, de Ganesha, de Kardec, de Lutero, de Calvino… Ninguém vem ao Pai senão por Cristo.
“Pregar que a dita “salvação” e “juizo final” só vem pela fé e não pelas obras e assim condenando todos aqueles que mesmo fazendo o bem “ainda não aceitaram Jesus”
Meu Deus Angelo, como você é ignorante. O catolicismo nunca pregou que a salvação só vem pela fé. O catolicismo ensina que a fé sem obras é morta. Quem ensina que a salvação vem somente pela fé é o protestantismo, não o catolicismo. Bem se você que você não entende nada de catolicíssimo mesmo. Não sabe nada e fica falando.
“Pregar que a dita “salvação” e “juizo final” só vem pela fé e não pelas obras e assim condenando todos aqueles que mesmo fazendo o bem “ainda não aceitaram Jesus” ! (que absurdo! Renego um Deus que rejeita as preces hindus e dos outros “ismos” e que aceita as preces catolicas sem “pestanejar”!! Que pensamento mesquinho!!!Deus é maior!!);”
Acontece, caro Angelo, que só está com Deus quem está com a verdade, a verdade revelada por Ele. Deus odeia a mentira. A mentira vem do demônio, não vem de Deus. Tudo que é mentira Deus rejeita. Cristo mesmo disse que toda planta que o Pai não plantou será cortada. Logo, claro que ele vai rejeitar hinduísmo, espiritismo, budismo, islamismo e não sei o que mais.
“Propagar a ressurreição de corpos (cadaveres) já literalmente decompostos e com os elementos já dispersos pela natureza em nome de um hiper-ultra-grande-fantastico-milagrosissimo poder de Deus que “num estalar de dedos e passe de magica” levantará todos os “eleitos” de todas as epocas (imagina!) num juizo “não sei lá das contas” que acontecerá “não se sabe quando”, longe, distante… (ONDE CABERÁ TANTA GENTE, TANTOS CORPOS??? IMAGINE AÍ VOCÊ QUE RACIOCINA: ONDE TERÁ LUGAR PARA TODOS DE TODAS AS EPOCAS DA HUMANIDADE???)”
Viu só? Nem na ressurreição você acredita, e depois se diz cristão. Aquele que não crê na ressurreição não pode se dizer cristão, por que estará mentindo. Saiba você, caro Angelo, que para Deus NADA é impossível. NADA.
Enfim, você só fala besteira mesmo.
Esta jovem que diz que “leu inumeros livros espiritas” que diz conhecer “de cor” a doutrina espirita mostra-se tão desconhecedora agora quanto antes.
Outra perola:
———————————————————
“Mas as pessoas não precisam de várias vidas para reparar os erros, não é mesmo, caro Gustavo? As pessoas têm uma vida inteira para fazer isso, e por que não fazem? Para que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje? Para que deixar para uma outra vida, se nem ter certeza se esta outra vida existe mesmo?
Para que voltar a terra? Já sofremos demais nesta vida, para que voltarmos, para sofrermos de novo? Até quando? Nossa verdadeira morada é o céu, não a terra. O céu é que é a Jerusalém Celeste. Não há necessidade de voltar. Nunca vi doutrina tão materialista quanto o espiritismo.”
———————————————————
Olha só a incoerencia de quem se diz “conhecedora” do espiritismo: “Para que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje? Para que deixar para uma outra vida, se nem tem certeza se esta outra vida existe mesmo?”
Minha filha!! Me diga uma coisa:
que tipo de “espiritismo” foi esse que voce teve contato?
Não conheço nenhum espirita esclarecido que tenha estudado esta doutrina seriamente e que viva sua vida desta maneira ou que “propague” tal coisa por aí!
Pelo contrário com uma visão mais ampla de mundo e universo ele viverá sua existencia terrena coerentemente, disciplinadamente e com visão clara da vida futura (ou da vida depois da vida) e não negligenciará o presente. Ao contrário!! Viverá o presente intensamente, seguindo os mandamentos de Jesus para apressar seu progresso e não atrasando-o como faz os maus porque sabe que o que fizer aqui repercutirá mais além… E quem lhe disse que hoje “a tal certeza” alegada por você não é mais certa do que nunca?
Um espirita esclarecido, e eu conheço muitos amigos assim, sabe que recebendo a comunicação de um dito por nós “morto” (mas morto, somente segundo a carne) recebe com ele através de tal comunicação a forte expressão de que a alma é perene e se uma alma vem nos mostrar o que nos espera mais além se não agirmos conforme os caminhos do Senhor e se fora isso, continuarmos a nos desviar, não estaremos nós traçando a nossa propria “danação” senão logo nesta vida senão em outra????
Para mim pensamento materialista é aquele dos ditos religiosos que acreditando em um Céu ou num suposto inferno e até mesmo em um tipo de sobrevivencia da alma, não tem clara na mente a imortalidade do ser e se desesperam quando um parente vai a óbito porque a fé não é esclarecida o suficiente ou é “fraca” ou mesmo confusa para lhe dar a efetiva sustentação da crença na sobrevivencia…
Neste ponto a doutrina espirita é mais consoladora, mais espiritualista e valha Deus!! Passa longe de receber o rótulo de “materialista”…(Que absurdo!)
E ainda essa:
———————————————————
“Para que voltar a terra? Já sofremos demais nesta vida, para que voltarmos, para sofrermos de novo? Até quando? Nossa verdadeira morada é o céu, não a terra. O céu é que é a Jerusalém Celeste. Não há necessidade de voltar. Nunca vi doutrina tão materialista quanto o espiritismo.”
———————————————————
Sofrer?? Quer dizer que tens medo do sofrimento?? Ora, pois então haja conforme os caminhos do Senhor e eles serão leves!! (“o amor cobre uma multidão de pecados”, ou, “Meu jugo é leve”)E por acaso Deus tomará como causa o que queremos ou não se o sofrimento for necessário ao nosso progresso?? Entenda uma coisa “entendida do espiritismo” que o raciocinio encima disto é que o “sofrimento para a inferioridade que ainda está em nós é o remedio amargo para as doenças da almas” e é através dele, dentro da infinita justiça e misericorda de Deus, que o arquiteto divino mais “esculpindo” e moldando todas as almas!!Infelizmente para nós neste nivel é assim que observamos o mecanismo da lei de reabilitação das almas…
Céu? Que Céu? Sempre, sempre as infantis interpretações!! Simbolo, simbolo, simbolo da bem-aventurança no seio de Deus e apenas isso!!! Não porque entender a beatitude dos Anjos como uma eterna ociosidade porque seria uma perpetua inutilidade cantando glorias a Deus… É mais sublime a tese de que a ATIVIDADE está sempre presente para as almas e que quanto mais avançadas mais ocupações terão mas por Amor as farão com alegria por já entenderem as vontades de Deus e compartilharem de sua infinita bondade…
Uma ociosidade na eternidade seria um “eterno” sofrimento. Seria a eterna apatia e se o “céu” for realmente desta forma como os catolicos pintam, sinto muito mas preferirei o “inferno” porque pelo menos lá “estarei em alerta” (rss)
E fico me perguntando se a reencarnação for uma lei necessária para a evolução das almas, minha cara jovem!!Para você será uma grande frustração o retorno não é mesmo??? Já que não queres mais “sofrer”!
Cristiane, veja como esse raciocinio é “fraco”:
——————————————————
“A ofensa feita à Deus é infinita, assim como o próprio Deus. Por isso as penas são eternas, claro, para quem não se arrepende e persevera no mal. Deus é bom e misericordioso, mas também é justo. Vocês se esquecem deste atributo de Deus. Ele não poderia de deixar de aplicar a justiça. E a justiça de Deus é perfeita, ao contrário da justiça dos homens, que é falha. Verdadeira injustiça seria se Deus não punisse os maus pelo o que fizeram. O mal não pode ficar impune. Se até os homens punem os maus, logo os homens, que não chegam nem aos pés de Deus, por que Deus não puniria os maus?”
———————————————————
A ofensa de um ser limitado (o homem) é infinita tal como o proprio Deus que é absoluto e verdadeiramente infinito?? Isso não é incoerente? Pra mim isso é “tosco”!!;
Quer dizer que eternamente a criatura persisitirá no mal e pelo infinito não se arrependerá!! Ela então vai preferir sofrer eternamente, já que estar no inferno é ser torturado pela eternidade?? Você mesma é uma que vê que ser humano nenhum quer permanecer sofrendo!! Ou vai mudar de opinião agora??
Por favor, a doutrina ensinada pelos espiritos ou melhor dizer, A INTERPRETAÇÃO QUE OS ESPIRITOS SUPERIORES DÃO DAS PALAVRAS DO CRISTO EM RELAÇÃO À JUSTIÇA DE DEUS, é mais justa, honesta, equilibrada e equitativa e está plenamente conforme com a misericordia de Deus, e não esta interpretação sobrecarregada de contradições!!!!
Diferentemente daquela interpretação estapafurdia, esta outra, se mostra “perfeita” por ser matematica, “corrigindo” espiritos (que são feitos à sua imagem e semelhança)e não corpos!!!
E com certeza minha jovem!! Deus não deixa de “punir” os maus!! Ele os pune mas a visão de punição não é esta de “castigo”, mas é uma visão de correção, de reabilitação, de educação, mesmo que a duros sacrificios!!! É causa e efeito, ação e reação, ou ação e consequencia. A justiça de Deus pode tardar, mas ela é implacavel, matematica, nunca falha!! Se não cair sobre a vida material, cairá sobre a vida espiritual da alma ou então na proxima vida carnal que a espera. E mais: e mesmo assim, mesmo diante desta aparente inflexibilidade, mas tão-somente aparente, a Justiça de Deus é sempre equilibrada e justa porque suavizará as provas se a criatura começar a se melhorar… ou decidir por isso através de seu livre-arbitrio…
Este ponto da irracionalidade dos dogmas catolicos parece ser de dificil refutação, não é mesmo?
——————————————————–
“Propagar a ressurreição de corpos (cadaveres) já literalmente decompostos e com os elementos já dispersos pela natureza em nome de um hiper-ultra-grande-fantastico-milagrosissimo poder de Deus que “num estalar de dedos e passe de magica” levantará todos os “eleitos” de todas as epocas (imagina!) num juizo “não sei lá das contas” que acontecerá “não se sabe quando”, longe, distante… (ONDE CABERÁ TANTA GENTE, TANTOS CORPOS??? IMAGINE AÍ VOCÊ QUE RACIOCINA: ONDE TERÁ LUGAR PARA TODOS DE TODAS AS EPOCAS DA HUMANIDADE???)”
———————————————————
Vejam só a refutação (Houve uma refutação???):
———————————————————
“Viu só? Nem na ressurreição você acredita, e depois se diz cristão. Aquele que não crê na ressurreição não pode se dizer cristão, por que estará mentindo. Saiba você, caro Angelo, que para Deus NADA é impossível. NADA.”
———————————————————
Cristo conhecia bem a lei da reencarnação e com a autoridade que possuia como mensageiro divino é que afirmou em definitivo que para progredirmos e crescermos à sua estatura (à estatura de um cristo de Deus) seria “necessário nascer de novo”. E isso está bastante desenvolvido nos posts anteriores para voltar a dizer que “ressurreição” é uma coisa e “reencarnação” é outra bem diferente e mais lógica…
E novamente, mais uma vez digo: ser cristão não é apenas acreditar em dogmas (interpretações irracionais de simbolos e parabolas) mas especialmente seguir Jesus como modelo e guia da humanidade no aspecto maior do exemplo que nos deixou!!!
E com certeza para Deus nada é impossível, mas resta saber se sendo infinito na razão universal, anular leis que ele mesmo criou serão convenientes ou necessárias realmente para atender caprichos de criaturas faliveis como nós outros…
Por favor use a razão e o discernimento que Deus lhe deu… Somos seres racionais e então que tal usarmos deste discernimento???
Angelo,
Eu como cristã católica creio que a providência divina quis nos revelar muitas coisas, mas não tudo! E isto vale para todos os seres humanos em todos os tempos.
Creio que faça parte da aprendizagem humana, em cada tempo da historia, viver com o que existe, e aceitar o que Deus revelou de uma vez por todas por meio de Jesus Cristo. Não cremos que exista outra revelação além daquela feita por Cristo e que foi concluída em seus Apóstolos pela ação do Espírito Santo.
Avanços científicos, em minha opinião, são frutos da inteligência humana, que é um dom de Deus, e cada geração vai contribuindo uma com a outra de forma a permitir que aquilo que seria impensável há 100 anos seja possível hoje, graças ao acúmulo de conhecimento e aos dons diferenciados que Deus concede a cada um.
O que fazemos com nosso “talentos” (Mt 25, 14-29) em cada época é que será julgado por Deus.
Em todas as épocas surgem gênios das ciências, da música, etc. e creio que são dons de Deus que por serem gratuitos não podem ser questionados, pois Deus dá a cada um conforme a Sua sabedoria infinita e sua vontade. Não há que se falar em injustiça, pois não se questiona a vontade de Deus, pois Ele é eterno, infinito e criador de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Quanto aos avanços científicos citados, ou seja, a inseminação artificial, a proveta e a clonagem, eu os considero um grande desrespeito, porque a forma estabelecida e inserida em nosso DNA, em nosso corpo para gerarmos novos seres humanos é o ato sexual com amor e compromisso no matrimônio e a posterior gestação da mulher, que espera a chegada desse novo ser humano, se preparando psicológica e fisicamente para a responsabilidade do cuidado com esta nova vida.
Disse nova vida porque creio que a pessoa humana (de forma simplificada) seja corpo + alma. Eu sou meu corpo e minha alma que existe graças à cooperação, querida pelo Senhor, do Homem e da mulher com Ele.
Creio que essa alma não “habitará” outro corpo em nenhum tempo, pois não consideramos o corpo simplesmente como veste ou mortalha. É com o meu corpo que meu espírito age no mundo, é com ele que afaga as pessoas que amo, que diz palavras de amor ou de ódio, e creio que esse corpo tenha uma memória sensorial que unida à memória espiritual forma a história de cada um de nós.
Por fim, Ângelo eu fico com a simplicidade da revelação feita em Cristo Jesus, que nos disse tudo o que precisávamos saber para que fôssemos salvos, justamente porque o evangelho foi revelado aos simples(Mt 11, 25-30). Falou de conversão, de oração, de amor, dos mandamentos e é nisto que eu confio. Eu confio na revelação de Jesus e o que quer que exista fora do que podemos ver ou provar e que não nos foi revelado por Deus é porque assim, Ele em sua infinita sabedoria quis, e por adoração, amor e temor de Deus (medo de ofender a Deus) devemos respeitar e acatar.
Com meu sincero respeito,
Fabiana
Caramba Fabiana!!
Que belo discurso!!
Finalmente uma crente catolica equilibrada!!!
Gostei mesmo do seu post!!
Apesar de pensar diferente, você conseguiu suavemente expor seu pensamento com humildade e sem inflamá-lo com palavras de ordem de que a “dogmatica catolica está com a verdade” como tenho visto através dos posts da cristiane pinto, por exemplo(esta sim uma fanatica de carteirinha!!). Que diferença!! Você uma catolica “direita”!
Estou vendo aqui, no seu discurso, dignidade e serenidade. Apesar de discordar dos pontos que refutastes…
Quanto à revelação cristã vejo da mesma forma e em todas as epocas foi assim: Lembra da promessa de Jesus no Evangelho?
———————————————————
“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porquê não o vê, nem o conhece. Mas vós o conhecereis, porque Ele ficará convosco e estará em vós. – Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. (João XIV-15 a 17:26)
——————————————————–
Está vendo as ultimas palavras? “mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará TODAS AS COISAS, e vos fará lembrar DE TUDO O QUE VOS TENHO DITO”.
Ora, se outro teria que vir mais tarde para ensinar, é porque o Cristo não houve de ter dito tudo e que seria necessário que este outro viesse para fazer-nos lembrar de tudo que ele mesmo havia dito… e fazer lembrar não seria porque a mensagem seria esquecida com o tempo?? Para afirmar assim: “lembrar” temos que contrapor “esquecer”, correto??
Agora com relação à maneira como a Ciencia explora as possibilidades da Natureza, se isso é possivel a nós humanos é porque Deus assim permite, concorda???
Então, não é desrepeito usar tal permissão para o bem mas será desrespeito a Deus se for usado para o mau, porque o mau não está no instrumento que é passivo mas no homem que o utiliza abusivamente e com desrespeito a Deus e assim é com todas as possibilidades naturais que o homem vai descobrindo…
Com as pesquisas desenvolvidas neste campo não está sendo facultado ao homem utilizar com proveito as celulas-tronco?? Isto não é uma dádiva?? Quantas doenças não poderão futuramente serem curadas, literalmente, com a utilização de celulas indiferenciadas de cordões umbilicais humanos? Já não temos visto a pesquisa avançar neste sentido? Mal de parkinson, doenças degenerativas musculares e tantas outras não poderão ser assim resolvidas???
Ensaios, Deus permite os ensaios, foi assim que a medicina se desenvolveu e é assim que a ciencia se desenvolve e se assim é, é porque Deus assim o quer…
Se o homem não houvesse tido a coragem de quebrar “tabus e preceitos religiosos ortodoxos” para dissecar cadaveres, a medicina poderia hoje ter o conhecimento que possui acerca da anatomia do organismo?… Creio que não…
Mas a Ciencia humana tem avançado e avançará mais e assim vejo que o que é impossivel hoje será possivel amanha porque o progresso é infinito tanto para o homem carnal como para o espirito imortal…
E tenho a convicção que futuramente, teremos meios mais diretos de comunicação com os mortos e que o contato será intimo e corriqueiro, inclusive com aparelhagem tecnologica para tal intento!!!
E o que será da duvida acerca da lei de reencarnação quando por todos os lados os seres desencarnados ensinarem a mesma coisa??
Será o fim do ceticismo em relação as leis espirituais mais “comezinhas” da vida, tal como aconteceu com a crença do movimento da Terra: algo que ninguem duvida hoje…
E continue assim: tolerante e equilibrada com irmãos seus de humanidade que discordam daquilo que voce cre!!Eles também tem o direito de pensar diferente porque é da lei de Deus a liberdade de consciencia e o livre pensar!!
Mais uma inverdade cretina que não tem nada a ver com o assunto do post e tem somente o objetivo de espalhar a mentira e lançar lama sobre a santidade da Igreja de Cristo.
http://www.gazetadopovo.com.br/blog/tubodeensaio/?id=1068755
Fica a pergunta: a doutrina “evoluída” dos espíritos superiores permite que sejam lançadas calúnias assim que atentam contra a verdade histórica e denigrem a imagem dos seus debatedores?
– Jorge
Agora Fabiana, só um momento,
Você escreveu:
———————————————————
“Disse nova vida porque creio que a pessoa humana (de forma simplificada) seja corpo + alma. Eu sou meu corpo e minha alma que existe graças à cooperação, querida pelo Senhor, do Homem e da mulher com Ele.
Creio que essa alma não “habitará” outro corpo em nenhum tempo, pois não consideramos o corpo simplesmente como veste ou mortalha. É com o meu corpo que meu espírito age no mundo, é com ele que afaga as pessoas que amo, que diz palavras de amor ou de ódio, e creio que esse corpo tenha uma memória sensorial que unida à memória espiritual forma a história de cada um de nós.”
——————————————————–
Você já esmiuçou e refletiu bastante sobre o fundo deste pensamento: “eu sou meu corpo e minha alma que existe (…)?”
A que consequencias ele nos conduz???
Se somos esse corpo, se somos esse cerebro, então morrendo o corpo e consequentemente, morrendo o cerebro, não deixaremos de existir??
Será o pensamento uma secreção do cerebro como a bilis é do figado??
Neste pensamento não tem algo de bastante angustiante e “gelido” por estarmos a depositar todas as nossas esperanças somente num corpo que se estraga com o tempo e cuja posse não há temos realmente, uma vez que o perderemos algum dia???
Tudo é instrumento Fabiana, tudo é passageiro e efemero, inclusive o nosso corpo que é um emprestimo de Deus à Alma que é o verdadeiro ser criado à imagem e semelhança de Deus que é Espirito…
Mas do corpo é necessário cuidar e preservar e ama-lo pois ele é o “templo” da alma e o instrumento de nosso progresso uma vez que é necessário a união da alma a ele para que nos encaminhemos para o Criador…
E tanto prejudicial o culto ao corpo em detrimento da alma como o reciproco porque ambos são atentados a Deus…
É preciso a harmonia…
Tendo em vista estas considerações não é interessante a intuição que temos disto, expressa na simples frase que ouvimos ser pronunciada tantas vezes por aí: “o corpo de fulano foi sepultado hoje”… o que poderá significar tal expressão?? Serão mesmo os nossos cemiterios “gigantescos hoteis de espiritos”? Estarão realmente nossos parentes a dormir neles em seus sepulcros??? Não posso acreditar,,, não é justo,,, não é belo,,, é um atentado ao coração humano achar que a morte seja o aniquilamento por completo do Ser como muitos creem… ora, o suicidio, neste caso será sempre bemvindo porque com a morte acabam todas as dores e todos os males e defeitos, já que a criatura se extingue…
Que tal esse outro pensamento?
O cerebro é a CPU
A mente é o software
E a mente sendo um atributo do Espirito que é um ser Real, inclusive possuindo um “corpo” que o distingue dos outros, quando da sua estadia no além…??
A vida seria portanto um continuumm e seria apenas renovada ou reciclada pelo fenomeno da morte…
Eu acho mais consolador e real do que o oposto disto.
O problema é que há uma incompreensão enorme das ideias de um mundo espiritual ambiente!!!
o que o espiritismo trouxe foi um aclaramento em torno da existencia do mundo espiritual mais despido de todo e qualquer simbolismo, revelando-o às claras…
[LIXO]
[LIXO]
Já esgotamos a nossa quota de palhaços, sr. Angelo.
Primeiro o senhor prova (entre mil outras coisas) que dissecar cadáveres era um dos “tabus e preceitos religiosos ortodoxos”, ou então pede desculpas por ter cuspido a mentira.
Antes disso, a porta da rua é serventia da casa.
– Jorge
Angelo,
Eu sou Católica Apostólica Romana e tudo no que eu creio eu aprendi e continuo aprendendo na Santa Mãe Igreja. O amor, o respeito ao próximo e a confiança em Deus Nosso Senhor, o serviço a Deus pela salvação dos irmãos que etc. é na Igreja que aprendo.
Quando você aponta os erros dos membros da Igreja ao longo da história isso não abala a minha fé, porque a Igreja é pura porque seus ensinamentos vem do seu fundador Jesus Cristo, homem e Deus! E é o Espírito Santo quem a governa e conduz.
Se você estudasse a história da Igreja sem partir do pressuposto de que é a Igreja é um mal, que cega as pessoas com dogmas e crenças irracionais, descobriria como o amor por Cristo morto e ressuscitado ensinado pela Igreja moveu tantos membros católicos ao longo dos séculos a promover um profundo avanço na sociedade, na moral, nos costumes e também na ciência. A Igreja Católica contribuiu muito pelo avanço da humanidade e só não contribui mais porque seus opositores são muitos, trabalham incessantemente para mostrar os erros históricos cometidos e acabam por impor barreiras ao seu trabalho.
Mas “As portas do inferno não prevalecerão”
_______________________________________________________
Neste pensamento não tem algo de bastante angustiante e “gelido” por estarmos a depositar todas as nossas esperanças somente num corpo que se estraga com o tempo e cuja posse não há temos realmente, uma vez que o perderemos algum dia???
______________________________________________________
Não Angelo, para mim não há nada de gélido em crer que o meu corpo, mesmo decomposto, cremado ou qualquer outra coisa estará a esperar por sua alma. E quanto a forma como isso se dará, eu creio que Deus é o Deus do impossível e tudo pode, não tenho como explicar e isso não me assusta. Eu não creio que tenhamos que explicar tudo.
Aliás, confiança é justamente crer naquilo que não temos como explicar e eu confio em Nosso Senhor com fé, esperança e amor!
Comentando rapidamente…
1. Não existe uma “ciência espírita”, isto é baboseira de um espírito tagarela que baixou aqui. Como já foi mostrado (e não foi respondido), o espiritismo é cheio de afirmações gratuitas e não-verificáveis (“há vida espiritual em Marte”, etc.), das quais não temos nenhuma evidência a não ser a palavra dos “espíritos superiores”.
2. O Novo Testamento é o cumprimento das promessas do Antigo Testamento. Neste era prometido um Messias, naquele o Messias veio. Isto é tão básico no cristianismo que causa espécie que o mesmo sujeito a atacar violentamente a Doutrina Cristã desconheça estas coisas tão elementares. Perguntar não ofende: com base em quê ele ataca uma coisa que tão manifestamente desconhece?
3. Sim, a Doutrina Católica é “a expressão da Verdade” por definição. Este blog aceita (aliás, prevê) que se discorde disso (é este o pressuposto dos debates), mas absolutamente não tem interesse em se transformar em coreto para a divulgação do besteirol espírita. Em outras palavras, a participação aqui gravita em torno de argumentos, e não em “um-fala-uma-coisa-outro-fala-outra-coisa-ninguém-fala-com-ninguém-e-está-tudo-muito-ótimo”.
4. A Nossa Senhora “daquele discurso tão fanático” é a mesmíssima Mãe de Deus do Catolicismo, e este “fanatismo” é o exato fanatismo de Cristo Nosso Senhor que disse ser o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém ia ao Pai se não fosse por Ele. De novo, é impressionante que venha se dizer cristão um sujeito que não reconhece a exclusividade da Fé Cristã!
5. Sobre «por qual “divina solicitude” Deus hoje está criando almas mais aperfeiçoadas que as que vieram antes», não existe nenhum indício de que as almas de hoje sejam “mais aperfeiçoadas” do que as que vieram antes – muito pelo contrário! Lembrando que os egípcios construíram pirâmides, Aristóteles moldou o pensamento ocidental até os dias de hoje, nenhum filósofo chegou perto de Santo Tomás de Aquino e nenhum físico igualou Einstein!
6. O museu das almas do purgatório mostra, como o próprio nome diz, relíquias de almas que estão no purgatório, e não de “desencarnados”. Sim, como já foi dito e redito, Deus pode permitir que uma alma que está no Purgatório ou no Céu apareça aos homens (p.ex., as aparições da Virgem SSma.). Ao contrário do que o farsante espírita quer fazer acreditar, disto não segue que exista reencarnação.
7. O “tratado da tolerância de Voltaire” é obra de empulhação intelectual de um reconhecido vigarista que mandava as pessoas mentirem e mentirem porque algo certamente ficaria. Deve ser esta a qualidade dos “espíritos superiores” que andam cuspindo as mentiras do Espiritismo.
8. Sim, todos os milagres foram “comprovados pela ciência” no sentido de que só é reconhecido como milagre (ao menos para o processo de canonização) aquilo para o qual não há explicação científica (p.ex., um bebê gestado sem líquido amniótico).
9. Elias não “reencarnou” em João Batista coisa nenhuma. Lázaro estava morto e Nosso Senhor o disse com todas as letras (e, portanto, se Lázaro não estivesse morto Jesus era ou mentiroso ou ignorante). O Corpo Glorioso é o corpo com o qual ressuscitaremos um dia e do qual temos o exemplo histórico de Cristo Ressuscitado; o “perispírito” espírita é só mais uma besteira sem comprovação nenhuma (outro dogma irracional em que os espíritas têm que acreditar sem questionar).
10. Kardec era racista sim, como até os espíritas reconhecem (afinal, se a gente for dar crédito à “defesa” que eles fazem, então ninguém era racista no século XIX!). É aliás impressionante que os “espíritos superiores” não tenham dito ao codificador da Doutrina Espírita uma palavra sobre isso, mas enfim…
11. A idéia de gerar seres humanos em tubos de ensaio é simplesmente desumana, de um materialismo grosseiro. Não existe nem o que comentar: a mera defesa de tal absurdo já depõe contra quem abre a boca para falar semelhante besteira.
– Jorge
Cristiane
“E como você pode julgar Deus desta forma? Por acaso você acha que entende de justiça melhor do que Deus? Você acha o que, que é superior a Deus em matéria de moral”?
A justiça de Deus é infinitamente perfeita e justa cristiane, eu aceito humildemente ela.
“E quem ama a Deus, colocando-o em primeiro lugar em tudo, tem de obedecer aos seus mandamentos, e não fazer nada com que Ele não concorde, como defender coisas abomináveis, como o homossexualismo, que você faz questão de defender”.
Eu respeito todos os mandamentos ensinados por Jesus Cristo cristiane. Além disso, o termo correto é homossexualidade. Só pessoas homofóbicas usam o termo homossexualismo agora.
Angelo, sou obrigado a discordar de você mais uma vez. A ausencia de Deus nos alegados mundos astrais dos relatos espiritas, você não pode negar. Não resolve dizer que Deus está em toda a parte, sabemos disso, mas no Céu ele está perceptível aos bem-aventurados, voces exilam Deus da nossa eternidade. E, quanto á ressurreição dos corpos, é tolice relacionar “mesmo corpo” com “mesma matéria presente no cadáver” – e por que teria de ser a materia exsitente na hora da morte, se ela muda o tempo todo pelo metabolismo? O que retorna é o DNA, pois somos uma fórmula matemática na mente de Deus, a matéria do corpo ressuscitado pode ser qualquer uma.
“Minha filha!! Me diga uma coisa:
que tipo de “espiritismo” foi esse que voce teve contato?
Não conheço nenhum espirita esclarecido que tenha estudado esta doutrina seriamente e que viva sua vida desta maneira ou que “propague” tal coisa por aí!
Pelo contrário com uma visão mais ampla de mundo e universo ele viverá sua existencia terrena coerentemente, disciplinadamente e com visão clara da vida futura (ou da vida depois da vida) e não negligenciará o presente.”
Não é bem assim não, Angelo. Eu nunca vi o espiritismo mudar a vida de ninguém. Nunca vi um espírita mudar sua vida radicalmente, muito pelo contrário. Só vi espírita negligenciar o presente. Porque o espírita nunca está muito preocupado com o presente, e sim com vidas futuras, ou então com as vidas passadas.
Está cheio de gente por aí que acredita nesta besteira de reencarnação e que está cheia de curiosidade, querendo saber quem foi em uma vida passada. Sempre procurando uma explicação para o sofrimento, querendo saber o que fez em uma vida passada para merecer tamanho sofrimento. Tem gente que chega a dizer que foi princesa em uma vida passada. Ora, o que importa a vida passada ou a vida futura? Importa é o presente. E se você pensa diferente, então você é uma exceção, por que a maioria dos reencarnacionistas não é assim não, caro Angelo. As pessoas vivem querendo saber de vidas passadas. Ora, mesmo que existisse vidas passadas, o que não acredito, o passado já morreu!
“Para mim pensamento materialista é aquele dos ditos religiosos que acreditando em um Céu ou num suposto inferno e até mesmo em um tipo de sobrevivencia da alma, não tem clara na mente a imortalidade do ser e se desesperam quando um parente vai a óbito porque a fé não é esclarecida o suficiente ou é “fraca” ou mesmo confusa para lhe dar a efetiva sustentação da crença na sobrevivencia…”
Falácia das falácias. Claro que a gente tem bem claro na mente a imortalidade da alma. Mas a morte de alguém querido é dolorosa. Significa que nunca mais vamos ver a pessoa que morreu, e que nós sentiremos falta dela. E é natural que alguém fique triste e se desespere quando um parente morre. Compreende isso? Que outra reação você espera? Vai dizer o que, que só porque a alma continua existindo após a morte física, nós não devemos chorar quando alguém que nos é querido morre?
Além do mais, vocês pregam o absurdo de que o corpo não é mais do que uma roupa que as almas vestem. O nosso corpo não é mera roupa, muito pelo contrário, o nosso corpo é parte de nós, da nossa existência.
“Céu? Que Céu? Sempre, sempre as infantis interpretações!! Simbolo, simbolo, simbolo da bem-aventurança no seio de Deus e apenas isso!!! Não porque entender a beatitude dos Anjos como uma eterna ociosidade porque seria uma perpetua inutilidade cantando glorias a Deus…”
Quem falou em ociosidade, Angelo? O catolicismo prega que nós não sabemos como é o céu, que isso para nós é um mistério! O catolicismo nunca ensinou que no céu não se faz nada. Aliás, não sabemos nada do céu, se as pessoas trabalham lá ou não. Não sabemos como é a vida eterna. Então a interpretação católica é infantil? Pois para mim infantil é a interpretação do espiritismo!
“ofrer?? Quer dizer que tens medo do sofrimento??”
Não, engano seu, não tenho medo do sofrimento. Muito pelo contrário. Apenas eu prefiro sofrer aqui neste planeta a sofrer eternamente no inferno, porque aqui eu sei que o sofrimento é temporário. Já no inferno seria diferente. Mas que adianta falar, não é? Vocês negam a existência do inferno…
“ntenda uma coisa “entendida do espiritismo” que o raciocinio encima disto é que o “sofrimento para a inferioridade que ainda está em nós é o remedio amargo para as doenças da almas” e é através dele, dentro da infinita justiça e misericorda de Deus, que o arquiteto divino mais “esculpindo” e moldando todas as almas!!Infelizmente para nós neste nivel é assim que observamos o mecanismo da lei de reabilitação das almas…”
Eu sei muito bem o que o espiritismo prega sobre sofrimento, caro Angelo. Estou cansada de saber. Ele prega que se sofremos nesta vida, é por que fizemos algo errado na vida passada, ou por que escolhemos sofrer para um aprendizado… Muito justo, não é senhor Angelo? Pagar por erros de vidas passadas… Erros dos quais nós nem nos lembramos… E isso o senhor ainda não me explicou. E nem adianta negar, que é isso que o espiritismo prega sim. Não adianta fazer tamanho malabarismo intelectual para tentar explicar os absurdos do espiritismo, porque no fundo é isso mesmo que o espiritismo ensina.
Minha filha!! Me diga uma coisa:
que tipo de “espiritismo” foi esse que voce teve contato?
Não conheço nenhum espirita esclarecido que tenha estudado esta doutrina seriamente e que viva sua vida desta maneira ou que “propague” tal coisa por aí!
Pelo contrário com uma visão mais ampla de mundo e universo ele viverá sua existencia terrena coerentemente, disciplinadamente e com visão clara da vida futura (ou da vida depois da vida) e não negligenciará o presente.”
Não é bem assim não, Angelo. Eu nunca vi o espiritismo mudar a vida de ninguém. Nunca vi um espírita mudar sua vida radicalmente, muito pelo contrário. Só vi espírita negligenciar o presente. Porque o espírita nunca está muito preocupado com o presente, e sim com vidas futuras, ou então com as vidas passadas.
stá cheio de gente por aí que acredita nesta besteira de reencarnação e que está cheia de curiosidade, querendo saber quem foi em uma vida passada. Sempre procurando uma explicação para o sofrimento, querendo saber o que fez em uma vida passada para merecer tamanho sofrimento. Tem gente que chega a dizer que foi princesa em uma vida passada. Ora, o que importa a vida passada ou a vida futura? Importa é o presente. E se você pensa diferente, então você é uma exceção, por que a maioria dos reencarnacionistas não é assim não, caro Angelo. As pessoas vivem querendo saber de vidas passadas. Ora, mesmo que existisse vidas passadas, o que não acredito, o passado já morreu!