Mais avisos técnicos – Comments

Atenção! Os comentários do Deus lo Vult! não estão disponíveis. Estava testando migrar o plug-in de comentários mas parece que não deu muito certo. Ainda estamos trabalhando nisso.

Não obstante, o problema se encontra na camada de apresentação. Todos os mais de 30.000 comments estão devidamente armazenados, e eu os consigo acessar daqui. Peço a todos um pouco mais de paciência.

UPDATE [06/mar/2012 @ 15h30m]: A migração dos comentários antigos foi concluída com sucesso nesta madrugada. Teoricamente, todos os posts agora já estão com os comentários que possuíam antes da mudança do sistema de comentários.

Há vinte (20) comentários que não foram migrados porque eram muito longos (mais de 25.000 caracteres). Estes, eu vou ver manualmente o que faço com eles. É um universo ínfimo. Segundo o plugin do Disqus, havia 31.493 comentários, e foram migrados 31.473.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

87 comentários em “Mais avisos técnicos – Comments”

  1. A migração estava sendo realizada durante a madrugada. Não funcionou. Ah, esta mania de deixar as coisas sendo feitas “sozinhas”…

  2.  Perdemos a funcionalidade do HTML. Mas acho que não vamos precisar mais dela, devido à possibilidade de “aninhar” respostas como esta.

    Como será que vai ficar aqueles comentários que tinha HTML? Será que vai ficar tudo bagunçado, sem a lógica das citações?

    Jorge, tem como configurar Português do Brasil no disqus. Pelo menos, eu vi uma imagem pela qual entendi isso.

    Sugestão, seria interessante aumentar o tamanho desta fonte de redação; deixá-la a mesma fonte (e tamanho) do comentário já postado.

  3. Jorge, vai ficar muito melhor! Parabéns!

    O “Deus lo Vult TinyEd” e o “Deus lo Vult on Gmail” poderão ir para túmulo. Graças a Deus!

    O blog Deus lo Vult está ficando muito mais atrativo por causa desse tempero técnico. E hoje eu estou gostando particularmente de usá-lo com o estilo que fiz:  Deus lo Vult! Suggestions. Ali eu concretizo minhas sugestões. Como você não me respondeu sobre isso, enviou-lhe mais este comentário, para não correr o risco da semana passar sem aos menos você vê-las.

    Comentários em HTML nem são tão desejáveis assim, se as respostas podem ser aninhadas. Minha preocupação é apenas se lógica de redação de  comentários antigos (com citações) será perdida.

  4. Uma coisa da qual eu lembrei agorinha: a conveniência de se migrar as “assinaturas” — acompanhamentos de comentários. Por exemplo, eu continuar recebendo e-mails de notificação para todos os posts que eu já acompanhava. Eram mais de 100!

    Bug: eu ia editar o comentário abaixo com o que escrevi acima, mas a caixa de edição (naquele modo de reedição) parece ter uma subárea que faz um bug. A caixa não cresceu para sumir, sob demanda, com a barra de rolagem. Enquanto que o compartamento deveria ser o mesmo desta caixa de redação de novo comentário, a qual vai crescendo (para baixo) à medida que novas linhas vão sendo digitadas.

  5. Na realidade, parece que HTML ainda poderá ser usado. Assim, se o próprio Disqus não oferecer editor WYSIWYG, Deus lo Vult TinyEd ainda não irá para o túmulo. E o Deus lo Vult on Gmail poderá dar lugar a um Stylish para as mensagens de notificação do disqus.

    Vamos ver se o HTML sai nesse comentário. Bem que poderia ter um botão “Preview”, nessas condições.

  6. Olha só! Num é que o disqus recebeu o HTML…

    Quem se interessar por isso, leia a referência.

    Agora vamos testar!

    Um link: Google

    Negrito: disqus

    Um blockquote:

    Comentários em HTML nem são tão desejáveis assim, se as respostas podem ser aninhadas. Minha preocupação é apenas se lógica de redação de  comentários antigos (com citações) será perdida.

    Um caption: vou saber o que é isso agora!

    Um cite: citação

    Um código de programação: print "mensagem"

    Uma ênfase: parece um itálico?

    Um itálico: mas esse, sim, é um itálico!

    Quem quiser fazer parágrafos com p, faz como aqui, apesar de eu ter colocado uma linhas em branco antes e uma depois; além da tag.

    Texto não formatado também é suportado: ma realidade, isso é usar fonte largura de fixa…

    Um quote curto? Nunca ouvi falar. olha como é

    Recebe exemplo de código de computador também. Testando: negrito
    .estilo {width:10px}

    Tem a tag span… esse é um span

    Tem uma tal tag s… essa é o resultado

    Strike… strike

    Strong… parece um negrito

    E sublinhado… assim.

    Acho que testei tudo. Espero que seja útil.

  7. Pelo que vi (testei editando este comentário), usar a tag <p> colando uma na outra dá na mesma de deixar uma linha em branco entre os blocos de textos. Isso é quase a mesma coisa de como acontecei ano sistema anterior. Quando deixavá-mos um linha em branco no código do comentário, era criado parágrafo com tag <p>.

    Testando o HTML mais útil:

    <a> link
    <b> negrito
    <i> itálico
    <s> riscado
    <u> sublinhado

    <blockquote>

    quote longo

    <q> quote curto

    <code> código de computador
    <pre> texto pré-formatado

  8. Já que está MODERADO…. não estou escrevendo este comentário para ser publicado.

    Está bem! Parei. Desculpe-me. Comecei a fazer os testes sem pedir licença. Eu estava muito curioso por saber do uso de comentários HTML. Já cheguei à conclusão de que não vai mudar muita coisa no sentido que eu estava investigando. 

    Qualquer outra insatisfação, por favor, escreva-me.

    Tenha um bom dia! Vou procurar não comentar, ou comentar muito menos.

  9.  Não entendi.

    Os comentários que você tinha moderado apareceram abaixo. O que você quis dizer com essa dos óculos escuros?

  10. Isto é uma música de Caetano Veloso. Coloquei aqui só como teste; foi a primeira coisa que me veio na cabeça. Quanto aos comentários moderados, eles nunca estiveram moderados porque eu tinha esquecido de configurar a moderação :) O blog passou o dia liberado hoje. Que coisa, não?

  11. Eu não gosto dos comentários aninhados. #ProntoFalei.

  12. Jorge, eu sigo em frente com os protótipos Javascript do mostrar/ocultar? Ou você já não gostou da ideia? Você entendeu a proposta do mostrar/ocultar? Você concorda politicamente com ela, mesmo que não vá inseri-la no WordPress? Pergunto por que, caso você não tenha objeção, eu posso ao menos fornecer o recurso em Greasemonkey, para quem se interessar. De outro modo, eu não fornecerei algo que contrarie o autor/dono do blog.

  13. Alexandre, eu acho que não vou integrar o mostrar/ocultar no Deus lo Vult!. Mas não tenho nada contra o recurso em Greasemonkey para quem quiser; pode disponibilizar à vontade.

    Abraços,
    Jorge

  14. Eu até que gosto…

    Mas sei que podemos abusar disso e não ser uma boa. Se a discussão cresce um pouquinho, aninhar as respostas fica até inviável! Imagine de que tamanho vai ficar os minúsculos comentários chegando a parecer colunas. A saída será mesclar com a prática anterior, de se fazer citações (sem necessariamente aninhar).

    Eu sou a favor de que Jorge crie página com a netiqueta a ser seguida pelos comentaristas. A tal página pode trazer um manual de HTML inclusive. #sugestão

  15.   Respondendo à resposta da resposta da resposta da resposta da resposta da resposta daresposta da resposta do comentário!!

  16.  Na minha opinião, até este 5º nível é razoável.

  17.  Aqui, no 6º nível, ainda seria “aceitável”. Mas observe que o botão de inserir imagem desaparece da caixa de redação. Não sou a favor de propor o uso do 6º nível, mas de aceitar usos eventuais.

  18. Respondendo a um “Anônimo Folgado”, eu mesmo já falei:

    Eu sou a favor de que Jorge crie página com a netiqueta a ser seguida pelos comentaristas. A tal página pode trazer um manual de HTML inclusive. #sugestão

    Depois do teste de aninhamentos, quero elogiar a opção pelo disqus. Parece-me ter sido um divisor de águas. Através dos perfis disqus todos poderão se conhecer melhor. Aquele serviço pode ser autenticado de várias maneiras, ainda por cima, através de contas de vários serviços.

    Diante de minha proposta de «mesclar [a prática de aninhamentos] com a prática anterior, de se fazer citações (sem necessariamente aninhar)» — citações com a tag blockquote (exemplo acima, neste comentário) —, quero lembrar a conveniência de uma “netiqueta-proposta” abordar tudo isso.

  19. Melhor para no nível 5 ou 6, como fiz abaixo. Mesmo que aconteça essa “conversão”. Por que essa conversa só veio depois de alguns comentários-coluna-ruins. E se você não tivesse escrito, não haveria como conhecer a continuidade dos aninhamentos nesse comentário ao qual respondo.

  20. Na coluna de dois caracteres abaixo eu havia escrito:

    Melhor para no nível 5 ou 6, como fiz abaixo. Mesmo que aconteça essa “conversão”. Por que essa conversa só veio depois de alguns comentários-coluna-ruins. E se você não tivesse escrito, não haveria como conhecer a continuidade dos aninhamentos nesse comentário ao qual respondo.

    Já está dito tudo que tenho para dizer sobre esse assunto, acho.

Os comentários estão fechados.