Quem somos?

Meu nome é Jorge Ferraz, católico, e sou de Recife – Veneza Brasileira! -, aqui nascido, aqui criado.

Leigo católico, mantenho este BLOG sem nenhuma pretensão a não ser contribuir um pouco para fazer a Igreja de Cristo mais conhecida neste mundo que, d’Ela, tem tanta necessidade. Vinte Trinta e poucos anos, aqui não almejo senão trabalhar – na medida das minhas parcas capacidades – para a expansão do Reino de Deus na terra.

Todos os artigos aqui publicados – salvo conste expressamente em contrário – são de minha autoria e, assim sendo, de minha exclusiva responsabilidade. Qualquer material pode ser copiado e difundido livremente – aliás, é um favor que me fazem: peço que divulguem! -, por quaisquer meios, somente respeitando-se (a) a integridade do texto e (b) a referência ao site na autoria. Por razões óbvias, os comentários feitos aos artigos são de responsabilidade de quem os escreve, não necessariamente refletindo as opiniões deste site e deste autor.

O blog é mantido por mim exclusivamente, com recursos próprios e no escasso tempo encontrado entre as obrigações familiares, profissionais e acadêmicas. Ele aceita doações via PayPal — basta clicar no botão que fica na coluna da direita –, se alguém julgar que o trabalho aqui realizado o merece e quiser, com ele, contribuir de alguma forma. Todo o acesso ao site, no entanto, sempre foi e vai continuar sendo gratuito. O que espero primordialmente receber aqui é a audiência dos meus leitores e, se lhes for possível, as suas orações por um pobre pecador.

Deus lo vult! é a versão latina do “Dieu le veut!” francês, que significa “Deus o quer!” e que foi o grito dado pelos soldados franceses em resposta à convocação das Cruzadas feita pelo Papa – brado que se tornou daí em diante o grito de guerra dos cruzados. É o título do BLOG para indicar o seu caráter combativo, e também por causa da minha íntima convicção de que Deus quer efetivamente que os Seus soldados defendam valorosamente a Religião Verdadeira dos ataques que Ela recebe de todos os lados, brandindo a espada da palavra contra os inimigos da Santa Igreja. Sobre o assunto, vale ler o post de abertura do BLOG.

Janua Coeli é uma invocação de Maria Santíssima – Porta do Céu -, a quem é consagrado este espaço virtual e de quem é o mérito por quaisquer bons frutos que dele advenham; as falhas e imperfeições, estas são devidas às minhas faltas e aos meus pecados.

Aos peregrinos que me honrarem com a visita, faço votos de que o sítio seja-lhes proveitoso; caso contrário, não hesitem em falar comigo. Que a Virgem Santíssima, Auxilium Christianorum, nos abençoe a todos!

P.S.: Vez por outra alguém me interpela dizendo que a expressão no latim clássico é “DEUS VULT”, e não “DEUS LO VULT”. Eu sei. Acontece que o povo medieval não sabia latim clássico e, por isso, no latim vulgar e “errado” deles, gritavam “Deus lo Vult!” mesmo. Aliás, penso que historicamente a expressão que se consolidou foi “Deus lo Vult!”, e não “Deus Vult!”, sendo esta última mais uma reconstrução acadêmica posterior do que o brado histórico que os cruzados deram no final do século XI. Inclusive o brasão da Ordo Equestris Sancti Sepulcri Hierosolymitani (ordem de cavalaria cujas origens remetem a Godofredo de Bulhão e, portanto, à Primeira Cruzada) traz “Deus lo Vult” até hoje, como pode ser visto abaixo.

165 comentários em “Quem somos?”

  1. Oi Jorginho te conheço, da igreja da Torre!!!!
    Por a caso te achei aqui tbm..
    Blz…
    To aqui pra compartilhar tbm!!!

  2. Quando lí o que vc postou como introdução, me emocionei e pensei em escrever para te elogiar, mas ao ler os comentários de outros que citam o seu “ódio aos homossexuais” senti como um soco no estômago. Sou casada, mãe de 3 filho,tenho mais de 40 anos e trabalho num museu que tem como missão cuidar da arte sacra produzida no Brasil, em cujo prédio vivem freiras reclusas e frequento a igreja e participo dela desde muito criança. Não posso aceitar que de alguém que quer servir ao Senhor, que no momento de julgar a uma mulher disse “…atire a primeira pedra”, possa proferir palavras de julgamento!!! Com suas palavras vc pode influenciar uma pessoa mais fraca em discernimento, e ela poderá atacar, verbalmente e/ou físicamente, um ser humano, homossexual. Creio que Deus, em sua infinita misericórdia e amor condenaria qualquer ato contrário ao Amor que ele prega. Não julgue… ame ao próximo com suas deficiências e fraquezas e deixe para Deus o julgamento. Não leve nos seus ombros, no dia do seu julgamento frente a Deus, o peso de ter feito um ser humano sofrer.
    Que a mansidão de N. Sra te sirva como modelo.
    Andrea

  3. Estimado Jorge,
    Entrei no site para ver o assunto dos Anglicanos tradiconalistas que se unem à Igreja Católica. Apareceu por aí também o blog de você e me chamou a atençâo o título: “Deus lo vult”
    Antes de mais nada quero parabenizar pelo esforço e pelo espírito combativo. Eu também, como legionário de Cristo, sou por tanto “miles Christi” de um exército “sicut acies ordinata”: soldado de Cristo de um exército pronto para a batalha!
    Voltando ao assunto do título: “Deus lo vult”, digo que me chamou a atenção porque não sabia se estava misturando latim com português.

    De fato, procurando na internet, achei na Wikipedia este assunto: “Deus o quer”, onde se diz (não existe tradução ao português):
    “Deus vult” (en latín, Dios lo quiere) fue el grito de batalla de la gente en el momento de la declaración de la Primera Cruzada por el papa Urbano II en el Concilio de Clermont de 1095.[1] [2] La frase aparece en las fuentes de diversas formas, ya sea como “deus vult” (latín clásico), “dieu le veut” (francés), “deus lo vult” (latín medieval vulgar), etc.

    La frase Deus lo vult también aparece como lema en el escudo de la Orden del Santo Sepulcro de Jerusalén, una orden de caballería católica.

    “Deus vult!” seria então a tradução no latim clássico que eu estudei. Confesso a minha ignorância porque não conhecia a expressão “Deus lo vult!” que seria a expressão no latim medieval do povo…

    Em fim. Sempre se pode aprender um pouco mais.

    Deus abençoe! Pe. Carlos

  4. Jorge, já acompanho um pouco o seu blog há alguns meses, e devo dar-lhe os parabéns.

    Porém, quanta galhofada vi aqui nesta página de comentários do “about”…

    Tem evangélico dizendo que a igreja é invisível usando justificativa inventada há poucos séculos.

    Tem simpatizante do homossexualismo dizendo que, segundo a “sociedade mundial de psicologia” (quem mesmo? Onde fica sua sede? Em que ano surgiu?) isso não é anomalia ou doença.

    Tem gente que diz que, em nome de uma falsa “comunhão”, devemos respeitar todas as crenças. (Repondo argumentando que temos que amar o pecador, não o pecado).

    Ventos temporais. As plantas que não têm raiz são arrancadas da terra por eles. E isto tem um nome: relativismo.

    Parabéns, Jorge, por não ser relativista. Se confiamos na Igreja de Cristo, não precisamos confiar em mais nada. Pois sabemos que, apesar dos “herros umanos”, aqui encontramos a VERDADE, única e imutável. “É bom viver à sombra do báculo”.

  5. ….tempo de “ditadura do relativismo” como diria nosso amado Papa Bento XVI….tempo perigoso que vivemos…

  6. ..nossa acabei de ler o comentario acima do meu….que bom que nessa terra de meu Deus ainda há muito que se propagar ante o relativismo que tenta nos esmagar….bom…isso sem falar na teologia da libertação e da prosperidade….ai ai…

  7. Leandro, não de chances aos hereges!

    Protestante não é evangélico. Não de um nome a esses inimigos para aquilo que eles não foram chamados.

  8. Não sei se este é o canal certo, mas vamos lá: apresento a matéria abaixo, publicada no Correio Braziliense, sobre ato do Governo do Distrito Federal. Isso pode? É simples assim?

    “Secretária de Educação assina portaria que garante uso de nome social a travestis e transexuais”, disponível em
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/02/09/cidades,i=172504/SECRETARIA+DE+EDUCACAO+ASSINA+PORTARIA+QUE+GARANTE+USO+DE+NOME+SOCIAL+A+TRAVESTIS+E+TRANSEXUAIS.shtml

    O que também espanta foi que, segundo a matéria, a pesquisa englobou crianças com menos de 11 anos. Fico imaginando como foi a pergunta sobre essa questão a uma criança nessa idade…

  9. Acabo de ler sua autodescrição e fique curiosa em saber que teoria é essa de: “Janua Coeli é uma invocação de Maria Santíssima – Porta do Céu -” ?????

    De onde conclui isso?
    Não deixe de responder pro mu e-mail, ok?
    Esse é debate interessante!!!

    Grata,
    Maria

  10. Caro Jorge:

    Recebi seu endereço através do twitter e fui pesquisar. Parabéns pelo artigo sobre o programa do Cabrini. Acredito que a mídia, já esgotada de assuntos que realmente possam formar seres humanos (pessoas de verdade), sempre resolve atacar o Catolicismo, já tão atacado pelos professores de História que apenas “pincelam” a Idade Média no Ensino Médio. E o público-alvo destes jornalistas, é uma população ignorante do passado e, quando uso a palavra ignorante, refiro-me ao sentido de um povo que, por comodismo, ignoram o fato histórico. Se a Inquisição foi um erro, o Papa João Paulo II, como legítimo representante de Cristo, como sucessor de Pedro, já pediu perdão. Mas o verdadeiro Cristão não desiste nunca. Continue firme e conte com o eco da minha humilde voz para reafirmar a ignorância do tal jornalista que, se bem me lembro, há muito pouco tempo atrás de disse “vítima de um complô da polícia”, quando foi flagrado de posse de substância tóxica. Eu me recuso a dar audiência àqueles que não confio. Parabéns pela sua Fé. Parabéns pelo seu blog. Abraços, Angela.

  11. Prezado Jorge,

    Somente os cegos de orgulho não se resiginam quando há algo de errado com sua igreja.

    Somente os que ainda patinam no chão, não entedem os que estão lá do alto, adimirando as belezas do Amor, dizem para eles.

    Nossa igreja tem muita coisa errada, olhe bem, muita coisa. Quanto mais coisa errada eu vejo, mais quero me aproximar da igreja.

    Você tem uma vontade forte, deixe que seu coração se encha de Amor… Você verá onde poderá ir. Ou melhor, até onde poderá voar.

    Forte abraço e boa sorte na sua busca do Amor.

    Marcio Jucá

  12. Ademais,

    Se você desejar, serei o seu “tutor” no seu caminho para experimentar o Amor.

    Por mais ortodoxo que alguém seja, se ele não se deixar cegar pelo orgulho, pode se aproximar do Amor.

    Muito pior do que ter sofrido um trauma que o deixou desvirtuado sexualmente (É um dever do católico acolhê-los com muito amor) é viver cheio de orgulho… O orgulho é muito pior que o reflexo de um trauma que o traumatizado não desejou.

    Essa é uma chance para você abrir os olhos e calibrar suas asas para deixar o chão.

    Boa sorte na sua escolha…

    Abs,

    Marcio Jucá

  13. Carlos,

    E quem sabe?

    * * *

    Sr. Jucá,

    Obrigado pela proposta, mas acredito que ela não se aplica. Nem tenho trauma sofrido, nem “Amor” precisa ser experimentado, nem entendo esse papo de “calibrar suas asas”, nem a Igreja “tem muita coisa errada”. Acho que o senhor precisa de um pouco mais de pé no chão.

    Abraços,
    Jorge

  14. kkkkkkkkkk.Isto tem outro nome.Sei não,que coisa estranha,kkkkkkkkkkkkkk.Fica atento aí Jorjão.Olha o que o Carlos está alertando…kkkkkkk.

  15. Quem sabe não é um anjo, cuidado Jorge pode ser caído ou é papo de doido, que coisa esquisita, de onde saiu isso? tcham tcham tcham…aguardem o próximo episódio.

  16. Parabéns belo site, precisamos de sacralidade e não de futilidades, e aqui encontrei aquilo que o Santo Padre pediu, ou seja, que se divulgue a fé católica na internet, e a fidelidade ao “Doce Cristo na terra”.

  17. Estimado Jorge
    Que tudo homem que come e bebe e prova de felicidade em seu trabalho, tambem isso e dom de Deus.

    Gostaria bastante de partilhar e por isso que entrei no seu bloco depois de ter lido tudo o que foi escrito por ti e mesmo formidavel.Se todos os jovens catolicos do mundo seria como voce o que e que acontece no mundo de hoje.
    A boa nova e implementada sempre ha um so rebanho e um so pastor.

    Como esta escrito Enviarei o meu mensageiro a tua frente,para te preparar o caminho Ele dira bem alto no deserto : preparem o caminho do Senhor e abram-lhe estradas direitas.

  18. Percebi que tem visitado meu BLOG. Obrigado. Agradeço também por fazer propaganda do CD ILUMINAR do Pe. Fábio de Melo, em seu BLOG.
    Paz
    Pe. Joãozinho, scj

  19. Pois eu também “percebi” um certo tom de ironia do padre…
    Algo como o doce veneno do escorpião.
    Jorge, por falar em cd do Padre Fábio, que segundo o padre Joãozinho, você fez propaganda, saberia me dizer onde eu encontro os poster, fotos, suvenires do dito gatão ?
    Quero decorar meu quarto…

    Olegario.

  20. Uai, será que as vendas andam tão em baixa que o Dr padre teve de vir aqui acentuar a propaganda do CD do padre gatinho?
    Que outra intenção um homem de Deus poderia ter?

  21. Caros,

    Não sei que propaganda é essa. Talvez tenha sido do Adsense, mas eu não vi.

    No mais, peço que esta página daqui, do “about”, não seja usada para discussões.

    Abraços,
    Jorge

  22. Vc REALMENTE acredita, mesmo após a globalização da informação, e das descobertas históricas do último século, que Jesus realmente existiu???? Ou apenas acredite que os meio usados, lendas e heróis/mártires, justificam os fins, pois é uma das maneiras usadas para ajudar os necssitados, mesmo se tratando apenas de um ópio?

    Que Jesus nunca existiu já está mais que provado, e faz muito tempo. Nos últimos 5 anos conversei (por horas a fio) com 6 padres católicos, e todos eles SABEM e concordam que Jesus nunca existiu… é a penas a repetição de inúmeras lendas já existentes milhares de anos antes da ficta existência dele…. muitos antes dele nasceram pobres, de mão virgem, com, visita de 3 reis, pai carpinteiro, foi pro céu ao lado do pai depois de assassinado, etc, etc, tudo igualzinho… no egito, na índia, etc… e muitos séculos depois, a mesma carochinha em Belém.

    Fingir acreditar na carochinha, apenas pelos fins, justifica??

    Acreditar em algum deus é algo que pode-se “tentar” justificar de alguma forma, mas ainda difícil… mas em Jesus, é injustificável… não há um só argumento plausível. Nenhum.

  23. O Jorge Ferraz é uma dessas figuras das quais parentes e amigos sempre sentirão orgulho. Suas qualidades forçam a simpatia; seus defeitos, se os tem, são atraentes; sua santidade nada tem de esotérico, afetado ou ameaçador; seus dons naturais suscitam geral admiração; artigos aqui publicados exalam tal frescor, poesia e serenidade, que mesmo espíritos embotados podem encontrar neles razões para amar a vida e crer na bondade divina……

  24. Esse comentarista ai precisa ler, ler muito, Flávio Josefo por exemplo.
    Jesus disse que veio para os pecadores e não para os que estão salvos….portanto se Dilma, candidata do PT esteve na missa do hosana de 2.008 já é um passo, quem sabe ela se converte. Será que somente os “pseudo” católicos tem direitos a conversão e salvação? A salvação não está em você mas sim no próximo, por isso Jesus disse…amai vos uns aos outros…ou, ame ao teu próximo como a ti mesmo..ou ainda…amai os vossos inimigos.
    Lembra de Paulo Apostolo?…ele era exterminador de Cristãos, matou muito mais cristãos do que Dilma matou de ditadores.
    Por que ter medo de Cuba? O que é pior, ter medo do comunismo cubano ou do imperialismo americano que tem como um dos alvos desacreditar o papa e a igreja católica?
    Chalita não apoia o PT, ele apoia o Alkimim e Alkimim é PSDB que também é socilista…ou não?

  25. Vc é um fanático demente, um frustrado, maluco de pedra,
    tire esse blog do ar, está prestando um de-serviço a Igreja, só alimenta ódio intolerância uma visão pobre de ser humano, sem contar com esse conservadorismo aparente que deve ser justificado por um trauma pessoal.

  26. Cada vez mais tenho a certeza que, quanto mais conservadores e mais “Catolicos” pior são… Pois no meio de tanta fantasia sacedortal, escondem-se defeito enormes…

    E quanto mais se ataca a homossexualidade, mais que provado esta que essa pessao é homossexual e pratica tais actos…

    Sei pela minha experiencia com Catolicos Fanaticos e com odio a homossexuais…

    Mas Deus te ama a mesma meu querido…

    Só que probnto lá está, iras para o Inferno…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *