Após quinze dias de internamento compulsório, duas tomografias, uma biópsia, uma drenagem pleural e um sem-número de exames menores de acho que todos os fluidos do meu corpo, tenho enfim um diagnóstico. Louvado seja Deus.
Possuo um linfoma folicular, de características que não entendo muito bem. Se assim aprouver ao bom Deus, passarei, começando amanhã pela manhã (28/12, festa dos Santos Inocentes e de Santa Catarina Volpicelli), por seis ciclos de quimioterapia, um a cada 21 dias, entremeados por uns corticóides e outros químicos de uso diário que serão meus fiéis companheiros pelas próximas semanas.
Não posso garantir muita coisa. Nunca fiz quimio antes, sinceramente não sei dizer o efeito que essas drogas todas terão no meu organismo. Pretendo registrar aqui alguma coisa do tratamento, como off-topic, mais ou menos como estou agora iniciando esses registros. Se tudo correr bem, dentro de muito pouco tempo – alguns dias – eu posso voltar aos trabalhos normais do Deus lo Vult!, mas procurarei soltar regulares textos sobre o meu estado de saúde e sobre a minha relação com esta doença.
Descobrir-se com câncer antes dos trinta não é a experiência mais agradável do mundo. Ficar trancafiado num quarto de hospital, tampouco: brincava por esses dias que nunca na minha vida ficara tanto tempo num mesmo lugar. Mas a presença dos familiares e dos amigos tem tornado os dias menos difíceis. Que digo: tem tornado os dias quase iguais aos de “lá de fora”! Não dá pra contar a quantidade de visitas, telefonemas, mensagens e congêneres que recebi ao longo dessas duas semanas. Não estive sozinho por um instante sequer. A todos, o meu muito obrigado: isso é muito importante para mim.
Sei que já estão rezando por mim e por minha família. Abuso um pouco ainda da caridade de vocês e peço que rezem ainda mais um pouco: para que eu saiba encontrar a vontade de Deus em meio às tribulações que Ele me permite atravessar. Para que eu consiga manter os olhos fitos n’Ele, mesmo com o olhar embaçado pelas lágrimas deste Vale onde o Altíssimo hoje não me quer deixar esquecer que sou degredado. Lembro-me, em particular, daquele bonito Cántico de S. Juan da Cruz:
Buscando mis amores,
yré por esos montes y riberas;
ni cogeré las flores,
ni temeré las fieras,
y passaré los fuertes y fronteras.
E é isso. Sem se encantar com as flores do vale, e sem se assustar com as feras do mundo. Desprezar umas e outras, com os olhos fixos n’Aquele que realmente interessa, e assim seguir em frente, ultrapassando os obstáculos que porventura encontre no meu caminho. É isso que importa. As adversidades dessa vida não são maiores do que o amor d’Aquele sem cujo consentimento nem um fio de cabelo sequer cai de nossas cabeças. Essa verdade é óbvia demais para que a permitamos ser obscurecida às primeiras dificuldades.
Uma Ave-Maria por um blogueiro pecador, é o que peço aos que por aqui passarem. É exatamente do que preciso. O resto está nas mãos de Deus. O resto, a Virgem Santíssima proverá. Não há dúvidas disso.
Conte com as minhas pobres orações, Jorge. Abraços e fique no amor de Maria Santíssima!
Obrigada por partilhar. Nem sempre é confortável dividir esses momentos… aprendo bastante com a forma serena com que reage a cada novidade no seu diagnóstico, sempre voltado para Deus. Está em minhas orações, com certeza!
#TamojuntoJuelho
Conte com nossas orações, Jorge!
Joelho. Fica certo de minhas orações. Sobretudo nesta época difícil que irás passar. Sem dúvida a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo será seu consolo. Aguarde mais visitas nossas. #TamuJuntoJuelho
Que você tenha serenidade para trilhar este caminho. Não deixe de comer, mesmo se a quimio tirar sua fome e lhe der enjôos. Que Deus o abençoe e proteja nesta provação que nunca é dada somente ao seu portador. Que Ele abençoe a todos ao seu redor. Abraços,
Renata P. Espíndola
Caro Jorge, soube recentemente, por um post da Graça Salgueiro no FB, do seu estado de saúde. Peço a Deus que tenha uma franca recuperação. Permita-me no entanto indicar, como um tratamento complementar para suavizar os efeitos da quimioterapia que irá se submeter, o acompanhamento de uma Nutricionista Funcional, não uma nutricionista clássica, mas Funcional. Creio que possa lhe ser muito benéfico. Ficai com Deus.
Jorge, mais uma vêz estou aqui para me solidarizar contigo, cada vês mais tenho admiração pelo que você é, pela sua fé e confiança no nosso bom Deus, um ferrenho defensor da nossa igreja, vamos pedir a Nossa Senhora das Graças que ela interceda pelo guerreiro que não foge da luta e confia no Senhor.
Prezado Jorge, conte com minhas orações. Que a Virgem Maria o proteja e o acompanhe neste tratamento. Força meu caro, que o nosso bom Deus lhe conceda a graça de uma plena recuperação. E como já o fiz assim que soube desta notícia peço a Santíssima Virgem que interceda por você.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.
Estarei adjunto a você nas preces, caro.
Jorge,
acompanho sempre o “Deus lo Vult!” e saiba que rezei a “Ave Maria” que pediu e rezarei outras mais pedindo, acima de tudo, que a Santa Vontade do Senhor se manifeste plenamente em tua vida, em você. Peço também que Deus o abençoe, a sua Família, e lhe conceda o dom da Fé para que possa suportar essa provação com firmeza de alma. Abraços e que Deus e Nossa Senhora te abençoem.
Unidos! “Em tudo dai graças!”.
Este, sem dúvida, é um raro momento para você, Jorge, testemunhar a fé. Fique firme e creia, creia e creia. Neste mundo, como bem sabes, somos simples peregrinos. Sempre admirei os seus textos, seja pelo conteúdo seja pela forma sempre bem articulada. E espero continuar lendo-os, se assim for da vontade de Deus. Mas é hora de provar que as palavras voltadas para a evangelização não são simples palavras, senão expressão de uma VIDA fortalecida pela boa esperança de que somos eternos, na graça de Deus. Conte com minhas orações.
Sem dúvida rezarei a Ave-Maria e o colocarei em minhas intenções diárias.
Força e Fé!
Fique com Deus.
Fique em Paz e confie na bondade de nosso Deus.
Melhoras, irmão. Grande abraço.
Paz e Bem.
AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO, BENDITA SOIS NÓS ENTRE AS MULHERES, BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS.
SANTA MARIA MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE AMÉM.
Força e fé! Abraço forte e imenso.
Eu e minha avó Carmelita estamos rezando por você camarada galo. Deus esteja convosco.
Força e coragem,com fé TUDO SE VENCE!!! EM NOME DE JESUS E DE MARIA!!!
Conta comigo, Jorge!
Não se chega ao paraíso sem passar pela cruz e todas as cruzes que carregamos nesta vida são ínfimas comparadas àquela que N.S Jesus Cristo carregou pela nossa salvação. Sei que tua fé te fortalecerá neste momento e desde já conte com nossas orações. Um abraço.
Jorge,
Caríssimo, conte com minhas orações!
Rezarei por v., o Brasil e a Igreja precisam de muitos de seu estilo – e sugiro, a seu critério e de médicos/nutricionistas adjuntos – que ingira o menos nesse período, se possível, de alimentos industrializados, sejam quais forem, centrando-se mais em verduras, em particular, desde que não sejam tradas com pesticidas — hoje eufemicamente chamados de “Defensores agrícolas” – legumes e frutas e fontes proteicas onde haja menos presença de frituras, gordura hidrogenada em particular, contém peróxidos e outros agentes cancerígenos.
Câncer é uma doença como qualquer outra, pode ser revertido se mantiver uma alimentação mais de acordo com a natureza, em contrario com a indústria alimentícia só nos repassando muitos garantidos indutores de câncer em cerca de 4000 aditivos químicos da pior espécie, sob a forma de deliciosos alimentos.
Espero vê-lo bem em breve!
Caro Jorge, enquanto lia o seu texto as lágrimas escorriam no meu rosto. Essa doença mexe não só com o portador mas também com quem está ao seu redor e mesmo com quem não está assim tão próximo. Tenho uma amiga que está em tratamento quimioterápico e quando sei que mais alguém está passando por isso, me sensibilizo.
Acompanho o Deus lo Vult! há quase quatro anos. Durante esse tempo aprendi muito lendo os seus textos que são bastantes esclarecedores, principalmente em se tratando da doutrina católica. Devo dizer que a minha admiração por vc é enorme e cresce a cada dia, sobretudo agora.
Lutar contra essa doença não é fácil, eu sei, pois já perdi um ente querido, porém a oração, a força dos amigos e a presença constante dos familiares é fundamental no processo do tratamento, mas tenho a certeza que nada disso lhe falta nesse momento.
Desejo que vc encontre “a vontade de Deus em meio às tribulações” que Ele está permitindo atravessar, mas ao mesmo tempo estou certa que vc já a encontrou.
Que Deus esteja sempre presente nos momentos mais difíceis e que Nossa Senhora o cubra com seu manto de amor.
Ave Maria, gracia plena, Dominus tecum
benedicta tu in mulieribus
et benedictus frutus ventris tuus, Iesus
Sancta maria Mater Dei
Ora pro nobis pecatoribus
nunc et in hora mortis nostrae.
Amem.
Conte com minhas orações, prezado Jorge!
Força, amigo! Que Deus Pai te acompanhe e proteja! Sei o que estás passando. Há cerca de 1 ano tive o diagnóstico de câncer de reto. Já passei pela químio e pela radioterapia. Agora, estou no aguardo da cirurgia, que deverá acontecer em fevereiro.,
Rezando muito por ti! Que a Virgem te guarde!
Estou em sintonia pela oração. Jesus está lhe carregando nos braços. Se me permite, também pedi a intercessão de São Judas Tadeu. Sua força vem de Jesus e a Igreja é sua base. Deixo humildemente a sugestão dessa canção. São tantas canções belíssimas, mas acho que essa vai fundo em nosso interior. Muitas bênçãos!
http://www.youtube.com/watch?v=eotMu8e6_gM
Seremos também seus fiéis companheiros Dom Quixote. Não exite em nos convocar para qualquer missão. Quanto as orações, não sei quem as necessita mais, creio que somos nós, pois dificilmente vejo alguém com tanta fé quando você, mas com certeza oraremos e de coração, certos que o Pai te dará o melhor para tua alma. Melhoras amigo.
Jumbow, conte com as orações da minha família. Deus está com vc e te fortalecerá cada vez mais na sua fé. Forte abraço! Que nossa senhora te abençoe!