O Papa Francisco vai assinar na próxima segunda-feira, 25 de março, a exortação pós-sinodal do Sínodo sobre a juventude do ano passado. Duas novidades: desta vez, o documento virá no formato de uma “carta aos jovens” e, além disso, será assinado em Loreto, santuário mariano, fora do Vaticano portanto.
Quanto ao formato do documento, não vejo maiores dificuldades. Trata-se de exortação apostólica, ato formal do Magistério Eclesiástico da mesma natureza, por exemplo, da Familiaris Consortio. É veículo autorizado de transmissão do ensino católico acerca de um tema específico — neste caso, “a juventude”. A princípio, um documento eclesiástico não perde a sua força em razão do estilo com o qual é escrito.
Mas há, no entanto, uma dificuldade de que se pode cogitar, uma de ordem por assim dizer extrínseca e não intrínseca: é que, sob a ótica hermenêutica, o tom informal que presumivelmente se espera de uma “carta aos jovens” pode facilmente obscurecer a reta compreensão da Doutrina Católica — da ortodoxia que presumivelmente se espera de uma exortação apostólica. O problema da mudança de tom não é inédito e nem inesperado, tendo acompanhado o passo da Igreja, às vezes com menor força, às vezes com maior, ao longo das últimas décadas — e isso sem que se precisasse chegar a estes extremos de informalidade que agora se anunciam…
Não que existam formas linguísticas rígidas essencialmente associadas aos diversos tipos de documentos pontifícios. Mas é evidente que um emprego descurado da linguagem pode gerar, e efetivamente gera, um sem-número de incompreensões. É claro que o que é propriamente objeto de um pronunciamento magisterial é aquilo que é significado, e não a maneira escolhida para o significar; a rigor e no limite, devemos o assentimento de nossas inteligências ao conteúdo das fórmulas de Fé e não às fórmulas em si mesmas. Mas também não é sem-razão que a Igreja estabelece fórmulas, e talvez o desinteresse que hoje se tem para com elas explique a dificuldade de compreensão do Catolicismo que, hoje, é o maior mal que assola a Igreja.
Há um outro detalhe digno de nota. É que, desde o ano passado, estavam em vigor certas normas sobre o Sínodo dos Bispos que autorizavam a Assembléia Sinodal a publicar diretamente, por si própria, o documento conclusivo do Sínodo. Falei sobre o assunto aqui. À época, achei que o novo procedimento substituiria o costume de o Papa redigir exortações pós-sinodais, passando a residir no documento final do Sínodo o magistério petrino sobre o assunto.
Mas o Documento Final do Sínodo sobre a Juventude foi votado e aprovado, havendo sido publicado em outubro do ano passado. Inclusive a Sala Stampa publicou as votações detalhadas de cada um dos parágrafos de que é composto o texto. Ainda assim, no entanto, vem-nos agora a notícia de que o Papa Francisco preparou uma Exortação Apostólica pós-sinodal; e, junto com a notícia, vem-nos a dúvida sobre se esta nos sairá melhor ou pior do que aquele…
A despeito de tudo, porém, o local e a data da assinatura do documento são bastante significativos: um santuário mariano, no dia da Anunciação! Envolta assim no tempo e no espaço pelos cuidados da Virgem Santíssima, podemos esperar que esta Carta aos Jovens tenha bom êxito e efetivamente consiga, pela poderosa intercessão da Mãe de Deus, atingir os corações e as mentes da juventude atual. É por isso que rezamos agora. Ó Maria Imaculada, velai pela Igreja do Vosso Filho, recebei este documento à Vossa honra consagrado, e tirei dele maior bem do que seriam capazes os esforços humanos que o produziram. Amen.
Queremos que volte a comentar sobre o Sínodo Pan-Amazônico… reconhecer os erros é uma virtude, prezado…
Amigo Sábio Jorge,
Diante da realidade atual, então , COMO BARRAR A Secularização, Laicização e perca da influência católica na Sociedade?
https://www.youtube.com/watch?v=YlpSgTHqBpI&t=4s
https://www.youtube.com/watch?v=oNWdsjxxSog&t=25s
Queremos que fale mais sobre o Sínodo!!!
Amigo Jorge,
De que forma poderemos restaurar a Igreja no Brasil? Quais ações devem ser feitas pra re-evangelizar os brasileiros porta a porta? Para que os templos católicos e as capelas voltem a ficar lotadas?
https://www.oantagonista.com/brasil/o-mais-vermelho-dos-bispos-vermelhos/
https://www.oantagonista.com/brasil/oab-une-e-cut-preparam-o-terreno-no-stf-para-soltura-de-lula/
https://painel.blogfolha.uol.com.br/2019/03/30/com-atrito-entre-poderes-bispos-sindicatos-oab-e-une-fazem-manifesto-em-defesa-do-supremo/
Amigo Sábio Jorge,
Como fica a restauração da influência da Igreja no Brasil, com uma sociedade cada vez mais profundamente laicizada? Como retomar a evangelização dos jovens e dos adultos? A piedade profunda?
http://www.cnbb.org.br/cnbb-e-entidades-expressam-apoio-ao-supremo-tribunal-federal/
https://www.youtube.com/watch?v=OSExOGp-5B8&t=8s
SINODO! SINODO!! SINODO!!!
Que vergonha, Jorge: além de não falar UMA LINHA sobre o incêndio da belíssima Catedral de Notre Dame não comenta mais nada sobre o Sínodo…